quinta-feira, 23 de abril de 2020

PECAMINOSIDADE HERDADA 2

EXISTE PECAMINOSIDADE HERDADA?

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Capacidade de resistir à violência.
Mesmo estando sob intensa pressão, a pessoa pode continuar a obedecer, pois é ela que decide até onde ela vai. Nem mesmo a morte pode fazê-la desobedecer.
Pressão e ameaça em lugar da sutileza.
Alguém poderá naturalmente questionar: Ora, se eu obedecer a esta ordem, eu vou morrer. O que você quer que eu faça??
A obediência de três hebreus estando sob extrema pressão.
(Daniel 3:13-21) 13 Nisso Nabucodonosor, em cólera e furor, disse que trouxessem Sadraque, Mesaque e Abednego. Por conseguinte, estes varões vigorosos foram levados perante o rei. 14 Nabucodonosor respondeu e disse-lhes: “É realmente assim, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que não servis os meus próprios deuses e que não adorais a imagem de ouro que erigi? 15 Agora, se estiverdes prontos, de modo que, ao ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da cítara, da harpa triangular, do instrumento de cordas, e da gaita de foles e de toda sorte de instrumentos musicais, vos prostreis e adoreis a imagem que fiz, [muito bem]. Mas, se não adorardes, no mesmo instante sereis lançados dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é esse deus que vos pode salvar das minhas mãos?” 16 Sadraque, Mesaque e Abednego responderam e disseram ao rei: “Ó Nabucodonosor, neste respeito não temos necessidade de te replicar qualquer palavra. 17 Se for preciso, nosso Deus, a quem servimos, poderá salvar-nos. Ele [nos] salvará da fornalha de fogo ardente e da tua mão, ó rei. 18 Mas, se não, seja do teu conhecimento, ó rei, que não é a teus deuses que servimos e que não é a tua imagem de ouro que erigiste que adoraremos.” 19 Foi então que o próprio Nabucodonosor se encheu de fúria e a própria expressão do seu rosto mudou para com Sadraque, Mesaque e Abednego. Ele respondeu e disse que se aquecesse a fornalha sete vezes mais do que era costumeiro fazer. 20 E ele disse a certos varões vigorosos de energia vital na sua força militar que amarrassem Sadraque, Mesaque e Abednego para [os] lançar na fornalha de fogo ardente. 21 Foi então que estes varões vigorosos foram amarrados nas suas capas, nas suas vestes e nos seus gorros, e na sua outra vestimenta, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
Assim verte a Tradução Brasileira: (Daniel 3:13-21) 13 Então Nabucodonozor, na sua raiva e fúria, mandou que fossem trazidos Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Logo foram estes homens trazidos perante o rei. 14 Disse-lhes Nabucodonozor: É de propósito, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não servis aos meus deuses, nem adorais a imagem que levantei? 15 Agora, pois, se estais prontos, no momento em que ouvirdes o som da corneta, da flauta, da harpa, da sacabuxa, do saltério e da sinfonia, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a imagem que fiz, bem está; se, porém, não adorardes, sereis na mesma hora lançados numa fornalha de fogo ardente. Quem é esse deus que vos livrará das minhas mãos? 16 Responderam ao rei Sadraque, Mesaque e Abede-Nego: Ó Nabucodonozor, não necessitamos de te responder neste particular. 17 Se assim for, o nosso Deus a quem nós servimos, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente; e ele há de nos livrar das tuas mãos, ó rei. 18 Mas se não, fica tu sabendo, ó rei, que não havemos de servir aos teus deuses, nem adorar a imagem de ouro, que levantaste. 19 Então Nabucodonozor se encheu de furor, e se mudou o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; portanto falou e ordenou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava acender. 20 Deu ordem a uns valentes que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os lançassem na fornalha de fogo ardente. 21 Então estes homens foram ligados, vestidos de seus calções, suas túnicas, suas capas e suas outras roupas, e foram lançados no meio da fornalha de fogo ardente.

Assim verte a Tradução Almeida: (Daniel 3:13-21) 13 Então Nabucodonosor, na sua ira e fúria, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abednego. Logo estes homens foram trazidos perante o rei. 14 Falou Nabucodonosor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? 15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos? 16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. 17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. 18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. 19 Então Nabucodonosor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer; 20 e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente. 21 Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente.

Estar diante de uma grande autoridade, a maior autoridade daquela época, não induziu estes humanos a desobedecerem a uma das ordens de Deus. Estar diante da morte, também não. Nem mesmo a morte os induziu a desobedecerem a uma das ordens do Criador. Haveria dor e morte, e no entanto, o humano não permitia que tais coisas o incitasse a desobedecer. Uma circunstância totalmente adversa não foi suficiente para induzir estes humanos a desobedecerem.
Isto é algo incrível em relação ao pecado, não é verdade??
A sutilidade conseguiu fazer com que muitos humanos desobedecessem ao Criador, pois o humano passou a confiar naquele que lhe apresentava uma nova informação. No caso daquele mensageiro, ele confiou na informação de um outro profeta, um amigo, alguém que queria o seu bem-estar, alguém que lhe pareceu acima de qualquer suspeita, passando a fazer exatamente aquilo que se lhe tinha sido proibido diretamente pelo Criador. No entanto, quando aquele que tenta lhe seduzir a mudar de comportamento é um suposto inimigo, é um declarado inimigo e alguém em que você vê o pecado, o humano se apega àquilo que ele já acreditava, mesmo que este inimigo vá lhe tirar a vida.
Centenas de anos depois do ato destes três homens, os judeus e os levitas que copiavam estas ações destes três homens, rejeitaram completamente a Jesus, em face das palavras proferidas por Jesus, considerando-o alguém que queria lhes desencaminhar. Revelavam não confiar em Jesus. Eles rejeitaram as informações provenientes de Jesus. Obviamente eles se achavam no caminho certo. No entanto, Jesus estava apenas REPETINDO as palavras que haviam sido colocadas em sua boca pelo próprio Pai, o Legislador. Em quem estes homens confiavam?? Em quem estes homens depositavam a sua confiança??
mensageiro Jesus estava lhes afirmando que certas ações e sentimentos eram pecados. Tratava-se de atitudes que aqueles homens tinham como coisas comuns e até mesmo autorizadas pelo Pai. Tratava-se de coisas que seus admirados antepassados praticavam. Jesus lhes afirmou: “Embora tenha sido dito tal palavra, eu vos digo outra contrária”.
Na verdade Jesus afirmava: “Embora Moisés tenha dado esta informação, a informação que eu dou a vocês é outra”.
A informação que Moisés havia dado a eles estava devidamente registrada nas “Escrituras”. Eles amavam Moisés. Eles tinham paixão por Moisés. Esta paixão tirava destes humanos a razão, superava os limites da razão. Bem, eles tinham um grande problema.
PECADO COMETIDO
Jeová deixou bem claro que ele SEMPRE responsabiliza aquele que cometeu o pecado. Apesar de ver o pai cometendo pecado, o filho decide não cometer pecado. O filho tem o livre-arbítrio. Jeová está vendo tanto as ações do pai, como as ações do filho. Segundo Jeová, o filho não herda o pecado do pai. Segundo Jeová, o filho pode decidir fazer diferente do pai, afinal de contas, o filho tem o livre-arbítrio.
Desta forma, aquele que considerasse o filho de um iníquo como alguém a ser morto apenas por este ser filho de um iníquo, deveria rever o seu conceito, não é verdade??
Da mesma forma, este humano que encarava o filho de um justo como alguém a ser prezado e considerado como justo em face de ser filho de um justo, também deveria rever o seu conceito, não deveria??
O descendente de Abraão devia ser amado simplesmente por ser um “descendente de Abraão”?? O descendente de Cã devia ser odiado simplesmente por ser um “descendente de Cã”?? Os filhos de Caim deviam ser odiados, desprezados ou discriminados, simplesmente por serem filhos de Caim?? Bem, e quanto aos filhos de Adão?? deviam ser odiados e discriminados??
A regra que se aplica a um se aplica a todos. Este é o princípio básico da IGUALDADE.
Ficou bem claro que, para o Pai, cada humano é culpado pelo seu próprio pecado cometido e terá de responder a Ele, Jeová, sobre o seu pecado cometido.
Tratava-se de algo individual.
Será que havia pessoas que raciocinavam de forma diferente do Pai??
Que conceito achavam os humanos que Deus tinha em relação a este assunto??
Assim raciocinava Jó: Filho de impuro, impuro é. (Jó 14:4) Quem pode, de alguém impuro, produzir alguém puro? Nem sequer um.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Jó 14:4) 4 Oxalá que o puro pudesse sair do imundo! Não é possível.

Assim verte a Tradução Almeida: (Jó 14:4) 4 Quem do imundo tirará o puro? Ninguém.

Assim raciocinava Jó: (Jó 27:13-14) 13 Este é o quinhão do homem iníquo, da parte de Deus; E a herança dos tiranos, eles receberão do próprio Todo-poderoso. 14 Se os seus filhos se tornarem muitos, será para a espada; E seus próprios descendentes não terão bastante alimento.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Jó 27:13-14) 13 Esta é a porção do iníquo da parte de Deus, E a herança que os opressores recebem do Todo-poderoso. 14 Se seus filhos se multiplicarem, multiplicam-se para a espada; A sua prole não se fartará de pão.

