SEJA MISERICORDIOSO, SEMPRE.
DEVE-SE
TER MISERICÓRDIA PARA COM OS QUE ESTÃO SENDO PUNIDOS
POR JEOVÁ?
MISERICÓRDIA
é um SENTIMENTO cujo resultado prático se revela na
maneira em que tratamos qualquer ser vivo ou morto que tenha se
tornado um ofensor, independente do grau da ofensa praticada por
este. A Misericórdia é o sentimento que está
sempre produzindo seus frutos, mesmo para
aqueles que ainda não tenham alcançado a condição
de "ofensor".
É
imprescindível ter SENSIBILIDADE para usar "Misericórdia"
e de muito mais SENSIBILIDADE para SER "Misericordioso".
Quanto maior for a sensibilidade da pessoa, maior quantidade de
misericórdia ela usará no seu relacionamento com outros
seres vivos ou mortos. Misericordioso é aquele que se tornou
uma FONTE, uma nascente de Misericórdia.
MISERICÓRDIA
É IGUAL A> clemência,
comiseração, compaixão, dó, indulgência,
pena ou piedade mesmo para
com aqueles que se encontram sendo punidos.
A
Misericórdia é a parte dominante da personalidade de
Jeová. Ele mesmo chamou a atenção disso, quando
descreveu sua personalidade para Moisés. Ao descrever sua
personalidade, Jeová colocou a misericórdia como a Sua
primeira qualidade. Certamente, a mais destacada. Assim falou Jeová:
(Êxodo
34:5-7) 5 E Jeová passou a descer na nuvem e a pôr-se
ali junto dele, e passou a declarar o nome de Jeová. 6 E
Jeová ia passando diante da sua face e declarando: “Jeová,
Jeová, Deus
MISERICORDIOSO
e clemente, vagaroso em
irar-se e abundante em benevolência e em verdade, 7 preservando
a benevolência para com milhares, perdoando o erro, e a
transgressão, e o pecado, mas de modo algum isentará da
punição, trazendo punição pelo erro dos
pais sobre os filhos e sobre os netos, sobre a terceira geração
e sobre a quarta geração.”
Assim, podemos perceber que Jeová é uma pessoa extremamente sensível; a pessoa mais sensível do universo. Jeová não usa a misericórdia, antes, Ele é Misericordioso.
Assim, podemos perceber que Jeová é uma pessoa extremamente sensível; a pessoa mais sensível do universo. Jeová não usa a misericórdia, antes, Ele é Misericordioso.
Ao
analisarmos o relacionamento de Jeová com seus filhos humanos,
a qualidade predominantemente observada é a Misericórdia,
e não podia ser diferente. Os frutos da Misericórdia
fluem de forma natural da personalidade de Jeová e se revelam
claramente neste relacionamento. Ele não
se esforça para usar Misericórdia;
Ele é Misericórdia em pessoa. Logo após
descrever-se como Misericordioso, Jeová passou a mostrar os
frutos da Sua Misericórdia. Perdoar o erro, a transgressão
e o pecado é um dos frutos da Sua Misericórdia. Jeová
não
se esforça para perdoar.
Misericordioso
é aquele que não perde uma única oportunidade
para usar de misericórdia. Jeová não
perde uma única oportunidade para usar de misericórdia.
Jesus revelou ser a imagem e semelhança do Pai. Tal Pai, tal
Filho.
Revelando
o alto grau de sensibilidade de Jeová, assim falou Jesus:
(Mateus
10:29) 29 Não
se vendem dois pardais por uma moeda de pequeno valor? Contudo, nem
mesmo um deles cairá ao chão sem o [conhecimento de]
vosso Pai.
No entanto, os humanos têm descrito a Jeová de outra forma. Passemos a observar Jeová usando Misericórdia todo o tempo em todas as suas ações. Perceberemos que no lugar de Jeová usar de Misericórdia, Ele é uma Fonte de Misericórdia; uma Nascente de Misericórdia. Assim, veremos que em todos os atos de Jeová existe Misericórdia na forma passiva e na forma ativa.
No entanto, os humanos têm descrito a Jeová de outra forma. Passemos a observar Jeová usando Misericórdia todo o tempo em todas as suas ações. Perceberemos que no lugar de Jeová usar de Misericórdia, Ele é uma Fonte de Misericórdia; uma Nascente de Misericórdia. Assim, veremos que em todos os atos de Jeová existe Misericórdia na forma passiva e na forma ativa.
Aquele
povo que foi escolhido por Deus, aquele que Deus
fez conhecer os Dez Mandamentos através de Moisés,
aquele povo que se fantasiava como adoradores do Deus de nome Jeová
(JHVH), não alcançaram o objetivo de Deus para eles.
Não conseguiram adorar a Deus do jeito que Deus queria. Assim
falou Jeová através de um mensageiro: (Isaías
48:1-2) 48 Ouvi isto, ó casa de Jacó, vós os que
vos chamais pelo nome de Israel e que procedestes das próprias
águas de Judá, vós os que jurais pelo nome de
Jeová e que fazeis menção até mesmo do
Deus de Israel, não
em verdade e não em justiça.
2 Pois
chamaram-se como sendo da cidade santa e firmaram-se no Deus de
Israel, cujo nome é Jeová dos exércitos.
Do ponto de vista de Jeová, os do povo escolhido eram adoradores de Jeová, sim eram, mas, não em verdade, não em justiça. Fantasiavam-se de adoradores de Jeová, se sentiam adoradores de Jeová, mas, não era de verdade. Eles se viam como sendo um povo santo, se chamavam de nação santa, no entanto, Jeová afirmava que tal coisa não era verdade.
Do ponto de vista de Jeová, os do povo escolhido eram adoradores de Jeová, sim eram, mas, não em verdade, não em justiça. Fantasiavam-se de adoradores de Jeová, se sentiam adoradores de Jeová, mas, não era de verdade. Eles se viam como sendo um povo santo, se chamavam de nação santa, no entanto, Jeová afirmava que tal coisa não era verdade.
Na
verdade, aquele povo que adorava a Jeová, que tinha a JHVH
como sendo seu Deus era “O
mais iníquo dos povos” - este
era o do ponto de vista de Jeová – assim falou Jeová:
(Ezequiel
5:5-9) 5 “Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Esta
é Jerusalém.
Coloquei-a
no meio das nações, com terras ao seu redor. 6 E
ela passou a comportar-se rebeldemente contra as minhas decisões
judiciais, EM
INIQÜIDADE MAIOR DO QUE AS NAÇÕES,
e
contra os meus estatutos,
MAIS
DO QUE
as
terras ao seu redor,
pois
rejeitaram as minhas decisões judiciais,
e quanto
aos meus estatutos, não andaram neles.’ 7 “Portanto,
assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto
que fostes
MAIS
TUMULTUOSOS DO QUE AS NAÇÕES
ao
vosso redor, não andastes nos meus estatutos e não
executastes as minhas decisões judiciais
— mas,
porventura não agistes segundo as decisões judiciais
das nações ao vosso redor? — 8 portanto,
assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Eis que sou contra
ti, [ó cidade,] sim, eu, e vou executar no teu meio decisões
judiciais aos olhos das nações. 9 E
vou fazer em ti o que não fiz e como não mais farei,
por causa de todas as tuas coisas detestáveis. . .
Jerusalém,
a cidade, era formada de pessoas, pessoas estas que davam o
verdadeiro perfil da cidade. As diversas personalidades das pessoas
moldavam o perfil da cidade. Ainda hoje, o perfil das pessoas que
residem em uma cidade continuam formando o perfil desta cidade.
Jerusalém devia ser conhecida como a "Cidade Santa".
No entanto, o verdadeiro perfil da cidade não era este. As
leis dadas por JHVH, quando fielmente obedecidas, dariam à
cidade o perfil de Cidade Santa.
No
lugar de ser "nação santa", o povo adorador
de JHVH era o pior, o mais
iníquo dos povos, o
mais tumultuoso dos povos. Foram as
ações do povo adorador de Jeová, vistas pelo
próprio Jeová, que colocaram o povo adorador de Jeová
como o povo mais iníquo
dos povos. Vestiam uma suntuosa capa de adoradores de Jeová,
no entanto, comportavam-se e foram destacados como o povo mais iníquo
entre os demais povos. Foi o próprio Jeová o autor
desta afirmação.
Se esta afirmação
partisse de algum humano, poderia haver contestação.
O MELHOR DELES É COMO A SARÇA
Na
visão de JHVH, entre
seus adoradores Não havia nenhum homem leal, não
havia nenhum homem
reto, o melhor deles é como a sarça e o mais reto deles
é pior que uma sebe de espinhos.
(Miquéias
7:1-4) 7 Ai
de mim, porque me tornei como o recolhimento de frutas de verão,
como a rebusca da vindima! Não há cacho de uvas para
comer, nem figo temporão que a minha alma almeje! 2 Pereceu
da terra aquele que é leal e não
há nenhum reto
entre
a humanidade.
Todos
eles
estão
de tocaia para derramar sangue. Caçam, cada um o seu próprio
irmão, com uma rede de arrasto. 3 [Suas]
mãos estão sobre o que é mau, para [o] fazer
bem; o príncipe pede [algo] e aquele que julga [o faz] pela
recompensa, e o grande profere a avidez da sua alma, da sua própria;
e eles urdem a trama. 4 O
melhor deles é como a sarça, o mais reto [deles] é
pior do que uma sebe de espinhos.
Tem de
chegar o dia dos teus vigias, [de] se fixar a atenção
em ti. Agora ocorrerá a sua consternação.
Jeová
é o autor de tal afirmação a respeito do
povo que lhe adorava, o povo que vestia uma suntuosa fantasia de
adoradores de Jeová. Jeová não mente.
Ser
“reto” é ser
alinhado, correto, digno, honesto, honrado, incorruptível,
probo e virtuoso. Ser “Leal” é ser sincero e
constante, isto é, sem haver interrupções. Não
havia nenhum reto
e nenhum leal
entre o povo ensinado de Jeová.
"PUNIDOS" SE VIAM COMO SERVOS LEAIS
Apesar
destas fortes palavras de Jeová contra seu povo amado, pura
verdade, o povo amado não se via assim, ainda se viam como
leais, como servos leais. Assim falava o povo no momento da punição:
(Salmos
79:0-13) Uma melodia de Asafe. 79
Ó
Deus, as nações entraram na tua herança;
Aviltaram teu santo templo; Fizeram de Jerusalém um montão
de ruínas. 2 Os
cadáveres dos TEUS
SERVOS eles
deram por alimento às aves dos céus,
A
carne DOS
QUE TE ERAM LEAIS,
às
feras da terra. 3 Derramaram
seu sangue como água Ao redor de Jerusalém, e não
há quem faça o enterro.
4 Tornamo-nos
um vitupério aos nossos vizinhos, Caçoada e troça
para os que estão ao nosso redor. 5 Até
quando ficarás irado, ó Jeová? Para sempre? Até
quando arderá o teu fervor como fogo? 6 Derrama
teu furor sobre as nações que não te conheceram
E sobre os reinos que não invocaram teu próprio nome.
7 Pois
consumiram a Jacó E causaram a desolação do
próprio lugar de permanência dele. 8 Não
te lembres contra nós dos erros
dos antecessores.
Apressa-te!
Confrontem-nos as tuas misericórdias, Pois empobrecemos
muitíssimo. 9 Ajuda-nos,
ó Deus de nossa salvação, Por causa da glória
do teu nome; E livra-nos e cobre os nossos pecados por causa do teu
nome. 10 Por
que deviam as nações dizer: “Onde está o
Deus deles?” Saiba-se entre as nações, diante de
nossos olhos, A
vingança do sangue dos teus
servos que
se derramou.
11 Chegue
diante de ti mesmo o suspiro do prisioneiro. Segundo a grandeza do
teu braço, preserva os destinados à morte. 12 E
paga
de volta aos
nossos vizinhos, sete vezes ao seu seio,
Seu
vitupério com que te vituperaram, ó Jeová.
13 Quanto
a nós, teu povo e o rebanho do teu pasto,
Agradeceremos
a ti por tempo indefinido; Declararemos o teu louvor de geração
em geração.
Nós
somos teu povo, o teu rebanho, somos as ovelhas, somos os que
invocamos o teu nome, estamos sendo punidos pelos erros de nossos
antepassados. Os leais estão sendo mortos pelas nações
e suas carnes dadas às feras da terra. No entanto, Jeová
cumpria profecias naquela geração iníqua –
Vejamos algumas das profecias saídas da boca de Jeová.
O
povo que se considerava santo afirmava: Não pequei, não
pequei. Jeová lhes responde: (Jeremias
2:35-37) 35 “MAS
TU DIZES: ‘Permaneci
inocente. Decerto,
a sua ira recuou de mim.’ “Eis que entro numa
controvérsia contigo POR DIZERES: ‘NÃO
PEQUEI.’ 36 Por
que tratas como muito insignificante a mudança do teu caminho?
Também do Egito te envergonharás, assim como te
envergonhaste da Assíria. 37 Também por esta causa
sairás com as tuas mãos sobre a cabeça, porque
Jeová rejeitou os objetos da tua confiança e não
terás êxito com eles.”
Como podeis dizer: Não me aviltei?? Nota o que fizeste; Nota o que fizeste; Olha teu caminho; Olha teu caminho; Vê o que fizeste". Estas foram as palavras faladas por Jeová: (Jeremias 2:22-24) 22 “‘Porém, mesmo que fizesses a lavagem com álcali e tomasses para ti grandes quantidades de barrela, teu erro certamente seria uma mancha diante de mim’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová. 23 COMO PODES DIZER: ‘NÃO ME AVILTEI. Não andei atrás dos Baalins’? VÊ O TEU CAMINHO NO VALE. Nota o que fizeste. Uma veloz fêmea nova de camelo correndo a esmo para lá e para cá nos seus caminhos; 24 uma zebra acostumada ao ermo, no almejo da sua alma, fungando o vento; no seu tempo de cio, quem a pode fazer voltar atrás? Todos os que a procurarem não se cansarão. Achá-la-ão no seu mês.
Como podeis dizer: Não me aviltei?? Nota o que fizeste; Nota o que fizeste; Olha teu caminho; Olha teu caminho; Vê o que fizeste". Estas foram as palavras faladas por Jeová: (Jeremias 2:22-24) 22 “‘Porém, mesmo que fizesses a lavagem com álcali e tomasses para ti grandes quantidades de barrela, teu erro certamente seria uma mancha diante de mim’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová. 23 COMO PODES DIZER: ‘NÃO ME AVILTEI. Não andei atrás dos Baalins’? VÊ O TEU CAMINHO NO VALE. Nota o que fizeste. Uma veloz fêmea nova de camelo correndo a esmo para lá e para cá nos seus caminhos; 24 uma zebra acostumada ao ermo, no almejo da sua alma, fungando o vento; no seu tempo de cio, quem a pode fazer voltar atrás? Todos os que a procurarem não se cansarão. Achá-la-ão no seu mês.
ERAM PUNIÇÕES PARA OS INÍQUOS
> Profecia cumprida naquela geração que ainda se achava leal - (Jeremias 7:32-34) 32 “‘Portanto, eis que vêm dias’, é a pronunciação de Jeová, ‘em que não mais se dirá [que é] Tofete e o vale do filho de Hinom, mas o vale da matança; e terá de se fazer o sepultamento em Tofete sem haver bastante lugar. 33 E os cadáveres deste povo terão de tornar-se comida para as criaturas voadoras dos céus e para os animais da terra, sem que alguém [os] faça tremer. 34 E eu vou fazer cessar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém a voz de exultação e a voz de alegria, a voz do noivo e a voz da noiva; porque a terra se tornará nada mais que um lugar devastado.’”
>
Profecia cumprida naquela geração
que ainda se achava leal - (Jeremias
34:18-21) 18 E
eu vou entregar os homens que infringem meu pacto, visto que não
cumpriram as palavras do pacto que concluíram perante mim
[com] o bezerro que cortaram em dois para passarem entre os seus
pedaços; 19 [a
saber,] os príncipes de Judá e os príncipes de
Jerusalém, os oficiais da corte, e os sacerdotes, e todo o
povo da terra, que passaram entre os pedaços do bezerro —
20 sim,
vou entregá-los na mão dos seus inimigos e na mão
dos que procuram a sua alma; e
seus cadáveres terão de tornar-se alimento para as
criaturas voadoras dos céus e para os animais da terra.
21 E
Zedequias, rei de Judá, e seus príncipes entregarei na
mão dos seus inimigos, e na mão dos que procuram a sua
alma, e na mão das forças militares do rei de
Babilônia, que se estão retirando de [ir] contra vós.’
>
Profecia
cumprida naquela geração que ainda se achava leal -
(Jeremias
14:15-16) 15 Portanto,
assim disse Jeová a respeito dos profetas que profetizam em
meu nome e que eu mesmo não enviei, e que estão dizendo
que não virá a haver nem espada nem fome nesta terra:
‘Pela espada e pela fome chegarão ao seu fim estes
profetas. 16 E
o próprio povo a quem eles profetizam tornar-se-á gente
lançada nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da
espada, sem haver quem os enterre
— eles,
suas esposas e seus filhos, e suas filhas. E eu vou derramar sobre
eles a sua calamidade.’
>
Profecia
cumprida naquela geração que ainda se achava leal -
(Jeremias
16:3-13) 3 Pois
assim disse Jeová referente aos filhos e referente às
filhas que nascem neste lugar, e referente às suas mães
que os dão à luz e referente aos seus pais que causam
seu nascimento nesta terra: 4 ‘De
mortes por enfermidades morrerão. Não serão
lamentados, nem serão enterrados. Tornar-se-ão como
estrume sobre a superfície do solo; e chegarão ao fim
pela espada e pela fome, e seus cadáveres servirão
realmente de alimento para as criaturas voadoras dos céus e
para os animais da terra.’
5 “Pois
assim disse Jeová: ‘Não entres na casa dum
banquete de luto, e não vás para lamentar e não
te compadeças deles.’ “‘Porque tirei deste
povo a minha paz’, é a pronunciação de
Jeová, ‘sim, a benevolência e as misericórdias.
6 E
eles certamente morrerão, os grandes e os pequenos, nesta
terra. Não
serão enterrados, nem as pessoas se baterão no peito
por causa deles, nem fará alguém cortes em si mesmo,
nem se fará calvo por causa deles.
7 E
não partilharão entre eles nenhum pão por causa
do luto, para consolar alguém pelo morto; nem lhes darão
o copo de consolação para beber por causa do pai de
alguém e por causa da mãe de alguém. 8 E
não deves entrar em nenhuma casa de banquete para te assentar
com eles para comer e beber.’ 9 “Pois
assim disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: ‘Eis
que neste lugar, perante os vossos olhos e nos vossos dias, faço
cessar a voz de exultação e a voz de alegria, a voz do
noivo e a voz da noiva.’ 10 “E
terá de acontecer que, quando contares a este povo todas estas
palavras e eles realmente te disserem: ‘Por que razão
proferiu Jeová contra nós toda esta grande calamidade,
e qual é nosso erro e qual é nosso pecado com que
pecamos contra Jeová, nosso Deus?’, 11 então
terás de dizer-lhes: ‘“Pelo fato de que os vossos
pais me abandonaram”, é a pronunciação de
Jeová, “e seguiram andando atrás de outros
deuses, e continuaram a servi-los e a curvar-se diante deles. Mas a
mim me deixaram, e a minha lei não guardaram. 12 E
vós mesmos agistes pior do que vossos pais, naquilo que
fizestes, e
eis que estais andando, cada um, atrás da obstinação
de seu mau coração, não me obedecendo. 13 E
eu vou arremessar-vos para fora desta terra, para uma terra que não
conhecestes, nem vós, nem vossos pais, e lá tereis de
servir a outros deuses, dia e noite, porque não vos concederei
nenhum favor.”’
Jeová
falou: "Vós mesmos agistes pior do que vossos
antepassados", no entanto, os adoradores de Jeová
falavam: “Jeová não te lembres contra nós
dos erros dos nossos antepassados”. Não nos puna por
causa do erro dos nossos antepassados.
>
Profecia
cumprida naquela geração que se achava leal -
(Jeremias
52:12-14) 12 E
no quinto mês, no décimo dia do mês, isto é,
[no] décimo nono ano do Rei Nabucodorosor, rei de Babilônia,
Nebuzaradã,
chefe da
guarda pessoal, que estava de pé perante o rei de Babilônia,
entrou em Jerusalém. 13 E
ele passou
a queimar a casa de Jeová e a casa do rei, bem como todas as
casas de Jerusalém; e a toda casa grande ele queimou com fogo.
14 E
todas as forças militares dos caldeus que estavam com o chefe
da guarda pessoal demoliram todas as muralhas de Jerusalém, em
todo o redor.
>
Eles se
estribavam em Jeová e diziam: Não
somos os adoradores de Jeová e não está Jeová
no nosso meio? Mas, Jeová lhes disse: (Miquéias
3:9-12) 9 Por
favor, ouvi isto, vós cabeças da casa de Jacó e
vós comandantes da casa de Israel, os que detestais a justiça
e que perverteis mesmo tudo o que é direito; 10 construindo
Sião com atos de derramamento de sangue e Jerusalém com
injustiça. 11
Seus
próprios cabeças julgam apenas por suborno e seus
próprios sacerdotes instruem somente por um preço, e
seus próprios profetas praticam a adivinhação
meramente por dinheiro; contudo,
estribam-se
em Jeová,
dizendo:
“Não está Jeová no nosso meio? Não
virá sobre nós nenhuma calamidade.”
12 Portanto,
por
vossa causa Sião
será arada como mero campo e a própria Jerusalém
se tornará meros montões de ruínas, e o monte da
casa será como os altos duma floresta.
>
Profecia
cumprida naquela geração que se achava leal -
(Ezequiel
36:3-4) 3 “Por
isso profetiza, e tens de dizer: ‘Assim disse o Soberano Senhor
Jeová: “Pela razão, sim, pela razão de que
houve
desolação e fostes abocanhados de todos os lados, para
que vos tornásseis possessão dos remanescentes das
nações, e de que se continua a falar de vós com
a língua e há um relato mau entre o povo,
4 por
isso, ó montes de Israel, ouvi a palavra do Soberano Senhor
Jeová! Assim disse o Soberano Senhor Jeová aos montes e
aos morros, aos regos e aos vales, e aos lugares devastados que foram
desolados, e às cidades abandonadas que vieram a ficar para
saque e para caçoada para os remanescentes das nações
ao redor;
OS SENTIMENTOS DE JEOVÁ PELOS PUNIDOS
Uma
lição que estava sendo aplicada por Jeová
para todos os envolvidos. Embora neste momento, estes homens
estivessem em uma situação diferente da situação
de Judá, Jeová esperava destes homens determinadas
reações de seus corações humanos.
Embora
Jeová estivesse punindo seu povo rebelde, o mais
iníquo dentre os povos, assim
falou Jeová sobre o sentimento
que Ele esperava daqueles que estavam sendo
usados por Ele para punir Judá, ou seja, dos babilônios:
(Isaías
47:1-7) 47 Desce
e senta-te no pó, ó virgem filha de Babilônia.
Senta-te no chão, onde não há trono, ó
filha dos caldeus. Pois não mais terás a experiência
de pessoas te chamarem de delicada e mimosa. 2 Toma
um moinho manual e moe farinha. Descobre teu véu. Despe tua
ampla saia. Descobre tua perna. Cruza os rios. 3 Devias
expor a tua nudez. Também se devia ver o teu vitupério.
Vingança é o que tomarei e não me encontrarei
com nenhum homem [benignamente]. 4 “Há
Um que nos resgata. Jeová dos exércitos é seu
nome, o Santo de Israel.” 5 Senta-te
silenciosa e entra na escuridão, ó filha dos caldeus;
pois não mais terás a experiência de pessoas te
chamarem de Senhora de Reinos. 6 Fiquei
indignado com o meu povo.
Profanei a minha herança
e passei a
entregá-los na tua mão.
TU
NÃO LHES MOSTRASTES MISERICÓRDIAS.
Fizeste muito pesado
o teu jugo sobre o homem idoso.
7 E
continuavas a dizer: “Mostrarei ser Senhora por tempo
indefinido, para sempre.” Não fixaste estas coisas no
coração; não te lembraste do final do assunto.
Esperava
Jeová um tratamento misericordioso para o iníquo povo
que o adorava, o mais iníquo dos povos, no momento de punição?
Sim, Jeová esperava.
NESTE
MOMENTO DE PUNIÇÃO PARA JUDÁ, JEOVÁ PASSA
A REVELAR QUE SENTIMENTO ELE ESPERAVA QUE FOSSE DEMONSTRADO
POR OUTRO POVO QUE VIVIA EM GUERRA COM OS ISRAELITAS.
(Obadias
10-15) 10 Por
causa da violência [feita] ao teu irmão Jacó
cobrir-te-á a vergonha e terás de ser decepado por
tempo indefinido. 11 No
dia em que ficaste parado de lado, no dia em que estranhos levaram ao
cativeiro a sua força militar e [quando] até
estrangeiros entraram pelo seu portão e lançaram sortes
sobre Jerusalém, tu também eras como um deles. 12 “E
não
devias ter
contemplado o espetáculo no dia de teu irmão, no dia do
seu infortúnio; e
não te devias ter alegrado sobre os filhos de Judá no
dia de seu perecimento;
e não
devias ter
uma boca grande no dia da [sua] aflição. 13 Não
devias ter
entrado pelo portão do meu povo no dia do seu desastre. Tu,
sim, tu não
devias ter
espreitado a sua calamidade no dia do seu desastre; e não
devias ter
estendido a mão sobre a sua riqueza no dia do seu desastre.
14 E
não
devias ter
ficado de pé na bifurcação dos caminhos para
decepar-lhe os fugitivos; e não
devias ter
entregue os seus sobreviventes no dia da aflição.
15 Pois
está próximo o dia de Jeová contra todas as
nações. Assim como fizeste, será feito a ti. Tua
espécie de tratamento retornará sobre a tua própria
cabeça.
JHVH
esperava um tratamento misericordioso para o iníquo
povo que o adorava e que estava sendo punido por Ele? Sim, Jeová
esperava.
Ratifica
Jeová sua forma de ver as coisas, pois ele revela o que Ele
esperava de Edom (Esaú) em relação a seu irmão
Jacó (a tribo de Judá). Assim falou Jeová: (Amós
1:11-12) 11 "Assim
disse Jeová: ‘Por causa de três revoltas de Edom e
por causa de quatro não o farei voltar atrás, por ele
perseguir
seu próprio irmão
com a
espada, e
[por] ele ter arruinado as suas [próprias] qualidades
misericordiosas, e
sua ira estar dilacerando para todo o sempre; e sua fúria —
ele a mantém perpetuamente. 12 E
vou enviar fogo dentro de Temã e terá de devorar as
torres de habitação de Bozra.’
Vou
punir Edom (Esaú) por este não ter usado de
misericórdia para
com seu irmão Jacó, no momento da punição
de Jacó. Não era o próprio Jeová quem
estava punindo Jacó?? Sim, era. No entanto, o próprio
Jeová ao mesmo tempo, também observava a reação
dos seus outros filhos, mostrando-lhes que suas reações
quanto a punição de Judá não era a
esperada por Ele, não era a correta do ponto de vista Dele.
QUE
SENTIMENTO TINHA JHVH PELOS INÍQUOS QUE ESTAVAM SENDO
PUNIDOS POR ELE?
>
SENTIMENTO
para com seu
próprio povo -
(Jeremias
31:28) 28 “E
terá de acontecer que assim
como fiquei
alerta para com eles para desarraigar, e para demolir, e para
derrubar, e para destruir, e para danificar, assim
ficarei alerta
para com eles para edificar e para plantar”, é a
pronunciação de Jeová. . .
>
SENTIMENTO
para com Moabe -
(Isaías
16:6-11) 6 Ouvimos
[falar] do orgulho de Moabe, que ele é muito orgulhoso; sua
altivez, e seu orgulho, e sua fúria — seu palavreado oco
não será assim. 7 Por
isso, Moabe uivará por Moabe; sim, todo ele uivará.
Pois, os golpeados deveras carpirão os bolos de passas de
Quir-Haresete, 8 porque
murcharam os próprios socalcos de Hésbon. A videira de
Sibma — os próprios donos das nações
abateram seus [sarmentos] encarnados. Estenderam-se até Jázer;
andaram vagueando pelo ermo. Seus próprios rebentos tinham
sido deixados para vegetar sozinhos; tinham passado para o mar. 9 Por
isso é que chorarei com o choro de Jázer pela vide de
Sibma. Com
as minhas lágrimas te encharcarei,
ó
Hésbon, e Eleale, porque decaiu até mesmo a exclamação
por teu verão e por tua colheita. 10 E
tiraram-se do pomar a alegria e o júbilo; e nos vinhedos não
há gritos de júbilo, não se brada. O pisador não
pisa nenhum vinho no lagar. Eu fiz cessar a exclamação.
11 Por
isso é que as minhas próprias entranhas estão
turbulentas qual harpa mesmo por Moabe, e o meu íntimo, por
Quir-Haresete.
