PUXA VIDA PAI, O SENHOR ME ESCOLHEU PARA SER O POBRE NO MEIO DOS MEUS IRMÃOS???
JEOVÁ
DÁ UM MANDAMENTO EXCLUSIVO PARA A TRIBO DE LEVI
Eles estavam no
deserto com a esperança de terem sua própria terra,
plantarem, colherem, enriquecerem, terem escravos e construírem
muitas cidades..
Todos aguardavam ansiosos ser possuidor de um pedaço de terra, um lugar para
dizer que era seu..
No entanto, o Pai
Jeová/Javé falou algo muito interessante para os
levitas. Era algo que ia em oposição ao desejo de toda
a tribo de Levi.
Tendo a Moisés
como líder, obviamente sonhavam em obter a melhor porção,
uma porção maior ou qualquer outra vantagem advinda de
ser a tribo do líder das doze tribos.....
Qual foi o
mandamento exclusivo que Jeová/Javé deu para a tribo de
Levi??
(Números
18:20) 20 E Jeová
prosseguiu, dizendo a Arão: “Não
terás herança na terra deles e nenhum quinhão se
tornará teu no seu meio. Eu sou teu quinhão e tua
herança no meio dos filhos de Israel.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Números
18:20) 20 Disse mais Jeová a Arão: Não
terás herança na sua terra, nem terás parte
entre eles; eu é que sou a tua porção e a tua
herança entre os filhos de Israel.
Ratificando, temos:
(Números
18:23) 23 E os
próprios levitas têm de executar o serviço da
tenda de reunião e eles é que devem responder pelo seu
erro. É
um estatuto por tempo indefinido nas vossas gerações,
que não devem obter posse duma herança no meio dos
filhos de Israel.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Números
18:23) 23 Mas os levitas farão o serviço da tenda
da revelação, e levarão sobre si a iniqüidade
do povo: será
estatuto perpétuo durante as vossas gerações, e
entre os filhos de Israel não terão herança.
Ratificando, temos:
(Números
26:62) 62 E seus
registrados somaram vinte e três mil, todos os machos da idade
de um mês para cima. Pois, não
foram registrados entre os filhos de Israel, porque não se
lhes devia dar nenhuma herança entre os filhos de Israel.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Números
26:62) 62 Os que foram contados deles eram vinte e três
mil, todos os homens da idade dum mês e daí para cima;
porque
não foram contados entre os filhos de Israel, porquanto não
lhes foi dada herança entre os filhos de Israel.
Toda a tribo de
Levi de Levi foi registrada e mantida fora da herança da
terra, ou seja, não receberiam nenhum pedaço de terra
para terem com posse.
O que Jeová
havia pedido??
(Números
1:46-49) 46 sim,
todos os registrados vieram a ser seiscentos e três mil
quinhentos e cinqüenta. 47 No
entanto, os levitas segundo a tribo de seus pais não foram
registrados entre eles. 48 Concordemente,
Jeová falou a Moisés, dizendo: 49
“Somente
a tribo de Levi não deves registrar e não deves incluir
a soma deles entre os filhos de Israel.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Números
1:46-49) 46 todos os que foram contados eram seiscentos e três
mil e quinhentos e cinqüenta. 47 Mas os levitas segundo a
tribo de seus pais não foram contados entre eles. 48
Pois Jeová disse a Moisés: 49 Somente
não contarás a tribo de Levi, nem tirarás a soma
deles entre os filhos de Israel;
Os da tribo de Levi
não deviam ser contados, não deviam ser registrados
entre os filhos de Israel.
Este havia sido o
pedido de Jeová para toda a tribo de Levi.
São meus.
Isto foi o que
Jeová falou em relação a inteira tribo de Levi.
(Números
3:11-13) 11 E
Jeová continuou a falar a Moisés, dizendo: 12
“Quanto
a mim, eis que deveras tomo os levitas dentre os filhos de Israel em
lugar de todos os primogênitos dos filhos de Israel, que abrem
a madre; e
os levitas têm de tornar-se meus. 13
Pois todo primogênito
é meu. No dia em que golpeei todo primogênito na terra
do Egito santifiquei para mim todo primogênito em Israel, desde
o homem até o animal. Devem tornar-se meus. Eu sou Jeová.”
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Números
3:11-13) 11 Disse mais
Jeová a Moisés: 12 Eu,
eis que eu tenho tomado os levitas dentre os filhos de Israel em
lugar de todo o primogênito que abre a madre entre os filhos de
Israel, e
os levitas serão meus; 13 pois
todos os primogênitos são meus. No dia em que feri todos
os primogênitos na terra do Egito consagrei para mim a todos os
primogênitos em Israel, desde o homem até o animal;
serão meus: eu sou Jeová.
Bênção
ou maldição?? O que os levitas veriam nesta escolha de
Jeová?? O que esta escolha representava para os levitas?? O
que esta escolha de Jeová representaria para o dia a dia dos
levitas?? Será que os descendentes de Levi precisariam
modificar os seus sonhos, desejos e hábitos em relação
ao presente e futuro??
Os
levitas têm de tornar-se meus.
e
os levitas serão meus;
-
“Por serem Meus, os descendentes de Levi não receberão
nenhum pedaço de terra em Canaã”.
O
que será que os descendentes de Levi sentiram ao ouvirem estas
informações em relação ao futuro deles??
Será que se sentiram abençoados?? Será que
fizeram uma festa???
Em
troca dos primogênitos egípcios mortos, Eu santifiquei
para mim cada primogênito de Israel. Agora Eu estou pegando
todos os descendentes de Levi em lugar dos primogênitos dos
filhos de Israel. Neste caso, todos os descendentes de Levi, agora
são Meus.
Sendo
Meus, devem manter-se santificados para Mim. Desde o homem até
o animal.
(Números
3:39-51) 39 Todos
os registrados dos levitas, que Moisés e Arão
registraram por ordem de Jeová, segundo as suas famílias,
todos os machos da idade de um mês para cima, eram vinte e dois
mil. 40 Jeová
disse então a Moisés: “Registra todos os machos
primogênitos dos filhos de Israel, da idade de um mês
para cima, e toma o número dos seus nomes. 41 E
os levitas tens de tomar para mim — eu sou Jeová —
em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de Israel,
e os animais domésticos dos
levitas em lugar de todos os primogênitos entre os animais
domésticos dos filhos de Israel.” 42 E
Moisés, assim como Jeová lhe mandara, passou a
registrar todos os primogênitos entre os filhos de Israel. 43
E todos os machos
primogênitos, pelo número dos nomes, da idade de um mês
para cima, dos seus registrados, vieram a ser vinte e dois mil
duzentos e setenta e três. 44 E
Jeová continuou a falar a Moisés, dizendo: 45
“Toma
os levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de
Israel e os animais domésticos dos levitas em lugar dos seus
animais domésticos; e os levitas têm de tornar-se meus.
Eu sou Jeová. 46 E
como preço de resgate dos duzentos e setenta e três dos
primogênitos dos filhos de Israel que excedem os levitas 47
tens de tomar cinco
siclos por cabeça. Deves tomá-lo em siclos do lugar
santo. Um siclo são vinte geras. 48 E
tens de dar o dinheiro a Arão e a seus filhos como preço
de resgate dos excedentes deles.” 49 Assim,
Moisés tomou o dinheiro do preço de redenção
daqueles que excediam o preço de resgate dos levitas. 50
Tomou o dinheiro dos
primogênitos dos filhos de Israel, mil trezentos e sessenta e
cinco siclos, em siclos do lugar santo. 51 Moisés
deu então o dinheiro do preço de resgate a Arão
e a seus filhos por ordem de Jeová, assim como Jeová
mandara a Moisés.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Números
3:39-51) 39 Todos
os que foram contados dos levitas, aos quais contaram Moisés e
Arão segundo o mandamento de Jeová, pelas suas
famílias, todos os homens, desde a idade dum mês e daí
para cima, eram vinte e dois mil. 40
Disse mais Jeová
a Moisés: Contarás todos os primogênitos dos
filhos de Israel, desde a idade dum mês e daí para cima,
e tomarás o número dos seus nomes. 41
Tomarás
os levitas para mim (eu sou Jeová) em lugar de todos os
primogênitos entre os filhos de Israel, e o gado dos levitas em
lugar de todos os primogênitos entre o gado dos filhos de
Israel. 42 Moisés
contou, como Jeová lhe ordenou, todos os primogênitos
entre os filhos de Israel. 43
Todos os primogênitos,
segundo o número dos nomes, desde a idade dum mês e daí
para cima, dos que foram contados, eram vinte e dois mil e duzentos e
setenta e três. 44
Disse Jeová a
Moisés: 45 Toma
os levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de
Israel, e o gado dos levitas em lugar do gado deles; os levitas serão
meus: eu sou Jeová. 46
Pela redenção
dos duzentos e setenta e três dos primogênitos dos filhos
de Israel, que excedem o número dos levitas, 47
receberás cinco
siclos por cabeça: recebê-los-ás segundo o siclo
do santuário (o siclo tem vinte obolos), 48
e darás a Arão
e a seus filhos o dinheiro, com o qual são remidos os que são
demais entre eles. 49 Moisés
recebeu o dinheiro da redenção dos que excederam o
número dos que foram remidos em lugar dos levitas; 50
dos primogênitos
dos filhos de Israel recebeu ele o dinheiro: mil e trezentos e
sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário. 51
Moisés deu o
dinheiro da redenção a Arão e a seus filhos,
segundo a palavra de Jeová, como Jeová ordenou a
Moisés.
Avisa
a todo o Israel que os levitas são Meus. Avisa-os que eles, os
levitas, são Minha propriedade entre eles. Avisa-os que devem
cuidar bem da Minha propriedade.
Assim,
aqueles que são de Minha propriedade não receberão
nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Os que são
de Minha propriedade no lugar dos primogênitos deles, não
deverão tomar posse de nenhum pedaço de terra
no meio da herança
que estou dando aos seus irmãos.
De que herança
falava Jeová, que os da tribo de Levi não receberiam??
Não
receberiam terras. Não deviam tomar posse de nenhuma terra.
Não deviam se apossar de nenhum pedaço de terra. Tudo
estava muito claro.
A “herança”
tinha a ver especificamente em não tomarem posse de nenhum
pedaço de terra.
(Números
26:52-56) 52 Depois,
Jeová falou a Moisés, dizendo: 53 “A
estes se deve repartir a terra como herança, pelo número
dos nomes. 54 Conforme
for grande o número, deves aumentar a sua herança, e
conforme for pouco, deves reduzir a sua herança. A herança
de cada um deve ser dada proporcional aos seus registrados. 55
Somente por sorte se deve
repartir a terra. Devem receber uma herança segundo os nomes
das tribos de seus pais. 56 Pela
determinação das sortes se deve repartir a sua herança
entre os muitos e os poucos.”