Assim verte a Tradução Almeida: (Jó 27:13-14) 13 Esta é da parte de Deus a porção do ímpio, e a herança que os opressores recebem do Todo-Poderoso14 Se os seus filhos se multiplicarem, será para a espada; e a sua prole não se fartará de pão.

Segundo este conceito, Jeová não respeitava a individualidade. Além de raciocinar desta forma, Jó ensinava este raciocínio para todos os que o conheciam, e todos respeitavam a palavra de Jó, pois Jó era tido como um homem sábio e abençoado por Deus. A pessoa seria rotulada de “filho de iníquo” e seria tratada como o “filho do iníquo”, independente da individualidade.
Confirma-se que Jó tinha este conceito, conceito também aceito pelos outros três companheiros de Jó: Deus guardará a iniquidade do pai para os filhos. Filho de iníquo, iníquo é. Se o pai não pagou pela sua iniquidade, então o filho pagará. (Jó 21:17-19) 17 Quantas vezes se apaga a lâmpada dos iníquos, E [quantas vezes] vem sobre eles o seu desastre? Na sua ira, [quantas vezes] reparte ele a destruição? 18 Ficam eles como palha diante do vento, E como a pragana furtada pelo tufão? 19 O próprio Deus guardará o prejudicial [do homem] para os próprios filhos dele; Recompensá-lo-á para que saiba [isso].

Assim verte a Tradução Brasileira: (Jó 21:17-19) 17 Quantas vezes sucede que se apaga a lâmpada dos iníquos? Que lhes sobrevém a calamidade? Que Deus na sua ira lhes distribui dores? 18 Que eles são como a palha diante do vento, E como a pragana que a tempestade leva? 19 Deus, DIZEIS VÓS, reserva a iniqüidade do pai para seus filhos, Mas é a ele mesmo que Deus deveria punir, para que o sinta.

Assim verte a Tradução Almeida: (Jó 21:17-19) 17 Quantas vezes sucede que se apague a lâmpada dos ímpios? que lhes sobrevenha a sua destruição? que Deus na sua ira lhes reparta dores? 18 que eles sejam como a palha diante do vento, e como a pragana, que o redemoinho arrebata? 19 Deus, DIZEIS VÓS, reserva a iniqüidade do pai para seus filhos, mas é a ele mesmo que Deus deveria punir, para que o conheça.

A expressão “dizeis vós” foi retirada ou foi adicionada por um dos escribas (secretários, tradutores, etc...). Independente disto, nos dois casos revela-se a crença no mesmo “conceito”.
Neste conceito, onde fica a individualidade??? Não eram todos estes homens descendentes de Adão. Segundo seu próprio conceito, fruto de suas deduções lógicas, como podiam esperar receber bênçãos da parte de Deus?? Neste conceito, como podiam achar merecer melhor sorte do que qualquer um outro descendente de Adão??
Assim como Moisés, Jó também era uma pessoa muito amada e também chegando as raias da paixão. Será que a informação daquela pessoa passa a ser certa apenas porque aquela pessoa é amada por mim??
Neste caso, o humano revelou ter o conceito de que a iniquidade era uma marca transmitida de pai para filho, assim como a cor da pele.
Estes homens eram descendentes de Abraão, no entanto, de quem Abraão era descendente?? Não eram todos descendentes de Adão?? Ou será que Abraão passou a ser uma exceção deste conceito tão defendido por estes homens??
Este conceito revela respeitar a individualidade, respeitar a igualdade de todos diante do Pai, ou revela ser um conceito baseado na parcialidade??
Isto geraria certos sentimentos negativos em relação a alguém que ele nem sequer conhece, alguém que ele nunca tinha visto; geraria certos preconceitos; geraria a desigualdade; geraria a superioridade; geraria a discriminação.
Tratava-se de filhos de Adão discriminando outros filhos de Adão??
Certamente tratava-se de um estranho conceito. Muito embora este tenha sido o conceito praticado pelo humano, O Criador provou através de suas palavras e de Suas ações, não concordar com este conceito declarado por Jó.
Além de ser o Criador do ser humano, Jeová também é o Professor do ser humano, no entanto, o humano precisa admitir ser um aluno do Criador e colocar-se no devido lugar de aluno. Independente de quem seja o humano, ele deve colocar-se no lugar de “aluno do Criador” e não de aluno de outros alunos humanos. Esta é outra decisão que tem por base o livre-arbítrio.
FORAM MUITOS OS CONCEITOS DESENVOLVIDOS PELOS HUMANOS.
Os humanos multiplicaram-se na terra. Passaram a levar uma vida em grupo. A vida em grupo traz o relacionamento e os diversos problemas inerentes ao relacionamento. Em face dos diversos problemas inerentes ao relacionamento, os humanos começaram a desenvolver seus próprios conceitos do que era pecado. O Criador deu ao humano a liberdade para assim agirem. Assim, os humanos desenvolveram vários conceitos sobre o que o Criador faria. Um destes conceitos foi expresso por Jó e está listado logo acima.
ANALISEMOS AGORA UMA OUTRA SITUAÇÃO QUE DIZ RESPEITO AO PECADO.
AGORA O HUMANO FOI INFORMADO QUE ALGO ERA PECADO “DEPOIS” DELE ESTAR ACOSTUMADO A PRATICAR TAL AÇÃO.
No entanto, em determinado momento da corrente do tempo, de acordo com a programação existente em Sua mente, o Criador, após escolher um grupo de humanos para se relacionar, passou a mostrar para este grupo, que muitos dos costumes aceitos como normais e certos para os humanos, para Ele Jeová, não passavam de coisas detestáveis.
Assim, apontando para as demais nações, O Criador passou a revelar aos escolhidos, quais eram os costumes praticados por tais nações, definindo-os como pecados (informando-os). Tratava-se de ações praticadas no dia a dia e encardas como normais. Tratava-se de ações praticadas por seus antepassados que haviam tido um relacionamento com Jeová.
Muitos destes costumes também eram praticados pelo povo escolhido. Será que eles concordariam com a posição de Jeová?? Será que achariam que se tratava apenas de uma questão de opinião?? Muitos podiam encarar aquela posição de Jeová como fora da realidade vivida pelos humanos. Podia tratar-se de costumes já arraigados em suas vidas.
Sendo aqueles costumes, os costumes que eles gostavam de praticar, será que mudariam sua opinião, passando a mudar de comportamento?? Ora, se os antepassados fizeram estas coisas, como podem ser tratadas agora como pecados?? Teria o Criador um convívio com pecadores?? O Criador abençoaria pecadores?? Certamente, estas seriam algumas das perguntas que fariam, buscando questionar a nova informação recebida.
Em relação aos costumes, através de um mensageiro, assim falou Jeová para o povo que Ele escolheu para manter um relacionamento: (Levítico 18:1-5) 18 E Jeová continuou a falar a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e tens de dizer-lhes: ‘Eu sou Jeová, vosso Deus. 3 Não deveis fazer assim como faz a terra do Egito, em que morastes; e não deveis fazer assim como faz a terra de Canaã, na qual vos introduzo; e não deveis andar nos seus estatutos. Deveis cumprir as minhas decisões judiciais e deveis guardar os meus estatutos, para andardes nelas. Eu sou Jeová, vosso Deus. E TENDES DE GUARDAR OS MEUS ESTATUTOS E AS MINHAS DECISÕES JUDICIAIS, cumprindo as quais o homem também tem de viver por meio delas. Eu sou Jeová.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Levítico 18:1-5) 1 Disse Jeová a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou Jeová vosso Deus. 3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes; não fareis segundo as obras da terra de Canaã, na qual eu vos hei de introduzir; nem andareis segundo os seus estatutos. 4 Cumprireis os meus juízos, e guardareis os meus estatutos, para neles andardes; eu sou Jeová vosso Deus. 5 GUARDAREIS, POIS, OS MEUS ESTATUTOS E OS MEUS JUÍZOS; fazendo os quais, o homem viverá por eles: eu sou Jeová.

Assim verte a Tradução Almeida: (Levítico 18 :1-5) 1 Disse mais o Senhor a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus. 3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes; nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo; nem andareis segundo os seus estatutos. 4 Os meus preceitos observareis, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus. 5 GUARDAREIS, POIS, OS MEUS ESTATUTOS E AS MINHAS ORDENANÇAS, pelas quais o homem, observando-as, viverá. Eu sou o Senhor.

Não pratiquem os mesmos costumes praticados na terra do Egito, tampouco pratiquem os costumes da terra de Canaã. Pratiquem os meus preceitos e os meus estatutos. Vivam segundo os meus estatutos.
Depois desta introdução, o Criador passou a lhes falar sobre os MUITOS costumes praticados pelos demais povos. Depois o Criador passou a confirmar: Não deveis fazer estas coisas detestáveis; não deveis praticar os mesmos costumes abomináveis. Não deveis praticar NENHUM dos costumes praticados por eles.
(Levítico 18:24-30) 24 “‘Não vos façais impuros por qualquer destas coisas, porque por todas estas coisas se fizeram impuras as nações que ponho para fora diante de vós. 25 Por conseguinte, a terra é impura e eu trarei sobre ela punição pelo seu erro, e a terra vomitará os seus habitantes. 26 E vós mesmos tendes de guardar os meus estatutos e as minhas decisões judiciais, e não deveis fazer NENHUMA de todas estas coisas detestáveis, quer o natural quer o residente forasteiro que reside no vosso meio. 27 Pois todas estas coisas detestáveis foram feitas pelos homens da terra, que vos precederam, de modo que a terra é impura. 28 Então a terra não vos vomitará porque a profanais, assim como certamente vomitará as nações que vos precederam. 29 Caso alguém faça qualquer de todas estas coisas detestáveis, então as almas que as fazem têm de ser decepadas dentre seu povo. 30 E tendes de cuidar da vossa obrigação para comigo, de não praticardes nenhum dos COSTUMES DETESTÁVEIS que se praticaram antes de vós, para que não vos façais impuros por eles. Eu sou Jeová, vosso Deus.’

Assim verte a Tradução Brasileira: (Levítico 18:24-30) 24 Não vos contamineis com NENHUMA destas coisas, pois com todas elas são contaminadas as nações que eu hei de expulsar de diante de vós. 25 A terra está contaminada, portanto visito nela as suas iniqüidades, e ela vomita os seus habitantes. 26 Vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e não cometereis nenhuma destas abominações, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós 27 (porque todas estas abominações cometeram os homens da terra, que foram antes de vós, e a terra está contaminada). 28 Não suceda que a terra, sendo contaminada por vós, vos vomite também a vós, como vomitou a nação que foi antes de vós. 29 Todo o que cometer alguma destas abominações, sim aqueles que a cometerem, serão cortados dentre o seu povo. 30 Portanto, guardareis o meu mandamento, para que não caiais em alguns destes ABOMINÁVEIS COSTUMES, que antes de vós foram seguidos, e para que vos não contamineis com eles: eu sou Jeová.

Assim verte a Tradução Almeida: (Levítico 18:24-30) 24 Não vos contamineis com nenhuma dessas coisas, porque com todas elas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós; 25 e, porquanto a terra está contaminada, eu visito sobre ela a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus habitantes. 26 Vós, pois, guardareis os meus estatutos e os meus preceitos, e NENHUMA dessas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós 27 (porque todas essas abominações cometeram os homens da terra, que nela estavam antes de vós, e a terra ficou contaminada); 28 para que a terra não seja contaminada por vós e não vos vomite também a vós, como vomitou a nação que nela estava antes de vós. 29 Pois qualquer que cometer alguma dessas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão extirpados do seu povo. 30 Portanto guardareis o meu mandamento, de modo que não caiais em NENHUM desses ABOMINÁVEIS COSTUMES que antes de vós foram seguidos, e para que não vos contamineis com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Não vos contamineis com os costumes.
Um dos “costumes normais” que o Criador apontou como coisa detestável praticada por outras nações e que não devia ser praticada por eles é este: Tomar vingança e guardar ressentimento. (Levítico 19:18) 18 “‘Não deves tomar vingança nem ter ressentimento contra os filhos do teu povo; e tens de amar o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Jeová.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Levítico 19:18) 18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo: eu sou Jeová.

Assim verte a Tradução Almeida: (Levítico 19:18) 18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

Neste instante o aluno perguntaria: Pai, eu tenho de PERDOAR toda iniquidade que praticarem contra mim??? Pai, desta forma, não estamos incentivando a criminalidade?? Pai, quem é que se incomoda e defende as “pobres e inocentes” vítimas??
Bem, depois de concordar, isto não é uma coisa fácil de fazer, não é verdade?? Se fosse fácil, todo mundo que concorda já estava fazendo, não é verdade?? Muitos acham uma coisa bonita nos outros, e no entanto, utópica.
Outro costume apontado pelo Criador como sendo uma coisa detestável foi mencionado acima. Cobrar juros e tratar com desigualdade o estrangeiro. Decerto, também haveria muitas perguntas, não é verdade?? Muitos afirmariam: Pai, isto é viver fora da realidade do mundo, pois todo mundo cobra juros. Como vou conseguir sobreviver?? Neste caso, não serei sempre um prejudicado?? As pessoas vão me ver e me tratar como um bobão. Neste caso, vou ser uma eterna vítima dos outros.
Bem, o Pai determinou que tais coisas eram pecado. O humano devia acreditar no Pai e devia concordar com o Pai.
O humano devia se importar com o conceito que o Pai fazia a respeito dele e não o conceito que os outros humanos faziam a respeito dele.
No entanto, se aquele terceiro elemento aparecesse como um amigo AMADO E CONCEITUADO, que estando interessado no seu bem estar físico e financeiro, na sua alegria, se tornasse seu defensor e afirmasse que tais coisas podiam ser praticadas, o que o humano devia fazer?? Deixar-se convencer e praticar tais coisas??
ORA, SE O LEGISLADOR AFIRMOU QUE TAL AÇÃO É UMA “COISA DETESTÁVEL”, ELA É UM PECADO, NÃO É??
O humano poderia viver o seu dia a dia sem praticar tais coisas “detestáveis”?? O Criador afirmou que o humano tinha condições de viver o seu dia a dia sem praticar tais coisas “detestáveis”. Será que o Criador é que está errado?? Será que tratava-se de um mundo de sonhos que só poderia existir na mente do Criador??
Aquele que projetou o humano, também projetou a forma como o humano deveria viver o seu dia a dia. Neste caso, não se trata de “concordar ou não” com o Projetista?? Não se trata da criatura discordar do seu Criador?? Não se trata do filho discordar do seu próprio Pai??
Ora, ora, quem é que já tem a sabedoria??

EU NÃO SABIA QUE ERA PECADO.
SE EU PECAR SEM SABER QUE É PECADO, JEOVÁ ME TEM COMO INOCENTE??
No caso acima, aquele filho que recebeu e estava vivendo o seu dia a dia de acordo com as informações que lhe haviam sido passadas por seu pai, cobrando juros do estrangeiro, ainda não tinha recebido a segunda informação. Será que ele era tido por Jeová como um inocente??
Vejamos a informação de Jeová dada a Moisés que por sua vez a fez registrar:
(Levítico 5:17) 17 E se uma alma pecar por fazer uma de todas as coisas que Jeová manda que não se façam, EMBORA NÃO O SOUBESSEainda assim ele ficou culpado e terá de responder pelo seu erro.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Levítico 5:17) 17 Se alguém pecar, e fizer qualquer uma de todas as coisas que Jeová ordenou que se não fizessem; EMBORA NÃO O SOUBESSE, contudo é culpado, e levará a sua iniqüidade.

Assim verte a Tradução Almeida: (Levítico 5:17) 17 Se alguém pecar, fazendo qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, AINDA QUE NÃO O SOUBESSEcontudo será ele culpado, e levará a sua iniqüidade;

Jeová não me tem como inocente; ele me tem como culpado de ter cometido pecado. Inocente é aquele que não comete o pecado. Ele me perdoará. Se me perdoará, significa que houve uma ofensa. Não se pode negar que houve a ofensa, não se pode negar que houve o pecado, logo, eu sou culpado de pecado, não sou um inocente.
Quem é que precisa ver a si mesmo como um culpado e se sentir como um culpado, não sou eu??
Vamos confirmar esta posição do Pai??
Tradução Brasileira reza:
(Êxodo 34:7) 7 que guarda beneficência em milhares, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; e que de maneira alguma terá por inocente o culpado, visitando a iniqüidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos, na terceira e na quarta geração.

Assim verte a Tradução Almeida:
(Êxodo 34:7) 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

NUNCA terei por inocente, o culpado.
E quem é culpado segundo o Pai??
Ora, é aquela alma que fizer qualquer uma das coisas que o Pai pede que não se faça.
Quem é este??
Não é aquele que toma a decisão de fazer ou de não fazer??
Não há para onde fugir, para o Pai, aquele que toma a decisão de fazer ou não fazer, este é culpado de pecado.
Aquele filho do caso acima era visto por Jeová no seu estado real de “culpado” de pecado, afinal ele cobrava juros do estrangeiro, não cobrava?? Ele recebia mais do que emprestou, não recebia?? Não praticava ele a desigualdade?? Há alguma dúvida disto??
Enquanto ele ainda não tinha recebido a segunda informação. Na sua mente ele estava fazendo o que era normal e certo, estava fazendo aquilo que seu pai lhe havia ensinado e estava fazendo o que todo mundo fazia. Ele simplesmente não sabia. Ele ainda não havia recebido a segunda informação.
O Criador afirmou que perdoava os pecados?? Sim, ele afirmou.
(Levítico 4:27-31) 27 “‘E se alguma alma do povo da terra pecar sem querer, por fazer uma das coisas que Jeová manda que não se façam, e ele deveras se tornar culpado, 28 ou se lhe fez saber o pecado que cometeu, então terá de trazer como sua oferta uma cabritinha sadia, pelo pecado que cometeu. 29 E tem de pôr sua mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado e tem de abater a oferta pelo pecado no mesmo lugar da oferta queimada. 30 E o sacerdote tem de tomar com o seu dedo um pouco do sangue dela e pô-lo sobre os chifres do altar da oferta queimada, e derramará todo o resto do sangue dela junto à base do altar. 31 E tirará toda a gordura dela, assim como se tirou a gordura do sacrifício de participação em comum; e o sacerdote tem de fazê-la fumegar sobre o altar como cheiro repousante para Jeová; e o sacerdote tem de fazer expiação por ele, e assim lhe tem de ser perdoado.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Levítico 4:27-31) 27 Se algum da plebe pecar por ignorância, fazendo qualquer das coisas que Jeová ordenou que se não fizessem, e se tornar culpado: 28 se o pecado, que ele cometeu, lhe for notificado, trará como sua oblação uma cabra sem defeito pelo pecado que cometeu. 29 Porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e matá-la-á no lugar do holocausto. 30 Então o sacerdote com o dedo tomará do sangue da oferta, o porá sobre os chifres do altar do holocausto, e todo o resto do sangue da oferta derramá-lo-á à base do altar. 31 Tirará toda a gordura da oferta, como se tira a gordura do sacrifício das ofertas pacíficas. O sacerdote a queimará sobre o altar como suave cheiro a Jeová; o sacerdote fará expiação por ele, e ele será perdoado.

Assim verte a Tradução Almeida: (Levítico 4:27-31) 27 E se alguém dentre a plebe pecar por ignorância, fazendo qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, e assim se tornar culpado28 se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará por sua oferta uma cabra, sem defeito, pelo pecado cometido; 29 porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e a imolará no lugar do holocausto. 30 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o resto do sangue derramará à base do altar. 31 Tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico, e a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará expiação por ele, e ele será perdoado

Quando eu vier a saber que tal coisa é um pecado, o que devo fazer?? Fui notificado a respeito do pecado que cometi. Devo aceitar o fato de ser um pecado, devo DEIXAR-ME CONVENCER, e, concordando com o Criador, devo assumir a minha culpa, confessar o meu pecado, entristecer-me e mudar a minha direção. O Pai já disse o que fará: “Vou perdoar o pecado, qualquer pecado”.
JESUS CHAMA A ATENÇÃO PARA OUTROS PECADOS – Aqueles cometidos no coração e ainda não transformados em palavras ou ações.
Como é que é?? palavras também são classificadas como “pecado”??
Há quem concorde e há quem discorde.
Apesar dos protestos, Jesus não retirará o que disse.
Uma das afirmações de Jesus, que não passavam de mera repetição da afirmação do Pai e Legislador foi esta: “Continuar furioso com o seu irmão é tão pecado quanto matar”.
(Mateus 5:21-22) 21 Ouvistes que se disse aos dos tempos antigos: Não deves assassinar; mas quem cometer um assassínio terá de prestar contas ao tribunal de justiça.’ 22 No entanto, digo-vos que todo aquele que continuar furioso com seu irmão terá de prestar contas ao tribunal de justiça; mas, quem se dirigir a seu irmão com uma palavra imprópria de desprezo terá de prestar contas ao Supremo Tribunal; ao passo que quem disser: ‘Tolo desprezível!’, estará sujeito à Geena ardente.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Mateus 5:21-22) 21 Tendes ouvido que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar, estará sujeito a julgamento. 22 Mas eu vos digo que todo aquele que se ira contra seu irmão, estará sujeito a julgamento; e quem chamar a seu irmão: Raca, estará sujeito ao julgamento do sinédrio; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito à geena de fogo.

Assim verte a Tradução Almeida: (Mateus 5:21-22) 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.

Jesus informou ao humano sobre a igualdade entre aquele que mata e aquele que guarda ira.
Continuar furioso, irar-se apesar de ainda não matar o irmão é tão pecado quanto matar o irmão ou qualquer humano. A pergunta lógica é: Por quê??
Basta recordar o caso Caim e encontraremos a explicação lógica. No estado de ira é que a pessoa concorda em matar o seu próximo, ficando faltando apenas a decisão de matar e o ato de matar. É neste estado de ira que o amor ao próximo pode desaparecer. O sentimento vai aumentando até que se torna visível. O sentimento de Caim produziu um fruto, isto é, a violência contra Abel, seu irmão.
ENFURECER – Esta é a definição dada por certo dicionário (Houaiss): encher-se de furor, pôr ou ficar fora de si.
enfurecer
v. (1660) 1 t.d.int. e pron. fazer ficar ou ficar furioso; encher(-se) de furor; pôr ou ficar fora de si; irar(-se), zangar(-se) <as notas do filho enfureceram-na> <ele agora passou a e.(-se) à toa> 2 pron. fig. tornar-se revolto; encapelar-se (o mar) 3 pron. fig. desencadear-se, deslocar-se com violência (tempestade, vento)  gram a respeito da conj. deste verbo, ver -ecer  etim 1en- + rad. de fúria + -ecer  sin/var ver sinonímia de cacetear  ant desenfurecer; ver tb. antonímia de cacetear
Quando um humano qualquer cometer um pecado contra mim, eu não devo me enfurecer?? Não devo ficar furioso com ele?? Não devo me irar com ele?? Bem, Jesus mostrou como se faz. Jesus mostrou como obedecer a este mandamento. Obviamente, Jesus via tal pessoa com o olhar da misericórdia. Jesus via tal pessoa como alguém muito doente, como alguém que necessitava da cura. A visão que Jesus tinha do pecador o impedia de irar-se contra o pecador. O sentimento de Jesus pelo pecador o impedia de ficar furioso com o pecador.
O enfurecido perde o domínio, passando a agir com fúria contra o seu irmão, perdendo o amor pelo seu irmão. O enfurecido pode chegar a condição de descontrole.
Para onde levará a fúria sem freio (fúria desenfreada). As palavras de fúria e as ações de fúria contra um irmão são bem específicas.
Jesus revelou sua ira por uma situação que ele visualizou no templo.
Qual foi a reação irada do homem mais poderoso da terra??
(João 2:13-17) 13 Aproximara-se então a páscoa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. 14 E ele achou no templo os que vendiam gado, e ovelhas, e pombas, e os corretores de dinheiro nos seus assentos. 15 Assim, depois de fazer um chicote de cordas, expulsou do templo a todos com as ovelhas e o gado, e derramou as moedas dos cambistas e derrubou as suas mesas. 16 E ele disse aos que vendiam as pombas: “Tirai estas coisas daqui! Parai de fazer da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17 Seus discípulos lembraram-se de que está escrito: “O zelo da tua casa me devorará.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(João 2:13-17) 13 Estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 Achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas sentados; 15 e tendo feito um azorrague de cordas, expulsou a todos do templo, as ovelhas bem como os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio. 17 Então se lembraram seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.

Quantas pessoas ficaram fisicamente feridas por Jesus ficar tão furioso?? Será que Jesus usou de um linguajar injurioso contra aqueles humanos?? Foi uma conduta desenfreada?? Perdeu Jesus o controle de seus sentimentos??
Jesus revelou continuar plenamente lúcido do que estava fazendo, revelando não estar furioso com nenhum humano ali presente. O que estava sendo feito levou Jesus e chamar energicamente à atenção dos presentes, para que parassem com aquelas aviltantes ações.
Jesus não ficou furioso com nenhum dos humanos ali presentes, embora tivesse ficado furioso com o que estava sendo feito ali.
Os resultados revelaram para onde estava dirigida a sua fúria.
Jesus não deixava de amar aqueles homens que estavam fazendo aquelas coisas erradas dentro do templo.
Jeová também ficava furioso com o que estava acontecendo ali, não ficava??
O sentimento de Jesus por aquele pecador era fruto das informações que Jesus tinha a respeito daquele pecador. Os demais humanos careciam destas informações, logo, seus sentimentos pelos mesmos pecadores eram totalmente diferentes.
O que isto comprova?? Comprova que o humano é fruto das informações existentes em sua mente e das quais ele concorda.
Falar uma palavra que rebaixa, uma palavra de desdém, que revela a desvalorização que se dá a outra pessoa, também é pecado. Alguém perguntará: Por quê??
Ora, a pessoa está revelando o seu sentimento em relação àquela outra pessoa. Que sentimento é este?? Trata-se do desprezo, trata-se da desvalorização. Quem fala tal palavra, tem como objetivo humilhar, rebaixar aquela pessoa. Aquele que fala, vê aquela pessoa na condição abaixo dele. Para quem fala, aquela outra pessoa tem pouco ou nenhum valor. Trata-se de uma pessoa que ele revela ter pouca ou nenhuma estima e consideração. Quem fala, atribui pouco ou nenhum valor àquele outro. Neste caso configura-se o sentimento de superioridade, não é verdade??? Sem dúvida alguma.
Alguém dirá: Mas é só uma palavra, palavras o vento leva.
O que nos informou Jesus??
(Mateus 5:21-22) 21 “Ouvistes que se disse aos dos tempos antigos: ‘Não deves assassinar; mas quem cometer um assassínio terá de prestar contas ao tribunal de justiça.’ 22 No entanto, digo-vos que todo aquele que continuar furioso com seu irmão terá de prestar contas ao tribunal de justiça; mas, quem se dirigir a seu irmão com uma palavra imprópria de desprezo terá de prestar contas ao Supremo Tribunal; ao passo que quem disser: ‘Tolo desprezível!’, estará sujeito à Geena ardente.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Mateus 5:21-22) 21 Tendes ouvido que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar, estará sujeito a julgamento. 22 Mas eu vos digo que todo aquele que se ira contra seu irmão, estará sujeito a julgamento; e quem chamar a seu irmão: Raca, estará sujeito ao julgamento do sinédrio; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito à geena de fogo.

Será que Jesus concordava com a afirmação humana que “palavras o vento leva”??
Bem, Jeová já revelou discordar deste conceito, ou ainda há dúvidas??
O INÍCIO DO PECADO OCORRE DE FORMA INVISÍVEL AO HUMANO, ISTO É, ELE ACONTECE NO CORAÇÃO, O PECADO OCORRE NO SENTIMENTO ERRADO QUE SE TEM PELO PRÓXIMO.
A palavra é fruto do sentimento de quem fala. A palavra falada revela o sentimento existente no coração de quem fala. Que sentimento é este?? Trata-se da soberba, trata-se do sentimento de superioridade. Trata-se do desdém.
DESDÉM – Esta é a definição dada por certo dicionário (Houaiss):
desdém
s.m. (sXIII) 1 desprezo arrogante; altivez, soberbia, sobranceria <a dona da loja tratou-o com d.> 2 p.ext. comportamento distanciado; indiferença <seu d. indicava falta de maturidade> 3 falta de trato ou esmero (para com algo ou si mesmo); desalinho, negligência <até para encontrar o namorado, vestia-se com d.>  ao d. com displicência, sem cuidado; negligentemente <usava as roupas ao d.>  etim provç. desdenh, regr. de desdenhar  sin/var ver sinonímia de desprezo imodéstia  ant ver antonímia de desprezo e sinonímia de austeridade
Desdenhar de um pecador qualquer também é um pecado?? Sim, e como todo pecado, a penalidade é a mesmíssima morte. A consequência é a mesma morte.  
Bem, havendo dúvidas, vamos ver uma situação em que Jesus estava sendo ofendido com palavras. O que ele falou?? (Mateus 12:35-37) 35 O homem bom, do seu bom tesouro, envia coisas boas, ao passo que o homem iníquo, do seu tesouro iníquo, envia coisas iníquas. 36 Eu vos digo que de TODA declaração sem proveito que os homens fizerem prestarão contas no Dia do Juízo; 37 pois é pelas tuas palavras que serás declarado justo e é pelas tuas palavras que serás condenado.”

Assim verte a Tradução Brasileira: (Mateus 5:21-22) 35 O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau tira más coisas do seu mau tesouro. 36 Digo-vos que de TODA a palavra ociosa que falarem os homens, dela darão conta no dia de juízo; 37 porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

Assim verte a Tradução Almeida: (Mateus 5:21-22) 35 O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. 36 Digo-vos, pois, que de TODA palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. 37 Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

Bem, o aviso de Jesus já foi dado, não foi?? Ele revelou que se trata de um pecado, não revelou??
Eu preciso concordar com Jesus, não preciso??
OUTRO PECADO QUE OCORRE NO CORAÇÃO E QUE ALÉM DO PECADOR, SÓ JEOVÁ É QUE SABE.
Assim nos falou Jesus, retransmitindo as palavras do Pai: (Mateus 5:27-28) 27 Ouvistes que se disse: ‘Não deves cometer adultério.’ 28 Mas eu vos digo que todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Mateus 5:27-28) 27 Tendes ouvido que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo que todo o que põe seus olhos em uma mulher, para a cobiçar, já no seu coração adulterou com ela.

Assim verte a Tradução Almeida: (Mateus 5:27-28) 27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Do ponto de vista de Jeová, o Legislador, o pecado ocorre primeiro no coração.
Cobiça – Ele olhou para aquela mulher e a desejou ter para si para usar como uma fêmea.
Ao olhar para as mulheres que passam pela rua, o que os olhos vêm?? Vêm um suculento bife a ser saboreado??
Mas e se ela se comporta como um bife e vive se oferendo como um bife?? Bem, este pecado é dela, não é??
Não acompanhe o sentimento dela. Tenha o teu próprio sentimento, sentimento este que independerá do sentimento dela. Não devemos ser acompanhantes e nem retribuidores dos sentimentos daqueles que nos cercam.
Neste caso, será que é a existência dela ou o comportamento dela que me faz pecar no coração?? Se for este o caso, o que se revela?? Não revela a existência de um coração doente em mim?? O que fazer?? Eliminá-la para que eu não a cobice??
Neste caso, se ela se comporta desta maneira, o que eu devo ver?? Devo ver alguém que, por estar doente do coração, está apresentando este sintoma.
Por ela estar com o coração doente, ela está pecando. Isto é o que os meus olhos devem ver.
Isto era o que os olhos de Jesus viam.
Ora, se ela está me cobiçando, por ver-me como um saboroso bife, isto não deve me induzir a acompanhá-la neste sentimento. Ela está buscando uma sensação agradável. Ela, tal qual um beija-flor, vive de sensação agradável em sensação agradável, de prazer em prazer. Naquele momento ela está me vendo como uma fonte para seu prazer.
Que devo fazer para não cometer este pecado no coração?? Devo purificar o meu coração, algo que irá requerer um grande esforço da minha parte e que não pode estar dependente do sentimento e da ação dos demais à minha volta.
O Legislador já tinha falado isto para Moisés, muito embora, as pessoas não tivessem dado conta da profundidade das palavras. Assim havia falado Jeová: (Êxodo 20:17) 17 Não deves desejar a casa do teu próximo. Não deves desejar a esposa do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.”

Assim verte a Tradução Brasileira: (Êxodo 20:17) 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Êxodo 20:17) 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Foi o Legislador quem determinou que a cobiça é um pecado. Ele informou ao humano. Vejam, isto é a cobiça, e no relacionamento em grupo isto constitui um grande perigo.
Não resta dúvida. A cobiça é um pecado. É um pecado que ocorre no coração, pois trata-se de um sentimento, trata-se de um desejo de ter para si.
Quem é que sabe do meu desejo?? Além do Legislador, só eu e aqueles a quem eu confessar a existência de tal desejo. Trata-se de um pecado, e como todo pecado, a penalidade é a mesma morte, a consequência é a mesma morte.
Não se trata apenas de desejar a mulher. Trata-se de desejar qualquer coisa. O Legislador falou em desejar qualquer coisa que pertença a teu próximo, isto é, cidade, rebanho, casa, pai, filho, emprego, salário, cabelo, olhos, roupa, primogenitura, cargo profissional ou religioso, em resumo, qualquer coisa. E o que dizer de coisas que estão destinadas ao próximo e que o próximo não se apossou dela??
A pessoa sonha, a pessoa até se vê com a coisa desejada, se apossando e usufruindo a coisa desejada.
Bem, o Legislador já nos informou. Cabe a nós entendermos o que o Legislador já falou.
Como eu posso ter certeza de que estas palavras foram faladas pelo Legislador?? Não se esqueça do sinal que identifica o Legislador. Trata-se do “Amor”. O outro sinal que identifica o Legislador é a “Igualdade”.
O que eu pude perceber??
Pude perceber que nesta questão de pecado, muitas coisas estão envolvidas. Pude perceber que a informação” é a porta de entrada para todas as coisas. Neste caso, pude perceber que o Legislador é também um Professor.
Bem, Jesus sintetizou muito bem esta questão com a seguinte afirmação: (João 17:3) Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Mateus 5:27-28) 3 A vida eterna, porém, é esta, que conheçam a ti, único verdadeiro Deus, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Mateus 5:27-28) 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.

Jesus deixou esta informação para nós, e de forma bem clara. Continuar a viver está diretamente relacionado com o conhecer o Pai. É imprescindível conhecer o Pai. Também é imprescindível conhecer aquele que foi enviado pelo Pai, isto é, Jesus.
Um dos motivos da importância de se conhecer o Pai, é o fato de que muitas pessoas afirmam que o Pai falou isto ou aquilo, ou seja, precisamos reconhecer o tipo de informação que o Pai daria ao humano.
Esta informação tem lógica e quando associada àquela informação dada pelo Pai antes de criar o ser humano, fica ainda mais clara.
Que frase foi esta?? O Criador falou: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. (Gênesis 1:26-27) 26 E Deus prosseguiu, dizendo: “Façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenham eles em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e os animais domésticos, e toda a terra, e todo animal movente que se move sobre a terra.” 27 E Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.. . .

Assim verte a Tradução Brasileira: (Gênesis 1:26-27) 26 Disse também Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo o réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Gênesis 1:26-27) 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Depois Jesus nos dá outra informação. Ele afirmou: “Eu e o Pai somos um”. (João 10:30) 30 Eu e o Pai somos um.” (João 17:22-23) 22 Também, eu lhes tenho dado a glória que tu me tens dado, a fim de que sejam um, assim como nós somos um. 23 Eu em união com eles e tu em união comigo, a fim de que sejam aperfeiçoados em um, para que o mundo tenha conhecimento de que tu me enviaste e que os amaste assim como amaste a mim.

Assim verte a Tradução Brasileira: (João 10:30) 30 Eu e meu Pai somos um(João 17:22-23) 22 Eu lhes tenho dado a glória que tu me tens dado, para que sejam um como nós somos um; 23 eu neles e tu em mim, para que sejam aperfeiçoados em um; e para que o mundo conheça que tu me enviaste e que tu os amaste, como também amaste a mim.

Assim verte a Tradução Brasileira: (João 10:3) 30 Eu e o Pai somos um. (João 17:22-23) 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; 23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.

