TENHO FÉ EM JESUS??
Jesus
veio estabelecer a diferença entre o certo e o errado, entre o
bem o mal, entre o que era pecado e o que não era pecado, e
entre verdade e mentira.
Neste
caso, Jesus era a verdade. No entanto, antes de Jesus estar entre os
humanos como carne e sangue, já existiam muitas informações
fielmente seguidas pelos humanos, como se estas informações
tivessem a Jeová como origem.
O
que aconteceria se as informações dadas por Jesus
fossem opostas a estas informações fielmente seguidas
por milênios??
Será
que os humanos aceitariam como verdade as informações
dadas por Jesus??
Qual é a importância
de se ter fé em Jesus? O próprio Jesus responde: (João
6:28-29) 28
Disseram-lhe,
portanto: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
29
Em
resposta, Jesus disse-lhes: “Esta
é a obra de Deus, QUE
EXERÇAIS FÉ
NAQUELE
A QUEM ESTE ENVIOU.”
Assim
verte a Tradução Almeida:
(João
6:28-29) 28 Pergutaram-lhe, pois: Que havemos de fazer
para praticarmos as obras de Deus? 29 Jesus lhes respondeu: A
obra de Deus é esta: Que
CREIAIS
naquele
que ele enviou.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(João
6:28-29) 28 Eles lhe perguntaram: Que havemos de fazer para
praticar as obras de Deus? 29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de
Deus é esta, que
CREIAIS
naquele
que ele enviou.
Jesus disse mais: (João
6:40) 40
POIS
ESTA
É A VONTADE DE MEU PAI,
QUE TODO AQUELE QUE OBSERVA O FILHO E EXERCE
FÉ
NELE
TENHA
VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA.”
Assim
verte a Tradução Almeida:
(João
6:40) 40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo
aquele que vê o Filho e
CRÊ
nele,
tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(João
6:40) 40 Pois esta é a vontade de meu Pai, que todo o que
vê o Filho do homem e
nele CRÊ,
tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Este é o desejo do
Pai, esta é a obra do Pai: “Exerçais fé no
Filho; Tenhais fé no Filho”.
O
que é fé??
Fé
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: confiança absoluta (em alguém
ou em algo)
fé
s.f.
(1111)
1
rel
no
catolicismo, a primeira das três virtudes teologais 2
sistema
de crenças religiosas; religião <fé
cristã>
3
confiança
absoluta (em alguém ou em algo); crédito <um
homem digno de fé>
4
asseveração,
afirmação, comprovação de algum fato <em
fé do que dizia, apresentou uma documentação>
5
compromisso
assumido de ser fiel à palavra dada <violou
a fé que devia ao amigo>
6
jur
credibilidade
que deve ser dada ao documento no qual se funda, resultando disso a
própria veracidade do documento ²
fé
conjugal
jur
fidelidade
conjugal • fé
de carvoeiro
a
crença cega das pessoas ingênuas e simples • fé
de ofício
jur
1
fé
baseada na honra profissional de quem atesta ou abona 2
folha
de serviço de servidor público civil ou militar •
fé
pública
jur
crédito
que se deve dar a documentos emanados de autoridades públicas
ou serventuários da justiça, em virtude da função
ou ofício exercido • fé
púnica
falsidade,
perfídia, má-fé • à
falsa fé
deslealmente;
traiçoeiramente <apunhalou-o
pelas costas à falsa fé>
• à
fé
com
certeza; na verdade • dar
fé
1
jur
afirmar
como verdade; testificar, dar por fé 2
jur
garantir,
por encargo legal, a autenticidade de (texto, documento, assinatura
etc.); dar por fé 3
perceber,
notar, ver <um
distraído que jamais dá fé do que se passa a sua
volta>
• dar
por fé
m.q.
dar
fé
('afirmar',
'garantir') • fazer
fé
1
merecer
crédito 2
dar
testemunho autêntico • fazer
fé em
m.q.
ter
fé em
• levar
fé
infrm.
acreditar
em (alguém ou algo) <levava
fé naquele rapaz>
• ter
fé
merecer
crédito • ter
fé em
depositar
confiança em; acreditar; fazer fé em ¤
etim
lat.
fìdes,éi
'fé,
crença (no sentido religioso), engajamento solene etc.' ¤
sin/var
ver
sinonímia de confiança
¤
ant
ver
antonímia de confiança
¤
hom
fés(pl.)
/ fez
\é\
(s.f.) ¤
par
fê
(s.m.);
fés(pl.) / fês(pl.fê[s.m.])
e fez
\ê\
(fl.fazer e s.m.)
Os
discípulos de Jesus devem ter confiança absoluta
em Jesus, tanto em suas ações como em suas palavras.
Será
que os apóstolos sabiam o que era ter fé em Jesus??
Que
conceito será que tinham sobre fé??
Será
que fé é algo que se possa dar para outra pessoa??
(Lucas
17:5-6) 5 Os
apóstolos disseram então ao Senhor: “Dá-nos
mais
fé.”
6 O Senhor disse
então: “Se tivésseis fé do tamanho dum
grão de mostarda, diríeis a esta amoreira-preta: ‘Sê
desarraigada e plantada no mar!’ e ela vos obedeceria.
Assim
verte a Tradição Almeida:
(Lucas
17:5-6) 5 Disseram então os apóstolos ao
Senhor: Aumenta-nos
a
fé. 6 Respondeu o Senhor: Se tivésseis
fé como um grão de mostarda, diríeis a esta
amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Lucas
17:5-6) 5 Disseram os apóstolos ao Senhor:
Aumenta-nos
a
fé. 6 O Senhor respondeu: Se tivésseis
fé como um grão de mostarda, diríeis a este
sicômoro: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ele vos
obedeceria.
Bem,
o que notamos?? Notamos que o sentido ficaria muito estranho sendo
vertido por dá-nos mais fé. Notamos que o sentido mais
correto seria o aumenta-nos a fé.
Como
podia Jesus aumentar a fé destes homens??
O
que os outros judeus concluíram sobre a questão de ter
fé em Jesus??
Eles
falaram as seguintes palavras:
(João
6:30-31) 30 Disseram-lhe,
portanto: “O
que, então, realizas como sinal, a fim de que [o] vejamos e
ACREDITEMOS
em ti?
Que obra estás fazendo? 31
Nossos antepassados comeram o maná
no ermo, assim como está escrito: ‘Ele lhes deu pão
do céu para comer.’. . .
Assim
verte a Tradução Almeida:
(João
6:30-31) 30 Perguntaram-lhe, então: Que
sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e
te CREIAMOS?
Que operas tu? 31 Nossos pais comeram o maná
no deserto, como está escrito: Do céu deu-lhes pão
a comer.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(João
6:30-31) 30 Perguntaram-lhe, pois: Que
milagre operas tu, para que o vejamos e
te CREIAMOS?
que fazes tu? 31 Nossos pais comeram o maná
no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do
céu.
Pelo que entendemos
das palavras destes homens, Jesus tinha de fornecer a eles algum
motivo suficientemente forte para que eles viessem a confiar em
Jesus. Esta confiança em Jesus estava condicionada a Jesus
fazer algo especial.
Esta é uma
teoria humana. Este é um comportamento comum aos humanos.
Vejamos oque
aconteceu no caso de Moisés:
Depois de escolhido
para revelar ao povo as informações dadas por Jeová,
o que falou Moisés e o que fez Jeová??
(Êxodo
4:1-9) 4
No
entanto, Moisés disse em resposta: “Mas,
suponhamos que não me acreditem e não escutem a minha
voz, pois irão dizer: ‘Jeová não te
apareceu.’”
2 Jeová
disse-lhe então: “Que é isso na tua mão?”
ao que ele disse: “Um bastão.” 3 Disse-lhe,
pois: “Lança-o na terra.” De modo que o lançou
na terra e ele se tornou uma serpente; e Moisés começou
a fugir dela. 4 Jeová
disse então a Moisés: “Estende tua mão e
segura-a pela cauda.” De modo que estendeu sua mão e a
segurou, e ela se tornou um bastão na palma da sua mão.
5 “A
fim de que”, conforme disse, “eles acreditem que te
apareceu Jeová, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão,
o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. 6 Jeová
disse-lhe então mais uma vez: “Por favor, mete tua mão
na dobra superior da tua roupa.” De modo que meteu sua mão
na dobra superior da sua roupa. Quando a retirou, ora, eis que sua
mão estava atacada de lepra semelhante à neve! 7 Depois
disse: “Retorna tua mão à dobra superior da tua
roupa.” De modo que retornou sua mão à dobra
superior da sua roupa. Quando a retirou da dobra superior da sua
roupa, ora, eis que se restabelecera igual ao resto da sua carne!
8 “E
tem de dar-se que”, conforme disse, “se não te
acreditarem e não escutarem a voz do primeiro sinal, então
certamente acreditarão na voz do sinal posterior. 9 Contudo,
tem de dar-se que, se não acreditarem nem mesmo nestes dois
sinais e não escutarem a tua voz, então terás de
tomar água do rio Nilo e derramá-la na terra seca; e a
água que tomarás do rio Nilo certamente se tornará,
sim, deveras se tornará sangue em terra seca.”
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Êxodo
4:4-9) 1 Respondeu Moisés: Mas
eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz,
pois dirão: Jeová não te apareceu.