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Números
26:52-56) 52 Disse Jeová a Moisés: 53 A
estes se repartirá a terra por herança segundo o número
dos nomes. 54 À tribo que for grande,
farás a sua herança propocionalmente grande, e à
que for pequena, farás a sua herança proporcionalmente
pequena; segundo o número dos que foram contados de cada tribo
se dará a sua herança. 55 Todavia, a terra se
repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais
a herdarão. 56 Segundo as sortes se repartirá a
sua herança pelas tribos maiores e menores.
Desde o momento em
que Jeová passou esta informação para Moisés
sobre a condição da tribo de Levi, que espécie
de reação passariam a ter os membros individuais da
tribo de Levi?? Será que estavam dispostos a viverem a espécie
de vida que Jeová lhes apresentara?? Será que aquela
forma de vida apresentada por Jeová ia de encontro ao que eles
haviam sonhado e planejado fazer na terra da promessa??
Será que os
descendentes de Levi concordavam em passar a viver o dia a dia de
acordo com esta vontade declarada de Jeová??
Era uma tribo
abençoada ou era uma tribo sem bênçãos??
Quantos homens
havia na tribo de Levi??
Vinte e dois mil
homens da idade de um mês para cima.
Muitas cabeças,
muitos planos, muitos desejos!!
Receberam a notícia
de que não herdariam nem um único pedaço de
terra, que não deviam se apossar de nenhuma propriedade na
terra da promessa.
O que esta
informação causou na mente e coração
daqueles homens ali em pleno deserto??
Exatamente por
serem de Jeová, não deveriam receber mais terras, mais
propriedades e mais “bênçãos” que os
demais??
Todos os outros
receberiam suas terras e continuariam suas vidas, construindo,
plantando, armazenando. Todos estavam ali no deserto e todos estavam
fazendo seus planos.
Até ouvirem
estas informações de Jeová, como todas as demais
tribos, a tribo de Levi também estava fazendo seus planos para
a terra da promessa. Moisés faz parte da nossa tribo. Moisés
é o orgulho de nossa tribo entre todas as outras tribos os
nossos irmãos......
O que desejavam??
Desejavam ter o seu
pedaço de terra como todos os outros, para poderem viver uma
vida “normal”, do ponto de vista deles.
Naquele momento,
Jeová estava jogando um balde de água fria nos planos
de muitos descendentes de Levi. Jeová afirmou: “Agora
vocês Me pertencem. Agora vocês devem fazer aquilo que Eu
preciso que vocês façam para Mim”.
Daquele momento em
diante, todos os descendentes de Levi deviam abandonar seus planos, e
redirecionar suas vidas de acordo com aquela vontade declarada de
Jeová para eles.
- “Mas Pai
Jeová/Javé, eu já tinha planejado fazer outras
coisas para mim”.
O que havia neste
momento??
Havia uma guerra de
“vontades”.
Para um grupo de
humanos estava sendo apresentado uma vontade de Jeová para
eles fazerem daquele momento em diante.
Que reação
teriam estes homens??
Passaram-se
quarenta anos. Toda aquela geração que havia recebido a
notícia, veio a falecer no deserto. A segunda geração
no deserto era aquela que entraria na terra da promessa.
Será que
esta geração já havia aceito satisfazer a
vontade de Jeová para eles?? Será que haviam feito da
vontade de Jeová a sua própria vontade?? Será
que já concordavam plenamente com Jeová??
Será que
pressionaram Moisés em face da vontade de Jeová para
eles?? Será que pressionaram Moisés para que ele
intercedesse junto a Jeová, para que Jeová mudasse Sua
vontade, deixando que eles se apropriassem de terras??
O que a história
nos trouxe como fato??
No entanto, alguma
coisa mudou logo após a entrada dos israelitas na terra da
promessa.
Um pouco mais de
quarenta anos depois, e os da tribo de Levi receberam autorização
para tomarem posse de cidades e terras dentro do território de
Israel.
Como isto pode ter
acontecido?? Será que Jeová havia mudado de ideia?
Tinha Jeová abandonado o Seu projeto em como usar a inteira
tribo de Levi?? Tinha Jeová abandonado o Seu projeto sobre
como deviam se comportar os descendentes de Levi diante dele e diante
de seus irmãos??
Assim se fez
registrar:
(Números
35:1-5) 35 E Jeová
prosseguiu, falando a Moisés nas planícies desérticas
de Moabe, junto ao Jordão, [na altura] de Jericó,
dizendo: 2 “Dá
aos filhos de Israel a ordem de que eles, da herança de sua
propriedade, têm de dar aos levitas cidades para morar, e devem
dar aos levitas os pastios das cidades em volta delas. 3
E
as cidades têm de servir-lhes para morar, sendo que os pastios
delas servirão para os seus animais domésticos, e para
os seus bens, e para todos os seus animais selváticos.
4 E os pastios
das cidades, que dareis aos levitas, estender-se-ão desde o
muro da cidade para fora por mil côvados, em todo o redor. 5
E tendes de medir fora da
cidade, do lado do leste, dois mil côvados, e do lado do sul,
dois mil côvados, e do lado do oeste, dois mil côvados, e
do lado do norte, dois mil côvados, com a cidade no meio. Isto
lhes servirá de pastio das cidades.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Números
35:1-5) 1 Disse
mais Jeová a Moisés nas planícies de Moabe junto
ao Jordão na altura de Jericó: 2
Manda
os filhos de Israel que da herança da sua possessão
dêem cidades aos levitas para habitarem; dareis aos levitas
arrabaldes para as cidades. 3
Eles
terão as cidades para habitarem; e os arrabaldes delas serão
para os seus gados, para a sua fazenda e para todos os seus animais.
4 Os
arrabaldes das cidades, que dareis aos levitas, se estenderão
do muro da cidade e para fora mil cúbitos em roda. 5
Fora da cidade
medireis para o lado do oriente dois mil cúbitos, para o lado
do sul dois mil cúbitos, para o lado do ocidente dois mil
cúbitos e para o lado do norte dois mil cúbitos, e a
cidade estará no meio. Isto terão por arrabaldes das
cidades.
Uma ordem de Jeová
que contrariava uma ordem de Jeová dada anteriormente e que
satisfazia a vontade dos levitas??
Sim.
Bem, isto é
muito estranho, pois quando Moisés estava para se despedir do
povo, ele repassou este mandamento para os levitas:
(Deuteronômio
18:1-8) 18 “NENHUM
QUINHÃO NEM HERANÇA COM ISRAEL DEVE VIR A PERTENCER AOS
SACERDOTES, AOS LEVITAS, À TRIBO INTEIRA DE LEVI.
Devem
comer as ofertas de Jeová feitas por fogo, sim, herança
dele. 2
De
modo que nenhuma herança deve vir a pertencer-lhe no meio dos
seus irmãos. Jeová é a sua herança, assim
como lhe falou. 3 “Ora,
o seguinte deve continuar como a prerrogativa legítima dos
sacerdotes da parte do povo, daqueles que sacrificam uma vítima,
quer touro quer ovídeo: Deve-se dar ao sacerdote a espádua
e as mandíbulas, e o bucho. 4 Deves
dar-lhe as primícias dos teus cereais, do teu vinho novo e do
teu azeite, e a primeira lã tosquiada do teu rebanho. 5
Pois foi a ele que Jeová,
teu Deus, escolheu dentre todas as tuas tribos, a fim de ficar de pé
para ministrar em nome de Jeová, ele e seus filhos, para
sempre. 6 “E
caso o levita saia de uma das tuas cidades de todo o Israel, onde
residiu por um tempo, e ele deveras for ao lugar que Jeová
escolher, por causa dum almejo da sua alma, 7 então
tem de ministrar em nome de Jeová, seu Deus, igual a todos os
seus irmãos, os levitas, que ali ficam de pé perante
Jeová. 8 Deve
comer um quinhão igual, além dos seus proventos das
coisas que vende dos seus bens ancestrais.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Deuteronômio
18:1-8) 1 OS
LEVITAS SECERDOTES, A SABER, TODA A TRIBO DE LEVI, NÃO TERÃO
PARTE NEM HERANÇA COM ISRAEL; comerão
as ofertas queimadas e a herança de Jeová. 2
Não
terão herança no meio dos seus irmãos; Jeová
é a sua herança, como lhes disse. 3
Isto é o que será devido aos sacerdotes pelo povo,
pelos que oferecerem o sacrifício, seja boi, seja ovelha: o
ofertante dará ao sacerdote a espádua, as queixadas e o
bucho. 4 Dar-lhe-ás as primícias do teu pão,
do teu mosto e do teu azeite, e dos velos das tuas ovelhas. 5
Pois a ele o escolheu Jeová teu Deus dentre todas as tuas
tribos para assistir no serviço concernente ao nome de Jeová,
ele e seus filhos em todo o tempo. 6 Se um levita sair de
alguma das tuas cidades de todo o Israel, na qual ele peregrina, e
vier com todo o desejo da sua alma ao lugar que Jeová
escolher, 7 e ministrar no tocante ao nome de Jeová seu
Deus, como o fazem todos os seus irmãos, os levitas, que ali
assistem diante de Jeová, 8 todos terão porções
iguais para comerem, além da venda dos seus patrimônios.
Ao despedir-se do
povo, Moisés ratificou as palavras coerentes de Jeová
em relação a inteira tribo de Levi.
No entanto, outras
palavras foram atribuídas a Moisés, palavras opostas às
palavras devidamente registradas.
Algo muito estranho
estava acontecendo. O que fez a inteira tribo de Levi??
Requereu cidades e
apresentou palavras de Moisés devidamente registradas??
Sim.
Resultado final??
Os levitas tomaram posses das cidades.
Quantas cidades os
levitas deviam tomar posse??
(Números
35:7-8) 7 Todas
as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito
cidades, junto com seus pastios. 8 As
cidades que dareis procederão da propriedade dos filhos de
Israel. Dos muitos tomareis muitas e dos poucos tomareis poucas. Cada
um, proporcional à sua herança de que tomará
posse, dará algumas das suas cidades aos levitas.”
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Números
35:7-8) 7 Todas
as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito
cidades, juntamente com os seus arrabaldes. 8 No
tocante às cidades que dareis da possessão dos filhos
de Israel, da tribo que for grande dareis proporcionalmente muitas e
da que for pequena dareis proporcionalmente poucas: cada uma, segundo
a sua herança que receber, dará das suas cidades aos
levitas.
Os da tribo de Levi
receberiam cidades onde morar e terras para seus animais e para suas
plantações. Os da tribo de Levi estavam recebendo
posses, estavam recebendo uma herança na terra da promessa,
retirada da herança que os demais filhos estavam recebendo. Os
descendentes da tribo de Levi estavam oficialmente autorizados a se
tornarem proprietários de terras junto a seus irmãos na
terra de Canaã??
Estavam ou não
estavam recebendo uma herança?? Estavam ou não estavam
se tornando proprietários de terras??
Será que
aquelas cidades não representavam uma herança entre os
filhos de Israel?? Estavam ou não estavam tomando posse de
terras exatamente como seus irmãos estavam??
De quem é
esta cidade??
Esta cidade é
da tribo de Levi que foi dada como herança.....
Afinal de contas,
era pra ter herança ou não era para ter herança??
