GIBEÁ – UMA INTRIGANTE LIÇÃO
O QUE FAZER
COM O PECADOR?? A PALAVRA DE MOISÉS COLOCADA EM PRÁTICA.
REAÇÃO
DE HUMANOS A UMA DETERMINADA SITUAÇÃO.
O que é reação??
Reação
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: ato ou efeito de reagir; resposta
a uma ação anterior; comportamento
de um ser vivo manifestado em presença de um estímulo.
reação
s.f.
(1720)
1
ato
ou efeito de reagir 1.1
resposta
a uma ação anterior 2
comportamento
de um ser vivo manifestado em presença de um estímulo
2.1
movimento
de opinião que age em sentido oposto ao que o precedeu 2.2
força,
princípio ou tendência contrária; oposição,
resistência 3
fís
força
de mesma magnitude mas oposta a uma outra 4
fisl
modificação
produzida no organismo por causa mórbida 5
pol
filosofia
conservadora ou contrária à evolução
política e social do ser humano 6
p.met.
pol
força
política ultraconservadora, contrária a ideias
político-sociais revolucionárias 7
p.metf.
pol
qualquer
manifestação de autoridade tendendo à tirania e
à opressão; despotismo 8
quím
fenômeno
que se produz entre duas substâncias químicas postas em
contato, com quebra e formação de suas ligações,
dando origem a novas substâncias e compostos
r.
convergente
fís.nuc
reação
em cadeia provocada por um nêutron, em que a quantidade de
nêutrons resultante diminui com o tempo • r.
de Western
blot
pat
técnica
de sorodiagnóstico que permite pesquisar proteínas
antigênicas, esp. virais, ou anticorpos contra tais proteínas,
us. freq. para confirmar o teste
Elisa
• r.
Diels-Alder
quím
reação
por adição entre um dieno conjugado e um dienófilo
(alceno ou alcino) • r.
divergente
fís.nuc
reação
em cadeia provocada por um nêutron, em que a quantidade de
nêutrons resultante aumenta com o tempo • r.
em cadeia
fís.nuc
1
série
de reações nucleares em que um dos agentes que a produz
é por sua vez produzido por uma reação e dará
origem a outras e assim subsequentemente; reação
nuclear em cadeia 2
fig.
sucessão
de fatos ocorridos sob a ação de causa e efeito •
r.
fotonuclear
fís.nuc
reação
nuclear iniciada por radiação eletromagnética
(fótons) de alta energia • r.
nuclear
fís.nuc
qualquer
reação em que ocorram modificações de um
ou mais núcleos atômicos • r.
nuclear em cadeia
fís.nuc
m.q.
reação
em cadeia
• r.
termonuclear
fís.nuc
m.q.
fusão
nuclear
etim
re-
+
ação
Duas
substâncias químicas, quando postas em contato produzem
uma “reação”. O ser humano aprendeu muito
com as reações químicas. Estas reações
passaram a ser observadas e controladas, em face de serem
previsíveis.
Quando
o ser humano entra em contato com uma situação ele
também revela ter uma reação. Quando o humano se
torna vítima de uma determinada circunstância, ele tem
reações.
O medo é uma reação
humana quando ele entra em contato ou se expõe a uma situação
desconhecida para ele, ou na qual ele associa o perigo, isto é,
a sensação de que corre um risco de dano.
Medo
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: estado
afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao
contrário, suscita esta consciência.
medo
\ê\
s.m.
(sXIII)
1
psic
estado
afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao
contrário, suscita essa consciência <m.
ao se sentir ameaçado>
2
temor,
ansiedade irracional ou fundamentada; receio <m.
de tomar injeções>
3
apreensão
em relação a (algo desagradável) <m.
de decepcionar>
a
m.
com
hesitação, timidamente • não
ter m. de caretas
fraseol.
não
se deixar intimidar • pelar-se
de m.
ser
tomado por grande pavor • ter
m. da própria sombra
fraseol.
1
assustar-se
por qualquer coisa 2
ser
covarde
etim
lat.
mètus,us
'id.'
sin/var
ver
antonímia de coragem
ant
intrepidez;
ver sinonímia de coragem
hom
medo(adj.s.m.)
Perigo
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: situação
em que se encontra, sob ameaça, a existência ou a
integridade de uma pessoa, um animal, um objeto, etc.; risco; aquilo
que provoca esta circunstância.
perigo
s.m.
(sXIII)
1
situação
em que se encontra, sob ameaça, a existência ou a
integridade de uma pessoa, um animal, um objeto etc.; risco <fugiam
ao p.>
<expunham-se
ao p.>
2
aquilo
que provoca essa circunstância <o
fumo é um p. para a saúde>
3
infrm.
mulher
sedutora 4
infrm.
homem
conquistador 5
jur
situação
ou eventualidade em que pode ocorrer um dano
p.
atual
jur
perigo
presente, que já começou a produzir dano ou que
inevitavelmente o produzirá • a
p.
infrm.
1
sem
dinheiro; duro 2
em
situação de perigo, de risco
etim
lat.
pericùlum,i
'tentativa,
prova; risco, doença'
sin/var
ver
sinonímia de tribulação
ant
segurança;
ver tb. antonímia de desdita
hom
perigo(fl.perigar)
A
reação de um humano ou de um grupo de humanos quando
submetidos a uma determinada circunstância, pode ser chamada de
pecado?? Quem tem a autoridade para definir se aquela reação
é um pecado ou não?? Pode haver diferença de
opinião entre humanos sobre se certa reação é
ou não é pecado?? Será que é a
circunstância que define se determinada reação é
ou não um pecado??
Vamos
analisar as reações de
alguns humanos quando submetidos a determinadas circunstâncias.
Onde se
encontrava a cidade de Gibeá??
(Juízes
19:14) 14 Passaram assim adiante e seguiram seu
caminho, e o sol começou a pôr-se quando estavam perto
de Gibeá, que pertence a Benjamim.
A cidade
de Gibeá era habitada por benjamitas, isto é,
descendentes de Benjamim, um dos doze filhos de Jacó, neste
caso um dos dois filhos com a esposa que ele amava, isto é,
Raquel.
O que
aconteceu ali de tão importante??
(Juízes
19:1-4) 19
Ora,
aconteceu que naqueles dias não havia rei em Israel. E sucedeu
que certo levita residia por um tempo nas partes mais remotas da
região montanhosa de Efraim. Com o tempo tomou para si uma
esposa, uma concubina, de Belém de Judá. 2
E
sua concubina começou a cometer fornicação
contra ele. Por fim ela se foi embora dele para a casa de seu pai em
Belém de Judá e permaneceu lá por quatro meses
inteiros. 3
Seu
esposo se levantou então e foi atrás dela para
falar-lhe consoladoramente, a fim de a trazer de volta; e havia com
ele seu ajudante e uma parelha de jumentos. Assim, ela o fez entrar
na casa de seu pai. E vendo-o o pai da moça, alegrou-se
imediatamente de se encontrar com ele. 4
Por
conseguinte, seu sogro, o pai da moça, agarrou-o, de modo que
ficou morando com ele por três dias; e comiam e bebiam, e ele
pernoitava ali.
Trata-se
da história de um levita (tribo de Levi, um dos dez filhos de
Jacó com Lia (Léia), irmã mais velha de Raquel)
que concedia o seu perdão para a sua esposa adúltera.
Concubina.
O que era
mesmo uma concubina??
O
dicionário Online de Português, assim define
Significado de Concubina
s.f.Mulher
que vive de modo marital com um homem, mas que não é
casada com o mesmo perante a lei. [Pejorativo] Designação
comum de prostituta.
Diante
desta descrição, o que era esta mulher para este
homem??
Uma
esposa, uma amante, uma segunda esposa??
Será
que perante Deus, este homem vivia em adultério??
Algo de
bem interessante encontramos neste relato histórico, não
é mesmo??
Ora, ela
não havia sido morta apedrejada?? Não, não
havia.
O ofendido
havia perdoado a adúltera?? Sim, havia.
Uma
interessante reação de um humano quando submetido a uma
determinada circunstância.
Ele queria
que ela voltasse para sua companhia?? Sim, desejava. Ele estava
revelando que não havia guardado nenhum ressentimento dela;
ele estava provando isto para ele e para todos os observadores.
Quatro
meses depois de ela ter ido embora da casa do levita na região
montanhosa de Efraim, ele decidiu ir atrás dela em Belém
de Judá, na casa dos pais dela, com o objetivo de levá-la
de volta para sua casa.
A mulher
não foi apedrejada como determinava Moisés em um dos
mandamentos da lei dada à nação.
(Levítico
20:10) 10
“‘Ora,
o homem que comete adultério com a esposa de outro homem é
um que comete adultério com a esposa de seu próximo.
Sem
falta deve ser morto, tanto o adúltero como a adúltera.
(Deuteronômio
22:22) 22
“Caso
um homem seja encontrado deitado com uma mulher que tenha dono, então
ambos têm de morrer juntos,
o homem que se deitou com a mulher e a mulher. Assim tens de eliminar
o mal de Israel.
Bem, sendo
ela uma adúltera, deveria continuar a viver?? Deveria ser
permitido este verdadeiro descumprimento da lei dada por Moisés??
Jeová
havia dado dois mandamentos bem claros:
(Êxodo
20:13-14) 13 “Não
deves assassinar. 14 “Não
deves cometer adultério.
(Êxodo
20:13-14) 13 Não matarás. 14 Não
adulterarás.
Será
que matar deixaria de ser pecado de acordo
com as circunstâncias??
Será
que adulterar deixaria de ser pecado de
acordo com as circunstâncias??
Afrontando
a lei dada por Moisés, este levita havia perdoado sua esposa.
Notamos no histórico que não foi ele quem expulsou a
adúltera de sua casa. Ela saiu por vontade própria, no
entanto, mesmo assim ele decidiu ir ao encontro dela confirmando o
seu perdão, decidido a levá-la de volta para sua casa.
A
“Escritura” era bem clara quanto ao que devia ser feito
em uma situação como esta. Será que estava
prevista em lei um comportamento diferente de matar a adúltera??
A afirmação é bem clara: “Sem falta deve
ser morto, tanto a adúltera quanto o adúltero”.
Neste
caso, Moisés havia aberto um precedente em relação
a matar. “Quando alguém adulterar, então podeis
matar”.
Deixar
de matar a adúltera constituiria em uma clara desobediência
à Escritura, não é verdade??
O que este
levita estava fazendo?? Estava indo contra a lei dada por Moisés??
Será que ele estava fazendo uma coisa abominável??
Aceitar de volta uma esposa depois dela ter sido aviltada por outro
homem, constituía uma coisa abominável?? Praticar tal
coisa não faria a terra ficar abominada??
(Deuteronômio
24:1-4) 24 “Caso
um homem tome uma mulher e faça dela sua propriedade, como
esposa, então tem de suceder que, se ela não achar
favor aos seus olhos por ele ter encontrado alguma coisa indecente da
parte dela, então tem de escrever-lhe um certificado de
divórcio e pô-lo na mão dela, e tem de despedi-la
de sua casa. 2 E
ela tem de sair da sua casa, e tem de ir e tornar-se de outro homem.
3 Se
este último homem veio a odiá-la e lhe tiver escrito um
certificado de divórcio e lho tiver posto na mão, e a
tiver despedido da sua casa, ou caso morra o último homem que
a tomou por sua esposa, 4
não
se permitirá ao primeiro dono dela, que a despediu, tomá-la
novamente de volta para se tornar sua esposa depois de ela ter sido
aviltada; pois isso é algo
detestável perante
Jeová e
não deves levar ao pecado a terra que Jeová, teu Deus,
te dá por herança.
Assim
verte a Edição Pastoral:
(Deuteronômio
24:1-4) 1 Quando
um homem se casa com uma mulher e consuma o matrimônio, se
depois ele não gostar mais dela, por ter visto nela alguma
coisa inconveniente, escreva para ela um documento de divórcio
e o entregue a ela, deixando-a sair de casa em liberdade. 2
Tendo saído
de sua casa, se ela se casar com outro, 3
e também
este se divorciar dela e lhe entregar nas mãos um documento de
divórcio e a deixar ir embora em liberdade, ou se o segundo
marido morrer, 4
então o
primeiro marido, que se havia divorciado dela,
não
poderá casar-se outra vez com ela, pois estará
contaminada: seria um ato
abominável
diante
de Javé. Você
não deve tornar culpada de pecado a terra que Javé seu
Deus vai lhe dar como herança.
O perdão
foi colocado como algo inadmissível para o caso de uma esposa
contaminada por outro homem. O interessante neste mandamento é
que o primeiro marido não contaminava a mulher. A mulher
recebia um certificado de divórcio e podia ser de outro homem.
Não havia pecado em um homem casar-se com uma mulher que
recebia um certificado de divórcio do seu primeiro marido. Só
haveria ato abominável se aquela mulher fosse contaminada por
um segundo marido. Ela nunca poderia voltar ao primeiro marido, pois
isto era contra a lei, lei que definia que tal ato era algo
abominável diante de Javé.
A lei
determinava que este levita estava cometendo um pecado, pois a terra
se tornaria culpada de pecado em face dele a tomar de volta como
esposa após ela ter sido aviltada por outro homem (sem haver
casamento).
Como este
levita seria visto por alguém que, sendo um adorador de Jeová,
obedecesse esta lei dada por Moisés, revelando sua total
concordância com esta lei?? Que reação teria este
alguém ao ser confrontado com esta situação??
O que
ocorreu depois de sua chegada na casa do pai de sua esposa??
Sua esposa
o fez entrar na casa e o seu sogro alegrou-se grandemente.
Assim,
ela o fez entrar na casa de seu pai. E vendo-o o pai da moça,
alegrou-se imediatamente de se encontrar com ele. 4 Por
conseguinte, seu sogro, o pai da moça, agarrou-o, de modo que
ficou morando com ele por três dias; e comiam e bebiam, e ele
pernoitava ali.
O pai da
moça estava alegre com o seu genro, tratando-o
hospitaleiramente e insistindo que ficasse mais alguns dias com ele,
afinal de contas se tratava de alguém perdoador.
Depois de
cinco dias, o levita não se deixou mais convencer e decidiu
partir de Belém de Judá para sua casa na região
montanhosa de Efraim, levando consigo a sua esposa.
(Juízes
19:8-10) 8
Quando
se levantou de manhã cedo para ir, no
quinto dia,
então lhe disse o pai da moça: “Por favor, toma
sustento para o teu coração.” E demoraram-se até
se desvanecer o dia. E ambos continuavam comendo. 9
O
homem levantou-se então para ir, ele e sua concubina, bem como
seu ajudante; mas seu sogro, o pai da moça, disse-lhe: “Eis
que já declinou o dia, tornando-se noitinha. Por favor,
pernoitai. Eis que o dia está por acabar. Pernoita hoje aqui e
sinta-se bem o teu coração. E amanhã tendes de
levantar-vos cedo para a vossa jornada, e tens de ir para a tua
tenda.” 10
No
entanto, o homem não concordou em pernoitar, mas levantou-se e
pôs-se a caminho,
e ele chegou até defronte de Jebus, isto é, Jerusalém;
e havia com ele a parelha de jumentos selados, bem como sua concubina
e seu ajudante.
Até
aqui tudo corria bem. Afinal, o que este homem estava fazendo era a
vontade de Jeová ou ele estava tornando a terra culpada de
pecado??
Estando em
viagem, eles precisariam pernoitar em alguns lugares, até
chegarem à região montanhosa de Efraim.
Depois que
chegaram às cercanias de Jebus, o ajudante sugeriu ao levita
que pernoitassem em Jebus, o que o levita negou-se a fazer, não
querendo se desviar para uma cidade estrangeira.
Passaram
por Jebus e foram em direção às cidades de Gibeá
e Ramá, cidades pertencentes a seus irmãos. No entanto,
quando o sol estava se pondo, eles já se encontravam perto de
Gibeá, cidade pertencente aos da tribo de Benjamim.
(Juízes
19:11-14) 11
Estando
perto de Jebus, visto que a luz do dia declinara consideravelmente, o
ajudante disse então ao seu amo: “Vem agora e
desviemo-nos para esta cidade dos jebuseus, e pernoitemos nela.”
12
Seu
amo, porém, lhe disse: “Não nos desviemos para
uma cidade de estrangeiros que não são parte dos filhos
de Israel; e temos de passar adiante até Gibeá.”
13
E
prosseguiu, dizendo ao seu ajudante: “Vem e cheguemo-nos a um
dos lugares, e temos de pernoitar quer em Gibeá, quer em
Ramá.” 14
Passaram
assim adiante e seguiram seu caminho, e o sol começou a pôr-se
quando estavam perto de Gibeá, que pertence a Benjamim.
Chegaram
assim em Gibeá. Bem, o levita sentia-se seguro ali, pois
estava entre os filhos de Israel.
Ao chegar
à cidade, o que ocorreu?? Foram recebidos hospitaleiramente??
(Juízes
19:15) 15
Por
conseguinte, desviaram-se ali para entrar, a fim de pernoitar em
Gibeá. E passaram a entrar e a sentar-se na praça
pública da cidade, e
não houve quem os acolhesse em casa para pernoitarem.
Seria uma
coisa normal e natural deixar um desconhecido pernoitar na praça??
Pelo menos
para Ló, isto não era uma coisa normal.
Lemos a
respeito de seus atos:
(Gênesis
19:1-3) 19
Ora,
os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava
sentado no portão de Sodoma. Avistando-os Ló,
levantou-se para ir ao seu encontro e curvou-se com o rosto por
terra. 2
E
passou a dizer: “Ora, por favor, meus senhores, desviai-vos,
por favor, para a casa do vosso servo e pernoitai ali, e lavem-se os
vossos pés. Então tereis de levantar-vos cedo e seguir
o vosso caminho.” A isto disseram: “Não, mas
pernoitaremos na praça pública.” 3
Mas
instava com eles, de modo que se desviaram para ele e entraram na sua
casa. Preparou-lhes então um banquete e cozeu pães não
fermentados, e eles passaram a comer.
O que será
que Jeová achava de, no Seu reino, os Seus súditos
permitirem algum desconhecido pernoitar na praça??
(Isaías
58:6-7) 6
“Não
é este o jejum que escolhi? Soltar os grilhões da
iniqüidade, desatar as brochas da canga e deixar ir livres os
esmagados, e que rompais toda canga? 7
Não
é partilhares o teu pão ao faminto e
introduzires na [tua] casa pessoas atribuladas, sem lar?
Que,
caso vejas alguém nu, tu o tenhas de cobrir, e que não
te ocultes da tua própria carne?
Será
que este levita teve de dormir na praça pública??
(Juízes
19:16-21) 16
Finalmente,
eis que vinha um homem idoso do seu trabalho no campo, ao anoitecer,
e o homem era da região montanhosa de Efraim e residia por um
tempo em Gibeá; mas os homens do lugar eram benjamitas. 17
Quando
levantou os seus olhos, estava vendo o homem, o viajante, na praça
pública da cidade. Disse, pois, o homem idoso: “Para
onde vais e donde vens?” 18
Ele
lhe disse, por sua vez: “Estamos de passagem de Belém de
Judá para as partes mais remotas da região montanhosa
de Efraim. Sou de lá, mas fui a Belém de Judá; e
vou para a minha própria casa, e não há quem me
acolha em casa. 19
E
há tanto palha como forragem para os nossos jumentos, e há
tanto pão como vinho para mim e para a tua escrava, e para o
ajudante com o teu servo. Não há falta de coisa
alguma.” 20
No
entanto, o homem idoso disse: “Paz seja contigo! Deixa só
ao meu cargo qualquer carência tua. Somente não
pernoites na praça pública.” 21
Com
isso o levou à sua casa e deu pasto aos jumentos. Depois
lavaram os pés e começaram a comer e a beber.
Assim como
Ló, este homem idoso também não era natural da
cidade, embora estivesse residindo ali, praticou uma ação
de hospitalidade.
Será
que por estar entre os filhos de Israel, este levita encontrava
segurança tanto para ele como para os que estavam com ele??
O que
passou a ocorrer depois que anoiteceu??
(Juízes
19:22) 22
Enquanto
faziam seus corações sentir-se bem, eis que homens da
cidade, homens imprestáveis, cercaram a casa, empurrando-se um
ao outro contra a porta; e diziam ao homem idoso, o dono da casa:
“Traze
para fora o homem que veio à tua casa para que tenhamos
relações com ele....
Ora, este
levita escolheu pernoitar nesta cidade. Não é provável
que tal prática fosse comum a esta cidade, pois certamente ela
ficaria com má fama e as pessoas passariam bem longe dali.
Que
motivos poderiam ter estes homens para tratar este levita desta
forma??
O que
ficou bem claro??
Ficou bem
claro haver uma animosidade contra tal homem desde o momento que ele
entrou na cidade. Esta atitude revelou que o fato dele não
sido recebido hospitaleiramente na cidade, era algo que tinha um
motivo.
Será
que este levita não estava tornando a terra culpada de
pecado?? Será que pelo fato dele ter perdoado sua esposa
adúltera e ter decidido ir buscá-la para levá-la
de volta para sua casa, estes homens viam alguma iniquidade em tal
levita??
Não
sabemos, não sabemos, não podemos afirmar
categoricamente. No entanto, esta reação
mostrou ser muito estranha, não é verdade??
Qual foi a
reação daquele que o hospedava??
(Juízes
19:23-24) 23 Em vista disso, o dono da casa saiu a
ter com eles e disse-lhes: “Não, meus irmãos, por
favor, não cometais nenhum mal, visto que este homem entrou na
minha casa. Não cometais esta ignominiosa insensatez. 24
Eis a minha filha virgem e a concubina dele. Por favor,
deixai-mas trazer para fora, e violentai-as e fazei com elas o que
for bom aos vossos olhos. Mas não deveis fazer a este homem
tal coisa ignominiosa, insensata.”
O que
notamos nesta reação do idoso hospitaleiro??
Ele
desejava proteger o seu hóspede de qualquer dano. Tratava-se
de uma atitude elogiável.
No
entanto, pudemos observar outra coisa em relação ao
valor que as mulheres tinham naquela época.
Percebemos
também que as mulheres eram consideradas como meros objetos de
compra e venda, possuindo assim um valor muito abaixo do valor dado
aos homens.
Para
livrar o hóspede de qualquer dano físico, este
hospitaleiro homem idoso passou a oferecer tanto a sua filha como a
esposa do levita no lugar deste.
Esta
situação deixou bem clara a diferença de valor
que o homem tinha em relação à mulher.
O que
passou a ocorrer depois disso??
(Juízes
19:25) 25 E os homens não quiseram
escutá-lo. Portanto, o homem agarrou a sua concubina e levou-a
para fora a eles; e eles começaram a ter relações
com ela e continuaram a abusar dela a noite inteira, até à
manhã, mandando-a depois embora quando subiu a alva.
O próprio
levita levou sua esposa e a entregou aos homens imprestáveis,
que passaram a abusar dela toda a noite.
O que
ocorreu depois disso??
(Juízes
19:26-28) 26 A mulher veio então por volta
do amanhecer e caiu à entrada da casa do homem onde se achava
seu amo — até a luz do dia. 27 Mais
tarde se levantou seu amo, de manhã, e abriu as portas da casa
e saiu para se pôr a caminho, e eis a mulher, sua concubina,
caída à entrada da casa com as suas mãos sobre o
limiar! 28 Disse-lhe, pois: “Levanta-te e
vamos.” Mas não houve quem respondesse. O homem a pôs
então sobre o jumento, e se levantou e foi para seu lugar.
A mulher
não resistiu a tamanha brutalidade e morreu.
O levita a
colocou sobre o jumento e encaminhou-se para o seu destino, isto é,
sua casa.
Chegando
em casa, será que o levita foi providenciar o enterro de sua
esposa??
(Juízes
19:29-30) 29
Entrou
então na sua casa e tomou o cutelo, e agarrou sua concubina e
cortou-a em doze pedaços, conforme os seus ossos, e enviou-a a
todo o território de Israel.
30
E
sucedeu que todo aquele que viu isso disse: “Nunca aconteceu
tal coisa nem se viu desde o dia em que os filhos de Israel subiram
da terra do Egito até o dia de hoje. Fixai nisso os vossos
corações, aconselhai-vos e falai.”
Aquele
homem que havia perdoado a sua esposa de adultério, estava
tomando uma atitude diferente em relação àquela
brutalidade a que foi submetida sua esposa, que veio a morrer em face
dela e a ação inamistosa contra ele por parte dos
homens de Gibeá.
Algo
monstruoso foi feito. O que será feito em relação
a isto?? Ficará impune tal monstruosidade?? O que será
feito em face desta ignominiosa insensatez?? Que espécie de
reação deveria haver?? Que reação houve??
(Juízes
20:1-2) 20
Por
conseguinte, todos os filhos de Israel saíram e a assembléia
congregou-se como um só homem a Jeová em Mispá,
desde Dã para baixo até Berseba, junto com a terra de
Gileade. 2
Assim,
os homens-chave de todo o povo e todas as tribos de Israel tomaram
sua posição na congregação do povo do
[verdadeiro] Deus, quatrocentos mil homens a pé, que puxavam
da espada.
Já
armados com suas espadas estes homens chegaram até a cidade de
Mispá para ouvir o relato deste terrível caso. Foram
convocados para tomarem uma decisão
sobre o que fazer em relação a este pecado hediondo.
(Juízes
20:3-7) 3
E
os filhos de Benjamim souberam que os filhos de Israel haviam subido
a Mispá. Os filhos de Israel disseram então: “Falai.
Como se deu esta coisa má?” 4
Nisso
o homem, o levita, esposo da mulher assassinada, respondeu e disse:
“Cheguei a Gibeá, que pertence a Benjamim, eu e minha
concubina, para pernoitar. 5
E
os proprietários de terras de Gibeá passaram a
levantar-se contra mim e a cercar a casa contra mim de noite. Era a
mim que tencionaram matar, mas foi a minha concubina que violentaram,
e ela por fim morreu. 6
Por
isso segurei a minha concubina e a cortei em pedaços, e
enviei-a a todo campo da herança de Israel, porque se haviam
empenhado em conduta desenfreada e em ignominiosa insensatez em
Israel. 7
Eis
todos vós, filhos de Israel, dai aqui vossa palavra e vosso
conselho.”
Jeová
era o Rei. Não deveria ser Ele a quem este levita devia
recorrer para ouvir a palavra e o conselho?? Certamente.
No
entanto, não foi isto o que ocorreu. O levita recorreu à
assembleia dos filhos de Israel.
Armando-se
com suas espadas, estes homens decidiram que esta ignominiosa
insensatez devia ser reparada através da punição
aos culpados. O que decidiram??
(Juízes
20:8-11) 8
Todo
o povo levantou-se, pois, como
um
só homem, dizendo: “Nenhum de nós irá para
a sua tenda, nem se retirará qualquer de nós para a sua
casa. 9
E
agora, esta é a coisa que faremos a Gibeá. Subamos por
sortes contra ela. 10
E
temos de tomar dez homens dentre cem de todas as tribos de Israel, e
cem dentre mil, e mil dentre dez mil, a fim de obterem provisões
para o povo, para que tomem ação, indo contra Gibeá
de Benjamim, em vista de toda a ignominiosa insensatez que fizeram em
Israel.” 11
Assim
se ajuntaram todos os homens de Israel contra a cidade, como um só
homem, como aliados.
Todas as
tribos dos filhos de Israel, exceto Benjamim, uniram-se contra aquilo
que aconteceu em Gibeá e exigindo
uma punição pelo erro. Fizerem um pacto de união
contra o mal. Só parariam depois que o mal fosse removido
do meio de Israel. Formaram uma aliança
contra o mal.
Depois de
decididos, o que fizeram os aliados??
(Juízes
20:12-13) 12
Concordemente,
as tribos de Israel enviaram homens a todos os membros da tribo de
Benjamim, dizendo: “Que coisa má é esta que se
deu entre vós? 13
E
agora, entregai os homens, os homens imprestáveis que há
em Gibeá, para os entregarmos à morte, e eliminemos de
Israel o mal.” E
os filhos de Benjamim não quiseram escutar a voz de seus
irmãos, os filhos de Israel.
Foi dado
um ultimato à tribo de Benjamim. “Entregai os homens que
fizeram tal iniquidade para que nós os matemos e assim
eliminemos o mal de Israel”.
Ultimato
– esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss):
ultimato
s.m.
(1834)
1
num
processo de negociação diplomática, exigência,
pedido ou proposta final cuja rejeição acarretará
o fim das conversações e o uso de uma ação
direta 2
na
guerra, comunicado enviado por um chefe militar ao inimigo exigindo
rendição imediata, sob ameaça de obtê-la
por meios mais violentos 3
p.ext.
declaração
final e irrevogável <diante
do u. da esposa, ele parou de beber, para que ela não o
deixasse>
4
jur
no
direito das sucessões, disposições que alguém
faz em vida, para serem respeitadas após a morte ¤
etim
lat.tar.
ultimatum,
der. de ultìmus,a,um
'o
mais afastado, o mais remoto, último'
Qual era o
objetivo?? Eliminar o mal de Israel através da morte
dos culpados.
O que
fazer com aquele culpado de um crime hediondo?? Que reação
tiveram estes homens??
A união
dos filhos de Israel decidiu pela exterminação dos
praticantes do crime hediondo.
O
mandamento “não matarás” estava sendo
questionado. Estava havendo uma circunstância
na qual tal mandamento poderia ser desobedecido.
Os de
Benjamim não aceitaram o ultimato. Estava declarada a guerra.
O que se faz em uma guerra?? Pratica-se o verbo “matar”.
Os onze
filhos de Israel decidiram que Jeová devia participar nesta
solução encontrada por eles para resolver este
problema. Os
onze filhos de Israel solicitaram que Jeová ficasse do lado
deles, abençoando os seus esforços militares de
eliminar o mal de Israel. Qual o motivo de desejarem
eliminar o mal de Israel?? Certamente visavam manter a santidade do
povo, pois desejavam eliminar o mal do meio do povo. Um povo santo
tem como objetivo manter-se sempre como um povo limpo. O que
ocorreu??
Se for
para manter a limpeza do povo em relação a um pecado
cometido, estais liberados para praticar o verbo “matar”.
(Juízes
20:14-21) 14 Então os filhos de Benjamim
foram ajuntar-se das cidades a Gibeá, para saírem a
batalhar contra os filhos de Israel. 15 De modo que
naquele dia foram arrolados os filhos de Benjamim dentre as cidades,
vinte e seis mil homens que puxavam da espada, além dos
habitantes de Gibeá, dos quais foram arrolados setecentos
homens seletos. 16 Entre todo este povo havia
setecentos homens seletos que eram canhotos. Cada um destes podia
atirar com a funda pedras num cabelo, e não errava. 17
E os homens de Israel foram recrutados separados de
Benjamim, quatrocentos mil homens que puxavam da espada. Cada um
destes era homem de guerra. 18 E passaram a
levantar-se e a subir a Betel, e a indagar de Deus. Então
disseram os filhos de Israel: “Quem de nós deve subir na
dianteira à batalha contra os filhos de Benjamim?” A
isso Jeová disse: “Judá na dianteira.” 19
Depois, os filhos de Israel se levantaram de manhã e
se acamparam contra Gibeá. 20 Os homens de
Israel saíram então à batalha contra Benjamim; e
os homens de Israel passaram a pôr-se em formação
de batalha contra eles em Gibeá. 21 Saíram,
pois, os filhos de Benjamim de Gibeá e causaram a ruína
a vinte e dois mil homens em Israel, derrubando-os por terra naquele
dia.
Vinte e
dois mil homens morreram do lado da Aliança. Será que
não havia nada de errado?? Jeová estava do lado destes
carrascos ou não estava?? Se eles
estavam fazendo a vontade de Jeová, isto é,
exterminando os praticantes de um crime hediondo, por que se permitia
que os culpados e os defensores dos culpados ainda matassem os
autênticos defensores da lei de
Jeová que estavam ali como meros “carrascos”??
Apenas os
culpados da ignominiosa insensatez é que deviam ser punidos,
não é verdade??
Se Jeová
quisesse que tais homens fossem punidos, não tomaria Ele a
iniciativa de punir tais homens e somente a tais homens?? Precisaria
Jeová que humanos se armassem com espadas para que o mal fosse
retirado do meio de Israel?? Será que estes homens que
formavam a “aliança”
sabiam quem eram os verdadeiros culpados daquela ignominiosa
insensatez?? Saberiam diferenciá-los entre os demais??
Afinal de
contas, toda a nação estava envolvida em uma guerra
e milhares de pessoas estavam morrendo. No entanto, os culpados
daquele pecado ainda estavam vivos. Quantos mais ainda precisariam
morrer?? Será que os aliados desistiram?? Seria esta a forma
como Jeová eliminaria o mal do meio de Israel?? A sabedoria se
prova verdadeira através dos frutos produzidos por ela, não
é verdade??
(Juízes
20:22-25) 22
No
entanto, o povo, os homens de Israel, mostraram-se
corajosos e
foram novamente pôr-se em formação de batalha no
lugar em que se puseram em formação de batalha no
primeiro dia. 23
Os
filhos de Israel subiram então e choraram perante Jeová
até à noitinha e indagaram de Jeová, dizendo:
“Devo novamente chegar-me à batalha contra os filhos de
Benjamim, meu irmão?” A isso Jeová disse: “Subi
contra ele.” 24
Portanto,
os filhos de Israel chegaram-se aos filhos de Benjamim no segundo
dia. 25
Benjamim,
por sua vez, saiu de Gibeá ao encontro deles, no segundo dia,
e causou a ruína a mais dezoito mil homens dentre os filhos de
Israel, derrubando-os por terra, todos estes sendo dos que puxavam da
espada.
Mais
dezoito mil homens pertencentes à Aliança morreram.
Será que não havia nada de errado?? Os culpados da
ignominiosa insensatez ainda estavam vivos. Não deveriam ser
apenas os culpados que deveriam morrer??
Será
que os aliados desistiram de praticar o verbo “matar”??
Existia um mandamento simples e direto que dizia: “Não
deves matar”. Será que estes homens viam alguma
obrigatoriedade de cumprirem este mandamento?? Ou será que
eles se achavam liberados do cumprimento deste mandamento?? Suas
ações respondem de modo bem claro.
Depois de
todo o acontecido até então, o que estes homens
decidiram fazer??
(Juízes
20:26-47) 26 Em
vista disso, todos os filhos de Israel, sim, todo o povo, subiram e
vieram a Betel, e choraram e se sentaram ali perante Jeová, e
jejuaram naquele dia até à noitinha, e fizeram ofertas
queimadas e ofertas de participação em comum perante
Jeová. 27 Após
isso, os filhos de Israel indagaram de Jeová, pois era ali que
se achava a arca do pacto do [verdadeiro] Deus naqueles dias. 28 Ora,
Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, estava de pé
diante dela naqueles dias, dizendo: “Devo ainda sair à
batalha contra os filhos de Benjamim, meu irmão, ou devo
desistir?” A isso Jeová disse: “Subi, porque
amanhã o entregarei na tua mão.” 29 Então
Israel pôs homens de emboscada contra Gibeá, em todo o
redor. 30 E
os filhos de Israel passaram a subir contra os filhos de Benjamim no
terceiro dia e a pôr-se em formação de batalha
contra Gibeá, assim como das outras vezes. 31 Quando
os filhos de Benjamim saíram ao encontro do povo, foram
afastados da cidade. Então, assim como das outras vezes,
principiaram a golpear alguns do povo, ferindo-os mortalmente, nas
estradas principais, uma das quais sobe a Betel e a outra a Gibeá,
no campo, cerca de trinta homens em Israel. 32 De
modo que os filhos de Benjamim começaram a dizer: “Estão
sendo derrotados diante de nós como no princípio.”
Quanto aos filhos de Israel, disseram: “Fujamos, e havemos de
afastá-los da cidade para as estradas principais.” 33 E
todos os homens de Israel se levantaram dos seus lugares e foram
pôr-se em formação em Baal-Tamar, enquanto os de
Israel na emboscada lançaram um ataque dos seus lugares na
vizinhança de Gibeá. 34 Assim,
dez mil homens seletos de todo o Israel chegaram diante de Gibeá
e a luta foi intensa; e os benjamitas não sabiam que os
aguardava uma calamidade. 35 E
Jeová passou a derrotar Benjamim diante de Israel, de modo
que, naquele dia, os filhos de Israel causaram a ruína a vinte
e cinco mil e cem homens em Benjamim, todos estes sendo dos que
puxavam da espada. 36 No
entanto, os filhos de Benjamim imaginavam que os homens de Israel
enfrentavam a derrota, quando cediam diante de Benjamim por confiarem
na emboscada que tinham posto contra Gibeá. 37 Quanto
aos da emboscada, agiram rapidamente e investiram contra Gibeá.
Os da emboscada se espalharam então e golpearam toda a cidade
com o fio da espada. 38 Ora,
os homens de Israel tinham combinado com [os da] emboscada para
fazerem subir um sinal de fumaça da cidade. 39 Quando
os filhos de Israel se voltaram na batalha, Benjamim principiou a
golpear cerca de trinta homens dentre os filhos de Israel, ferindo-os
mortalmente, pois disseram: “Sem dúvida, não
estão senão sofrendo derrota diante de nós, como
na primeira batalha.” 40 E
o sinal principiou a subir da cidade numa coluna de fumaça.
Portanto, virando Benjamim a face para trás, eis que a cidade
inteira subia [em fumo] para o céu. 41 E
os filhos de Israel deram meia-volta e os homens de Benjamim ficaram
perturbados, pois viam que os atingira a calamidade. 42 Por
isso se viraram diante dos homens de Israel para o ermo e a batalha
seguia-os de perto, enquanto os homens saindo das cidades lhes
causavam a ruína, derrubando-os no seu meio. 43 Cercaram
a Benjamim. Perseguiram-no sem lhe deixar lugar de descanso.
Pisaram-no logo defronte de Gibeá em direção ao
nascente do sol. 44 Finalmente,
caíram dezoito mil homens de Benjamim, todos estes sendo
homens valentes. 45 Viraram-se,
pois, e foram fugir para o ermo, para o rochedo de Rimom. E fizeram
uma rebusca de cinco mil homens deles nas estradas principais, e
seguiam-nos de perto até Gidom e assim mataram a golpes mais
dois mil homens deles. 46 E
todos os de Benjamim que caíram naquele dia somaram por fim
vinte e cinco mil homens que puxavam da espada,
todos estes sendo homens valentes. 47
Seiscentos
homens, porém, viraram-se e puseram-se em fuga para o ermo,
para o rochedo de Rimom, e ficaram morando no rochedo de Rimom por
quatro meses.
Mais vinte
e cinco mil pessoas foram mortas por espadas, agora benjamitas. Será
que não havia nada de errado?? Será que os culpados da
ignominiosa insensatez ainda estavam vivos?? Quem poderia
identificá-los?? Será que os culpados não seriam
estes únicos seiscentos homens sobreviventes?? Não
seriam todos estes únicos sobreviventes aqueles naturais de
Gibeá?? Isto seria algo engraçado e extremamente
embaraçoso, não seria??
Humanos
afirmaram que Jeová estava participando desta batalha. Afirmam
que Jeová derrotou Benjamim usando os exércitos armados
da “Aliança”. Neste caso, Jeová estava
usando a espada da “Aliança” para limpar a terra
dos culpados de um crime hediondo.
- E Jeová passou a derrotar Benjamim diante de Israel,
Estariam
certos os humanos que fizeram tal afirmação??
O que
fariam agora os aliados?? Matariam os únicos sobreviventes
para assegurar que os culpados da ignominiosa insensatez pagariam
pela ignominiosa insensatez??
Que mais
fizeram os aliados??
(Juízes
20:48) 48
E
os homens de Israel se voltaram contra os filhos de Benjamim e
foram golpear os da cidade com o fio da espada, [desde] os homens até
o animal doméstico, todos os que acharam.
Também
todas as cidades que acharam entregaram ao fogo.
Eles
mataram homens, mulheres, crianças, animais domésticos
e tudo o que acharam. Queimaram as cidades. O que estavam fazendo??
Estavam matando mulheres e crianças?? Estavam motivados pelo
ódio, não estavam??
Estava a
“Aliança” satisfazendo a vontade de Jeová
para a solução deste caso?? Se Jeová fosse
convocado para resolver tal situação, o que Ele faria??
Se
Jesus fosse convocado para solucionar tal caso, o que ele faria??
A
“Aliança” estava removendo o mal de Israel, não
estava?? O desejo era este, não era??
Faltavam
apenas seiscentos homens para que o mal fosse plenamente removido.
O que
fazer??
O mal
tinha de ser totalmente removido da terra, não tinha?? Se o
mal não fosse removido, a terra ficaria poluída, não
ficaria??
O que
fizeram os aliados??
(Juízes
21:1-4) 21
Ora,
os homens de Israel haviam jurado em Mispá, dizendo: “Nenhum
homem nosso dará a sua filha a Benjamim por esposa.” 2
Por
conseguinte, o povo veio a Betel, e eles ficaram sentados ali diante
do [verdadeiro] Deus até à noitinha, e continuaram a
levantar a sua voz e a entregar-se a muito choro. 3
E
diziam: “Ó
Jeová, Deus de Israel, por que aconteceu isso em Israel,
que
uma tribo esteja hoje faltando a Israel?” 4
E
sucedeu, no dia seguinte, que o povo passou a subir cedo e a
construir ali um altar, e passaram a oferecer ofertas queimadas e
ofertas de participação em comum.
Pergunta
estranha esta que fizeram, não é mesmo??
Ó
Jeová, por que aconteceu isto em Israel??
Não
estavam decididos a remover o mal do meio de Israel??
Ora,
aconteceu uma ignominiosa insensatez, não aconteceu??
O mal
tinha de ser removido, não tinha??
Eles
estavam praticando a ação de remover o mal do meio de
Israel, não estavam??
Almejavam
a santidade, não almejavam??
Estavam
satisfazendo suas vontades, não estavam??
Estavam
prestes a exterminar a tribo de Benjamim, não estavam??
Ora, já
haviam exterminado todas as mulheres e crianças de Benjamim,
não haviam??
Só
restavam aqueles seiscentos homens, não é verdade??
Agora
estavam se entregando ao choro??
O que
decidiram fazer?? Construir um altar e oferecer ofertas queimadas e
ofertas de participação em comum.
Depois do
choro e das ofertas queimadas, o que os aliados decidiram fazer??
(Juízes
21:5-12) 5 Então disseram os filhos de
Israel: “Quem dentre todas as tribos de Israel não subiu
na congregação a Jeová, pois há um grande
juramento referente àquele que não subisse a Jeová
em Mispá, dizendo: ‘Seja sem falta entregue à
morte.’” 6 E os filhos de Israel
começaram a sentir-se pesarosos por causa de Benjamim, seu
irmão. Por isso disseram: “Hoje foi cortada uma tribo de
Israel. 7 Que devemos fazer quanto a esposas para
os que sobraram, visto que nós mesmos temos jurado por Jeová
não lhes dar nenhumas das nossas filhas por esposas?” 8
E prosseguiram, dizendo: “Qual das tribos de Israel
não subiu a Jeová em Mispá?” E eis que
ninguém de Jabes-Gileade viera ao acampamento, à
congregação. 9 Quando se contou o
povo, ora, eis que não havia ali nenhum homem dos habitantes
de Jabes-Gileade. 10 Portanto,
a assembléia passou a enviar para lá doze mil dos
homens mais valentes e a ordenar-lhes, dizendo: “Ide, e tendes
de golpear os habitantes de Jabes-Gileade com o fio da espada, até
mesmo as mulheres e os pequeninos. 11 E
esta é a coisa que deveis fazer: Todo macho e toda mulher que
já teve a experiência de se deitar com um macho deveis
devotar à destruição.” 12 No
entanto, acharam dentre os habitantes de Jabes-Gileade quatrocentas
moças, virgens, que nunca tiveram relações com
algum homem, deitando-se com um macho. Trouxeram-nas, pois, ao
acampamento em Silo, que se acha na terra de Canaã.
Decidiram
matar mais gente?? Ora, a “Aliança” decidiu matar
mais humanos com suas espadas?? O que estes homens haviam feito?? De
novo estavam covardemente matando idosos, crianças e mulheres,
passando-os ao fio da espada??
Sim.
Agora, os “aliados” externaram o seu ódio contra
aqueles únicos que decidiram não participar naquela
aliança contra Benjamim. Seria uma falta de lealdade a Jeová
ou seria uma falta de lealdade para com a “aliança dos
justiceiros”??
Ora, não
estavam pesarosos pelo que tinham feito contra Benjamim??
Agora
decidem exterminar mais outra cidade, só porque não
haviam sido cúmplices da decisão de matar Benjamim,
removendo assim o mal do meio de Israel?? Uma incrível e
grandiosa incoerência.
Do ponto
de vista de Jeová, estes homens de Jabes-Gileade estavam
fazendo a coisa certa ou a coisa errada??
Pobres
homens, mulheres e crianças de Jabes-Gileade. Foram todos
mortos. Foram todos massacrados. Uma verdadeira carnificina ocorreu
em Jabes-Gileade. Deixaram sobrar apenas quatrocentas virgens que
seriam doadas para os que sobraram de Benjamim.
Que
exemplo em relação a esta ação havia dado
Moisés??
(Números
31:13-18) 13 Então
Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os maiorais da
assembléia saíram-lhes ao encontro fora do acampamento.
14 E
Moisés ficou indignado com os homens designados das forças
combatentes, os chefes dos milhares e os chefes das centenas, que
retornavam da expedição militar. 15
De
modo que Moisés lhes disse: “Preservastes viva a toda a
fêmea? 16 Eis
que estas são as que pela palavra de Balaão serviram
para induzir os filhos de Israel a cometerem infidelidade para com
Jeová na questão de Peor, de modo que veio o flagelo
sobre a assembléia de Jeová. 17
E
agora, matai a todo o macho dentre os pequeninos e matai a toda a
mulher que tiver tido relações com um homem por se
deitar com um macho. 18 E
preservai vivas para vós a todas as pequeninas dentre as
mulheres, que não tiverem conhecido o ato de se deitar com um
macho.
Esta
verdadeira carnificina acontecida em Jabes-Gileade seguia o modelo
praticado por Moisés no caso dos midianitas.
Eram
seiscentos homens sobreviventes de Benjamim. Quatrocentos receberam
mulheres, virgens de Jabes-Gileade, mas ainda faltavam duzentos
homens sem esposas, afinal de contas, eles haviam massacrado as
mulheres e as crianças de Benjamim, ou seja, todas elas.
O que a
“aliança” decidiu fazer??
(Juízes
21:13-18) 13 E toda a assembléia mandou
então falar aos filhos de Benjamim que estavam no rochedo de
Rimom e oferecer-lhes paz. 14 Concordemente,
Benjamim voltou naquele tempo. Deram-lhes então as mulheres
que preservaram vivas dentre as mulheres de Jabes-Gileade; mas não
acharam bastante para eles. 15 E o povo sentiu-se
pesaroso por causa de Benjamim, porque Jeová havia feito uma
brecha entre as tribos de Israel. 16 Por isso
disseram os anciãos da assembléia: “Que faremos
quanto a esposas para os homens que sobraram, visto que as mulheres
de Benjamim foram aniquiladas?” 17 Então
disseram: “Deve haver uma posse para os que escaparam de
Benjamim, a fim de que não se extinga de Israel uma tribo. 18
Quanto a nós, não se nos permite dar-lhes
esposas dentre as nossas filhas, visto
que os filhos de Israel juraram, dizendo: ‘Maldito aquele que
der uma esposa a Benjamim.’”
Quem foi
acusado de praticar tal coisa hedionda em Israel??
- porque Jeová havia feito uma brecha entre as tribos de Israel.
Foi Jeová
quem fez esta suposta brecha entre as tribos de Israel?? Foi Jeová
quem mandou estes homens armarem-se de espadas e matarem outros
humanos?? Armando-se de ódio e ressentimento, ainda juraram
não dar suas filhas para os de Benjamim.
Puxa vida
Pai YHWH, olha só o que o Senhor fez em Israel......
O Senhor
abriu uma brecha em Israel...
Isso é
uma coisa muito má, Papai YHWH..
Que coisa,
hein??
Depois
de tudo isto, Jeová é que era o culpado??
Jeová
foi acusado de fazer tal coisa?? Sim, Jeová foi o acusado.
Ofereceram
paz aos que sobraram dos de Benjamim e estavam preocupados em como
providenciar novas esposas para aqueles duzentos que ainda estava sem
esposas. Por que aqueles homens estavam sem esposas?? Porque a
“aliança” havia matado todas as mulheres de
Benjamim.
O que
fazer em favor destes duzentos de Benjamim??
(Juízes
21:19-23) 19 Por fim disseram: “Eis que há
de ano em ano uma festividade de Jeová em Silo, que se acha ao
norte de Betel, para o leste da estrada principal que sobe de Betel a
Siquém, e para o sul de Lebona.” 20 Ordenaram
assim aos filhos de Benjamim, dizendo: “Ide, e tendes de ficar
de emboscada nos vinhedos. 21 E tendes de olhar, e
eis aí, saindo as filhas de Silo para dançar em rodas,
então tendes de sair dos vinhedos e tendes de arrebatar para
vós, cada um a sua esposa dentre as filhas de Silo e tendes de
ir para a terra de Benjamim. 22 E tem de dar-se
que, se vierem seus pais ou seus irmãos para pleitearem uma
causa contra nós, então havemos de dizer-lhes:
‘Fazei-nos um favor por sua causa, pois não tomamos para
cada um a sua esposa por meio de guerra, visto que não fostes
vós que [as] destes a eles num tempo em que vos tornaríeis
culpados.’” 23 Portanto, os filhos de
Benjamim fizeram assim, e passaram a levar esposas para o seu número
dentre as mulheres que dançavam em roda, as quais arrebataram;
depois foram embora e voltaram à sua herança, e
construíram as cidades e passaram a morar nelas.
Através
de um artifício eles quebraram a própria promessa que
haviam feito contra Benjamim e os permitiram raptar
mulheres para serem suas esposas. Estavam sendo autorizados a
praticarem o crime de raptar pessoas??
Mulheres
sendo desrespeitadas do seu livre-arbítrio??
Será
que estavam reparando aquilo que Jeová havia feito??
Será
que a “aliança” estava satisfeita??
(Juízes
21:24) 24 E naquele tempo os filhos de Israel
começaram a dispersar-se dali, cada um para a sua própria
tribo e para a sua própria família; e foram embora
dali, cada um para a sua própria herança.
Bem, a
“aliança” foi assim desfeita e cada qual foi para
a sua casa.
Qual foi
mesmo o motivo de tudo isto ter acontecido??
O levita
decidiu que tinha de haver alguma punição para aquele
terrível mal que tinha acontecido contra ele, que culminou a
forma vil que sua esposa havia sido tratada, morrendo em face deste
tratamento hediondo.
Muitas
vidas foram sacrificadas neste objetivo de remover o mal do meio de
Israel. Com este objetivo em mente, o que fizeram estes homens??
Praticaram maldade em cima de maldade. Foram crimes hediondos atrás
de crimes hediondos. Depois de tanta maldade praticada, será
que estes homens pelo menos conseguiram eliminar o mal de Israel??
Que dois
mandamentos haviam sido dados pelo rei deste reino de sacerdotes e
retransmitidos por Moisés, que deveriam ser usados no dia a
dia por este levita e por todo povo??
(Levítico
19:17) 17
“‘Não
deves odiar teu irmão no teu coração.
Decerto
deves repreender o teu colega, para que não leves o pecado
junto com ele.
Não
odeie o teu irmão. Não deixe de repreender o teu irmão.
(Levítico
19:18) 18
“‘Não
deves tomar vingança nem ter ressentimento contra os filhos do
teu povo;
e tens de amar o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Jeová.
Não
se vingue do teu irmão e não guarde ressentimento do
que ele fizer contra você.
Segundo a
casa de Israel, eles não tinham rei nesta ocasião.
Segundo a casa de Israel, nesta ocasião eles faziam o que era
direito aos seus próprios olhos.
(Juízes
21:25) 25 Naqueles dias não havia rei em
Israel. Cada um costumava fazer o que era direito aos seus próprios
olhos.
E
quanto aos mandamentos dados por Jeová, para que serviam??
Séculos
depois, o que falou Jeová sobre este incidente de Gibeá??
(Oséias
10:9-10) 9 “Pois
pecaste desde os dias de Gibeá, ó Israel.
Ali ficaram parados.
Em Gibeá não chegou a alcançá-los a
guerra contra os filhos da injustiça. 10
Quando
for meu almejo, também os disciplinarei. E contra eles hão
de ajuntar-se povos quando forem atrelados aos seus dois erros.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Oséias
10:9-10) 9 Desde os dias de Gibeá tens pecado, ó
Israel; ali pararam, para que a batalha contra os filhos da
iniqüidade não os alcançasse em Gibeá. 10
Quando eu quiser, castigá-los-ei; os povos se congregarão
contra eles, quando forem atados às suas duas transgressões.
Assim
verte a Tradução Almeida:
(Oséias
10:9-10) 9 Desde os dias de Gibeá tens pecado, ó
Israel; ali permaneceram; a peleja contra os filhos da iniqüidade
não os alcançará em Gibeá. 10
Quando eu quiser, castigá-los-ei; e os povos se congregarão
contra eles, quando forem castigados pela sua dupla transgressão.
O
Pai considerou as ações ocorridas em Gibeá como
pecados, e não poderia ser diferente. “Os povos também
farão uma Aliança contra eles”, previu Jeová.
O que foi
observado em Gibeá??
Houve uma
vítima. Esta vítima passou a queixar-se com um grupo de
humanos. Os ouvintes formaram uma “aliança”,
tomaram partido da vítima e decidiram punir os agressores. Por
outro lado, os agressores receberam a proteção de outro
grupo. A “aliança” dos justiceiros decidiu punir
os culpados da ignominiosa insensatez praticada em Israel. Da
resistência produziu-se uma guerra da qual morreram muitas
pessoas dos dois lados do confronto armado. Também foram
assassinados muitos idosos, muitas crianças e muitas mulheres
que não participavam dos confrontos armados. Muitos animais
domésticos também foram mortos. Ademais a “aliança”
decidiu matar àqueles que se negaram a participar da aliança.
Sendo
assim, o que foi observado ao final?? Milhares de pessoas mortas por
causa de uma vítima que não perdoou os seus agressores.
Qual foi a primeira informação de YHWH sobre a vingança??
(Gênesis 4:13-15) 13 Disse Caim a Jeová: A minha punição é maior do que a que se pode suportar. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença serei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra: todo o que me encontrar matar-me-á. 15 Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá a vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.
A
sabedoria é provada justa através dos frutos produzidos
por ela. Que mandamentos foram seguidos pela “aliança
dos justiceiros”?? Que frutos foram produzidos??
Percebemos
que os mandamentos seguidos pela “aliança” eram
mandamentos devidamente registrados nas “Escrituras”,
dados por Moisés. Trava-se de soluções a serem
dadas aos problemas de relacionamento humano. A “aliança”
colocou em prática os mandamentos dados por Moisés.
Tratava-se de reações humanas quando submetidos a uma
determinada circunstância.
Esta
luta poderia produzir o extermínio de todo o Israel, não
poderia?? Sim, poderia.
Os
mandamentos do Pai definem que determinadas ações são
pecados.
Será
que de acordo com as circunstâncias aquilo que é
definido como pecado deixa de ser pecado??
Será
que são as circunstâncias que definem se certas reações
são ou não pecado??
São
os frutos que definirão se certo
mandamento é sábio ou tolo.
Quem não perdoar o "agressor" e se tornar um carrasco deste agressor, sobre ele cairá a vingança sete vezes mais.............. Por isso quem matar a Caim (o agressor), sobre ele cairá a vingança sete vezes mais.
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Notou o que aconteceu em Gibeá?? Notou até onde foram aqueles humanos atrás de uma vingança, notou o que fizeram?? Notou o que se tornaram??
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Notou o que aconteceu em Gibeá?? Notou até onde foram aqueles humanos atrás de uma vingança, notou o que fizeram?? Notou o que se tornaram??
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