RETRIBUIÇÃO DE YHWH – A LEI QUE NOS EDUCA
Caso
um homem ao disparar uma arma de fogo, em qualquer direção,
tivesse SEMPRE tal projétil voltando para seu próprio
corpo naquele mesmo minuto, independente para que direção
este homem corresse, certamente este nunca mais dispararia outra vez
uma arma de fogo. Sendo imediato o retorno da ação
tomada, o humano deixaria de praticar a ação contra seu
próximo, por não desejar sentir a dor que isto
ocasionaria nele. No entanto, o objetivo de Jeová é
maior do que isto.
Assim
falou Jesus: (Mateus
26:51-52) . . .. 52
Jesus
disse-lhe então: “Devolve a espada ao seu lugar, pois
TODOS
os que tomarem a espada perecerão pela espada.
NUNCA
tome nenhuma atitude agressiva contra ninguém, pois quem agir
com agressividade contra a vida,
certamente receberá de volta o mesmo
tratamento agressivo. Esta é a lei da retribuição.
SEMPRE
tome ações benéficas, positivas, em favor dos
homens. Isto inclui irmãos amigos e irmãos inimigos. No
lugar de estar preocupado em retribuir
a ação maléfica ou benéfica praticada por
outros homens, seja uma fonte
de ações benéficas, positivas, independente da
ação tomada pelos outros homens.
SEMPRE
tome a iniciativa e SEMPRE faça coisas positivas, benéficas.
(Mateus
7:12) 12
“TODAS
AS COISAS, PORTANTO, QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, VÓS
TAMBÉM TENDES DE FAZER DO MESMO MODO A ELES;
isto, de fato, é o que a Lei e os Profetas querem dizer.
(Lucas
6:31) 31
“Também,
ASSIM
COMO QUEREIS QUE OS HOMENS FAÇAM A VÓS, FAZEI DO MESMO
MODO A ELES.
Estas
duas afirmações acima estão na forma
ATIVA de fazer e não na forma
de não fazer. Jesus traz a atenção o outro lado
de não tomar uma atitude agressiva contra o próximo.
Assim, além de NUNCA tomar nenhuma ação negativa
contra o meu semelhante (os humanos), SEMPRE tome ações
positivas, ações que visam o bem estar do meu
semelhante.
(Mateus
22:34-40) 34
Tendo
os fariseus ouvido que ele silenciara os saduceus, ajuntaram-se num
só grupo. 35
E um
deles, versado na Lei, perguntou para prová-lo: 36
“Instrutor,
qual é o maior mandamento na Lei?” 37
Disse-lhe:
“‘Tens
de amar a
Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda
a tua alma e de toda a tua mente.’ 38
Este
é o maior e primeiro mandamento. 39
O
segundo, semelhante a este, é: ‘Tens
de amar o teu
próximo como a ti mesmo.’ 40
Destes
dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”
No entanto, se alguém tomar uma atitude maléfica e agressiva contra você, perdoe. Tantas quantas forem as vezes que tomarem ações agressivas contra você, perdoe. Perdoar é o mesmo que não levar em conta. Isto significa que devo esquecer, não devo lembrar, e finalmente apagar da minha memória toda e qualquer atitude maléfica praticada contra mim. Não se pode negar que a dívida existe. No entanto, eu tenho de tomar a iniciativa em cancelar a dívida.
Estarei errado se eu
decidir retribuir ao ofensor o mesmo mal que ele me causou??
O Pai celestial promete
que irá usar a lei da retribuição.
A mesma atitude que demonstrares ter para com o teu próximo,
qualquer humano vivo ou morto, o Pai celestial terá para com
você. Neste caso, eu estarei pedindo ao Pai celestial que me
trate assim como eu tenho tratado os outros homens.
(Mateus
6:9-12) 9 “Portanto, tendes de orar do seguinte modo: “‘Nosso
Pai nos céus, santificado seja o teu nome. 10 Venha o teu
reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também
na terra. 11 Dá-nos hoje o nosso pão para este dia; 12
e
PERDOA-NOS as nossas dívidas, ASSIM COMO NÓS também
TEMOS PERDOADO aos nossos devedores.
FAREI A VÓS EXATAMENTE O QUE FIZERDES AOS OUTROS.
FAREI A VÓS EXATAMENTE O QUE FIZERDES AOS OUTROS.
(Mateus
7:1-2) 7
“Parai
de julgar, para que não sejais julgados; 2
pois,
com o julgamento com que julgais, vós sereis julgados; E
COM A MEDIDA COM QUE MEDIS, MEDIRÃO A VÓS.
(Mateus
6:14-15) 14
“Pois,
SE
PERDOARDES aos
homens as suas falhas, TAMBÉM
O VOSSO PAI CELESTIAL VOS PERDOARÁ;
15
ao
passo que, SE
NÃO PERDOARDES aos
homens as suas falhas,
TAMPOUCO
O VOSSO PAI VOS PERDOARÁ AS VOSSAS FALHAS.
Embora não tenha dado a
cada um segundo os seus próprios caminhos, O Pai celestial já
usava esta lei da retribuição, tanto no seu
relacionamento com o povo escolhido, como com o restante dos humanos,
claro, Ele é imparcial.
De que forma Jeová usava
e porque Jeová uma lei de retribuição?
Trata-se de um relacionamento
educativo. Trata-se de um relacionamento com um objetivo muito bem
definido na mente do Pai Celestial.
(Joel
3:1-8) 3
“Pois,
eis que naqueles dias e naquele tempo, quando eu trouxer de volta os
cativos de Judá e de Jerusalém, 2
vou
também reunir todas as nações e fazê-las
descer à baixada de Jeosafá; e ali vou pôr-me em
julgamento com elas por causa do meu povo e da minha herança
de Israel, que dispersaram entre as nações; e
repartiram a minha própria terra. 3
E
continuaram a lançar sortes sobre o meu povo; e foram dar o
menino por uma prostituta, e venderam a menina por vinho, para
beberem. 4
“E
também, que tendes vós comigo, ó Tiro e Sídon,
e todas as regiões da Filístia? É este o
tratamento que me dais em recompensa? E se vós me dais tal
tratamento, PAGAREI
DE VOLTA VELOZ E RAPIDAMENTE VOSSO TRATAMENTO
ÀS
VOSSAS CABEÇAS. 5
Porque
vós tomastes a minha própria prata e o meu próprio
ouro e introduzistes nos vossos templos as minhas próprias
boas coisas desejáveis; 6
e
vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém
aos filhos dos gregos, a fim de removê-los para longe do seu
próprio território; 7
eis
que os desperto [para virem] do lugar ao qual os vendestes E
VOU PAGAR DE VOLTA VOSSO TRATAMENTO
ÀS
VOSSAS PRÓPRIAS CABEÇAS.
8
E
vou vender vossos filhos e vossas filhas à mão dos
filhos de Judá, e terão de vendê-los aos homens
de Sabá, a uma nação longínqua; porque o
próprio Jeová [o] falou.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Joel
3:1-8) 1
Pois
eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu restaurar os
exilados de Judá e de Jerusalém, 2
congregarei
todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá;
e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da
minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre as
nações; repartiram a minha terra, 3
e
lançaram sortes sobre o meu povo; deram um menino por uma
meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem. 4
E
também que tendes vós comigo, Tiro e Sidom, e todas as
regiões da Filístia? Acaso quereis vingar-vos de mim?
Se assim vos quereis vingar, bem
depressa retribuirei
o
vosso feito sobre a vossa cabeça.