Vamos relembrar o
que Jeová havia dito??
Não
terás herança na terra deles e nenhum
quinhão se tornará teu no seu meio. Eu sou teu quinhão
e tua herança no meio dos filhos de Israel.
É
um estatuto por tempo indefinido nas vossas gerações,
que não devem obter posse duma herança no meio dos
filhos de Israel.
Recebida na hora do
sorteio ou recebida depois do sorteio, o que estava acontecendo??
Estavam recebendo
uma herança. Estavam se tornando proprietários de
terras. Estavam recebendo um quinhão...
O que seria um
quinhão???
Quinhão
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: parte que cabe a cada pessoa, na
divisão de um todo (objeto, propriedade, direito, herança)
quinhão
s.m.
(933)
1
o
que cabe ou deveria caber a uma pessoa ou coisa <a
natureza dotou-o do seu q. de inteligência>
<ela
já teve o seu q. de infelicidade na vida>
1.1
parte
que cabe a cada pessoa, na divisão de um todo (objeto,
propriedade, direito, herança etc.); cota-parte <ele
recebeu seu q. na herança do pai>
1.2
peixe
que, na partilha, o pescador reserva para seu próprio consumo
2
p.metf.
fatalidade
a que todos estão sujeitos; sorte, destino 3
marn
nas
salinas, reunião de trinta meios ²
entrar
a q.
tomar
parte em alguma coisa; participar <resolveu
entrar a q. na comemoração>
¤
etim
lat.imp.
quínìo,ónis
'reunião
de cinco', de
quíni
'de
cinco em cinco' ¤
sin/var
bandim,
bocado, contingente, cota, cota-parte, lote, nacada, naco, parcela,
parte, partilha, pedaço, pitança, porção,
ração, racha, rasca, sesmo, vez; ver tb. sinonímia
de divisão
¤
ant
ver
antonímia de divisão
Será que
este “estatuto por tempo indefinido” aplicava-se somente
a uma parte dos filhos de Levi??
O que Jeová
havia falado??
45
Toma
os levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de
Israel, e o gado dos levitas em lugar do gado deles; os levitas serão
meus: eu sou Jeová. 46
Pela
redenção dos duzentos e setenta e três dos
primogênitos dos filhos de Israel, que excedem o número
dos levitas, 47
receberás
cinco siclos por cabeça: recebê-los-ás segundo o
siclo do santuário (o siclo tem vinte obolos), 48
e
darás a Arão e a seus filhos o dinheiro, com o qual são
remidos os que são demais entre eles
Todos os de Levi em
lugar de todos os primogênitos dos filhos de Israel; todos os
levitas são meus.
O que vale para um
levita vale para todo e qualquer levita. Não devem obter posse
de uma herança.
Nenhum levita
deveria obter posse de uma herança, em nenhum ponto do tempo
no futuro.
Nos dias de Josué,
o que aconteceu??
(Josué
21:1-8) 21 Os
cabeças dos pais dos levitas aproximaram-se então de
Eleazar, o sacerdote, e de Josué, filho de Num, e dos cabeças
dos pais das tribos dos filhos de Israel, 2
e
passaram a falar-lhes em Silo, na terra de Canaã, dizendo:
“Jeová, por meio de Moisés, ordenou que se nos
dessem cidades para morar, junto com os seus pastios para os nossos
animais domésticos.” 3
Portanto,
os filhos de Israel, por ordem de Jeová, deram aos levitas
estas cidades e seus pastios, tirados da sua herança.
4 Saiu
então a sorte para as famílias dos coatitas, e por
sortes vieram a pertencer aos filhos de Arão, o sacerdote, dos
levitas, treze cidades, da tribo de Judá, e da tribo dos
simeonitas, e da tribo de Benjamim. 5 E
para os filhos de Coate que sobraram havia, por sortes, dez cidades
das famílias da tribo de Efraim, e da tribo de Dã, e da
meia tribo de Manassés. 6 E
para os filhos de Gérson havia, por sortes, treze cidades das
famílias da tribo de Issacar, e da tribo de Aser, e da tribo
de Naftali, e da meia tribo de Manassés em Basã. 7
Para os filhos de Merari,
segundo as suas famílias, havia doze cidades, da tribo de
Rubem, e da tribo de Gade, e da tribo de Zebulão. 8
Os filhos de Israel deram
assim aos levitas, por sortes, estas cidades e seus pastios, assim
como Jeová mandara por intermédio de Moisés.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Josué
21:1-8) 1 Então
se chegaram os cabeças das casas paternas dos levitas a
Eleazar, o sacerdote, e a Josué, filho de Num, e aos cabeças
das casas paternas das tribos dos filhos de Israel; 2
e lhes
falaram em Silo na terra de Canaã, dizendo: Por meio de Moisés
ordenou Jeová que se nos dessem cidades em que habitássemos,
e os arrabaldes delas para o nosso gado. 3
Da sua
herança deram os filhos de Israel aos levitas, segundo a ordem
de Jeová, estas cidades com seus arrabaldes. 4
Saiu a sorte às famílias dos coatitas. Os filhos de
Arão, o sacerdote, que eram dos levitas, receberam por sorte,
da tribo de Judá, da tribo dos simeonitas e da tribo de
Benjamim, treze cidades. 5 Os mais filhos de Coate receberam
por sorte das famílias da tribo de Efraim, da tribo de Dã
e da meia tribo de Manassés, dez cidades. 6 Os filhos
de Gérson receberam por sorte, das famílias da tribo de
Issacar, da tribo de Naftali e da meia tribo de Manassés em
Basã, treze cidades. 7 Os filhos de Merari segundo as
suas famílias receberam da tribo de Rúben, da tribo de
Gade e da tribo de Zebulom, doze cidades. 8 Os filhos de
Israel deram por sorte aos levitas estas cidades com seus arrabaldes,
como Jeová ordenou por meio de Moisés.
Jeová havia
dito para que os levitas não recebessem nenhuma posse; depois
Jeová afirma que deveria dar posses aos levitas??
Jeová afirma
que matar é pecado; depois Jeová autoriza os israelitas
a matar??
Jeová os
autorizou a se divorciarem e casarem-se de novo??
Jeová os
autorizou a cobrarem juros dos estrangeiros??
Jeová os
autorizou a escravizarem estrangeiros??
Jeová afirma
que a vingança é pecado; depois Jeová autoriza a
plena vingança produzida no “dente por dente”, e
ainda autoriza a existência da figura do vingador de sangue??
Isto é algo
muito estranho, não é mesmo??
O tempo foi
passando.
Chegamos aos dias
de Jeremias.
O que falou Jeová
para a casa de Levi naquela ocasião??
(Jeremias
35:1-2) 35 A palavra que
veio a haver para Jeremias da parte de Jeová nos dias de
Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: 2
“Vai à casa
dos recabitas, e tens de falar com eles e trazê-los à
casa de Jeová, a um dos refeitórios; e tens de dar-lhes
vinho a beber.”
(Jeremias
35:5-17) 5 Então
pus diante dos filhos da casa dos recabitas cálices cheios de
vinho e copos, e disse-lhes: “Bebei vinho.” 6
Mas eles disseram: “Não
beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso antepassado,
foi quem nos deu a ordem, dizendo: ‘Não deveis beber
vinho, nem vós nem os vossos filhos, por tempo indefinido. 7
E não deveis
construir casa e não deveis semear semente; e não
deveis plantar vinhedo, nem deve tornar-se vosso. Mas em tendas é
que deveis morar todos os vossos dias, para que continueis vivendo
por muitos dias na superfície do solo onde residis como
forasteiros.’ 8 De
modo que continuamos a obedecer à voz de Jonadabe,
filho de Recabe, nosso antepassado, em tudo o que nos ordenou, não
bebendo absolutamente nenhum vinho, todos os nossos dias, nós,
nossas esposas, nossos filhos e nossas filhas, 9 e
não construindo casas para morarmos nelas, para que nenhum
vinhedo, nem campo, nem semente se tornem nossos.
10 E
continuamos a morar em tendas e
a obedecer e a fazer segundo tudo o que Jonadabe, nosso antepassado,
nos ordenou. 11 Mas,
aconteceu que, quando Nabucodorosor, rei de Babilônia, subiu
contra o país, começamos a dizer: ‘Vinde e
entremos em Jerusalém, por causa da força militar dos
caldeus e por causa da força militar dos sírios, e
moremos em Jerusalém.’” 12 E
passou a vir a haver a palavra de Jeová para Jeremias,
dizendo: 13 “Assim
disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: ‘Vai,
e tens de dizer aos homens de Judá e aos habitantes de
Jerusalém: “Não recebestes continuamente
exortação para obedecerdes às minhas palavras?”
é a pronunciação de Jeová. 14
“Houve cumprimento
das palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ele ordenou aos seus
filhos, para não beberem vinho, e eles não beberam
nenhum até o dia de hoje, porque obedeceram ao mandamento de
seu antepassado. E no que se refere a mim, falei-vos, levantando-me
cedo e falando, mas não me obedecestes. 15 E
eu continuei a enviar-vos todos os meus servos, os profetas,
levantando-me cedo e enviando-os, dizendo: ‘Recuai, por favor,
cada um do seu mau caminho, e tornai boas as vossas ações,
e não andeis atrás de outros deuses para servi-los. E
continuai morando no solo que dei a vós e aos vossos
antepassados.’ Mas vós não inclinastes o vosso
ouvido nem me escutastes. 16 Mas
os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, cumpriram o mandamento de seu
antepassado, que este lhes ordenou; quanto a este povo, porém,
não me escutaram.”’” 17
“Portanto, assim
disse Jeová, Deus dos exércitos, Deus de Israel: ‘Eis
que trago sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém
toda a calamidade que proferi contra eles, pela razão de que
lhes falei, mas não escutaram, e continuei a chamá-los,
mas não responderam.’”
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Jeremias
35:1-2) 1 A palavra que da parte de Jeová veio a Jeremias
nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: 2
Vai à casa dos recabitas, fala com eles e, introduzindo-os na
casa de Jeová, em uma das câmaras, dá-lhes vinho
a beber.
(Jeremias
35:5-17) 5 e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças
cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho. 6 Eles,
porém, responderam: Não beberemos vinho, porque
Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Não
bebereis vinho, nem vós, nem vossos filhos, nunca jamais; 7
não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis
vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos
dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós
sois peregrinos. 8 Temos
obedecido à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai,
em toda a palavra que nos ordenou, de não bebermos vinho em
todos os nossos dias, nós, nossas mulheres, nossos filhos e
nossas filhas; 9 nem
de edificarmos casas para nossa moradia; nem de possuirmos vinha, nem
campo, nem semente; 10
mas
temos habitado em tendas, e temos obedecido e feito
segundo tudo o que Jonadabe, nosso pai, nos ordenou. 11
Quando, porém, Nabucodonozor, rei de Babilônia, subia à
nossa terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém por causa
do exército dos caldeus, e por causa do exército dos
siros; assim habitamos em Jerusalém. 12 Veio a palavra
de Jeová a Jeremias, dizendo: 13 Assim diz Jeová
dos exércitos, Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá
e aos habitantes de Jerusalém: Acaso não recebereis
instrução para ouvirdes as minhas palavras? diz Jeová.
