INIQUIDADE NÃO É UMA DOENÇA GENÉTICA
O
filho de um iníquo pode não ser um iníquo.
Dentro do seu objetivo, o Professor
Jeová passou a explicar a seu
povo, que a iniquidade não é passada automaticamente de
pai para filho, em um processo irreversível, hereditário,
como acreditavam. Os filhos de iníquos eram vistos como algo
repugnante, a serem destruídos junto com os seus pais, assim
como os filhos de justos deviam ser vistos sempre como justos a serem
preservados. O Professor Jeová passa a lhes explicar que isto
não é assim. As palavras do Professor são estas:
(Ezequiel
18:10-20) 10 “‘E
[se] alguém se tornou pai de um filho que é salteador,
derramador de sangue, que fez coisas semelhantes a uma destas;
11 (mas
ele mesmo não fez nenhuma destas coisas;)
se
também comeu sobre os montes e aviltou a esposa de seu
companheiro; 12 se
maltratou o atribulado e pobre; se arrebatou coisas em roubo, não
restituindo a coisa tomada em penhor; e se elevou seus olhos para os
ídolos sórdidos, fez uma coisa detestável.
13 Deu
em troca de usura e cobrou juros, e ele positivamente não
continuará a viver. Fez todas estas coisas detestáveis.
Positivamente será morto. Sobre ele é que virá a
haver seu próprio sangue. 14 “‘E
eis que alguém se tornou pai de um filho que continua vendo
todos os pecados de seu pai, que este tem praticado, e ele [os] vê
e não faz coisas semelhantes a eles. 15 Não
comeu sobre os montes e não elevou seus olhos para os ídolos
sórdidos da casa de Israel; não aviltou a esposa de seu
companheiro; 16 e
não maltratou homem algum, nem se apoderou de alguma coisa
penhorada, e não tomou nada em roubo; deu o seu próprio
pão ao faminto e cobriu com roupa ao que estava nu; 17 retirou
sua mão do atribulado; não tomou nem usura nem juros;
cumpriu as minhas decisões judiciais; andou nos meus
estatutos; ele mesmo não morrerá por causa do erro de
seu pai. Positivamente continuará a viver. 18 Quanto
a seu pai, por ter praticado flagrante defraudação,
arrebatando em roubo algo de um irmão e fazendo o que não
é bom no meio dos seus povos, eis que então terá
de morrer pelo seu erro. 19 “‘E
certamente direis: “Por que é que o filho não
levará nenhuma [culpa] pelo erro do pai?” Ora, quanto ao
filho, praticou o juízo e a justiça, guardou todos os
meus estatutos e continua a cumpri-los. Ele positivamente continuará
a viver. 20 A
alma que pecar — ela é que morrerá. O
PRÓPRIO FILHO NÃO LEVARÁ NENHUMA [CULPA] PELO
ERRO DO PAI E O PRÓPRIO PAI NÃO LEVARÁ NENHUMA
[CULPA] PELO ERRO DO FILHO.
A
própria justiça do justo virá a estar sobre ele
mesmo, e a própria iniquidade do iníquo virá a
estar sobre ele mesmo.
O
Professor Jeová passa a explicar que, em primeiro lugar, são
os atos praticados que vão revelar se ele é um humano
justo ou um humano iníquo. Assim, o filho de alguém que
pratica justiça pode ser um iníquo. Do mesmo modo, o
filho de alguém que pratica a iniquidade pode ser um justo. É
a ação do indivíduo que irá revelar sua
justiça ou sua iniquidade. O filho pode escolher seguir ou não
nas ações de seu pai, ele tem esta liberdade e deve
exercê-la. Logo, tanto a iniquidade não é
hereditária, como a justiça também não é
hereditária. Também não é uma
titularidade ou uma condição conquistada por um
patriarca e que é repassado a seus descendentes como herança.
Depois
do Professor Jeová deixar isto bem claro, Ele passou a
explicar outro detalhe que seu povo não entendia da maneira
correta.
NENHUM DOS SEUS ATOS JUSTOS
SERÁ LEMBRADO
Esta afirmação
acima saiu da mente e boca de Jeová. Esta afirmação
foi proferida primeiramente para um grupo de iníquos que já
se encontrava sendo punido com o exílio em Babilônia.
Praticar a justiça não gera e nem assegura nenhum
direito.
O povo raciocinava: “Ora,
isto é uma grande injustiça contra nós.
Não está havendo reconhecimento pelo nosso
trabalho. Nosso esforço não está sendo
reconhecido. Não esta havendo a devida “paga”
pelo nosso bom desempenho. Se eu passo dez anos sendo justo, como
poderá haver esquecimento de todo este tempo de justiça??
Um simples deslize, e todos aqueles atos de justiça que eu fiz
não serão lembrados?? Onde está a gratidão
por eu
ter ter feito justiça?? Nenhum valor é dado ao
fato de eu ter praticado a justiça?? Ora, isto não está
correto. Isto está errado”.
A
afirmação de Jeová foi:
(Ezequiel
18:24-26) 24 “‘Ora,
quando o justo recuar da sua justiça e realmente fizer
injustiça; se estiver fazendo segundo todas as coisas
detestáveis que o iníquo tem feito e estiver
vivendo,
NÃO
SERÁ LEMBRADO NENHUM DOS SEUS ATOS JUSTOS QUE PRATICOU.
Por sua infidelidade que praticou e por seu pecado com que pecou, por
estes é que morrerá. 25 “‘E
CERTAMENTE DIREIS: “O caminho de Jeová não é
acertado.” Ouvi,
por favor, ó casa de Israel. Não é acertado o
meu próprio caminho? Não são os vossos caminhos
que não são acertados? 26 “‘Quando
o justo recuar de sua justiça e realmente fizer injustiça
e morrer por causa de tais [atos], morrerá pela sua injustiça
que fez.