Não podemos esquecer do respeito a individualidade e do respeito ao livre-arbítrio que o Pai sempre demonstra ter.
Se alguém afirmar, tal pai, tal filho, poderá estar afirmando isto tanto em relação as características físicas quanto em relação as características de personalidade, não é verdade???
Ser fisicamente igual ao pai é algo que não depende do filho, pois trata-se de características físicas que ele realmente herda. No entanto, para ter a mesma personalidade do pai, o filho precisa ver o pai em ação, observar como o pai faz as coisas e saber o porque o pai faz as coisas daquela forma, passando assim a imitar a seu pai após concordar com o seu pai.
Como o ser humano não nasceu programado, como ele é dependente de informações para formar e/ou manipular os seus sentimentos e como seus sentimentos formam a base para ele tomar decisões, passamos a perceber o grandioso valor que possui a correta informação.
Jesus afirmou também: “Eu só falo aquilo que o Pai fala e só faço aquilo que o Pai faz”. (João 5:19) 19 Portanto, em resposta, Jesus prosseguiu a dizer-lhes: “Digo-vos em toda a verdade: O Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria iniciativa, mas somente o que ele observa o Pai fazer. Porque as coisas que Este faz, estas o Filho faz também da mesma maneira.

Assim verte a Tradução Brasileira: (João 5:19) 19 Jesus, pois, lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo o que ele fizer, o faz também semelhantemente o Filho.

Assim verte a Tradução Brasileira: (João 5:19) 19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

Jesus deixou bem claro que ele imitava a seu pai, o Pai Celestial. Jesus repetia as palavras do Pai e praticava as mesmas ações do Pai, observando a sua condição de filho, obviamente. Além do Pai Celestial, Jesus não imitava a mais ninguém.
Jesus afirmou também: “Ser filho do Pai é copiar o Pai nos sentimentos, ou seja, é ter os mesmos sentimentos do Pai”. (Mateus 5:43-45) 43 Ouvistes que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu inimigo.’ 44 No entanto, eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; 45 PARA que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos.. . .

Assim verte a Tradução Brasileira: (Mateus 5:43) 43 Tendes ouvido que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, 45 PARA que vos torneis filhos de vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos.

Assim verte a Tradução Almeida: (Mateus 5:43) 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 PARA que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

Ainda nesta mesma informação, Jesus deixou bem claro que é o Pai Celestial aquele que todos os filhos devem buscar imitar.
Para ser filho do Pai Celestial, para que alguém afirme que este filho é igual ao Pai Celestial, ou seja, tal pai, tal filho, este filho precisa AMAR assim como o Pai Celestial ama. Isto significa que o filho deve ter os mesmos sentimentos do Pai, para poder praticar as mesmas ações do Pai.
O que percebemos??
Percebemos que o Pai tem por objetivo, que a personalidade de cada filho seja igual a personalidade Dele.
O mundo inteiro não conhecia o Pai. Só Jesus conhecia o Pai.
Logo, em quem devemos confiar?? Nas informações de quem devemos crer?? As informações de quem devem ser a base de comparação para com todas as demais informações sobre os reais mandamentos do Pai e sobre os reais sentimentos do Pai???
A resposta lógica para todas estas perguntas resume-se a uma única pessoa: Jesus.
Será que Jesus era vacinado contra o pecado?? Será que Jesus era IMUNE à desobediência?? Será que Jesus estava IMPEDIDO de desobedecer??
Quando alguém que é um discípulo de Jesus, não repete as mesmas ações de Jesus e é questionado em ralação a isto, geralmente responde: “Mas Jesus era diferente, ele era perfeito. Quando eu for perfeito poderei fazer as coisas assim como ele fez”. Geralmente se adiciona: “Quando esta pecaminosidade for retirada de mim, eu conseguirei fazer as mesmas coisas que ele fez”.
No entanto, convêm perguntar: Exatamente no que era Jesus diferente?? Ser perfeito é estar impedido de desobedecer??
Estando Jesus impedido de desobedecer, o que isto revelaria em relação a personalidade de Jesus?? Revelaria que ele não passava de alguém que foi programado e que cumpriu o que estava programado. Isto significa que qualquer um que for programado poderá agir exatamente igual a Jesus. Isto também quer dizer que somente pessoas programadas é que conseguem viver sem pecar.
Um humano impedido de desobedecer, fica sem a opção de desobedecer; ele só tem a opção de obedecer. Isto significa que foi retirado dele o livre-arbítrio. Ele não tem escolha a fazer. Ele passa a ser um mero robô muito bem programado.
Será que este era o caso de Jesus?? Jesus afirmou: “Eu venci o mundo”. Como ele venceu?? Por não desobedecer ao Pai, não foi isto??
Caso ainda não estivesse imunizado contra a desobediência, será que depois da ressurreição, Jesus passou a estar imunizado contra a desobediência?? Ser imunizado contra a desobediência é um prêmio àquele que vencer??
Os que defendem e vivem o conceito da pecaminosidade herdada podem encontrar um incrível dilema em relação “àquele que vencer” e em relação a vencer o mundo.
Quem é que vence?? não é aquele que não peca?? não é aquele que não pratica nenhuma das coisas apontadas por Jeová como “coisas detestáveis”?? Se ele praticar qualquer um dos pecados, ele revela que não venceu, não é verdade?? Ele revela que foi vencido, não é verdade?? No entanto, se eu tenho a pecaminosidade herdada, como vou conseguir não pecar?? Se determinados pecados estão acima da minha vontade, como vou conseguir vencer o mundo “assim como Jesus venceu”??
Estaria a “vida eterna” ligada e dependente do humano ser imunizado contra a desobediência?? Ficando impedido de pecar, o humano conseguirá a desejada vida eterna. Será que isto é assim??
Os depoimentos de Jeová já revelaram que o humano continuará com o seu livre-arbítrio, pois esta é uma das características de Jeová, Aquele que afirmou: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. Ele, Jeová, não retirará o livre-arbítrio do humano, transformando-o em um mero robô.
Pedras de tropeço.
Não há como negar que nos dois casos analisados (Adão/Eva e o profeta sem nome, passou a haver uma pedra de tropeço. Ficou bem claro que nos dois casos, houve tropeço na pedra.
No entanto, vamos analisar uma afirmação de Jesus.
Ele afirmou: “É necessário que venham as pedras de tropeço”.
(Mateus 18:7) “Ai do mundo, devido às pedras de tropeço! Naturalmente, é necessário que venham pedras de tropeço, mas ai do homem por meio de quem vem a pedra de tropeço!

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Mateus 18:7) 7 Ai do mundo por causa dos tropeços! porque é necessário que apareçam tropeços; mas ai do homem por quem vem o tropeço!

É necessário??
Por que é necessário??
Será que Jeová, o nosso Pai colocaria pedras de tropeço para seus filhos??
(Jeremias 6:21) 21 Portanto, assim disse Jeová: “Eis que ponho pedras de tropeço para este povo e certamente tropeçarão sobre elas, pais e filhos juntos; o vizinho e seu companheiro — eles perecerão.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Jeremias 6:21) 21 Portanto assim diz Jeová: Eis que vou pôr tropeços diante deste povo, e tropeçarão neles juntamente os pais e os filhos; o vizinho e o seu amigo perecerão.

O que mais falou Jeová sobre pedra de tropeço??
(Ezequiel 3:20-21) 20 E quando o justo recuar de sua justiça e realmente fizer injustiça, e eu tiver de pôr diante dele uma pedra de tropeço, ele é que morrerá por não o teres avisado. Morrerá por seu pecado, e seus atos justos que praticou não serão lembrados, mas demandarei o sangue dele da tua própria mão. 21 E se tu tiveres avisado o justo para que o justo não peque, e ele realmente não pecar, continuará a viver impreterivelmente porque foi avisado, e tu mesmo terás livrado a tua própria alma.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 3:20-21) 20 Demais, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele uma pedra de tropeço, ele morrerá; porque não o avisaste, morrerá no seu pecado, e não serão lembradas as suas ações de justiça que tem praticado; mas o seu sangue, da tua mão o requererei. 21 Todavia se tu avisares o justo para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma.

Os levitas se transformaram em pedras de tropeço para toda a nação de Israel.
(Ezequiel 44:12) 12 Visto que lhes ministravam perante os seus ídolos sórdidos e se tornaram para a casa de Israel uma pedra de tropeço para [cair no] erro, por isso levantei a minha mão contra eles’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘e terão de levar seu erro.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 42:12) 12 Porque os serviram diante dos seus ídolos, e se fizeram para a casa de Israel uma ocasião de tropeço; por isso levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor Jeová, e levarão sobre si a sua iniqüidade.

Outras coisas se transformaram em pedras de tropeço para o povo escolhido por Jeová.
(Ezequiel 7:19) 19 “‘A própria prata deles lançarão nas ruas e o próprio ouro deles tornar-se-á uma coisa abominável. Nem a sua prata nem o seu ouro poderá livrá-los no dia da fúria de Jeová. Não fartarão as suas almas e não encherão os seus intestinos, porque isso se tornou uma pedra de tropeço, causando seu erro.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 7:19) 19 A sua prata, lançá-la-ão pelas ruas, e o seu ouro será como coisa imunda; a sua prata e o seu ouro não os poderão livrar no dia do furor de Jeová. Não fartarão a sua alma, nem encherão as suas entranhas, pois serviram de tropeço da sua iniqüidade.

Esta outra coisa se transformou em pedra de tropeço para todo o povo escolhido. Os ídolos sórdidos se transformaram em pedras de tropeço.
(Ezequiel 14:1-5) 14 E homens dentre os idosos de Israel passaram a chegar a mim e a sentar-se diante de mim. Então veio a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo: “Filho do homem, no que se refere a estes homens, fizeram seus ídolos sórdidos subir ao seu coração e puseram diante das suas faces a pedra de tropeço que causa o seu erro. Acaso devia eu ser consultado por eles? Portanto, fala com eles e tens de dizer-lhes: ‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Todo homem de Israel que fizer os seus ídolos sórdidos subir ao seu coração e que colocar diante da sua face a própria pedra de tropeço que causa o seu erro, e que realmente chegar ao profeta, eu, Jeová, vou deixar-me induzir a lhe responder na questão segundo a multidão de seus ídolos sórdidos, com o objetivo de pegar a casa de Israel pelo coração, porque se apartaram de mim devido aos seus ídolos sórdidos — todos eles.”’

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 14:1-5) 1 Então vieram ter comigo alguns dos anciãos de Israel, e se assentaram diante de mim. 2 Veio a mim a palavra de Jeová, dizendo: 3 Filho do homem, estes homens deram lugar no seu coração aos seus ídolos, e puseram diante da sua face o tropeço da sua iniqüidade; acaso permitirei que eles me consultem? 4 Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Jeová: Todo o homem da casa de Israel que der lugar no seu coração aos seus ídolos, e puser diante da sua face o tropeço da sua iniqüidade, e vier ter com o profeta: eu Jeová lhe responderei nisso segundo a multidão dos seus ídolos; 5 para que eu apanhe a casa de Israel no seu coração, porque são todos alienados de mim pelos seus ídolos.

Qualquer um pode se transformar em uma pedra de tropeço. Pedro mostrou ser uma pedra de tropeço para Jesus.
(Mateus 16:22-23) 22 Em vista disso, Pedro, tomando-o à parte, principiou a censurá-lo, dizendo: “Sê benigno contigo mesmo, Senhor; não terás absolutamente tal [destino].” 23 Mas ele, voltando-lhe as costas, disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não tens os pensamentos de Deus, mas os de homens....

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Mateus 16:22-23) 22 Pedro, chamando-o à parte, começou a admoestá-lo, dizendo: Deus tal não permita, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. 23 Mas ele, voltando-se, disse a Pedro: Sai de diante de mim, Satanás; tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não cuidas das coisas de Deus, mas sim das dos homens.

Através de suas palavras, Pedro estava revelando os seus pensamentos e seus sentimentos para Jesus, no entanto, tais palavras eram uma pedra de tropeço para Jesus. Jesus via tais palavras de Pedro como uma pedra de tropeço.
Jesus reconheceu a pedra de tropeço e não se deixou influenciar por ela, não se deixou convencer por elas.

As pedras de tropeço INDUZEM o humano a desobedecer. São as pedras de tropeço que convencem o humano que aquilo que é um pecado do ponto de vista de Jeová passou a não ser mais um pecado. As pedras de tropeço induzem o homem ao erro.
Ora, mas se as pedras de tropeço INDUZEM o homem ao erro e o homem é punido por causo do seu erro, como então é necessário que venham tais pedras de tropeço??
Afinal de contas, o que o Pai deseja??
O Pai deseja que a pedra de tropeço não consiga induzir o humano ao erro.
O humano precisa mostrar-se confiável.
O humano deve mostrar-se plenamente CONVENCIDO sobre o que ele está fazendo.
O humano não deve ser uma folha de papel levada ao sabor do vento, ou seja, a opinião do humano não deve estar mudando de acordo com as circunstâncias, pois não são as circunstâncias que fazem os mandamentos. O que é certo é certo, independente das circunstâncias e o que é errado é errado independente das circunstâncias.
As palavras e as ações de outras pessoas ao seu redor não o farão MUDAR de opinião em relação a algo que o Pai definiu como sendo pecado/erro.
O fato de uma pessoa qualquer não ter sido morta por Jeová por ter praticado algum pecado/erro, não transforma a definição daquela ação, pois erro é erro.
Uma frase muito usada pelo humano: “Jeová não abençoaria tal pessoa se ela fosse iníqua. Logo, aquela ação não foi iniquidade”.
Outra frase usada: “Mesmo que tenha sido iniquidade, este servo não era iníquo, pois ele tinha um bom coração”.
Outra frase usada: “Se Jeová continuou a usá-lo como profeta, rei, sacerdote etc..., é porque este homem era leal”, ou seja, era merecedor de continuar.
Não é porque aquele servo escolhido por Jeová para ser patriarca, profeta, sacerdote, rei, ou outra função qualquer, venha a falar determinada palavra ou praticar determinada ação, palavra ou ação esta, que Jeová afirme ANTES ou DEPOIS, ser algo pecaminoso, que deve ser minimizada a palavra de Jeová em relação àquele pecado, ou afirmarmos que Jeová (Javé) apoiava a palavra ou a ação daquele humano.
O que Jeová falou para a casa de Israel neste respeito??
Ele afirmou: Todo o homem da casa de Israel que der lugar no seu coração aos seus ídolos, e puser diante da sua face o tropeço da sua iniqüidade, e vier ter com o profeta: eu Jeová lhe responderei nisso segundo a multidão dos seus ídolos; 5 para que eu apanhe a casa de Israel no seu coração, porque são todos alienados de mim pelos seus ídolos.

O que Jeová deseja??
Que, independente das pedras de tropeço (palavras ou ações de outros humanos ou anjos) o humano mantenha-se na palavra que Ele falar para este humano.
As palavras do Pai são mais sábias do que as palavras dos demais (humanos ou anjos).
O Pai sabe que as palavras de tropeço PODEM induzir o humano ao erro, desde que o humano SE DEIXE induzir ao erro.
O Pai sabe que exige sabedoria não deixar-se induzir ao erro através de palavras e ações de outras pessoas.
O humano precisa ser sábio.
Como é que vem a sabedoria?? Em um passe de mágica??
No entanto, Jesus também falou: Ai do homem por meio de quem vem a pedra de tropeço.
O que aconteceria com este homem??
Bem, o caso do profeta sem nome exemplificou o que pode acontecer com aquele que serve de pedra de tropeço para outro humano.
Ele poderá ser aquele que enterrará aquele humano que veio a morrer por causa de suas falsas palavras. Será que alguém gostará de enterrar alguém que morreu por sua causa?? Isto é algo muito constrangedor, não é verdade?? E uma situação horripilante, não é?? Trata-se de uma enorme vergonha a ser carregada na frente de todos, não é??
O que aconteceu no caso do profeta sem nome??
(1 Reis 13:26-30) 26 Quando o profeta que o tinha trazido de volta do caminho ouviu isso, disse imediatamente: “É o homem do [verdadeiro] Deus que se rebelou contra a ordem de Jeová; e por isso Jeová o entregou ao leão, para que o esmagasse e entregasse à morte, segundo a palavra de Jeová, que ele lhe falou.” 27 E seguiu falando aos seus filhos, dizendo: “Selai-me o jumento.” Selaram-no, pois. 28 Então se pôs a caminho e achou seu cadáver lançado na estrada, com o jumento e o leão parados ao lado do cadáver. O leão não tinha devorado o cadáver, nem tinha esmagado o jumento. 29 E o profeta passou a levantar o cadáver do homem do [verdadeiro] Deus, e a colocá-lo sobre o jumento, e a levá-lo de volta. Entrou assim na cidade do profeta idoso para lamentá-lo e para enterrá-lo. 30 Conseqüentemente, colocou o cadáver dele na sua própria sepultura; e eles continuaram a lamentá-lo: “Ai, meu irmão!”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(1 Reis 13:26-30) 26 Tendo ouvido isto o profeta que o tinha feito voltar do caminho, disse: É o homem de Deus que desobedeceu à palavra de Jeová; por isso Jeová o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, conforme a palavra que Jeová lhe falou. 27 Disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o fizeram. 28 Então foi e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão que estavam ao lado; não tinha o leão devorado o cadáver, nem despedaçado ao jumento. 29 O profeta tomou o cadáver do homem de Deus, pô-lo em cima do jumento, e levou-o consigo; e chegou à cidade do profeta velho para o chorar e para o enterrar. 30 Meteu o cadáver no seu sepulcro; e eles o choraram, dizendo: Ai, meu irmão!

Aquele profeta idoso passou a ser visto como aquele que causou a morte do profeta mais novo. Ele teve de carregar isto até o dia de sua morte. Não se pode fugir de algo assim, ou será que pode?? Trata-se de um verdadeiro ai.
A palavra de Jesus foi bem clara:
mas ai do homem por meio de quem vem a pedra de tropeço!

Percebemos que não é o Pai quem guarda ressentimento daquele que se torna uma pedra de tropeço para seu irmão. É o resultado final desta ação, pois a pessoa induzirá a outra pessoa ao erro e a outra pessoa errará e sofrerá por causa só seu próprio erro. Neste caso, você verá o resultado prático de ter-se feito uma pedra de tropeço para o teu irmão.
Trata-se de uma coisa terrível, não é mesmo??
Continuando no assunto "pecado", o que foi que o Pai Jeová falou??
Ele falou sobre a alma que "COMETER" pecado.
Neste caso, o que fica claro??
A alma não nasce pecadora.
Para ser pecadora, a alma precisa "cometer" um pecado.
Não devemos acusar uma alma de pecadora se ela não COMETEU nenhum pecado.
O Pai Jeová também falou que "pecar" é desobedecer a QUALQUER um dos mandamentos Dele.
Sem mandamento não existe desobediência.

(Ezequiel 18:5-9) 5 “‘E no que se refere ao homem, SE ele veio a ser justo e tem PRATICADO o juízo e a justiça; 6 SE NÃO comeu nos montes E NÃO elevou seus olhos para os ídolos sórdidos da casa de Israel, E NÃO aviltou a esposa de seu companheiro, E NÃO se chegou a uma mulher na sua impureza; 7 e SE NÃO maltratou a nenhum homem; SE restituiu o penhor tomado pela dívida; SE NÃO arrebatou nada em roubo; SE deu o seu próprio pão ao faminto e cobriu com roupa ao que estava nu; 8 SE NÃO deu nada em troca de juros E NÃO tomou usura; SE retirou sua mão da injustiça; SE praticou a verdadeira justiça entre homem e homem; 9 SE TEM ANDADO nos meus estatutos e TEM GUARDADO as minhas decisões judiciais para praticar a verdade, ELE É JUSTO. Ele positivamente continuará a viver’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.

Será que o Pai Jeová é mentiroso??
Praticar certas coisas e não praticar certas coisas; TOMAR A DECISÃO de "fazer" certas coisas e TOMAR A DECISÃO de "não fazer" certas coisas.

O que caracteriza uma alma percadora é um sentimento, uma palavra ou uma ação, ação esta chamada pelo Pai Jeová de "pecado".
Sentimento, palavra e ação.
Se não houver sentimento definido como pecado; palavra definida como pecado e ação definida como pecado, como acusar a alma de ser pecadora??
Quando foi que Eva se tornou uma alma "pecadora"??
Não foi somente depois de nascer um sentimento de cobiça no coração dela??
O sentimento de cobiça não a levou a comer o fruto??
"Comer o fruto" não é o ato visual e final da desobediência (pecado)??
Passou Eva a ser eternamente pecadora??
Ou será que ela simplesmente havia pecado (cometido um pecado)??

Poderia Eva passar a ser uma pessoa obediente??
Pode qualquer alma que cometeu um pecado, passar a ser uma alma obediente??

O que o Pai Jeová disse??
(Ezequiel 18:21-22) 21 “‘Ora, quanto ao iníquo, SE ELE RECUAR de todos os seus pecados que praticou E realmente guardar todos os meus estatutos E praticar o juízo e a justiça, ele positivamente continuará a viver. Não morrerá. 22 Todas as suas transgressões que praticou — NÃO SERÃO LEMBRADAS CONTRA ELE. Continuará a viver por causa da justiça que praticou.’

Deve haver Imparcialidade, não deve??

O Pai Jeová mostra toda a Sua imparcialidade.
(Ezequiel 18:24) 24 “‘Ora, quando o justo recuar da sua justiça e realmente fizer injustiça; se estiver fazendo segundo todas as coisas detestáveis que o iníquo tem feito e estiver vivendo, NÃO SERÁ LEMBRADO NENHUM dos seus atos justos que praticou. Por sua infidelidade que praticou e por seu pecado com que pecou, por estes é que morrerá.

ASSIM COMO não me lembrarei da iniquidade do iníquo (sentimentos, palavras e ações), DA MESMA FORMA não me lembrarei da justiça do justo (sentimentos, palavras e ações).
O Pai Jeová é "imparcial" todo o tempo. A imparcialidade é um dos princípios que o Pai Jeová tem como inviolável.
Ninguém está impossibilitado de pecar e nem de deixar de pecar.
Onde é que está a impossibilidade de ser justo??
Onde está a impossibilidade de obedecer??
Será que a alma já nasce com a "impossibilidade de obedecer"??
Ora, se uma alma nasce com a impossibilidade de obedecer, isto significa que todas as almas nascem com a impossibilidade de obedecer, logo, segundo a imparcialidade, todas elas devem ser tratadas da mesma forma.
Independente do que teu líder espiritual te ensina, sabatine, sabatine e sabatine. Teu líder espiritual te dá esta liberdade, não dá?? Ele te explicará e responderá a cada uma destas perguntas sem ficar irado com você, não é mesmo?? Se você discordar dele, será que ele vai te expulsar de diante dele, passando a te atribuir um baixo valor e ter por você uma baixa estima??
Bem, se ele se irritar com você, não copie o sentimento dele.

A alma que pecar, esta é que morrerá ► O que é esta informação dada pelo próprio Pai Jeová??

Seria uma sentença ou seria um aviso?? Seria uma condenação ou seria um aviso??
Depois de pecar, esta alma ainda poderá continuar a viver, ou seja, não morrer?? Será que é uma mera punição??
Ora, se fosse uma mera condenação judicial, a alma que pecar teria que morrer e não sobreviveria à morte, ou seja, não haveria descumprimento da ordem judicial, pois a ordem judicial tem de ser cumprida, ou seja, não pode ser descumprida.
Lei é lei, não é verdade??
No entanto, o que ocorre??
O que o Pai nos informa??
Ele nos diz:

(Ezequiel 33:14-16) 14 “‘E quando eu disser ao iníquo: “Positivamente morrerás”, e ele realmente recuar do seu pecado e praticar o juízo e a justiça, 15 [e] o iníquo restituir a própria coisa penhorada e devolver as próprias coisas roubadas, andando realmente nos próprios estatutos da vida por não fazer injustiça, positivamente continuará vivendo. Não morrerá. 16 Nenhum dos seus pecados com que pecou será lembrado contra ele. Juízo e justiça é o que praticou. Ele positivamente continuará vivendo.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 33:14-16) 14 Demais, quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar o juízo e a justiça; 15 se esse ímpio restituir o penhor, entregar o que ele tinha furtado, andar nos estatutos da vida, não cometendo a iniqüidade; certamente viverá, não morrerá. 16 Nenhum dos seus pecados que cometeu, será lembrado contra ele; ele praticou o juízo e a justiça; certamente viverá.

Que mais nos diz o Pai Jeová??
(Ezequiel 33:11) 11 Dize-lhes: ‘“Assim como vivo”, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, “não me agrado na morte do iníquo, mas em que o iníquo recue do seu caminho e realmente continue vivendo. Recuai, recuai dos vossos maus caminhos, pois, por que devíeis morrer, ó casa de Israel?”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 33:11) 11 Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor Jeová, não tenho prazer na morte do ímpio; mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que morrereis, ó casa de Israel?

O que o Pai nos informou?? Tratava-se de uma sentença?? Ou de um aviso?? Se você não recuar do seu caminho você vai morrer. Filhinho, por que você não recua do teu caminho?? Por que você não recua do teu pecado??
Ora, se o iníquo, ou seja, se o pecador recuar do seu caminho, ele continuará a viver, não morrerá. Neste caso, não se tratava de uma sentença do tipo “palavra de rei não volta atrás”.
O Pai também nos informa que todos os Seus mandamentos têm por base o amor, ou seja, o amor ao próximo e o amor a Ele.
Segundo Jesus, o que o humano precisava fazer para continuar a viver de forma contínua??
(Lucas 10:25-28) 25 Então, eis que se levantou certo homem versado na Lei, para prová-lo, e disse: “Instrutor, por fazer o que hei de herdar a vida eterna?” 26 Ele lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como é que lês?” 27 Em resposta, disse: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força, e de toda a tua mente’, e, ‘o teu próximo como a ti mesmo’.” 28 Ele lhe disse: “Respondeste corretamente; ‘persiste em fazer isso e obterás a vida’.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Lucas 10:25-28) 25 Levantando-se um doutor da lei, experimentou-o, dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na Lei? como lês tu? 27 Respondeu ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua força e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 Replicou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

A informação de Jesus foi bem clara:
Se você amar ao próximo como a ti mesmo e amar a Deus sobre todas as coisas, você não morrerá.
O que isto quer dizer??
Isto quer dizer que se o humano amar ao seu próximo, ele não cometerá pecado nem contra o seu próximo e se você amar a Deus não cometerá pecado contra Deus.
Neste caso, todo e qualquer pecado é uma transgressão contra o amor.
Cada pecado é uma ação praticada contra o amor.
Cada ato de pecado é uma ação contra a vida, sua vida e/ou a vida do próximo.
Existem ações mínimas e ações máximas, no entanto, todas as ações de pecado são atos contra a vida.
De forma prática, ou seja, no dia a dia, cada pecado é uma ação contra a vida; uma ação contra o amor, ou seja, uma falta de amor.
Resumindo, temos:
 Pecado é todo sentimento, toda palavra e toda ação que não leve em conta o amor (amor ao próximo e a Deus).
O que mais podemos observar em relação ao pecado??
 Que pecado é tudo que é incompatível com a vida, ou seja, que é incompatível com a continuidade da vida.


Então, vem a seguinte pergunta: Como o humano é libertado do pecado??


Veja a resposta a esta intrigante pergunta em Onde encontrar a cura para o pecado”??

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