14 Guardadas têm sido as palavras de Jonadabe, filho de
Recabe, pelas quais ordenou a seus filhos que não bebessem
vinho; e até o dia de hoje não o têm bebido,
porque obedecem ao mandamento de seu pai; eu, porém, vos tenho
falado a vós, levantando-me cedo e falando, e não me
tendes escutado. 15 Também vos tenho enviado a vós
todos os meus servos, os profetas, levantando-me cedo e enviando-os,
a dizer: Tornai-vos agora, cada um do seu mau caminho, e emendai os
vossos feitos, e não vades após outros deuses para os
servirdes, e habitareis na terra que vos dei a vós e a vossos
pais; porém não inclinastes os vossos ouvidos, nem me
escutastes. 16 Porquanto os filhos de Jonadabe, filho de
Recabe, têm guardado o mandamento de seu pai, que lhes ordenou,
mas este povo não tem escutado; 17 portanto assim diz
Jeová, Deus dos exércitos, Deus de Israel: Eis que
trarei sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém
todo o mal que pronunciei contra eles: porque lhes falei, porém
não me ouviram; chamei-os, porém não
responderam.
Ora, que coisa mais
interessante!!!
Os descendentes de
Jonadabe viviam naquelas terras e no entanto negavam-se a se tornarem
proprietários de terra, de construírem casas e
depósitos, de semearem semente e praticarem a colheita??
Sim, era exatamente
assim que eles viviam o seu dia a dia.
Não era uma
coisa impossível, não é verdade??
Havia humanos
praticando isso no seu dia a dia dia diante dos filhos de Levi... e
de toda a casa de Israel.
Não era uma
vergonha para os descendentes de Levi??
O que Jeová
afirmou naquela ocasião??
- “Houve
obediência às palavras de Jonadabe, não houve”??
- “No
entanto, as Minhas palavras não têm sido obedecidas. Eu
lhes falei, porém eles não Me ouviram; Eu os chamei,
porém eles não Me responderam”.
Ainda nestes dias,
o que falou Jeová??
Agora falando a
Ezequiel, e especificando como deveria ser a reconstrução
do templo e o comportamento dos levitas, do maioral (rei/governante)
e do povo em geral, depois da punição do exílio
de setenta anos, assim falou Jeová quanto ao seu real desejo
em relação à tribo de Levi, ratificando a sua
verdadeira ordem dada a Moisés em relação aos
filhos de Levi:
(Ezequiel
44:28) 28 “‘E
deve tornar-se deles como herança: Eu
sou a sua herança. E não deveis dar-lhes nenhuma
propriedade em Israel: Eu sou a sua propriedade.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Ezequiel
44:28) 28 Eles terão uma herança; eu
sou a sua herança. Não lhes dareis possessão em
Israel: eu sou a sua possessão.
Assim verte a
Tradução Almeida:
(Ezequiel
44:28) 28 Eles terão uma herança; eu
serei a sua herança. Não lhes dareis, portanto,
possessão em Israel; eu sou a sua possessão.
Será que
Jeová/Javé estava mudando de opinião de
novo??
Será que
Jeová era assim tão inconstante???
Depois de centenas
de anos da “mentira” vivida pela tribo de Levi em relação
a receber posses no território de Israel, Jeová
resolveu restabelecer a “verdade”.
- “Eu
continuo sendo a possessão dos filhos de Levi. Da Minha
parte, não há mudanças em relação
ao que Eu falei”.
Será que há
alguma dúvida quanto a qual era a vontade de Jeová em
relação aos da tribo de Levi quanto a posses de terras
em Israel??
- “Não
deveis dar-lhes nenhuma propriedade em Israel; não lhes dareis
possessão em Israel; Eu sou a possessão dos filhos de
Levi”.
Será que
depois desta informação dada por Jeová para
Ezequiel, aparecia alguém afirmando que eles poderiam receber
cidades e pastios para colocarem seus animais e seus bens e seus
sonhos??
Na reconstrução
de Jerusalém, o que Jeová havia providenciado para
todos os levitas??
(Ezequiel
48:9-14) 9 “Quanto
à contribuição que deveis contribuir a Jeová,
terá [o] comprimento de vinte e cinco mil [côvados] e
[a] largura de dez mil. 10 E
[pertencente] a estes deve
vir a haver a contribuição sagrada para os sacerdotes,
ao norte vinte e cinco mil [côvados], e ao oeste a largura de
dez mil, e ao leste a largura de dez mil, e ao sul o comprimento de
vinte e cinco mil. E o santuário de Jeová terá
de vir a estar no seu meio.
11 Será
para os sacerdotes, para os santificados dentre os filhos de Zadoque,
que cuidaram da obrigação para comigo, que não
se transviaram quando os filhos de Israel se transviaram, assim como
os levitas se transviaram. 12 E
terão de vir a ter uma contribuição da
contribuição de terra como algo santíssimo no
termo dos levitas. 13 “E
os levitas devem ter logo anexo ao território dos sacerdotes
vinte e cinco mil [côvados] de comprimento e dez mil de
largura; o comprimento inteiro sendo de vinte e cinco mil e a largura
de dez mil. 14
E
não devem vender nenhuma [parte] dela, nem se deve fazer uma
troca, nem se deve fazer que a [parte] mais seleta da terra passe
[deles para outro]; pois é algo sagrado para Jeová.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Ezequiel
48:9-14) 9 A oblação que haveis de oferecer a Jeová
terá vinte cinco mil canas de comprido e dez mil de largura.
10 Para estes, a saber, para
os sacerdotes, será a santa oblação; para o
norte vinte e cinco mil canas de comprimento, para o ocidente dez mil
de largura, para o oriente dez mil de largura, e para o sul vinte e
cinco mil de comprimento. O santuário de Jeová estará
no meio dela. 11 Será para os sacerdotes
que são santificados dentre os filhos de Zadoque, e que têm
cumprido as funções por mim prescritas; os quais não
se desviavam, quando os filhos de Israel se desviavam, como se
desviaram os levitas. 12 Ser-lhes-á uma oblação
da oblação da terra, coisa santíssima, junto ao
termo dos levitas. 13 De
conformidade com o termo dos sacerdotes, os levitas terão
vinte e cinco mil canas de comprimento e dez mil de largura: o
comprimento todo será de vinte e cinco mil canas, e a largura
de dez mil. 14
Não
a venderão, nem a trocarão, nem serão alienadas
as primícias da terra; porque ela é santa a Jeová.
Depois de fazer uma
pequena pesquisa sobre o valor desta cana (unidade de medida) cheguei
ao número de 3,11 metros.
Fazendo a
multiplicação, o que encontramos??
De acordo com a
Tradução Brasileira -
Vinte e cinco mil
canas seria (25.000 x 3,11 m) 77.750 metros de cumprimento, e (10.000
x 3,11 m) 31.100 metros de largura como área destinada aos
levitas.
De acordo com a TNM
-
Vinte e cinco mil
côvados seria (25.000 x 52,5 cm) 13.125 metros de cumprimento,
e (10.000 x 52,5 cm) 5.250 metros de largura como área
destinada aos levitas.
Notamos que aos
sacerdotes estava destinada uma faixa de terra de 77.750 x 31.100
metros e que aos demais levitas estava destinada outra faixa de terra
do mesmo tamanho. Seria 77 km por 31 km ou 13 km por 5 km.
Temos como
observação: Isto deveria ficar dentro da cidade.
Jeová já
havia revelado que não desejava que os levitas fossem
proprietários de nenhuma terra, cidade, lote de terra ou
qualquer coisa parecida.
Como viveriam??
Deveriam morar em tendas entre seus irmãos, exatamente assim
como os descendentes de Jonadabe o faziam.
Os descendentes de
Jonadabe viviam desta forma, não sendo donos de campos, nem
plantando e nem construindo casas, antes, morando em tendas, apesar
de todos os povos ao redor viverem de forma diferente.
Os descendentes de
Jonadabe não se envergonhavam de viver desta forma, apesar de
outros viverem de forma bem diferente, ostentando suas posses,
matando e morrendo por suas posses, escravizando-se às suas
posses e escravizando outros para manter e aumentar tais posses.
No entanto, não
podemos deixar de destacar que foram colocadas palavras na boca de
Jeová.
Será que
todo o povo encarava como
uma grande humilhação morarem em tendas?? Será
que viver da forma como Jeová havia pedido os impossibilitava
de enriquecer?? Será que desejavam enriquecer??
Para começar
a enriquecer a pessoa precisa ter um lugar para plantar, colher,
estocar, colocar e cuidar de suas manadas de animais, negociar e
negociar. Para começar a enriquecer a pessoa precisa começar
a se apossar de coisas e mais coisas.
Para que negociar??
Qual é o
objetivo do negócio??
É obter o
lucro.
Para que o lucro??
Para poder aumentar
as posses.
Lucro
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: qualquer vantagem que se pode tirar de
alguma coisa; ganho auferido durante uma operação
comercial; ganho, usura.
lucro
s.m.
(1696)
1
qualquer
vantagem, benefício (material, intelectual ou moral) que se
pode tirar de alguma coisa 2
econ
ganho
auferido durante uma operação comercial ou no exercício
de uma atividade econômica ²
l.
bruto
econ
aquele
que é dado pela diferença efetiva entre o preço
de aquisição, ou de custo, e o preço de venda
alcançado • l.
líquido
econ
aquele
que é dado pela diferença entre o preço de
aquisição ou de custo, aumentado das despesas
necessárias para operar a venda ¤
etim
lat.
lucrum,i
'ganho,
vantagem, proveito' ¤
sin/var
ágio,
benefício, emolumento, gança, ganço, ganho,
interesse, maneio, proveito, usura, vantagem ¤
ant
prejuízo
¤
hom
lucro(fl.lucrar)
Guardemos o termo
usura, pois o usaremos depois.
O lucro gera um
prazer agradável. Quanto maior for o lucro, maior será
o prazer.
A pessoa precisará
um lugar para guardar suas safras, logo, terá que construir
armazéns, ou seja, a pessoa sempre estará na busca de
aumentar suas posses.
Neste caso, a
pessoa estaria sempre trabalhando em prol de manter e aumentar suas
posses.
Os descendentes de
Jonadabe negavam-se a enriquecer, ou seja, estavam satisfeitos com
sua condição de pobres (sem posses), moradores de
tendas e andarilhos. Faziam questão de não mudar o
estilo de vida dado a eles por seu antepassado, Jonadabe.
Tudo indica que
Jeová desejava que as coisas fossem desta forma para os
descendentes de Levi. Os seus irmãos deviam cuidar e zelar
deles, dando a eles o que eles necessitavam.
O que indica isto??
Ora, o resultado
prático de se submeter à vontade de Jeová para
eles.
O que aconteceria
com a tribo de Levi se eles decidissem obedecer a Jeová??
Passariam a viver da mesma forma como os descendentes de Jonadabe
viviam o seu dia a dia.
Neste caso, os
levitas seriam os constantes pobres que a nação devia
cuidar, de zelar, de amparar.
Em relação
ao pobre, que espécie de comportamento desejava o Pai que a
nação tivesse??
(Levítico
25:35-38) 35 “‘E
caso teu irmão fique pobre e assim esteja financeiramente
fraco ao teu lado, então tens
de ampará-lo.
Como residente forasteiro e colono tem de ficar vivo contigo. 36
Não
cobres dele juros e usura, mas tens de ter temor de teu Deus; e teu
irmão tem de ficar vivo contigo. 37
Não
deves dar-lhe teu dinheiro [cobrando] juros e não deves dar
teu alimento por usura. 38 Eu
sou Jeová, vosso Deus, que vos fiz sair da terra do Egito para
dar-vos a terra de Canaã, para mostrar-me vosso Deus.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Levítico
25:35-38) 35 Se
teu irmão se tornar pobre e as suas mãos se
enfraquecerem junto a ti, sustentá-lo-ás.
Ele
viverá contigo como estrangeiro e peregrino. 36
Não
receberás dele usura nem ganho; mas temerás o teu Deus,
para que teu irmão viva contigo. 37
Não
lhe darás o teu dinheiro a usura, nem lhe darás os teus
víveres por amor de lucro. 38 Eu sou
Jeová vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos
dar a terra de Canaã, para ser o vosso Deus.
Como tratar o pobre
e o estrangeiro??
Não use nem
o pobre e nem o estrangeiro para obter qualquer espécie de
lucro; não pratique a usura.
Será que
deviam ter aversão do pobre??
Será que o
descendente de Levi deveria ver o pobre como alguém que lhe
causa prejuízo, impedindo-o de enriquecer??
Do lado oposto ao
lucro está o prejuízo.
Prejuízo
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: perda ou dano de qualquer natureza
prejuízo
s.m.
(sXIII)
1
perda
ou dano de qualquer natureza <o
furacão causou muitos p. por onde passou>
<o
escândalo causou p. à sua imagem>
2
perda
financeira ou pecuniária <a
firma não pôde suportar os p. e faliu>
3
p.ext.
p.us.
opinião
ou juízo apressado, não refletido, sem levar em conta
argumentos contrários; preconceito ²
em
p. de
m.q.
em
detrimento de
¤
etim
lat.
praejudicìum,ìi
'julgamento
anterior; decisão prévia; primeira sentença' ¤
sin/var
dano,
detrimento, perda, rombo; ver tb. sinonímia de preconceito
¤
ant
ganho,
lucro
Já o
prejuízo, causa dor. Quanto maior o prejuízo, maior
será a dor.
Jeová
providenciou um “contínuo pobre” para toda a
nação. Toda a tribo de Levi, que passou a pertencer a
Jeová, deveria ser o contínuo pobre.
Toda a nação
de Israel, inclusive a tribo de Levi, desde a saída do Egito,
sonhava com riqueza, sonhava em dominar outros povos, sonhava em
construir grandes cidades como aquelas que eles conheciam no Egito,
sonhava em ter seus próprios escravos e continuar a enriquecer
mais e mais. Como escravos que eram, haviam sido testemunhas de todas
as mordomias que o humano pode desejar e usufruir, usando outros para
consegui-las. Certamente, invejavam os seus amos egípcios e
carregaram tal inveja junto com eles para o ermo. Certamente sonhavam
com o prazer do lucro.
Será que
aquela geração já via os pobres como pessoas
amaldiçoadas por Jeová??
Os “deuses”
concederiam riquezas, mordomias e uma vida prazerosa para aqueles que
fossem os seus “abençoados”.
O que os humanos
pediriam aos seus deuses??
Pediriam riquezas,
obviamente. Afinal de contas, todos desejavam fugir da escravidão
resultante da pobreza.
O que afirmou
Moisés para o povo??
(Deuteronômio
15:3-6) 3 Ao
estrangeiro podes apertar quanto ao pagamento; mas remita a tua mão
tudo o que for teu, que estiver com o teu irmão. 4
No
entanto, ninguém deve ficar pobre no teu meio, porque Jeová,
sem falta, te abençoará na terra que Jeová, teu
Deus, te dá por herança, para tomares posse dela, 5
contanto
que impreterivelmente escutes a voz de Jeová, teu Deus, de
modo a cuidar em cumprir todo este mandamento que hoje te ordeno. 6
Pois,
Jeová, teu Deus, deveras te abençoará assim como
te prometeu, e
certamente emprestarás sob caução a muitas
nações, ao passo que tu mesmo não tomarás
empréstimo; e tens de dominar sobre muitas nações,
ao passo que elas não dominarão sobre ti.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Deuteronômio
15:3-6) 3 Do estrangeiro poderás exigi-lo; porém
tudo o que é teu que estiver no poder do teu patrício,
remita-o a tua mão. 4 Contudo
não haverá entre ti pobre algum (pois Jeová
certamente te abençoará na terra que Jeová teu
Deus te está dando por herança para a possuíres),
5
se
somente ouvires diligentemente a voz de Jeová teu Deus, para
cuidares de cumprir todo este mandamento que eu hoje te ordeno. 6
Porque
Jeová teu Deus te abençoará, como
te prometeu; emprestarás a muitas nações, mas
não tomarás empréstimos; dominarás sobre
muitas nações, porém elas não dominarão
sobre ti.
O que a bênção
de Jeová representaria??
Representaria a
riqueza, pois, ao ver deles, a pobreza os levaria de volta à
escravidão, em face de que os pobres eram usados pelos ricos
para o aumento de sua riqueza e do empobrecimento do já pobre.
Então,
cuidem de obedecer aos mandamentos e jamais sereis pobres. Você
só deixará de ser rico (se tornará pobre), se
você desobedecer aos mandamentos de Jeová. Se depender
de Jeová/Javé o justo nunca ficará pobre. Se
você se tornar pobre, certamente te tornarás escravos
daqueles que forem ricos.
Eles já
tinham visto como a pobreza tinha conduzido outras pessoas para a
escravidão. A única opção apresentada ao
pobre que ficava mais pobre era a escravidão.
Seu próprio
antepassado José havia feito esta prática no território
do Egito, onde os próprios egípcios que haviam dado os
cereais para José guardar, acabaram como escravos de Faraó,
e, trabalhando nas terras que passaram a pertencer a Faraó,
obrigavam-se a pagar contínuo tributo de um quinto (20% de
tudo o que produz) ao Faraó, em face de uma lei criada pelo
próprio José.
(Gênesis
47:25-26) 25 Por
conseguinte, disseram: “Preservaste-nos a vida. Achemos favor
aos olhos de meu senhor e nos tornaremos escravos de Faraó.”
26 E
José passou a fazer disso um decreto até o dia de hoje,
com respeito aos bens de terra do Egito, para que Faraó
tivesse até o montante de um quinto.
Somente o terreno dos sacerdotes, como grupo separado, não se
tornou de Faraó.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Gênesis
47:25-26) 25 Responderam eles: Tu nos tens conservado a vida!
achemos graça aos olhos de meu senhor, e seremos servos de
Faraó. 26 José
estabeleceu por estatuto, quanto à terra do Egito, que a Faraó
fosse dado o quinto; somente a terra dos sacerdotes não
ficou sendo de Faraó.
Sendo assim, que
única opção eles viam para alguém que
ficava cada vez mais pobre??
Era ser tratado com
favor, com aquele favor que José tratou os egípcios, ou
seja, usá-los como escravos.
Escravizar os
endividados era visto como estar praticando uma ação de
favor em benefício do pobre endividado.
O que era praticado
por todas as nações ao redor??
(Levítico
25:47-48) 47 “‘Mas,
caso a mão do residente forasteiro ou do colono contigo fique
abastada e teu
irmão tenha ficado pobre ao lado dele e tenha de vender-se ao
residente forasteiro ou
ao colono contigo, ou a um membro da família do residente
forasteiro, 48 depois
de se ter vendido continuará no seu caso o direito de resgate.
Um dos seus irmãos pode resgatá-lo.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Levítico
25:47-48) 47 Se o estrangeiro, ou peregrino, junto a ti se tornar
rico, e
teu irmão se tornar pobre junto a ele e for vendido ao
estrangeiro, ou ao peregrino, que está contigo,
ou a um membro da família do estrangeiro; 48 depois de
se vender, pode ser remido. Um de seus irmãos pode remi-lo:
O que era praticado
nos dias do profeta Eliseu??
(2
Reis 4:1-4) 4 Ora, havia
certa mulher das esposas dos filhos dos profetas que clamou a Eliseu,
dizendo: “Teu
servo, meu esposo, morreu; e tu mesmo bem sabes que o teu próprio
servo temia continuamente a Jeová, e veio o próprio
credor para tomar ambos os meus filhos a fim de serem escravos seus.”
2 Eliseu
disse-lhe então: “Que devo fazer por ti? Dize-me; o que
tens na casa?” A isto ela disse: “Tua serva não
tem absolutamente nada na casa a não ser um jarro de bico com
azeite.” 3 Ele
disse então: “Vai, pede para ti vasos, de fora, de todos
os teus vizinhos, vasos vazios. Não te restrinjas a poucos. 4
E tens de ir e fechar a
porta atrás de ti e de teus filhos, e tens de despejar em
todos estes vasos, e os cheios tens de pôr de lado.”
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(2
Reis 4:1-4) 1 Uma mulher dentre as mulheres dos filhos dos
profetas clamou a Eliseu, dizendo: O
teu servo, meu marido, morreu. Tu sabes que o teu servo temia a
Jeová. É chegado o credor para levar meus dois filhos
para lhe serem escravos. 2 Eliseu perguntou-lhe:
Que te hei de fazer? dize-me, que é o que tens em casa?
Respondeu ela: A tua serva não tem nada em casa senão
uma almotolia de azeite. 3 Disse ele: Vai, pede emprestados a
todas as tuas vizinhas ao redor vasos despejados; não peças
poucos. 4 Entrarás e fecharás a porta sobre ti e
sobre teus filhos, e deitarás azeite em todos esses vasos;
porás à parte o que estiver cheio.
Tratava-se de algo
considerado normal, afinal de contas havia uma dívida. Será
que o credor devia ficar no prejuízo?? Qual era a alternativa
dada ao pobre devedor?? Deixar-se escravizar.
Aceitar tal pessoa
como escrava ainda era visto como estar prestando um favor.
O que era mais
importante?? Era a riqueza. Tudo girava em torno dela.
A riqueza não
podia ser reduzida, pois isto constituía uma ofensa à
própria riqueza.
Todas as outras
nações viviam segundo esta regra de comportamento.
A quem estes homens
serviam como senhor, logo, lhe prestando serviço sagrado??
Todos estavam
prestando serviço sagrado para a Riqueza. O que todos
buscavam?? A riqueza.
No que todos
depositavam sua confiança?? Na riqueza.
Será que era
este o tratamento que Jeová gostaria que fosse dado aos Seus
“levitas pobres” dentro do território de Israel??
Será que
Jeová aprovava esta alternativa?? Será que Jeová
praticava tal alternativa??
Para evitar que
eles fossem pobres e acabassem escravizados, eles deveriam receber
propriedades para poderem cuidar e poderem prosperar, ou pelo menos,
não chegarem ao ponto da escravidão??
O que evitaria a
escravidão?? Segundo a diretriz obedecida por todos os povos,
era o imediato pagamento da dívida.
Não era este
o tratamento que as outras nações davam a quaisquer
devedores que não conseguiam saldar suas dívidas??
Jeová queria
que existissem pobres, pobres em condições
irreversíveis, como seria o caso dos levitas. Os levitas
seriam eternos pobres dentro do território de Israel.
Neste caso, Jeová
estava andando na contramão da diretriz vivida por todos os
povos.
Como seriam
tratados os pobres??
Esta era a grande
questão a ser discutida com toda a nação, e de
forma prática.
Jeová deu o
mandamento de como tratar aquele que estava irremediavelmente pobre,
não deu??
E
caso teu irmão fique pobre e assim esteja financeiramente
fraco ao teu lado, então tens de ampará-lo.
Se
teu irmão se tornar pobre e as suas mãos se
enfraquecerem junto a ti, sustentá-lo-ás.
Era para amparar
o pobre; era para sustentar o pobre. Era para produzir
alimento e dar para o pobre.
O que deviam fazer
ao verem um pobre?? Oferecer a ele uma “dívida”
por emprestarem o que ele necessitava?? Depois do empréstimo
deviam oferecer a ele a “escravidão” como forma de
pagamento da dívida??
Como seria este
amparar?? Até onde iria este amparar?? Seria o amparar até
onde não houvesse prejuízo??
Amparar
– esta é a definição
dada pelo dicionário Houaiss: sinonímia
de ajudar e proteger
amparar
v.
(1152)
1
t.d.
e pron.
suster(-se)
para impedir de cair; escorar(-se) <amparou
o amigo no momento da queda>
<sentindo
que desfalecia, amparou-se contra o muro>
2
t.d.bit.
e pron.
dar
proteção a ou proteger(-se) de; defender(-se),
resguardar(-se) <um
grosso capote amparava-o (contra
o frio)>
<amparou-se
do sol à sombra de uma árvore>
3
t.d.
fornecer
meios de subsistência a; arrimar <queria
a. os pais quando envelhecessem>
4
t.d.
dar
sustentação moral, dar apoio a; estimular, encorajar
<esforçava-se
para a. aquela causa>
¤
etim
lat.*antepàro,as,ávi,átum,áre
'preparar
de antemão, dispor com antecipação, aparelhar',
do v.lat. paráre
'preparar'
¤
sin/var
ver
sinonímia de ajudar
e
proteger
e
antonímia de enjeitar
¤
ant
ver
sinonímia de atrapalhar
e
enjeitar
¤
hom
amparo(1ªp.s.)
/ amparo(s.m.)
Será que
José agiu como protetor dos egípcios??
Será que a
condição de escravos que chegaram era fruto da
“proteção” de José??
Será que
José agiu como Ajudador para os egípcios??
Que conceito tinha
Jeová/Javé??
Centenas de anos
depois de Moisés, o que Jeová falou para Isaías
repassar ao povo??
(Isaías
58:6-7) 6 “Não
é este o jejum que escolhi? Soltar os grilhões da
iniqüidade, desatar as brochas da canga e deixar ir livres os
esmagados, e que
rompais
toda canga?
7
Não
é PARTILHARES
o
teu pão ao faminto e INTRODUZIRES
na
[tua] casa pessoas atribuladas, sem lar? Que, caso vejas alguém
nu, tu o tenhas de COBRIR,
e que NÃO
TE OCULTES da
tua própria carne?
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Isaías
58:6-7) 6 Acaso não é este o jejum que
escolhi-romper as ligaduras da iniqüidade, desatar as ligaduras
do jugo, deixar ir livres os oprimidos e quebrar
todo o jugo?
7
Acaso
não consiste ele em REPARTIRES
o teu
pão com o faminto, e RECOLHERES
em casa
os pobres desamparados? em COBRIRES
o nu
quando o vires, e NÃO
TE ESCONDERES da
tua carne?
Jeová
revela a Sua vontade: “Inexistir a figura do
escravo; repartir o pão com o faminto, independente de quem
seja o faminto; introduzir na tua casa as pessoas atribuladas, sem
lar, independente de quem ela seja; cobrir a todo aquele que vejas
despido, independente de quem seja; não praticar a omissão”.
De forma resumida,
o que é isto??
Isto é
amparar o pobre. Isto sim, é que é ajudar o pobre.
Na visão
daqueles humanos, o pobre, encontrando-se nesta condição
de sofrimento, era alguém por quem Deus não tinha
afeição, logo, alguém que não tinha a
bênção de Deus. Indo mais longe, poderiam afirmar
que tal pessoa estava nesta condição, exatamente por
não estar obedecendo aos mandamentos.
Em face disso o que
afirmou o salmista Davi??
(Salmos
37:25-26) 25 Eu
era moço, também fiquei velho, E, no entanto, não
vi nenhum justo
completamente
abandonado, Nem a sua descendência procurando pão. 26
O
dia inteiro ele mostra favor e empresta,
E por isso a sua descendência está para receber uma
bênção.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Salmos
37:25-26) 25 Fui mancebo, e já sou velho; Não
vi ainda o justo
abandonado,
Nem a sua descendência mendigando o pão. 26
Compadece-se
o dia todo e empresta,
E a sua descendência é abençoada.
Davi externou o
conceito acreditado e praticado pelo povo.
Neste caso, como
era visto o pobre?? Não era visto como alguém que só
causava prejuízo para o rico?? Não era visto como
alguém que só servia para a redução da
riqueza dos outros?? O pobre era alguém que causava prejuízo
ao justo?? O pobre era alguém que causava o sofrimento do
justo?? Será que o pobre era um fardo a ser carregado pelo
justo??
Que conceito foi
estabelecido??
(Salmos
37:21) 21 O
iníquo toma emprestado
e
não paga de volta,
Mas o justo está mostrando favor e está dando
presentes.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Salmos
37:21) 21 O
iníquo toma emprestado,
e não paga; Mas o justo se compadece e dá.
Aquilo que chagava
ao pobre era chamado de empréstimo e tinha de ser devolvido ao
justo, pois o justo não deveria ter prejuízo.
Certamente que tal prejuízo causaria muita dor no justo, não
é verdade?? Neste caso o pobre estava causando uma dor no
justo.
Ora, que situação
crítica se encontrariam os levitas, não é
mesmo?? Se fossem obedecer àquele primeiro pedido de Jeová,
como seriam vistos por toda a nação??
Se Jeová dá
a cada um segundo o que cada um merece, então o “justo”
nunca será um mendigo (pobre necessitado), pois, sendo o homem
um justo, ele será abençoado por Jeová, Aquele
que te dá o poder para produzir riquezas.
Assim como falou
Moisés:
(Deuteronômio
8:17-18) 17 e
digas no teu coração: ‘Meu próprio poder e
a plena força da minha própria mão me produziram
esta riqueza.’ 18 E
tens de lembrar-te de Jeová, teu Deus, porque é ele
quem te dá o poder para produzir riqueza,
a fim de cumprir seu pacto que
jurou aos teus antepassados, como no dia de hoje.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Deuteronômio
8:17-18) 17 Não digas no teu coração: A
minha força e a fortaleza das minhas mãos me
conseguiram estas riquezas. 18 Antes
te lembrarás de Jeová teu Deus, porque é ele o
que te dá forças para conseguires riquezas;
a fim de que estabeleça ele a sua aliança, que prometeu
com juramento a teus pais, como hoje se vê.
Neste caso, ser
pobre era sinônimo de ser amaldiçoado e/ou desprezado
por Jeová/Javé.
No entanto, o que
Jeová havia pedido a toda a tribo de Levi??
Havia pedido que
ela fosse “eternamente pobre”. Será que Jeová
estava punindo a tribo de Levi com a pobreza??
Entende-se
perfeitamente por que a tribo de Levi apresentou toda a sua
resistência em colocar em prática a vontade de Jeová
para eles.
Entende-se o motivo
de palavras opostas à vontade de Jeová para a tribo de
Levi tenham surgido, e ainda por cima, tenham sido atribuídas
à pessoa de Jeová.
Outra
tribo escolhida para ser pobre.
Discípulos
de Jesus não deveriam ter posses materiais – este foi o
mandamento dado a eles por Jesus.
Um convite à
pobreza:
(Lucas
12:32-36) 32 “Não
temas, pequeno rebanho, porque vosso Pai aprovou dar-vos o reino. 33
Vendei
as coisas que vos pertencem e fazei dádivas de misericórdia.
Fazei para vós mesmos bolsas que não se gastem, um
tesouro que nunca falhe, nos céus,
onde o ladrão não chega perto nem a traça
consome. 34 Pois
onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso
coração. 35 “Os
vossos lombos estejam cingidos e as vossas lâmpadas acesas; 36
e vós mesmos sede
como homens que esperam pelo seu amo, ao voltar ele do casamento,
para que, ao chegar e bater, possam imediatamente abrir-lhe.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Lucas
12:32-36) 32 Não temas, pequeno rebanho; porque é
do agrado de vosso Pai dar-vos o reino. 33 Vendei
o que possuis e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não
envelheçam, um tesouro inexaurível nos céus,
onde o ladrão não chega nem a traça rói;
34 porque onde está o vosso tesouro, aí estará
também o vosso coração. 35 Estejam
cingidas as vossas cintas, e acesas as vossas candeias; 36 e
sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao
voltar ele das bodas; para que, quando vier e bater à porta,
logo lha abram.
Jesus ratificou
este mandamento para seus discípulos:
(Lucas
9:1-5) 9 Ele convocou então
os doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios,
e para curar doenças. 2 E
assim os enviou a pregar o reino de Deus e a curar, 3
e disse-lhes: “Não
leveis nada para a viagem, nem bastão, nem alforje, nem pão,
nem dinheiro de prata; tampouco tenhais duas peças de roupa
interior. 4
Mas,
onde quer que entrardes num lar, ficai ali e parti dali. 5
E onde quer que não
vos receberem, ao sairdes daquela cidade, sacudi o pó dos
vossos pés em testemunho contra eles.”
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Lucas
9:1-5) 1 Reunindo Jesus os doze, deu-lhes poder e autoridade
sobre todos os demônios, e para curarem doenças; 2
enviou-os a pregar o reino de Deus e a fazer curas, 3
dizendo-lhes: Nada
leveis para o caminho, nem bordão, nem alforge, nem pão,
nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas. 4
Em
qualquer casa em que entrardes, nela ficai e dali partireis. 5
Em qualquer cidade em que vos não receberem, saindo dela,
sacudi o pó de vossos pés em testemunho contra eles.
Jesus ratifica de
novo este mandamento:
(Lucas
10:3-7) 3 Ide.
Eis que eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. 4
Não leveis bolsa,
nem alforje, nem sandálias, e não abraceis a ninguém
em cumprimento ao longo da estrada. 5 Onde
quer que entrardes numa casa, dizei primeiro: ‘Haja paz nesta
casa.’ 6 E,
se ali houver um amigo da paz, descansará sobre ele a vossa
paz. Mas, se não houver, ela voltará para vós. 7
Assim,
ficai naquela casa, comendo e bebendo as coisas que provêem,
porque o trabalhador é digno de seu salário. Não
vos estejais transferindo de casa em casa.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Lucas
10:3-7) 3 Ide; eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. 4
Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e a
ninguém saudeis pelo caminho. 5 Em qualquer casa em que
entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. 6 Se ali
houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e
se não houver, ela tornará para vós. 7
Permanecei
naquela mesma casa, comendo e bebendo o que vos oferecerem; pois
digno é o trabalhador do seu salário. Não vos
mudeis de casa em casa.
Ratifica Jesus que
seus discípulos não deviam ter posses materiais:
(Mateus
10:5-10) 5 A
estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes ordens: “Não
vos desvieis para a estrada das nações, e não
entreis em cidade samaritana; 6 mas,
ide antes continuamente às ovelhas perdidas da casa de Israel.
7 Ao
irdes, pregai, dizendo: ‘O reino dos céus se tem
aproximado.’ 8 Curai
doentes, ressuscitai mortos, tornai limpos os leprosos, expulsai
demônios. De graça recebestes, de graça dai. 9
Não
adquirais nem ouro, nem prata, nem cobre, para os bolsos dos vossos
cintos, 10
nem
alforje para a viagem, nem duas peças de roupa interior, nem
sandálias, nem bastão; pois o trabalhador merece o seu
alimento.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Mateus
10:5-10) 5 A estes doze enviou Jesus, dando-lhes estas
instruções: Não ireis aos gentios, nem entrareis
nas cidades dos samaritanos; 6 mas ide antes às ovelhas
perdidas da casa de Israel. 7 Pondo-vos a caminho, pregai que
está próximo o reino dos céus. 8 Curai os
enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expeli os
demônios; de graça recebestes, de graça dai. 9
Não
vos provereis de ouro nem de prata, nem de cobre nas vossas bolsas;
10
nem de
alforge para o caminho, nem de duas túnicas, nem de calçado,
nem de bordão; pois digno é o trabalhador do seu
alimento.
Não é
deixada nenhuma dúvida. Tratava-se de um convite à
pobreza. Os discípulos de Jesus deviam ser exatamente assim
como ele, ou seja, desprovidos de coisas materiais.
Deviam ser pobres??
Sim, deviam ser
pobres.
Deviam ser pobres
necessitados??
Sim, deviam ser
pobres necessitados.
(Lucas
6:20) 20 E ele
ergueu os olhos para os seus discípulos e começou a
dizer: “Felizes
sois vós, pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Lucas
6:20) 20 Olhando para seus discípulos, começou a
dizer: Bem-aventurados
vós os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Jeová se
agrada dos pobres??
Sim.
Jeová não
se agrada dos ricos??
Não, não
se agrada.
Pelo menos este foi
o mandamento e o costume deixado por Jesus.
- “Deveis ser
pobres ASSIM COMO eu sou pobre”.
No entanto, o que
aconteceu logo depois da morte de Jesus??
(Atos
4:33-35) 33 Também
os apóstolos continuavam com grande poder a dar testemunho a
respeito da ressurreição do Senhor Jesus; e sobre todos
eles havia benignidade imerecida em grande medida. 34
De fato, não havia
nem mesmo um só necessitado entre eles; porque
todos os que eram proprietários de campos ou de casas
vendiam-nos, e traziam os valores das coisas vendidas 35
e
os depositavam
aos pés dos apóstolos.
Por sua vez, fazia-se distribuição a cada um, conforme
tivesse necessidade.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Atos
4:33-35) 33 Com grande poder os apóstolos davam o seu
testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos
eles havia abundante graça. 34 Pois nenhum necessitado
havia entre eles; porque
todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o
preço do que vendiam 35
e
depositavam-no
aos pés dos apóstolos;
e repartia-se a cada um conforme a sua necessidade.
O que Jesus havia
pedido que fosse feito??
- “Você
que é o proprietário de bens materiais, vá,
venda o que é de tua posse, dê aos pobres”.
O proprietário
deveria praticar o verbo vender (vender suas posses) e depois
praticar o verbo dar (dar o produto da venda aos pobres)
A ação
de dar aos pobres era uma ação pessoal. Devia ser feita
por aquele que tinha a posse. Ele devia experimentar a satisfação
de dar aos pobres que ele encontrasse, olhando-o bem no olho e
sentindo o prazer da dar.
Jesus não
pediu para ele garantir que o produto da venda fosse aplicado entre
os seguidores dele, ou será que pediu?? Vamos garantir a
sobrevivência do nosso grupo??
Vamos criar grandes
armazéns para garantir a nossa sobrevivência??
Qual foi o
mandamento dado por Jesus??
(Mateus
6:31-34) 31 Portanto,
nunca
estejais ansiosos, dizendo: ‘Que havemos de comer?’ ou:
‘Que havemos de beber?’ ou: ‘Que havemos de
vestir?’ 32
Porque
todas estas são as coisas pelas quais se empenham avidamente
as nações. Pois
o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. 33
“Persisti, pois, em
buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas
[outras] coisas vos serão acrescentadas. 34
Portanto, nunca estejais
ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá as
suas próprias ansiedades. Basta a cada dia o seu próprio
mal.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Mateus
6:31-34) 31 Assim não
andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de
beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32
(Pois
os gentios é que procuram todas estas coisas);
porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas. 33
Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas
estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não
andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de
amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os
seus próprios males.
Antes de Jesus lhes
dar o mandamento de venderem todas as suas posses e darem aos pobres,
ele lembrou a seus discípulos este detalhe quanto a estar
ansioso em face de não ter hoje o pão para amanhã.
Ele falou:
(Lucas
12:28-31) 28 Então,
se Deus reveste assim a vegetação do campo, que hoje
existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais
vestirá ele antes a vós, ó
vós com pouca fé! 29
Assim,
deixai de buscar o que haveis de comer e o que haveis de beber, e
deixai de estar em inquietação; 30
porque todas estas são
as coisas pelas quais se empenham avidamente as nações
do mundo, mas o vosso Pai sabe que necessitais destas coisas. 31
Não obstante,
buscai continuamente o seu reino, e estas coisas vos serão
acrescentadas.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Lucas
12:28-31) 28 Pois se Deus assim veste a erva no campo, que hoje
existe, e amanhã é lançada no forno, quanto
mais a vós, homens de pouca fé! 29
Não
procureis o que haveis de comer ou beber, nem andeis solícitos;
30 porque os homens do mundo é que procuram todas estas
coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. 31 Buscai
antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
Assim verte a
Tradução Almeida:
(Lucas
12:28-31) 28 Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está
no campo e amanhã é lançada no forno, quanto
mais vós, homens de pouca fé? 29
Não
procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e
não andeis preocupados. 30 Porque a todas
estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que
precisais delas. 31 Buscai antes o seu reino, e estas coisas
vos serão acrescentadas.
- “Ó
vos de pouca fé, não andeis em inquietação,
não andeis preocupados”.
Eles já
andavam preocupados, já andavam inquietos.
Era algo totalmente
novo para eles. Era uma sensação totalmente nova. Ser
totalmente dependente, sem ter a garantia de ter o alimento de
amanhã.
O homem rico estava
preocupado com anos à frente. O homem rico da ilustração
assim falou:
(Lucas
12:18-19) 18 De
modo que ele disse: ‘Farei o seguinte: Derrubarei os meus
celeiros e construirei maiores, e ali ajuntarei todos os meus cereais
e todas as minhas coisas boas; 19 e
direi à minha alma: “Alma,
tens muitas coisas boas acumuladas para muitos anos; folga, come,
bebe, regala-te.”’
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Lucas
12:18-19) 18 Disse: Farei isto; derribarei os meus celeiros e os
construirei maiores, e aí guardarei toda a colheita e os meus
bens; 19 e direi à minha alma: Minha
alma, tens muitos bens em depósito para largos anos; descansa,
come, bebe, regala-te.
O homem rico se
sentia seguro com o alimento estocado. Quanto mais alimento estocado,
maior seria a tranquilidade deste humano, maior seria a sua
despreocupação.
No entanto, Jesus
queria que seus discípulos não tivessem esta
despreocupação do sossego em face do estoque de
alimentos, e sim, em estarem confiantes em Jeová, enquanto se
empenhavam por cultivar coisas espirituais. O que Jesus havia falado
a respeito dos seus ouvintes??
- “Ó
vós, homens de pouca fé”.
Realmente, seus
discípulos estavam inquietos e preocupados com o novo estado
de pobreza em que se encontravam. Este estado lhes gerava inquietação
proveniente da insegurança que estavam sentindo
Depois da morte de
Jesus, o que começaram a fazer os apóstolos e demais
discípulos??
Não buscavam
garantir o alimento do grupo de discípulos de Jesus??
- “Vamos
garantir o nosso sustento. No lugar de dar a pobres desconhecidos e
que nem mesmo são discípulos, vamos garantir que os que
já são discípulos tenham o suficiente para
comer”.
Um pensamento e uma
atitude que visava proteger o grupo dos já discípulos
de Jesus de uma possível fome.
Não estavam
buscando garantir o alimento??
Sim, estavam.
O que buscavam??
Aquele rico que se
tornava discípulo devia vender todas as suas coisas e
depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos, para que
estes providenciassem a devida partilha entre os já discípulos
de Jesus, inclusive ele mesmo.
O que percebemos??
Percebemos uma
resistência em obedecer ao mandamento de ser pobre.
Percebemos os
discípulos de Jesus têm revelado a mesma resistência
que a tribo de Levi demonstrou ter em relação a ser
pobre.
Que importante
informação deu Jesus??
(Mateus
6:24) 24 “Ninguém
pode trabalhar como escravo para dois amos; pois, ou há de
odiar um e amar o outro, ou há de apegar-se a um e desprezar o
outro. Não
podeis trabalhar como escravos para Deus e para as Riquezas.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Mateus
6:24) 24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou há
de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de unir-se a um e
desprezar ao outro. Não
podeis servir a Deus e às riquezas.
No caso dos
levitas, eles foram convocados por Jeová para serem Seus.
Jeová lhes
informou: Eu os tomei como compensação pelos
primogênitos de toda a casa de Israel. Toda a casa de Levi é
Minha. Toda a casa de Levi não receberá qualquer posse,
pois a casa de Levi viverá da misericórdia da casa de
Israel. Viverão para Mim e não para as riquezas.
Percebemos que a
casa de Levi amava a riqueza e o que ela podia lhes proporcionar.
Será que conseguiriam amar Jeová e as coisas que Ele
podia proporcionar??
