sábado, 18 de abril de 2020

UM “SERMÃO” OU UMA “LEI”??

SERMÃO” DO MONTE OU “LEI” DO MONTE??

O QUE ERA PARA JESUS, O QUE O HOJE É DENOMINADO DE “SERMÃO DO MONTE”??
QUANDO COMPARAMOS O SERMÃO DO MONTE COM AS PALAVRAS E AS AÇÕES DE JESUS, O QUE VEMOS EM COMUM??
VIM PARA CUMPRIR A LEI”. QUE LEI FOI CUMPRIDA POR JESUS?? O QUE ERA O “CUMPRIR” A LEI??



Assim falou Jesus: (Mateus 5:17-18) 17 Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. NÃO VIM DESTRUIR, MAS CUMPRIR; 18 pois, deveras, eu vos digo que antes passariam o céu e a terra, do que passaria uma só letra menor ou uma só partícula duma letra da Lei sem que tudo se cumprisse.
Assim verte a Tradução Brasileira:
(Mateus 5:17-18) 17 Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.
Assim verte a Edição Pastoral
(Mateus 5:17-18) 17 Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. 18 Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça.
Que “lei” foi obedecida por Jesus em todos os seus pormenores?? Será que era a mesma “lei” que era obedecida pelos fariseus, os sacerdotes, os levitas e os demais do povo judeu?? Seria esta lei, lei que era válida para toda a nação que seria obedecida por Jesus em todos os seus pormenores??
O que é a lei?? regra ...;regra ...; regra ...;conjunto de regras....
lei
s.f. (1034) 1 regra categórica 2 regra, prescrição escrita que emana da autoridade soberana de uma dada sociedade e impõe a todos os indivíduos a obrigação de submeter-se a ela sob pena de sanções <as l. do código civil> <as l. penais> <a ninguém é permitido ignorar a l.> 3 o conjunto dessas regras 3.1 regra escrita de alcance geral, emanada pelo poder legislativo do Estado e promulgada pelo presidente da República 4 p.met. o que zela pelo cumprimento dessas regras 5 conjunto de regras advindas dos costumes, tradições e convenções de uma determinada cultura <as l. de honra> <a moda e suas l.>


A lei estava em vigor. Eu não vim anular a lei. Eu não vim cancelar a lei. Eu não vim estabelecer uma nova lei.
Eu vim mostrar como se comporta um humano que cumpri toda a lei.
REVOGAR – Esta é a definição dada pelo dicionário (Houaiss): tornar sem efeito, cancelar, fazer deixar de vigorar.....
revogar
v. (sXIII) 1 t.d. tornar (algo) sem efeito, fazer deixar de vigorar; anular <r. uma lei> 1.1 t.d. jur cancelar, anular os efeitos (de um ato, uma lei etc.), proceder à revogação de ¤ gram a respeito da conj. deste verbo, ver -ogar ¤ etim lat. revóco,as,ávi,átum,áre 'chamar, dizer que volte, fazer retroceder; recuar, reconduzir' ¤ sin/var ver sinonímia de abolir ¤ ant ver antonímia de abolir ¤ hom revogáveis(2ªp.pl.) / revogáveis(pl.revogável[adj.2g.])



Para que existe uma lei?? Que duas opções existem em relação a lei?? A lei existe para ser OBEDECIDA ou para ser DESOBEDECIDA.
Ora, se Jesus não veio abolir a lei e sim cumprir a lei, isto significa que ele veio mostrar aos demais humanos COMO obedecer a lei em todos os seus detalhes.
Ali no monte, Jesus passa a transmitir para os judeus algo novo, INÉDITO.
O que Jesus mais falou na introdução do chamado “sermão do monte”??? As palavras de Jesus foram as seguintes: (Mateus 5:19) 19 QUEM, PORTANTO, VIOLAR UM DESTES MÍNIMOS MANDAMENTOS E ENSINAR a humanidade neste sentido, será chamado ‘mínimo’ com RELAÇÃO AO REINO dos céus. QUANTO ÀQUELE QUE OS CUMPRIR E ENSINAR, esse será chamado ‘grande’ com RELAÇÃO AO REINO dos céus.

DE QUE “MÍNIMOS MANDAMENTOS” FALAVA JESUS??
Tratava-se dos mandamentos do reino dos céus?? Não foi isto o que Jesus afirmou?? Sim, foi.
NA VERDADE, DEVERIA SER CHAMADO DE “OS MANDAMENTOS DO REINO DOS CÉUS”.
Com palavras inéditas, Jesus passou a mostrar, ali no monte, o que ele cumpriria. Primeiro Jesus mostrou o que era cumprido até então por todos os judeus. Depois Jesus revelou algo totalmente novo, que era 100% oposto ao que era cumprido por toda a nação. Tratava-se de algo novo para aquela geração.
Uma das coisas que toda a nação gostava muito que fosse cumprida era esta: Olho por olho e dente por dente, ou seja, a “vingança”, que muitos chamavam de “justiça”. (Mateus 5:38-42) 38 Ouvistes que se disse: ‘Olho por olho e dente por dente.’ 39 NO ENTANTO, EU VOS DIGO: NÃO RESISTAIS ÀQUELE QUE É INÍQUO; MAS, A QUEM TE ESBOFETEAR A FACE DIREITA, OFERECE-LHE TAMBÉM A OUTRA. 40 E, se alguém quiser levar-te perante o tribunal para obter posse de tua roupa interior, deixa-o ter também a tua roupa exterior; 41 e, se alguém sob autoridade te obrigar a prestar serviço por mil passos, vai com ele dois mil. 42 Dá ao que te pede e não te desvies daquele que deseja tomar emprestado de ti [sem juros].

Jesus afirma que é para fazer o oposto ao que até então se fazia. Ora, todos diriam para Jesus: “Jesus, dente por dente é a lei”.
A qual das duas ordens Jesus cumpriu?? Obedecer a uma ordem é desobedecer à outra ordem automaticamente, já que são opostas.
Outra ordem que todos gostavam de cumprir era esta: Ame teu próximo e odeie o teu inimigo, afinal, no conceito da nação, inimigo é alguém que deve ser odiado e destruído.
(Mateus 5:43-48) 43 Ouvistes que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu inimigo.’ 44 No entanto, eu vos digo: CONTINUAI A AMAR OS VOSSOS INIMIGOS e a orar pelos que vos perseguem; 45 para que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também a mesma coisa os cobradores de impostos? 47 E, se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem também a mesma coisa as pessoas das nações? 48 Concordemente, tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é perfeito.

Novamente, Jesus afirma que é para fazer o oposto ao que se fazia até então.
A qual das duas ordens cumpriu Jesus?? Novamente, obedecer a uma ordem é desobedecer à outra ordem automaticamente.
Se Jesus desobedeceu às regras que o povo judeu amava e obedecia, que lei ele estava cumprindo em todos os seus detalhes??
Para os que amavam e obedeciam a esta lei milenar, Jesus não passava de um transgressor desta lei amada e obedecida por eles.
No entanto, não nos esqueçamos da afirmação de Jesus: Eu vim para cumprir “a lei”.
Um outro ponto que a nação amava obedecer era este: Julgue, condene e mate o pecador. Assim, eles levaram até Jesus uma pecadora, que segundo a lei teria de ser morta a pedradas, para que Jesus desse a sua posição contrária. Este ato está assim descrito e comentado por um dos discípulos: (João 8:1-11) 8 Mas Jesus foi para o Monte das Oliveiras. 2 De madrugada, porém, ele se apresentou novamente no templo e todo o povo começou a vir a ele, e ele se assentou e começou a ensiná-los. 3 Os escribas e os fariseus trouxeram então uma mulher apanhada em adultério, e, depois de a postarem no meio deles, 4 disseram-lhe: “Instrutor, esta mulher foi apanhada no ato de cometer adultério. 5 NA LEI, MOISÉS PRESCREVE QUE APEDREJEMOS TAL SORTE DE MULHER. REALMENTE, O QUE DIZES TU?” 6 Naturalmente, diziam isso para o porem à prova, a fim de terem algo com que o acusar. Mas, Jesus abaixou-se e começou a escrever no chão com o seu dedo. 7 Quando persistiram em perguntar-lhe, endireitou-se e disse-lhes: “Que aquele de vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.” 8 E, abaixando-se novamente, escrevia no chão. 9 Mas, os que ouviram isso começaram a sair, um por um, principiando com os anciãos, e ele foi deixado só, bem como a mulher que estivera no meio deles. 10 Endireitando-se, Jesus disse-lhe: “Mulher, onde estão eles? Não te condenou ninguém?” 11 Ela disse: “Ninguém, senhor.” Jesus disse: “Tampouco eu te condeno. Vai embora; doravante não pratiques mais pecado.”

Novamente, Jesus não cumpriu o que estava prescrito na lei, fazendo ele mesmo o oposto. Com esta atitude, Jesus estava cumprindo uma outra lei. Ele havia retransmitido no monte: (Mateus 7:1-5) 7PARAI DE JULGAR, para que não sejais julgados; 2 pois, COM O JULGAMENTO COM QUE JULGAIS, VÓS SEREIS JULGADOS; e com a medida com que medis, medirão a vós. 3 Então, por que olhas para o argueiro no olho do teu irmão, mas não tomas em consideração a trave no teu próprio olho? 4 Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Permite-me tirar o argueiro do teu olho’, quando, eis que há uma trave no teu próprio olho? 5 HIPÓCRITA! TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU PRÓPRIO OLHO, e depois verás claramente como tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Afinal, que LEI era esta que Jesus estava cumprindo em todos os seus detalhes??
Era a lei que ele retransmitiu no monte. Assim, no lugar de ser um “sermão” do monte, trata-se de uma “lei”. Jesus obedeceu a cada artigo desta lei, dando assim o exemplo de como se cumpre a lei. Esta lei foi dada por Jeová e retransmitida por Jesus, lá no monte.
Assim, ficou claro que para Jesus, a lei do reino havia oficialmente mudado, ou seja, para o súdito do reino dos céus estava sendo informado que a lei a ser obedecida era diferente da lei obedecida pelos sacerdotes, lei esta também obedecida pelos antepassados destes súditos. Sendo Jesus o rei do reino, passamos então a perceber que a “lei do reino” é esta lei cumprida por Jesus em todos os seus pormenores. A lei do reino de Deus foi retransmitida por Jesus lá no monte. A lei do reino de Deus foi cumprida por Jesus em todos os seus pormenores. Assim, Jesus mostrou ser o primeiro súdito do reino de Deus a obedecer a real lei, em face de que esta lei foi criada e transmitida pelo próprio Pai. Diante da morte e depois dela, Jesus continuou obedecendo a lei do reino de Deus, criando assim um modelo para os demais súditos.
Jesus mostrou ser um rei diferente. O rei Jesus mostrou ter uma personalidade 100% oposta à de todos os reis humanos até então, incluindo todos os servos de Deus. Esta lei revelava e refletia a personalidade do rei do reino, Jesus.
Já sou um súdito do reino de Deus?? O que está envolvido em ser um súdito do reino de Deus??
Certamente, obedecer a lei do reino é uma obrigação para qualquer súdito do reino. A lei do reino revela que tipo de personalidade tem de ter o súdito do reino. Cada um dos artigos desta lei revelam uma importante característica de personalidade que deve ter o súdito do reino de Deus.
Como Jesus afirmou que ele e o Pai eram um, ficou claro que Jesus REVELOU TER a mesma personalidade do Pai. Como Jesus afirmou que todos os seus discípulos tinham de estar em união com ele ASSIM COMO ele estava em união com o Pai, também fica claro que o desejo de Jesus é que todos nós REVELEMOS TER a mesmíssima personalidade do Pai. Afinal, na própria lei do monte, a lei do reino de Deus, Jesus afirmou: “Tendes de ser perfeitos ASSIM COMO o vosso Pai celestial é perfeito”. (Mateus 5:48) 48 Concordemente, tendes de ser perfeitos, ASSIM COMO o vosso Pai celestial é perfeito.
Desta forma, Jesus apontava para a personalidade do Pai, como sendo a personalidade a ser copiada por todos os humanos.
Jesus inicia o sermão do monte.
(Mateus 5:3) 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
O reino dos céus é um reino composto de pessoas humildes, de pessoas que tenham o espírito de humildade.
É mais fácil um camelo passar pelo orifício de uma agulha do que um soberbo entrar no reino dos céus. O soberbo tem o espírito de superioridade.
HUMILDE – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: não é vaidoso, é modesto, reconhece suas próprias limitações, é simples, é sóbrio, é singelo, é plebeu, é pobre
humilde
adj.2g. (sXV) 1 que não é vaidoso, tem ou manifesta a virtude de conhecer suas próprias limitações; modesto <o verdadeiro sábio é h.> 2 que expressa ou reflete deferência ou submissão <modos h.> 3 despretensioso, simples, sóbrio, singelo <aspirações h.> <móveis h.> n adj.2g.s.2g. 4 que ou quem é desfavorecido social e economicamente; plebeu, pobre <gente h.> <elegeu-se com o voto dos h.> ¤ gram sup.abs.sint.: humildíssimo, humílimo, humilíssimo ¤ etim prov. regr. de humildar ¤ sin/var como adj.: húmil, húmile; ver tb. antonímia de luxuoso e presumido ¤ ant ver sinonímia de luxuoso e presumido ¤ hom humilde(fl.humildar)



HUMILDADE – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade. O oposto de arrogância, imponência, orgulho, soberba.
humildade
s.f. (sXIII) 1 qualidade de humilde 2 virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade 3 sentimento de fraqueza, de inferioridade com relação a (alguém ou algo) 4 reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão 5 falta de luxo, de brilho; simplicidade, sobriedade <a h. de seus trajes> 6 condição do que é desfavorecido economicamente; pobreza, penúria ¤ etim lat. humilìtas,átis 'pouca elevação, pequena estatura; abatimento; modéstia' ¤ ant arrogância, imponência, orgulho, soberba



O humilde tem a virtude de reconhecer o seu próprio lugar. Após esta descrição mais detalhada, passamos a ter certeza que Jesus nos revelou de forma prática o que é uma pessoa humilde.
Jesus mostrou ser a caracterização da humildade. Você quer saber o que é uma pessoa humilde?? Basta olhar para Jesus e você verá como uma pessoa humilde se comporta no dia a dia.
A humildade é um dos tesouros invisíveis que devem ser cultivados no coração, um local invisível.
Trata-se de uma virtude, ou seja, uma boa qualidade. O conjunto de virtudes formam uma personalidade.
O espírito de humildade é uma das qualidades morais necessárias e imprescindíveis ao súdito do reino dos céus.
Já o espírito de superioridade é uma das péssimas qualidades morais que identificam uma pessoa que não consegue entrar no reino dos céus.
Em certa ocasião Jesus contou uma ilustração visando tornar bem claro a diferença de comportamento daquele que tem o espírito de humildade e aquele que tem o espírito de superioridade.
(Lucas 14:7-11) 7 Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes esta parábola. 8 Quando fores por alguém convidado para um casamento, não te sentes no primeiro lugar; para não suceder que seja por ele convidada uma pessoa mais considerada do que tu e, 9 vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então irás envergonhado ocupar o último lugar. 10 Pelo contrário quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Então isto será para ti uma honra diante de todos os mais convivas. 11 Pois todo o que se exalta, será humilhado; mas todo o que se humilha, será exaltado.