5
Visto
como levastes a minha prata e o meu ouro, e os meus ricos tesouros
metestes nos vossos templos; 6
também
vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém
aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos; 7
eis
que eu os suscitarei do lugar para onde os vendestes, e
retribuirei
o
vosso feito sobre a vossa cabeça;
8
pois
venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de
Judá, e estes os venderão aos sabeus, a uma nação
remota, porque o Senhor o disse.
(Oséias
12:2) 2
“E
Jeová tem uma causa jurídica CONTRA
JUDÁ,
sim, para fazer um ajuste de contas com Jacó segundo os seus
caminhos;
PAGAR-LHE-Á DE VOLTA SEGUNDO AS SUAS AÇÕES.
Assim
verte a Tradução Almeida:
(Oséias
12:2) 2
O
Senhor também com Judá tem contenda, e
castigará a Jacó segundo os seus caminhos; segundo as
suas obras o recompensará.
Vou fazer contigo exatamente
assim como fizestes.
(Isaías
65:6-7) 6
“Eis
que está escrito diante de mim. Não ficarei quieto,
mas vou dar uma recompensa; vou pôr mesmo uma recompensa no seu
próprio seio, 7
pelos
seus próprios erros e pelos erros dos seus antepassados ao
mesmo tempo”,
disse Jeová. “Visto que fizeram fumaça
sacrificial sobre os montes e me vituperaram sobre os morros, também
eu vou medir-lhes seu salário primeiro de tudo no seu próprio
seio.”
(Ezequiel
16:59-61) 59
“Pois
assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘TAMBÉM
TEREI DE FAZER CONTIGO ASSIM COMO TU FIZESTE,
porque desprezaste o juramento, violando [meu] pacto. 60
E
eu, eu mesmo, terei de lembrar-me do meu pacto contigo nos dias da
tua mocidade e terei de estabelecer para ti um pacto de duração
indefinida. 61
E
certamente te lembrarás dos teus caminhos e te sentirás
humilhada ao acolheres as tuas irmãs, as mais velhas do que tu
bem como as mais moças do que tu, e eu hei de dá-las a
ti por filhas, mas não devido ao teu pacto.’
(Oséias
9:7) 7
“Terão
de vir os dias de se receber atenção; TERÃO
DE VIR OS DIAS DA DEVIDA RETRIBUIÇÃO.
Os
de Israel [o] saberão. O profeta será tolo, o homem da
expressão inspirada ficará enlouquecido por causa da
abundância do teu erro, sendo abundante até mesmo a
hostilidade.”
Trarei
o teu procedimento sobre a tua própria cabeça.
(Ezequiel
9:9-10) 9 De modo
que ele me disse: “O erro da casa de Israel e de Judá é
muito, muito grande, e o país está cheio de
derramamento de sangue e a cidade está cheia de deturpação;
pois disseram: ‘Jeová deixou o país e Jeová
não vê.’ 10 E
também, no que se refere a mim, meu olho não terá
dó, nem terei compaixão. Hei
de trazer o procedimento deles sobre a sua própria cabeça.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Ezequiel
9:9-10) 9 Então me disse ele: A iniqüidade da casa de
Israel e de Judá é grande em extremo, a terra está
cheia de sangue, e a cidade cheia da perversão de juízos;
porque dizem: Jeová abandonou a terra, Jeová não
vê. 10 Também quanto a mim, os meus olhos não
pouparão, nem mostrarei piedade, porém
sobre a cabeça deles farei recair o seu caminho.
(Ezequiel
11:21) 21 “‘“Mas
quanto àqueles cujo coração está andando
nas suas coisas repugnantes e nas suas coisas detestáveis, hei
de trazer seu próprio procedimento sobre a sua cabeça”,
é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.’”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Ezequiel
11:21) 21 Mas quanto àqueles cujo coração
anda após o coração das suas coisas detestáveis
e das suas abominações, farei
recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o
Senhor Jeová.
No entanto, fica no ar a
seguinte pergunta: Para que serve a lei da retribuição??
A lei da retribuição tem um importante papel na nossa
vida.
Decerto, serve para a pessoa
tome consciência do grande mal que ela esteve ou
ainda está causando a outros humanos semelhantes a ele.
Tomando ciência deste fato, o humano deverá se
envergonhar. Se for exposto diante da plateia, certamente sentirá
grande vergonha e humilhação.
É imprescindível
que o errante tome plena consciência do seu erro. Sem que isto
ocorra, ele jamais poderá dar meia volta. Enquanto o errante
não perceber que é um errante ou não for
convencido que é um errante, não poderá dar meia
volta. Dar meia volta significa passar a andar no sentido contrário
ao que se estava andando até então. Ninguém pode
dar meia volta pelo errante; somente ele pode tomar esta
atitude e somente depois de tomar consciência. Este é
o desejo do Pai.
Quando alguém se torna
um opressor e comete um mal contra mim, o que devo fazer?? Devo usar
a lei da retribuição?? Afinal, eu sou a vítima.
Devo fazer um mal, qualquer mal contra ele?? Que INICIATIVA
tenho de tomar??
Ouçamos a Jesus: (Mateus
18:15-17) 15 “Outrossim, se o teu irmão cometer um
pecado, vai
expor a falta dele entre
ti e ele só. Se te escutar, ganhaste
o teu irmão. 16 Mas,
se não te escutar, toma contigo mais um ou dois, para que,
pela boca de duas ou três testemunhas, todo assunto seja
estabelecido. 17 Se não os escutar, fala à congregação.
Se não escutar nem mesmo a congregação, seja ele
para ti apenas como homem das nações e como cobrador de
impostos.
Assim, passamos a entender as
palavras de Jesus: "Quando teu irmão cometer uma falta
contra você, VÁ falar com ele sobre isto".
Com que objetivo?? Com que desejo no coração?? Ajudá-lo
a tomar consciência do erro praticado, para que ele e somente
ele possa dar a esperada meia volta. "Se ele não tomar
consciência do erro, tome mais duas ou três pessoas e
tente de novo. Se mesmo assim ele não tomar consciência
do erro, se mesmo assim ele não for convencido de que houve
erro e houve dano, reúna uma assembleia de pessoas para que a
presença destas pessoas possa induzi-la a tomar consciência
do erro". Se não acontecer o esperado, isto revela que
esta pessoa está muito doente. Esqueça o acontecido,
pois o perdão, o cancelamento da dívida, já foi
concedido (doado) por você muito antes do primeiro passo. Estes
passos têm como objetivo, apenas que o errante tome
consciência, se envergonhe do seu erro e dê meia volta.
Somente o errante pode deixar de ser errante. Este é o desejo
do Pai. O Pai não deseja se livrar do errante. O Pai não
desiste do errante.
O objetivo destas ações
não é ser ressarcido de qualquer bem material
envolvido. O objetivo não é convencê-lo que ele
pague a dívida, qualquer dívida. O objetivo não
é convencê-lo que ele deve receber uma punição
como retribuição, como vingança. Poderia ser um
dos objetivos apresentados neste parágrafo?? Se for este o
caso, revela-se o que o ofendido tem no seu coração,
satisfação do desejo de vingança ou compensação.
Passamos
a perceber que a prerrogativa de usar a lei da retribuição
é do Pai.
No entanto, não deve ser
o medo de ser punido, que deve induzir o humano a agir em relação
a seu próximo. Tampouco o medo de ser exposto e humilhado
diante de todos deve ser a motivação ideal no tocante a
lidarmos com o nosso semelhante.
A lei da retribuição
deve nos levar a outro lugar, a outro patamar.
Jesus
nos revela a motivação superior. Assim nos ensina
Jesus, repetindo exatamente aquilo que foi falado pelo Pai celestial:
(Marcos
12:28-34) 28
Ora,
um dos escribas, que se aproximara e os ouvira discutindo, sabendo
que ele lhes tinha respondido de modo excelente, perguntou-lhe: “Que
mandamento é o primeiro de todos?” 29
Jesus
respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, ó Israel:
Jeová, nosso Deus, é um só Jeová, 30
e
tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração,
e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força.’
31
O
segundo é este: ‘TENS
DE AMAR
O
TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.’
NÃO
HÁ OUTRO MANDAMENTO MAIOR DO QUE ESTES.”
32
O
escriba disse-lhe: “Instrutor, bem disseste em harmonia com a
verdade: ‘Ele é Um só, e não há
outro senão Ele’; 33
e
este amá-lo de todo o coração e de todo o
entendimento, e de toda a força, e este amar o próximo
como a si mesmo, VALE
MUITO MAIS DO QUE TODOS OS HOLOCAUSTOS E SACRIFÍCIOS.”
34
Jesus,
em vista disso, discernindo que tinha respondido inteligentemente,
disse-lhe: “Não
estás longe do reino de Deus.”
Mas,
ninguém tinha mais coragem de interrogá-lo.
Não é o medo de sofrer o mesmo prejuízo dado ao próximo, que deve ser o guia do relacionamento humano de uns para com outros. A preocupação em não causar nenhum mal ao próximo é saber que ele sofrerá em face de minha atitude, da minha ação ou da minha omissão. Se eu amá-lo, jamais vou querer que ele sofra e, de forma consciente, jamais serei o motivo do seu sofrimento.
O Pai celestial ama muito a
mim. O Pai celestial ama meu vizinho com a mesma intensidade. O Pai
celestial ama aquele que age como meu inimigo com a mesma
intensidade. O Pai celestial ama o opressor com a mesma intensidade
com que Ele ama a vítima. O Pai celestial ama aquele que
age como inimigo Dele com a mesma intensidade
que Ele ama um justo. Sim, é o Pai quem nos ensina o que é
AMAR. O Pai está “Mostrando Ser” o que é
Amar. Mostrarei
Ser é o seu nome.
Assim, se eu amar o Pai
celestial acima de tudo, jamais vou querer agir de forma agressiva
para com aquele que Ele ama muito. O Pai celestial sofre por me ver
sofrer, no entanto, também sofrerá se minha
reação fizer outro sofrer. Neste caso, eu serei a causa
do Pai celestial estar sofrendo. O Pai celestial deseja que nenhum
de seus filhos faça outros sofrerem, e somente o verdadeiro
amor entre irmãos é que impedirá que haja
sofrimento para o Pai celestial. Qualquer ato agressivo da minha
parte fará o Pai sofrer, pois o meu ato agressivo causará
uma vítima, mesmo que seja um ato agressivo por retribuição.
O objetivo, o
desejo do Pai não
é punir aquele filho que causa vítimas; não é
cumprir a lei da retribuição, não é
sequer cumprir a punição já prometida. O
objetivo, o desejo
é que este
filho se envergonhe por ter sido a causa do sofrimento de um irmão.
Isto é verdadeiro, pois o Pai celestial não trará
a devida retribuição para aquele que, antes de
recebê-la, passa a perceber seus erros e consequentemente dá
meia volta. Assim falou o Pai celestial: (Jeremias
18:1-10) 18
A
palavra que veio a haver para Jeremias, da parte de Jeová,
dizendo: 2
“Levanta-te,
e tens de descer à casa do oleiro e ali te farei ouvir as
minhas palavras.” 3
E
passei a descer à casa do oleiro, e eis que ele fazia uma obra
na roda de oleiro. 4
E
o vaso que fazia do barro foi estragado pela mão do oleiro, e
ele tornou e foi fazer dele outro vaso, conforme parecia direito
fazer aos olhos do oleiro. 5
E
continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo:
6
“‘Não
posso eu fazer a vós como este oleiro [fez], ó casa de
Israel?’ é a pronunciação de Jeová.
‘Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós
na minha mão, ó casa de Israel. 7
EM
QUALQUER MOMENTO em
que eu falar contra uma nação e contra um reino, para
[a] desarraigar, e para [a] demolir, e para [a] destruir, 8
e
ESTA NAÇÃO REALMENTE RECUAR DA SUA MALDADE contra a
qual falei, TAMBÉM
EU VOU DEPLORAR A
CALAMIDADE QUE PENSEI EM EXECUTAR SOBRE ELA.
9
Mas,
em qualquer momento em que eu falar a respeito de uma nação
e a respeito de um reino, para [a] edificar e para [a] plantar, 10
e
ela realmente fizer o que é mau aos meus olhos por não
obedecer à minha voz, também eu vou deplorar o bem que
eu disse [para mim] fazer-lhe para seu bem.’
Jeová falou: “Em
qualquer momento em que ele recuar, eu vou deplorar a calamidade que
afirmei trazer sobre ele”. Isso revela o Seu real objetivo,
Sua real vontade.
O caso que envolveu Jeová,
Jonas e a cidade de Nínive, explica de forma clara estas
palavras acima proferidas pelo Pai e retransmitidas por Jeremias.
O que deseja o Pai celestial??
Não é que eu permaneça fazendo o que é
benéfico?? Sim, este é o Seu desejo. Seu
desejo é que eu permaneça fazendo o que é
benéfico, independente do
que acontece à minha volta.
O desejo do Pai não é
punir aquele que está fazendo o mal. A punição
dada ou prometida serve apenas para que eu tome consciência
do mal que estava causando ao meu próximo ou a Ele mesmo. Se
eu tomei consciência e comecei a me envergonhar disso, não
haverá mais a prometida punição, pois o
objetivo do Pai foi alcançado.
Isto é que é
um Pai!!! Este é o Pai celestial. Suas qualidades são
fantásticas!!!
Eu afirmo: Pai, seja feita a
Tua vontade. A realização do desejo do Pai depende
de que eu tome consciência deste desejo Dele e que aquele
desejo Dele também passe a ser o meu desejo. Como eu tenho
o livre arbítrio, que me foi dado pelo Pai, eu tenho de
escolher conscientemente participar em realizar o desejo do Pai. Se
eu me negar, estarei causando sofrimento no Pai, e com minhas ações,
estarei fazendo vítimas. Todas as pessoas contra as quais se
pratica o mal, sofrem, mesmo que seja por retribuição.
Nota-se claramente que isto é um caso de AMOR (os dois
mandamentos).
Passamos assim a perceber que é
somente o Pai que tem o direito de usar a lei da retribuição.
Como Pai, Ele tem a capacidade de saber até onde ir em
BENEFÍCIO
do opressor.
Se você escraviza outro
ser humano, tendo o Pai Celestial já lhe informado que isto é
um pecado, e, no entanto, você continua encontrando motivos
válidos para mantê-lo como um escravo seu, nada melhor
do que fazer você experimentar a condição de
escravo de alguém para que você se convença a
nunca mais escravizar nenhum ser humano.
No entanto, se você
convenceu-se disso após a palavra falada, o Pai não
usará a lei da retribuição, pois não há
mais necessidade.
O que ficou claro??
Ficou claro que a lei da
retribuição é um instrumento
de ensino usado pelo Pai para que o insensível
venha a entender
uma palavra falada. Usa-se esta ferramenta para transformar um
coração de pedra em um coração de carne.
Bem, admirá-lo é
fácil, no entanto o Pai também deseja que nós
o imitemos na questão do perdão. E quanto a punição
pelo mal causado a mim?? Deixe que o Pai celestial cuide do caso.