Percebemos acima
que eram coisas antagônicas. O que Jeová proporcionava
era antagônico ao que a riqueza proporcionava e que o que Jeová
pedia era antagônico ao que a riqueza pedia.
Antagônico
- Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: que opõe duas forças ou
princípios, oposto
antagônico
adj.
(1899)
que
opõe duas forças ou princípios; contrário,
incompatível, oposto <ideias
a.>
<gênios
a.>
¤
etim
fr.
antagonique,
deduzido de antagoniste
¤
sin/var
ver
sinonímia de adversário
e
antonímia de favorável
¤
ant
ver
antonímia de adversário
e
sinonímia de favorável
Eram coisas
incompatíveis.
Incompatível
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: que não pode coexistir com
outra coisa; inconciliável, incombinável
incompatível
adj.2g.
(1535)
1
que
não é compatível 1.1
que
não pode coexistir com outra coisa; inconciliável,
incombinável <conceitos,
métodos i.>
1.2
que
não pode entender-se com outra pessoa <nunca
junte duas pessoas i. numa mesma sala>
1.3
que
não pode ser simultaneamente ministrado com outro medicamento,
produto ou tratamento <remédios
i.>
1.4
que
não pode ser exercido simultaneamente pela mesma pessoa
(diz-se de cargo, função, ofício, vantagem,
direito etc.) ¤
etim
in-
+
compatível
¤
sin/var
ver
sinonímia de adversário
¤
ant
compatível;
ver tb. antonímia de adversário
Os fatos históricos
formados pelo relacionamento de Jeová com a casa de Israel
revelaram claramente a incompatibilidade existente entre Jeová
e a riqueza.
Que mais informou
Jesus??
(Lucas
14:33) 33 Podeis
estar certos, assim, de que nenhum
de vós que não se despedir de todos os seus bens pode
ser meu discípulo.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Lucas
14:33) 33 Assim, pois, todo
aquele que dentre vós não renuncia a tudo o que possui,
não pode ser meu discípulo.
Jesus foi bem claro
nesta informação, não foi??
Ele deixou alguma
dúvida??
Renunciar tudo o
que possui; não ter posse de coisa alguma; não se
sentir dono de coisa alguma.
Jesus informou que
se a pessoa não renunciar todas as suas posses não
conseguirá ser seu discípulo.
- “Para você
conseguir me acompanhar, você precisa se desfazer de todos os
teus bens”.
- “Para você
conseguir fazer as mesmas coisas que eu faço, você
precisa se desfazer de todos os teus bens”.
- “Estar de
posse de tais coisas materiais impedirá você de ser
igual a mim”.
Fica bem claro que
há incompatibilidade entre Jesus e os bens materiais, ou
ainda, que qualquer coisa que o humano tiver o sentimento de posse,
mostrará ser incompatível com ter a Jesus como Mestre.
Um discípulo
deve ser igual a seu mestre. Ao final, todo discípulo deverá
provar que já é 100% igual a seu mestre.
Que consequência
direta teria a vida do discípulo que decidisse obedecer
Jesus?? Ele seria um pobre.
Jesus mostrou como
ser um discípulo. Jesus mostrou ser um discípulo de
Jeová. Como discípulo de Jeová, Jesus teve a
capacidade de afirmar: “Eu e o Pai somos um”.
Outra afirmação
de Jesus foi: “Só falo aquilo que o Pai fala e só
faço o que o Pai faz”.
Ora, se o humano
não consegue servir a Deus e as riquezas, por serem
incompatíveis, o humano também não conseguirá
ser discípulo de Jesus e estar a serviço de bens
materiais, exatamente pelo mesmo motivo, ou seja, são
incompatíveis.
Os bens materiais
escravizam. Os bens materiais exigem dedicação a eles,
exigem atenção, exigem ser cuidados e exigem serem
protegidos, ou seja, exigem constante e permanente prestação
de serviços a eles.
Ou o humano terá
Jeová como seu Senhor ou terá as riquezas como seu
senhor. Em face da incompatibilidade entre os dois, ele não
poderá ter os dois como senhor (Mestre).
De forma paralela,
o humano não conseguirá servir a Jesus como senhor,
enquanto que ao mesmo tempo continua com posses materiais.
Ora, se Jesus não
tinha posse de nenhum bem material, como alguém poderia ser um
discípulo dele tendo posse de bens materiais??
Isto seria uma
coisa impossível.
Afirmar ser um
discípulo é uma coisa, e outra é mostrar na
prática já ser um autêntico discípulo de
Jesus.
Mesmo assim, eles
ainda estavam obedecendo. Como estavam se comportando no dia a dia
aquelas pessoas que decidiram ser pobres necessitados?? Como estavam
sendo vistas estas pessoas pobres necessitadas?? Que espécie
de tratamento estavam recebendo??
No entanto, o que o
nosso irmão Paulo de Tarso falou a respeito destes que vendiam
todas as coisas, não trabalhavam para serem proprietários
de nada e viviam nas casas dos outros??
(1
Tessalonicenses 2:9-10) 9 Certamente
vos lembrais, irmãos, de nosso labor e labuta. Foi
trabalhando noite e dia, para não impormos a nenhum de vós
qualquer fardo
dispendioso, que
vos pregamos as boas novas de Deus. 10
Vós sois
testemunhas, Deus também o é, de quão leais, e
justos, e inculpáveis nos mostramos a vós, crentes.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(1
Tessalonicenses 2:9-10) 9 Pois vos lembrais, irmãos, de
nosso trabalho e fadiga; trabalhando
noite e dia para não sermos
pesados a
nenhum de vós, vos pregamos o Evangelho de Deus. 10
Vós sois testemunhas, e também Deus, de quão
santa, justa e irrepreensivelmente nos comportamos para convosco que
credes,
Eu trabalhei dia e
noite para não ser um fardo dispendioso para vós. Vós
sois testemunhas disto. Nós nos mostramos “justos”
diante de vós.
Neste caso, quem
eram os “injustos”??
O que mais falou o
nosso irmão Paulo de Tarso??
(2
Tessalonicenses 3:7-12) 7 Porque
vós mesmos sabeis o modo em que deveis imitar-nos, porque
nós não nos comportamos desordeiramente entre vós,
8
NEM
COMEMOS DE GRAÇA O ALIMENTO DE OUTRO.
Ao contrário, por labor e labuta, noite e dia, trabalhávamos
para não impor a nenhum de vós um fardo dispendioso. 9
Não
é que não tenhamos autoridade, mas a fim de que nos
oferecêssemos a vós como exemplo, para nos imitardes.
10 De
fato, também, quando estávamos convosco, costumávamos
dar-vos esta ordem: “Se
alguém não quiser trabalhar, tampouco coma.”
11 Pois ouvimos
que certos estão andando desordeiramente entre vós, não
trabalhando nada, mas intrometendo-se no que não lhes diz
respeito. 12 A
tais pessoas damos a ordem e a exortação, no Senhor
Jesus Cristo, que, por trabalharem com sossego, comam o alimento que
eles mesmos ganham.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(2
Tessalonicenses 3:7-12) 7 Pois vós mesmos sabeis como
deveis imitar-nos, porque
não andamos desordenadamente entre vós, 8
NEM
COMEMOS DE GRAÇA O PÃO DE HOMEM ALGUM,
antes em trabalho e fadiga, trabalhando de noite e de dia para não
sermos pesados a nenhum de vós; 9
não
porque não tivéssemos o direito, mas para vos oferecer
em nós um modelo que imitásseis. 10
Pois ainda quando estávamos convosco, isto vos mandamos, que,
se
alguém não quer trabalhar, não coma.
11 Temos ouvido que alguns andam entre vós
desordenadamente, que nada fazem, antes se intrometem nos negócios
alheios; 12 a estes tais ordenamos e rogamos no Senhor Jesus
Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu pão.
Quem eram os
injustos??
Segundo o nosso
irmão Paulo de Tarso, eram aqueles que comiam de graça
o alimento de qualquer homem.
Os que comiam de
graça o alimento de qualquer homem estavam obedecendo a Jesus
e tendo a Jesus como modelo a ser seguido.
O que ficou
plenamente comprovado??
Que havia aqueles
que, em obediência a Jesus, haviam se libertado de trabalharem
como escravos para a Riqueza e estavam fazendo questão de se
manterem na condição de pobres necessitados, e comendo
de graça o alimento dado a eles.
Notamos também
que Paulo de Tarso e outros abominavam esta condição de
pobres necessitados, condição que até mesmo
Paulo de Tarso reconheceu ser um mandamento do seu Mestre Jesus.
O nosso irmão
Paulo afirmou: “Não porque não tivéssemos
o direito, mas estamos vos dando um exemplo para imitardes”.
O mais incrível
de tudo isto é que Paulo de Tarso estava falando contra
aqueles que tinham a Jesus como modelo a ser imitado.
- “Vós
deveis deixar de imitar a Jesus e passar a imitar-me, pois eu tenho
trabalhado para não ser um fardo para os que trabalham; não
como de graça a comida de ninguém, pois tudo o que eu
como, eu pago”.
Mas, o que
aconteceria se algum discípulo que tenha sido testemunha das
palavras e ações de Jesus apresentasse resistência
verbal ao nosso irmão Paulo de Tarso??
O que afirmou o
nosso irmão Pedro, uma das testemunhas das palavras e ações
de Jesus??
(2
Pedro 3:15-16) 15 Além
disso, considerai a paciência de nosso Senhor como salvação,
assim como vos escreveu também o nosso amado irmão
Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 16
falando destas coisas,
como faz também em todas as [suas] cartas. Nelas,
porém, há algumas coisas difíceis de entender,
as quais os não ensinados e instáveis estão
deturpando, assim
como fazem também com o resto das Escrituras, para a sua
própria destruição.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(2
Pedro 3:15-16) 15 e tende por salvação a
longanimidade de nosso Senhor, como o nosso amado irmão Paulo
vos escreveu segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 como faz
também em todas as suas epístolas, nelas
falando disto, nas quais há algumas coisas difíceis de
entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o
fazem também com as demais Escrituras, para a sua perdição.
Embora para ele,
Pedro, fossem difíceis de entender, ele continuava defendendo
Paulo nas coisas que ele não entendia. Se entendesse, devia ir
até os irmãos e explicá-las de forma bem
convincente, exatamente assim como Jesus fazia. Não havia
Jesus sido o modelo para Pedro durante aqueles três anos e
meio??
Mas, e em relação
aos nossos familiares diretos??
O que nos informou
Jesus??
(Mateus
10:36-38) 36 Deveras,
os inimigos do homem serão pessoas de sua própria
família. 37 Quem
tiver maior afeição pelo pai ou pela mãe do que
por mim, não é digno de mim; e quem tiver maior afeição
pelo filho ou pela filha do que por mim, não é digno de
mim. 38 E
aquele que não aceita a sua estaca de tortura e não me
segue não é digno de mim.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Mateus
10:36-38) 36 assim os inimigos do homem serão os da sua
própria casa. 37 Quem
ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é
digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não
é digno de mim; 38 e aquele que não
toma a sua cruz e não me segue, não é digno de
mim.
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