segunda-feira, 20 de abril de 2020

INCIRCUNCISO SE HUMILHA E ENCONTRA A CURA.

INCIRCUNCISO SE HUMILHA E ENCONTRA A CURA.


NABUCODONOSOR E O FRUTO DA PUNIÇÃO

NABUCODONOSOR NÃO TEM VERGONHA DE CONTAR AO MUNDO A SUA HUMILHAÇÃO
Isto é um fato incrível, mas, real e que atribui glória a Jeová, aquele que continuamente busca transformar os corações. Nabucodonosor foi humilhado e aceitou a sua humilhação, ele deixou-se humilhar e finalmente, humilhou-se. O próprio rei Nabucodonosor resolveu tornar público para todo o seu reino, que abrangia a terra inteira habitada naquela época, a sua lição e o motivo dela. Tratava-se do humano mais importante daquela época. Ele não se preocupou com sua “imagem” de rei. Ele não quis esconder o fato de ter sido humilhado e a forma como foi humilhado. Daí, o próprio rei passa a contar a sua incrível experiência, no seu relacionamento com Jeová. Assim falou o rei Nabucodonosor:(Daniel 4:1-37) 4Nabucodonosor, o rei, a todos os povos, grupos nacionais e línguas que habitam em toda a terra: Aumente a vossa paz. 2 Pareceu-me bem declarar os sinais e as maravilhas que O DEUS ALTÍSSIMO REALIZOU PARA COMIGO. 3 Quão grandiosos são os seus sinais e quão poderosas são as suas maravilhas! Seu reino é um reino por tempo indefinido e seu domínio é para geração após geração. 4 “Eu, Nabucodonosor, vim a estar tranqüilo na minha casa e a prosperar no meu palácio. 5 Houve um sonho que tive e ele começou a atemorizar-me. E havia imagens mentais sobre a minha cama e visões da minha cabeça que começaram a amedrontar-me. 6 E dei ordem para que se fizessem entrar perante mim todos os sábios de Babilônia, a fim de que me fizessem saber a própria interpretação do sonho. 7 “Naquele tempo entraram os sacerdotes-magos, os conjuradores, os caldeus e os astrólogos; e eu relatava na frente deles qual tinha sido o sonho, mas não me fizeram saber a sua interpretação. 8 E por fim entrou perante mim Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome de meu deus, e em quem há o espírito dos deuses santos; e relatei perante ele qual tinha sido o sonho: 9 “‘Ó Beltessazar, chefe dos sacerdotes-magos, visto que eu mesmo bem sei que há em ti o espírito dos deuses santos e que não há absolutamente nenhum segredo que te perturbe, dize-me as visões do meu sonho que vi e a sua interpretação. 10 “‘Ora, aconteceu que eu estava vendo as visões da minha cabeça, sobre a minha cama, e eis que havia uma árvore no meio da terra, sendo enorme a sua altura. 11 A árvore tornou-se grande e ficou forte, e a própria altura dela por fim atingiu os céus, e ela era visível até a extremidade da terra inteira. 12 Sua folhagem era bela e seu fruto abundante, e havia nela alimento para todos. Debaixo dela os animais do campo procuravam sombra e nos seus galhos habitavam as aves dos céus, e toda a carne se alimentava dela. 13 “‘Eu continuei a ver nas visões da minha cabeça, sobre a minha cama, e eis que havia um vigilante, sim, um santo, descendo dos próprios céus. 14 Ele clamava em alta [voz] e dizia o seguinte: “Derrubai a árvore e cortai-lhe os galhos. Sacudi a sua folhagem e espalhai os seus frutos. Fujam os animais de debaixo dela e as aves dos seus galhos. 15 Todavia, deixai-lhe o próprio toco na terra, sim, com banda de ferro e de cobre, entre a relva do campo; e seja molhado pelo orvalho dos céus e seja seu quinhão entre a vegetação da terra. 16 Mude-se-lhe o coração daquele do gênero humano e dê-se-lhe um coração de animal, e passem sobre ele sete tempos. 17 A coisa é por decreto dos vigilantes e o pedido é [pela] declaração dos santos, para que os viventes saibam que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser, e estabelece nele até mesmo o mais humilde da humanidade.” 18 “‘Este foi o sonho visto por mim, o Rei Nabucodonosor; e tu mesmo, ó Beltessazar, dize qual é a interpretação, visto que todos os [outros] sábios do meu reino são incapazes de me fazerem saber a própria interpretação. Mas tu és competente, porque há em ti o espírito de deuses santos.’ 19 “Nisso o próprio Daniel, cujo nome é Beltessazar, ficou por um momento estarrecido e seus próprios pensamentos começaram a amedrontá-lo. “O rei respondeu e disse: ‘Ó Beltessazar, não te amedrontem o sonho e a interpretação.’ “Beltessazar respondeu e disse: ‘Ó meu senhor, [aplique-se] o sonho aos que te odeiam e a sua interpretação aos teus adversários. 20 “‘A árvore que viste, que se tornou grande e ficou forte, e cuja altura finalmente atingiu os céus, e que era visível a toda a terra, 21 e cuja folhagem era bela e cujo fruto era abundante, e em que havia alimento para todos; debaixo da qual habitavam os animais do campo e em cujos galhos residiam as aves dos céus, 22 és tu, ó rei, porque te tornaste grande e ficaste forte, e tua grandiosidade cresceu e atingiu os céus, e teu domínio, a extremidade da terra. 23 “‘E sendo que o rei viu um vigilante, sim, um santo, descendo dos céus, dizendo também: “Derrubai a árvore e arruinai-a. Todavia, deixai-lhe o toco na terra, mas com banda de ferro e de cobre, entre a relva do campo, e seja molhado pelo orvalho dos céus e seja seu quinhão com os animais do campo, até terem passado sobre ele sete tempos”, 24 esta é a interpretação, ó rei, e o decreto do Altíssimo é o que tem de sobrevir ao meu senhor, o rei. 25 E expulsar-te-ão de entre os homens e tua morada virá a ser com os animais do campo, e vegetação é o que te darão para comer, como a touros; e tu mesmo virás a ser molhado pelo orvalho dos céus, e passarão mesmo sete tempos sobre ti, até saberes que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser. 26 “‘E por terem dito que se deixasse o toco da árvore, teu reino te estará assegurado depois de saberes que são os céus que governam. 27 Portanto, ó rei, pareça-te bom o meu conselho, e remove os teus próprios pecados por meio da justiça e a tua iniqüidade por teres misericórdia para com os pobres. Talvez venha a haver um prolongamento da tua prosperidade.’” 28 Tudo isso sobreveio a Nabucodonosor, o rei. 29 Ao fim de doze meses lunares aconteceu que ele estava passeando sobre o palácio real de Babilônia. 30 O rei respondeu e disse: “Não é esta Babilônia, a Grande, que eu mesmo construí para a casa real com o poderio da minha potência e para a dignidade da minha majestade?” 31 Enquanto a palavra estava ainda na boca do rei, houve uma voz baixando dos céus: “A ti se diz, ó Nabucodonosor, o rei: ‘O próprio reino se afastou de ti 32 e a ti mesmo expulsarão de entre a humanidade, e tua morada será com os animais do campo. A ti mesmo darão vegetação para comer, como a touros, e sete tempos é que passarão sobre ti, até saberes que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser.’” 33 Naquele instante cumpriu-se a própria palavra em Nabucodonosor e ele foi expulso de entre a humanidade, e começou a comer vegetação como os touros, e seu próprio corpo foi molhado pelo orvalho dos céus, até que seu cabelo ficou tão comprido como [penas de] águias, e suas unhas, como [garras] de aves. 34 “E ao fim dos dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu e meu próprio entendimento começou a retornar a mim; e eu bendisse o próprio Altíssimo, e louvei e glorifiquei Aquele que vive por tempo indefinido, porque seu domínio é um domínio por tempo indefinido e seu reino é para geração após geração. 35 E todos os habitantes da terra são considerados como simplesmente nada, e ele age segundo a sua própria vontade entre o exército dos céus e os habitantes da terra. E não há quem lhe possa deter a mão ou quem lhe possa dizer: ‘Que estás fazendo?’ 36 “Ao mesmo tempo começou a retornar a mim o meu próprio entendimento, e para a dignidade do meu reino começaram a retornar a mim a minha majestade e o meu esplendor; e até mesmo os meus altos funcionários reais e os meus grandes começaram a procurar-me ansiosamente, e fui restabelecido no meu próprio reino e acrescentou-se-me extraordinária grandeza. 37 AGORA, EU, NABUCODONOSOR, LOUVO, E ENALTEÇO, E GLORIFICO O REI DOS CÉUS, PORQUE TODAS AS SUAS OBRAS SÃO VERDADE E SEUS CAMINHOS SÃO JUSTIÇA, E PORQUE ELE É CAPAZ DE HUMILHAR OS QUE ANDAM EM ORGULHO.”