Ora, praticar a justiça
não produz qualquer tipo de “bônus”??
Não existe nenhum “crédito” para
aquele que está se esforçando para praticar a justiça??
Que “lucro” há em praticar a justiça??
Afinal, que lucro há em ser um
“servo de Jeová”?? Ser um “servo de Jeová”
não acarreta ter nenhuma vantagem
em relação àquele que não é
“servo”??
Jeová também
estava prevendo a reação do povo ao ouvir estas
palavras: “E certamente direis; a casa de Israel certamente
dirá”.
O
Professor Jeová também afirma: “Quando
o iníquo deixar de praticar iniquidade,
ele continuará a viver”.
(Ezequiel
18:27-29) 27 “‘E
quando o iníquo recuar de sua iniquidade que praticou e passar
a praticar o juízo e a justiça, é ele quem
preservará viva a sua própria alma. 28 Quando
vir
todas
as suas transgressões que praticou e
recuar delas,
positivamente continuará a viver. Não morrerá.
29 “‘E
A CASA DE ISRAEL CERTAMENTE DIRÁ:
“O caminho de Jeová não é acertado.”
Quanto aos meus caminhos, acaso não são acertados, ó
casa de Israel? Não são os vossos caminhos que não
são acertados?’
O
povo certamente raciocinaria e comentaria entre si: “Como pode
acontecer uma coisa desta? Ele passou anos e anos a fio praticando
iniquidade, e agora vem se chegando e deixa de praticar suas
iniquidades e simplesmente continuará a viver?? Será
esquecida toda aquela iniquidade que ele praticou durante tanto
tempo?? Ele não tem de pagar por ter cometido suas
iniquidades?? Ele é um iníquo; Ele não tem de
morrer?? Isto não parece certo. Isto é uma injustiça
para com aquele que passou tanto tempo praticando justiça,
você não acha? Isto não é injustiça
contra aquele que foi vítima durante muito tempo da iniquidade
daquele homem?? Onde está o Deus de Justiça??”
Ao
final de tais raciocínios, o povo certamente diria: “O
caminho de Jeová não é acertado”.
FOMOS
DECLARADOS INÍQUOS E JÁ ESTAMOS SENDO PUNIDOS POR NOSSA
INIQUIDADE, COMO É QUE CONTINUAREMOS A VIVER? NÃO
ESTAMOS SENTENCIADOS À MORTE?? NÃO SERÁ ESTE O
NOSSO FIM??
Jeová
nos chamou de iníquos e estamos recebendo punição.
E agora?? Como é que continuaremos a viver?? O iníquo
tem de morrer, não tem?? Jeová responde: “Isto
não é o fim, RECUEM
do vosso caminho de iniquidade. Vocês realmente estão no
caminho da iniquidade. Ainda é tempo para RECUAR.
Agora que vocês admitem que são iníquos,
simplesmente RECUEM.
Meu objetivo
é que vocês RECUEM
da vossa iniquidade e não que vocês morram. Só
pode recuar da iniquidade aquele que percebe e
admite que está praticando iniquidade; ninguém
pode fazer isto por ele”.
Jeová
estava ouvindo o julgamento que o povo havia dado às suas
palavras anteriores e passou a responder-lhes: (Ezequiel
33:10-11) 10 “E
no que se refere a ti, ó filho do homem, dize à casa de
Israel: ‘Assim
é que dissestes:
“Visto que as nossas revoltas e os nossos pecados estão
sobre nós e estamos apodrecendo neles, então, COMO
É QUE CONTINUAREMOS A VIVER?”’
11 Dize-lhes:
‘“Assim como vivo”, é a pronunciação
do Soberano Senhor Jeová, “NÃO
ME AGRADO na
morte do iníquo,
mas em que o iníquo recue do seu caminho e realmente continue
vivendo. RECUAI,
RECUAI dos
vossos maus caminhos, pois, por que devíeis morrer, ó
casa de Israel?”’
Será
que o povo se agradava com a morte do iníquo?? Será que
o povo desejava a morte do iníquo?? Em caso afirmativo,
estavam em oposição
aos SENTIMENTOS de Jeová.
Assim é que o povo se expressava em seus salmos: (Salmos
58:10) 10 O
JUSTO SE ALEGRARÁ
por
ter observado a vingança. Banhará os seus passos no
sangue do iníquo. (Salmos
92:7) 7 Quando
os iníquos florescem como a vegetação E estão
florindo todos os que praticam o que é prejudicial, É
para que sejam aniquilados para todo o sempre.
Bem
estes foram os sentimentos externados pelos servos de Jeová.
“É da abundância do coração que a
boca fala”.
“Não
guarde ressentimento”,
foi o que Jeová havia ordenado a seu povo, após sair do
Egito: (Levítico
19:18) 18 “‘NÃO
DEVES TOMAR VINGANÇA NEM TER RESSENTIMENTO
contra
os filhos do teu povo; e tens de amar o teu próximo como a ti
mesmo. Eu sou Jeová.
Mas,
prestemos atenção às palavras de Jeová,
proferidas em uma situação nada agradável para o
povo.