Afinal, você já não perdoou?? Então por
que queres uma punição?? Você quer vingança
ou você o perdoou?? Quem perdoa não deseja que ocorra a
punição, não deseja uma vingança, não
deseja nenhuma vingança. Assim, o meu desejo constante e
imutável deve ser o de que o ofensor tome consciência
de que seu ato, além de me transformar em vítima,
também entristece ao Pai celestial.
Podemos ver claramente que o
desejo do Pai é constante e imutável em ENDIREITAR,
CONCERTAR o opressor. Endireitar é um ato positivo e
amoroso.
Isto foi o que o Pai mandou
Isaías retransmitir aos demais do povo: (Isaías
1:16-17) 16 Lavai-vos; limpai-vos; removei a ruindade das vossas
ações de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.
17 Aprendei a fazer o bem; buscai a justiça; ENDIREITAI
O OPRESSOR;
fazei julgamento para o menino órfão de pai; pleiteai a
causa da viúva.”
No lugar de eliminar o opressor como vingança, endireitai o opressor; parem de fazer o que é mal. Se você fizer o mal como retribuição, você também está fazendo o mal e estará aumentando o sofrimento do Pai. Depois da vingança, que diferença existe entre você e o opressor?
O
MOMENTO DE PUNIÇÃO, APESAR DE DOLOROSO, DEVE SER USADO
PARA A REFLEXÃO E O APRENDIZADO
Vamos
analisar fatos históricos, ou seja, um relacionamento real,
entre o Criador e um humano escolhido, que quando punido, não
parou para refletir sobre sua punição. Ele desejou e
pediu mais e mais vingança e se vingou até onde pode.
Aquilo que não pôde fazer, ele pediu a seu filho para
fazer em seu lugar, mesmo depois que ele morresse.
O humano escolhido,
um servo escolhido, um servo que tinha um relacionamento com Jeová,
que apesar de saber ser pecado, decidiu cometer o pecado. Nosso amado
irmão Davi é o servo escolhido de Jeová.
Trata-se do caso que envolvia Davi, Bate-Seba e Urias. Urias era
descendente de cananeus. Houve apropriação da esposa de
Urias, uso de falsidade na tentativa de enganar Urias, plano e
execução da morte de Urias. O que o “pleno
tratamento de justiça” exigia para este caso?? Bem,
deixemos que o próprio Davi responda: (2
Samuel 12:1-6) 12
E
Jeová passou a enviar Natã a Davi. Portanto, entrou até
ele e disse-lhe: “Sucedeu que havia dois homens numa cidade, um
deles rico e o outro de poucos meios.
2
Acontece
que o rico tinha muitíssimas ovelhas e gado vacum; 3
mas
o homem de poucos meios não tinha senão uma só
cordeira, uma pequena, que havia comprado. E conservava-a viva, e ela
crescia com ele e com seus filhos, todos juntos. Comia do seu bocado
e bebia do seu copo, e deitava-se no seu regaço, e veio a ser
para ele como uma filha. 4
Depois
de algum tempo chegou um visitante ao homem rico, mas este evitou
tomar de suas próprias ovelhas e do seu próprio gado
para aprontá-los para o viajante que chegara a ele. Tomou,
portanto, a cordeira do homem de poucos meios e a aprontou para o
homem que chegara a ele.” 5
Nisso
se acendeu grandemente a ira de Davi contra o homem, de modo que ele
disse a Natã: “POR
JEOVÁ QUE VIVE, O HOMEM QUE FEZ ISSO MERECE
MORRER!
6
E
quanto à cordeira, deve compensá-la com quatro, em
conseqüência do fato de ter feito tal coisa e por não
ter tido compaixão.”
O fato de Davi ser
um servo escolhido por Jeová, um rei escolhido por Jeová
e Urias ser um hitita, alguém que sequer fazia parte da nação
escolhida, mudava alguma coisa em relação ao
cometimento do pecado e da devida “justiça” a ser
dada neste caso?? Uma das ordens de Jeová para seu povo
escolhido era esta: (Levítico(19:15)
15
“‘Não
deveis fazer injustiça no julgamento. Não deves tratar
com parcialidade ao de condição humilde e não
deves dar preferência à pessoa do grande. Com justiça
deves julgar o teu colega.
Assim
verte a Tradução Almeida:
(Levítico
19:15) 15 Não
farás injustiça no juízo; não
farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás
o poderoso;
mas com justiça julgarás o teu próximo.
.
Não
deves tratar com PARCIALIDADE ao de condição humilde e
NÃO
DEVES DAR PREFERÊNCIA À PESSOA DO GRANDE.
Com
justiça deves julgar o teu colega.
Favorecer, dar
preferência à pessoa do grande é cometer um ato
de injustiça, uma iniquidade. Neste caso, o que representaria
um relacionamento de “plena justiça” (pecou,
morreu) entre Jeová e seu servo escolhido Davi?? O próprio
Davi respondeu corretamente, valorizando o de condição
humilde e não dando preferência à pessoa do homem
rico, o “grande”: O homem que fez isto, independente de
quem seja e da sua condição de rico, merece morrer.
Isto seria praticar a plena justiça, segundo o conceito humano
de justiça.
No
entanto, o que Jeová decidiu fazer neste caso?? Que decisão
tomou o Juiz?? Assim
está registrado: (2
Samuel 12:7-12) 7
Então
disse Natã a Davi: “Tu mesmo és o homem! Assim
disse Jeová, o Deus de Israel:
‘Eu
mesmo te ungi rei sobre Israel e eu mesmo te livrei da mão de
Saul. 8
E
eu estava disposto a dar-te a casa do teu senhor e as esposas do teu
senhor no teu regaço, e a dar-te a casa de Israel e de Judá.
E se não bastasse, eu estava disposto a acrescentar-te coisas
tais como estas, bem como outras coisas. 9
Por
que desprezaste a palavra de Jeová, fazendo o que é mau
aos seus olhos? A Urias, o hitita, golpeaste com a espada e
tomaste-lhe a esposa para ser tua esposa, e a ele mataste pela espada
dos filhos de Amom. 10
E
AGORA, POR TEMPO INDEFINIDO, NÃO SE AFASTARÁ A ESPADA
DA TUA PRÓPRIA CASA,
em
conseqüência do fato de que me desprezaste, tomando a
esposa de Urias, o hitita, para se tornar tua esposa.’ 11
ASSIM
DISSE JEOVÁ:
‘Eis
que suscito contra ti uma calamidade provinda da tua própria
casa; e hei de tomar as tuas esposas debaixo dos teus próprios
olhos e dá-las ao teu próximo, e ele se há de
deitar com as tuas esposas sob os olhares deste sol. 12
Ao
passo que tu mesmo agiste às escondidas, eu, da minha parte,
farei esta coisa perante todo o Israel e diante do sol.’”
As
ações de Davi, um rei, contra Urias revelaram aquilo
que havia no coração de Davi, e o Criador decidiu fazer
Davi experimentar do mesmo tratamento que ele havia dispensado a
Urias, um escravo hitita, ou pelo menos, parte dele. Jeová
afirmou que o tratamento dado por Davi a Urias era uma ação
de desprezo à pessoa Dele, Jeová.
Assim
como fizeste, será feito a ti. Tua espécie de
tratamento retornará sobre a tua própria cabeça.
Esta foi a decisão de Jeová,
uma decisão imparcial, sem favorecer a pessoa do grande. Um
homem que havia praticado iniquidade, logo, um homem iníquo,
recebendo de volta o mesmo tratamento que ele deu a outro humano.
Jeová
podia matar Davi pelo que Davi havia feito a Urias, no entanto, Jeová
traria sobre a cabeça de Davi aquele tratamento desigual,
desumano, de total desvalorização de um ser humano,
tratamento de Davi em relação a Urias.
O
tempo foi passando e as hostilidades contra Davi foram aumentando,
assim como o Criador havia definido ser a punição a ser
aplicada neste caso específico.
Como
se sentiu Davi ao estar recebendo a espécie de tratamento que
ele deu a outro humano?? Assim ele se expressou:
(Salmos
35:4-8) 4
Sejam
envergonhados e humilhados os
que caçam a minha alma.
Faça-se
que tornem atrás e fiquem encabulados os
que maquinam calamidade para mim.
5
tornem-se
eles como a pragana diante
do vento, E empurre-os o anjo de Jeová. 6
torne-se
o caminho deles em escuridão
e em
lugares escorregadios, e
persiga-os o anjo de jeová.
7
Pois,
sem
causa encobriram de mim a sua cova de redes; Sem causa a cavaram para
a minha alma. 8
venha
sobre ele a ruína
sem que
o saiba E apanhe-o a sua própria rede que encobriu; Caia nela
com ruína.
(Salmos
28:3-4) 3
Não
me arrastes junto com os iníquos e com os que praticam o que é
prejudicial, Os
que falam de paz com os seus companheiros, mas em cujos corações
há o que é mau.
4
Dá-lhes
segundo a sua atuação E segundo a ruindade das suas
práticas. Dá-lhes segundo o trabalho das suas mãos.
paga-lhes
de volta o seu próprio ato.
(Salmos
143:12) 12
E
na tua benevolência, que tu silencies os meus inimigos; E
tens de DESTRUIR todos
os que são hostis à minha alma, Porque
sou teu servo.
Bem, Davi não gostou de
receber tal tratamento. Suas expressões revelaram exatamente
isto. Tornando-se vítima de suas próprias ações
anteriores, Davi pediu vingança. Neste momento aflitivo,
lembrou-se Davi daqueles que foram vitimados por suas ações
iníquas?? Não. Não houve o reconhecimento do
erro e o natural lamento por ter feito outras pessoas passarem por
aquele mesmo mal. Bem, o sentimento revelado foi o desejo de vingança
pelo mal que estava sofrendo. Davi queria que Jeová destruísse
todos os que lhe eram hostis, afinal ele era um “servo”
de Jeová, um escolhido. Ele se via como uma inocente
vítima, apesar de Jeová ter falado exatamente o que lhe
aconteceria e o motivo.
Que espécie de valor
teria Urias, um escravo hitita (um cananeu), para Davi, um
descendente de Jacó que havia sido escolhido por Jeová
para ser um rei humano.
Como será que um humano
se sentia na posição de rei??
Será que ele se sentia
no mesmo nível dos demais humanos do seu grupo??
Como um legítimo
descendente de Jacó, como será que Davi se sentia em
relação aos demais que não eram descendentes de
Jacó??
Será que os via como
iguais?? Será que atribuía aos não descendentes
de Jacó o mesmíssimo valor que ele atribuía aos
descendentes de Jacó??
A boca fala daquilo que o
coração está cheio. Esta frase de Jeová
repetida por Jesus é extremamente instrutiva para nós.
As palavras saídas da boca de Davi, nesta linda composição
abaixo revelam o que havia em seu coração. O que tinha
Davi em seu coração??
Assim ele se expressou: (Salmos
18:34-49) 34
Adestra
as minhas mãos para a guerra,
E meus braços comprimiram um arco de cobre. 35
E
tu me darás o teu escudo de salvação, E a tua
própria direita me amparará, E a tua própria
humildade me engrandecerá. 36
Tu
farás bastante lugar para os meus passos abaixo de mim, E os
meus tornozelos certamente não vacilarão. 37
Perseguirei
os meus inimigos e os alcançarei; E
não voltarei até que tenham sido exterminados.
38
EU
OS DESPEDAÇAREI
de
modo que não poderão mais levantar-se; Cairão
sob os meus pés. 39
E
tu me cingirás de energia vital para a guerra; Farás
tombar debaixo de mim os que se levantam contra mim. 40
E
quanto aos meus inimigos, certamente me darás a [sua] cerviz;
E
quanto aos que me odeiam intensamente, EU
OS SILENCIAREI. 41
Clamam
por ajuda, mas não há salvador, A Jeová, mas ele
realmente não lhes responde. 42
E
EU OS ESMIUÇAREI
[até
ficarem] iguais ao pó diante do vento; Como a lama das ruas os
despejarei. 43
Tu
me porás a salvo da crítica do meu povo. Designar-me-ás
para cabeça das nações. Um
povo que não conheci — ESTES
ME SERVIRÃO.
44
A
um mero rumor ME
OBEDECERÃO;
Os próprios estrangeiros virão a mim servilmente.
45
Os
próprios estrangeiros se desvanecerão E sairão
trêmulos dos seus baluartes. 46
Jeová
vive, e bendita seja a minha Rocha, E seja enaltecido o Deus de minha
salvação. 47
O
[verdadeiro] Deus é Quem me dá atos de vingança,
E ele me sujeita os povos. 48
Ele
me põe a salvo dos meus inimigos irados; Erguer-me-ás
acima dos que se levantam contra mim, LIVRAR-ME-ÁS
DO HOMEM DE VIOLÊNCIA.
49
É
por isso que te elogiarei entre as nações, ó
Jeová, E ao teu nome vou entoar melodias.
Assim verte a Tradução
Almeida: (Salmos
18:34-48) 34
Adestra as minhas mãos para a peleja, de sorte que os meus
braços vergam um arco de bronze. 35
Também me deste o escudo da tua salvação; a tua
mão direita me sustém, e a tua clemência me
engrandece. 36
Alargas o caminho diante de mim, e os meus pés não
resvalam. 37
Persigo
os meus inimigos, e os alcanço; não volto senão
depois de os ter consumido. 38
Atravesso-os,
de modo que nunca mais se podem levantar;
caem debaixo dos meus pés. 39
Pois me cinges de força para a peleja; prostras debaixo de mim
aqueles que contra mim se levantam. 40
Fazes também que os meus inimigos me dêem as costas; aos
que me odeiam eu os destruo.
41
Clamam, porém não há libertador; clamam ao
Senhor, mas ele não lhes responde. 42
Então
os esmiúço como o pó diante do vento;
lanço-os fora como a lama das ruas. 43
Livras-me das contendas do povo, e me fazes cabeça das nações;
um povo que eu não conhecia se me sujeita. 44
Ao ouvirem de mim, logo me obedecem; com lisonja os estrangeiros se
me submetem. 45
Os estrangeiros desfalecem e, tremendo, saem dos seus esconderijos.
46
Vive o Senhor; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja o Deus da
minha salvação, 47
o
Deus que me dá vingança,
e sujeita os povos debaixo de mim, 48
que me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se
levantam contra mim; tu
me livras do homem violento.
49
Pelo que, ó Senhor, te louvarei entre as nações,
e entoarei louvores ao teu nome.
Bem, o que revelou Davi?? Davi
revelou ter violência em seu coração. Ele queria
fazer violência a outras pessoas, vencendo-as, mas não
queria ser vítima da violência de outras pessoas. Ele
queria ser obedecido a qualquer custo. Aquele que não viesse a
ele servilmente, tornando-se assim seu inimigo, ele o perseguiria,
não voltaria até tê-lo exterminado. Até
mesmo a crítica do seu próprio povo era uma coisa que
ele não suportava, pois ele queria uma obediência
servil, afinal de contas, ele era o rei. Falar contra Davi, um servo
de Deus, quem poderia se atrever?? Uma intolerância e tanto!!!
Para tanto, para tais
afirmações, a pessoa precisa achar-se sendo superior a
todas as demais a seu redor, não é verdade??
De forma paralela, o sentimento
do povo quando também estava experimentando as mesmas ações
iníquas que haviam causado a outros, revelou ser o desejo de
vingança pelo mau sofrido. Não houve o reconhecimento
do erro cometido contra os outros e o
natural lamento de terem feito outras pessoas passarem por aquele
mesmo mal que ele estavam passando naquele momento.
Para o povo escolhido e amado,
que espécie de valor tinham as demais pessoas que não
pertenciam a seu grupo de escolhidos??
Quais foram as expressões
do povo??
Assim está registrado:
(Salmos
79:1-13) 79
Ó
Deus, as nações entraram na tua herança;
Aviltaram teu santo templo; Fizeram de Jerusalém um montão
de ruínas. 2
Os
cadáveres dos teus servos eles deram por alimento às
aves dos céus, A carne dos que te eram leais, às feras
da terra. 3
Derramaram
seu sangue como água Ao redor de Jerusalém, e não
há quem faça o enterro. 4
Tornamo-nos
um vitupério aos nossos vizinhos, Caçoada e troça
para os que estão ao nosso redor. 5
Até
quando ficarás irado, ó Jeová? Para sempre? Até
quando arderá o teu fervor como fogo? 6
Derrama
teu furor sobre as nações que não te conheceram
E sobre os reinos que não invocaram teu próprio nome.
7
Pois
consumiram a Jacó E causaram a desolação do
próprio lugar de permanência dele. 8
Não
te lembres contra nós dos erros dos antecessores. Apressa-te!
Confrontem-nos as tuas misericórdias, Pois empobrecemos
muitíssimo. 9
Ajuda-nos,
ó Deus de nossa salvação, Por causa da glória
do teu nome; E livra-nos e cobre os nossos pecados por causa do teu
nome. 10
Por
que deviam as nações dizer: “Onde está o
Deus deles?” Saiba-se
entre as nações, diante de nossos olhos, A VINGANÇA
do sangue dos teus servos que se derramou.
11
Chegue
diante de ti mesmo o suspiro do prisioneiro. Segundo a grandeza do
teu braço, preserva os destinados à morte. 12
E
PAGA DE VOLTA aos nossos vizinhos, SETE VEZES ao seu seio, Seu
vitupério com que te vituperaram, ó Jeová.
13
Quanto
a nós, teu povo e o rebanho do teu pasto, Agradeceremos a ti
por tempo indefinido; Declararemos o teu louvor de geração
em geração.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Salmos
79:1-13) 1
Ó
Deus, as nações invadiram a tua herança;
contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a ruínas.
2
Deram
os cadáveres dos teus servos como pastos às aves dos
céus, e a carne dos teus santos aos animais da terra. 3
Derramaram
o sangue deles como água ao redor de Jerusalém, e não
houve quem os sepultasse. 4
Somos
feitos o opróbrio dos nossos vizinhos, o escárnio e a
zombaria dos que estão em redor de nós. 5
Até
quando, Senhor? Indignar-te-ás para sempre? Arderá o
teu zelo como fogo? 6
Derrama
o teu furor sobre as nações que não te conhecem,
e
sobre os reinos que não invocam o teu nome; 7
porque
eles devoraram a Jacó, e assolaram a sua morada. 8
Não
te lembres contra nós das iniqüidades de nossos pais;
venha depressa ao nosso encontro a tua compaixão, pois estamos
muito abatidos. 9
Ajuda-nos,
ó Deus da nossa salvação, pela glória do
teu nome; livra-nos, e perdoa os nossos pecados, por amor do teu
nome. 10
Por
que diriam as nações: Onde está o seu Deus?
Torne-se manifesta entre as nações, à nossa
vista, a vingança do sangue derramado dos teus servos. 11
Chegue
à tua presença o gemido dos presos; segundo a grandeza
do teu braço, preserva aqueles que estão condenados à
morte. 12
E
aos nossos vizinhos, deita-lhes no regaço, SETUPLICADAMENTE, a
injúria com que te injuriaram, Senhor.
13
Assim
nós, teu povo ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente;
de geração em geração publicaremos os
teus louvores.
Atos
iníquos sempre causam sofrimento em alguém. Atos
iníquos sempre causam vítimas e as vítimas
sempre sofrem. Como parar este círculo vicioso??
As reações de
Davi e do povo ao estarem sendo punidos foram idênticas. Embora
não tenham se lembrado do mal que causaram a outros, apesar de
avisados, não gostaram de receber aquele tratamento que deram
a outros. Embora tenham feito vítimas, não gostaram de
ser as vítimas.
Será que viam os outros
povos como vasos próprios para a destruição??
Será que viam os demais povos como uma escória que
deveria ser varrida de cima da terra??
Afinal, eles eram o povo
escolhido por Jeová e Jeová afirmou e já havia
provado que os amava. “Olhe o que eles estão fazendo com
aqueles que o Senhor ama; prove que nos ama e mate-os”, pedia o
povo escolhido.
A primeira reação
não foi de lembrar-se das pessoas que foram vitimadas pelos
seus atos iníquos, antes, foi de revolta por estar recebendo
um tratamento agressivo, agora visto como iníquo, uma revolta
por estar sendo vítima de iniquidade. Decerto,
consideravam-se muito melhores do que àquelas pessoas
“incircuncisas” contra quem eles tinham feito
iniquidades. Como pode um “incircunciso”, a escória
da humanidade, cometer
iniquidades contra os “circuncisos” amados de Deus, e
ainda permanecerem impunes??
Bem, já que
não gostaram de receber tal tratamento iníquo, “façam
aos outros apenas aquilo que gostarias que os outros fizessem com
você”. Não é esta a moral da história??
Sim, é. Não é este o objetivo da punição
dada?? Sim, é.
No entanto, o que
faltava àqueles homens??
Faltava o
sentimento de igualdade.
Eles não
viam os demais humanos como pessoas com os mesmos direitos deveres
que eles. Viam-se como muito superiores a todos os demais humanos,
principalmente os habitantes da terra de Canaã.
Será que
viam todos os habitantes de Canaã como pessoas amaldiçoadas
por Jeová, só pelo fato de serem descendentes de Cã??
Será que
viam todos os habitantes de Canaã como pessoas amaldiçoadas,
só pelo fato de não serem descendentes de Jacó??
VOU
FAZÊ-LOS PASSAR PELA CONDIÇÃO DE ESCRAVOS,
ESCRAVOS ATRIBULADOS – QUAL SERIA O OBJETIVO
DO CRIADOR??
Assim falou Jeová para
Abraão, mesmo antes do nascimento de Isaque: “Teus
descendentes se tornarão residentes forasteiros e depois
escravos
atribulados numa terra que não
é sua”. (Gênesis
15:13-16) 13
E
ele começou a dizer a Abrão: “Sabe
com certeza que o teu descendente se tornará RESIDENTE
FORASTEIRO numa
terra que não é sua; e eles TERÃO
DE SERVIR-LHES,
e estes certamente OS
ATRIBULARÃO
por
quatrocentos anos.
14
Mas
eu estou julgando a nação à qual servirão,
e depois sairão com muitos bens. 15
Quanto
a ti, irás em paz para os teus antepassados; serás
enterrado numa boa velhice. 16
Na
quarta geração, porém, voltarão para cá,
porque ainda não se completou o erro dos amorreus.”
Ser um escravo seria uma coisa
agradável?? Seria causa para sofrimento ou para alegria??
Depois de passar quatro gerações sendo escravos, além
de desejarem a liberdade, o que mais poderiam desejar estes
descendentes de Abraão??