Em outra ocasião Jesus conta outra ilustração tendo o mesmo objetivo em mente.
(Lucas 18:9-14) 9 Propôs também a seguinte parábola a alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam aos mortos: 10 Subiram dois homens ao templo para orar: um fariseu, e outro publicano. 11 O fariseu, posto em pé, orava dentro de si desta forma: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, que são ladrões, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, porém, estando a alguma distância, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim pecador. 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta, será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado.

Em outra ocasião Jesus apontou para uma situação real e observável aos seus ouvintes. Eram as ações de alguns humanos soberbos que seus ouvintes já haviam visto. Talvez ainda não tivessem encarado como ações pecaminosas. Neste caso, Jesus estava expondo aquelas ações como erros, embora alguns pudessem ver como virtudes.
(Mateus 23:5-12) 5 Praticam, porém, todas as suas obras para serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas fímbrias, 6 e gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 das saudações nas praças, e de serem chamados mestres pelos homens. 8 Mas vós não queirais ser chamados mestres; porque só um é vosso mestre, e todos vós sois irmãos. 9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está no céu. 10 Nem queirais ser chamados mestres, porque só um é vosso mestre, o Cristo. 11 Mas o maior dentre vós será vosso servo. 12 Quem se exaltar, será humilhado; e quem se humilhar, será exaltado.


O que ficou bem claro??
Que quem tem o “espírito de superioridade” não consegue entrar no reino dos céus. Não é Javé e nem Jesus quem vão impedir alguém de entrar no reino. O humano impede a si próprio de entrar no reino. O conjunto de sentimentos existentes no coração deste humano o impede de entrar no reino dos céus.
Jesus é o exemplo de criatura que tinha o espírito de humildade.


Jesus continua o sermão do monte.
(Mateus 5:4) 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Quais são as pessoas que choram?? Por que serão consolados??
Será que são os que choram por não terem riquezas?? Será que são os que choram por que são pobres, quando desejam ser ricos?? Será que são os que choram por não terem suas vontades satisfeitas?? Será que são os que choram por não verem a vingança ser produzida??


Jesus continua o sermão do monte.
(Mateus 5:5) 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
O que caracteriza uma pessoa mansa??
Que animal é caracterizado por ser manso?? A ovelha.
Que animal define a qualidade moral de “ser manso” (mansidão)?? A ovelha.
Que animal revela o espírito de mansidão?? A ovelha.
A pessoa precisa ser mansa tal qual uma ovelha.
Será que Moisés é o exemplo de pessoa mansa a ser imitada??
O que foi afirmado em relação a Moisés??
A TNM reza:
(Números 12:3) 3 E o homem Moisés era em muito o mais manso de todos os homens na superfície do solo.
Tradução Almeida verte:
(Números 12:3) 3 Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
MANSO – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: sossegado, bom, dócil, pacato, tranquilo, apaziguado, calmo; o oposto de bravo, malcriado, malvado, violento.
manso
adj. (sXIII) 1 de gênio afável, sossegado, bom; dócil, pacato <pessoa m.> 2 em estado de tranquilidade; apaziguado, calmo <a situação ficou m.> 3 de pouco movimento; sereno <riacho m.> 4 que se domesticou; não bravio; amansado <novilho m.> 5 que é objeto de cultivo (agr); cultivado <amoreira m.> n s.m. 6 B trecho de rio em que as águas dão a impressão de absoluta imobilidade; dia 7 AM PA indivíduo, esp. seringueiro, adaptado à vida do seringal e aos hábitos regionais 8 B cr. m.q. colchão n adv. 9 m.q. de manso ('com calma') ² m. e m. m.q. de manso ('com calma') • m. surdo B cr. enxerga de prisão • de m. 1 com calma, aos poucos; devagar, mansinho, de mansinho, manso, manso e manso, no manso <de m., ia-se introduzindo na conversa> 2 sem fazer ruído; sorrateiramente, astuciosamente, mansinho, de mansinho <de m., parou à porta>no m. m.q. de manso ('com calma') ¤ etim lat.vulg. mansus, der. de mansuetúdo,ìnis 'mansidão; brandura; bondade' ¤ sin/var ver sinonímia de tranquilo e antonímia de bravo, infesto, malcriado e malvado ¤ ant violento; ver tb. sinonímia de apavorado, bravo, infesto, malcriado, malvado, medroso e preocupado ¤ hom Manço(antr.)



Depois de vermos de forma mais clara a definição de manso, não se consegue deixar de comparar Jesus com Moisés, não é verdade??
São as palavras e as ações de uma pessoa qualquer que irão revelar se tal pessoa é mansa ou não. É o que sai da pessoa que revela se ela é mansa ou não.
O que Jesus falou a respeito de si mesmo que nos induz a buscar tal comparação com Moisés??
(Mateus 11:29) 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Quer saber o que é uma pessoa mansa??
Quer saber o que é uma pessoa humilde de coração??
Bem, basta ver Jesus em ação e lá está o “modelo” em relação a estes dois espíritos, ou seja, o espírito de mansidão e o espírito de humildade. Jesus estabeleceu o modelo humano a ser copiado por seus discípulos.
Ser manso – esta é uma das qualidades morais imprescindíveis para alguém conseguir entrar no reino dos céus.
Ser manso – este é um dos tesouros que devem ser cultivados no invisível coração.
Jesus era um homem calmo e confiável.
Neste caso, Jesus descreveu de forma prática tanto o que é mansidão como o que é humildade.
O súdito do reino de Deus tem um espírito de mansidão, de brandura.
As ações de Jesus provaram que ele era uma ovelha.
Jesus foi corretamente chamado de Cordeiro.
(Apocalipse 21: 14) 14 O muro da cidade tinha doze fundamentos e sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
As ações de Jesus provaram que ele era realmente um cordeiro.
E quanto as ações de Moisés, será que também provaram que ele era um cordeiro, ou seja, alguém manso como um cordeiro??


Jesus continua o sermão do monte.
(Mateus 5:6) 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.

Fome e sede de justiça. Que espécie de justiça é esta?? Seria a lei de plena retribuição?? Seria a aplicação da plena punição àquele que dela faz jus em face de suas ofensas a Deus e aos homens??
Vamos ver um exemplo real de pessoas sedentas de justiça.
Estas pessoas revelavam estar decepcionadas com Jeová em face Dele não satisfazer a expectativa deles em relação a justiça. Tão decepcionados revelam estar que finalmente perguntaram: Onde está o Deus da justiça??
(Malaquias 2:17) 17 Tendes enfadado a Jeová com as vossas palavras. Todavia dizeis: Em que o temos enfadado? Nisto que dizeis: Todo o que faz o mal é bom aos olhos de Jeová, e nestes tais ele se deleita; ou onde está o Deus do juízo?

Falaram ainda mais na sua decepção:
(Malaquias 3:13-15) 13 As vossas palavras têm sido audazes contra mim, diz Jeová. Contudo dizeis: Em que temos falado contra ti? 14 Tendes dito: Vão é servir a Deus: e que nos aproveita termos guardado o seu preceito, e termos andado de luto perante Jeová dos exércitos? 15 Assim nós chamamos ditosos aos soberbos; os que obram impiedade, são edificados; os que tentam a Deus, são libertados.

Estavam muito decepcionados, não estavam??
Eles queriam justiça contra os que faziam coisas más. Eles queriam que estas pessoas más recebessem a merecida punição. Ao verem tais pessoas vivas, ficaram decepcionados, obviamente. Aqueles humanos incircuncisos não haviam recebido do Pai aquela punição tão desejada por eles, os servos do Pai.
Estes humanos tinham sede de “justiça”, não tinham??
Neste caso, o que era a “justiça”?? Era o agressor receber a plena punição por sua maldade praticada. Eles estavam reclamando da IMPUNIDADE que eles estavam observando, pois aquelas pessoas más não estavam recebendo a merecida punição.
Será que Jesus estava falando que haveria plena punição para os homens maus??
Outra declaração destes humanos revelavam o que eles desejavam, ou seja, a espécie de “justiça” que eles desejavam.
(Salmos 58:10-11) 10 Alegrar-se-á o justo, quando vir a vingança: Lavará os seus pés no sangue do iníquo. 11 Assim dirão os homens: Na verdade há recompensa para os justos; Na verdade há um Deus que julga na terra.

A recompensa para o justo seria a alegria de ver a destruição dos iníquos??
Será que Jesus falava desta “alegria”?? Será que Jesus falava desta “justiça”??
A decepção dos antepassados daqueles humanos já havia deixado bem claro que Jeová não era um Deus de “justiça”, segundo o conceito deles de “justiça”. Eles estavam reclamando da IMPUNIDADE das pessoas más. Em face do que eles presenciavam, em face do tratamento que Jeová estava dando ao iníquo incircunciso, eles ficaram privados de sentir a “alegria do justo”, que segundo eles, era ver a destruição completa dos povos iníquos, ou seja, dos iníquos incircuncisos. A plena satisfação obtida através da vingança.
Que conceito tem o Pai em relação a juízo e justiça?? Seria a plena punição??

(Isaías 32:16-17) 16 Então o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no campo fértil. 17 A obra da justiça será a paz; e o efeito da justiça será o sossego e confiança para sempre.

O resultado da verdadeira justiça não seria um monte de corpos mortos.
(Ezequiel 18:8-9) 8 se não der o seu dinheiro à usura, nem receber mais do que o que emprestou, se desviar a sua mão da iniqüidade, e fizer verdadeiro juízo entre homem e homem; 9 se andar nos meus estatutos, e guardar os meus juízos, para proceder segundo a verdade; este tal é justo, certamente viverá, diz o Senhor Jeová.

O Pai fala que aquele humano que praticar “verdadeiro juízo” entre homem e homem, mostra ser justo, logo, ele continuará a viver, não morrerá.
(Zacarias 7:9-11) 9 Assim falou Jeová dos exércitos: Julgai juízo verdadeiro, e mostrai misericórdia e compaixão, cada um para com o seu irmão; 10 não oprimais a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o pobre; nenhum de vós intente no seu coração o mal contra o seu irmão. 11 Mas recusaram atender, e rebeldes voltaram a mim as costas, e fecharam os seus ouvidos para não ouvirem.

Assim verte a Tradução Almeida:
(Zacarias 7:9-11) 9 Assim falou o Senhor dos exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e compaixão cada um para com o seu irmão; 10 e não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre; e nenhum de vós intente no seu coração o mal contra o seu irmão. 11 Eles, porém, não quiseram escutar, e me deram o ombro rebelde, e taparam os ouvidos, para que não ouvissem.

Novamente se usa a expressão “juízo verdadeiro”.
Não intente no seu coração, o mal contra o teu irmão.
Não deseje no teu coração, o mal contra o teu irmão.
Não intencione no teu coração, fazer o mal contra o teu irmão.
Suponha então que o meu irmão fez o mal contra mim, o que devo fazer??
Devo continuar sem desejar praticar o mal contra ele, mesmo tendo ele praticado o mal contra mim??
O Pai já havia dado uma DIRETRIZ para que o humano usasse para resolver problemas como este.
O Pai já havia dito:
(Levítico 19:18) 18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo: eu sou Jeová.

Em lugar de desejar praticar o mal, ele deveria continuar a amar o seu próximo como a si mesmo.
Neste caso, ficou bem claro que, mesmo que meu irmão tenha praticado o mal contra mim eu não devo intentar no meu coração nenhum mal contra o meu irmão.
Esta é uma das obras da verdadeira justiça.
Qual é o “verdadeiro juízo” e a “verdadeira justiça” do ponto de vista do Pai??
(Levítico 19:15) 15 Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo.
A TNM reza:
(Levítico 19:15) 15 “‘Não deveis fazer injustiça no julgamento. Não deves tratar com parcialidade ao de condição humilde e não deves dar preferência à pessoa do grande. Com justiça deves julgar o teu colega.


O que percebemos??
Percebemos que juízo e justiça têm uma definição para o humano e uma outra definição para o Pai.
Percebemos que os sedentos de justiça, eram os sedentos de imparcialidade, eram os sedentos de igualdade entre todos os humanos.
Esta é a “justiça” que produz resultados benefícios para todos os envolvidos. Com esta “justiça” não existem vencedores comandando perdedores. Com esta justiça, todos saem vencedores. Com esta “justiça” ninguém se alegra com a morte do iníquo.
JUSTIÇA – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: qualidade do que é direito; maneira de perceber e avaliar o que é direito, o que é justo.
justiça
s.f. (sXIII) 1 qualidade do que está em conformidade com o que é direito; maneira de perceber, avaliar o que é direito, justo <não há como questionar a j. de sua causa> 2 o reconhecimento do mérito de alguém ou de algo <a história ainda há de fazer-lhe j.> 3 conjunto de órgãos que formam o poder judiciário 4 o conjunto de pessoas que participam do exercício da justiça <a j. vem reivindicando melhores salários> 5 cada uma das jurisdições encarregadas de administrar a justiça <J. Civil> <J. Militar> ² fazer j. pelas próprias mãos tomar a si o encargo de julgar e punir; vingar-se ¤ uso inicial maiúsc. quando denota a instituição (a Justiça do Distrito Federal) ou quando us. em sentido absoluto (a Paz e a Justiça são bens por todos desejados) ¤ etim lat. justitìa,ae 'justiça, equidade ¤ ant injustiça ¤ hom justiça(fl.justiçar)



O que é justo??
JUSTO – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: que é conforme à justiça, à equidade, à razão; que julga e procede segundo a equidade; probo, reto, íntegro./// que cabe a cada indivíduo por direito ou dever; devido, merecido.
justo
adj. (sXIII) 1 que é conforme à justiça, à equidade, à razão <decisão j.> 2 que julga e procede segundo a equidade; probo, reto, íntegro <árbitro j.> 3 que cabe a cada indivíduo por direito ou dever; devido, merecido <o castigo foi j.> 4 que tem grande rigor ou precisão; preciso, exato <um escritor que procura sempre a expressão j.> 5 que se apoia em boas razões; fundado, legítimo <j. indignação> 6 conforme à verdade, razoável <uma apreciação j. dos fatos> 7 perfeitamente adequado <o bom ator sabe usar, em cada situação, a inflexão j.> 8 p.ext. que se ajusta bem; apertado, estreito, cingido <roupa j.> 9 mús diz-se de intervalos de quarta, quinta e oitava feitos a partir da tônica de uma escala diatônica n s.m. 10 teol aquele que se encontra em estado de graça perante Deus <o j. paga pelo pecador> 11 aquele que pauta sua vida pelas normas da justiça e da moral <dormir o sono dos j.> n adv. 12 exatamente, justamente <ele é j. a pessoa que eu imaginava para o cargo> 13 na devida quantidade ou proporção <abasteceu-se j. do que precisava e seguiu viagem> ² pagar o j. pelo pecador 1 recair o castigo ou a repreensão sobre aquele que não tem culpa, ficando impune o culpado 2 receber o mesmo castigo aplicado ao grupo por não ser possível identificar o(s) culpado(s) ¤ etim lat. justus,a,um 'que observa o direito, justo, legítimo etc.' ¤ sin/var como adj.: ver antonímia de arbitrário; ver tb. sinonímia de conveniente, exato, legítimo e verdadeiro ¤ ant injusto; tortuoso; como adj.: ver sinonímia de arbitrário; ver tb. antonímia de conveniente, exato, legítimo e verdadeiro ¤ hom justo(fl.justar)



Foi-nos apresentado os dois sentidos plenos em que a palavra “justo” pode ser usada.
No primeiro sentido, justo está relacionado com equidade, razão.
No segundo sentido, justo está relacionado com o que cabe a cada um por direito ou dever, ou seja, caber o que é devido ou caber o que é merecido.
No conceito daqueles humanos que falaram mal de Jeová, os incircuncisos iníquos não haviam recebido o que lhes era devido ou merecido. Desta forma, segundo eles estava havendo uma injustiça.
O conceito daqueles humanos correspondia ao segundo sentido apresentado logo acima.
No entanto, para o Pai, a justiça está intimamente ligada com o primeiro sentido apresentado acima, ou seja, está relacionado com a equidade e com a razão.
Equidade é sinônimo de imparcialidade, que está relacionado com o não fazer acepção de pessoas, com o tratar a todos com plena igualdade.
Ora, por que o Pai não usa o primeiro segundo sentido que está definido pelo dicionário??
Como Legislador que é, o Pai definiu que a alma que pecar, esta morrerá.
Definiu-se de forma bem simples o que cada humano merece receber por cometer qualquer pecado. Dar de forma imparcial a cada humano o que lhe é merecido, significaria a perda da vida para cada humano.
Ora, se o Pai não dá a cada um segundo oque cada um merece, então o que Ele faz?? Vamos ver a outra qualidade moral existente no Pai. Trata-se da misericórdia.
Jesus continua o sermão do monte.
(Mateus 5:7) 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Os misericordiosos não se agradam na plena aplicação de punições àqueles que dela fazem jus. Os misericordiosos abrem mão do merecimento em prol da misericórdia acompanhada do perdão.
MISERICÓRDIA – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: sentimento de dor e solidariedade com alguém que sofre uma desgraça pessoal, dó, compaixão, piedade; ato concreto de manifestação da misericórdia, como o perdão; indulgência, clemência...
misericórdia
s.f. (sXIV) 1 sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó, compaixão, piedade 2 ato concreto de manifestação desse sentimento, como o perdão; indulgência, graça, clemência n interj. 3 exclamação de alguém que pede que o livrem de castigo, de ato de violência ou da morte ¤ etim lat. misericordìa,ae 'id.' ¤ sin/var ver sinonímia de comiseração e condescendência ¤ ant ver antonímia de condescendência



Percebemos que se trata de um sentimento. Percebemos também que se trata de um ato que comprove o sentimento. A misericórdia exige um físico e visível ato, que comprove a existência deste sentimento.
Segundo a informação dada por Moisés, deviam os pecadores serem tratados com misericórdia dentro do reino de Deus?? Segundo Moisés, deviam sentir dó, compaixão ou piedade pelos pecadores de dentro ou de fora do reino??
Vejamos a informação dada por Moisés.
(Deuteronômio 7:16) 16 Devorarás todos os povos que Jeová teu Deus te entregar; os teus olhos não terão piedade deles, nem servirás aos seus deuses; pois isso te será por laço.
(Deuteronômio 13:8-10) 8 não lhe cederás, nem o ouvirás, o teu olho não terá piedade dele, nem o pouparás, nem o esconderás; 9 mas certamente o matarás. A tua mão será a primeira contra ele para o matar, e depois a mão de todo o povo. 10 Tu o apedrejarás, até que morra; porque procurou apartar-te de Jeová teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa de servidão.
(Deuteronômio 19:12-13) 12 os anciãos da sua cidade enviarão e o tirarão dali, e o entregarão nas mãos do vingador de sangue, para que morra. 13 Não terá piedade dele o teu olho, mas tirarás o sangue inocente do meio de Israel, para que te vá bem.
(Deuteronômio 19:21) 21 Não terá piedade dele o teu olho; dar-se-á vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão e pé por pé.
(Deuteronômio 25:11-12) 11 Quando brigarem dois homens, um com o outro, e a mulher de um se chegar para livrar o marido da mão daquele que o fere, e estender a mão e lhe pegar pelas suas vergonhas; 12 decepar-lhe-ás a mão, o teu olho não terá piedade dela.
Não tenham piedade daquele que comete pecado.
Esta era a regra dada ao povo. Segundo Moisés, sendo tanto dentro como fora do reino de Deus, os pecadores não deviam ser tratados com misericórdia. Devia ser dado a cada um segundo o que ele merecia em face de seu pecado.
Segundo Moisés, este era o desejo do Rei Jeová.
Segundo Moisés esta era a legislação dada pelo Rei Jeová.
De acordo com a definição dada pelo dicionário Houaiss, percebemos que a misericórdia está SEMPRE acompanhada do perdão.
O que é o perdão??
É a anulação da dívida, é dar a dívida como paga, é não guardar nenhum ressentimento da pessoa em face daquela falta perdoada.
Quem perdoa sempre oferece a outra face.
Quem são os misericordiosos??
São aqueles que perdoam as dívidas dos pecadores aos seus olhos. São aqueles que sentem misericórdia dos reais infratores e por isto perdoam as faltas destes reais infratores.
Jesus nos revelou uma situação em que algumas pessoas não estavam usando de misericórdia.
Estas pessoas não praticavam a misericórdia no dia a dia. Não praticavam aquela misericórdia praticada pelo Pai.
No Egito, Moisés revelou sua misericórdia pela vítima hebreia, e ao mesmo tempo em que revelava seu ódio pelo agressor egípcio.
Seria esta a forma correta de se usar a misericórdia?? Será que era assim que Jeová agia??
Jesus estava ensinado como usar de misericórdia no dia a dia.
(Mateus 9:10-13) 10 Estando ele à mesa em casa, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se com Jesus e com seus discípulos. 11 Os fariseus, vendo isto, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12 Mas Jesus, ouvindo-o, disse: Os sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos. 13 Porém ide aprender o que significa: Misericórdia quero, e não holocaustos; pois não vim chamar os justos, mas os pecadores.

Muitos pecadores se sentavam e comiam com Jesus e com os discípulos. Jesus foi contestado por estar sentado à mesa e comendo com os pecadores.
Outros profetas não faziam o que Jesus fazia. Aqueles homens estavam apontando um suposto defeito de Jesus. Estavam apontando um suposto pecado de Jesus, pois Jesus não tinha a mesma atitude contra os pecadores, assim como eles tinham.
Como se expressou um dos servos de Deus, alguém muito respeitado por aqueles judeus que faziam tal questionamento da atitude de Jesus em relação àqueles pecadores??
Ele havia afirmado: Não me sento com iníquos, pois odeio-os.
(Salmos 26:4-5) 4 Não me tenho sentado com homens falsos, Nem terei relações com dissimuladores. 5 Odeio o ajuntamento do mal-fazejos, E com iníquos não me sentarei.

Bem, aqueles homens eram iníquos e Jesus estava sentado com eles, e estava revelando que não os odiava. Jesus fazia o oposto do que fazia este respeitado servo de Deus. Será que havia algo errado com Jesus??
Que sentimentos estes humanos que condenavam Jesus, tinham pelos pecadores, ou seja, aqueles que se revoltavam contra Deus??
Tradução Almeida reza:
(Salmos 139:21-22) 21 Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam? e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? 22 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.

Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
Aqueles homens não se sentavam com aqueles pecadores com os quais Jesus estava sentado e comendo. Aqueles homens sentiam ódio por pessoas apartadas de Deus, principalmente os membros de sua própria nação. Tratava-se da nação santa, não é verdade?? Eles tinham um compromisso de se manterem limpos, não tinham??
Para estes humanos, sentar-se com pecadores representaria uma inimizade com Deus. Ora, por que imaginavam isto??
Eles achavam que Jeová, o Deus de Abraão, não sentia misericórdia pelos homens maus. Eles achavam que Javé via tais homens maus como Seus inimigos.
Desta forma, eles atribuíam a Jeová um sentimento de inimizade pelos pecadores, já que tais pecadores tinham praticado coisas abomináveis.
Assim se expressaram:
(Salmos 5:4-6) 4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal. 5 Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade.6 Destróis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina.

Detestas, abominas os homens maus.
Detestar -esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: ter horror; sentir aversão...
detestar
v. (sXV) t.d. e pron. ter horror a, sentir aversão por (alguém, a si próprio ou um ao outro) <d. a mentira> <ambos se detestam> etim lat. *detestáre, pelo v.dep. detestor,áris,átus sum,detestári 'repelir o testemunho de, abominar, amaldiçoar' sin/var ver antonímia de venerar ant adorar, amar, apreciar, estimar, gostar, prezar; ver tb. sinonímia de venerar

Foi afirmado que Jeová sente aversão de qualquer um que pratique a maldade.
Abominar – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: repelir com horror; aborrecer; detestar; odiar...
abominar
v. (1552) 1 t.d. repelir com horror, com asco; aborrecer, detestar, odiar <abominava as ideias do amigo> 2 pron. não gostar de si mesmo; odiar-se, desprezar-se, detestar-se <ele se abominava por ser corrupto> etim lat. abomìno,as,ávi,átum,áre 'rejeitar, repelir como mau presságio' forma ativa do v.dep. abomìnor,áris,átus sum,ári 'id.' ant estimar, prezar

Foi afirmado que Jeová abomina o fraudulento e o que derrama sangue.
Será que Javé abominava ao sanguinário e ao fraudulento?? Será que Javé detestava todos os que praticam a maldade?? Será que Javé não mora na mesma casa com aquele que pratica o mal??
Bem, estes humanos juravam que Javé odiava os homens que praticavam maldades.
Em face disto, eles achavam que por detestarem o homem que praticava maldades, estavam se agradando e se aproximando de Javé, o Deus de Abraão. Obviamente, acreditavam que o oposto disto também era verdade, logo, era o que praticavam.
Será que estes estudiosos da lei desconheciam o mandamento dado por Jeová para Moisés??
A Tradução Almeida reza:
(Levítico 19:17) 17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele.

Estes servos de Deus encontravam motivos válidos para odiar o seu irmão no seu coração. Logo, encontravam motivos válidos para desobedecer a este mandamento dado pelo Pai.
Certamente afirmavam: Ora, se ele praticou uma maldade ele me deu motivos válidos para não amá-lo mais, afinal ele fez uma vítima, não fez??
Depois do questionamento, apontando um suposto pecado de Jesus perante o Pai, o que lhes respondeu Jesus??
Jesus lhes falou sobre misericórdia. Jesus estava praticando a misericórdia no seu dia a dia. Jesus não afirmou que o humano em questão não tinha pecado ou qualquer outra coisa.
Embora ele mereça a morte, trate-o com misericórdia.
A forma diária como aqueles humanos deviam praticar a misericórdia estava sendo revelada por Jesus através de suas ações.
O sentimento de misericórdia de Jesus vinha acompanhada com o ato de perdoar os pecados daquelas pessoas realmente pecadoras contra Deus.
O sentimento de misericórdia e a ação própria que revela sua existência, isto é, o perdão, são características naturais dos súditos do reino dos céus.
Os súditos do reino de Deus devem copiar a Jesus, aquele que ensinou o humano a cumprir a lei no seu dia a dia.
O súdito do reino de Deus tem um “espírito misericordioso”.
De dentro do súdito do reino dos céus SEMPRE sai a misericórdia.
Assim como o homem que ama a competição revela ter um “espírito competitivo”, o súdito do reino dos céus revela ter um “espírito misericordioso”.
A quem os misericordiosos estariam imitando??
(Lucas 6:36) 36 Sede misericordiosos, como é misericordioso vosso Pai.

Será que o Pai sente misericórdia dos maus??
(Jeremias 31:20) 20 Acaso é Efraim meu querido filho? é ele criança em quem me deleito? pois quantas vezes falo contra ele, tantas vezes me lembro dele ternamente. Comovem-se as minhas entranhas por ele; certamente me compadecerei dele, diz Jeová.
(Jeremias 33:25-26) 25 Assim diz Jeová: Se não durar a minha aliança com o dia e com a noite, se eu não tiver determinado as ordenanças do céu e da terra; 26 também rejeitarei a linhagem de Jacó, e de Davi, meu servo, de sorte que não tomarei da sua linhagem os que dominem sobre a linhagem de Abraão, Isaque e Jacó. Pois farei voltar o cativeiro deles, e me compadecerei deles.

Bem diferente dos humanos com quem estava lidando, o Pai sentia misericórdia dos homens maus. Tantas as vezes que falo contra ele, tantas me lembro dele ternamente. Isto revela que não existia nenhum ódio, nenhuma repulsa e nenhum ressentimento.
A quem o filho devia imitar?? Devia imitar o Pai Celestial.
Jesus continua o sermão do monte.
(Mateus 5:8) 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

O coração é um local invisível e que guarda coisas invisíveis. Os sentimentos são coisas invisíveis e que habitam o coração. No coração podem ser guardados sentimentos bons e sentimentos maus.
O que falou Jesus sobre o interior do coração do homem??
(Marcos 7:20-23) 20 Continuou: O que sai do homem, isso é o que o contamina. 21 Pois de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, as fornicações, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 as avarezas, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba e a loucura:23 todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.

Todas as coisas más procedem de dentro e contaminam o homem.
Procedem de onde??
Procedem do coração do homem.
O que existe dentro do coração do homem??
Existem coisas invisíveis. Existem sentimentos. Podem ser bons sentimentos como podem ser maus sentimentos.
(Mateus 12:34-35) 34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? porque a boca fala o de que está cheio o coração. 35 O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau tira más coisas do seu mau tesouro.
Sentimentos bons e sentimentos maus habitam o mesmo coração. O coração cheio de coisas boas só deixará sair as coisas boas existentes nele, ao passo que quando o coração está cheio de coisas más, só deixará sair as coisas más existentes ali. Do mesmo modo, se a pessoa tiver coisas boas e coisas más dentro do seu coração, em um momento sairá coisas boas e em outro momento sairá coisas más.
Neste caso, o humano precisa estar limpo de tais sentimentos maus.
Estando o humano limpo dos maus sentimentos, de dentro dele só sairão boas palavras e boas ações.