2 Perguntou-lhe Jeová: Que é isso que tens na
tua mão? Respondeu-lhe: Uma vara. 3 Continuou Jeová:
Deita-a no chão. Ele deitou-a no chão, e ela se
converteu em cobra; e Moisés fugiu dela. 4 Então
disse Jeová a Moisés: Estende a mão e pega-lhe
pela cauda (estendeu ele a mão e pegou-lhe, e ela se tornou em
vara na sua mão); 5 para que creiam que te apareceu
Jeová, o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de
Isaque e o Deus de Jacó. 6 Disse-lhe mais Jeová:
Mete a tua mão no teu seio. Quando a tirou, eis que a sua mão
estava leprosa, tão branca como a neve. 7 Torna a
meter, disse Jeová, a tua mão no teu seio. (Tornou ele
a meter a mão no seio; e, quando a tirou segunda vez, eis que
havia tornado como o restante da sua carne.) 8 Se não
te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro prodígio, crerão
a voz do segundo prodígio. 9 Se nem ainda crerem a
estes dois prodígios, nem ouvirem a tua voz, tomarás da
água do rio e a derramarás sobre a terra; a água
que tirares do rio tornar-se-á em sangue sobre a terra.
Moisés
achava necessário estar de posse de vários sinais
incomuns para comprovar que Deus havia falado com ele, um humano.
Respeitando o
livre-arbítrio de Moisés, Jeová lhe concedeu o
poder para praticar sinais incomuns.
Os sinais incomuns
precederiam a palavra retransmitida por Moisés. Moisés
poderia usar tais sinais para confirmar que Jeová havia falado
com ele e que o havia enviado, no entanto, como Moisés poderia
comprovar que as informações que ele estava dando ao
povo eram um simples REPETIÇÃO das palavras saídas
da boca de Jeová?? Como Moisés poderia comprovar??
Havia alguma forma de Moisés comprovar que Jeová lhe
havia falado determinada palavra??
Independente dos
sinais, o povo precisava confiar em Moisés.
Olha gente, eu não
tenho como comprovar que as palavras faladas por Jeová foram
estas, no entanto, vocês precisam confiar em mim, no entanto,
eu tenho estes sinais que comprovam que Ele falou comigo. Nenhum
deles havia participado daquela conversa particular entre Moisés
e Jeová e não havia nenhuma testemunha daquele diálogo.
Independente dos
sinais, o povo precisava ter confiança absoluta em
Moisés.
Existia outra
alternativa??
Confiar –
esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: acreditar na sinceridade e nas boas
intenções de (alguém) crer.
confiar
v.
(sXIII)
1
bit.
e pron.
pôr
(algo, alguém ou a si próprio) sob a guarda ou os
cuidados de pessoa, instituição etc., em quem se tenha
confiança <confiamos-lhe
as chaves de nossa casa>
<c.-se
a Deus>
2
bit.
entregar
(a alguém ou a algo) a responsabilidade de um trabalho, missão
etc.; incumbir <confiou-lhe
a educação dos filhos>
3
bit.
revelar
[a alguém] (sentimentos íntimos, segredos, informações
confidenciais etc.) <não
confie suas inquietações a ninguém, sob pena de
desmoralizar-se>
4
t.i.int.
acreditar
na sinceridade e nas boas intenções de (alguém);
crer <c.
nas palavras do presidente>
<se
não existe alternativa, o melhor é c.>
¤
etim
lat.
*confidáre
por
confidère
'fiar-se
de ou em; pôr confiança em; esperar' ¤
sin/var
ver
sinonímia de incumbir
¤
ant
desconfiar
Acreditar é
uma ação pessoal, assim como obedecer e desobedecer.
Logo depois de
terem saído do Egito, que prova de confiança absoluta
em Moisés revelaram ter os descendentes de Jacó??
(Deuteronômio
5:23-27) 23 “E
sucedeu que, assim que ouvistes a voz do meio da escuridão,
enquanto o monte ardia com fogo, passastes a chegar-vos a mim, todos
os cabeças das vossas tribos e todos os vossos anciãos.
24 Então
dissestes: ‘Eis que Jeová, nosso Deus, nos mostrou a sua
glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo.
Neste dia vimos que Deus pode falar com o homem e que este realmente
pode continuar vivendo. 25 E
agora, por que devíamos morrer, visto que este grande fogo nos
pode consumir? Se novamente ouvirmos ainda mais a voz de Jeová,
nosso Deus, então certamente morreremos. 26
Pois,
quem há de toda a carne, que tenha ouvido a voz do Deus
vivente falar do meio do fogo, assim como nós, e ainda
continue vivendo? 27
Chega-te
tu e ouve tudo o que Jeová, nosso Deus, disser; e serás
tu quem nos falará tudo o que Jeová, nosso Deus, te
falar, e certamente escutaremos e [o] faremos.’
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Deuteronômio
5:23-27) 23 Quando ouvistes a voz do meio das trevas, enquanto
ardia o monte em fogo, viestes ter comigo, a saber, todos os cabeças
das vossas tribos, e os vossos anciãos; 24 e dissestes:
Eis que Jeová nosso Deus nos fez ver a sua glória e a
sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que
Deus fala com o homem, e este continua a viver. 25 Agora,
pois, porque havemos de morrer? Este grande fogo nos consumirá;
se nós tornarmos a ouvir a voz de Jeová nosso Deus,
morreremos. 26 Pois quem há de toda a carne, que tenha
ouvido a voz do Deus vivente falar do meio do fogo, como nós a
ouvimos, e tenha continuado a viver? 27 Tu
chega-te mais, e ouve tudo o que Jeová nosso Deus disser; tu
nos falarás tudo o que Jeová nosso Deus te falar a ti,
e ouvindo-o, o cumpriremos.
O povo dispensou o
ouvir os mandamentos diretamente da boca de Jeová, ou seja,
continuar ouvindo aquela voz que já estavam ouvindo.
Tu nos falarás
tudo o que Jeová te falar e nós obedeceremos.
Confiança
absoluta em Moisés.
Independente do que
Jeová fale contigo, nós obedeceremos.
Como saberiam se o
que Moisés falava com eles tinha sido falado por Jeová
para Moisés??
Tinham de ter
confiança absoluta em Moisés, não tinham??
TER
FÉ EM MIM – O QUE JESUS
QUERIA DIZER COM ESTA EXPRESSÃO
MANDAMENTO o
que é? Segundo a definição de certo dicionário
mandamento é:
MANDAMENTO
s.m. Ação ou efeito de mandar. /
Ordem,
mandado. / Voz de comando./ Preceito do decálogo, preceito da
Igreja.
Faça isto, não
faça aquilo, faça assim, faça assim como eu
estou fazendo, pare de fazer isto, são exemplos de
mandamentos.
A ordem é para ser
obedecida.
As ordens de Jesus têm de ser obedecidas.
MEUS MANDAMENTOS –
É igual a “Minhas ordens”.
As palavras de Jesus em relação
às ordens dadas por Jeová através dele foram
assim escritas por quem às receberam: (João
14:15-21) 15
“Se
me amardes, observareis
os MEUS MANDAMENTOS;
16
e eu
solicitarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador para estar
convosco para sempre, 17
o
espírito da verdade, que o mundo não pode receber,
porque nem o observa nem o conhece. Vós o conheceis, porque
permanece convosco e está em vós. 18
Não
vos deixarei orfanados. Vou ter convosco. 19
Mais
um pouco e o mundo não me observará mais, mas vós
me observareis, porque eu vivo e vós vivereis. 20
Naquele
dia sabereis que estou em união com o meu Pai, e vós
estais em união comigo, e eu estou em união convosco.
21
Quem
tem os MEUS MANDAMENTOS e os observa, este é o que me ama.
Por
sua vez, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e
me mostrarei claramente a ele.”
Observar
os mandamentos de Jesus é igual a
obedecer aos
mandamentos de Jesus. (João
15:9-10) 9
Assim
como o
Pai me tem amado e eu vos tenho amado, permanecei no meu amor.
10
Se
observardes os MEUS MANDAMENTOS,
permanecereis
no meu amor, assim
como eu
tenho observado os mandamentos do Pai e permaneço no seu amor.
Jesus
obedecia aos
mandamentos do Pai.
(João
15:11-12) . . .. 12
Este
é o MEU MANDAMENTO,
que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
O QUE EU VOS MANDO – O
que eu vos mando fazer. Minha ordem. Uma ordem é um mandado.
(João
15:13-14) . . .. 14
Vós
sois meus amigos, se
fizerdes O QUE VOS MANDO.
(João
15:17) 17
“Estas
coisas EU
VOS MANDO,
que vos ameis uns aos outros.
MINHAS PALAVRAS – ESTAS
MINHAS PALAVRAS. MINHAS DECLARAÇÕES.
Se mostrará ser um discípulo, aquele que obedecer
EXCLUSIVAMENTE as declarações de seu MESTRE. Ele
compara as declarações de outras pessoas, mesmo as mais
íntimas que ame muito, com as declarações do seu
MESTRE e sempre PERMANECE com as declarações de seu
MESTRE.
DISCÍPULO – Esta é
a definição de certo dicionário para a palavra
discípulo.
DISCÍPULO
s.m. O que recebe disciplina ou instrução
de outro; aluno.
/ Pessoa que adota uma doutrina: discípulo
de Platão. / O que segue as
idéias ou imita os exemplos de outro: discípulo
de Hegel.
O
bom discípulo é aquele que ouve as palavras do Mestre e
as pratica, isto é, aceita e começa a praticar,
enquanto que o mau discípulo é aquele que, embora ouça
as palavras do Mestre, pode até mesmo achá-las bonitas,
mas não começa a praticá-las. Revelará
que aceitou a palavra do Mestre, aquele aluno que começar
a praticar o que lhe foi mandado fazer. “OBSERVAR
A PALAVRA” É ACEITAR A “DECLARAÇÃO”
OUVIDA E COMEÇAR A PRATICÁ-LA.
Para que isto aconteça, o discípulo precisa ter
confiança absoluta em seu mestre. “Palavra do Mestre”
é aquela declaração que saiu da boca do Mestre.
É aquela que ainda não foi distorcida.
Quando Jesus falava em "MINHAS
PALAVRAS" referia-se unicamente àquelas
frases que saiam de sua boca, que na
verdade eram mera repetição das palavras saídas
da boca de seu Pai.
(João
14:23-24) 23
Em
resposta, Jesus disse-lhe: “Se
alguém
me amar, observará A MINHA
PALAVRA,
e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa
residência com ele.
24
Quem
não me ama, não observa AS MINHAS
PALAVRAS;
e a palavra QUE
ESTAIS OUVINDO não
é minha, mas pertence ao Pai que me enviou.
(Mateus
7:24-27) 24
“Portanto,
todo
aquele que ouve ESTAS MINHAS
PALAVRAS
e as
pratica será comparado a um homem discreto, que construiu a
sua casa sobre a rocha. 25
E caiu
a chuva, e vieram as inundações, e sopraram os ventos e
açoitaram a casa, mas ela não se desmoronou, pois tinha
sido fundada na rocha. 26
Além
disso, todo
aquele que ouve ESTAS MINHAS
PALAVRAS
e não
as pratica será comparado a um homem tolo, que construiu a sua
casa sobre a areia. 27
E caiu
a chuva, e vieram as inundações, e sopraram os ventos e
bateram contra aquela casa, e ela se desmoronou, e foi grande a sua
queda.”
(Lucas
9:26-27) 26
Porque
todo aquele que ficar envergonhado de mim e DAS MINHAS
PALAVRAS,
deste o Filho do homem se envergonhará quando chegar na sua
glória e na de seu Pai e dos santos anjos. 27
Mas eu
vos digo em verdade: Há alguns dos em pé aqui, que não
provarão absolutamente a morte, até que primeiro vejam
o reino de Deus.”
PALAVRAS
é o mesmo que DECLARAÇÕES. Tinham de acreditar
nas declarações de Jesus.
(João
5:45-47) 45
Não
penseis que vos hei de acusar perante o Pai; há um que vos
acusa, Moisés, em quem depositastes a vossa esperança.
46
De
fato, se acreditásseis em Moisés, teríeis
acreditado em mim, porque este escreveu a meu respeito. 47
Mas,
se não acreditais nos escritos desse,
como
acreditareis nas MINHAS
DECLARAÇÕES?”
(João
15:6-7) . . .. 7
Se
permanecerdes em união comigo e
as
MINHAS
DECLARAÇÕES
permanecerem em vós,
pedi o
que quiserdes e ocorrerá para vós.
TER FÉ = ACREDITAR NAQUILO QUE FOI FALADO
“DEPOSITAR FÉ EM
MIM” É IGUAL A DEPOSITAR
FÉ NAQUILO QUE EU FALO
Muitos
acreditavam em Jesus POR CAUSA da ressurreição de
Lázaro (sinal realizado). Lázaro era a prova viva
permanente de que Jesus tinha a aprovação do Deus de
Abraão, Deus adorado pelos sacerdotes e demais judeus. Alguns
sacerdotes queriam eliminar esta prova viva permanente, o motivo de
muitos judeus depositarem fé nas afirmações de
Jesus. (João
12:10-11) 10
Os
principais sacerdotes deliberaram matar também Lázaro,
11
visto
que por causa dele muitos dos judeus iam para lá
e
DEPOSITAVAM FÉ em
Jesus.
Em
face daquela ação de Jesus, muitos começavam a
ter confiança naquilo que Jesus falava, ou seja, passavam a
vê-lo como uma pessoa digna de confiança.
Apesar
de tantas obras feitas, tantos sinais realizados, não
acreditaram nas palavras faladas por
este que realizava tais obras. Tinham de depositar fé na coisa
ouvida. A “coisa ouvida” era a palavra saída da
boca de Jesus. (João
12:37-40) 37
Mas,
embora tivesse realizado tantos sinais na frente deles,
NÃO
DEPOSITAVAM Fé nele,
38
de
modo que se cumpriu a palavra de Isaías, o profeta, que disse:
“Jeová, quem
DEPOSITOU FÉ NA
COISA OUVIDA
por
nós?
E
quanto ao braço de Jeová, a quem tem sido revelado?”
39
A
razão por que não podiam crer é que Isaías
disse novamente: 40
“Cegou-lhes
os olhos e endureceu-lhes os corações, para que não
vissem com os seus olhos, nem compreendessem o pensamento com os seus
corações, nem se voltassem e eu os sarasse.”. . .
(João
12:42-43) 42
De
qualquer modo, muitos
dos próprios governantes depositavam REALMENTE FÉ NELE,
mas, por causa dos fariseus, não [o] confessavam, a fim de que
não fossem expulsos da sinagoga; 43
pois
amavam mais a glória dos homens do que mesmo a glória
de Deus.
Depositar
fé em mim é ACREDITAR nas "minhas declarações",
nas coisas que eu falo. Depositar
fé em mim é igual a ouvir "minhas declarações"
e as guardar, aceitá-las e praticá-las. É
necessário confiança
absoluta naquele que fala. O que
estou falando é uma repetição daquilo que o Pai
me falou. (João
12:44-50) 44
No
entanto, Jesus clamou e disse: “Quem
depositar FÉ EM MIM,
deposita
fé, não [somente] em mim, mas [também] naquele
que me enviou; 45
e quem
me observar, observa [também] aquele que me enviou.
46
Eu vim
como luz ao mundo, a fim de que
todo
aquele que depositar FÉ EM MIM
não
permaneça
na escuridão. 47
Mas,
se alguém ouvir
as MINHAS DECLARAÇÕES e não as guardar,
eu não o julgo; pois não vim julgar o mundo, mas salvar
o mundo. 48
Quem
me desconsiderar e não receber as MINHAS DECLARAÇÕES,
tem quem o julgue. A
palavra que eu tenho falado
é
que o julgará no último dia; 49
porque
não falei de meu próprio impulso, mas o próprio
Pai que me enviou tem-me dado um mandamento quanto a que dizer e que
falar. 50
Sei
também que o seu mandamento significa vida eterna. Portanto,
as
coisas QUE EU FALO,
assim como o Pai mas disse, assim [as] falo.”
Exercer
fé em mim é igual a ACREDITAR
em mim.
(João
14:1-2) 14
“Não
se aflijam os vossos corações. Exercei fé em
Deus, exercei
fé também EM MIM.
2
Na
casa de meu Pai há muitas moradas. . .
Assim como exercer fé em
Deus não é simplesmente acreditar que Ele existe, o
mesmo ocorre no caso de exercer fé em Jesus. Exercer fé
em Jeová envolve acreditar nas palavras que "saem
de Sua boca". Acreditar
nas palavras, envolve ACEITÁ-LAS
como "pura
verdade". Aceitá-las como pura verdade
envolve "praticá-las continuamente" em toda e
qualquer circunstância. Envolve ir ao ponto de entregar
pacificamente a vida defendendo esta afirmação divina.
Exercer fé
em Jesus envolve ACREDITAR que as palavras que saem de sua boca são
uma REPETIÇÃO
EXATA das
palavras saídas da boca do Pai.
Exemplificando, uma das
afirmações divinas repetidas por Jesus foi: amai ao
próximo. Está envolvido não deixar de amá-lo
nunca; mesmo quando este está agindo como um inimigo, tenho de
continuar a amá-lo. Trata-se de um amor incondicional.
Isto envolve não tomar nenhuma ação que o
fira ou que o prejudique. Envolve não pedir a ninguém
que o fira ou o prejudique, nem mesmo a Jeová. Envolve não
desejar que ele morra ou que seja morto, o que seria vingança.
Envolve não sentir nenhuma inimizade por ele. Jesus tinha fé
em Jeová; Jesus mostrou como é que se faz. Jesus
mostrou como é que se ama o próximo de forma
incondicional.
Os
sinais, as obras poderosas, identificavam inegavelmente a Jesus como
um homem de Deus, no entanto, suas palavras, suas declarações,
eram difíceis de se aceitar, ou seja, os ouvintes questionavam
as declarações e achavam
que Jesus estava errado nas declarações.
As obras certamente eram divinas, como negá-las?? Um homem que
estivera morto e colocado no túmulo por dias estava agora
vivo. Como negar isto?? No entanto, o que dizer das declarações??
(João
3:1-2) 3
Ora,
havia um homem dos fariseus, cujo nome era Nicodemos, um governante
dos judeus. 2
Este
veio a ele de noite e disse-lhe: “Rabi, sabemos que tu, como
instrutor, tens vindo de Deus; pois, ninguém
pode realizar esses sinais que tu realizas, a menos que Deus esteja
com ele.”
Vejamos
agora um exemplo de pessoas que depositaram fé em Jesus.
Vejamos como estes humanos se comportaram e o que afirmaram.
(João
4:39-42) 39 Ora,
muitos samaritanos daquela cidade depositaram nele fé por
causa da palavra da mulher que dissera em testemunho: “Ele me
disse todas as coisas que fiz.” 40
Portanto, chegando-se
a ele os samaritanos, começaram a pedir-lhe que ficasse com
eles; e ficou ali dois dias. 41
Em conseqüência
disso, muitos
mais creram por causa do que dizia,
42 e
começaram a dizer à mulher: “Não é
mais pela tua conversa que cremos; porque
nós mesmos temos ouvido e sabemos que este homem certamente é
o salvador do mundo.”
Depositaram
fé porque:
- por causa do que dizia
- porque nós mesmos temos ouvido
Em
face das declarações de Jesus, a que conclusão
estes samaritanos chegaram em relação a Jesus??
- sabemos que este homem certamente é o salvador do mundo.”
Estes
homens não eram adoradores de Jeová, em Jerusalém,
mas reconheceram as palavras. Eles adoravam o que não
conheciam. Salvador do mundo – esta foi a afirmação
feita por eles em face das palavras que eles ouviram sair da boca de
Jesus.
Jesus
foi reconhecido como “salvador”, em face das palavras
faladas por ele.
Não
deviam os adoradores de Jeová em Jerusalém reconhecer a
Jesus como salvador do mundo em face das palavras faladas por Jesus??
Nicodemos,
uma autoridade entre os judeus, rendeu-se ao fato de que Jesus
era um homem enviado por Deus; os sinais eram evidentes demais.
Assim, Nicodemos passou a ter fé ou acreditar que Jesus tinha
sido enviado por Deus. No entanto, as palavras faladas por Jesus eram
estranhas ao ouvido de Nicodemos; eram palavras difíceis de
aceitar. Nicodemos tinha de ter fé nas palavras faladas por
Jesus; Nicodemos não tinha esta fé. Nicodemos preferia
continuar acreditando nas afirmações anteriores às
de Jesus, que eram afirmações contrárias, e nas
quais ele depositava fé desde a sua infância. Nicodemos
não acreditava nas afirmações de Jesus.
Nicodemos não
aceitava as afirmações que ele ouvia
sair da boca de Jesus como
afirmações verdadeiras. Se as
afirmações de Jesus fossem verdadeiras, isto
representava que ele tinha vivido uma mentira até aquele
momento, que tinha acreditado em uma mentira.
Um
dos exemplos de declarações de Jesus que eram difíceis
de aceitar é esta: (Mateus
5:38-42) 38
“Ouvistes
que se disse: ‘Olho por olho e dente por dente.’ 39
No
entanto, EU
VOS DIGO:
Não resistais àquele que é iníquo; mas, a
quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe também a outra.
40
E, se
alguém quiser levar-te perante o tribunal para obter posse de
tua roupa interior, deixa-o ter também a tua roupa exterior;
41
e, se
alguém sob autoridade te obrigar a prestar serviço por
mil passos, vai com ele dois mil. 42
Dá
ao que te pede e não te desvies daquele que deseja tomar
emprestado de ti [sem juros].
Esta é uma declaração
100% oposta ao que se considerava certo até então.
Até aquele momento, a vítima tinha o direito de
retribuir o mal sofrido, desde que fosse à mesma proporção.
Agora vem Jesus e afirma que a vítima não tem mais o
direito de retribuir o mal sofrido; afirma que a vítima tem de
perdoar o ofensor, ficar com o prejuízo causado pelo ofensor,
não ficar ofendido com o ofensor e ainda por cima lhe oferecer
outra chance. Abra mão da vingança proporcional.
Perdoar e esquecer que sofreu ofensa daquela pessoa. Assim, a partir
daquele momento, se a vítima retribuir o mal, estará
indo contra a declaração de Jesus. E esta reação
seria para todos os pecados, para todas as ofensas?? Se eu estiver
sendo atacado, não posso atacar em legítima defesa??
Isto significa que também não tenho direito a
compensação financeira em nenhum caso?? Ora, isto é
exatamente o oposto a tudo o que eu aprendi até hoje, diria um
judeu qualquer. Isto é o oposto ao que está nas
Escrituras, diria um sacerdote. Questionaria um sacerdote ou outra
autoridade entre os judeus: “Jesus, como é que eu vou
acreditar em você?? Jesus, como é que eu posso ter
confiança absoluta em você?? Jesus, somente quem não
conhece a lei é que pode acreditar nestas palavras”.
Diria finalmente: “Jesus, estas tuas palavras são
palavras contra a lei”. Depois diria a Jesus: “Jesus, não
vades além das coisas escritas”.
O que servia de impedimento
para que aquele conhecedor da lei passasse a ter confiança
absoluta em Jesus?? Não era a própria lei??
Moisés comprovou que
Deus falara com ele e nos deu estes mandamentos. Nós temos
confiança absoluta em Moisés.
E
se alguém roubar meu dinheiro obtido com muito trabalho, o que
devo fazer?? Assim foi declarado por Jesus: (Lucas
6:30) 30
Dá
a todo o que te pedir, E
DAQUELE QUE TE TIRAR TUAS COISAS, NÃO [AS] PEÇAS DE
VOLTA.
Aceitar este fato e pronto??
Deixar pra lá?? É esta a atitude de uma vítima??
Segundo a declaração de Jesus, sim, esta tinha de ser a
atitude da vítima. Abrir mão de toda e qualquer
retribuição por todo e qualquer mal recebido. Isto
significa passar todo o tempo perdoando as atitudes agressivas e
maldosas de outras pessoas, sem tomar nenhuma ação
contra aquela pessoa, qualquer pessoa de qualquer nacionalidade??
Segundo a declaração de Jesus, sim. A autoridade
constituída certamente questionaria: Onde fica a “justiça”
neste caso?? Como descontinuar as punições?? Isto pode
se transformar em um caos.
Neste caso, a vítima
teria de abandonar completamente o desejo
de vingar-se, abandonar completamente o sentimento
de vingança. Devo esquecer todo ato agressivo praticado contra
mim?? Onde fica o meu direito de vítima??
Neste caso, a pessoa revelava
concordar plenamente com os mandamentos recebidos de Moisés,
não revelava??
A pessoa podia aceitar um
milagre, uma cura de Jesus, e, no entanto, rejeitar tal ensinamento,
tal mandamento de Jesus, tal ordem de Jesus, tal declaração
de Jesus, tal palavra de Jesus. Seus milagres e suas curas provam que
você é de Deus, mas suas palavras são palavras
estranhas, muito estranhas, diria um sacerdote ou um fariseu ou
qualquer autoridade entre os judeus.
Nem Deus age assim, podia
afirmar alguém, ou ainda mais, só Deus pode agir assim.
Isto não é para mim, diria outro. Tal sentimento e
afirmação é rejeitar
a palavra de Jesus, é rebelar-se
contra a declaração de Jesus, é
rebelar-se contra a palavra de Jeová, rebelar-se contra a
declaração de Jeová, que foi apenas repetida por
Jesus. A palavra saída da boca de Jeová revelam ser o
desejo de Jeová em relação ao comportamento do
humano no dia a dia. Você respeita o desejo de Jesus?? Que
importância tem o desejo de Jesus para você??? Para
Jesus, a satisfação
da vontade do Pai era a coisa
mais
importante.
O ensino que Jesus falava era
um vinho novo. O ensino transmitido por Jesus era 100% oposto
ao ensino existente. Assim falou Jesus: (Lucas
5:36-39) 36 Outrossim, prosseguiu a dar-lhes uma ilustração:
“Ninguém corta um remendo duma nova roupa exterior e o
costura numa velha roupa exterior; mas, se o fizer, então,
tanto o remendo novo se arrancará como o remendo da roupa nova
não combinará com a velha. 37 Além disso,
ninguém põe vinho novo em odres velhos; mas, se o
fizer, então o vinho novo rebentará os odres e se
derramará, e os odres ficarão arruinados. 38 Mas,
vinho novo tem de ser posto em odres novos. 39 Ninguém,
tendo bebido vinho velho, quer o novo;
pois ele diz: ‘O velho é saboroso.’”
Os judeus não haviam
notado que Jeová não havia exigido o cumprimento deste
artigo da lei (dente por dente) no seu relacionamento com eles, os
judeus. Jeová havia deixado pra lá todas as ofensas
praticadas continuamente contra Ele; Jeová os perdoava
continuamente, oferecendo continuamente a outra face.
Outra
afirmação de Jesus que era 100%
oposta ao ensinado até então,
foi esta: (Mateus
5:43-48) 43
“Ouvistes
que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu
inimigo.’ 44
No
entanto, EU
VOS DIGO:
CONTINUAI
A AMAR OS VOSSOS INIMIGOS
E
A ORAR PELOS QUE VOS PERSEGUEM;
45
para
que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus,
visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre
bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. 46
Pois,
se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem
também a mesma coisa os cobradores de impostos? 47
E, se
cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de
extraordinário? Não fazem também a mesma coisa
as pessoas das nações? 48
Concordemente,
tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é
perfeito.
Questionando e resistindo
a esta declaração de Jesus, alguém poderá
dizer: “O inimigo não foi feito para ser amado”.
Jesus afirma que o Pai ama seus inimigos e que nós temos de
ser semelhantes ao Pai, assim como ele Jesus já mostrava ser
semelhante ao Pai. Quem não amar o inimigo não é
semelhante ao Pai. Como, Jeová ama o inimigo?? Eles estavam
convictos de que Jeová não só odiava os que se
portavam como inimigos Dele como também odiava os inimigos do
povo Dele.
O
humano tem mesmo de ser semelhante ao Pai?? O que
projetou Jeová para o humano?? “Façamos o homem a
nossa imagem e semelhança”, foi o que falou o Criador.
Assim, não resta dúvida, a vontade de Deus é que
o humano seja igual a Ele em sentimentos.
Os judeus não haviam
percebido que Jeová demonstrava continuamente “amar”
os que se comportavam como Seus inimigos. Todos os antepassados
haviam se comportado como inimigos de Jeová, embora afirmassem
e até mesmo jurassem o contrário. No entanto, Jeová
continuava a amá-los. Não foram rejeitados por Jeová.
Os judeus não
perceberam que eles eram os “INIMIGOS” amados por Jeová.
Na visão dos israelitas, todos os outros é que eram os
inimigos de Jeová, enquanto que eles eram os amigos,
independente do que fizessem. Mesmo quando a nação era
punida, a geração sobrevivente condenava a geração
punida, via e apontava o erro da geração punida, no
entanto, sempre se considerava melhor. Os viventes da “nação
santa” nunca se consideravam iníquos. A geração
dos dias de Jesus não podia ser diferente, obviamente.
O
poder usado por Jesus dava às pessoas a cura
dos males físicos, ASSIM COMO
as declarações saídas da boca de Jesus são
para a cura dos pecados, a
cura para o defeito de “praticar pecados”. Os nossos
sentimentos geram palavras e
ações pecaminosas. A
cura para nossos sentimentos se encontra nas “PALAVRAS”
saídas da boca de Jeová e retransmitidas por Jesus.
Para que a pessoa não pratique mais
pecados, ela precisa beber das palavras, isto é, aceitar as
palavras, acreditar nas palavras e agir de acordo com as palavras. As
palavras saídas da boca de Jeová são para a
cura. As palavras saídas da
boca de Jeová geram novos sentimentos, geram os mesmos
sentimentos sentidos pelo Pai. Cada
palavra é uma dose do remédio que levará a cura.
Assim falou o próprio Jeová: (Isaías
6:8-10) 8
E
comecei a ouvir a voz de Jeová, dizendo: “A quem
enviarei e quem irá por nós?” E eu passei a
dizer: “Eis-me aqui! Envia-me.” 9
E
ele prosseguiu, dizendo: “Vai, e tens de dizer a este povo:
‘Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez
após vez, mas não obtenhais conhecimento.’ 10
Torna
embotado o coração deste povo e torna insensíveis
os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos
deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam
com os
seus ouvidos, e para que seu próprio coração não
entenda,
e PARA
QUE REALMENTE NÃO
RECUEM
E OBTENHAM PARA
SI A CURA
.”
Nestas palavras, Jeová
deixa bem claro que o ouvinte precisava recuar. Individualmente, ele
tinha de tomar a ação de recuar, pois ninguém
podia tomar esta ação por ele. Recuar é andar na
direção contrária. A pessoa precisa ser
convencida da necessidade de deixar de ir na direção
que ela estava indo. É a própria pessoa que precisa
tomar a decisão de andar na direção oposta à
que ela estava indo. E se a pessoa gosta de estar naquela direção??
A direção oposta ao que a pessoa está indo,
levará a pessoa à cura. Em face da liberdade de escolha
que o indivíduo recebeu do próprio Criador, é o
indivíduo quem tem de decidir em que direção
quer andar. Não existe um piloto automático. Andar em
direção à cura é uma atitude pessoal
consciente, tem de ser feita de forma consciente todo o tempo.
Segundo o próprio Jeová,
o que impede o indivíduo de mudar de direção?? O
que impede o indivíduo de buscar a cura?? Que obstáculos
precisam ser vencidos?? Jeová nos deu a resposta: Ouvi
vez após vez, mas não entendais; e vede vez após
vez, mas não obtenhais conhecimento.’ 10
Torna
embotado o coração deste povo e torna insensíveis
os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos
deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam
com os seus ouvidos, e para que seu próprio coração
não entenda.
A pessoa precisa dar passos na
direção da cura. A obtenção da cura
envolve ouvir para obter conhecimento, entender o que
ouviu e ter um coração sensível para amar
aquilo que ouviu. Logicamente, a fonte da cura é a boca de
Jeová. A cura para nossos sentimentos
está na boca de Jeová.
O
que é um coração embotado??
Embotar é
assim definido em certo dicionário:
EMBOTAR
v.t. Tornar menos cortante, menos agudo. / Fig.
Tornar menos sensível,
enfraquecer, atenuar: a ociosidade
embota o ânimo.
Um
coração embotado é um coração
insensível. O coração insensível impede a
pessoa de ouvir a palavra falada por Jeová através de
Jesus. Embora ouça a palavra falada, a pessoa não a
aceita como verdade. A pessoa quer uma outra verdade. É
no coração que estão localizados todos os
sentimentos do humano.
Quanto
à sensibilidade do coração do amado povo
escolhido, assim falou Jeová: (Ezequiel
36:22-27) 22 “Portanto, dize à casa de Israel: ‘Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: “Não
é por vós que eu faço [isso], ó casa de
Israel, mas
por meu santo nome que tendes profanado entre as nações
nas quais entrastes.”’ 23 ‘E hei de santificar meu
grande nome que tem sido profanado entre as nações, que
tendes profanado no meio delas; e as nações terão
de saber que eu sou Jeová’, é a pronunciação
do Soberano Senhor Jeová, ‘quando eu for santificado
entre vós diante dos seus olhos. 24 E vou tirar-vos dentre as
nações e reunir-vos dentre todas as terras, e vou
fazer-vos chegar ao vosso solo. 25 E vou aspergir-vos com água
limpa e vós vos tornareis limpos; purificar-vos-ei de todas as
vossas impurezas e de todos os vossos ídolos sórdidos.
26 E vou dar-vos um coração novo, e porei no vosso
íntimo um espírito novo, e
vou remover da vossa carne o coração
de pedra e
DAR-VOS UM CORAÇÃO
DE CARNE.
27 E porei meu
espírito no vosso íntimo, e vou agir de modo a que
andeis nos meus regulamentos, e guardareis as minhas decisões
judiciais e realmente as cumprireis. Comprova-se
que havia a necessidade de ter um coração sensível
como condição para se cumprir as decisões
judiciais de Jeová. Os
sentimentos alojados no coração é que o tornam
um coração de pedra.
Quanto
ao fato de ser Sua boca que transforma coisas sem valor em coisas
preciosas, assim havia falado Jeová para seu porta-voz
Jeremias: (Jeremias
15:19) 19
Portanto,
assim disse Jeová: “Se voltares, então te trarei
de volta. Estarás de pé diante de mim. E
SE PRODUZIRES DE COISAS SEM VALOR AQUILO QUE É PRECIOSO,
TORNAR-TE-ÁS
COMO A MINHA PRÓPRIA BOCA.
Eles é
que voltarão a ti, mas tu mesmo não voltarás a
eles.”
Sem dúvida, é
aquilo que sai da boca de Jeová, (suas sábias palavras)
que tem a capacidade de induzir o iníquo a recuar de seu mau
caminho.
Assim
falou Jesus: (João
6:63) 63
É
o espírito que é vivificante; a carne não é
de nenhum proveito. AS
DECLARAÇÕES que eu vos tenho feito são espírito
e SÃO VIDA.
Assim
falou Jesus em relação a seu Pai: Pai, Seu mandamento
é vida eterna! (João
12:49-50) . . .. 50
Sei
também que o SEU
MANDAMENTO SIGNIFICA VIDA ETERNA.
Portanto, as coisas que eu falo, assim como o Pai mas disse, assim
[as] falo.”
O
humano pode aceitar ou rejeitar a palavra que sai da boca de Jeová.
Se a palavra é a cura, o humano pode aceitar ou rejeitar a
cura.
A
falsa cura também está à disposição.
Expressões ou frases rotuladas como “palavras de Jeová”
foram produzidas por humanos, isto é, foram produzidas na
mente de humanos e antes de serem pronunciadas, colocou-se na frente
delas a expressão: “esta é uma pronúncia
de Jeová”, ou ainda, “esta é a palavra de
Jeová”. Muitas destas “palavras”
encontram-se registradas na Bíblia, enquanto outras, em
livros, revistas, etc. Geralmente são “palavras”
que contradizem a “palavra que saiu” da boca de Jeová,
são palavras que negam, contrariam e até se rivalizam
com os sentimentos de Jeová. São
também palavras que contradizem as declarações
de Jesus, se rivalizando com os sentimentos de
Jesus, são palavras que se rivalizam até mesmo com
as ações de Jesus. Depois da morte e ressurreição
de Jesus, as expressões ou frases de quaisquer humanos,
discípulo ou não, que contradizem as frases faladas por
Jesus, produziriam a verdadeira cura?? Não se trataria de
resistência às frases faladas por Jesus??
Não se tratava de resistência ao mandamento
de Jesus?? Será que a palavra mais correta seria “rebeldia”
contra a palavra falada por Jesus, isto é, retransmitida por
Jesus??
Se
Jesus afirmou que esta ação é um pecado, poderia
o discípulo achar que ele pode pode praticar tal ação
e ainda assim estar agradando a Jeová?? Se Jesus afirmou que
este sentimento é um pecado, e que tal sentimento produziu
estas palavras iníquas de um fariseu, será que um
apóstolo ou qualquer outro discípulo poderia repetir
tal frase sem ser um pecado seu??
Nosso amado irmão João,
um dos apóstolos de Jesus, assim aconselhou: (1
João 4:1)4
Amados,
NÃO
ACREDITEIS EM TODA EXPRESSÃO INSPIRADA,
mas
PROVAI
as
expressões inspiradas PARA
VER SE SE ORIGINAM DE DEUS,
porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo
afora.
Obviamente, o pronunciante até
mesmo juraria que "sua palavra" foi dada por Deus. Algumas
destas palavras estão analisadas em
O Criador nos deu cálices
para serem saboreados. Vivam na prática este cálice.
Que acharam?? Agora saboreiem este vinho novo. Qual dos dois é
melhor?? Qual o fruto de cada vinho?? O que cada cálice
produziu?? Que qualidades foram destacadas por cada cálice??
Um povo que
obedeceu aos mandamentos
Quem
observou e quem chamou a atenção para este fato foi o
próprio Jeová. Estava bem próximo da destruição
de Jerusalém e do templo; foi na geração de
Jeremias que ocorreu tal destruição. Foi para a geração
de Jeremias que Jeová falou as seguintes palavras,
identificando tanto o povo que obedeceu ao mandamento que lhe foi
dado, como também ao povo que não obedeceu ao
mandamento que lhe foi dado: (Jeremias
35:1-16) 35
A
palavra que veio a haver para Jeremias da parte de Jeová nos
dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: 2
“Vai
à casa dos recabitas, e tens de falar com eles e trazê-los
à casa de Jeová, a um dos refeitórios; e tens de
dar-lhes vinho a beber.” 3
Portanto,
tomei a Jaazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias e seus
irmãos, e todos os seus filhos, e todos os da casa dos
recabitas, 4
e
passei a levá-los à casa de Jeová, ao refeitório
dos filhos de Hanã, filho de Igdalias, homem do [verdadeiro]
Deus, que se achava ao lado do refeitório dos príncipes,
que estava por cima do refeitório de Maaséias, filho de
Salum, guarda da porta. 5
Então
pus diante dos filhos da casa dos recabitas cálices cheios de
vinho e copos, e disse-lhes: “Bebei vinho.” 6
Mas
eles disseram: “Não
beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso antepassado,
FOI QUEM NOS DEU A ORDEM,
dizendo: ‘Não deveis beber vinho, nem vós nem os
vossos filhos, por tempo indefinido. 7
E não
deveis construir casa e não deveis semear semente; e não
deveis plantar vinhedo, nem deve tornar-se vosso. Mas em tendas é
que deveis morar todos os vossos dias, para que continueis vivendo
por muitos dias na superfície do solo onde residis como
forasteiros.’ 8
De
modo que CONTINUAMOS A OBEDECER À VOZ DE JONADABE, filho de
Recabe, nosso antepassado, em tudo o que nos ordenou,
não bebendo absolutamente nenhum vinho, todos os nossos dias,
nós, nossas esposas, nossos filhos e nossas filhas, 9
e não
construindo casas para morarmos nelas, para que nenhum vinhedo, nem
campo, nem semente se tornem nossos. 10
E
CONTINUAMOS a morar em tendas e a obedecer e a fazer segundo tudo o
que Jonadabe, nosso antepassado, nos ordenou.
11
Mas,
aconteceu que, quando Nabucodorosor, rei de Babilônia, subiu
contra o país, começamos a dizer: ‘Vinde e
entremos em Jerusalém, por causa da força militar dos
caldeus e por causa da força militar dos sírios, e
moremos em Jerusalém.’” 12
E
passou a vir a haver a palavra de Jeová para Jeremias,
dizendo: 13
“Assim
disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: ‘Vai,
e tens de dizer aos homens de Judá e aos habitantes de
Jerusalém: “Não recebestes
continuamente exortação para obedecerdes às
minhas palavras?”
é a pronunciação de Jeová. 14
“Houve
cumprimento das palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ele
ordenou aos seus filhos, para não beberem vinho, e eles não
beberam nenhum até o dia de hoje, PORQUE
OBEDECERAM AO MANDAMENTO DE SEU ANTEPASSADO.
E no que se refere a mim, falei-vos, levantando-me cedo e falando,
mas não me obedecestes. 15 E
eu continuei a enviar-vos todos os meus servos, os profetas,
levantando-me cedo e enviando-os, dizendo: ‘Recuai, por favor,
cada um do seu mau caminho, e tornai boas as vossas ações,
e não andeis atrás de outros deuses para servi-los. E
continuai morando no solo que dei a vós e aos vossos
antepassados.’ Mas vós não inclinastes o vosso
ouvido nem me escutastes. 16
Mas
os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, cumpriram o mandamento de seu
antepassado,
que este lhes ordenou; quanto a este povo, porém, não
me escutaram.”’” Vós
não cumpriste o Meu mandamento, enquanto os filhos de Jonadabe
obedeceram ao mandamento dele. E
quais eram os mandamentos de Jonadabe?? Não
ser proprietário de terras, não construir casas, morar
em tendas, não semear semente, não beber vinho. Estas
eram coisas consideradas normais, corretas e amadas pelos israelitas.
Todas as nações ao redor faziam estas coisas, chegando
ao ponto de competirem em
fazer tais coisas. Elogiavam quem estivessem competindo com elas e
denegriam quem caminhasse em sentido contrário, como era o
caso dos recabitas. Não dar o primeiro passo para o
enriquecimento?? Continuar sempre pobres?? Um caminho 100% oposto ao
caminho escolhido pelos israelitas.
Como
resultado da obediência do povo a Todo
o mandamento do antepassado Jonadabe, assim
falou Jeová: (Jeremias
35:17-19) 17
“Portanto,
assim disse Jeová, Deus dos exércitos, Deus de Israel:
‘Eis que trago sobre Judá e sobre todos os habitantes de
Jerusalém toda a calamidade que proferi contra eles, pela
razão de que lhes falei, mas não escutaram, e continuei
a chamá-los, mas não responderam.’” 18
E aos
da casa dos recabitas Jeremias disse: “Assim disse Jeová
dos exércitos, o Deus de Israel: ‘VISTO
QUE OBEDECESTES AO MANDAMENTO
de
Jonadabe, vosso antepassado, e CONTINUAIS
A GUARDAR TODOS
OS
SEUS MANDAMENTOS e a fazer segundo TUDO
o
que vos ordenou,
19
portanto,
assim disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “De
Jonadabe, filho de Recabe, não se decepará homem,
[impedindo-o] de ficar de pé diante de mim para sempre.”’”
Os descendentes de Jonadabe
obedeceram ao mandado (ordem) deste, apesar de todas as nações
ao redor fazerem exatamente o oposto ao mandamento de Jonadabe.
Decerto, isto realmente era algo digno de ser elogiado. Eles tinham
sempre a opção de desobedecer a um antepassado já
morto. O fato mais impressionante é que eles remavam contra a
correnteza de todos os povos ao redor deles.
Jesus
afirmou que obedecer aos seus mandamentos era
uma questão de amor por ele:
(João
14:15) 15
“SE
ME AMARDES,
observareis os meus mandamentos; (João 14:23-24) 23
Em
resposta, Jesus disse-lhe: “SE
ALGUÉM ME AMAR,
observará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós
iremos a ele e faremos a nossa residência com ele. 24
QUEM
NÃO ME AMA,
não observa as minhas palavras; e a
palavra que
estais ouvindo não é minha, mas pertence
ao Pai que
me enviou.
Certamente
faremos a nós mesmos as perguntas: Tenho fé em Jesus??
Acredito em cada uma das declarações de Jesus?? Aceito
cada uma das declarações de Jesus?? Pratico todas as
declarações de Jesus?? Será que amo o "vinho
velho", aquele que é venerado e praticado por todos os
demais??
O vinho velho é o oposto
ao mandamento de Jesus. Não devo enganar a mim mesmo.
TER
FÉ EM MOISÉS
Por que os sacerdotes, fariseus
e outros não depositaram fé, não acreditaram nas
afirmações de Jesus??? Exatamente porque ia de encontro
ao que eles acreditavam. Eles depositavam sua confiança em
Moisés. Aquele que confiasse em Moisés não
conseguiria confiar em Jesus. Assim falou Jesus: (João
5:43-45) 43
Vim
em nome de meu Pai, mas não me recebestes; se algum outro
chegasse no seu próprio nome, a este receberíeis. 44
Como
podeis crer, quando aceitais glória uns dos outros e não
buscais a glória que é do único Deus? 45
Não
penseis que vos hei de acusar perante o Pai; há
um que vos acusa, Moisés, em quem depositastes a vossa
esperança.
Assim reza na Versão
Brasileira: João
5:45 - 45
Não
penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai; quem
vos acusa é Moisés, no qual confiais.
Acreditavam eles em Moisés??
Acreditavam cegamente em Moisés. Assim revelaram seu ponto de
vista em relação a diferença entre Moisés
e Jesus: (João
9:27-29) 27
Respondeu-lhes
ele: “Eu já vos disse, contudo, vós não
escutastes. Por que quereis ouvi-lo de novo? Será que quereis
também tornar-vos seus discípulos?” 28
Em
vista disso, injuriaram-no e disseram: “Tu és discípulo
daquele [homem], mas nós
somos discípulos de Moisés.
29
SABEMOS
QUE DEUS FALOU A MOISÉS; MAS, QUANTO A ESTE [HOMEM], NÃO
SABEMOS DONDE É.”
Ora, uma coisa ficou bem clara:
Os que confiavam em Moisés, não conseguiam confiar em
Jesus.
Qual o motivo das coisas serem
desta forma??
Aquele povo estava realmente
diante de uma incógnita. Aquele povo confiava em Moisés
e Elias como profetas de Jeová.
Estes homens copiavam as ações
destes anteriores profetas de Jeová. As palavras faladas por
Moisés geraram costumes. Estes costumes estavam enraizados nos
corações daquela geração iníqua e
adúltera.
Em certa ocasião,
estando Jesus na casa de Simão, este questionou a forma como
Jesus tratava os reais pecadores, comparando Jesus com os profetas
anteriores.
(Lucas
7:39) 39
À
vista disso, o fariseu que o convidara dizia no seu íntimo:
“Este
homem, se fosse profeta, saberia quem e que espécie de mulher
é que o toca, que ela é pecadora.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Lucas
7:39) 39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara, dizia consigo:
Se este homem fosse
profeta, saberia quem é a que o toca e que sorte de mulher é,
pois é uma pecadora.
Tiago, João e Pedro
foram os escolhidos para presenciarem algo especial. O que estes três
homens observaram??
(Marcos
9:2-8) 2 Concordemente,
seis dias depois, Jesus tomou a Pedro, e a Tiago, e a João, e
os levou a sós a um alto monte. E ele foi transfigurado diante
deles, 3 e
sua roupagem exterior tornou-se cintilante, muito mais branca do que
qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar. 4
Apareceu-lhes
também Elias com Moisés, e estes estavam conversando
com Jesus. 5 E,
como resposta, Pedro disse a Jesus: “Rabi, é excelente
que estejamos aqui; armemos, pois, três tendas, uma para ti, e
uma para Moisés, e uma para Elias.” 6
De
fato, não sabia que resposta devia dar, porque ficaram
bastante temerosos. 7 E
formou-se uma nuvem, encobrindo-os, e uma voz saiu da nuvem: “Este
é meu Filho, o amado; escutai-o.” 8
Repentinamente,
porém, olharam em volta e não viram mais ninguém
com eles, a não ser apenas Jesus.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Marcos
9:2-8) 2 Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e
a João, e levou-os à parte sós a um alto monte.
Foi transfigurado diante deles; 3 as suas vestes tornaram-se
resplandecentes e em extremo brancas, como nenhum lavandeiro sobre a
terra as pode alvejar. 4 Apareceu-lhes
Elias com Moisés, e estes falavam com Jesus. 5
Pedro disse a Jesus: Mestre, bom é estarmos aqui; façamos
três tabernáculos: um para ti, outro para Moisés
e outro para Elias. 6 Não sabia o que havia de dizer,
pois estavam aterrorizados. 7 Veio uma nuvem que os envolveu,
e dela saiu uma voz, dizendo: Este é o meu Filho dileto;
ouvi-o. 8 Eles, olhando de repente em redor, não viram
mais a ninguém consigo senão só a Jesus.
Moisés e Elias eram
reais profetas. Eram tão profetas quanto Jesus.
Pedro, Tiago e João não
deveriam ter dúvidas disto. No entanto, a voz desde os céus
falou para que eles descem ouvidos as palavras faladas por Jesus.
Escutai a Jesus, foi a informação que estes três
homens receberam.
A partir de então,
deviam ter quaisquer dúvidas em relação a
Jesus?? Não, não deveriam.
Foi-lhes dito:
- “Este é meu Filho, o amado; escutai-o.”
- Este é o meu Filho dileto; ouvi-o.
Estes três homens
receberam uma informação dada diretamente pelo Pai para
eles.
Vocês podem confiar em
Jesus. Confiem nas palavras faladas por ele.
Depois de um testemunho deste,
será que estes três homens ainda conseguiriam ter alguma
dúvida em relação a qualquer palavra falada por
Jesus??
Seis dias antes deste
acontecimento, Jesus havia falado algo interessante sobre aquela
geração.
Ele afirmou:
(Marcos
8:38) 38 Porque
todo aquele que ficar
envergonhado de mim e das minhas palavras,
nesta geração adúltera e pecaminosa, deste o
Filho do homem também se envergonhará, quando chegar na
glória de seu Pai, com os santos anjos.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Marcos
8:38) 38 Porque se alguém nesta geração
adúltera e pecadora se
envergonhar de mim e das minhas palavras, também
dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na glória
de seu Pai com os santos anjos.
Aquela geração se
orgulhava das palavras e das ações de Moisés e
de Elias.
As palavras e as ações
de Jesus eram diferentes das palavras e das ações dos
demais profetas, logo, o discípulo se encaminhava para um
momento de decisão.
Tiago e João encaravam
como certo e normal a atitude de Elias de queimar pecadores, pois se
tratava de uma atitude meritória. Desta forma, estavam prontos
para imitarem Elias. Depois de receberem poderes que os capacitava,
em certa ocasião revelaram o desejo de copiarem esta atitude
de Elias. No entanto, a palavra de repreensão de Jesus os fez
desistir de tal intenção.
(Lucas
9:54-55) 54 Vendo
isso os discípulos Tiago e João, disseram: “Senhor,
queres que mandemos que desça fogo do céu e os
aniquile?” 55 Mas
ele se voltou e os censurou.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Lucas
9:54-55) 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João,
perguntaram: Senhor,
queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?
55 Mas ele, virando-se para eles, os repreendeu.
Ficou bem claro que as palavras
e as ações de Jesus eram opostas às dos demais
profetas.
Em um determinado momento
alguém poderia ficar envergonhado de Jesus ou das palavras de
Jesus, não poderia??
Depois da morte de Jesus, Pedro
revelou envergonhar-se das palavras de Jesus, quando ele e outros
judeus se envergonhavam de tomar refeições junto com
incircuncisos das nações, pessoas pecadoras que eles
consideravam imundas.
Os costumes praticados por
Jesus provaram ser costumes opostos, não provaram??
Como será que aquela
geração adúltera a pecadora via os costumes
instituídos por Jesus, ou seja, os costumes ensinados e
praticados por Jesus??
Em outra ocasião, Jesus
questionou seus apóstolos quanto a quem ele realmente era.
O que mais falou Jesus nesta
ocasião??
(Mateus
16:13-17) 13 Tendo
então chegado às regiões de Cesaréia de
Filipe, Jesus foi perguntar a seus discípulos: “Quem
dizem os homens ser o Filho do homem?” 14
Disseram:
“Alguns dizem João Batista, outros, Elias, ainda outros,
Jeremias ou um dos profetas.” 15
Disse-lhes
ele: “Vós, porém, quem dizeis que eu sou?”
16 Em
resposta, Simão Pedro disse: “Tu és o Cristo, o
Filho do Deus vivente.” 17
Jesus
lhe disse, em resposta: “Feliz
és tu, Simão, filho de Jonas, porque [isso] não
te foi revelado por carne e sangue, mas por meu Pai, que está
nos céus.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Mateus
16:13-17) 13 Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de
Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o
filho do homem? 14 Responderam: Uns dizem: João
Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias, ou algum dos profetas. 15
Mas vós, continuou ele, quem dizeis que sou eu? 16
Respondeu Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus
vivo. 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado
és, Simão Bar-Jonas, porque não foi carne e
sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus.
Será que Pedro podia ter
alguma dúvida?? Óbvio, que não. Pedro havia
recebido esta informação do próprio Pai.
Certamente, Pedro estava em vantagem em relação aos
demais ali presentes, não estava??
Decerto, poderia se cobrar mais
de Pedro do que dos demais ali presentes, não poderia?? Os
poderes de Jesus diziam algo a respeito dele. Diferentes opiniões
eram dadas a respeito de quem ele era, algo normal e natural.
Para o escolhido Pedro não
havia qualquer dúvida e nem podia haver, pois o Pai que está
nos céus revelou-lhe que Jesus era o Seu filho amado e que se
devia confiar nas palavras faladas por ele.
Neste caso, ficou bem claro que
aquilo que Jesus falava e fazia era comparado com o que outros
profetas já tinham falado e feito. Eles confiavam nas palavras
e nas ações dos profetas anteriores.
Assim, falar
de forma contrária ao que Moisés instituiu como costume
era blasfemar contra Moisés e
automaticamente blasfemar contra Deus, pois como Jeová falou
com Moisés, logo, os costumes instituídos por Moisés
foram dados por Jeová. Quando Jeová falou com Moisés
não havia testemunha para confirmar a veracidade das palavras
de Moisés. Neste caso, eles revelavam plena confiança
em Moisés como repetidor das palavras de Jeová. E
quanto a Jesus?? Também não havia testemunha para
confirmar a veracidade das palavras de Jesus. Desta forma, se a
palavra de Jesus fosse contrária às palavras de Moisés,
o povo revelaria sua confiança em apenas um dos profetas.
Assim falaram para discípulos de Jesus:
(Atos
6:8-14) 8
Ora,
Estêvão, cheio de graça e de poder, realizava
grandes portentos e sinais entre o povo. 9
Mas,
levantaram-se certos homens da chamada Sinagoga dos Libertos, e dos
cireneus e alexandrinos, e dos de Cilícia e Ásia, para
discutirem com Estêvão; 10
contudo,
não podiam fazer face à sabedoria e ao espírito
com que ele falava. 11
Induziram
então secretamente uns homens a dizer: “Nós
o ouvimos falar declarações blasfemas contra Moisés
e Deus.” 12
E
atiçaram o povo, e os anciãos, e os escribas, e, vindo
contra ele repentinamente, tomaram-no à força e o
conduziram ao Sinédrio. 13
E
apresentaram testemunhas falsas, que diziam: “Este homem não
pára de falar coisas contra este santo lugar e contra a Lei.
14
Por
exemplo, nós
o ouvimos dizer que esse Jesus, o nazareno, derrubará este
lugar e mudará os COSTUMES
QUE MOISÉS NOS TRANSMITIU.”
Mudar os costumes transmitidos
por Moisés?? Uma ofensa contra Moisés. Os costumes
transmitidos por Moisés não eram uma ordem de Jeová??
Aqueles homens confiavam plenamente em Moisés. Estes homens
resolveram se posicionar do lado de Moisés e contra aquele
(qualquer um) que apresentasse qualquer costume que fosse diferente
do costume transmitido por Moisés.
Bem, estes homens que se
intitulavam discípulos de Moisés, tinham fé em
Moisés, acreditavam
em Moisés, confiavam em Moisés. Estes
afirmavam: “Sabemos que Deus falou a Moisés”.
Certamente afirmavam: “A vontade de Jeová sobre estes
assuntos já nos foi transmitida por Moisés, aquele com
quem Deus falou; obviamente, aquilo que for diferente do que nos foi
transmitido por Moisés, não vem de Jeová”.
Ficou bem claro que os costumes transmitidos por Moisés
representavam ser a vontade de Deus para eles; um ponto de referência
em relação a vontade de Jeová. Se Moisés
nos transmitiu o costume de apedrejar pecadores, como este Jesus se
atreve a instituir um novo costume de não julgar, não
sentenciar e não executar pecadores?? Se Moisés nos
transmitiu o costume de nos vingarmos dos nossos ofensores, como se
atreve este Jesus a instituir um novo costume de oferecer a outra
face?? Se Moisés nos transmitiu o costume do divórcio
liberar as pessoas para um novo casamento, como se atreve este Jesus
a instituir um novo costume de que os divorciados que se casarem de
novo cometem adultério, assim como aquele que se casar com um
divorciado, também comete adultério?? Como não
aceitar de volta uma coisa que foi roubada de mim e que eu acabei de
ver com o ladrão?? O ladrão tem de devolver o montante
que roubou e ainda por cima uma compensação de 20%
sobre o montante roubado, assim como foi determinado por Moisés.
Isto vai de encontro ao costume transmitido por Moisés de
exigir o que foi roubado, acrescido de juros a título de
compensação, não vai?? Segundo Moisés, o
ofensor tinha de pagar pelo seu pecado, não tinha?? Como Jesus
afirma que o ofensor deve ser perdoado??
Na verdade, além de
terem fé em Moisés, estes homens amavam estes costumes
que foram transmitidos por Moisés, orgulhando-se de praticarem
tais costumes. Em consequência disso, os discípulos de
Moisés tinham como inimigos tanto a Jesus como os discípulos
de Jesus e procuravam matá-los visando agradar a Deus. Esta
era uma questão de total desconhecimento da personalidade do
Pai. Foi exatamente isto o que foi afirmado por Jesus, a Luz que veio
tirar os homens da escuridão. Estes odiaram a Luz e se negaram
a sair da escuridão porque amavam as obras da escuridão.
Isto também foi afirmado por Jesus, a Luz. Expulsar das
sinagogas, julgar, condenar e matar pecadores em nome de Deus,
revelavam ser obras da escuridão. Não foram exatamente
estes costumes transmitidos por Moisés que foram usados contra
a Luz, Jesus?? Há como negar tais fatos?? Não viviam
atrás de Jesus desejando apedrejá-lo em face das
palavras faladas por Jesus??
Se depois da morte de Jesus,
algum humano afirmar que expulsar pecadores da sua sinagoga não
é um pecado, que o divorciado está livre para outro
casamento sem praticar o pecado do adultério, que deixar de
perdoar a ofensa cometida contra ele não é pecado, que
armazenar bens ou qualquer outra coisa material não é
pecado, que deixar de cumprimentar e não se sentar para comer
com determinados tipos de pecadores não é um pecado,
SERÁ
QUE TAL PESSOA REVELA ACREDITAR NAS PALAVRAS SAÍDAS DA BOCA DE
JESUS???
Esta pessoa revela ter fé
no poder de Jesus, no entanto, esta pessoa também revela não
ter fé nas afirmações de Jesus.
E quanto aos apóstolos,
será que tinham fé em Jesus??
O que afirmaram os apóstolos
e o que respondeu Jesus??
(Lucas
17:5-6) 5 Os
apóstolos disseram então ao Senhor: “Dá-nos
mais fé.” 6 O
Senhor disse então: “Se
tivésseis fé do tamanho dum grão de mostarda,
diríeis a esta amoreira-preta: ‘Sê desarraigada e
plantada no mar!’ e ela vos obedeceria.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Lucas
17:5-6) 5 Disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos
a fé. 6 O Senhor respondeu: Se
tivésseis fé como um grão de mostarda,
diríeis a este sicômoro: Arranca-te e transplanta-te no
mar; e ele vos obedeceria.
Estes homens não tinham
fé do tamanho de um grão de mostarda.
Ter
fé em Jesus significa olhar para a pessoa de Jesus e ver a
pessoa de Jeová.
Significa que ao ouvir Jesus
falando reconhecer a voz de Jeová e ao ver Jesus realizando
obras significa ver Jeová realizando obras. Os apóstolos
não tinham esta fé.
(João
14:8-11) 8 Filipe
disse-lhe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso chega para nós.”
9 Jesus
disse-lhe: “Tenho estado tanto tempo convosco e ainda não
vieste a conhecer-me, Filipe? Quem
me tem visto, tem visto [também] o Pai.
Como é que dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10
Não
acreditas que
eu esteja em união com o Pai e que o Pai esteja em união
comigo? As coisas que vos digo não falo da minha própria
iniciativa; mas o Pai, que permanece em união comigo, está
fazendo as suas obras. 11
Acreditai-me
que estou em união
com o Pai e que o Pai está em união comigo; senão,
acreditai
por causa das próprias
obras.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(João
14:8-11) 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso
nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou
convosco, e não me tens conhecido, Filipe? quem
me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu:
Mostra-nos o Pai? 10 Não
crês que eu estou no Pai, e que o Pai está
em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim
mesmo; mas o Pai que permanece em mim, faz as suas obras. 11
Crede-me
que eu estou no Pai, e o Pai em mim; ou senão, crede
ao menos por causa das mesmas obras.
Filipe e os demais apóstolos
não viam na pessoa de Jesus a pessoa de Jeová.
Jesus afirmou:
- Não acreditas que eu ; Acreditai-me que estou ; acreditai por causa
- Não crês que eu ; Crede-me que eu ; crede ao menos
Ter
fé em Jesus é ACREDITAR em Jesus, é CONFIAR
totalmente nas palavras faladas por Jesus como sendo palavras faladas
por Jeová. É ACREDITAR que TODAS as ações
de Jesus são uma repetição das ações
de Jeová.
Jesus afirmou:
(João
5:19) 19 Portanto,
em resposta, Jesus prosseguiu a dizer-lhes: “Digo-vos em toda a
verdade: O
Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria
iniciativa, mas somente o que ele observa o Pai fazer. Porque as
coisas que Este faz, estas o Filho faz também da mesma
maneira.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(João
5:19) 19 Jesus, pois, lhes disse: Em
verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo,
senão o que vir o Pai fazer; porque tudo o que ele fizer, o
faz também semelhantemente o Filho.
De forma bem resumida, ter fé
em Jesus é acreditar em todas as palavras de Jesus como sendo
palavras do Pai, assim como também é acreditar que as
ações de Jesus são repetições das
ações do Pai.
Olhar para Jesus e ver o Pai.
Ele mesmo afirmou:
- Quem me tem visto, tem visto [também] o Pai.
- quem me vê a mim, vê o Pai;
Consegues ver as coisas desta
forma??
Se consegues, tendes fé
em Jesus.
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