Ao estarem sendo reduzidos à
condição de escravos atribulados, e permanecerem nela,
o que estes descendentes de Abraão pediam a Jeová?? O
que Jeová ouviu?? Bem, assim Ele falou à Moisés:
(Êxodo
3:7-9) 7
E
Jeová acrescentou: “Indubitavelmente, tenho visto a
tribulação do meu povo que está no Egito e TENHO
OUVIDO SEU CLAMOR
por
causa daqueles que os compelem a trabalhar;
porque eu bem sei das dores que SOFREM.
8
E
estou para descer, a fim de livrá-los da mão dos
egípcios e para fazê-los subir daquela terra para uma
terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel,
para o lugar dos cananeus, e dos hititas, e dos amorreus, e dos
perizeus, e dos heveus, e dos jebuseus. 9
E
agora, eis que CHEGOU
A MIM O CLAMOR
DOS
FILHOS DE ISRAEL e
eu vi também a opressão
com que os egípcios os oprimem.
Trabalhos forçados,
trabalhos pesados que causavam dores, causavam tribulação.
Os escravizados, aqueles que são obrigados a trabalhar para
outros, os que sofrem opressão daqueles que os compelem a
trabalhar, sempre clamam. Clamor é
assim definido por certo dicionário:
CLAMOR s.m.
Gritos tumultuosos de reprovação, de descontentamento:
os clamores de uma
multidão.
/ Reclamação, queixa.
Depois de sentirem na própria
pele o que é estar escravizado, oprimido e atribulado, o que
certamente desejariam tais homens?? Nunca mais voltar à
condição de povo escravizado, certamente era um dos
desejos destes homens.
Depois de libertá-los da
“opressão com que os egípcios os oprimiam”,
Jeová lhes chamou atenção para certos detalhes.
Ainda no deserto, assim falou Jeová para o povo que Ele tinha
acabado de libertar da escravidão: (Êxodo
20:1-3) 20
E
Deus passou a falar todas estas palavras, dizendo: 2
“Eu
sou Jeová, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egito, da
casa dos escravos.
3
Não
deves ter quaisquer outros deuses em oposição à
minha pessoa.
(Levítico
25:39-40) 39 “‘E
caso teu
irmão fique pobre ao
teu lado e tenha de vender-se a ti, não
o deves usar como trabalhador em serviço de escravo.
40 Deve vir a
estar contigo como trabalhador contratado, como colono. Deve servir
contigo até o ano do jubileu.
(Êxodo
12:49) 49 DEVE
HAVER UMA SÓ LEI para
o natural e para o residente forasteiro que reside no vosso meio.”
(Êxodo
22:21) 21 “E
NÃO
DEVES MALTRATAR NEM OPRIMIR o
residente forasteiro,
PORQUE
vós vos tornastes residentes
forasteiros na terra do Egito.
(Êxodo
23:9) 9 “E
NÃO
DEVES OPRIMIR o
residente forasteiro,
VISTO
QUE vós
mesmos conhecestes a alma do residente forasteiro, PORQUE
vos tornastes residentes
forasteiros na terra do Egito.
(Levítico
19:9-10) 9 “‘E
quando ceifardes a colheita da vossa terra, não deves ceifar
completamente o canto do teu campo e não deves apanhar a
respiga da tua colheita. 10 Tampouco
deves rebuscar as sobras do teu vinhedo e não deves apanhar as
uvas espalhadas do teu vinhedo. Deves
deixá-los para o atribulado e para o residente forasteiro.
Eu sou Jeová, vosso Deus.
(Levítico
19:33-34) 33 “‘E
caso um residente forasteiro resida contigo no vosso país, NÃO
DEVEIS MALTRATÁ-LO.
34
O
residente forasteiro que reside convosco deve tornar-se para vós
como o vosso natural; E
TENS DE AMÁ-LO como
a ti mesmo, POIS
VOS TORNASTES RESIDENTES FORASTEIROS NA TERRA DO EGITO.
Eu sou Jeová, vosso Deus.
As palavras faladas por Jesus,
não resumem exatamente aquilo que o Criador esperava que o
povo escolhido fizesse?? Sim. Depois de experimentarem quão
ruim era a condição de escravo, o que o Criador lhes
pediu para fazer?? Pediu para tivessem seus próprios escravos
para trabalharem para eles?? Era para dar a outros o mesmo tratamento
que receberam??
(Mateus
7:12) 12
“TODAS
AS COISAS, PORTANTO, QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, VÓS
TAMBÉM TENDES DE FAZER DO MESMO MODO A ELES;
isto, de fato, É
O QUE A LEI E OS PROFETAS QUEREM DIZER.
A lei dada por Jeová era
bem clara quanto ao que Jeová esperava deles. Caso eles
decidissem fazer de alguém um escravo, atribulando-o, este
certamente clamaria a Deus. Jeová SEMPRE
ouve o clamor dos oprimidos, circuncisos ou incircuncisos.
Será que o povo aprendeu
esta lição prática?? Centenas de anos depois de
Moisés, assim falou Jeová para Isaías:
(Isaías
58:3-6) 3
“‘Por
que razão jejuamos e tu não [o] viste, e atribulamos a
nossa alma e tu não [o] notavas?’ “Deveras, vós
vos agradastes do próprio dia de vosso jejum, QUANDO
HAVIA TODOS OS VOSSOS LABUTADORES QUE
VÓS IMPELÍEIS A TRABALHAR.
4
Deveras,
jejuáveis para altercação e para rixa, e para
socar com o punho da iniqüidade. Não continuastes a
jejuar como no dia para se fazer ouvir a vossa voz na altura? 5
Acaso
deve o jejum que eu escolho tornar-se assim, como um dia em que o
homem terreno atribula a sua alma? Para encurvar a sua cabeça
como o junco e para que estenda apenas serapilheira e cinzas como o
seu leito? É isto o que chamais de jejum e de dia aceitável
para Jeová? 6
“Não
é este o jejum que escolhi? Soltar os grilhões da
iniqüidade, DESATAR
AS BROCHAS DA CANGA E DEIXAR
IR LIVRES OS
ESMAGADOS, E QUE ROMPAIS
TODA CANGA?
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Isaías
58:3-6) 3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não
atentas? por que temos afligido as nossas almas e tu não o
sabes? Eis que no dia do vosso jejum prosseguis as vossas empresas, e
exigis que se façam todos os vossos trabalhos. 4
Eis que jejuais para contendas e rixas, e para ferirdes com punho
iníquo; não jejuais hoje, de maneira que a vossa voz se
faça ouvir no alto. 5 Acaso pode tal jejum ser o que
escolhi? o dia em que o homem humilha a sua alma? Consiste,
porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em
estender debaixo de si saco e cinza? porventura chamará a isso
jejum, e dia aceitável a Jeová? 6 Acaso
não é este o jejum que escolhi-romper as ligaduras da
iniqüidade, desatar as ligaduras do jugo, deixar ir livres os
oprimidos e quebrar todo o jugo?
Ora, para que serviam os
habitantes da terra de Canaã??
Serviam para serem usados como
escravos.
Bem, a nação fez
escravos e oprimiu seus residentes forasteiros (estrangeiros),
fazendo-os passar pela condição de oprimidos,
impelindo-os a trabalharem e fazendo-os emitir o clamor
característico de quem se encontra nesta condição.
Que mais estava vendo Jeová
estes homens praticarem contra outros, que Ele iria fazê-los
passar pela mesma situação?? Assim falou Jeová
para Seu mensageiro Ezequiel: (Ezequiel
7:23-27) 23
“‘Faze
a corrente, porque a própria terra ficou cheia de julgamentos
sangrentos e a própria cidade ficou cheia de violência.
24
E
vou fazer entrar os piores das nações e eles certamente
se apossarão das suas casas, e vou
fazer cessar o orgulho
dos
fortes, e seus santuários terão de ser profanados. 25
Virá
angústia, e eles hão de procurar a paz, mas não
haverá nenhuma. 26
Virá
adversidade sobre adversidade e virá a haver notícia
sobre notícia, e as pessoas procurarão realmente uma
visão do profeta, e do sacerdote perecerá a própria
lei e dos homens idosos o conselho. 27
O
próprio rei pôr-se-á a prantear; até mesmo
o maioral se vestirá de desolação, e as próprias
mãos do povo da terra ficarão perturbadas. Agirei
para com eles segundo o seu caminho e os julgarei com os seus
julgamentos; e
terão de saber que eu sou Jeová.’”
Assim verte a Tradução
Brasileira: (Ezequiel
7:23-27) 23
Faze uma cadeia; porque a terra está cheia de crimes de
sangue, e a cidade está cheia de violência. 24
Farei
vir os péssimos dos pagãos, que possuirão as
casas deles; também
farei
cessar a soberba dos
poderosos. Os seus lugares santos serão profanados. 25
Vem a destruição; eles buscarão a paz, e não
a haverá. 26
Virá miséria sobre miséria, e levantar-se-á
rumor sobre rumor; do profeta buscarão uma visão; do
sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho. 27
O rei pranteará, e o príncipe cobrir-se-á de
desolação, e as mãos do povo da terra tremerão
de medo. Far-lhes-ei
conforme o seu caminho, e os julgarei segundo os seus merecimentos;
e saberão que eu sou Jeová.
Eles mostraram ser os mais
soberbos da terra de Canaã.
Farei com eles segundo eles
fizeram contra os demais habitantes de Canaã.
Qual era o caminho praticado
pela nação santa?? Aquele caminho que seria praticado
contra eles por aquelas outras nações. Somente a
insistente violência e o roubo de riquezas seria praticado
contra eles.
Jeová afirmou: Agirei
com eles segundo os seus caminhos.
Eles aprenderiam pelo modo mais
doloroso, que não deviam praticar violência contra os
outros povos. Como?? Sentindo na própria pele o que é
ser tratado com violência.
Será que aprenderiam??
Vejamos o que Jeová afirmou para Seu mensageiro Jeremias:
(Jeremias
23:17-20) 17
Dizem
vez após vez aos que são desrespeitosos para comigo:
‘Jeová falou: “Paz é o que vós ireis
ter.”’ E [a] todo aquele que anda na obstinação
de seu coração disseram: ‘Nenhuma calamidade virá
sobre vós.’ 18
Pois,
quem estava de pé no grupo íntimo de Jeová para
ver e ouvir a sua palavra? Quem deu atenção à
sua palavra para ouvi-la? 19
Eis
que certamente sairá o vendaval de Jeová, o próprio
furor, sim, uma tormenta rodopiante. Rodopiará sobre a cabeça
dos iníquos. 20
A
ira de Jeová não recuará até que ele
tenha executado e até que tenha realizado as idéias de
seu coração. Na
parte final dos dias dareis a isso vossa consideração
com compreensão.
Assim verte a Tradução
Almeida: (Jeremias
23:17-20) 17
Dizem continuamente aos que desprezam a palavra do Senhor: Paz
tereis; e a todo o que anda na teimosia do seu coração,
dizem: Não virá mal sobre vós. 18
Pois quem dentre eles esteve no concílio do Senhor, para que
percebesse e ouvisse a sua palavra, ou quem esteve atento e escutou a
sua palavra? 19
Eis a tempestade do Senhor! A sua indignação, qual
tempestade devastadora, já saiu; descarregar-se-á sobre
a cabeça dos ímpios. 20
Não retrocederá a ira do Senhor, até que ele
tenha executado e cumprido os seus desígnios. Nos
últimos dias entendereis isso claramente.
No entanto, seus antepassados
haviam saído de uma condição de escravos. Eles
já haviam sofrido como vítimas, no entanto, decidiram
fazer outros como suas vítimas.
Quando todos os povos da terra
de Canaã voltaram do longo exílio, será que o
povo escolhido e amado passou a ver os demais habitantes de Canaã
como humanos que tinham diante do Pai Jeová o mesmo valor que
eles atribuíam a si mesmos??
Será que permaneceram
com o mesmo sentimento que seus antepassados tinham pelos demais
povos da terra de Canaã??
As palavras registradas
naqueles salmos revelaram o sentimento que tinham pelos demais povos.
Ao verem os demais povos da
terra de Canaã retornando assim como eles para habitar na
mesma terra, como se expressaram para Jeová??
(Malaquias
3:13-15) 13 “Fortes
foram as vossas palavras contra mim”, disse Jeová. E
dissestes: “Que falamos entre nós contra ti?” 14
“Dissestes: ‘De
nada vale servir a Deus. E que lucro há em termos cumprido a
obrigação para com ele e em termos andado acabrunhados
por causa de Jeová dos exércitos? 15
E
atualmente declaramos felizes os presunçosos. Também os
praticantes da iniqüidade foram edificados. Eles também
têm experimentado a Deus e conseguem safar-se.’”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Malaquias
3:13-15) 13 As vossas palavras têm sido audazes contra mim,
diz Jeová. Contudo dizeis: Em que temos falado contra ti? 14
Tendes dito: Vão é servir a Deus: e que nos aproveita
termos guardado o seu preceito, e termos andado de luto perante Jeová
dos exércitos? 15 Assim
nós chamamos ditosos aos soberbos; os que obram impiedade, são
edificados; os que tentam a Deus, são libertados.
O
que desejavam estes homens??
Não
desejavam ver o extermínio de todos os demais povos da terra
de Canaã??
Não
ficaram decepcionados com Jeová pelo fato daquelas nações
da terra de Canaã voltarem a ocupar a terra de Cana,
exatamente assim como eles??
O
que adiantou sermos os servos de Jeová??
Não
foram libertados os que obram a impiedade??
Onde
está o Deus da justiça??
Finalmente,
eles questionaram:
(Malaquias
2:17) 17 “Fatigastes
a Jeová com as vossas palavras e dissestes: ‘De que modo
[o] fatigamos?’ Por dizerdes: ‘Todo
aquele que faz o mal é bom aos olhos de Jeová e de tais
é que ele mesmo se agrada’; ou: ‘ONDE
ESTÁ O DEUS DA JUSTIÇA?’”
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Malaquias
2:17) 17 Tendes enfadado a Jeová com as vossas palavras.
Todavia dizeis: Em que o temos enfadado? Nisto que dizeis: Todo
o que faz o mal é bom aos olhos de Jeová, e nestes tais
ele se deleita; ou ONDE
ESTÁ O DEUS DO JUÍZO?
Os
sentimentos em relação aos outros povos da terra de
Canaã continuou o mesmo. O olhar do povo escolhido em relação
aos demais povos da terra de Canaã continuava o mesmo, ou
seja, um olhar soberbo, um olhar de cima para baixo..
Assim, pudemos perceber que
esta lição, eles revelaram não ter aprendido. O
sofrimento pelo qual passaram não lhes despertou o sentimento
que Jeová lhes chamou a atenção.
O forte desejo por riquezas, o
guardar ressentimento, o desejo de vingança e o sentimento de
superioridade foram alguns dos fatores que impediram o povo escolhido
a aprender esta sábia lição ensinada pelo
Criador.
Depois de milênios, nós
podemos tirar proveito do erro de nossos irmãos e compreender
a lição que o nosso Criador ainda continua ensinando a
todos nós.
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