Jesus continua com o sermão do monte.
(Mateus 5:9) 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Só consegue ser um pacificador aquele que é pacífico.
O que caracteriza um homem pacífico??
PACÍFICO – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: ama e almeja a paz; tranquilo.
Oposto de brigão e guerreiro.
pacífico
adj.s.m. (sXIV) 1 que ou o que ama ou almeja a paz <governante p.> <os p. serão recompensados> n adj. 2 que se passa em atmosfera de paz <coabitação p.> <comício p.> 3 que tem a paz como objetivo <utilização p. da energia nuclear> 4 que se aceita sem discussão <foi p. a escolha do sucessor do rei> 5 referente ao ou próprio do oceano Pacífico <litoral p.> ¤ etim lat. pacifìcus,a,um 'amigo da paz, pacífico' ¤ sin/var ver sinonímia de tranquilo ¤ ant belicoso, brigão, guerreiro, tempestuoso; ver tb. sinonímia de apavorado, furioso, medroso e preocupado ¤ par pacifico(fl.pacificar)



Davi era um homem guerreiro, enquanto que Jesus era um homem pacífico. Moisés mostrou ser um homem violento, pois o que saiu de dentro dele foi a violência. De forma oposta, Jesus mostrou ser um homem pacífico. Jesus revelou como um homem pacífico vive o seu dia a dia no meio de pessoas não pacíficas.
Até onde deve ir um homem pacífico??
Sendo um homem pacífico com muito poder, até onde ele se manteria um homem pacífico??
Quando agredido física ou verbalmente, o homem pacífico continua pacífico. Ele não se torna um homem violento só por causa das ações dos homens violentos contra ele.
Em relação a manter-se na condição de pacífico, assim informou Jesus a seus discípulos sobre suas reações em face de adversidades:
(Lucas 10:5-6) 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. 6 Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não houver, ela tornará para vós.

Qual a reação quando confrontado com alguém que não o recebesse em um espírito de paz??
Mantenha o seu espírito de paz. Não te transformes em um homem agressivo. Continues um homem pacífico.
Os súditos do reino de são pessoas que possuem um espírito pacífico.


Jesus continua com o sermão do monte.
(Mateus 5:10) 10 Bem-aventurados os que têm sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Perseguidos por causa da “justiça”.
Quem são estes?? Qual é a “justiça” que estes humanos praticam?? Seria a plena aplicação de punições àqueles que dela fazem jus??
Jesus continua o sermão do monte.
(Mateus 5:11-12) 11 Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vós.

Que sentimento deveria ter aquele que é injuriado e perseguido?? Deveria desejar a plena punição para aqueles que os perseguissem, ofendessem e ferissem??
No lugar de guardar qualquer ressentimento e sentir-se ofendido pelas ações ofensivas de outros humanos, o discípulo de Jesus deve sentir-se alegre por mais esta ocasião de demonstrar misericórdia e perdão. Não devem acusar tais pessoas perante o Pai. Não devem pedir vingança pelo seu sangue derramado. Devem alegrar-se simplesmente.
Em outra ocasião, ainda em relação aos bem-aventurados, assim falou Jesus:
(Lucas 6:19-20) 19 Todo o povo procurava tocá-lo, porque saía dele uma virtude que os curava a todos. 20 Olhando para seus discípulos, começou a dizer: Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o reino de Deus

Que descrição fez Moisés a respeito do reino de Deus??
Segundo Moisés, o reino de Deus seria constituído de pessoas ricas, pois os abençoados iriam enriquecer e dominar sobre muitos povos.
Assim falou Moisés:
(Deuteronômio 15: 4-6) 4 Contudo não haverá entre ti pobre algum (pois Jeová certamente te abençoará na terra que Jeová teu Deus te está dando por herança para a possuíres), 5 se somente ouvires diligentemente a voz de Jeová teu Deus, para cuidares de cumprir todo este mandamento que eu hoje te ordeno. 6 Porque Jeová teu Deus te abençoará, como te prometeu; emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; dominarás sobre muitas nações, porém elas não dominarão sobre ti.

Havendo pobres, estes pobres seriam aqueles que trabalhariam para o rico, afinal de contas, alguém tem de trabalhar para o rico.
Os abençoados por serem obedientes, certamente enriqueceriam e dominariam sobre os pobres. Esta foi a visão dada por Moisés para o reino de Deus. Seria um reino que dominaria sobre os outros pobres em face da riqueza que acumulariam.
Depois de ver a visão estabelecida por Moisés, que visão a respeito do reino de Deus, foi fornecida por Jesus??
É mais fácil um camelo passar pelo orifício de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”.
O espírito de pobreza é um dos sentimentos que devem existir no coração do súdito do reino dos céus.
Não se trata de ser pobre em face das circunstâncias da vida.
A pessoa precisa adquirir um espírito de pobreza.
Em certa ocasião Jesus falou a seus discípulos sobre o que eles deviam fazer:
(Lucas 12:32-34) 32 Não temas, pequeno rebanho; porque é do agrado de vosso Pai dar-vos o reino. 33 Vendei o que possuis e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não envelheçam, um tesouro inexaurível nos céus, onde o ladrão não chega nem a traça rói; 34 porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

A pessoa precisa ser um pobre por convicção, sendo aquele que quer se manter na condição de pobre, pois o seu tesouro é ser pobre. Ele não tem a riqueza por alvo, pois ele não vê qualquer valor na riqueza e vê um alto valor na pobreza, logo, ele se alegra com a pobreza.
Aquele que vendesse todos os seus bens e doasse aos pobres, passando assim para a condição de pobre, ainda precisaria manter-se alegremente na condição de pobre com todos os seus desafios diários. Trata-se de uma decisão individual, pessoal e intransferível. Dar seus bens aos pobres também é uma experiência pessoal e intransferível.
O pobre por convicção conseguirá sentir a alegria de dar todos os seus bens. No entanto, se a pessoa não tiver um espírito pobre, ela poderá arrepender-se da decisão tomada, em face dos problemas que encontrará em não estar de posse do pão para amanhã, sequer o do dia.
Esta situação poderá gerar uma insegurança acompanhada de ansiedade.
No entanto, que informação deu Jesus em relação a este detalhe da vida do pobre??
(Mateus 6:25-32)25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos da vossa vida pelo que haveis de comer ou beber, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que o vestido? 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta; não valeis vós muito mais do que elas? 27 Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura? 28 Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, 29 contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. 30 Se Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Assim não andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois os gentios é que procuram todas estas coisas); porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas.

O fato de não ter o pão de amanhã já gera ansiedade. Não estar de posse antecipada do pão que se comerá amanhã gera ansiedade, principalmente naquele humano que está acostumado a sempre estar de posse do alimento de amanhã e de dois ou mais dias à frente.
Ansiedade é um sentimento.
ANSIEDADE – Esta é a definição dada pelo dicionário (Houaiss): grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia; desejo veemente e impaciente.
ansiedade
s.f. (1789) 1 grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia <a demora no atendimento causava-lhe a.> 2 fig. desejo veemente e impaciente <com grande a. aguardava o seu casamento> 3 fig. falta de tranquilidade; receio <com a., procurava um lugar para ocultar-se> 4 psicop estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso ¤ etim lat. anxiètas,átis 'id.' ¤ sin/var ver sinonímia de inquietação ¤ ant ver antonímia de fúria



A ansiedade em relação ao comer, beber e vestir é contratado com a despreocupação do sossego.
O homem rico busca encontra a despreocupação do sossego.
Jesus nos conta a seguinte ilustração:
(Lucas 12:16-21) 16 Então lhes expôs uma parábola, dizendo: As terras de um homem rico produziram muito fruto. 17 Ele discorria consigo: Que hei de fazer, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 Disse: Farei isto; derribarei os meus celeiros e os construirei maiores, e aí guardarei toda a colheita e os meus bens; 19 e direi à minha alma: Minha alma, tens muitos bens em depósito para largos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20 Mas Deus disse-lhe: Insensato, esta noite te exigirão a tua alma; e as coisas que ajuntaste, para quem serão? 21 Assim é aquele que entesoura para si, e não é rico para com Deus.