“Vejam,
prestem a atenção, seja lá quem for que praticar
um ato de injustiça, estará se condenando a morte. Seu
anterior EXCELENTE CURRÍCULO não lhe dá qualquer
garantia em relação a sua vida; se praticar qualquer
pecado, seu currículo não o
salvará da condenação à morte. Em
qualquer momento em que ele venha a cometer uma injustiça, ele
se torna um iníquo, e a SENTENÇA para o iníquo é
a morte. Agora, em relação ao iníquo, aquele que
tem um péssimo currículo, tendo sobre ele o peso da
condenação à morte, basta que ele corrija seu
caminho e venha a praticar pura justiça, e seu anterior
PÉSSIMO CURRÍCULO nada representará. Ele passou
a ser justo, logo, continuará a viver. Percebam que o meu
objetivo não é matar o iníquo”. Percebam
que, em qualquer momento, o iníquo pode deixar de ser um
iníquo. (Ezequiel
33:12-13) 12 “E
quanto a ti, ó filho do homem, dize aos filhos do teu povo:
‘Nem a justiça do justo o livrará no dia da sua
revolta. Mas, no que se refere à iniquidade do iníquo,
não se fará que tropece por causa dela no dia em que
recuar da sua iniquidade Tampouco poderá ficar vivo aquele que
tiver justiça, por causa dela, no dia em que pecar. 13 Quando
eu disser ao justo: “Positivamente continuarás vivendo”,
e ele mesmo realmente confiar na sua própria justiça e
fizer injustiça, TODOS
OS SEUS PRÓPRIOS ATOS JUSTOS NÃO SERÃO
LEMBRADOS,
mas, pela sua injustiça que fez — por esta é que
morrerá.
NENHUM DOS SEUS ATOS INÍQUOS
SERÁ LEMBRADO
Mesmo
que o iníquo venha a recuar de seu pecado SOMENTE DEPOIS de Eu
prometer lhe tirar a vida, por dizer-lhe, “positivamente
morrerás”, Eu não
me lembrarei contra ele dos seus
pecados que cometeu. Verei apenas o juízo e a justiça
que agora está sendo praticada.
(Ezequiel
33:14-16) 14 “‘E
quando eu disser ao iníquo: “Positivamente morrerás”,
e ele realmente recuar do seu pecado e praticar o juízo e a
justiça, 15 [e]
o iníquo restituir a própria coisa penhorada e devolver
as próprias coisas roubadas, andando realmente nos próprios
estatutos da vida por não fazer injustiça,
positivamente continuará vivendo. Não morrerá.
16 NENHUM
DOS SEUS PECADOS COM QUE PECOU SERÁ LEMBRADO CONTRA ELE.
Juízo e justiça é o que praticou. Ele
positivamente continuará vivendo.’
Aquela
expectativa humana de que, “uma vez iníquo, sempre
iníquo”, estava sendo colocada por terra, com estas
afirmações de Jeová. O professor Jeová
afirmava: “Eu não vejo as coisas do jeito como vocês
veem”. Da mesma forma estava sendo colocada por terra a
expectativa humana de que, “uma vez justo, sempre justo”.
POVO NÃO COMPREENDE
QUE ISTO É QUE É IMPARCIALIDADE
Assim
como não me lembrarei contra
vocês de todas as tuas ações iníquas,
quando recuardes destas, do mesmo modo
também não me lembrarei
de todas as tuas ações justas, quando recuardes destas.
O
povo não conseguia entender que Jeová tem um objetivo.
O objetivo de Jeová não é punir iníquos
com a morte. Seu objetivo é
que todos pratiquem a justiça de
forma contínua.
Mesmo que você pratique a injustiça
e que tenha uma sentença por praticar a injustiça, em
qualquer momento que você
começar a praticar a justiça, a sentença será
anulada. Isto não revela o objetivo de ajudar o iníquo??
Sim revela. Não é este um motivo para o iníquo
se alegrar?? Sim, realmente é. Então, porque o povo não
se alegrou??
(Ezequiel
33:17-20) 17 “E
os
filhos do teu povo DISSERAM:
‘O
caminho de Jeová não é acertado’,
mas, no que se refere a eles, é o caminho deles que não
é acertado. 18 “Quando
o justo recuar da sua justiça e realmente fizer injustiça,
então terá de morrer por tais [atos]. 19 E
quando o iníquo recuar da sua iniquidade e realmente praticar
o juízo e a justiça, será por causa deles que
ele mesmo continuará vivendo. 20 “E
VÓS DISSESTES: ‘O
caminho de Jeová não é acertado.’
Será segundo o caminho de cada um de vós que vos
julgarei, ó casa de Israel.”
Quem
cometer qualquer injustiça realmente fica condenado à
morte. No entanto, Jeová afirma: “Se você se
transforma em um iníquo, Eu não vejo você como
alguém a ser morto, pois o Meu objetivo, minha vontade, é
que você recue de sua maldade. Eu quero que você perceba
a tua iniquidade. Eu te dou tempo para você recuar de sua
maldade. Logo, Eu vejo você como alguém a ser
ENDIREITADO.
Minha vontade é que o iníquo seja ENDIREITADO”. O
povo não entendia assim. O povo via o iníquo como
alguém a ser DESTRUÍDO. A
vontade ou desejo do povo era que o iníquo fosse simplesmente
DESTRUÍDO, aniquilado. Para o povo, o iníquo era alguém
sem o mínimo valor, um vaso inútil, próprio para
a destruição. O povo carregava o título de
“nação santa” e se achavam muito melhores
que todos os povos ao redor.
O povo se achava prejudicado em
relação aos iníquos. Será que o povo
realmente desejava a morte do iníquo?? Será que o povo
realmente se alegrava com a morte do iníquo?? O povo se achava
justo e tinha aversão a pecadores imundos. O que aconteceria
agora que estavam sendo punidos como pecadores imundos?? Jeová
responde: “Não é o fim, recuem dos vossos
caminhos iníquos, pois Eu não me agrado na morte do
iníquo. Eu fico feliz em ver o iníquo recuar do seu mau
caminho. Façam-me ficar feliz, recuem dos vossos maus
caminhos. Ter se tornado um iníquo não é uma
coisa definitiva. Para Mim, o iníquo não é um
vaso para o qual não existe mais recuperação, um
vaso rotulado de IMPRESTÁVEL, sem
mais nenhum valor”.
Jeová
estava simplesmente usando de imparcialidade. Ora, se a iniquidade
será esquecida no caso do iníquo passar a praticar a
justiça, do mesmo modo a justiça praticada pelo justo
também será esquecida, no caso do justo passar a
praticar iniquidade. No entanto, O MAIS
IMPORTANTE em relação a esta questão é
o fato de Jeová PERDOAR
o iníquo. A regra é clara: A alma que pecar (qualquer
pecado), ela é que morrerá. Se você pecar
(qualquer pecado), você estará condenado a morte por ter
se tornado um iníquo, no entanto, nada está perdido, Eu
te perdoo e lhe concedo um novo início. Você passou a
ter COMIGO uma dívida que no teu caso é impagável.
No entanto, veja, Eu CANCELO tua dívida. Então,
aproveite, recomece a praticar a justiça. No entanto, para
que haja a recuperação do vaso que está
iníquo é imprescindível que ocorra PRIMEIRO o
“perdão” da parte de Jeová.
Ademais,
o iníquo precisa ver a sua iniquidade para poder dar a meia
volta. Enquanto ele não perceber sua iniquidade, ele não
recuará do seu mau caminho.
Para aquele que achava que
estava recebendo uma recompensa por sua justiça e de forma
paralela exigia a devida recompensa ao iníquo, foi
decepcionante saber que o iníquo estava perdoado e que ele
ainda podia reiniciar, podia reiniciar a qualquer momento, e ainda
mais, sem qualquer dívida. Mais decepcionante ainda para o
suposto justo, foi saber que na verdade ele também era um
iníquo, pois ele estava sendo tratado como um iníquo,
embora não percebesse seu pecado.
Valorizar o que foi feito até
aquele momento leva ao desejo de ser reconhecido e RECOMPENSADO por
aquilo que se fez. Quão perigoso foi para aqueles que sequer
sabiam que estavam pecando, desejar ser recompensado por suas obras!!
Quando você se valoriza (se eleva), certamente irá
desvalorizar (rebaixar) outros. Decerto, também desejará
uma "paga" maior e melhor para si em face do seu
"suposto" maior valor.
As
palavras de Jesus são o antídoto para este desejo de
valorizar o que se faz. Cumpriu-se apenas a obrigação,
era o tinha de ser feito; era a coisa natural a ser feita. Estas são
as palavras de Jesus:
(Lucas
17:7-10) 7 “Quem
de vós, que tiver um escravo arando ou cuidando do rebanho,
lhe dirá, ao chegar ele do campo: ‘Vem logo para cá,
e recosta-te à mesa’? 8 Antes,
não lhe dirá: ‘Apronta-me algo para a minha
refeição noturna, e põe o avental e ministra-me
até eu ter acabado de comer e de beber, e depois podes comer e
beber’? 9 Será
que ele sentirá gratidão
pelo
escravo porque ele fez as coisas
determinadas?
10 Assim
também vós, QUANDO
TIVERDES FEITO TODAS AS COISAS QUE VOS FORAM DETERMINADAS, DIZEI:
‘SOMOS ESCRAVOS IMPRESTÁVEIS. O QUE TEMOS FEITO É
O QUE DEVÍAMOS FAZER.’”
Pai,
veja, eu comi a comida toda; eu tomei todo o remédio, eu fiz
todo o dever de casa que o professor passou, eu tomei banho....
Coisas obrigatórias ou coisas dignas de gratidão??
Outro perigo de valorizar o que
se está fazendo é quando nos comparamos com outros que
não estão fazendo as mesmas coisas que nós
estamos fazendo. O perigo existe, pois passamos a desvalorizar a
outra pessoa. No caso dela receber o mesmo salário que o
nosso, poderemos iniquamente falar contra aquele que realiza este ato
de MISERICÓRDIA.
Quanto
aos nossos sentimentos, somos assim alertados por Jesus:
(Mateus
20:1-16) 20
“Porque
o reino dos céus é semelhante a um homem, um dono de
casa, que saiu cedo de manhã para contratar trabalhadores para
o seu vinhedo. 2 Tendo
concordado com os trabalhadores em um denário por dia,
mandou-os ao seu vinhedo. 3 Saindo
também por volta da terceira hora, viu outros parados, sem
emprego, na feira; 4 e
ele disse a estes: ‘Vós também, ide ao vinhedo, e
eu vos darei o que for justo.’ 5 De
modo que eles foram. Ele saiu novamente por volta da sexta hora e da
nona hora, e fez o mesmo. 6 Finalmente,
por volta da décima primeira hora, saiu e encontrou outros
parados, e disse-lhes: ‘Por que ficastes parados aqui o dia
todo sem emprego?’ 7 Eles
lhe disseram: ‘Porque ninguém nos contratou.’
Disse-lhes: ‘Ide vós também ao vinhedo.’
8 “Quando
anoiteceu, o dono do vinhedo disse ao seu encarregado: ‘Chama
os trabalhadores e paga-lhes o seu salário, passando dos
últimos para os primeiros.’ 9 Ao
chegarem os homens da décima primeira hora, cada um deles
recebeu um denário. 10 Portanto,
ao chegarem os primeiros, concluíram que receberiam mais; mas
eles também receberam o pagamento à razão de um
denário. 11 Tendo-o
recebido, começaram a murmurar contra o dono de casa 12 e
disseram: ‘ESTES
ÚLTIMOS FIZERAM UMA SÓ HORA DE TRABALHO; AINDA ASSIM OS
FIZESTES IGUAIS A NÓS, OS QUE LEVAMOS O FARDO DO DIA E O CALOR
ABRASADOR!’ 13 Mas
ele disse, em resposta, a um deles: ‘Amigo, não te faço
nenhuma injustiça. Não concordaste comigo em um
denário? 14 Toma
o que é teu e vai. EU
QUERO DAR a
este último o mesmo que a ti. 15 Não
me é lícito fazer o que quero com as minhas próprias
coisas? Ou é o teu olho iníquo PORQUE
SOU BOM?’
16 Deste
modo, os últimos serão primeiros e os primeiros,
últimos.”
Será que os discípulos
de Jesus deixaram de valorizar o seu currículo ou será
que AINDA esperam que suas “boas
obras” sejam lembradas??
Nos dias de Jesus, os fariseus
sentiam-se superiores aos que eram realmente pecadores, SENTIAM-SE
SUPERIORES aos iníquos, colocavam-se acima dos “pecadores
imundos”. Jesus chamou a atenção de seus alunos
para este sentimento, por mostrar o terrível resultado final:
(Lucas
18:9-14) 9 Mas, ele contou a seguinte ilustração
também a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e
que consideravam os demais como nada: 10 “Dois homens
subiram ao templo para orar, um sendo fariseu e o outro cobrador de
impostos. 11 O fariseu estava em pé e começou a
orar as seguintes coisas no seu ÍNTIMO:
‘Ó
Deus, agradeço-te que NÃO SOU COMO O RESTO DOS HOMENS,
extorsores, injustos,
adúlteros, ou mesmo como este cobrador de impostos. 12 Jejuo
duas vezes por semana, dou o décimo de todas as coisas que
adquiro.’ 13 O cobrador de impostos, porém, estando
em pé à distância, não estava nem disposto
a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo:
‘Ó Deus, sê clemente para comigo pecador.’
14 Digo-vos: Este homem desceu para sua casa provado mais justo
do que aquele homem; porque
TODO
O QUE SE ENALTECER será
humilhado,
mas quem se humilhar será enaltecido.”
Não são poucos os que têm usado esta expressão de Paulo como âncora para valorizarem suas “boas obras”, anexando-as em um currículo e exibindo-as.
Não são poucos os que têm usado esta expressão de Paulo como âncora para valorizarem suas “boas obras”, anexando-as em um currículo e exibindo-as.
(Hebreus
6:10) 10 Pois
Deus não é injusto, para se esquecer de vossa obra
e do amor que mostrastes ao
seu nome, por terdes ministrado aos santos e por continuardes a
ministrar.
Daí, acham que Deus passa a ser um devedor de “servos de Deus” esforçados, e esperam que a gratidão de Deus se revele em Este fazer vista grossa em relação a certos pecados que estes servos de Deus minimizam. Depois desvalorizam o restante da humanidade por estes não estarem fazendo as mesmas obras feitas pelos “servos de Deus”, e ainda pedem ao Pai para “recompensá-los” com a vida eterna e para recompensar os iníquos com a morte eterna. “O pior “servo de Deus” é muito melhor do que qualquer iníquo”, isto é o que pensam, o que sentem e é o que os “servos de Deus” têm afirmado hoje, colocando-se bem ACIMA dos “iníquos”.
Daí, acham que Deus passa a ser um devedor de “servos de Deus” esforçados, e esperam que a gratidão de Deus se revele em Este fazer vista grossa em relação a certos pecados que estes servos de Deus minimizam. Depois desvalorizam o restante da humanidade por estes não estarem fazendo as mesmas obras feitas pelos “servos de Deus”, e ainda pedem ao Pai para “recompensá-los” com a vida eterna e para recompensar os iníquos com a morte eterna. “O pior “servo de Deus” é muito melhor do que qualquer iníquo”, isto é o que pensam, o que sentem e é o que os “servos de Deus” têm afirmado hoje, colocando-se bem ACIMA dos “iníquos”.
Será que o “servo
de Deus” deve ter um tratamento diferenciado?? Pode ser
que o “servo de Deus” dê este tipo de tratamento
aos também vistos por eles como “servos de Deus” e
também deseje tal tratamento para si, mas o que dizer de
Jeová, o Professor??
Novamente, um grande perigo
existe neste pedido. Não podemos esquecer do SENTIMENTO
revelado pelo fariseu, que também era um “servo de
Deus”, um adorador de Jeová. Tal sentimento não
agradava a Deus. Tal sentimento o colocava na condição
de mais iníquo, aos olhos de Deus, obviamente. Novamente, será
Jeová quem dará a Sua nota aos Seus
alunos humanos. A história futura nos alcançará,
e nós, assim como os antepassados, seremos desnudados para
todo o mundo.
Para o povo escolhido, o “servo
de Deus”, foi dito:
(Jeremias
9:25-26) 25 “Eis
que vêm dias”, é a pronunciação de
Jeová, “e eu vou ajustar contas com todo o circunciso
[mas ainda] na incircuncisão, 26 com
o Egito, e com Judá, e com Edom, e com os filhos de Amom, e
com Moabe, e com todos os de cabelo cortado nas têmporas, que
moram no ermo; porque
todas as nações são incircuncisas e TODA
a
casa de Israel é incircuncisa no coração”.
Haveria qualquer SENTIMENTO
diferenciado do Pai em relação a humanos? Não
foi esta a promessa do Criador. O Criador via TODAS as nações
e TODA a casa de Judá (os servos de Deus) como IGUAIS
incircuncisos no coração. O
Professor Jeová é IMPARCIAL.
Para o outro grupo de iníquos
que ainda estava em Jerusalém, assim falou o Professor Jeová:
(Jeremias
18:1-12) 18
A
palavra que veio a haver para Jeremias, da parte de Jeová,
dizendo: 2 “Levanta-te,
e tens de descer à casa do oleiro e ali te farei ouvir as
minhas palavras.” 3 E
passei a descer à casa do oleiro, e eis que ele fazia uma obra
na roda de oleiro. 4 E
o vaso que fazia do barro foi estragado pela mão do oleiro, e
ele tornou e foi fazer dele outro vaso, conforme parecia direito
fazer aos olhos do oleiro. 5 E
continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo:
6 “‘Não
posso eu fazer a vós como este oleiro [fez], ó casa de
Israel?’ é a pronunciação de Jeová.
‘Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós
na minha mão, ó casa de Israel. 7 EM
QUALQUER MOMENTO em que eu falar contra uma nação
e
contra um reino, para [a] desarraigar, e para [a] demolir, e para [a]
destruir, 8 e
esta nação realmente RECUAR da sua maldade contra a
qual falei,
também
eu VOU DEPLORAR a calamidade que pensei em executar sobre ela.
9 MAS,
EM QUALQUER MOMENTO
em
que eu falar a respeito de uma nação e a respeito de um
reino, para [a] edificar e para [a] plantar, 10 e
ela realmente fizer o que é mau
aos
meus olhos por não obedecer à minha voz, TAMBÉM
EU VOU DEPLORAR O BEM
que
eu disse [para mim] fazer-lhe para seu bem.’ 11 “E
agora, por favor, dize aos homens de Judá e aos habitantes de
Jerusalém: ‘Assim disse Jeová: “Eis que
formo contra vós uma calamidade e cogito contra vós um
pensamento. Recuai,
por favor, cada um do seu mau caminho,
e tornai bons os vossos caminhos e vossas ações.”’”
12 E
eles disseram: “É sem esperança! Pois andaremos
seguindo os nossos próprios pensamentos e vamos executar cada
um a obstinação de seu mau coração.”
Ora,
o Criador estava sendo totalmente coerente ao falar palavras
idênticas aos dois grupos do mesmo povo.
Em
qualquer momento Eu deploro a calamidade que afirmei que ia
executar sobre ela, no caso dela recuar de seu MAU caminho. Do mesmo
modo, em qualquer momento Eu também vou deplorar o bem
que afirmei que iria fazer pelo seu BOM caminho, no caso dela recuar
de seu BOM caminho. Então meus filhos iníquos, por
favor, recuem do vosso MAU caminho.
Meu
objetivo não é executar a calamidade. Meu objetivo é
que a minha PROMESSA de trazer calamidade
sobre vocês, faça (induza) vocês recuarem do
vosso mau caminho.
“Veja
por exemplo o que aconteceu com os ninivitas. Minha promessa de
trazer calamidade sobre eles, os fez parar com tudo o que estavam
fazendo; pararam até mesmo de comer e até mesmo de
beber água”. Assim foi contado pelo representante de
Jeová, designado para a tarefa de avisar sobre a calamidade,
Jonas:
(Jonas
3:3-10) 3 Nisso
Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra de Jeová.
Ora, a própria Nínive mostrou-se para Deus uma cidade
grande, de três dias de caminhada. 4 Por
fim, Jonas principiou a entrar na cidade numa caminhada de um dia, e
continuava proclamando e dizendo: “APENAS
MAIS QUARENTA DIAS E NÍNIVE SERÁ SUBVERTIDA.”
5 E
os homens de Nínive começaram a depositar fé em
Deus, e passaram a proclamar um jejum e a pôr serapilheira,
desde o maior deles até o menor deles.
6 Quando
a palavra atingiu o
rei de Nínive,
então
ele se
levantou do seu trono e despiu-se de seu manto oficial e cobriu-se de
serapilheira, e assentou-se nas cinzas.
7 Além
disso, fez proclamar e dizer em Nínive, PELO
DECRETO DO REI E DOS SEUS GRANDES,
dizendo: “Nenhum
homem e nenhum animal doméstico, nem manada nem rebanho, deve
saborear coisa alguma. Nenhum [deles] deve tomar alimento. Nem mesmo
água devem beber. 8 E
cubram-se de serapilheira, homem e animal doméstico; e clamem
a Deus com força e RECUEM,
cada um do seu mau caminho e da violência que havia nas suas
mãos. 9 Quem
sabe se o [verdadeiro] Deus [não] voltará e realmente
[o] deplorará, e recuará da sua ira ardente, para que
não pereçamos?”
10 E
o [verdadeiro] Deus chegou a ver os seus trabalhos, que tinham
recuado de seu mau caminho; e POR ISSO O [VERDADEIRO] DEUS DEPLOROU A
CALAMIDADE de que falara que lhes ia causar; e ele não [a]
causou.
No
entanto, não foi esta a mesma reação do povo que
afirmava ser justo e se intitulava de nação santa, os
“servos de Deus”, como o próprio Jeová
afirmou, para que fosse repetido ao povo por Jeremias.
Para
Ezequiel, o Professor Jeová afirmou em relação
ao grupo que estava com ele em Babilônia:
(Ezequiel
33:30-33) 30 “E
quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo estão
falando uns aos outros a teu respeito junto às paredes e nas
entradas das casas, e um falou ao outro, cada um ao seu irmão,
dizendo: ‘Vinde, por favor, e ouçamos qual é a
palavra procedente de Jeová.’ 31 E
eles entrarão [chegando] a ti, como a entrada do povo, e SE
ASSENTARÃO DIANTE DE TI COMO O MEU POVO; E CERTAMENTE OUVIRÃO
AS TUAS PALAVRAS, MAS
NÃO AS PORÃO EM PRÁTICA,
porque
com a sua boca expressam desejos sensuais [e] seu coração
vai atrás de seu lucro injusto. 32 E
eis que tu és para eles como uma canção de
amores sensuais, como alguém com voz bonita e que toca bem um
instrumento de cordas. E
CERTAMENTE OUVIRÃO AS TUAS PALAVRAS, MAS
NÃO HÁ QUEM AS PONHA EM PRÁTICA.
33 E
quando isso se cumprir — eis que tem de se cumprir —
então terão de saber que foi um profeta que veio a
estar no meio deles.”
Foi
também para Ezequiel que Jeová afirmou: “Se Eu te
enviasse a outros povos, eles certamente te ouviriam, mas, a casa de
Israel não vai querer ouvir-te, pois eles são
rebeldes”. As palavras de Jeová foram assim registradas
pelo próprio Ezequiel:
(Ezequiel
3:4-9) 4 E
ele continuou a dizer-me: “Filho do homem, vai, entra no meio
da casa de Israel, e tens de falar-lhes com as minhas palavras.
5 Pois
não estás sendo enviado a um povo de idioma
incompreensível ou de língua pesada, [mas] à
casa de Israel, 6 não
a numerosos povos de idioma incompreensível ou de língua
pesada, cujas palavras não possas ouvir [com entendimento]. Se
eu te tivesse enviado a tais, seriam eles os que te escutariam.
7 Mas,
quanto à casa de Israel,
NÃO
VÃO QUERER ESCUTAR-TE,
pois
não querem escutar a mim; porque todos os da casa de Israel
são de cabeça dura e de coração duro.
8 Eis
que fiz a tua face tão dura como as faces deles e a tua testa
tão dura como as testas deles. 9 Igual
ao diamante, mais dura do que a pederneira fiz a tua testa. Não
deves ter medo deles e não deves ficar aterrorizado diante das
suas faces, PORQUE
SÃO UMA CASA REBELDE.”
Jeová
afirmou: “Não me agrado na morte do iníquo”.
Até onde iria Jeová?? Se além de iníquo,
este também apresentasse outra faceta da iniquidade, que é
a rebeldia?? O que faria Jeová?? Desistiria do iníquo??
Ouçamos
a palavra do próprio Jeová falada para um dos “filhos”
iníquos já punidos com a morte. Assim se expressou o
próprio Jeová:
(Jeremias
31:15-20) 15 “Assim
disse Jeová: ‘Ouve-se uma voz em Ramá, lamentação
e choro amargo; Raquel chorando por seus filhos. Negou-se a ser
consolada por causa dos seus filhos, porque eles já não
existem.’” 16 Assim
disse Jeová: “‘Retém a tua voz do choro e
teus olhos das lágrimas, pois há uma recompensa pela
tua atividade’, é a pronunciação de Jeová,
‘e certamente retornarão da terra do inimigo’.
17 “‘E
EXISTE
ESPERANÇA PARA O TEU FUTURO’,
é a pronunciação de Jeová, ‘e os
filhos certamente retornarão ao seu próprio
território’.” 18 “Ouvi
positivamente Efraim lastimar-se: ‘CORRIGISTE-ME,
para que eu ficasse corrigido, como o bezerro que não foi
treinado. Faze-me voltar e eu voltarei prontamente, porque tu és
Jeová, meu Deus. 19 Pois,
após a minha volta senti lástima; e depois que se me
fez saber bati na coxa. Fiquei envergonhado e senti-me também
humilhado, porque eu levara o vitupério da minha mocidade.’”
20 “É
Efraim para mim UM
FILHO PRECIOSO ou
um menino tratado com mimo? Pois, ao ponto de EU
falar
contra ele, SEM
FALTA ME
LEMBRAREI DELE AINDA MAIS.
Por
isso é que as minhas entranhas ficaram turbulentas por ele.
Decididamente TEREI
PIEDADE DELE”,
é a pronunciação de Jeová.
EXISTE
O “DEPOIS DA PUNIÇÃO” - Mesmo depois
da punição com a morte, punição esta, em
face de tamanha iniquidade, Jeová ainda afirma para o JÁ
PUNIDO reino de Samaria (Efraim): “Ainda há
esperança para o teu futuro”.
Mesmo
depois da punição com a morte, Jeová afirma para
seu iníquo filho: Você CONTINUA sendo um filho precioso
para mim, pois ao ponto que Eu fui de falar contra você, sem
falta me lembrarei de você AINDA MAIS.
Mesmo
depois da punição com a morte, o objetivo de Jeová
de corrigir o iníquo persistia. Jeová revela
assim que Ele não desiste do iníquo,
Ele realmente revela O QUANTO não se agrada na morte do
iníquo, revela O QUANTO Ele deseja que o iníquo recue
do seu caminho e continue a viver. Finalmente, Jeová revela
qual é o Seu SENTIMENTO pelo iníquo: “Terei
piedade dele”. O estado de uma pessoa que alcançou a
condição de iníquo, é um
estado lastimável, logo, ele é digno de PIEDADE.
Para
aquela geração que aos olhos de Jeová era mais
iníqua que Samaria e mais iníqua que Sodoma, assim
falou Jeová sobre o Seu sentimento por ela:
(Jeremias
31:2-4) 2 Assim
disse Jeová: “O povo composto dos sobreviventes da
espada achou favor no ermo, quando Israel andava para obter seu
repouso.” 3 De
longe apareceu-me o próprio Jeová, [dizendo:] “E
EU TE AMEI COM UM AMOR POR TEMPO INDEFINIDO.
Por
isso é que te atraí com benevolência. 4 Ainda
te reedificarei e serás realmente reedificada, ó virgem
de Israel. Ainda te ataviarás com os teus pandeiros e
realmente sairás na dança dos que estão rindo.
Os
sobreviventes da espada?? Sim, os sobreviventes da iníqua
geração punida com a espada. Jeová ama iníquos??
Sim, Ele ama. Um amor por tempo indefinido??
Qual é a dimensão deste amor??
Jeová
revela qual era a dimensão da iniquidade de seu povo nas
seguintes palavras:
(2
Reis 21:9-15) . . .E eles não escutaram, porém,
Manassés
continuou a seduzi-los para fazerem o que era mau, MAIS
DO QUE AS NAÇÕES que
Jeová aniquilara de diante dos filhos de Israel.
10 E
Jeová continuou a falar por meio dos seus servos, os profetas,
dizendo: 11 “Visto
que Manassés, rei de Judá, fez estas coisas
detestáveis, ele
agiu DE
MODO MAIS INÍQUO
do
que todos os amorreus antes dele,
e passou a fazer até mesmo Judá pecar com os seus
ídolos sórdidos. 12 Por
isso, assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Eis que
trago sobre Jerusalém e sobre Judá uma calamidade tal
que, ouvindo alguém [falar dela], lhe tinirão ambos os
ouvidos. 13 E
certamente estenderei sobre Jerusalém o cordel de medir
aplicado a Samaria e também o nível aplicado à
casa de Acabe; e vou esfregar Jerusalém até ficar
limpa, assim como se esfrega um tacho sem asas, esfregando-o e
emborcando-o. 14 E
abandonarei deveras o restante da minha herança, e os
entregarei à mão dos seus inimigos, e vão
tornar-se saque e rapina para todos os seus inimigos, 15 visto
que fizeram o que era mau aos meus olhos e me ofenderam
continuamente, desde o dia em que seus antepassados saíram do
Egito até o dia de hoje.’”
Jeová
continua revelando qual era a dimensão da iniquidade de seu
povo: (Ezequiel
5:5-9) 5 “Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Esta é Jerusalém.
Coloquei-a no meio das nações, com terras ao seu redor.
6 E
ela passou a comportar-se rebeldemente contra as minhas decisões
judiciais, em
INIQÜIDADE
MAIOR DO QUE AS NAÇÕES,
e contra os meus estatutos, mais do que as terras ao seu redor,
pois rejeitaram as minhas decisões judiciais, e quanto aos
meus estatutos, não andaram neles.’ 7 “Portanto,
assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto
que fostes MAIS
TUMULTUOSOS DO QUE AS NAÇÕES
ao
vosso redor,
não andastes nos meus estatutos e não executastes as
minhas decisões judiciais — mas, porventura não
agistes segundo as decisões judiciais das nações
ao vosso redor? — 8 portanto,
assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Eis que sou contra
ti, [ó cidade,] sim, eu, e vou executar no teu meio decisões
judiciais aos olhos das nações. 9 E
vou fazer em ti o que não fiz e como não mais farei,
por causa de todas as tuas coisas detestáveis.
MAIS
INÍQUO que os povos ao
redor; MAIS
TUMULTUOSOS que as nações
ao redor. Pode haver alguma dúvida
quanto ao grau de iniquidade daquela geração que
habitava Jerusalém?? Foi aos sobreviventes da espada, os que
pertenciam a esta geração que foi dito por Jeová:
“Eu te amei com um amor por tempo indefinido”.
Para
outra geração iníqua e rebelde, mais iníqua
que aquela geração de Nínive, assim falou o
mesmo Jeová, agora através de Jesus, a respeito do
futuro dela mesma:
(Mateus
12:38-41) 38 Respondendo-lhe
então alguns escribas e fariseus, disseram: “Instrutor,
queremos ver um sinal da tua parte.” 39 Em
resposta, disse-lhes: “UMA
GERAÇÃO INÍQUA E ADÚLTERA
persiste
em buscar um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o
sinal de Jonas, o profeta. 40 Porque,
assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre
do enorme peixe, assim estará também o Filho do homem
três dias e três noites no coração da
terra. 41 HOMENS
DE NÍNIVE SE
LEVANTARÃO
no
julgamento COM
ESTA GERAÇÃO
e
a condenarão;
porque eles se arrependeram com o que Jonas pregou, mas, eis que algo
maior do que Jonas está aqui.
Ainda
há esperança para o teu futuro. Serás levantado.
Apesar de agires de forma mais iníqua que os homens de Nínive
(eles não foram rebeldes), e seres punidos por isto, serás
levantado junto com eles. O que acontecerá? Bem, eles te
condenarão. Eles dirão: “Nós, apesar de
não sermos “servos de Deus”, paramos tudo o que
estávamos fazendo em face da palavra de Deus falada através
do profeta. Porque vocês não fizeram a mesma coisa??
Vocês não afirmavam ser muito melhores do que nós??”
Será uma vergonha e tanto!!
Mesmo
“depois da punição” ainda há futuro
para o iníquo. Realmente é muita bondade. É a
bondade de Jeová.
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