Sem qualquer dúvida, este foi um ato de um homem humilde. Os fatos falam por si. Ele era um homem altivo e via todos os demais humanos de cima para baixo. Que incrível mudança!!!
Este incircunciso soberbo recebeu a punição escolhida por Jeová e apresentou um excelente resultado, pois ele tinha um coração de fera e passou a ter um coração de homem.
Assim foi dito mais em relação a ele: (Daniel 7:1-4) 7 No primeiro ano de Belsazar, rei de Babilônia, o próprio Daniel teve um sonho e visões da sua cabeça, sobre a sua cama. Naquele tempo ele anotou o próprio sonho. Fez o relato completo dos assuntos. 2 Daniel falou e disse: “Aconteceu que eu estava vendo nas minhas visões durante a noite, e eis que os quatro ventos dos céus agitavam o vasto mar. 3 E quatro animais gigantescos subiam do mar, cada um diferente dos outros. 4 “O primeiro era como leão e tinha asas de águia. Eu estava observando até que se lhe arrancaram as asas, e ele foi levantado da terra e posto nos dois pés como um homem, E DEU-SE-LHE UM CORAÇÃO DE HOMEM.

Embora não seja um adorador de Jeová, o resultado obtido glorifica a Jeová. A humilhação traz a cura para o soberbo.
Infelizmente, os adoradores de Jeová mostraram ser tão soberbos quanto Nabucodonosor, e embora tenham recebido punições da parte de Jeová, ainda não revelaram o mesmo resultado obtido em Nabucodonosor.
Ele percebeu e reconheceu que foi tratado com Misericórdia, e isto produziu um fruto excelente em seu coração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário