ABATER UM TOURO; ABATER UM CARNEIRO; ABATER UM CAPRÍDEO
Três
animais especiais.
Que LIMITAÇÃO
estabeleceu Jeová PARA SEU POVO em relação a
matar um touro, um carneiro ou um caprídeo??
Assim
falou Jeová: (Levítico
17:1-7) 17 E
Jeová prosseguiu, falando a Moisés, dizendo: 2
“Fala
a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e tens
de dizer-lhes: ‘Isto é o que Jeová ordenou,
dizendo: 3 “‘“Quanto
a qualquer homem da casa de Israel que ABATER
um touro, ou um carneirinho, ou um caprídeo
NO ACAMPAMENTO,
OU QUE O ABATER FORA DO ACAMPAMENTO
4 e
não o trouxer realmente
à entrada
da tenda de reunião para
apresentá-lo como oferta a Jeová,
perante
o tabernáculo de Jeová,
a
tal homem será imputada CULPA de sangue. Ele DERRAMOU
sangue,
e tal
homem tem de ser decepado dentre seu povo, 5
a
fim de que os filhos de Israel tragam seus sacrifícios que
oferecem como sacrifícios no campo aberto, e eles têm de
trazê-los a Jeová, à entrada da tenda de reunião,
ao sacerdote, e têm de sacrificá-los a Jeová como
sacrifícios de participação em comum. 6
E
o sacerdote tem de aspergir o sangue sobre o altar de Jeová, à
entrada da tenda de reunião, e tem de fazer fumegar a gordura
como cheiro repousante para Jeová. 7
De
modo que não devem mais oferecer os seus sacrifícios
aos demônios caprinos com que têm relações
imorais. Isto
vos servirá de estatuto por tempo indefinido, nas vossas
gerações.”’
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Levítico
17:1-7) 1 Disse Jeová a Moisés: 2 Fala a
Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e
dize-lhes: Isto é o que Jeová tem ordenado: 3
Qualquer
homem da casa de Israel que matar boi, ou cordeiro, ou cabra no
arraial, ou fora do arraial, 4
e o não
trouxer à entrada da tenda da revelação para
o oferecer como
oblação a Jeová diante
do tabernáculo de Jeová,
a
esse homem será imputado sangue (esse
homem derramou sangue, e será exterminado dentre o seu povo);
5 a fim de que os filhos de Israel tragam os seus sacrifícios,
que oferecem nos campos, sim a fim de que os tragam a Jeová, à
entrada da tenda da revelação, ao sacerdote, e os
ofereçam como sacrifício de ofertas pacíficas a
Jeová. 6 O sacerdote aspergirá o sangue sobre o
altar de Jeová, à entrada da tenda da revelação,
e queimará a gordura por suave cheiro a Jeová. 7
Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios,
aos quais idolatram. Isso
lhes será por estatuto perpétuo nas suas gerações.
Derramar
o sangue do boi, do cordeiro ou da cabra estava restrito a um único
local. Fora deste local seria um pecado.
Jeová
estipulou que derramar o
sangue destes três animais em
qualquer outro lugar, excetuando
à entrada da tenda de reunião,
perante o tabernáculo de Jeová, seria
pecado. Foi dito mais: Isto vos servirá
de estatuto por tempo indefinido nas vossas gerações.
Assim como a circuncisão, este era outro estatuto por tempo
indefinido nas gerações seguintes dos israelitas.
Por
que o sangue destes três animais não podiam ser
derramados em outro lugar??
Esta
escolha foi de Jeová. Comer do fruto daquela árvore que
estava no meio do jardim era um pecado para o primeiro casal, Adão
e Eva. O que tinha de especial mo sangue destes três animais??
O próprio Jeová responde: (Levítico
17:11) 11 Pois
a alma da carne está no sangue, e
eu mesmo o pus para vós sobre o altar PARA FAZER EXPIAÇÃO
pelas
vossas almas, porque É
O SANGUE QUE FAZ EXPIAÇÃO
pela
alma [nele].
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Levítico
17:11) 11 Porque a vida da carne está no sangue. Eu
vô-lo dei sobre o altar, para
fazer expiação pelas
vossas almas; porquanto é
o sangue que faz expiação em virtude da vida.
Jeová
havia separado o sangue destes três animais para ser usado
especificamente para fazer EXPIAÇÃO.
O
que é expiação??
Expiação
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: purificação
de crimes e faltas cometidas
expiação
s.f.
(1562-1575)
1
purificação
de crimes ou faltas cometidas 2
meio
usado para expiar(-se); penitência, castigo, cumprimento de
pena; sofrimento compensatório de culpa 3
rel
no
Antigo Testamento, uma classe de contrições que
consistia em sacrifícios expiatórios, e cuja finalidade
era a de reparar os pecados 4
jur
cumprimento
da pena imposta à pessoa a quem se imputou a prática de
um crime ²
e.
suprema
a
pena de morte ¤
etim
lat.
expiatìo,ónis
'id.'
O
sangue destes animais era o meio providenciado por Jeová para
o humano purificar-se do pecado cometido. Desta forma, não
deveria ser usado para outros fins, excetuando-se o fim para o qual o
Pai o havia determinado.
Fica
bem claro que derramar o sangue destes animais em quais quer outras
circunstâncias constituía em pecado. Para todo e
qualquer pecado, Jeová dá o aviso de que aquele que o
fizer, certamente morrerá.
Bem,
e quanto aos outros animais, o que falou Jeová?? (Levítico
17:13) 13 “‘Quanto
a qualquer homem dos filhos de Israel ou algum residente forasteiro
que reside no vosso meio, que caçando apanhe um animal
selvático ou uma ave que se possa comer, NESTE
CASO TEM
DE DERRAMAR SEU SANGUE E COBRI-LO COM PÓ.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Levítico
17:13) 13 Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros
que entre eles peregrinam, que tomar em caçada alguma fera ou
ave que se podem comer; derramará
o sangue dela, e o cobrirá com pó.
O que percebemos?? Percebemos
que JEOVÁ
RESERVOU o touro (boi), o carneiro (cordeiro) e o
caprídeo (cabra) para Ele, assim como também reservou a
tribo de Levi para Ele. Ficou bem claro que derramar o sangue de
outros animais na terra em qualquer lugar e cobri-los com pó
não seria pecado.
Apenas em que circunstância
ÚNICA se devia
abater um destes três animais?? Somente perante Jeová.
Onde?? Em frente à tenda de reunião. Para que?? Para
apresentá-lo como oferta à pessoa de Jeová. POR
DECISÃO DE JEOVÁ, o sangue destes três
animais só poderia ser derramado junto à base do altar.
Derramá-lo em qualquer outro lugar seria um pecado.
Por
decisão de Jeová comer do fruto daquela
árvore que estava no meio do jardim era um pecado, e como todo
pecado, tinha a sentença de morte (certamente morrerá).
Mas se alguém matasse um
touro, um carneiro ou um caprídeo no acampamento ou fora dele
e não o levasse até o lugar especificado por Jeová,
para que seu sangue fosse derramado junto à base do altar, o
que ocorria?? Neste caso, a pessoa tornava-se culpada DE TER
DERRAMADO sangue. Jeová determinou que esta ação
era um pecado. Como todo pecado, qual era a sentença?? A
sentença era a morte (positivamente morrerá). Foi
estabelecido pelo Rei que, dentro daquele reino, qualquer
homem que praticasse esta ação teria sobre si a
sentença de morte.
No entanto, qualquer homem da
casa de Israel ou qualquer residente forasteiro que abatesse em
qualquer lugar, qualquer outro animal
que pudesse comer, não se tornava culpado
de derramar sangue. Ele deveria DERRAMAR
o sangue do animal na terra e cobri-lo com pó.
No entanto, se qualquer dos
filhos de Israel abatesse um
destes três animais, um touro, um carneiro ou caprídeo,
derramasse seu sangue na terra e o cobrisse com pó, tornava-se
culpado de TER DERRAMADO sangue.
Em relação a um destes três animais, só
não haveria culpa de sangue em uma única
situação. O animal teria de ser abatido à
entrada da tenda de reunião e o seu sangue tinha um uso
específico, ou seja, aquele definido pelo próprio
Jeová. E
o sacerdote tem de aspergir o sangue sobre o altar de Jeová, à
entrada da tenda de reunião.
O sangue destes três
animais devia ser considerado como o meio providenciado por Jeová
para que eles pudessem se purificar de pecados praticados. Não
devia ser derramado em nenhum outro lugar, em qualquer circunstância.
Assim ficou bem claro, que os
filhos de Israel não estavam autorizados a abater livremente
estes três tipos de animais, ou seja, o touro, o carneiro e o
caprídeo. Mais que isto, eles estavam proibidos de abatê-los
FORA DO LUGAR
ESPECIFICADO por Jeová. Junto
à base do altar – este era o
ÚNICO
lugar onde o sangue destes três animais
deveria ser derramado. Derramar o sangue de um destes três
animais fora do local especificado por Jeová, era considerado
por Jeová como
um pecado. Quem desobedecesse, tornava-se culpado de pecado perante
Jeová. Qual o seu pecado?? “Ele derramou
sangue”, foi a afirmação de
Jeová. Tratava-se de uma desobediência a uma ordem de
Jeová. Esta ordem era exclusiva para os filhos de Israel. A
ordem foi dada para todos, o que incluía Aarão e seus
filhos (sacerdotes) bem como todos os filhos de Israel.
Será que qualquer um dos
filhos de Israel tendo viajado para outro reino qualquer, poderia
abater um destes três animais, ou seja, um touro, um carneiro
ou um caprídeo e derramar seu sangue na terra, sem se tornar
culpado para Jeová, de derramar sangue?? Esta ação,
sendo praticada por um israelita em qualquer lugar do planeta,
excetuando à entrada da tenda de reunião, perante
Jeová, era visto por
Jeová como uma desobediência
a Ele. Era o israelita quem estava pactuado com Jeová; era o
israelita quem tinha esta obrigação para com Jeová
em qualquer lugar do planeta. No entanto, um residente forasteiro
qualquer, dentro do reino
de Israel, dento do território de Israel
que abatesse um destes três animais, fora do local especificado
por Jeová, também cometia um pecado contra
Jeová. O ofendido era Jeová.
Dentro do território do reino, esta lei era válida para
todos os que ali estivessem, quer morando, quer apenas visitando.
Tratava-se da lei do reino.
Tratava-se de algo temporário??
Isto
vos servirá de estatuto por tempo indefinido, nas vossas
gerações.”’
Isso
lhes será por estatuto perpétuo nas suas gerações.
Não se
tratava de algo temporário. Dentro do reino, estes três
animais só poderiam ser abatidos diante do tabernáculo
onde estava configurada a presença de Jeová sobre a
arca do testemunho, porque o sangue deveria ser derramado junto à
base do altar diante de Jeová.
AUMENTO
DE TERRITÓRIO - O povo estava
saindo do deserto para o território do reino, o território
prometido. Para aqueles homens estava havendo uma ampliação
de território em volta da tenda de reunião, o único
local onde o sangue destes três animais poderia ser derramado
por eles, sem que isto representasse um pecado para eles. Como se
adaptar a esta nova realidade??
O
que fazer se eu desejar comer a carne de um destes três
animais??
OUTRA
ORDEM - Alguns anos depois desta ordem de
Jeová, quando o povo estava iniciando a ocupação
do território do reino, ou seja, a terra de Canaã, que
outra ordem
recebeu o povo?? (Deuteronômio
12:20-27) 20 “Quando
Jeová, teu Deus, ampliar o teu território, assim como
te prometeu, e certamente disseres: ‘Vou comer
carne’,
porque
tua alma almeja comer carne, podes comer carne SEMPRE
QUE TUA ALMA A ALMEJAR.
21 Caso
seja longe de ti o lugar que Jeová, teu Deus, escolher para
ali pôr seu nome, então, assim como te ordenei, tens
de abater [algum animal] DA TUA MANADA OU DO TEU REBANHO que Jeová
te deu e tens de comer dentro dos teus portões, sempre que tua
alma a almejar. 22
Do
modo em que se come a gazela e o veado, somente assim é que a
podes comer: tanto o impuro como o limpo a podem comer. 23
Apenas
toma a firme resolução de não comer o sangue,
porque o sangue é a alma e não deves comer a alma junto
com a carne. 24 Não
o deves comer. DEVES
DERRAMÁ-LO
NA
TERRA COMO ÁGUA. 25
Não
o deves comer, para que te vá bem a ti e a teus filhos depois
de ti, pois farás o que é direito aos olhos de Jeová.
26 Deves
levar apenas as tuas coisas sagradas que se tornarão tuas e as
tuas ofertas votivas, e tens de ir ao lugar que Jeová
escolher. 27 E
tens de ofertar as tuas ofertas queimadas, a carne e o sangue, no
altar de Jeová, teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios
deve ser derramado contra o altar de Jeová, teu Deus, mas
podes comer a carne.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Deuteronômio
12:20-27) 20 Quando
Jeová teu Deus dilatar o teu território, como te
prometeu, e disseres: Comerei carne, porquanto a tua alma deseja
comer carne; poderás
comer carne, conforme todo o desejo da tua alma. 21 Se
estiver longe de ti o lugar que Jeová teu Deus escolher para
ali pôr o seu nome; matarás
do teu gado e do teu
rebanho que Jeová te houver dado, como te ordenei, e
comerás dentro das tuas portas,
conforme todo o desejo da tua alma. 22 Como se come a
gazela, e o veado, assim comerás estas carnes; delas comerá
igualmente o imundo e o limpo. 23 Somente
firma-te em não comeres o sangue, pois o sangue é a
vida. Não comerás a vida com a carne. 24
Não o
comerás; derramá-lo-ás
sobre a terra como água.
25 Não o comerás, para que te vá bem a
ti, e a teus filhos depois de ti, quando fizeres o que é reto
aos olhos de Jeová. 26 Somente tomarás as tuas
coisas sagradas que tiveres, as tuas ofertas votivas, e irás
ao lugar que Jeová escolher. 27 Oferecerás os
teus holocaustos, a carne e o sangue, sobre o altar de Jeová
teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios derramar-se-á
sobre o altar de Jeová teu Deus, e comerás a carne.
Moisés,
Jeová vai dilatar o território, pois nós vamos
entrar e morar na terra da promessa. A arca e o tabernáculo
vão ficar perto de uns e longe de outros.
Moisés,
quando eu estiver com vontade de comer a carne destes animais o que
devo fazer?? Vou precisar viajar até onde estiver montado o
tabernáculo para poder comer a carne destes três
animais?? Devo me abster de comer a carne destes animais durante
tanto tempo??
Poderás
matar estes animais e derramar o sangue deles sobre a terra, como se
o sangue deles fosse água?? Poderás matar estes animais
dentro dos vossos portões??
Moisés,
aquele estatuto recebido no deserto, não era um estatuto por
tempo indefinido?? Não se tratava de um estatuto perpétuo
para todas as gerações?? Um estatuto perpétuo
pode ser mudado??
Deixava
de ser um pecado ou estava havendo uma autorização para
o cometimento do pecado?? Travava-se de uma rebeldia contra Jeová??
Tratava-se de um mandamento autorizando fazer aquilo que Jeová
havia definido ser um pecado??
Moisés
especificou o como satisfazer o desejo de comer a carne de um destes
três animais: Toda
vez que você desejar comer a carne de um destes três
animais faça o seguinte,...
Deves DERRAMAR
o sangue destes
três animais na terra como água??
Deveis fazer com o sangue destes três
animais o mesmo que se faz com o sangue
da gazela e do veado?? Deveis derramar na terra como água??
Deveis
derramar o sangue destes três animais SOMENTE junto à
base do altar no tabernáculo de jeová. Tratava-se de um
local específico.
Mas, o único local onde
se poderia DERRAMAR
o sangue destes
três animais, não era na
base junto ao altar?? Não foi o próprio Jeová
quem estipulou que dentro do reino, qualquer humano que abatesse um
destes três animais fora do local específico, ou seja, à
entrada da tenda de reunião, perante Jeová, se tornava
culpado de DERRAMAR
sangue???
A pessoa que derramasse o
sangue de um destes três animais em qualquer outro lugar,
exceto junto à base do altar, não se tornava
culpada de derramar
sangue?? Não foi exatamente isto o que Jeová HAVIA
DETERMINADO, apenas alguns anos antes?? Não se tratava de um
estatuto por tempo indefinido nas gerações dos filhos
de Israel??
Tratava-se de uma questão
de simples obediência a uma ordem dada por Jeová.
Se você tiver vontade de
comer carne, se a base do “altar” do tabernáculo
de Jeová estiver longe, então abata um touro, um
cabritinho ou um caprídeo, da sua manada e do seu rebanho,
DERRAME o sangue deles na
terra e o cubra com pó dentro dos teus portões???
Bem, a partir de agora, o homem
que abatesse um touro, um cabritinho ou um caprídeo, e que não
derramasse seu sangue junto à base do “altar”, não
se tornava mais culpado de sangue perante Jeová?? De acordo
com esta ordem de Moisés, não havia mais culpa de
sangue, pois, o sangue destes três animais poderia ser
derramado por qualquer pessoa e em qualquer lugar dentro do
território do reino, e obviamente, em qualquer lugar fora do
território do reino. De acordo com esta nova ordem, se poderia
fazer “fumaça sacrificial” e comer a carne destes
três animais em qualquer lugar do reino, afinal, a base do
altar estava longe. A “FUMAÇA
SACRIFICIAL” era o produto da queima da carne e gordura
de um destes três animais no local especificado por Jeová
e chamado de “ALTAR”.
Afinal, deveria um israelita ficar tolhido de satisfazer sua vontade
de comer a carne de um destes três animais só porque
estava longe da “base de um certo altar”?? O humano não
poderia construir outros “ALTARES”??
No lugar do humano ir até o “ALTAR”,
ele poderia construir um “ALTAR”
em qualquer lugar que ele achasse bom e conveniente??
Bem, se precisasse de um
sacerdote, era só chamar um. Será que este jeitinho
humano era continuar obedecendo ao mandamento dado por Jeová
para ser obedecido em todas as vossas gerações ou será
que era pura rebeldia contra Jeová??
Será que bastava arrumar
um local bem alto para poder fazer ali um altar de sacrifícios,
matando ali estes três animais para comer suas carnes, fazendo
assim um sacrifício de participação em comum??
(Isaías
65:6-7) 6 “Eis
que está escrito diante de mim. Não ficarei quieto, mas
vou dar uma recompensa; vou pôr mesmo uma recompensa no seu
próprio seio, 7
pelos
seus próprios erros e pelos erros dos seus antepassados ao
mesmo tempo”, disse Jeová. “Visto
que fizeram fumaça sacrificial sobre os montes
e me
vituperaram sobre os morros, também eu vou medir-lhes seu
salário primeiro de tudo no seu próprio seio.”
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Isaías
65:6-7) 6 Eis que isso está escrito diante de mim; não
me calarei, mas retribuirei (sim retribuirei no seio deles), 7
as vossas iniqüidades, e juntamente as iniqüidades de
vossos pais, diz Jeová, os
quais queimaram incenso sobre os montes, e me blasfemaram
sobre os outeiros: portanto primeiro lhes medirei a recompensa no seu
seio.
Centenas
de anos depois de Moisés, Jeová falou sobre o pecado de
“comer sobre os montes”.
(Ezequiel
18:10-11) 10 “‘E
[se] alguém se tornou pai de um filho que é salteador,
derramador de sangue, que fez coisas semelhantes a uma destas; 11
(mas
ele mesmo não fez nenhuma destas coisas;) se
também comeu sobre os montes
e
aviltou a esposa de seu companheiro;
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel
18:10-11) 10 Se ele gerar um filho que se torne salteador, que
derrame sangue e que faça a seu irmão qualquer destas
coisas, 11 e que não cumpra com nenhum destes deveres,
porém coma
sobre os montes, e contamine a mulher do seu próximo,
Ratifica
Jeová que comer sobre os montes constituía um pecado.
(Ezequiel
22:8-9) 8
“‘Desprezaste
os meus lugares santos e profanaste os meus sábados. 9
Mostrou-se
haver em ti flagrantes
caluniadores,
com o fim de derramar sangue; e
em ti comeram sobre os montes.
No teu
meio praticaram conduta desenfreada.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel
22:8-9) 8 Desprezaste as minhas coisas sagradas, e profanaste os
meus sábados. 9 Homens caluniadores acharam-se no meio
de ti para derramarem o sangue; e
no meio de ti comeram sobre os montes; no meio de ti
praticaram a luxúria.
Se
o homem não comeu sobre os montes, ele é justo.
Uma
das obras de justiça que caracterizava um homem justo era o
fato dele não ter participado do costume de comer sobre os
montes.
(Ezequiel
18:5-9) 5 “‘E
no que se refere ao homem, se ele veio a ser justo e tem praticado o
juízo e a justiça; 6
SE
NÃO COMEU NOS MONTES
e não
elevou seus olhos para os ídolos sórdidos da casa de
Israel, e não aviltou a esposa de seu companheiro, e não
se chegou a uma mulher na sua impureza; 7
e
se não maltratou a nenhum homem; se restituiu o penhor tomado
pela dívida; se não arrebatou nada em roubo; se deu o
seu próprio pão ao faminto e cobriu com roupa ao que
estava nu; 8 se
não deu nada em troca de juros e não tomou usura; se
retirou sua mão da injustiça; se praticou a verdadeira
justiça entre homem e homem; 9 se
tem andado nos meus estatutos e tem guardado as minhas decisões
judiciais para praticar a verdade, ELE
É JUSTO. Ele
positivamente continuará a viver’, é a
pronunciação do Soberano Senhor Jeová.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Ezequiel
18:5-9) 5 Porém, se um homem for justo, e fizer o que é
de eqüidade e justiça, 6 e se
não comer sobre os montes, nem levantar
os seus olhos para os ídolos da casa de Israel, nem contaminar
a mulher do seu próximo, nem se chegar à mulher na sua
separação; 7 se não oprimir a ninguém,
porém tornar ao devedor o seu penhor, se não tirar nada
do alheio por violência, se der do seu pão ao que tem
fome e ao nu cobrir com vestido; 8 se não der o seu
dinheiro à usura, nem receber mais do que o que emprestou, se
desviar a sua mão da iniqüidade, e fizer verdadeiro juízo
entre homem e homem; 9 se andar nos meus estatutos, e guardar
os meus juízos, para proceder segundo a verdade; este
tal é justo, certamente viverá,
diz o Senhor Jeová.
Bem, uma das coisas detestáveis
praticadas pela nação após entrar na “terra
que mana leite e mel” era comer nos montes. Jeová chamou
o comer nos montes de
“coisa detestável”.
Que poderia haver de errado em
comer nos montes??
Alimentar-se quando se está com fome, não constitui
pecado, independente do local onde se esteja.
Poderiam matar um touro, um
cabritinho ou um caprídeo e fazer um sacrifício de
participação em comum sobre um monte?? Que pecado
poderia haver nisto?? Que pecado havia em fazer fumegar a carne de um
destes três animais e comê-la junto com os familiares e
amigos?? Não bastava derramar o sangue sobre a terra qual
água??
A carne fumegava sendo assada
sobre madeira que estava sendo queimada, gerando uma fumaça
com aquele cheiro característico??
Ora,
conhecemos isto como churrasco, não é verdade??
O “sacrifício de
participação em comum” realizado nos montes, não
passava de um churrasco comunitário com a participação
e bênção dos sacerdotes e profetas, que
abençoavam este churrasco comunitário. Sem a presença
dos sacerdotes não poderia haver o churrasco comunitário,
chamado de sacrifício de participação em comum.
Será que tudo ficaria de
acordo com a vontade de Jeová se tivesse a presença de
um sacerdote??
Fazer fumegar é gerar
uma fumaça. Não se tratava de uma fumaça
sacrificial?? Não se tratava da mesma
fumaça sacrificial gerada diante do tabernáculo??
O pecado era o fato de que
Jeová determinou que o único
local onde se poderia ABATER
um touro, um carneiro ou um caprídeo, seria em frente à
tenda de reunião, diante do tabernáculo de Jeová,
sendo a base do “altar”, daquele altar, o único
local onde o sangue do animal abatido poderia ser DERRAMADO.
Deveria ser diante da pessoa de Jeová que habitava na tenda de
reunião, ou tabernáculo. Quem o fizesse em qualquer
outro lugar tornava-se culpado
de derramar sangue. Jeová o via como culpado
de derramar sangue. O humano tornava-se assim sentenciado de
morte, pois cometeu um pecado diante de Jeová. Jeová o
via como um infrator. Afinal de contas, quantas arcas existiam?? Não
existia apenas uma arca??
Apenas alguns anos depois
daquela ordem dada por Jeová, foi afirmado que aquilo que
Jeová havia determinado como sendo pecado, não era mais
pecado.
Será que esta
determinação havia sido abolida por Jeová ou se
tratava de desobediência?? Mudança de mandamento da
parte de Jeová ou uma rebeldia da casa de Israel??
Comer
nos altos era um costume entre os israelitas.
Oferecer sacrifícios nos altos. Todos participavam deste
costumes, inclusive o profeta Samuel, afinal, ele (o profeta)
precisava abençoar o sacrifício. Para
o povo este costume tinha a aprovação de Jeová.
(1 Samuel 9:9-14) 9
(Antigamente,
em Israel, era assim que o homem falava ao ir buscar a Deus: “Vinde
e vamos ao vidente.” Pois o profeta de hoje costumava ser
chamado outrora de vidente.) 10
Saul disse
então ao seu ajudante: “Tua palavra é boa. Vem
deveras, vamos.” E eles se foram à cidade onde estava o
homem do [verdadeiro] Deus. 11
Indo eles
para cima pela subida da cidade, encontraram umas moças que
saíam para tirar água. Disseram-lhes, pois: “Está
o vidente neste lugar?” 12
Responderam-lhes
então e disseram: “Está. Eis que está na
vossa frente. Apressai-vos agora, porque
ele veio hoje à cidade, pois há hoje um sacrifício
no alto, para o povo. 13
Assim
que entrardes na cidade, ireis logo achá-lo antes de ele subir
ao alto para comer; porque o povo não pode comer até
que venha, visto que É ELE QUEM ABENÇOA O SACRIFÍCIO.
Só depois é
que os convidados podem comer. E agora subi, porque a ele —
agora mesmo o achareis.” 14
Por
conseguinte, subiram à cidade. Entrando para o meio da cidade,
ora, eis que vinha Samuel ao seu encontro para subir ao alto.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(1
Samuel 9:9-14) 9 (Antigamente em Israel todo o que ia consultar a
Deus, dizia assim: Vinde, vamos ter com o vidente; porque aquele que
hoje se chama profeta, se chamava outrora vidente). 10 Disse
Saul ao seu servo: Dizes bem, anda, vamos. Assim subiram à
cidade em que estava o homem de Deus. 11 Quando eles subiam
pela encosta à cidade, encontraram umas moças que saíam
a tirar água, e lhes perguntaram: Está aqui o vidente?
12 Elas lhes responderam: Está, ei-lo aí tens
diante de ti. Apressa-te porque
hoje veio à cidade, porquanto o
povo oferece hoje sacrifícios no alto.
13
Ao
entrardes na cidade, logo o encontrareis, antes que suba ao alto para
comer; pois
o povo não comerá, a menos que ele
não tenha vindo, porque
ele é quem há de abençoar o sacrifício;
e depois comem os que forem convidados. Subi agora, porque a esta
hora o achareis. 14 E subiram à cidade; ao entrarem,
saiu-lhes Samuel ao encontro, para subir ao alto.
Será
que a presença e a bênção dada por Samuel,
um profeta designado por Jeová, não transformava aquele
costume em um costume aceitável para Jeová??
Será
que a arca estava lá neste monte?? Será que o
tabernáculo estava lá no monte??
Quem
morria neste sacrifício?? O
touro (boi), o novilho (cordeiro) ou o
caprídeo (cabra). Não eram estas as ofertas feitas a
Jeová?? Não estavam sendo oferecidas a Jeová??
Ó Soberano Senhor Jeová,
estamos fazendo este sacrifício de participação
em comum em teu santo nome.
Será que isto não
adiantaria??
O PROFETA DE JEOVÁ
abençoou o sacrifício feito no
monte. Será que a
presença e a aprovação de um profeta
oficialmente escolhido por Jeová ou de um sacerdote que
abençoassem os sacrifícios (morte do touro, do carneiro
ou do caprídeo) tornava tal sacrifício aprovado por
Jeová??
Onde estava o erro??
Estes animais só podiam
ser abatidos na presença de Jeová, naquele lugar
específico determinado por Jeová, ou seja, diante do
tabernáculo.
Jeová fala de novo sobre
o costume de oferecer sacrifícios nos montes (comer sobre os
montes):
(Ezequiel
20:27-29) 27
“Portanto,
fala à casa de Israel, ó filho do homem, e tens de
dizer-lhes: ‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Ainda
neste respeito vossos antepassados falaram de mim de modo ultrajante,
agindo contra mim com infidelidade. 28
E
passei a fazê-los entrar na terra a respeito da qual eu
levantara a minha mão [em juramento] de dá-la a eles.
Quando
chegaram a ver todo morro alto e toda árvore ramosa, então
começaram a sacrificar ali os seus sacrifícios, e a dar
ali as suas OFERTAS OFENSIVAS, e a apresentar ali os seus cheiros
repousantes, e a derramar ali as suas ofertas de bebida.
29
Por
isso eu lhes disse: ‘Que
significa o alto ao qual estais chegando, que deva ser chamado pelo
nome de Alto até o dia de hoje?’”’
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Ezequiel
20:27-28) 27
Portanto, filho do homem, fala à casa de Israel, e dize-lhes:
Assim diz o Senhor Jeová: Ainda nisto me blasfemaram vossos
pais, que cometeram contra mim uma transgressão. 28
Pois tendo-os eu introduzido na terra, a respeito da qual levantei a
minha mão, jurando que lha daria a eles, então olharam
para todos os outeiros altos, e todas as árvores frondosas, E
ALI ofereceram os seus
sacrifícios, E
ALI apresentaram a
provocação das suas ofertas. Também ali puseram
os seus suaves cheiros e ali derramaram as suas libações.
29
Eu lhes disse: Que
significa o alto a que vós ides? Assim o seu nome ficou sendo
Bamá até hoje.
E
ali ofereceram os seus
sacrifícios; e
ali apresentaram a provocação
de suas ofertas. A casa de Israel fazia sacrifícios de
participação em comum em qualquer monte que aparecesse
diante deles. Para a casa de Israel, estes sacrifícios de
participação dm comum deviam ser feitos nos Altos dos
montes.
Bem,
ONDE
é que tinham de oferecer sacrifícios
e apresentar suas ofertas??
Qual
foi o LUGAR especificado por
Jeová para eles apresentarem suas ofertas a Ele??
O
LOCAL ESPECIFICADO por Jeová foi: à entrada da tenda de
reunião, perante o tabernáculo de Jeová.
Jeová
especificou os animais, especificou o lugar, especificou como fazer e
especificou as atribuições de cada participante.
O
que Jeová havia dito sobre matar os animais separados por Ele
para serem ofertados sobre o Altar?? Assim falou Jeová:
(Levítico
17:1-7) 17 E
Jeová prosseguiu, falando a Moisés, dizendo: 2
“Fala
a Arão e a seus filhos, e
a todos os filhos de Israel,
e tens
de dizer-lhes: ‘Isto é o que Jeová ordenou,
dizendo: 3 “‘“Quanto
a QUALQUER
homem da
casa de Israel que ABATER
um touro, ou um carneirinho, ou um caprídeo
NO ACAMPAMENTO,
OU QUE O ABATER FORA DO ACAMPAMENTO
4 e
não o trouxer realmente à entrada
da tenda de reunião para
apresentá-lo como oferta a Jeová, perante o tabernáculo
de Jeová, a
tal homem será imputada CULPA de sangue. Ele DERRAMOU
sangue,
e tal
homem tem de ser decepado dentre seu povo, 5
a
fim de
que os filhos de Israel tragam seus sacrifícios que oferecem
como sacrifícios no campo aberto, e eles têm de
trazê-los a Jeová, à entrada da tenda de reunião,
ao sacerdote, e têm de sacrificá-los a Jeová como
sacrifícios de participação em comum. 6
E
o sacerdote tem de aspergir o sangue sobre o altar de Jeová, à
entrada da tenda de reunião, e tem de fazer fumegar a gordura
como cheiro repousante para Jeová. 7
De
modo que não devem mais oferecer os seus sacrifícios
aos demônios caprinos com que têm relações
imorais. Isto vos servirá de estatuto por tempo indefinido,
nas vossas gerações.”’
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Levítico
17:1-4) 1
Disse Jeová a Moisés: 2
Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e
dize-lhes: Isto é o que Jeová tem ordenado: 3
Qualquer
homem da casa de Israel que matar boi, ou cordeiro, ou cabra
no arraial, ou fora do arraial, 4
e o não trouxer à entrada da tenda da revelação
para o oferecer como oblação a Jeová diante do
tabernáculo de Jeová, a
esse homem será imputado sangue (esse homem derramou sangue,
e será exterminado dentre o seu povo);
Ficou
bem claro que o ÚNICO
local onde se poderia abater boi, cordeiro ou
cabra e derramar seu sangue sem que fosse um pecado, seria à
entrada da tenda de reunião, perante o tabernáculo de
Jeová, tendo a presença de um sacerdote.
Será
que Jeová havia mudado de ideia e autorizado “derramar o
sangue” destes animais em qualquer outro lugar desde que fosse
alto??
Seria
o caso de “se
você não puder ir até o altar, traga o altar até
você e satisfaça o teu desejo de comer carne”??
Como fazer isto?? Por fazer um altar e solicitar a presença de
um sacerdote?? Será que uma comunidade podia ter seu próprio
sacerdote?? Será que uma cidade podia ter o seu próprio
grupo de sacerdotes?? Será que cada comunidade ou cidade podia
ter o seu próprio altar onde estes animais pudessem ser
sacrificados, desde que ficassem no “alto”??
O
motivo apresentado por oferecer sacrifício nos altos, era o
fato de que a casa de Jeová ainda não estava
construída. Será que era tão grande assim o
desejo de oferecer sacrifícios a Jeová ou será
que o desejo era o de comer a carne de um destes três animais??
O desejo poderia ser grande, no entanto, tinha Jeová a
obrigação de aceitá-los naquelas condições
estipuladas pelo humano??
Bem,
e depois do templo construído, o que mudava?? Não
teriam de viajar longos percursos para satisfazerem seu desejo de
comer carne no sacrifício de participação em
comum?? Qual era a diferença entre a tenda e o templo??
Afinal
de contas, tratava-se de um desvio de seguir a Jeová ou não??
Era um caso de estar fazendo a VONTADE
de Jeová ou fazendo a vontade
do humano??
Ao
apresentar a sua oferta em um alto, o humano estava satisfazendo a
vontade de Jeová ou estava satisfazendo a sua vontade de
humano??
Será
que até a casa de Jeová ficar pronta, oferecer
sacrifícios nos altos não era pecado?? Será que
a presença de um sacerdote removeria o pecado??
(1
Reis 3:2-3) 2
Só
que o povo oferecia
sacrifícios nos altos,
pois até aqueles dias não se construíra ainda
uma casa ao nome de Jeová. 3 E
Salomão continuou a amar a Jeová, andando nos estatutos
de Davi, seu pai. Só
que era nos altos que
oferecia regularmente sacrifícios e fazia fumegar as ofertas.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(1
Reis 3:2-3) 2 Entretanto o
povo oferecia sacrifícios sobre os altos, porque até
aqueles dias não se tinha edificado casa ao nome de Jeová.
3 Salomão amava a Jeová, andando nos estatutos
de seu pai Davi, exceto
que ele oferecia sacrifícios e queimava incenso nos altos.
A
quem estava sendo oferecido
tais sacrifícios?? Não estava Salomão oferecendo
sacrifícios a Jeová??
(1
Reis 3:4-5) 4
Conseqüentemente,
o rei foi a Gibeão para oferecer ali sacrifícios, pois
aquele
era o grande alto.
Mil sacrifícios queimados passou Salomão a oferecer
naquele altar. 5
Em
Gibeão apareceu Jeová a Salomão num sonho, de
noite; e Deus passou a dizer: “Pede o que te devo dar.”
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(1
Reis 3:4-5) 4 Foi o rei a Gibeom, para oferecer sacrifícios,
porque
aquele era o grande alto. Ofereceu Salomão mil
holocaustos sobre aquele altar. 5 Em Gibeom apareceu Jeová
a Salomão em sonho de noite. Disse-lhe Deus: Pede-me o que
queres que eu te dê.
A palavra de Jeová
centena de anos depois destas ações de Samuel, Davi,
Salomão e outros, revela apenas que estes homens praticavam o
pecado de “comer sobre os montes”.
Agora vejamos a
palavra de Jeová depois Dele destruir a cidade e o templo.
Falando sobre a reconstrução do templo e as ações
anteriores da nação, assim falou Jeová:
(Ezequiel
44:6-14) 6 E
tens de dizer à Rebeldia, à casa de Israel:
‘Assim disse o Soberano
Senhor Jeová: “Já chega de vós, por causa
de todas as vossas coisas detestáveis, ó casa de
Israel, 7 ao
introduzirdes os estrangeiros de coração incircunciso e
de carne incircuncisa, para que venham a estar no meu santuário
a fim de profaná-lo, sim, a minha casa; ao apresentardes meu
pão, gordura e sangue, ao passo que violam o meu pacto por
causa de todas as vossas coisas detestáveis. 8
Tampouco
cuidastes da obrigação para com as minhas coisas
sagradas, nem fostes constituir para vós [outros] em guardiães
da obrigação para comigo no meu santuário.”’
9 “‘Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: “Nenhum estrangeiro, de
coração incircunciso e de carne incircuncisa, pode
entrar no meu santuário, quer dizer, nenhum estrangeiro que
estiver no meio dos filhos de Israel.”’ 10
“‘Mas, no que
se refere aos levitas que se afastaram para longe de mim quando
Israel, que se transviou de mim, andou perdido atrás dos seus
ídolos sórdidos, também terão de levar
seu erro. 11 E
terão de tornar-se ministros no meu santuário, em
postos de supervisão sobre os portões da Casa, e
ministros na Casa. ELES
MESMOS ABATERÃO O HOLOCAUSTO E O SACRIFÍCIO PARA O
POVO,
e eles mesmos estarão de pé perante eles para
ministrar-lhes. 12 Visto
que lhes ministravam perante os seus ídolos sórdidos e
se tornaram para a casa de Israel uma pedra de tropeço para
[cair no] erro, por isso levantei a minha mão contra eles’,
é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová,
‘e terão de levar seu erro. 13 E
não se aproximarão de mim para atuarem para mim como
sacerdotes ou para se aproximarem de quaisquer das minhas coisas
sagradas, das coisas santíssimas, e terão de levar sua
humilhação e as coisas detestáveis que fizeram.
14 E
eu certamente farei deles guardiães da obrigação
para com a Casa, com respeito a todo o seu serviço e com
respeito a tudo o
que se deve fazer nela.’
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Ezequiel
44:6-14) 6 Dirás
aos rebeldes, a saber, aos da casa de Israel: Assim diz
o Senhor Jeová: Bastem-vos, casa de Israel, todas as vossas
abominações, 7 porque tendes introduzido
estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos
de carne, para que estejam no meu santuário, para que o
profanem, a saber, a minha casa, quando ofereceis o meu pão, a
gordura e o sangue, e vós quebrastes a minha aliança,
além de todas as vossas abominações. 8
Não
cumpristes as funções prescritas a respeito das minhas
coisas sagradas; mas constituístes ao vosso prazer ministros
que cumpram no meu santuário as funções
prescritas por mim. 9 Assim diz o Senhor Jeová:
Dos estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel, nenhum
incircunciso de coração e incircunciso de carne,
entrará no meu santuário. 10 Mas os levitas que
se apartaram longe de mim, quando Israel se desviava, os quais se
desviavam de mim para seguirem os seus ídolos; estes sim
levarão sobre si as suas iniqüidades. 11 Contudo
serão ministros do meu santuário, tendo o seu cargo
junto às portas da casa, e ministrando na casa. ELES
MATARÃO OS HOLOCAUSTOS E OS SACRIFÍCIOS PARA O POVO,
e
estarão diante deles para os servir. 12
Porque os serviram diante dos seus ídolos, e se fizeram para a
casa de Israel uma ocasião de tropeço; por isso
levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor Jeová, e
levarão sobre si a sua iniqüidade. 13 Não
se chegarão a mim, para me servirem no ofício
sacerdotal, nem para se chegarem a alguma das minhas coisas sagradas,
às coisas que são santíssimas; mas levarão
sobre si a sua vergonha e as suas abominações que têm
cometido. 14 Contudo
os constituirei ministros que cumpram as funções
prescritas da casa, em todo o serviço dela e EM
TUDO quanto
nela se fizer.
Qual foi a tribo
escolhida por Jeová para prestar os serviços sagrados??
Não foi a tribo de Levi??
Quais eram os
serviços sagrados?? Não eram todos os serviços
vinculados ao tabernáculo de Jeová??
De quem era a
função de matar aqueles animais e derramar o seu sangue
na base do altar??
O que falou Jeová??
ELES
MESMOS ABATERÃO O HOLOCAUSTO E O SACRIFÍCIO PARA O
POVO,
ELES
MATARÃO OS HOLOCAUSTOS E OS SACRIFÍCIOS PARA O POVO,
Jeová foi
bem claro. Vocês constituíram outros ministros, pessoas
estranhas ao serviço, estrangeiros aos serviços do
tabernáculo. Vocês não respeitaram as minhas
prescrições sagradas.
Mesmo sendo
levitas, será que poderiam matar aqueles animais e derramar o
sangue na base de um altar construído em um monte qualquer e
queimar tais animais oferecendo-os a Jeová?? O que Jeová
havia falado?? Qual era o único lugar onde deveriam derramar o
sangue daqueles animais?? Somente na base do altar do tabernáculo
de Jeová.
O que aconteceria
se um rei qualquer pedisse para um levita matar estes animais e
queimá-los em um altar construído em cima de um monte??
Neste caso, o
levita devia negar-se a fazer tal coisa, pois ele tinha uma lei
específica para ele que determinava o local específico
onde ele poderia executar tal serviço para o povo.
Neste caso, todos
os humanos de todas as gerações após Moisés,
comiam sobre os montes. Matavam estes animais e derramavam o sangue
deles na terra, qual água. Neste caso, tornavam-se culpados de
derramar sangue.
Neste caso, todas
as gerações também eram culpadas de derramar
sangue, pois derramavam o sangue daqueles três animais sobre os
montes, isto é, fora do único lugar definido por Jeová
como permitido.
No entanto, Jeová
continuava se relacionando amigavelmente com estes que violavam
claramente o Seu mandamento e obedeciam ao mandamento dado por
Moisés.
O que isto prova??
Isto prova o quanto
Jeová é misericordioso, não é verdade??
O mandamento criado
por Moisés não transformou o “derramar o sangue
destes três animais dentro dos portões daquele que
almejasse comer carne”, em uma ação isenta de
pecado. Apesar da liberação dada por Moisés
através de um mandamento, Jeová continuava vendo como
pecado o derramar o sangue destes três animais fora da base do
altar do tabernáculo onde Ele residia.
Mesmo assim, Jeová
continuava residindo com os iníquos. Mesmo assim, Jeová
continuava se relacionando amistosamente com os rebeldes aos Seus
mandamentos.
O que aconteceu
depois da construção do templo??
Será que
houve muito choro por parte dos demais, ou será que o
mandamento dado por Moisés mantinha o hábito de comer
sobre os montes ou dentro de seus portões a carne destes três
animais, como algo aceitável a Jeová, desde que
derramassem o sangue na terra e cobrissem com pó??
E depois que Jeová
decidiu aceitar a separação do reino em dois??
Onde as pessoas do
reino de Samaria comeriam seus churrascos?? Onde fariam o sacrifício
de participação em comum??
Segundo Moisés,
poderia ser feito dentro dos portões, não sendo
necessário ir até Jerusalém??
Havia um grande
problema?? Sim havia.
Havia uma rebeldia
contra a palavra de Jeová. Esta rebeldia levava a problemas e
mais problemas no dia a dia do povo.
O povo estava
cometendo pecado e achando que estavam agradando a Jeová com
os seus sacrifícios de participação em comum,
onde faziam fumaça sacrificial nos montes.
O povo apresentaria
o mandamento lhes concedendo o direito matar estes animais dentro de
seus portões e derramar o sangue destes três animais na
terra e cobrir, podendo fazer fumaça sacrificial, que
consistia em queimar a carne sobre a madeira em chama e comê-la
junto aos seus.
Será que
isto era suficiente??
O que acontecia no
caso do divórcio com direito a novo casamento??
Não
apresentavam um mandamento dado por Moisés que legalizava o
novo casamento desde que a pessoa tivesse uma carta de divórcio??
O que disse Jesus a
respeito desta prática e deste mandamento??
(Mateus
19:7-8) 7 Disseram-lhe:
“Então, por que prescreveu Moisés que se desse um
certificado de repúdio e que ela fosse divorciada?” 8
Ele
lhes disse: “Moisés,
por causa da dureza dos vossos corações, vos fez a
concessão de vos divorciardes de vossas esposas,
mas este não foi o caso desde [o] princípio.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Mateus
19:9-8) 7 Replicaram-lhe: Por que, então, mandou Moisés
dar carta de divórcio e repudiar a mulher? 8 Respondeu
Jesus: Por
causa da dureza do vosso coração é que Moisés
vos permitiu repudiar vossas mulheres, mas não
foi assim desde o princípio.
As palavras de
Jesus foram bem claras:
- “Moisés
vos fez a concessão”.
- “Moisés
vos permitiu”.
Que mais disse
Jesus??
- “Este não
foi o caso desde o princípio”.
Que mais disse
Jesus??
- “Por causa
da dureza dos vossos corações”.
Independente do
pecado do esposo ou da esposa, o que deveria acontecer??
O mandamento
retransmitido por Jesus foi:
- “Ofereça
a outra face”.
Oferecer a outra
face é o mesmo que perdoar e não guardar ressentimento.
Oferecer a outra
face deveria ser uma regra de comportamento que deveria ser usada
também neste caso??
Esta regra de
comportamento deve ser usada em todos os casos do dia a dia entre os
humanos.
Jesus deixou isto
bem claro ao afirmar:
(Mateus
6:14-15) 14 “Pois,
se perdoardes aos homens as suas falhas, também o vosso Pai
celestial vos perdoará; 15
ao
passo que, se
não perdoardes aos homens as suas falhas, tampouco o vosso Pai
vos perdoará as vossas falhas.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Mateus
6:14-15) 14 Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também
vosso Pai celestial vos perdoará; 15 mas
se não perdoardes aos homens, tão pouco vosso Pai
perdoará as vossas ofensas.
Será que
isto é um caso de perdão??
Sim, também
é um caso de perdão.
O marido traído
sexualmente ficará com as opções de perdoar ou
não perdoar sua esposa adúltera.
O marido ofendido
pode deixar de perdoar?? Sim ele pode.
No entanto, o que
acontecerá quando ele fizer a oração do Pai
nosso??
Ele dirá
para o Pai: Pai, perdoe as minhas falhas, ASSIM COMO eu tenho
perdoado aos meus devedores.
Ora, ele não
perdoou sua esposa, logo, o seu pedido circunstancial de perdão
feito ao Pai soaria uma coisa hipócrita, não soaria??
Ele estava
afirmando ter feito uma coisa que na verdade ele não fez.
Conforme Jesus
havia informado, se tratava de uma questão de coração.
Quem tem o coração
duro não perdoa.
Percebemos que,
embora Moisés tenha dado este mandamento ao povo, não
havia sido Jeová quem o mandara dar ao povo este Mandamento.
Percebemos que se tratava de uma iniciativa de Moisés em face
da dureza do coração do povo.
De forma idêntica,
foi o mesmo Moisés quem concedeu ao povo o direito de matar
aqueles três animais e despejar o sangue deles no solo e
cobri-lo, podendo comer a carne deles em qualquer lugar que fosse do
agrado deles.
Embora a concessão
tenha sido dada por Moisés, Jeová não havia sido
o criador de tal mandamento.
A cobrança
posterior feita por Jeová, identificando o comer sobre os
montes como uma abominação, deixa bem claro a posição
de Jeová.
Nenhum comentário:
Postar um comentário