Estes
fortes sentimentos de Jeová por Moabe, certamente
soaram de forma estranha para os israelitas, para os adoradores de
Jeová, para aqueles que usavam uma suntuosa capa de
“adoradores de Jeová”. Continuam soando de forma
estranha para os cristãos.
>
SENTIMENTO
para com Efraim
(reino das dez tribos de Israel com capital em Samaria)
- (Jeremias
31:20) 20 “É
Efraim para mim um filho precioso ou um menino tratado com mimo?
Pois, ao ponto de eu falar contra ele, sem falta me
lembrarei dele ainda mais.
Por
isso é que as minhas entranhas ficaram turbulentas por ele.
Decididamente
terei piedade dele”, é a pronunciação de
Jeová.
Efraim
é um filho precioso
e sem falta me lembrarei dele ainda
mais do que fui ao ponto de falar
contra. Minhas entranhas ficaram turbulentas por Efraim porque
ele é um filho precioso
para Mim. Decididamente terei piedade dele. Quando Jeová
proferiu estas palavras, Ele já havia punido Efraim, seu filho
precioso. Era o mesmo Efraim para o qual o Criador havia falado as
seguintes palavras: (Oséias
8:11-14) 11 “Pois
Efraim tem multiplicado os altares a fim de pecar.
Veio a
ter altares a fim de pecar. 12 Passei
a escrever-lhe muitas coisas da minha lei; foram consideradas como
algo estranho. 13 Como
oferendas para mim continuaram a sacrificar carne e prosseguiram
comendo aquilo em que o próprio Jeová não teve
prazer. Agora se lembrará do erro deles e ajustará
contas pelos seus pecados. Eles mesmos passaram a voltar ao Egito.
14 E Israel começou a esquecer-se Daquele que o fez e a
construir templos; e Judá, da sua parte, multiplicou as
cidades fortificadas. E eu hei de enviar fogo dentro das suas cidades
e terá de devorar as torres de habitação de
[cada] uma.”
>
SENTIMENTO
para com Moabe -
(Jeremias
48:29-39) 29 “Ouvimos
[falar] do orgulho de Moabe — ele é muito altivo —
de sua soberba, e de seu orgulho, e de sua altivez, e do
enaltecimento do seu coração.” 30 “‘Eu
mesmo conhecia a sua fúria’, é a pronunciação
de Jeová, ‘e não ficará assim; seu
palavreado oco — realmente não [o] farão
exatamente assim. 31 Por
isso é que uivarei sobre Moabe e clamarei por todo o Moabe.
Gemer-se-á
pelos homens de Quir-Heres. 32 “‘Com
mais choro do que o por Jázer chorarei por ti, ó
videira de Sibma. Teus próprios brotos florescentes cruzaram o
mar. Estenderam-se até o mar — [até] Jázer.
O próprio assolador caiu sobre os teus frutos de verão
e sobre a tua vindima. 33 E
a alegria e o júbilo foram tirados do pomar e da terra de
Moabe. E dos lagares fiz cessar o próprio vinho. Ninguém
fará a pisa com exclamação. A exclamação
não será exclamação.’”
34 “‘Desde
o clamor em Hésbon até Eleale, até Jaaz, deram
vazão à sua voz, desde Zoar até Horonaim, até
Eglate-Selisaia; porque até mesmo as próprias águas
de Ninrim tornar-se-ão meras desolações. 35 E
eu vou fazer cessar em Moabe’, é a pronunciação
de Jeová, ‘aquele que leva uma oferta para cima ao alto
e aquele que faz fumaça sacrificial ao seu deus. 36 Por
isso é que o meu próprio coração ficará
turbulento pelo próprio Moabe, igual a flautas; e meu próprio
coração ficará turbulento pelos homens de
Quir-Heres, igual a flautas.
Por isso
é que certamente perecerá a própria abundância
que ele produziu. 37 Porque
sobre toda cabeça há calvície e toda barba está
cortada. Em todas as mãos há cortes e sobre os quadris
há serapilheira!’” 38 “‘Em
todos os terraços de Moabe e nas suas praças públicas
— em todas elas — há lamento; porque destrocei
Moabe como a um vaso que não agrada’, é a
pronunciação de Jeová. 39 ‘Oh!
como ela ficou aterrorizada! Uivai! Oh! como Moabe virou as costas!
Ele ficou envergonhado. E Moabe tornou-se alvo de ridículo e
algo aterrorizante para todos em volta dele.’”
Jeová
não é um Deus de sentimentos falsos; ELE
É AUTÊNTICO. Ele
chorou e ficou com o coração turbulento pelo mal que
estava acontecendo a este outro filho. Seu iníquo filho Moabe
estava sofrendo por causa da necessária punição.
PUNIÇÃO COM MORTE NÃO FOI DEFINITIVA
A "PUNIÇÃO" CONTRA MOABE, EMBORA FOSSE O ANIQUILAMENTO TOTAL DO POVO, NÃO FOI DEFINITIVA – ASSIM FALOU JEOVÁ:
(Jeremias
48:42) 42 “‘E
Moabe há de ser aniquilado [deixando] de ser um povo, porque
foi contra Jeová que ele assumiu ares de grandeza.
(Jeremias
48:46-47) 46 “‘Ai
de ti, ó Moabe! Pereceu o povo de Quemós. Porque teus
filhos foram levados como cativos e tuas filhas como cativas
47 E
eu vou recolher os cativos de Moabe NA PARTE FINAL DOS DIAS’, é
a pronunciação de Jeová.
‘Até
este ponto vai o julgamento de Moabe.’”
Na
parte final dos dias vou
recolher os cativos de Moabe. A parte final dos dias é
um período ainda no nosso futuro.
PUNIÇÃO
CONTRA OS FILHOS DE AMOM NÃO
FOI DEFINITIVA – ASSIM FALOU
JEOVÁ:(Jeremias
49:2-6) 2 “‘Portanto,
eis que vêm dias’, é a pronunciação
de Jeová, ‘e eu vou fazer ouvir um rebate de guerra
mesmo contra Rabá dos filhos de Amom; e ela certamente se
tornará um monte de terra dum baldio desolado e as suas
próprias aldeias dependentes serão incendiadas com o
próprio fogo’. “‘E Israel realmente se
apossará dos que estão de posse dele’, disse
Jeová. 3 “‘Uiva,
ó Hésbon, porque Ai foi assolada! Gritai, ó
aldeias dependentes de Rabá. Cingi-vos de serapilheira.
Lamuriai e percorrei os redis de pedra, porque até mesmo o
próprio Malcão será exilado, seus sacerdotes e
seus príncipes, todos juntos. 4 Por
que gabas as baixadas, tua baixada manante, ó
filha infiel, tu,
aquela que confiava nos seus tesouros, [dizendo:] “Quem chegará
a mim?”’” 5 “‘Eis
que trago sobre ti uma coisa pavorosa’, é a pronunciação
do Soberano Senhor, Jeová dos exércitos, ‘de
todos os ao teu redor. E vós haveis de ser dispersos, cada um
na sua própria direção, e não haverá
quem reúna os fugitivos.’” 6 “‘Mas
DEPOIS recolherei os cativos dos filhos de Amom’, é a
pronunciação de Jeová.”
Filha??
Filha infiel?? Filha adoradora de ídolos?? Jeová a via
e a considerava como filha?? Sim, neste caso ela era irmã de
Jerusalém, irmã de Samaria.
PUNIÇÃO
CONTRA ELÃO NÃO FOI
DEFINITIVA - ASSIM FALOU
JEOVÁ:(Jeremias
49:34-39) 34 Isto
é o que veio a haver para Jeremias, o profeta, como a palavra
de Jeová a respeito de Elão, no princípio do
reinado de Zedequias, rei de Judá, dizendo: 35 “Assim
disse Jeová dos exércitos: ‘Eis que quebro o arco
de Elão, o princípio da sua potência. 36 E
eu vou fazer chegar sobre Elão os quatro ventos das quatro
extremidades dos céus. E vou espalhá-los a todos estes
ventos e não se mostrará haver nação à
qual não tenham chegado os dispersos de Elão.’”
37 “E
vou desbaratar os elamitas diante dos seus inimigos e diante dos que
procuram a sua alma; e vou trazer sobre eles uma calamidade, minha
ira ardente”, é a pronunciação de Jeová.
“E vou
enviar atrás deles a espada até que eu os tenha
exterminado.”
38 “E
eu vou colocar meu trono em Elão e vou destruir dali o rei e
os príncipes”, é a pronunciação de
Jeová. 39 “E
certamente acontecerá NA PARTE FINAL DOS DIAS que recolherei
os cativos de Elão”, é a pronunciação
de Jeová.
Na
parte final dos dias vou recolher os cativos de Elão. A
"parte final dos dias" é um período de tempo
no nosso futuro.
Falando
aos desrespeitosos para como Ele, aos iníquos, ao mais iníquo
dos povos, assim prometeu o próprio Jeová em relação
ao futuro deles: (Jeremias
23:16-20) 16 Assim
disse Jeová dos exércitos: “Não escuteis
as palavras dos profetas que vos profetizam. Eles fazem que vos
torneis vãos. O que falam é a visão do seu
próprio coração — não da boca de
Jeová. 17 Dizem
vez após vez aos que são desrespeitosos para comigo:
‘Jeová falou: “Paz é o que vós ireis
ter.”’ E [a] todo aquele que anda na obstinação
de seu coração disseram: ‘Nenhuma calamidade virá
sobre vós.’ 18 Pois,
quem estava de pé no grupo íntimo de Jeová para
ver e ouvir a sua palavra? Quem deu atenção à
sua palavra para ouvi-la? 19 Eis
que certamente sairá o vendaval de Jeová, o próprio
furor, sim, uma tormenta rodopiante. Rodopiará
sobre
a cabeça dos iníquos.
20 A ira
de Jeová não recuará até que ele tenha
executado e até que tenha realizado as idéias de seu
coração. NA
PARTE FINAL DOS DIAS dareis a isso vossa consideração
com compreensão.
(Jeremias
30:23-31:1) 23 Eis
que saiu de Jeová um vendaval, o próprio furor, uma
tormenta impetuosa. Rodopiará
sobre a cabeça dos iníquos.
24
A
ira ardente de Jeová não recuará até que
ele tenha executado e até que tenha realizado as idéias
de seu coração. NA
PARTE FINAL DOS DIAS vós lhe dareis a vossa consideração.
31 “Naquele
tempo”, é a pronunciação de Jeová,
“tornar-me-ei Deus para todas as famílias de Israel; e
quanto a eles, tornar-se-ão meu povo”.
No
futuro (futuro também para nós hoje), ou seja, "na
parte final dos dias", vós iníquos sobre os
quais rodopiará o meu vendaval, sim o meu furor, dareis a
isso a vossa consideração com compreensão. Jeová
estava falando com os iníquos sobre quem Ele iria realizar as
idéias de Seu coração. Vós - refere-se
àqueles a quem Jeová falava, refere-se àqueles
iníquos a quem Jeová puniria.
Fica
assim comprovado que a punição com a morte para o mais
iníquo dos povos não
era definitiva. Logo,
quando virmos alguém recebendo punição por causa
de suas iniqüidades praticadas, tenhamos misericórdia de
tal e no lugar de
vangloriar sobre ele ou ainda dizer bem feito,
ou ainda tirar qualquer vantagem de sua condição de
punido, temos de ter e
agir com misericórdia
para este que está sendo punido, seja ele
quem for. Se a punição estiver sendo aplicada pelo
próprio Jeová, nosso sentimento de misericórdia
deve ser o mesmo.
Exatamente
por sabermos do sentimento de Jeová por alguém
(Seu filho) que está sendo punido por Ele, mesmo que este seja
extremamente iníquo, o mais iníquo dos filhos, é
que temos de sentir misericórdia do estado de punido que este
se encontra.
As
palavras de Jeová a Esaú (descendência de Esaú),
sobre o tratamento dado por este a seu irmão Jacó
(descendência de Jacó), cuja geração se
mostrou ser a mais iníqua entre os povos, revelam muito
claramente o seu sentimento quanto ao ato de Esaú. Não
devias, não
devias, não
devias , oito vezes repetiu Jeová
esta expressão e por fim disse: assim como fizeste, será
feito a ti. Irás beber do mesmo copo do seu irmão, o
que ele sentiu, você também sentirá.
Agora,
estando Esaú sofrendo seu padecimento, sendo também
punido, poderia Jacó agir do mesmo modo como Esaú
agiu?? Poderia vingar-se??
Sendo
esta uma atitude iníqua, seja lá quem for que a
pratique, estará praticando uma iniqüidade contra seu
irmão. Sendo assim, esta atitude é condenável,
tanto praticada por Esaú, quanto Jacó, Amom, Moabe, ou
qualquer outro dos irmãos. Não usar de Misericórdia
para com seu irmão que está sendo punido poderá
lhe trazer uma retribuição de mesma proporção.
No
entanto, que sentimento tinha o povo escolhido e ensinado por Jeová??
Será que revelavam ter o mesmo sentimento do Pai?? Eles
revelaram seus sentimentos nas seguintes palavras desta canção:
(Salmos
58:10) 10 O
justo se alegrará
por
ter observado a vingança. Banhará
os seus passos no sangue do iníquo.
Jeová
falou para seu filho Esaú: “Não devias ter te
alegrado sobre os filhos de Judá no dia do seu perecimento”.
E agora que seu filho Judá também manifestava o
mesmíssimo desejo?? Aprovaria o Pai este sentimento de seu
filho Judá??
O
Pai (Jeová) está ensinando para seus filhos,
importantes lições quanto ao uso de Misericórdia.
Por
Sodoma ter sido punida por Jeová, o que se deve sentir por
ela? Desprezo, repúdio??
Sodoma
é irmã de Jerusalém, irmã de Samaria,
nossa irmã. Sodoma era formada por pessoas, Samaria era
formada por pessoas, Jerusalém era formada por pessoas. Foram
pessoas com suas atitudes que formaram o perfil destas cidades,
perfil este, destacado por Jeová.
Temos
de sentir Misericórdia pelo estado punido destas pessoas.
Quando
em futuro breve, os que formam Babilônia, a Grande, estiverem
sofrendo a punição prevista para ela, que sentimento
deveremos ter por estes? Devem ter os sentimentos descritos naquela
canção acima??
Temos
de ter Misericórdia pelo estado de punição
destes. Temos de ter Piedade destes pelo mal que se lhes está
acontecendo. Temos de ter Piedade destes por sua grande dor. Temos
de sentir a dor dos que estão sendo punidos por um erro ou
outro. Não importa o tamanho do erro, este é apenas um
erro.
O
Criador disse que não abriria mão da punição.
Como pode um Deus de Amor punir suas criaturas??
Um pai que pune seu filho está praticando um ato de Amor. Seu
objetivo não é se
desfazer, se descartar
de seu filho, antes é
ensinar lições ao
filho. Quando o filho finalmente aumentar em sabedoria, irá
reconhecer seu erro e o papel importante da punição no
seu caso. O filho só aumentará em sabedoria se
e somente se for ensinado pelo
próprio Pai que é sábio.
Assim
falou Jeová: (Êxodo
34:4-7) 4 De acordo com isso, Moisés lavrou duas tábuas
de pedra iguais às primeiras, e levantou-se de manhã
cedo e foi subir ao monte Sinai, assim como Jeová lhe mandara,
e levava na mão as duas tábuas de pedra. 5 E Jeová
passou a descer na nuvem e a pôr-se ali junto dele, e passou a
declarar o nome de Jeová. 6 E Jeová ia passando
diante da sua face e declarando: “Jeová, Jeová,
Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em
benevolência e em verdade, 7 preservando a benevolência
para com milhares, perdoando
o erro, e
a transgressão, e o pecado, mas
de modo algum isentará da punição,
trazendo
punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os
netos, sobre a terceira geração e sobre a quarta
geração.”
Perdôo o erro, mas, não abro mão da punição. Vou punir apesar de ter perdoado. O perdão não o isenta de receber punição. O Criador afirma que embora Ele perdoe o erro, Ele não abriria mão da punição. Quando um filho nosso comete um erro e nós, os pais, decidimos puní-los mesmo sabendo que ele sofrerá por um determinado tempo, não significa que deixamos de perdoar, que não perdoamos nosso filho. Punimos, mas ele já está perdoado. Não o descartamos como filho. Por exemplo, eu sou grato de minha mãe ter me punido algumas vezes. Eu a amo ainda mais por sua atitude de extrema preocupação quanto ao meu futuro. Agora eu a amo muito, muito mesmo, por ela não ter me descartado como filho. No entanto, na hora da punição eu não gostei nem um pouco.
Assim age o nosso Criador para conosco, seus ignorantes filhos. Quando aumentarmos em sabedoria, certamente lamentaremos profundamente termos cometido os erros e aumentaremos o nosso amor pelo Pai, pelo nosso Criador.
Perdôo o erro, mas, não abro mão da punição. Vou punir apesar de ter perdoado. O perdão não o isenta de receber punição. O Criador afirma que embora Ele perdoe o erro, Ele não abriria mão da punição. Quando um filho nosso comete um erro e nós, os pais, decidimos puní-los mesmo sabendo que ele sofrerá por um determinado tempo, não significa que deixamos de perdoar, que não perdoamos nosso filho. Punimos, mas ele já está perdoado. Não o descartamos como filho. Por exemplo, eu sou grato de minha mãe ter me punido algumas vezes. Eu a amo ainda mais por sua atitude de extrema preocupação quanto ao meu futuro. Agora eu a amo muito, muito mesmo, por ela não ter me descartado como filho. No entanto, na hora da punição eu não gostei nem um pouco.
Assim age o nosso Criador para conosco, seus ignorantes filhos. Quando aumentarmos em sabedoria, certamente lamentaremos profundamente termos cometido os erros e aumentaremos o nosso amor pelo Pai, pelo nosso Criador.
Assim,
se todos somos irmãos e todos nós temos de amar nosso
semelhante, aquele que é igual a nós, nosso irmão,
como a nós mesmos, quando virmos qualquer ser humano sendo
punido, tenhamos Misericórdia dele.
Misericórdia
- é o que Jeová espera que tenhamos quando há
punição para qualquer dos filhos.
O "PORQUE" DE JEOVÁ PUNIR HUMANOS
No
entanto, se o Criador sofreu
quando estava punindo
com a morte o seu povo
escolhido, por causa da cometida iniqüidade maior que todas as
nações ao redor, se Ele
sofreu ao punir com a morte outros
povos menos iníquos que o povo escolhido, então porque
Ele não abre mão da punição??
Deixemos
que Jeová fale na sua superior sabedoria. Assim falou Jeová
sobre o seu nobre objetivo: (Ezequiel
18:23) 23 “‘Acaso
me agrado de algum modo na morte do iníquo’,
é
a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘[e]
não em que ele RECUE dos seus caminhos e realmente continue a
viver?’
(Ezequiel
33:10-11) 10 “E
no que se refere a ti, ó filho do homem, dize à casa de
Israel: ‘Assim é que dissestes: “Visto que as
nossas revoltas e os nossos pecados estão sobre nós e
estamos apodrecendo neles, então, como é que
continuaremos a viver?”’ 11 Dize-lhes: ‘“Assim
como vivo”, é a pronunciação do Soberano
Senhor Jeová, “não
me agrado na morte do iníquo,
mas
em que o iníquo RECUE
do seu
caminho e realmente continue vivendo. RECUAI,
recuai dos
vossos maus caminhos,
pois,
por que devíeis morrer, ó casa de Israel?”’
(Jeremias
18:7-12) 7 EM
QUALQUER MOMENTO
em que
eu falar contra uma nação e contra um reino, para [a]
desarraigar, e para [a] demolir, e para [a] destruir, 8 e esta
nação realmente recuar da sua maldade contra a qual
falei, também eu
vou deplorar a
calamidade que
pensei em executar sobre ela. 9 Mas, em qualquer momento em que
eu falar a respeito de uma nação e a respeito de um
reino, para [a] edificar e para [a] plantar, 10 e ela realmente
fizer o que é mau aos meus olhos por não obedecer à
minha voz, também
eu vou deplorar o bem que
eu disse [para mim] fazer-lhe para seu bem.’ 11 “E
agora, por favor, dize aos homens de Judá e aos habitantes de
Jerusalém: ‘Assim disse Jeová: “Eis que
formo contra vós uma calamidade e cogito contra vós um
pensamento. RECUAI,
por
favor, cada
um do seu mau caminho, e
tornai bons os vossos caminhos e vossas ações.”’”
12 E eles disseram: “É sem esperança! Pois
andaremos seguindo os nossos próprios pensamentos e vamos
executar cada um a obstinação de seu mau coração.”
(Jeremias
25:3-5) 3 “Desde
o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amom, rei de Judá,
e até o dia de hoje, estes vinte e três anos, veio a
haver para mim a palavra de Jeová, e eu falava convosco,
levantando-me cedo e falando, mas vós não escutastes.
4 E Jeová vos enviou todos os seus servos, os profetas,
levantando-se cedo e enviando-os, mas vós não
escutastes nem inclinastes vosso ouvido para escutar, 5 dizendo
eles: ‘Por
favor, RECUAI
cada um do seu mau caminho
e da
ruindade de vossas ações, e continuai a morar sobre o
solo que Jeová deu a vós e aos vossos antepassados
desde há muito tempo e por muito tempo no futuro. (Jeremias
35:14-17) . . .E
no que se refere a mim, falei-vos, levantando-me cedo e falando, mas
não me obedecestes. 15 E eu continuei a enviar-vos todos
os meus servos, os profetas, levantando-me cedo e enviando-os,
dizendo: ‘RECUAI,
por
favor, cada
um do seu mau caminho, e
tornai boas as vossas ações,
e não
andeis atrás de outros deuses para servi-los. E continuai
morando no solo que dei a vós e aos vossos antepassados.’
Mas vós não inclinastes o vosso ouvido nem me
escutastes. 16 Mas os filhos de Jonadabe, filho de Recabe,
cumpriram o mandamento de seu antepassado, que este lhes ordenou;
quanto a este povo, porém, não me escutaram.”’”
17 “Portanto, assim disse Jeová, Deus dos
exércitos, Deus de Israel: ‘Eis que trago sobre Judá
e sobre todos os habitantes de Jerusalém toda a calamidade que
proferi contra eles, pela razão de que
lhes
falei, mas
não escutaram, e continuei
a chamá-los,
mas não
responderam.’” (Zacarias
1:3-4) 3 “E
tens de dizer-lhes: ‘Assim disse Jeová dos exércitos:
“‘Retornai
a mim’, é
a pronunciação de Jeová dos exércitos, ‘e
eu retornarei a vós’, disse Jeová dos
exércitos.”’ 4 “‘Não vos
torneis como os vossos pais aos quais clamaram os profetas
anteriores, dizendo: “Assim disse Jeová dos exércitos:
‘Por
favor, RECUAI
dos vossos maus caminhos e
das vossas más ações.’”’ “‘Mas
não escutaram e não prestaram atenção a
mim’, é a pronunciação de Jeová.
(Ezequiel
18:27-28) 27 “‘E
quando o iníquo recuar de sua iniqüidade que praticou e
passar a praticar o juízo e a justiça, é ele
quem preservará viva a sua própria alma. 28 Quando
vir todas
as suas transgressões que praticou e
RECUAR delas,
positivamente continuará a viver. Não
morrerá.
O Criador deixa bem claro: Meu objetivo não é matar o iníquo. Meu objetivo é que o iníquo RECUE de seu mau caminho. Meu objetivo é que ele deixe de ser iníquo. Meu objetivo é que ele continue vivendo. Meu objetivo é recuperar o iníquo. Em qualquer momento em que o iníquo "reconhecer" o seu erro e deixar de praticá-lo, Eu vou deplorar a calamidade, vou deixar de cumprir, vou deixar de fazer a calamidade que prometi.
O Criador deixa bem claro: Meu objetivo não é matar o iníquo. Meu objetivo é que o iníquo RECUE de seu mau caminho. Meu objetivo é que ele deixe de ser iníquo. Meu objetivo é que ele continue vivendo. Meu objetivo é recuperar o iníquo. Em qualquer momento em que o iníquo "reconhecer" o seu erro e deixar de praticá-lo, Eu vou deplorar a calamidade, vou deixar de cumprir, vou deixar de fazer a calamidade que prometi.
Nota-se
claramente, que a palavra de punição, a promessa de
punição saída da boca de Jeová tem um
objetivo. A profunda motivação de Jeová é
fazer alterar o comportamento e o sentimento daquele para quem a
palavra é direcionada.
Podemos
ver também que o sentimento do humano é diferente do
sentimento de Jeová. O humano deseja ver o cumprimento da
palavra de punição falada, enquanto Jeová não
deseja ver o cumprimento da palavra de punição falada.
Vamos ver um exemplo real em que poderemos ver claramente os dois
sentimentos opostos, o sentimento humano e o sentimento de Jeová.
É
o caso de Jonas. Jeová escolheu Jonas para retransmitir um
recado (Sua palavra) para os habitantes da cidade de Nínive.
Jonas não queria ir, mas, depois de ser convencido, Jonas foi
retransmitir a palavra de punição falada. A palavra de
punição falada apenas uma única vez produziu a
reação esperada
pelo Criador para
o caso em questão. Pronto, o Criador ficou satisfeito. E
quanto a Jonas, será que acompanhou o sentimento do Criador??
Vamos rever o que aconteceu?? Assim está registrado: (Jonas
3:1-4:4) 3 Então
veio a haver a palavra de Jeová para Jonas pela segunda vez,
dizendo: 2 “Levanta-te,
vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe a proclamação
que eu te falar.” 3 Nisso
Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra de Jeová.
Ora, a própria Nínive mostrou-se para Deus uma cidade
grande, de três dias de caminhada. 4 Por
fim, Jonas principiou a entrar na cidade numa caminhada de um dia, e
continuava proclamando e dizendo: “Apenas mais quarenta dias e
Nínive será subvertida.” 5 E
os homens de Nínive começaram a depositar fé em
Deus, e passaram a proclamar um jejum e a pôr serapilheira,
desde o maior deles até o menor deles. 6 Quando
a palavra atingiu o rei de Nínive, então ele se
levantou do seu trono e despiu-se de seu manto oficial e cobriu-se de
serapilheira, e assentou-se nas cinzas. 7 Além
disso, fez proclamar e dizer em Nínive, pelo decreto do rei e
dos seus grandes, dizendo: “Nenhum homem e nenhum animal
doméstico, nem manada nem rebanho, deve saborear coisa alguma.
Nenhum [deles] deve tomar alimento. Nem mesmo água devem
beber. 8 E
cubram-se de serapilheira, homem e animal doméstico; e clamem
a Deus com força e recuem, cada um do seu mau caminho e da
violência que havia nas suas mãos. 9 Quem
sabe se o [verdadeiro] Deus [não] voltará e realmente
[o] deplorará, e recuará da sua ira ardente, para que
não pereçamos?”
10 E
o [verdadeiro] Deus chegou a ver os seus trabalhos, que tinham
recuado de seu mau caminho; e
por isso o [verdadeiro] Deus deplorou a calamidade de que falara que
lhes ia causar; e ele não [a] causou.
4 Isso,
porém, desagradava muito a Jonas e acendeu-se a sua ira.
2 Por
isso orou a Jeová e disse: “Ai! ó Jeová,
não foi esta a minha questão quando vim a estar no meu
próprio solo? Por isso é que fui e fugi para Társis;
pois eu sabia que és um Deus clemente e misericordioso,
vagaroso em irar-se e abundante em benevolência, e que deploras
a calamidade. 3 E
agora, ó Jeová, por favor, tira-me a minha alma, pois é
melhor eu morrer do que ficar vivo.”
4 Jeová
disse por sua vez: “É de direito que se acendeu a tua
ira?”
Será
que foi somente Jonas quem revelou este sentimento contrário
ao sentimento do Criador?? Bem, vamos a outro exemplo. Agora é
a vez de Jeremias, outro escolhido por Jeová para retransmitir
palavras de punição ao povo escolhido. Jeová
tinha um objetivo fixo e um sentimento fixo ao falar as palavras de
punição. Algumas vezes, Jeremias chegou a interceder em
favor do povo, seus irmãos, seus companheiros. No entanto,
depois de ver que a palavra de punição retransmitida
por ele, não se cumpria, Jeremias falou as seguintes palavras
para seu Criador: (Jeremias
20:7-18) 7 Tu
me lograste, ó Jeová,
de
modo que fui logrado. Usaste a tua força contra mim, de modo
que prevaleceste. Tornei-me
objeto de riso o dia inteiro; todos caçoam de mim. 8 Pois,
quantas vezes falo, eu clamo. Violência e assolação
é o que clamo. Porque a palavra de Jeová tornou-se para
mim uma causa para vitupério e para troça, o dia
inteiro. 9 E
eu disse: “Não farei menção dele e não
vou mais falar em seu nome.” E isto mostrou ser no meu coração
como um fogo aceso encerrado nos meus ossos; e fiquei fatigado de
contê-lo e não pude [mais suportá-lo]. 10 Pois
ouvi o relato mau de muitos. Havia horror ao redor. “Contai-o,
para que [o] contemos a respeito dele.” Todo homem mortal me
deseja: “Paz!” — estão vigiando para
[ver-me] manquejar: “Talvez seja logrado para que possamos
prevalecer contra ele e vingar-nos dele.” 11 Mas
Jeová estava comigo como um poderoso terrível. Por isso
é que os que me perseguem tropeçarão e não
prevalecerão. Certamente serão muito envergonhados,
porque não terão prosperado. [Sua] humilhação
de duração indefinida será tal que não
será esquecida. 12 Mas
tu, ó Jeová dos exércitos, examinas o justo; vês
os rins e o coração. Veja
eu a tua vingança contra eles,
porque
te revelei a minha causa. 13 Cantai
a Jeová! Louvai a Jeová! Porque livrou a alma do pobre
da mão dos malfeitores. 14 Maldito
o dia em que nasci! Não fique abençoado o dia em que a
minha mãe me deu à luz! 15 Maldito
o homem que trouxe boas novas a meu pai, dizendo: “Nasceu-te um
filho, um macho!” Ele positivamente o fez alegrar-se. 16 E
este mesmo homem terá de tornar-se igual a cidades que Jeová
subverteu, sem que Ele o deplorasse. E ele terá de ouvir um
clamor de manhã e um sinal de alarme ao tempo do meio-dia.
17 Por
que é que ele não me entregou definitivamente à
morte, desde a madre, para que minha mãe se tornasse para mim
a minha sepultura e sua madre estivesse grávida por tempo
indefinido? 18 Por
que é que saí da própria madre, a fim de ver
trabalho árduo e pesar, e que meus dias devam chegar ao seu
fim em mera vergonha?
Em
outra ocasião Jeremias expressou o seu desejo em relação
a seus companheiros. Seus companheiros revelaram rebeldia contra as
palavras faladas e contra o retransmissor das palavras. Assim falou
Jeremias: (Jeremias
18:18-23) 18 E
passaram a dizer: “Vinde, homens, e cogitemos contra Jeremias
alguns pensamentos, porque do sacerdote não perecerá a
lei, nem do sábio o conselho, nem do profeta a palavra. Vinde
e golpeemo-lo com a língua e não prestemos atenção
a nenhuma das suas palavras.” 19 Dá-me
deveras atenção, ó Jeová, e escuta a voz
dos meus oponentes. 20 Acaso
retribuir-se-á mal por bem? Pois
escavaram uma cova para a minha alma. Lembra-te da minha posição
perante ti, para falar bem, mesmo a respeito deles, para fazer recuar
deles o teu furor. 21 Portanto,
entrega seus filhos à fome e passa-os ao poder da espada; e
tornem-se as suas esposas mulheres privadas de filhos e viúvas.
E tornem-se os seus próprios homens os que foram mortos por
uma praga mortífera, seus jovens, os que foram golpeados com a
espada na batalha. 22 Ouça-se
um grito procedente das suas casas, quando trouxeres sobre eles
repentinamente uma guerrilha. Pois escavaram um fojo para capturar-me
e encobriram armadilhas para os meus pés.
23 Mas
tu mesmo, ó Jeová, conheces bem todo o seu conselho
contra mim para a [minha] morte. Não
encubras o seu erro e não obliteres este pecado deles diante
de ti; mas
tornem-se eles os que se fazem tropeçar diante de ti. No tempo
da tua ira, toma ação contra eles.
Jeremias
sentiu-se desgastado nesta função que estava exercendo
para o Criador, a função de repetidor de palavras. As
palavras de punição estavam sendo dirigidas ao povo
escolhido, seu filho Jacó, aqui representado pela tribo de
Judá, concentrados em Jerusalém. O Criador insistia nas
palavras, embora não apresentasse o mesmo resultado que foi
visto em Nínive, afinal, o povo escolhido mostrou ser um povo
muito rebelde.
Muito
embora os humanos achem completamente normal estas reações
contra os pecadores, contra os iníquos, tidas por tais
profetas, não podemos esquecer que Jesus revelou ter
sentimentos e reações 100% opostas as estas ao lidar
com humanos mais rebeldes que estes.
O
Criador já havia avisado, pedido, pedido diversas vezes para
que seu filho recuasse do erro, entretanto o filho não recuou.
O agravante é que o filho achava que estava agradando ao
Criador. Novamente percebemos que a punição
é o recurso final, recurso extremo
utilizado
por quem ama, para
que o errante "reconheça",
admita
o seu próprio erro, modifique sua visão sobre aquele
assunto e passe a agir de forma diferente. O errante sofrerá
por causa da punição. No entanto, seu sofrimento
causará o sofrimento do Pai que ama o filho e que não
quer ver o filho sofrendo. No entanto, o
filho com suas ações erradas estava fazendo outros
filhos sofrerem. Ele
tem de parar de agir de forma egoísta e a
punição tem esta importante função.
O RETORNO DOS PUNIDOS
Bem,
e agora que Jeová já puniu com a morte aquele iníquo
que não recuou do seu mal caminho, apesar dos fortes e
contínuos apelos de Jeová?? Há
ainda alguma chance
para
este iníquo teimoso?? Novamente deixemos que o próprio
Jeová responda. Assim falou Jeová depois
da
punição de Efraim: (Jeremias
31:20) 20 “É
Efraim para mim um filho precioso ou um menino tratado com mimo?
Pois, ao ponto de eu falar contra ele, sem falta me
lembrarei dele AINDA MAIS.
Por
isso é que as minhas entranhas ficaram turbulentas por ele.
Decididamente
terei piedade dele”,
é
a pronunciação de Jeová.
LEMBRAR-SE
DE UM INÍQUO?? LEMBRAR-SE AINDA MAIS DO INÍQUO?? A
“iniciativa”
é
de Jeová. A iniciativa é do “ofendido”.
Isto
põe por terra vários conceitos humanos sobre Jeová,
não põe??
Mesmo
depois de punir aquele iníquo que não levou em conta os
Seus
contínuos apelos, Jeová
não desiste
deste
iníquo, pois este iníquo continua sendo muito
importante para
Ele. Me
lembrarei dele AINDA MAIS,
falou
Jeová. Para Jeová, ele, o punido, continua sendo um
filho precioso, não
é um filho descartável,
não
é um ex-filho.
Isto
revela que Jeová tem este filho iníquo em alta estima,
não revela?? Decerto que sim.
O
que é estima
mesmo?? Assim descreve
certo dicionário a palavra estima:
ESTIMA
s.f.
Apreciação favorável de uma pessoa ou de uma
coisa; amizade, apreço, afeição. / Consideração.
/ Estimação, avaliação.
Para
os filhos Judá e Levi que embora sendo ensinados,
comportaram-se de forma mais iníqua que Sodoma, comportaram-se
como a geração mais iníqua que todos os povos ao
redor, assim falou Jeová: (Ezequiel
16:51-61) 51 “‘E quanto a Samaria, ela não
cometeu nem a metade dos teus pecados, mas tu continuaste a fazer
abundar as tuas coisas detestáveis mais do que elas, de modo
que fizeste as tuas irmãs parecer justas por causa de todas as
tuas coisas detestáveis que praticaste. 52 Também
tu, carrega a tua humilhação ao teres de argumentar a
favor de tuas irmãs. Em vista dos teus pecados, nos quais
agiste de modo mais detestável do que elas [agiram], elas são
mais justas do que tu. E também tu, envergonha-te e carrega a
tua humilhação por fazeres as tuas irmãs parecer
justas.’ 53 “‘E eu vou recolher os seus
cativos, os cativos de Sodoma e das suas aldeias dependentes, e os
cativos de Samaria e das suas aldeias dependentes; vou recolher
também os teus cativos no seu meio, 54 para que carregues
a tua humilhação; e terás de sentir-te humilhada
em vista de tudo o que fizeste, sendo que tu as consolaste. 55 E
tuas próprias irmãs, Sodoma e suas aldeias dependentes,
RETORNARÃO ao seu estado anterior, e Samaria e suas aldeias
dependentes RETORNARÃO ao seu estado anterior, e
tu mesma e tuas aldeias dependentes RETORNAREIS ao vosso estado
anterior.
56 E
Sodoma, tua irmã, não se mostrou algo digno de se ouvir
tua boca [mencionar] no dia do teu orgulho, 57 antes que a tua
própria maldade chegasse a ser exposta, assim como no tempo do
vitupério das filhas da Síria e de todas ao redor dela,
as filhas dos filisteus, as que te menosprezam, por todos os lados.
58 A tua conduta desenfreada e as tuas coisas detestáveis,
tu mesma terás de carregá-las’, é a
pronunciação de Jeová.” 59 “Pois
assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Também
terei de fazer contigo assim como tu fizeste, porque desprezaste o
juramento, violando [meu] pacto. 60 E eu, eu mesmo, terei de
lembrar-me do meu pacto contigo nos dias da tua mocidade e terei de
estabelecer para ti um pacto de duração indefinida.
61 E
certamente TE LEMBRARÁS
dos
teus caminhos e TE
SENTIRÁS humilhada
ao acolheres as tuas irmãs,
as mais
velhas do que tu bem como as mais moças do que tu, e eu hei de
dá-las a ti por filhas, mas não devido ao teu
pacto.’
Vocês, a geração que mostrou ser mais iníqua que Sodoma, retornará. Certamente retornarás; certamente te lembrarás dos teus caminhos; certamente te sentirás humilhada. “Eu é que farei isto”. Estas declarações saídas da boca do próprio Jeová, comprovam e ratificam suas palavras: "Não me agrado na morte do iníquo". Assim como vivo”, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, “NÃO ME AGRADO NA MORTE DO INÍQUO, mas em que o iníquo recue do seu caminho e realmente continue vivendo.
Vocês, a geração que mostrou ser mais iníqua que Sodoma, retornará. Certamente retornarás; certamente te lembrarás dos teus caminhos; certamente te sentirás humilhada. “Eu é que farei isto”. Estas declarações saídas da boca do próprio Jeová, comprovam e ratificam suas palavras: "Não me agrado na morte do iníquo". Assim como vivo”, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, “NÃO ME AGRADO NA MORTE DO INÍQUO, mas em que o iníquo recue do seu caminho e realmente continue vivendo.
Eu
quero que o iníquo recue. Eu quero que o iníquo recue.
Mesmo depois da punição com morte, o Meu desejo não
muda.
O
próprio Criador continua revelando o que fará com seu
filho que foi punido com a morte por sua grande iniqüidade:
(Oséias
13:12-14) 12 “O erro de Efraim está embrulhado, seu
pecado está entesourado. 13 O que virá a ele são
as dores agudas de parto da parturiente. Ele é filho que não
é sábio, pois na época não ficará
parado por ocasião do irrompimento dos filhos [da madre].
14 “Da
mão do Seol os remirei; da morte os recuperarei.
Onde
estão os teus aguilhões, ó Morte? Onde está
a tua qualidade destrutiva, ó Seol? A própria compaixão
ficará escondida dos meus olhos.
Vou recuperá-los da morte, vou tirá-los da sepultura. Quanta insistência!! Jeová não desiste do seu desejo. Trata-se de um desejo persistente.
Vou recuperá-los da morte, vou tirá-los da sepultura. Quanta insistência!! Jeová não desiste do seu desejo. Trata-se de um desejo persistente.
Em
palavras próprias Jeová revela o que Ele deseja
ouvir e certamente ouvirá de seu filho que já foi
punido com a morte por também ser um adorador de ídolos,
depois deste ser retirado da sepultura: (Oséias
14:8-9) 8 “Efraim
[dirá]: ‘Que
é que eu tenho ainda
com
os ídolos?’
“Eu
mesmo
certamente darei resposta e CONTINUAREI
a
reparar nele. Sou
semelhante a um frondoso junípero. Em mim se tem de achar
fruto para vós.” 9 Quem é sábio para
entender estas coisas? Discreto, para sabê-las? Pois
os caminhos de Jeová são retos e os justos serão
os que andarão neles; mas os transgressores serão os
que tropeçarão neles.
O
filho dirá: Pai, veja como eu mudei. Eu
não sou mais um adorador
de ídolos. O Pai "continuará"
a reparar nele. Continuará
a observar as ações de
seu amado filho. Isto põe por terra certas afirmações
humanas a respeito de Jeová, não põe??
Jeová
estava ratificando suas expressões anteriores quanto às
palavras que seriam ditas por seu filho Efraim no futuro. Assim
incentiva Jeová a Efraim: (Oséias
14:1-3) 14 "Volta
deveras a Jeová, teu Deus, ó Israel, pois tropeçaste
no teu erro. 2 Tomai
convosco palavras e voltai a Jeová. Dizei-lhe, todos vós:
‘Que tu perdoes o erro; e aceita o que é bom, e nós
ofereceremos em troca os novilhos de nossos lábios. 3 A
própria Assíria não nos salvará. Não
cavalgaremos em cavalos. E
não mais diremos:
"Ó
nosso Deus!" ao
trabalho das nossas mãos,
porque
és tu que tens misericórdia para com o menino órfão
de pai.’
Aquele
que havia tropeçado no erro, tratando como Deus algo feito com
mãos humanas e que foi punido por tais erros, finalmente
reconheceria seu erro e retornaria para Jeová. Para que isto
aconteça, a iniciativa partirá daquele que foi o
ofendido, Jeová.
Podemos
concluir que, no caso de Jeová, punição é
a atitude extrema tomada por quem ama, visando
um bem maior daquele que será punido.
Visa que
o punido tome ciência de seu erro e possa demonstrar os
sentimentos
esperados daqueles que se conscientizam de seus
próprios erros.
Que
Deus Maravilhoso!! Que personalidade Nobre!! Quanta Sabedoria!! Este
sim é Jeová!!!
Ratifica
Jeová: "Ainda há esperança para os
punidos". Jeová passa a revelar com milênios de
antecedência as palavras que serão ditas por seu iníquo
punido filho Efraim, revelando seus SENTIMENTOS, quando este for
trazido de volta à vida: (Jeremias
31:15-19) 15 "Assim
disse Jeová: ‘Ouve-se uma voz em Ramá, lamentação
e choro amargo; Raquel chorando por seus filhos. Negou-se a ser
consolada por causa dos seus filhos, porque eles já não
existem.’" 16 Assim
disse Jeová: "‘Retém a tua voz do choro e
teus olhos das lágrimas, pois há uma recompensa pela
tua atividade’, é a pronunciação de Jeová,
‘e certamente retornarão da terra do inimigo’.
17 "‘E
existe esperança para o teu futuro’,
é
a pronunciação de Jeová, ‘e os filhos
certamente retornarão ao seu próprio território’."
18 "Ouvi
positivamente Efraim lastimar-se:
‘Corrigiste-me,
para que eu ficasse corrigido, como o bezerro que não foi
treinado. Faze-me voltar e eu voltarei prontamente, porque tu és
Jeová, meu Deus. 19 Pois,
após
a minha volta
senti
lástima; e depois
que se me fez saber
bati
na coxa. Fiquei envergonhado e senti-me também humilhado,
porque eu levara o vitupério da minha mocidade.’"
Jeová
está descrevendo o sentimento do seu amado rebelde filho
Efraim DEPOIS da punição.
Jeová deixa claro, muito claro, que a
punição de Efraim, punição
com a morte, não foi
definitiva. Efraim, rebelde adorador de ídolos, reconhecerá
que houve necessidade de punição, lamentará ter
cometido os erros, se sentirá envergonhado e humilhado e
afirmará ter sido um erro da mocidade. Foi só depois
que se me fez saber que
eu bati na coxa. Bater na coxa é uma reação de
quem reconhece e
lamenta ter feito algo. Foi um erro da juventude, dirá o
punido Efraim. Certamente não
era uma punição definitiva para
o ensinado, porém rebelde, adorador de Jeová.
Jeová
não desiste do iníquo.
Se
Jeová age assim com os escolhidos e ensinados, como agirá
com os não ensinados??
Decerto,
agirá com a mesmíssima Misericórdia. Jeová
é um Deus Imparcial. Isto põe por terra certos
conceitos humanos sobre Jeová, não põe??
IMITEMOS A UM DEUS "MARAVILHOSO"
Depois
de vermos os SENTIMENTOS e a atitude de Jeová para com seus
iníquos filhos "punidos" com a morte, que
sentimentos e atitudes devemos ter para com estes já punidos??
Que sentimentos e atitudes devemos ter para com qualquer humano que
se encontrar no estado de punição, que estiver
recebendo uma punição agora ou que vier a receber uma
punição no futuro??
Não
nos resta outra alternativa a não ser sentir e demonstrar
plena Misericórdia por tal humano, nosso igual, nosso
semelhante, nosso irmão. Isto é uma questão de
sensibilidade, de amor, de amor abnegado.
Jeová
é realmente um Deus Maravilhoso, de personalidade
maravilhosa!! Quanta sabedoria!! Quanta disposição de
ensinar e quanta sabedoria no ensinar!! Um insistente amor para um
teimoso iníquo. Um amor abnegado.
Esta
personalidade maravilhosa não é apenas para ser
admirada, pois assim falou Jesus: "Tendes de ser perfeitos ASSIM
COMO vosso Pai é perfeito". Nós, os alunos, temos
de imitar os SENTIMENTOS do professor; nós os filhos
temos de sentir os mesmos sentimentos do Pai.
Vestir
uma fantasia, vestir uma capa de povo de Deus, de povo adorador de
Deus é muito fácil de fazer. No entanto, o Criador tem
como objetivo, que cada um de nós seja
exatamente igual a Ele, que pensemos
como Ele, que sintamos
como Ele e que passemos a agir
como Ele. Este é o desafio de cada ser
humano. Que tal começar agora??
Mais
cedo ou mais tarde teremos de aprender. Antes, durante ou depois da
punição teremos de aprender. Com mais vergonha ou com
menos vergonha, teremos de aprender. Com mais humilhação
ou com menos humilhação, teremos de aprender. Com mais
sofrimento ou com menos sofrimento, teremos de aprender. Jeová
é O Pai que AMA, logo, não abre mão, não
desiste de cada um de nós. Embora sejamos filhos, Jeová
está nos ensinando a nos comportarmos como filhos para que Ele
possa orgulhosamente dizer: "Este é meu filho".
Depois de descrever os sentimentos e as expressões de um filho
punido, assim fala Jeová sobre Si mesmo: "Sou
semelhante
a um frondoso junípero. EM
MIM se
tem de achar fruto para vós.
Jeová
já se mostrou e continua “mostrando ser” um
frondoso junípero. É Nele que eu tenho procurado
frutos??
Comparando-me com Jeová, pode-se dizer a respeito de mim: Tal Pai, tal filho? Quando se poderá afirmar a meu respeito: Tal Pai, tal filho?? Jesus demonstrou ser a imagem e semelhança do Pai. Ele pode afirmar: Quem tem me visto, tem visto o Pai, pois, eu e o Pai somos um. Quando terei a mesma personalidade do Pai? Ou ainda mais: Sendo Jesus uma cópia fiel do Pai, quando terei a mesma personalidade de Jesus?
Comparando-me com Jeová, pode-se dizer a respeito de mim: Tal Pai, tal filho? Quando se poderá afirmar a meu respeito: Tal Pai, tal filho?? Jesus demonstrou ser a imagem e semelhança do Pai. Ele pode afirmar: Quem tem me visto, tem visto o Pai, pois, eu e o Pai somos um. Quando terei a mesma personalidade do Pai? Ou ainda mais: Sendo Jesus uma cópia fiel do Pai, quando terei a mesma personalidade de Jesus?
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