O humano deseja estar numa condição segura por estar de posse de muitas coisas, coisas que ele só vai usar daqui a largos anos.
Jesus nos informou que este raciocínio é o raciocínio de um insensato, ou seja, alguém que vive fora da razão.
INSENSATO – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: que ou aquele que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso, à razão, à justa medida; insano, doido, delirante.
insensato
adj. (1708) 1 que não é conforme ao bom senso, à razão <atos i.> <palavras i.> n adj.s.m. 2 que ou aquele que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida; insano, doido, delirante ¤ etim lat. insensátus,a,um 'irracional' ¤ sin/var como adj. e/ou subst.: ver sinonímia de desajuizado e antonímia de prevenido ¤ ant como adj. e/ou subst.: ver antonímia de maluco e sinonímia de prevenido



Supondo que o humano necessita apenas de 1 kg de alimento por dia, este homem rico gostaria de estar de posse de dezenas de toneladas de alimento estocado para a sua tranquilidade e segurança.
Como isto é totalmente oposto ao que Jesus informou no sermão do monte, ou seja: não esteja ansioso pelo que você vai comer. Neste caso, eu não vou armazenar nada.
Que mais falou Jesus sobre armazenar coisas ainda no sermão do monte??
(Mateus 6:19-21) 19 Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões penetram e roubam; 20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram nem roubam; 21 porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

AJUNTAR – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: acumular
ajuntar
v. (sXIII) m.q. juntar ¤ gram em todas as suas regências ¤ etim a- + juntar ¤ sin/var ver sinonímia de acumular, apensar, ligar e somar e antonímia de rasgar ¤ ant ver antonímia de apensar e somar e sinonímia de rasgar e separar



Não acumuleis.
Para o humano se tornar rico, ele precisa acumular. Ele precisa praticar o verbo acumular, ajuntar, armazenar.
Jesus nos informou que devíamos acumular tesouros no céu.
Nossos tesouros deviam ser invisíveis. Devíamos nos apegar a tesouros invisíveis, tesouros não materiais.
Que tesouros seriam estes??
Virtudes, ou seja, qualquer boa qualidade.
Ser perdoador é uma destas qualidades. A humildade é outra destas qualidades.
Ainda nesta ocasião, ainda em relação aos bem-aventurados, assim falou Jesus:
(Lucas 6:21) 21 Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos rireis.

Ora, os que tinham fome, eram os pobres, não eram??
Aqueles que não tinham o suficiente para comer não estavam recebendo uma punição de Deus por seus pecados e pelos pecados de seus pais??
Ora, será que um justo ficaria nesta condição faminta??
Em certa ocasião, assim afirmou Davi:
(Salmos 37:24-28) 24 Ainda que caia, não ficará prostrado; Pois Jeová lhe segura a mão. 25 Fui mancebo, e já sou velho; Não vi ainda o justo abandonado, Nem a sua descendência mendigando o pão. 26 Compadece-se o dia todo e empresta, E a sua descendência é abençoada. 27 Desvia-te do mal, e faze o bem; Assim possuirás para sempre a tua morada. 28 Pois Jeová ama a justiça, E não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, Mas a descendência dos iníquos será exterminada.

Tendo por base este salmo, podemos concluir logicamente que aquele que está passando fome, no mínimo, carece da bênção de Javé.
No entanto, Jesus os chama de bem-aventurados. Ora, se são bem-aventurados, isto representa que não são amaldiçoados por Deus, isto significa que Deus não os tem como inimigos.
O que Moisés havia afirmado em relação aos ricos??
(Deuteronômio15:4-6) 4 Contudo não haverá entre ti pobre algum (pois Jeová certamente te abençoará na terra que Jeová teu Deus te está dando por herança para a possuíres), 5 se somente ouvires diligentemente a voz de Jeová teu Deus, para cuidares de cumprir todo este mandamento que eu hoje te ordeno. 6 Porque Jeová teu Deus te abençoará, como te prometeu; emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; dominarás sobre muitas nações, porém elas não dominarão sobre ti.

Ser rico é uma consequência direta de você estar obedecendo aos mandamentos de Javé.
De forma oposta, ser pobre é uma consequência direta de não estar obedecendo aos mandamentos.
O oposto da bênção é a maldição. Ou você é abençoado ou você é amaldiçoado, tudo depende da tua obediência aos mandamentos de Deus.
Confirmando a informação anterior, na qual Jesus afirmava que os pobres é que eram bem-aventurados, o faminto não se encontrava na condição de amaldiçoado por Deus.
Novamente encontramos uma divergência entre o ensinado por Moisés e o ensinado por Jesus.
Os que AGORA sentem fome e os que AGORA chorais.
Do ponto de vista de Jesus, aqueles que naquele instante eram os famintos e os que choravam, eram os bem-aventurados. Qual o motivo de serem “bem-aventurados”?? Porque aquela condição seria revertida.
Eles não se sentiriam mais os desprezados pelo Pai. Eles receberiam a informação de que o Pai os amava, e muito.
Ainda nesta ocasião, ainda em relação aos bem-aventurados, assim falou Jesus:
(Lucas 6:22-23) 22 Bem-aventurados sois, quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, vos ultrajarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem.
23 Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois assim seus pais trataram aos profetas.

Nesta ocasião, Jesus repetiu a informação dada no sermão do monte.
O que falou Jesus, agora, em relação ao OPOSTO dos bem-aventurados??
(Lucas 6:24-26) 24 Mas ai de vós que sois ricos! porque já recebestes a vossa consolação. 25 Ai de vós, os que agora estais fartos! porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides! porque haveis de lamentar e chorar. 26 Ai de vós, quando todos vos louvarem! porque assim seus pais trataram aos falsos profetas.

Uma condição oposta, isto foi o que Jesus passou a informar.
Ai de vós que sois ricos.
Será que os ricos eram mesmo aqueles abençoados por Deus por causa da obediência aos mandamentos? Será que o rico era o servo de Deus recompensado por ser obediente??
Se os ricos ocupavam uma posição achegada ao Pai, por que Jesus diria: “ai de vós que sois ricos”??
Quando é que o rico perceberá isto?? Eles estão sempre fartos e satisfeitos, não é verdade??
Jesus contou uma ilustração deixando bem claro estas palavras acima.
(Lucas 16:19-31) 19 Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e que todos os dias se regalava esplendidamente. 20 Um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas, fora deitado ao seu portão, 21 desejoso de fartar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. 22 Morreu o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. 23 No Hades, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e a Lázaro no seu seio. 24 Clamou: Pai Abraão, tem compaixão de mim! e manda a Lázaro que molhe a ponta do seu dedo, e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Mas Abraão respondeu: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens na tua vida, e Lázaro do mesmo modo os males; agora, porém, ele está consolado, e tu em tormentos. 26 Demais, entre nós e vós está firmado um grande abismo, de modo que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para nós. 27 Ele replicou: Pai, eu te rogo, então, que o mandes à casa de meu pai 28 (pois tenho cinco irmãos), para os avisar a fim de não suceder virem eles também para este lugar de tormento. 29 Mas Abraão disse: Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 Respondeu ele: Não, pai Abraão, mas se alguém for ter com eles dentre os mortos, hão de se arrepender. 31 Replicou-lhe Abraão: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

Neste momento é que o rico perceberá que sua posição não era uma posição achegada junto ao Pai. Neste momento é que o rico perceberá que já teve a sua consolação. Somente nesta hora é que o rico perceberia que sua fartura e seu riso não lhe valeram de nada. Somente nesta é que perceberá que o pobre não é um amaldiçoado por Deus. Somente nesta hora é que perceberá que sua vida era uma grande ilusão, uma grande fantasia. Neste momento o rico irá lamentar e chorar.
Não se via e não era respeitado por todos em face de sua riqueza?? Não apontava a sua riqueza como prova de sua aprovação por Deus?? Não apontava a sua riqueza como prova de sua obediência aos mandamentos de Deus?? Não afirmava o rico que o justo e a descendência do justo não mendiga o pão e que está sempre pronta a emprestar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário