Os pais comem as uvas verdes e os dentes dos filhos é que ficam embotados
QUE SÁBIA LIÇÃO DO DEUS SÁBIO
Você gostaria de pagar pelo erro do
seu pai? Ficaria satisfeito em saber que sua vida seria tirada por
causa do erro de seu ancestral? Dificilmente.
Ficaria satisfeito em estar enterrando um
filho seu, muito amado, por causa de um erro do seu rei?
Dificilmente. Parece que os israelitas também não
gostaram de viver esta situação temporária. Um
relacionamento assim soa como injustiça e gerou o dito
proverbial acima. Em certa ocasião tiveram de chorar a morte
de setenta mil israelitas por causa do erro de Davi, seu rei. Suponha
que aquele filho que você tanto ama, seu filho querido
estivesse na relação dos mortos. Que sentimentos
nutriria por Davi? Acharia que Jeová estava sendo justo?
Acharia que Jeová estava sendo injusto??
Havia um mandamento e havia uma punição
prevista, não havia?? Sim, tanto havia, como o próprio
Davi foi avisado em relação a ela. Embora houvesse sido
questionado, Davi insistiu em satisfazer a Sua vontade.
O oposto talvez fosse melhor. Independente
de minha atuação no presente, serei ricamente
favorecido por causa de um ancestral. Pela boa atuação
do meu rei serei ricamente favorecido, muito embora eu não
mereça nada do que vou herdar. Definitivamente, esta situação
é bem mais agradável, mas sinceramente, não me
sentiria nada bem em estar nesta situação. Soa como
favoritismo, protecionismo, parcialidade.
Será que Jeová estabeleceu
esta base de relacionamento como a forma que Ele trataria toda a
humanidade??
Será que a humanidade ficaria
dividida com dois grupos??
Um grupo dos favorecidos em face do acerto
de um homem em oposição a outros grupos formados por
todos os demais não descendentes deste glorioso humano??
Mas, estranho como pareça, estas
foram duas das condições do "acordo" ou
"pacto" que o Criador estabeleceu com a nação
de Israel.
Será que existe algo a ser entendido
com o passar do tempo??
Seria este o definitivo relacionamento de
Deus com a humanidade??
Estas foram as palavras saídas da
boca de Jeová: Êxodo 20:5,6 5
Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a
servi-las, porque eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige
devoção exclusiva, trazendo
punição pelo erro dos pais sobre os filhos,
sobre a terceira geração e sobre a quarta geração
no caso dos que me odeiam, 6 mas usando
de benevolência para com a milésima geração
no caso dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.
Êxodo 34:6,7 6 E Jeová ia passando diante da sua face e declarando: “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade, 7 preservando a benevolência para com milhares, perdoando o erro, e a transgressão, e o pecado, mas de modo algum isentará da punição, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os netos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração.”
Números 14:17,18 17 E agora, por favor, torne-se grande o teu poder, ó Jeová, assim como falaste, dizendo: 18 ‘Jeová, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência, perdoando erro e transgressão, mas ele de modo algum eximirá da punição, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração.’
Deuteronômio 5:9,10 9 Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las, porque eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, e sobre a terceira geração e sobre a quarta geração, no caso dos que me odeiam, 10 mas usando de benevolência para com a milésima geração no caso dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.
Êxodo 34:6,7 6 E Jeová ia passando diante da sua face e declarando: “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade, 7 preservando a benevolência para com milhares, perdoando o erro, e a transgressão, e o pecado, mas de modo algum isentará da punição, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os netos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração.”
Números 14:17,18 17 E agora, por favor, torne-se grande o teu poder, ó Jeová, assim como falaste, dizendo: 18 ‘Jeová, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência, perdoando erro e transgressão, mas ele de modo algum eximirá da punição, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração.’
Deuteronômio 5:9,10 9 Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las, porque eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, e sobre a terceira geração e sobre a quarta geração, no caso dos que me odeiam, 10 mas usando de benevolência para com a milésima geração no caso dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.
Séculos depois, o povo questionava o
Criador quanto a este item do acordo ou pacto. O Todo-Sábio
Criador passou a explicar-lhes aquilo que Ele queria que seus filhos
enxergassem e falou-lhes a respeito de um futuro "acordo"
ou "pacto" a ser firmado com eles. Jeová queria que
vissem: Um relacionamento assim é horrível.
Como poderia haver um julgamento com
base individual, plenamente
justo e definitivo para todos, em
um relacionamento em que o filho é "beneficiado
pelo acerto"
do ancestral ou recebe "punição
pelo erro" do ancestral?
Que definitivo julgamento individual
poderia haver, por exemplo, para os 70.000 que foram mortos pelo
anjo de Jeová pelo erro de Davi?
Sendo um filho escolhido para ser
ensinado e outro não ensinado, ou seja, foi produzido um
ambiente mais favorável para um filho do que para outro não
havendo isonomia. As condições teriam de ser iguais
para todos os filhos antes do julgamento individual destes. Nos
coloquemos no lugar dos não ensinados. É uma condição
de igualdade?
Certamente, Jeová não é
iníquo.
Os não ensinados estavam agindo de forma
iníqua. Deviam ser eliminados?? Os ensinados queriam que fosse
assim. No entanto, os ensinados também estavam agindo de forma
iníqua, aliás, de forma mais iníqua do que os
não ensinados. O que eles desejavam?? Desejavam ser perdoados.
Os que estão sendo ensinados devem
receber perdão por suas iniquidades e os não ensinados
devem receber a eliminação. Não existe algo
errado neste desejo humano?? Bem, este era o desejo dos que foram
escolhidos para serem ensinados.
Jó e seus companheiros tinham o
"conceito humano" até então acreditado de que
ao humano iníquo e aos filhos dos iníquos, o Criador
daria todas as pragas, só as pragas, enquanto ao humano justo
e a seus filhos, o Criador daria coisas boas, só coisas boas.
Façamos uma análise deste conceito em: quem
é o iníquo?
Quer ouvir a palavra do Todo-Sábio
Criador sobre este dito proverbial criado pelos israelitas?
Em certa parte do diálogo, o Criador
afirma: Assim falou o Criador em Jeremias 31:28-30: 28
“E terá de acontecer que assim como fiquei alerta para
com eles para desarraigar, e para demolir, e para derrubar, e para
destruir, e para danificar, assim ficarei alerta para com eles para
edificar e para plantar”, é a pronunciação
de Jeová. 29 “Naqueles
dias não se dirá mais:
‘Os pais foram os que comeram a uva verde, mas foram os dentes
dos filhos que ficaram embotados.’ 30 Mas cada um morrerá
pelo seu próprio erro. Qualquer homem que comer uva verde, os
seus é que serão os dentes que ficarão
embotados.”
O Criador admite haver
um relacionamento em que “filhos são punidos pelo erro
dos pais”, entretanto, de forma lógica,
relaciona o “naqueles dias” (futuro) em que não se
dirá mais tal dito proverbial, com os dias do cumprimento do
novo pacto. No mesmo diálogo, dando seqüência na
sua explicação para seu povo, assim falou o Criador
sobre o novo pacto em Jeremias 31:31-34: 31
“Eis que vêm dias”, é a pronunciação
de Jeová, “e
eu vou concluir um novo pacto com a casa de Israel e com a casa de
Judá;
32 não um igual ao pacto que concluí com os seus
antepassados no dia em que os tomei pela mão para os tirar da
terra do Egito, ‘pacto meu que eles próprios violaram,
embora eu mesmo tivesse a posse marital deles’, é a
pronunciação de Jeová”. 33 “Pois
este é o pacto que concluirei com a casa de Israel depois
daqueles dias”, é a pronunciação de Jeová.
“Vou pôr a minha lei no seu íntimo e a escreverei
no seu coração. E vou tornar-me seu Deus e eles mesmos
se tornarão meu povo.” 34 “E não mais
ensinarão, cada um ao seu companheiro e cada um ao seu irmão,
dizendo: ‘Conhecei a Jeová!’ porque
todos eles me conhecerão, desde o menor deles até o
maior deles”,
é a pronunciação de Jeová. “Porque
perdoarei seu erro e não me lembrarei mais do seu pecado.”
Estava o Pai Jeová
agindo arbitrariamente durante aquele tempo??
Óbvio que não.
Aqueles homens finalmente perceberiam o quanto eles estavam sendo
permanentemente perdoados durante todo o tempo. Desta forma, na mente
deles deixaria de fazer sentido aquele dito proverbial.
Entendi. Tudo era uma
questão de percepção daqueles humanos pactuados.
Como o tempo é
o aliado da verdade, havia necessidade de tempo. Durante este tempo,
os humanos pactuados tinham muitos pensamentos sobre o que
representava aquele relacionamento dedicado exclusivamente a eles.
No entanto, a verdade
seria descoberta por eles no tempo devido.
E quanto ao Pai
Jeová??
Ora, o Pai Jeová
era Aquele que estava ensinado as lições, não
era??
Bem, o Professor sabe
toda a matéria. Quem não sabe a matéria são
os alunos. Até aprenderem o que está na mente do
Professor, os alunos presumem muitas coisas e tomam decisões
com base em suas prematuras conclusões.
Entretanto, o
Criador também havia colocado outro item no primeiro pacto:
perdoando erro
e transgressão, mas ele de modo algum eximirá da
punição.
Será que o Pai
Jeová é aquele tipo de pessoa que não exime
ninguém da punição??
Segundo a Versão
TNM, o Criador perdoaria o erro, a transgressão e o pecado,
MAS o pecado não ficaria sem a devida punição.
Ele não abriria mão da punição - mas
ele de modo algum eximirá da punição.
Neste caso, se trava
de um Deus de plena justiça, não é mesmo??
No entanto, fica uma
grande contradição na mesma afirmação.
Antes de tal frase,
está registrada uma outra informação: “Vou
perdoar o erro, a transgressão e o pecado”.
Vamos recorrer a uma
outra Tradução??
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Êxodo
20:5-6) 5
Não
as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu, Jeová
teu Deus, sou Deus zeloso, que
visito a iniqüidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta
geração
daqueles
que me aborrecem, 6
e
uso misericórdia até mil gerações
daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Assim verte a
Tradução Almeida:
(Êxodo
20:5-6) 5
Não
te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu,
o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que
visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e
quarta geração
daqueles
que me odeiam. 6
e
uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os
meus mandamentos.
Bem, estas duas
Traduções nos oferecem uma visão diferente: Nos
apresentam o
termo “visitar”.
Vamos tentar
entender??
Vamos verificar o
significado e uso da palavra “visitar”;
Visitar
– esta é
a definição dada pelo dicionário Houaiss:
percorrer
fiscalizando; inspecionar, vistoriar; manisfestar-se (Deus) aos
homens; fazer visitas mutuamente; conviver..
visitar
v.
(1365)
1
t.d.
ir
ver (alguém), por cortesia, dever, afeição etc.
no local em que se encontra <foi
v. a madrinha>
2
t.d.
ir
conhecer, rever ou percorrer com determinada finalidade <visita
muitos museus nas férias>
3
t.d.
ir
atender (doente) em seu domicílio ou leito hospitalar <o
médico visita várias famílias no bairro>
4
t.d.
percorrer
fiscalizando; inspecionar, vistoriar <inspetores
visitam a fábrica mensalmente>
5
t.d.
manifestar-se
a, aparecer a <a
tristeza visita-o frequentemente>
6
t.d.
manifestar-se
(Deus) aos homens <Deus
visitou-o em seu martírio>
7
pron.
fazer
visitas mutuamente; conviver, dar-se com <são
parentes afastados que nunca se visitam>
¤
gram
a
respeito da conj. deste verbo, ver -itar
¤
etim
lat.
visìto,as,ávi,átum,áre
'ver
muitas vezes, visitar' ¤
hom
visita(3ªp.s.),
visitas(2ª p.s.) / visita(s.f.)
e pl.
O que faria Jeová??
Ele conviveria com
os pecados dos pais, dos filhos, dos netos e dos bisnetos (quatro
gerações).
Não foi
exatamente isto o que O Pai Jeová fez??
O que informou o
Pai para Abraão??
TNM reza:
(Gênesis
15:13-16) 13
E
ele começou a dizer a Abrão: “Sabe com certeza
que o teu descendente se tornará residente forasteiro numa
terra que não é sua; e eles terão de
servir-lhes, e estes certamente os atribularão por
quatrocentos anos. 14
Mas
eu estou julgando a nação à qual servirão,
e depois sairão com muitos bens. 15
Quanto
a ti, irás em paz para os teus antepassados; serás
enterrado numa boa velhice. 16
Na
quarta geração, porém, voltarão para cá,
porque ainda não se completou o erro dos amorreus.”
Havia necessidade
de completar o erro dos amorreus??
Durante quanto
tempo??
Durante
quatrocentos anos?? Durante quatro gerações??
Será que os
descendentes de Abraão tinham algum parentesco com os
amorreus??
O que Jeová
falou centenas de anos depois de Moisés??
TMN reza:
(Ezequiel
16:1-3) 16 E a palavra de
Jeová veio a mim adicionalmente, dizendo: 2
“Filho do homem,
faze saber a Jerusalém as suas coisas detestáveis. 3
E terás de dizer:
‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová a Jerusalém:
“Tua origem e teu nascimento é da terra do cananeu. Teu
pai era amorreu e tua mãe hitita.
Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 16:1-3) 1
Veio a mim a palavra de Jeová, dizendo: 2 Filho do
homem, faze conhecer a Jerusalém todas as suas abominações,
3 e dize: Assim diz o Senhor Jeová a Jerusalém:
A tua origem, e a tua natividade, vem da terra dos cananeus; o
amorreu era teu pai, e tua mãe era hetéia.
Filhos de amorreus?? Sim, filhos de amorreus. Era
assim que o Pai Jeová os via.
Durante quatrocentos anos Jeová estava
inspecionando o erro do descendente dos amorreus.
Depois de quatrocentos anos, haverá uma
geração que retornará para onde??
Para a terra de Canaã.
Quem foi que padeceu no Egito por quatrocentos
anos??
Não foram os descendentes dos amorreus??
Será que as ações dos
descendentes dos amorreus no caso Diná, precisava ser visitado
pelo Pai durante as quatro gerações (quatrocentos
anos)??
O que aqueles descendentes dos amorreus haviam
feito??
ATMN reza:
(Gênesis
34:25-29) 25 No
entanto, sucedeu que no terceiro dia, quando sentiam dores, os dois
filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná,
passaram a tomar cada um a sua espada e a ir insuspeitos à
cidade, e mataram todo macho. 26
E
a Hamor e a Siquém, seu filho, mataram ao fio da espada.
Tiraram então Diná da casa de Siquém e saíram.
27 Os
outros filhos de Jacó atacaram os homens mortalmente feridos e
foram saquear a cidade, porque haviam aviltado a sua irmã. 28
Tomaram
os seus rebanhos, e as suas manadas, e os seus jumentos, e o que
havia na cidade e o que havia no campo. 29
E
a todos os seus meios de subsistência, e a todas as suas
criancinhas, e as esposas deles levaram cativas, de modo que
saquearam tudo o que havia nas casas.
Será que toda esta carnificina, engano,
roubo e escravizar mulheres e crianças não representava
um erro a ser exaltado, percebido, lamentado por todas as gerações
destes descendentes dos amorreus??
Será que os filhos condenavam estas ações
de seus antepassados ou será que repetiram os mesmos erros dos
antepassados??
Será que se envergonhavam destas ações
de seus antepassados??
Será que passaram a matar todo macho,
deixando vivos apenas mulheres e crianças do sexo feminino,
roubando todos os tesouros e ainda escravizando tais mulheres e
crianças??
Não foi exatamente isto o que fizeram??
Não foi exatamente um descendente de Levi
que tomou a iniciativa de voltar a praticar tais abominações
na terra de Canaã??
Não foi exatamente um descendente de Levi
que definiu que tais ações eram a coisa certa a ser
feita com os demais habitantes da terra de Canaã??
Depois de mais de quatrocentos anos, os
descendentes dos amorreus voltaram a praticar os mesmos crimes
hediondos na terra de Canaã??
Sim, a história está registrada.
Embora tivessem passado quatrocentos anos como
escravos, e escravos atribulados, recebendo em si mesmos aquilo que
haviam promovido para outros (escravidão), eles não
passaram a condenar as ações de seus antepassados,
antes, passaram a repetir as mesmas ações de seus
antepassados, dando total aprovação àquelas
ações.
O que mais disse o Pai Jeová para Ezequiel
em relação aos descendentes dos amorreus??
A TMN reza:
(Ezequiel
16:4-6) 4 E
quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi
cortado o cordão umbilical e não foste lavada em água
para purificação, e não foste esfregada com sal,
e de modo algum foste enfaixada. 5 Nenhum
olho teve dó de ti para fazer-te uma destas coisas em
compaixão para contigo, mas foste lançada na superfície
do campo, porque se abominava a tua alma no dia em que nasceste. 6
“‘“E eu
vim passando por ti e cheguei a ver-te espernear no teu sangue, e
passei a dizer-te no teu sangue: ‘Continua vivendo!’ sim,
a dizer-te no teu sangue: ‘Continua vivendo!’
Após o cometimento deste crime hediondo,
Jeová os orientou a irem para Betel, longe dos olhos das
testemunhas de tal crime hediondo. Certamente se abominava a alma
deste descendente de amorreus.
(Gênesis
35:1) 35 Deus disse depois a
Jacó: “Levanta-te, sobe a Betel e mora ali, e faze ali
um altar ao [verdadeiro] Deus que te apareceu quando fugiste de Esaú,
teu irmão.”
O Pai Jeová não exterminou estes
descendentes de amorreus. O erro destes amorreus devia ser
reconhecido tanto pelos praticantes, como por seus descendentes.
Deviam envergonhar-se grandemente por tais crimes.
Que reação haviam tido estes
homens, logo após tal carnificina?? O que disseram??
A TNM reza:
(Gênesis
34:31) 31 Disseram,
por sua vez: “Havia alguém de tratar nossa irmã
como prostituta?”
Achavam-se
plenamente justificados de terem praticado uma carnificina.
O que faria o Pai Jeová??
Continuaria visitando o erro dos descendentes dos
amorreus, mantendo um relacionamento com tais praticantes de crimes
hediondos.
Certamente que o
Pai Jeová tinha um objetivo educativo em mente.
Ao final, o que
faria o Pai??
O que o Pai
prometeu ao ensinado que rejeitou os mandamentos do Pai Jeová
e abominou os estatutos do Pai Jeová??
O Pai Jeová
prometeu que perdoaria todos os erros e pecados deste rebelde filho
escolhido e ensinado.
Tradução
Brasileira verte:
(Ezquiel 16:59-63)
59
Pois assim diz o Senhor Jeová: Também te farei a ti,
como fizeste, tu que desprezaste o juramento, invalidando a aliança.
60 Contudo eu me lembrarei da minha aliança contigo nos dias
da tua mocidade, e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
61 Então te lembrarás dos teus caminhos, e ficarás
envergonhada, quando receberes as tuas irmãs, as irmãs
mais velhas e bem assim as irmãs mais moças; e tas
darei por filhas, porém não pela tua aliança. 62
Eu estabelecerei a minha aliança contigo e saberás que
eu sou Jeová, 63 para que te lembres, e fiques confundida, e
não abras mais a tua boca por causa da tua vergonha; quando
eu te houver perdoado tudo o que fizeste, diz o Senhor Jeová.
- “Vou
perdoar TUDO o que fizestes. Você se envergonhará”.
O Criador
perdoaria todos os erros da nação ensinada. E quanto
aos não ensinados, poderia deixar de perdoar? Ele é
Imparcial na plenitude da palavra. 100% Imparcial.
O Pai Jeová tem
os Seus princípios como invioláveis por Ele. É a
inviolabilidade de princípios que dão ao Pai Jeová
a condição de Santo.
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