REJEITAR OUVIR, QUÃO SÁBIO É?? O que o histórico humano tem revelado??
Jesus
veio à terra para estabelecer a diferença entre certo e
errado, bem e mal, pecado e não pecado, verdade e mentira.
Jesus tinha informações para repassar para o humano.
- Quando é que o humano rejeita ouvir?
- Como o humano rejeita ouvir??
- Por que o humano rejeita ouvir??
Você
já se sentou com uma criança para falar com ela sobre
um assunto que ela gosta muito?? Como foi a reação
dela?? Ela demonstrou um total interesse não foi?? Ela
participou espontaneamente do diálogo, não foi?? Na
hora do encerramento, não revelou ela querer continuar o
diálogo durante mais tempo?? É verdade. Ela insistia
alegremente nisto.
No
entanto, se sentarmos com uma criança para falar com ela um
assunto que ela não gosta de ouvir, como por exemplo, um erro
cometido por ela, a reação é bem diferente.
Ela
revela um desinteresse no diálogo, não é
verdade?? Ela não encara àquele que lhe fala, ela
desvia a sua atenção para o que está ocorrendo
em volta, procurando não ouvir o que está sendo falado.
A criança buscará e certamente achará um bom
motivo para fugir daquele diálogo. Ela não se concentra
naquilo que está sendo falado. Ela busca até mesmo
mudar de assunto.
Ora,
embora o assunto seja muito importante para o pai, para a criança
aquele assunto não tem nenhuma importância.
Percebemos
assim que existe uma grande diferença de percepção.
Na análise da criança aquele assunto falado pelo pai
não tem a menor importância.
PERCEPÇÃO
– Esta é a definição dada por certo
dicionário (Houaiss): ato de perceber
percepção
Datação:
1635-1688
n
substantivo
feminino
ato
ou efeito de perceber
1
faculdade
de apreender por meio dos sentidos ou da mente
Exs.:
p.
da temperatura
p.
da dor
na
senilidade, perde-se a p.
2
Uso:
formal.
consciência
(de alguma coisa ou pessoa), impressão ou intuição,
esp. moral
Ex.:
ensinar
a p. do bem e do mal
PERCEBER
– Esta é a definição dada por certo
dicionário (Houaiss):
perceber
Datação:
sXIII
n
verbo
transitivo
direto
1
tomar
consciência de, por meio dos sentidos
Exs.:
percebe
ao longe o som dos sinos
percebeu,
pelo cheiro, que havia fumaça no quarto
transitivo
direto
2
captar
com a inteligência; compreender
Ex.:
não
percebeu o significado da mensagem
transitivo
direto
3
notar,
conhecer por intuição ou perspicácia
Ex.:
percebia
que a esposa não estava satisfeita a seu lado
transitivo
direto
4
receber
(salário, rendimentos etc.)
Uma
pessoa pode
rejeitar ouvir
alguém?? Sim,
ela pode.
Uma
pessoa pode
rejeitar ouvir
o Pai
Celestial?? Sim,
pode. Além
do mais,
o Pai
Celestial respeita
o livre-arbítrio
de cada
humano.
Por
que uma pessoa
rejeita ouvir??
Quando é
que uma
pessoa não
quer ouvir??
Quais são
as circunstâncias
em que
uma pessoa
não quer
ouvir??
Que
importância tem
o ouvir???
Quando é
que você
se beneficia
por ouvir??
Quando é
que você
se prejudica
por ouvir??
Havendo um
motivo válido,
você deve
impedir alguém
de falar??
Havendo um
motivo válido,
você deve
impedir alguém
de ouvir
outra pessoa
falar??
Quando
uma pessoa
fala o
que é
prejudicial, como
por exemplo,
por instigar
outra pessoa
para praticar
um crime
ou outra
violência qualquer,
deve ela
ser impedida
de falar??
Quando
uma pessoa
vai falar
uma mentira,
mentira esta
que irá
prejudicar outras
pessoas que
amamos, devemos
tomar a
iniciativa em
impedir que
tal pessoa
fale a
mentira?? Objetivando proteger as
possíveis vítimas, devemos tomar a iniciativa de
impedir que
alguém fale algo prejudicial?? Deve-se praticar a ação
de impedir??
IMPEDIR
– Esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss): opor-se a, não
consentir, proibir...
impedir
Datação:
sXIV
n
verbo
transitivo
direto
1
prender
pelos pés, pear
transitivo
direto e bitransitivo
2
dificultar
a ação, tornar impraticável; estorvar
Exs.:
tentaram
i. a assinatura do contrato
o
calor impedia-a de dormir
transitivo
direto
3
dificultar
o curso de; interromper, obstruir
Ex.:
uma
árvore impedia o caminho
transitivo
direto e bitransitivo
4
opor-se
a, não consentir; proibir
Exs.:
o
pai quis i. o casamento
o
que a impede de falar?
PROIBIR
– Esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss): não permitir....
proibir
Datação:
1582
Ortoépia:
o-i
n
verbo
transitivo
direto e bitransitivo
1
ordenar
que não se faça (algo); não permitir; impedir,
obstar, desautorizar
Exs.:
o
governo proibiu a passeata
p.
a entrada
proibiu-me
de fumar
transitivo
direto
2
tornar
ilegal (uma coisa ou uma prática); interditar, banir, vedar
Ex.:
p.
a venda de lança-perfumes
Dependendo
do motivo válido apresentado, deve alguém ser proibido
ou impedido de falar??
Para
obtermos
a
resposta
correta
para
estas
perguntas,
observemos
como
o
Professor
Jeová
agiu
em
tais
circunstâncias.
No
caso
Eva,
Jeová
não
impediu
que
Eva
ouvisse
aquela
nova
informação,
não
é
verdade??
Não
Ele
não
impediu.
Não podemos esquecer que o Pai Celestial ama Eva muito mais do
que qualquer humano.
Impedir
é uma ação tirânica; impedir afronta o
livre-arbítrio.
Existe
diferença
entre
ouvir
e
escutar??
OUVIR
– Esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss): perceber
que foi falado alguma coisa
ouvir
Datação:
sXIII
verbo
transitivo
direto
1
perceber
(som,
palavra)
pelo
sentido
da
audição;
escutar
Exs.:
o.
música
ouviu
o
que
ele
disse?
transitivo
direto
2
dar
atenção
a;
atender,
escutar
Ex.:
ouviu
os
rogos
do
povo
transitivo
direto
3
levar
em
conta;
considerar
Ex.:
ouça
bem
o
que
ele
tem
a
dizer
transitivo
direto
4
obedecer
a,
observar
conselhos
de
Ex.:
o.
os
mestres
e
aprender
com
eles
intransitivo
5
ter
o
sentido
da
audição
Ex.:
deixou
de
o.
depois
dos
setenta
transitivo
direto
6
tomar
o
depoimento
de;
inquirir
Ex.:
o
juiz
ouviu
as
testemunhas
intransitivo
7
receber
reprimenda,
sofrer
censura
Ex.:
se
ela
não
obedecer
à
mãe,
vai
ouvir
ESCUTAR
– Esta é
a definição
dada por
certo dicionário
(Houaiss): estar
consciente do que está ouvindo; ficar atento para ouvir
escutar
Datação:
sXIII
verbo
transitivo
direto
1
estar
consciente
do
que
está
ouvindo
Exs.:
conversando
na
praia,
ouvia
o
mar,
mas
não
o
escutava
escutava
os
cães
a
distância
transitivo
direto
2
ficar
atento
para
ouvir;
dar
atenção
a
Ex.:
escutava
com
paciência
aquelas
queixas
transitivo
direto
e
intransitivo
3
esforçar-se
para
ouvir
com
clareza
Exs.:
em
pleno
bombardeio,
procurava
e.
os
rogos
da
menina
o
espião
observava
e
escutava
transitivo
direto
4
levar
em
consideração
os
conselhos
de
Ex.:
cresceu,
deixou
de
e.
os
pais
transitivo
direto
5
procurar
ouvir
(algo)
de
maneira
clandestina;
espionar
Ex.:
ganhava
para
e.
as
conversas
dos
militares
transitivo
direto
6
Uso:
informal.
auscultar
Ex.:
o
médico
costumava
e.
seu
coração
pronominal
7
dar
atenção
às
próprias
palavras;
seguir
as
próprias
opiniões
Ex.:
escutava-se
a
si
mesmo
antes
de
resolver
qualquer
coisa
Percebemos
que ouvir
é diferente
de escutar.
Enquanto ouvir
é simplesmente
perceber o
som produzido
por pessoas,
animais, elementos
da natureza,
etc., escutar
é estar
consciente do
que se
está ouvindo,
dar atenção
ao que
foi falado,
procurar entender
o que
foi falado
e levar
em consideração
o que
foi falado,
estando sempre relembrando aquilo que foi falado. Concluímos
assim que
o ouvir
depende apenas
dos ouvidos,
enquanto que
escutar depende
da mente
daquele que ouve.
Enquanto
“o ouvir”
independe da
vontade do
ouvinte, “o
escutar” sempre
depende da
vontade do
ouvinte. Ele
decide escutar
ou não
escutar.
A
informação se
mostrará atraente
ou não
para aquele
que a
ouve.
Em
uma determinada
ocasião, esta
foi a
informação dada
por Jeová
para seu
mensageiro Ezequiel:
Eles vão
te ouvir,
mas, não
vão te
escutar. (Ezequiel
33:30-32)
30
“E
quanto
a
ti,
ó
filho
do
homem,
os
filhos
do
teu
povo
estão
falando
uns
aos
outros
a
teu
respeito
junto
às
paredes
e
nas
entradas
das
casas,
e
um
falou
ao
outro,
cada
um
ao
seu
irmão,
dizendo:
‘Vinde,
por
favor,
e
ouçamos
qual
é
a
palavra
procedente
de
Jeová.’
31
E
eles
entrarão
[chegando]
a
ti,
como
a
entrada
do
povo,
e
se
assentarão
diante
de
ti
como
o
meu
povo;
e
certamente
ouvirão
as
tuas
palavras,
mas
não
as
porão
em
prática,
porque
com
a
sua
boca
expressam
desejos
sensuais
[e]
seu
coração
vai
atrás
de
seu
lucro
injusto.
32
E
eis
que
tu
és
para
eles
como
uma
canção
de
amores
sensuais,
como
alguém
com
voz
bonita
e
que
toca
bem
um
instrumento
de
cordas.
E
certamente
ouvirão
as
tuas
palavras,
mas
não
há
quem
as
ponha
em
prática.
Assim
verte a
Tradução
Brasileira: (Ezequiel
33:30-32) 30 Quanto a ti, filho do
homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e
nas portas das casas, e dizem uns para os outros: Vinde, rogo-vos, e
ouvi qual seja a palavra que procede de Jeová. 31
Eles vêm ter contigo como se ajunta o povo, e se assentam
diante de ti como o meu povo, e
ouvem
as
tuas
palavras,
porém
não
as
põem
por
obra;
pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração
segue a sua ganância. 32
Eis que tu és para eles como uma canção mui
linda do que tem uma voz agradável; porque
eles
ouvem
as
tuas
palavras,
porém
não
as
põem
por
obra.
Percebemos
também que o escutar também está diretamente
ligado ao coração. Como
assim??
Obviamente,
passamos a
dar atenção
àquilo que
nos agrada.
Despertará a
nossa atenção
aquele assunto
do qual
nós gostamos
de falar,
pois se
trata de uma
coisa que
gostamos de
fazer ou
que temos
muita vontade
de fazer,
logo, mantemos
a atenção
fixa naquilo
que está
sendo falado.
Passamos a
sentir alegria
no ouvir.
Trata-se de
algo agradável.
Uma criança gosta muito de falar sobre brincadeiras, diversões
e todas as demais coisas que fazem parte do seu amado e desejado
“mundo infantil”.
Sendo
o oposto,
ou seja,
tratando-se de
um assunto
do qual
não gostamos
de falar,
por ser
algo que
não gostamos
de fazer,
certamente desviaremos
a nossa
atenção. A criança
logo fica com sono. Não há
alegria em
ouvir. Trata-se
de algo
desagradável.
- E quando alguém se atreve a falar contra aquilo que amamos muito, como nos sentimos??
- E quando alguém se atreve a falar contra algo que gostamos muito de fazer, como nos sentimos??
- E quando alguém se atreve a falar contra alguém que amamos muito e que admiramos muito, como nos sentimos??
- Quando alguém rico é convidado a falar sobre vender todas as suas coisas e dar aos pobres, como ele se sente??
- Quando alguém rico é convidado a falar em como manter e aumentar a sua riqueza, como ele se sente??
- Quando um justiceiro é convidado a perdoar todas as ofensas contra ele, como ele se sente??
- Quando um perdoador é convidado a retribuir ao ofensor aquilo que tal ofensor merece, como ele se sente??
Vamos
ver um exemplo de reação humana quando alguém
lhes falou algo que eles não gostaram de ouvir. Note que estes
homens estavam dentro da sinagoga estudando as “escrituras”.
(Lucas
4:24-30) 24
Mas
ele disse: “Deveras, eu vos digo que nenhum profeta é
aceito no seu próprio território. 25
Por
exemplo, em verdade vos digo: Havia muitas viúvas em Israel
nos dias de Elias, quando o céu ficou fechado por três
anos e seis meses, de modo que sobreveio grande fome a toda a terra,
26
contudo,
Elias não foi enviado a nenhuma destas [mulheres], mas apenas
a Sarefá, na terra de Sídon, a uma viúva. 27
Havia
também muitos leprosos em Israel, no tempo de Eliseu, o
profeta, contudo, nenhum deles foi purificado, a não ser
Naamã, o homem da Síria.” 28
Ora,
todos
os que ouviam estas coisas na sinagoga ficaram
cheios de ira;
29
e
levantaram-se e o conduziram às pressas para fora da cidade, e
o levaram à beirada do monte em que se situava a sua cidade, a
fim de o
lançarem de cabeça para baixo.
30
Mas
ele passou pelo seu meio e seguiu caminho.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Lucas
4:24-30) 24 E prosseguiu: Em verdade
vos digo que nenhum profeta é aceito na sua terra. 25
Em verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel nos dias
de Elias, quando céu se fechou por três anos e seis
meses, de sorte que houve grande fome por toda a terra; 26
e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva
em Serepta de Sidom. 27
Também muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta
Elizeu, mas nenhum deles foi purificado senão Naamã, o
sírio. 28
Todos
os que estavam na sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram
cheios de ira.
29
e,
levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o
despenhadeiro do monte em que a sua cidade estava edificada, para
dali o precipitarem.
30
Ele, porém, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.
Em
outra ocasião esta foi a reação destes homens.
Note que agora estes homens estavam dentro do templo de Jerusalém:
(João
8:54-59) 54
Jesus
respondeu: “Se eu glorificar a mim mesmo, a minha glória
não é nada. É meu Pai quem me glorifica, aquele
que dizeis ser vosso Deus; 55
e,
no entanto, vós não o conhecestes. Mas eu o conheço.
E, se eu dissesse que não o conheço, seria igual a vós,
mentiroso. Mas eu o conheço e observo a sua palavra. 56
Abraão,
vosso pai, alegrou-se grandemente na perspectiva de ver o meu dia, e
ele o viu e se alegrou.” 57
Portanto,
os judeus disseram-lhe: “Não tens nem cinqüenta
anos, e ainda assim viste Abraão?” 58
Jesus
disse-lhes: “Digo-vos em toda a verdade: Antes de Abraão
vir à existência, eu tenho sido.” 59
Apanharam
assim pedras para lhe atirarem; mas Jesus se escondeu e saiu do
templo.
Assim
verte a Tradução Almeida: (João
8:54-59) 54 Respondeu Jesus: Se eu
me glorificar a mim mesmo, a minha glória não é
nada; quem me glorifica é meu Pai, do qual vós dizeis
que é o vosso Deus; 55
e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se
disser que não o conheço, serei mentiroso como vós;
mas eu o conheço, e guardo a sua palavra. 56
Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e
alegrou-se. 57
Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta
anos, e viste Abraão? 58
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que
Abraão existisse, eu sou. 59
Então
pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do
templo.
Nesta
outra ocasião a reação dos humanos foi esta:
(João
10:29-33) 29
Aquilo
que meu Pai me deu é algo maior do que todas as outras coisas,
e ninguém as pode arrebatar da mão do Pai. 30
Eu
e o Pai somos um.” 31
Mais
uma vez, os judeus apanharam pedras para o apedrejarem.
32
Jesus
replicou-lhes: “Eu vos apresentei muitas obras excelentes da
parte do Pai. Por qual destas obras me apedrejais?” 33
Os
judeus responderam-lhe: “Nós
te apedrejamos, não por uma obra excelente, mas por blasfêmia,
sim,
porque tu, embora sejas um homem, te fazes um deus....
Assim
verte a Tradução Almeida: (João
10:29-33) 29 Meu Pai, que mas deu, é
maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão
de meu Pai. 30
Eu e o Pai somos um. 31
Os
judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
32
Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho
mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? 33
Responderam-lhe os judeus: Não
é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por
blasfêmia; e porque,
sendo tu homem, te fazes Deus.
Para
os seus já apóstolos, assim falou Jesus: (João
16:12) 12
“Ainda
tenho muitas coisas para vos dizer, mas não sois atualmente
capazes de suportá-las.
Assim
verte a Tradução Almeida: (João
16:12) 12
Ainda tenho muito que vos
dizer; mas vós não o podeis suportar agora.
AGRADÁVEL
– Esta é
a definição
dada por
certo dicionário
(Houaiss): Aquilo
que dá
prazer.
agradável
Datação:
1441
adjetivo
de
dois
gêneros
1
que
agrada,
satisfaz
Ex.:
jardim
a.
2
que
transmite
prazer,
deleite;
prazenteiro
Ex.:
momentos
a.
3
que
demonstra
delicadeza,
afabilidade;
cortês
Ex.:
maneiras
a.
4
que
satisfaz
ou
dá
prazer
aos
sentidos
Exs.:
odor
a.
sabor
a.
substantivo
masculino
5
aquilo
que
dá
prazer,
satisfação
Ex.:
unir
o
útil
ao
a.
PRAZER
– Esta é
a definição
dada por
certo dicionário
(Houaiss): Sensação
agradável... ;
alegria...
prazer
Datação:
1152
verbo
transitivo
indireto,
intransitivo
e
pronominal
1
m.q.
aprazer
substantivo
masculino
2
sensação
ou
emoção
agradável,
ligada
à
satisfação
de
uma
vontade,
uma
necessidade,
do
exercício
harmonioso
das
atividades
vitais
etc.;
alegria,
contentamento,
júbilo,
satisfação
Exs.:
ria
de
puro
p.
de
viver
o
p.
do
dever
cumprido
2.1
deleite
sexual
3
boa
vontade,
agrado
Ex.:
hospedou-os
com
p.
4
diversão,
distração,
divertimento
Revelando
que realmente
se tratava
de coração,
em outra
ocasião assim
falou Jeová
para o
mesmo mensageiro
Ezequiel: (Ezequiel
3:10)
10
E
prosseguiu,
dizendo-me:
“Filho
do
homem,
todas
as
minhas
palavras
que
eu
te
falar
aceita
no
teu
coração
e
ouve
com
os
teus
próprios
ouvidos.
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (Ezequiel
3:10) 10 Disse-me mais: Filho do
homem, recebe
no
teu
coração
todas
as
minhas
palavras
que
te
hei
de
dizer;
e ouve-as com os teus ouvidos.
Assim
verte a
Tradução
Brasileira: (Ezequiel
3:10) 10 Disse-me mais: Filho do
homem, mete
no
teu
coração
todas
as
minhas
palavras
que
eu
te
falar,
e ouve com os teus ouvidos.
Vamos
rever as palavras faladas pelo Pai:
- aceita no teu coração
- recebe no teu coração
- mete no teu coração
O
que percebemos??
Percebemos
que a palavra precisa ser colocada no coração.
Que
coração é este onde palavras podem ficar
armazenadas??
Trata-se
de um local invisível e que pertence ao humano.
Momentos
antes, o
Pai de
Ezequiel havia
falado para
ele: “Não
faça como
este povo”.
(Ezequiel
2:8)
8
“E
tu,
ó
filho
do
homem,
ouve
o
que
te
falo.
Não
te
tornes
rebelde
igual
à
casa
rebelde.
Abre
a
tua
boca
e
come
o
que
te
dou.”
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (Ezequiel
2:8) 8
Mas tu, ó filho do homem, ouve o que te digo; não
sejas
rebelde
como
a
casa
rebelde;
abre a tua boca, e come o que eu te dou.
O
mensageiro Ezequiel
devia retransmitir
as palavras
que ele
ouvisse da
parte de
Jeová. No
entanto, ele
não deveria
ser um
mero repetidor.
O que
Jeová pediu
ao mensageiro??
Aceita no
teu coração,
recebe no
teu coração,
mete no
teu coração.
Comparando
a palavra a um alimento, assim falou o Pai:
- Abre a tua boca e come o que te dou.”
- abre a tua boca, e come o que eu te dou.
Bem,
o que foi dado ao mensageiro Ezequiel??
(Ezequiel
2:9-3:1) 9 E
comecei a ver, e eis que se estendia para mim uma mão, e
eis que havia nela o rolo dum livro. 10
E ele o estendeu
diante de mim, aos poucos, e escrevera-se nele na frente e no verso;
e estavam escritos nele endechas, e gemidos, e lamúria. 3
E ele passou a
dizer-me: “Filho
do homem, come o que achares. Come este rolo, e
vai, fala à casa de Israel.”
Assim
verte a Tradução Almeida:
(Ezequiel
2:9-3:1)9 E quando olhei, eis que tua mão se estendia para
mim, e eis que nela estava um rolo de livro. 10 E abriu-o
diante de mim; e o rolo estava escrito por dentro e por fora; e nele
se achavam escritas lamentações, e suspiros e ais. 1
Depois me disse: Filho
do homem, come o que achares; come este rolo, e vai,
fala à casa de Israel.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel
2:9-3:1) 9 Quando olhei, eis que uma mão se estendia para
mim, e nela se achava o rolo dum livro; 10 abriu-o diante de
mim; o rolo estava escrito por dentro e por fora. Nele estavam
escritas lamentações, e suspiros e ais. 1 Depois
me disse: Filho
do homem, come o que achares; come este rolo, e vai,
fala à casa de Israel.
O
que falou o Pai para Ezequiel??
- Filho do homem, come o que achares. Come este rolo,
- Filho do homem, come o que achares; come este rolo
- Filho do homem, come o que achares; come este rolo
Que
mais falou o Pai para o mensageiro Ezequiel??
(Ezequiel
3:2-3) 2 Abri,
pois, a minha boca, e ele, aos poucos, me fez comer este rolo. 3
E prosseguiu,
dizendo-me: “Filho
do homem, deves fazer o teu próprio ventre comer, para
encheres os teus próprios intestinos com este rolo que te
dou.” E
eu comecei a comê-lo, e veio a ser na minha boca doce como mel.
Assim
verte a Tradução Almeida:
(Ezequiel
3:2-3) 2 Então abri a minha boca, e ele me deu a comer o
rolo. 3 E disse-me: Filho
do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas
deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na
minha boca doce como o mel.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel
3:2-3) 2 Eu abri, pois, a minha boca, e ele me deu a comer o
rolo. 3 Então me disse: Filho
do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas
deste rolo que eu te dou. Eu o comi; e ele era, na
minha boca, doce como o mel.
Aquele
alimento precisava ser absorvido pelo organismo. O que fez o
mensageiro??
- E eu comecei a comê-lo, e veio a ser na minha boca doce como mel.
- Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.
- Eu o comi; e ele era, na minha boca, doce como o mel.
Doce
como mel. Agradável, bom de se ouvir. O mensageiro devia se
agradar com as palavras. O mensageiro devia gostar de ouvir as
palavras. Estas palavras deviam der depositadas naquele local
invisível onde ficam os nossos sentimentos. O Pai chamou este
local de coração.
Em
relação ao coração do povo, o que falou o
Pai para o mensageiro Ezequiel??
Ainda
falou mais
o Criador:
“Eles têm
um coração
duro, um
coração
obstinado”.
(Ezequiel
3:7)
7
Mas,
quanto
à
casa
de
Israel,
não
vão
querer
escutar-te,
pois
não
querem
escutar
a
mim;
porque
todos
os
da
casa
de
Israel
são
de
cabeça
dura
e
de
coração
duro.
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (Ezequiel
3:7) 7 Mas a casa de Israel não
te quererá ouvir; pois eles não me querem escutar a
mim; porque toda a casa de Israel é
de
fronte
obstinada
e
dura
de
coração.
Assim
verte a
Tradução
Brasileira: (Ezequiel
3:7) 7 A casa de Israel, porém,
não te quer escutar, porque não me quer escutar a mim.
Pois toda a casa de Israel é duma fronte
desavergonhada
e
dum
coração
obstinado.
Eles
não querem
escutar a
mim porque
eles têm
um coração
duro, um
coração
obstinado.
Filho
do homem
não te comporte como
eles; não
te tornes como
eles; não
tenha um
coração
obstinado.
Ficou
bem claro
que eles
não gostavam
de falar
sobre aquele
assunto, assim
como também
não gostavam
de ouvir
falar sobre
este assunto,
pois se
tratava de
um assunto
que lhes
incomodava grandemente.
Tratava-se de
um assunto
que não
lhes dava
prazer em
ouvir. Ouvir
aquelas palavras
não lhes
proporcionava alegria,
não era doce como o mel.
Será
que falar
para uma
pessoa que
não quer
ouvir é
desrespeitar o
livre-arbítrio dela??
Deve-se falar mesmo que ela não
queira ouvir?? Vamos ver
o que
Jeová pediu
para seu
mensageiro Ezequiel.
(Ezequiel
2:3-5)
3
E
ele
prosseguiu,
dizendo-me:
“Filho
do
homem,
envio-te
aos
filhos
de
Israel,
a
nações
rebeldes
que
se
rebelaram
contra
mim.
Eles
mesmos,
bem
como
seus
antepassados,
transgrediram
contra
mim
até
o
próprio
dia
de
hoje.
4
E
a
filhos
de
face
insolente
e
de
coração
duro
— a
estes
te
envio,
e
tens
de
dizer-lhes:
‘Assim
disse
o
Soberano
Senhor
Jeová.’
5
E
quanto
a
eles,
quer
ouçam
quer
se
refreiem
[de
ouvir]
— pois
são
uma
casa
rebelde
— hão
de
saber
também
que
veio
a
haver
mesmo
um
profeta
no
seu
meio.
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (Ezequiel
2:3-5) 3 E disse-me ele: Filho do
homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações
rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais têm
transgredido contra mim até o dia de hoje. 4
E os filhos são de semblante duro e obstinados de coração.
Eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. 5
E eles, quer
ouçam
quer
deixem
de
ouvir
(porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve
no meio deles um profeta.
Jeová
reafirmou que
a mensagem
deveria ser
retransmitida quer
ouçam quer
se refreiem
de ouvir.
(Ezequiel
3:11)
11
E
vai,
entra
no
meio
do
povo
exilado,
no
meio
dos
filhos
de
teu
povo,
e
tens
de
falar-lhes
e
dizer-lhes:
‘Assim
disse
o
Soberano
Senhor
Jeová’,
quer
ouçam
quer
se
refreiem
[de
ouvir].”
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (Ezequiel
3:11) 11 E vai ter com os do
cativeiro, com os filhos do teu povo, e lhes falarás, e tu
dirás: Assim diz o Senhor Deus; quer
ouçam
quer
deixem
de
ouvir.
Jeová
ainda informou
mais para
seu mensageiro:
“Filho do
homem, deixar
de avisar,
deixar de
falar constitui
um pecado”.
(Ezequiel
33:7-9)
7
“E
no
que
se
refere
a
ti,
ó
filho
do
homem,
constituí-te
vigia
para
a
casa
de
Israel,
e
da
minha
boca
terás
de
ouvir
[a]
palavra
e
dar-lhes
aviso
da
minha
parte.
8
Quando
eu
disser
ao
iníquo:
‘Ó
iníquo,
positivamente
morrerás!’
mas
tu
realmente
não
falares
para
avisar
o
iníquo
do
seu
caminho,
ele
mesmo
morrerá
como
iníquo
no
seu
próprio
erro,
mas
o
sangue
dele
requererei
de
volta
da
tua
própria
mão.
9
Mas,
no
que
se
refere
a
ti,
se
realmente
avisares
o
iníquo
do
seu
caminho,
[para
que]
recue
dele,
mas
ele
realmente
não
recuar
do
seu
caminho,
ele
mesmo
morrerá
no
seu
próprio
erro,
ao
passo
que
tu
mesmo
certamente
livrarás
a
tua
própria
alma.
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (Ezequiel
33:7-9) 7 Quanto a ti, pois, ó
filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de
Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte
dá-lhes aviso. 8
Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás;
e
tu
não
falares
para
dissuadir
o
ímpio
do
seu
caminho,
morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas
o
seu
sangue
eu
o
requererei
da
tua
mão.
9
Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se
converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá
ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a
tua alma.
O
mensageiro podia
ficar constrangido
de estar
falando algo
que a
pessoa revelou
não querer
ouvir. No
entanto, Jeová
deixou bem
claro que
deixar de
falar mesmo
nesta circunstância,
constituía um
pecado.
Jeová
avisou para
o mensageiro
que Ele
escolhera, isto
é, Ezequiel:
“Eles são
uma casa
rebelde”.
REBELDE
– Esta é
a definição
dada por
certo dicionário
(Houaiss): Que
não obedece,
teimoso...
rebelde
Datação:
sXIII
[?]
adjetivo
de dois gêneros e substantivo de dois gêneros
1
que
ou quem se rebela ou rebelou; amotinado, revoltoso
Exs.:
as
tropas rebeldes dominaram o exército
os
rebeldes resolveram tomar o navio à força
2
Derivação:
por extensão de sentido.
que
ou quem não se submete, não acata ordem ou disciplina;
insubordinado
Exs.:
juventude
r.
r.
sem causa
adjetivo
de dois gêneros
3
que
não se pode domar; domesticar, controlar
Ex.:
animal
r.
3.1
Derivação:
sentido figurado.
difícil
de pentear (diz-se de cabelo ou pelo)
Ex.:
cabeleira
r. e desgrenhada
4
que
custa a ceder, que não responde a tratamento (diz-se de
sintoma, doença etc.)
Ex.:
febre
r.
5
que
não obedece; teimoso, obstinado, indisciplinado
Ex.:
pessoa
r.
Se
eu te
enviasse a
outras nações,
eles te
ouviriam – foi
o que
Jeová informou
ao Seu
mensageiro.
(Ezequiel
3:4-6)
4
E
ele
continuou
a
dizer-me:
“Filho
do
homem,
vai,
entra
no
meio
da
casa
de
Israel,
e
tens
de
falar-lhes
com
as
minhas
palavras.
5
Pois
não
estás
sendo
enviado
a
um
povo
de
idioma
incompreensível
ou
de
língua
pesada,
[mas]
à
casa
de
Israel,
6
não
a
numerosos
povos
de
idioma
incompreensível
ou
de
língua
pesada,
cujas
palavras
não
possas
ouvir
[com
entendimento].
Se
eu
te
tivesse
enviado
a
tais,
seriam
eles
os
que
te
escutariam....
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (Ezequiel
3:4-6) 4 Disse-me ainda: Filho do
homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras. 5
Pois tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem
de língua difícil, mas à casa de Israel; 6
nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil,
cujas palavras não possas entender; se
eu
aos
tais
te
enviara,
certamente
te
dariam
ouvidos.
Percebemos
a profundidade
das palavras
faladas por
Jeová para
Seu mensageiro
Ezequiel?? Os
povos incircuncisos
eram tidos
pelos israelitas
como povos
iníquos que
mereciam a
plena destruição.
No entanto,
as palavras
faladas por
Jeová revelam
um pleno
conhecimento que
Jeová tinha,
tanto em
relação a
Seu povo
escolhido, como
aos demais
povos com
os quais
Jeová não
mantinha o
mesmo relacionamento.
Do ponto
de vista
de Jeová,
no Seu
pleno conhecimento
da natureza
dos humanos,
o Seu
povo escolhido
era mais
rebelde do
que as
nações de
fala estranha
e língua
difícil. Tratava-se
de uma
revelação e
tanto, não
é verdade??
Decerto, que
sim.
Jeová
nos informa sobre a reação do povo escolhido: (Isaías
30:8-11) 8
“Agora,
vem, escreve isso numa tábua, com eles, e inscreve-o até
mesmo num livro, a fim de que sirva para um dia futuro, como
testemunho por tempo indefinido. 9
Pois
é um povo rebelde, filhos inverídicos, filhos
que não
quiseram ouvir a
lei de Jeová;
10
que
disseram aos que vêem: ‘Não deveis ver’, e
aos que têm visões: ‘Não deveis visionar
para nós nenhumas coisas diretas. Falai-nos
coisas macias;
visionai
coisas enganosas. 11
Desviai-vos
do caminho; apartai-vos da vereda. Fazei
o Santo de Israel cessar só por causa de nós.’”
Assim
verte a Tradução Almeida: (Isaías
30:8-11) 8
Vai pois agora, escreve isso numa tábua perante eles,
registra-o num livro; para que fique como testemunho para o tempo
vindouro, para sempre. 9
Pois este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos
que não
querem ouvir a
lei do Senhor; 10
que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não
profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos
coisas aprazíveis,
e profetizai-nos ilusões; 11
desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; fazei
que o Santo de Israel deixe de estar perante nós.
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Isaías
30:8-11) 8
Vai, escreve isso numa tabuinha perante eles e registra-o num livro,
a fim de que fique até os dias vindouros, para sempre e
perpetuamente. 9
Pois é um povo rebelde, são filhos mentirosos, filhos
que não
querem ouvir a
instrução de Jeová.
10
Eles dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não
nos profetizeis coisas retas, falai-nos
coisas aprazíveis,
profetizai ilusões; 11
apartai-vos do caminho, desviai-vos da vereda, fazei
que o Santo de Israel desapareça de diante de nós.
Assim
afirmou Jesus
para as
pessoas que,
embora “ouvissem”,
se recusavam
a “escutar”
Jesus. (João
8:45-47)
45
Porque
eu,
por
outro
lado,
digo
a
verdade,
vós
não
me
acreditais.
46
Quem
de
vós
me
declara
culpado
de
pecado?
Se
falo
a
verdade,
por
que
não
me
acreditais?
47
Quem
é
de
Deus
escuta
as
declarações
de
Deus.
É
por
isso
que
não
escutais,
porque
não
sois
de
Deus.”
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (João
8:454-47) 45 Mas porque eu digo a
verdade, não me credes. 46
Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por
que não me credes? 47
Quem
é
de
Deus
ouve
as
palavras
de
Deus;
por
isso
vós
não
as
ouvis,
porque
não
sois
de
Deus.
Muitos
poderiam achar agressivas estas palavras de Jesus, não é
verdade??
Se
ainda hoje Jesus repetisse estas palavras para você, você
acharia tais palavras agressivas, não acharia??
Jesus
falava de misericórdia e amor para com pessoas criminosas,
pessoas que ofendiam a sociedade judaica com suas ações
iníquas. Jesus falava em ter misericórdia para com o
iníquos. Aquela geração sentia ódio pelos
iníquos. Jesus falava em ter misericórdia por aquelas
pessoas que eles se alegravam em matar.
Aquele
que havia defendido uma adúltera da morte foi questionado por
aquela sociedade de justiceiros. Quando o estavam levando para a
morte, o que ainda falaram para Jesus?? (Mateus
27:41-42) 41
Do
mesmo modo também os principais sacerdotes, junto com os
escribas e os anciãos, começaram a divertir-se às
custas dele e a dizer: 42
“A
outros ele salvou; a si mesmo não pode salvar!
Ele
é Rei de Israel; desça agora da estaca de tortura, e
nós acreditaremos nele. . .
Assim
verte a Tradução Almeida: (Mateus
27:41-42) 41
De igual modo também os principais sacerdotes, com os escribas
e anciãos, escarnecendo, diziam: 42
A
outros salvou; a si mesmo não pode salvar.
Rei de Israel é ele; desça agora da cruz, e creremos
nele;
Tratava-se
de um povo que orgulhosamente afirmava ser o povo de Deus e que
queria se manter limpo como
um pode santo. Em face disto, eles odiavam e matavam os iníquos.
Embora fossem o povo escolhido por Deus, eles não se
comportavam de acordo com o que Deus esperava deles. Em face de saber
o que Deus esperava deles, Jesus podia afirmar que eles não
eram de Deus. Isto significava apenas
que eles não atingiam a
expectativa de Deus em relação a eles, pois o fato de
serem um povo escolhido não havia deixado de ser um fato e
Jesus não estava negando este fato, tampouco afirmava que Deus
os havia removido da condição de povo escolhido para um
relacionamento direto.
Minhas
ovelhas
ouvirão
a
minha
voz
– afirmou
Jesus. (João
10:27)
27
Minhas
ovelhas
escutam
a
minha
voz
e
eu
as
conheço,
e
elas
me
seguem.
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (João
10:27) 27 As
minhas
ovelhas
ouvem
a
minha
voz,
e eu as conheço, e elas me seguem;
O
que Jesus
era?? Jesus
era uma
ovelha. Ele
não deixou de ser uma ovelha; ele ainda é uma ovelha.
Suas palavras eram
palavras de
ovelhas, palavras
plenamente entendidas
por outras
ovelhas. Suas
ações eram
ações de
uma ovelha.
Jesus não
era um
lobo. Foi
assim previsto
e relação
a suas
ações ao
ser atribulado:
(Isaías
53:7)
7
Viu-se
apertado
e
deixou-se
atribular;
contudo,
não
abria
a
sua
boca.
Foi
trazido
qual
ovídeo
ao
abate;
e
como
a
ovelha
fica
muda
diante
dos
seus
tosquiadores,
tampouco
ele
abria
a
sua
boca.
Assim
verte a
Tradução
Almeida: (Isaías
53:7) 7 Ele foi oprimido e afligido,
mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao
matadouro, e
como
a
ovelha
que
é
muda
perante
os
seus
tosquiadores,
assim
ele
não
abriu
a
boca.
De
forma natural,
o lobo
compreende a
voz de
um lobo
e acompanha
o lobo
naquilo que
o outro
lobo está fazendo.
Da
mesma forma,
a ovelha
compreende a
voz de
outra ovelha
e acompanha
a outra
ovelha naquilo
que ela
está fazendo.
A ovelha não deseja ser um lobo. A ovelha não toma
atitudes de um lobo. Para a ovelha, a voz da outra ovelha é
uma voz agradável assim como para o lobo a voz de outro lobo é
uma voz agradável.
Desta
forma, sendo Jesus uma ovelha, sua voz seria reconhecida por aqueles
humanos que se identificassem com a maneira de ser de uma ovelha. As
características da personalidade de Jesus eram características
de uma ovelha, exatamente assim como descrito por Jeová para
Seu mensageiro Isaías.
De
forma oposta, os humanos que se identificassem com o comportamento de
um leão se agradariam de um discurso feito por um leão,
que certamente seria caracterizado pelo uso da força, da
violência. Trata-se de um discurso bem diferente do discurso de
uma ovelha que aceita ser uma vítima.
Enquanto
o discurso da ovelha se caracteriza em resignar-se na condição
de vítima e não retaliar, o discurso do leão se
caracteriza em usar a força para não se tornar uma
vítima, sendo totalmente normal fazer outras vítimas
pelo uso da força.
Ao
ouvir um discurso de ovelha, no qual ele é convidado a
comportar-se qual ovelha, tornando-se finalmente em uma ovelha, como
reagiria um leão??
Nesta
mesma situação, como reagiria um lobo??
Será
que tanto o leão quanto o lobo se sentiriam felizes em ouvir
tais palavras?? Será que se interessariam ávidamente em
ouvir e escutar cada palavra de tal discurso?? O que sentiriam pelo
discursante?? Haveria afinidade??
Exatamente
assim como o Pai, Jesus não praticou o verbo proibir. Sua
palavra foi para não proibir. Vejamos este exemplo dado por
ele: (Lucas
9:49-50) 49
Em
resposta, João disse: “Preceptor, vimos certo homem
expulsar demônios pelo uso de teu nome e tentamos
impedi-lo,
porque ele não segue conosco.” 50
Mas
Jesus disse-lhe: “Não
tenteis impedi[-lo],
pois quem não é contra vós, é por vós..
. .
Assim
verte a Tradução Almeida: (Lucas
9;49-50) 49 Disse-lhe
João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava
demônios; e lho
proibimos,
porque não segue conosco.50
Respondeu-lhe
Jesus: Não
lho proibais;
porque quem não é contra vós é por vós.
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Lucas
9:49-50) 49
Disse João: Mestre, vimos um homem expelir demônios em
teu nome e lho
proibimos, porque não
te segue conosco. 50
Mas Jesus respondeu-lhe: Não
lho proibais; pois
quem não é contra vós, é por vós.
A
intolerância corria como sangue nas veias destes apóstolos,
não é verdade??
Como
estes apóstolos conseguiriam impedir outra pessoa de expulsar
demônios em nome de Jesus???
Bem,
eles tentaram impedir, não tentaram??
Será
que impedir é uma ação natural e esperada de uma
ovelha??
Jesus
fala uma coisa muito importante e adverte seus apóstolos:
“Prestai atenção
a como escutais”. (Lucas
8:18) 18
Portanto,
prestai
atenção a como escutais;
pois a quem tiver, mais será dado, mas quem não tiver,
até mesmo o que imagina ter lhe será tirado.”
Novamente
tratando-se de algo importante, ele fala: “Escute aquele que
tem ouvidos” -
Prestem bem atenção no que foi falado. (Mateus
13:8-9) 8
Ainda
outras caíram em solo excelente e começaram a dar
fruto, esta cem vezes mais, aquela sessenta vezes mais, outra trinta
vezes mais. 9
Escute
aquele que tem ouvidos.”
Assim
verte a Tradução Almeida: (Mateus
13:8-9) 8 Mas
outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e
outro a trinta por um. 9
Quem
tem ouvidos, ouça.
Novamente
tratando-se de algo importante, ele fala: “Escute
aquele que tem ouvidos”: (Mateus
13:41-43) 41
O
Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão
dentre o seu reino todas as coisas que causam tropeço e os que
fazem o que é contra a lei, 42
e
lançá-los-ão na fornalha ardente. Ali é
que haverá o [seu] choro e o ranger de [seus] dentes. 43
Naquele
tempo, os justos brilharão tão claramente como o sol,
no reino de seu Pai. Escute
aquele que tem ouvidos.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Mateus
13:41-43) 41
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão
do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam
a iniquidade, 42
e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá
choro e ranger de dentes. 43
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de
seu Pai. Quem
tem ouvidos, ouça.
Novamente
tratando-se de algo importante, ele fala: “Escute
aquele que tem ouvidos”: (Lucas
14:34-35) 34
“O
sal, certamente, é excelente. Mas, se até mesmo o sal
perder a sua força, com que será temperado? 35
Não
é nem conveniente para o solo, nem para o estrume. As pessoas
o lançam fora. Escute
aquele que tem ouvidos para escutar.”
Assim
verte a Tradução Almeida: (Lucas
14:34-35) 34
Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que
se há de restaurar-lhe o sabor? 35
Não presta nem para terra, nem para adubo; lançam-no
fora. Quem
tem ouvidos para ouvir, ouça.
MUITO
ALÉM DE REJEITAR OUVIR - UMA SOLUÇÃO PRATICADA
POR HUMANOS.
Seria
esta uma solução divina ou uma solução
humana??
A
pessoa que ouve um mau conselho pode fazer o que é errado em
face daquele mau conselho, não é verdade?? Sim, é.
Deus
puni aquele que deu ouvido ao mau conselho, não puni??
Decerto, que sim.
O
erro não está naquele que a induz a fazer o que é
errado??
Ora,
se ele não induzir aquela pessoa a fazer o que errado, esta
pessoa não fará o que é errado naquele momento,
não é verdade?? Sim, isto também é
verdade.
Neste
caso, este inimigo não deve ser impedido
de falar??
Aquele
humano que ama a vítima e que deseja proteger a vítima
de uma possível indução ao erro passará a
ver àquele que induz, como um inimigo a ser excluído da
companhia ou mesmo de ser eliminado.
Para
enfrentar problemas como este, que norma de comportamento deu Moisés
ao povo escolhido?? Vejamos qual foi a ação que Moisés
mandou o povo adotar.
Quando
um profeta tentar vos induzir a adorar outros deuses -
(Deuteronômio
13:1-5) 13
“Caso
se levante no teu meio um profeta ou um sonhador de sonho e ele te dê
um sinal ou um portento, 2
e
se cumpra o sinal ou o portento de que te falou, dizendo: ‘Andemos
seguindo outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los’,
3
não
deves escutar as palavras deste profeta ou o sonhador daquele sonho,
porque Jeová, vosso Deus, vos está pondo à prova
para saber se amais a Jeová, vosso Deus, de todo o vosso
coração e de toda a vossa alma. 4
Deveis
andar seguindo a Jeová, vosso Deus, e a ele deveis temer, e
seus mandamentos deveis guardar, a sua voz deveis escutar, e a ele
deveis servir, e a ele vos deveis apegar. 5
E
aquele profeta ou aquele sonhador do sonho deve ser morto,
porque falou em revolta contra Jeová, vosso Deus, que vos fez
sair da terra do Egito e que te remiu da casa dos escravos, para te
desviar do caminho em que Jeová, teu Deus, te mandou andar; e
tens de eliminar o mal do teu meio.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Deuteronômio
13:1-5) 1
Se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e
vos anunciar um sinal ou prodígio, 2
e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele
disser: Vamos após outros deuses que nunca conhecestes, e
sirvamo-los, 3
não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador;
porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se
amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de
toda a vossa alma. 4
Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus
mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a
ele vos apegareis. 5
E
aquele profeta, ou aquele sonhador, morrerá,
pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da
terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos
desviar do caminho em que o Senhor vosso Deus vos ordenou que
andásseis; assim exterminareis o mal do meio vós.
Quando
um parente bem chegado tentar te induzir a adorar outros deuses -
(Deuteronômio
13:6-10) 6
“Caso
teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, ou tua
filha, ou tua querida esposa, ou teu companheiro que é como a
tua própria alma tente engodar-te às escondidas,
dizendo: ‘Vamos e sirvamos a outros deuses’, que não
conheceste, nem tu nem teus antepassados, 7
alguns
dos deuses dos povos ao redor de vós, os que estão
perto de ti e os que estão longe de ti, de uma extremidade do
país à outra extremidade do país, 8
não
deves aceder ao seu desejo, nem o deves escutar, nem deve teu olho
ter dó dele, nem deves ter compaixão, nem deves
encobri-lo [em proteção]; 9
mas
deves
impreterivelmente matá-lo. Tua mão deve ser a primeira
a vir sobre ele para o entregar à morte,
e
depois a mão de todo o povo. 10
E
tens de matá-lo a pedradas e ele tem de morrer, visto que
procurou desviar-te de Jeová, teu Deus, que te fez sair da
terra do Egito, da casa dos escravos.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Deuteronômio
13:6-10) 6
Quando teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou
tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo que te é como
a tua alma, te incitar em segredo, dizendo: Vamos e sirvamos a outros
deuses!-deuses que nunca conheceste, nem tu nem teus pais, 7
dentre os deuses dos povos que estão em redor de ti, perto ou
longe de ti, desde uma extremidade da terra até a outra- 8
não consentirás com ele, nem o ouvirás, nem o
teu olho terá piedade dele, nem o pouparás, nem o
esconderás, 9
mas
certamente o matarás; a tua mão será a primeira
contra ele para o matar,
e depois a mão de todo o povo; 10
e o apedrejarás, até que morra, pois procurou
apartar-te do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da
casa da servidão.
Quando
uma cidade inteira tentar te induzir a adorar outros deuses -
(Deuteronômio
13:12-16) 12
“Caso
ouças dizer numa das tuas cidades que Jeová, teu Deus,
te dá para ali morares: 13
‘Homens
imprestáveis saíram do teu meio para tentar desviar os
habitantes da sua cidade, dizendo: “Vamos e sirvamos a outros
deuses”, que não conheceste’, 14
então
tens de pesquisar, e investigar, e indagar cabalmente; e se a coisa
fica estabelecida como verdadeira, tal coisa detestável foi
feita no teu meio, 15
deves
impreterivelmente golpear os habitantes daquela cidade com o fio da
espada.
Devota à destruição pelo fio da espada tanto
a ela como a tudo o que houver nela,
bem como seus animais domésticos. 16
E
deves reunir todo o seu despojo no meio da sua praça pública
e tens de queimar no fogo tanto a cidade como todo o seu despojo,
como oferta inteira a Jeová, teu Deus, e ela tem de tornar-se
um monte de ruínas por tempo indefinido. Nunca mais deve ser
reconstruída.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Deuteronômio
13:12-16) 12
Se, a respeito de alguma das tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá
para ali habitares, ouvires dizer: 13
Uns homens, filhos de Belial, saindo do meio de ti, incitaram os
moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros
deuses!-deuses que nunca conheceste- 14
então inquirirás e investigarás, perguntando com
diligência; e se for verdade, se for certo que se fez tal
abominação no meio de ti, 15
certamente
ferirás ao fio da espada os moradores daquela cidade,
destruindo a ela e a tudo o que nela houver,
até os animais. 16
E ajuntarás todo o seu despojo no meio da sua praça; e
a cidade e todo o seu despojo queimarás totalmente para o
Senhor teu Deus, e será montão perpétuo; nunca
mais será edificada.
No
objetivo de defender uma possível vítima, deve o humano
praticar toda sorte de ódio e violência??
Matai
o falso profeta. Matai,
matai e matai àqueles que tentarem te induzir ao erro.
Bem,
esta intolerância
oficial contra aquele
que induz outros ao pecado através da palavra falada, estando
registrada como uma ordem da parte de Deus,
supostamente teria a Deus como o seu mandante, não é
verdade??
Certamente
esta ordem seria obedecida como um mandamento de Deus, não é
verdade??
Certamente,
a pessoa juraria que estava fazendo a vontade de Deus, não é
verdade??
Esta
pessoa afirmaria: “Eu só estou obedecendo um dos
mandamentos de Deus”.
Esta
pessoa tentou te induzir ao erro?? Então, tenha tal pessoa
como tua inimiga, logo, passe a odiá-la e matá-la.
Tudo
isto está correto, desde que seja analisado dentro de uma
suposta lógica que objetiva a “defesa da vítima”.
Ficou-se
do lado da vítima, agiu-se em defesa da vítima e contra
aquele que induz a vítima ao erro.
O
que fazer com tal pessoa?? Use de violência.
Seria
esta realmente a vontade de Deus?? Será que esta é a
solução que Deus deu para resolver casos como estes??
Quanta sabedoria existe nesta norma de comportamento?? A curto, a
médio e a longo prazo, o que esta norma de comportamento
produzirá?? Que espécie de pessoas serão
produzidas?? Serão produzidas ovelhas??
Será
esta a norma que Jeová usa no seu dia a dia??
No
seu relacionamento do dia a dia com o povo israelita, povo que Ele
escolheu para habitar com eles, será que Jeová
praticaria este todo o tempo??
Que
péssimo efeito colateral existe nesta norma de comportamento??
É que a pessoa passa a praticar o ódio. A pessoa deixa
de praticar o amor ao próximo como a si mesmo e passa a
praticar o ódio. A pessoa está sendo ensinada a
ofender-se por causa de uma palavra falada. A pessoa está
sendo ensinada a praticar a violência contra aquele que profere
uma palavra que vá de encontro com a palavra que ela crê
como verdade.
Lembra-se
de uma ocasião em que um humano perdeu a vida por ouvir e
deixar-se induzir ao erro?? Assim se fez registrar: (1
Reis 13:15-19) 15
E
ele prosseguiu, dizendo-lhe: “Vem comigo à casa e come
pão.” 16
Mas
ele disse: “Não posso voltar contigo nem entrar contigo,
e não posso comer pão nem beber água contigo
neste lugar.
17
Porque
me foi falado pela palavra de Jeová: ‘Não deves
comer pão nem beber água ali. Não deves voltar
pelo caminho em que foste.’” 18
A
isto ele lhe disse: “Eu também sou profeta igual a ti, e
um anjo é que falou comigo pela palavra de Jeová,
dizendo: ‘Faze-o voltar contigo à tua casa, para que
coma pão e beba água.’” (Enganou-o.) 19
De
modo que voltou com ele para comer pão na sua casa e para
beber água.
Assim
verte a Tradução Almeida: (1
Reis 13:15-19) 15 Então
lhe disse: Vem comigo a casa, e come pão. 16
Mas
ele tornou: Não posso voltar contigo,
nem entrar em tua casa; nem tampouco comerei pão, nem beberei
água contigo neste lugar; 17
porque
me foi mandado pela palavra de Senhor: Ali não comas pão,
nem bebas água, nem voltes pelo caminho por onde vieste. 18
Respondeu-lhe
o outro: Eu também sou profeta como tu, e um anjo me falou por
ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que
coma pão e beba água. Mas mentia-lhe.
19
Assim
o homem voltou com ele, comeu pão em sua casa, e bebeu água.
Lembra-se
de quem foi que o puniu?? Assim se fez registrar: (1
Reis 13:20-22) 20
E
sucedeu, enquanto estavam sentados à mesa, que a palavra de
Jeová veio ao profeta que o tinha trazido de volta; 21
e
ele começou a clamar para o homem do [verdadeiro] Deus, que
saíra de Judá, dizendo: “Assim disse Jeová:
‘Visto
que te REBELASTE contra a ordem de Jeová e NÃO
GUARDASTE O MANDAMENTO que Jeová, teu Deus, te ordenou,
22
mas
voltaste para comer pão e beber água no lugar de que te
falou: “Não comas pão nem bebas água”,
teu cadáver não entrará na sepultura dos teus
antepassados.’...
Assim
verte a Tradução Almeida: (1Reis
13:20-22) 20 Estando
eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha
feito voltar; 21
e
ele clamou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim
diz o Senhor: Porquanto
foste rebelde à ordem do Senhor, e NÃO GUARDASTE O
MANDAMENTO que o Senhor teu Deus te mandara,
22
mas
voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que
te dissera: Não comas pão, nem bebas água; o teu
cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
Ora,
ora, foi o próprio Jeová quem puniu aquele que se
deixou enganar, embora não tenha determinado nenhuma punição
para aquele que o enganou.
- Jeová não impediu o velho profeta de falar uma mentira.
- Jeová não desmentiu audivelmente o velho profeta.
- Jeová puniu o profeta que se deixou enganar.
- Jeová deixou vivo o profeta que praticou o ato de enganar.
A
maneira de Jeová fazer as coisas é diferente da forma
como os humanos fazem as coisas.
Jeová
não ficou do lado da vítima enganada, Ele puniu a
vítima enganada. Jeová não se colocou como
inimigo daquele que praticou o engano. Jeová ainda o usou como
Seu mensageiro para aquele que se deixou enganar.
Jeová
agiu de forma oposta aos humanos.
Neste
caso, precisamos compreender a mente de Jeová, não
precisamos??
Se
fosse você aquele que praticou o ato de enganar e tivesse visto
o resultado imediato desta ação, como te sentirias??
O
que aconteceu com o profeta idoso??
Vejamos
o relato - (1
Reis 13:28-30) 28
Então
se pôs a caminho e achou seu cadáver lançado na
estrada, com o jumento e o leão parados ao lado do cadáver.
O leão não tinha devorado o cadáver, nem tinha
esmagado o jumento. 29
E
o profeta passou a levantar o cadáver do homem do [verdadeiro]
Deus, e a colocá-lo sobre o jumento, e a levá-lo de
volta. Entrou assim na cidade do profeta idoso para lamentá-lo
e para enterrá-lo. 30
Conseqüentemente,
colocou o cadáver dele na sua própria sepultura; e eles
continuaram a lamentá-lo: “Ai, meu irmão!”
Assim
verte a Tradução Almeida: (1
Reis 13: 28-30) 28
Então foi e achou o cadáver estendido no caminho, e o
jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver;
o leão não o havia devorado, nem havia despedaçado
o jumento. 29
Então
e profeta levantou o cadáver do homem de Deus e, pondo-o em
cima do jumento, levou-o consigo; assim veio o velho profeta à
cidade para o chorar e o sepultar.
30 E
colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e
prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!
Muitas
vezes ele deve ter dito: Há meu irmão, você
morreu por minha causa.....
NÃO
RESTOU NENHUMA DÚVIDA. O PERIGO RESIDE NO DEIXAR-SE ENGANAR.
O
perigo não está no ouvir?? Para deixar-se enganar, a
pessoa precisa primeiro ouvir, não é verdade?? Sim, é
isto mesmo.
O
que fazer então??
Agora
vamos passar para outra situação. O humano está
fazendo algo que segundo o seu raciocínio lógico tanto
está correto como está agradando a Jeová. Este
humano até mesmo busca convencer outros sobre a forma como ele
vê as coisas. Ele é até mesmo apoiado pelo grupo
que ele faz parte e é elogiado por este grupo por suas ações.
O
que precisa acontecer para este humano passar a fazer as coisas de
forma oposta a como ele estava fazendo até aquele momento??
Bem,
este homem, sendo um estudioso das “escrituras”, sai para
convencer outros a respeito de sua fé, ou seja, a respeito das
coisas que ele acredita ser verdade.
Tendo
tanta certeza de sua crença, ele nega-se a ouvir àquele
que ele busca convencer, rotulando as afirmações do
outro como blasfêmias.
Sabe
de quem estamos falando??
Isto
mesmo, estamos falando do destacado fariseu Saulo de Tarso.
Depois
de algum tempo, Saulo passou a reconhecer: (Atos
26:4-11) 4
"Deveras,
quanto à minha maneira de viver desde a mocidade, desde [o]
princípio, entre a minha nação e em Jerusalém,
todos os judeus 5
que
já me conheciam desde o início, se quiserem dar
testemunho, sabem que VIVI
COMO FARISEU,
segundo
a seita mais estrita da nossa forma de adoração. 6
Contudo,
agora estou sendo chamado a julgamento pela esperança da
promessa que Deus fizera aos nossos antepassados, 7
ao
passo que as nossas doze tribos estão esperando alcançar
o cumprimento desta promessa por lhe prestarem intensamente serviço
sagrado, noite e dia. Concernente a esta esperança estou sendo
acusado pelos judeus, ó rei. 8
"Por
que se julga incrível entre vós que Deus levante os
mortos? 9
Eu,
da minha parte, realmente
pensei no meu íntimo que devia cometer muitos atos de oposição
contra o nome de Jesus,
o
nazareno, 10
o
que, de fato, fiz em
Jerusalém, e a muitos dos santos encerrei em prisões,
visto que eu tinha recebido autoridade dos principais sacerdotes; e
quando eles estavam para ser executados, eu lançava o meu voto
contra eles. 11
E,
punindo-os muitas vezes, em todas as sinagogas, TENTEI
OBRIGÁ-LOS A FAZER UMA RETRATAÇÃO;
e,
visto que eu
estava extremamente enfurecido contra eles,
fui
ao ponto de persegui-los até mesmo nas cidades de fora.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Atos
26:4-11) 4
A minha vida, pois, desde a mocidade, o que tem sido sempre entre o
meu povo e em Jerusalém, sabem-na todos os judeus, 5
pois me conhecem desde o princípio e, se quiserem, podem dar
testemunho de que, conforme a mais severa seita da nossa religião,
vivi
fariseu. 6
E agora estou aqui para ser julgado por causa da esperança da
promessa feita por Deus a nossos pais, 7
a qual as nossas doze tribos, servindo a Deus fervorosamente noite e
dia, esperam alcançar; é por causa desta esperança,
ó rei, que eu sou acusado pelos judeus. 8
Por que é que se julga entre vós incrível que
Deus ressuscite os mortos? 9
Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o
nome de Jesus, o nazareno; 10
o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido
autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei
muitos dos santos em prisões, como também dei o meu
voto contra eles quando os matavam. 11
E,
castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a
blasfemar; e enfurecido
cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades
estrangeiras.
O
que os outros estudiosos das escrituras falaram a respeito da palavra
falada por Jesus?? Em uma das ocasiões eles afirmaram: (João
10:31-36) 31
Mais
uma vez, os judeus apanharam pedras para o apedrejarem. 32
Jesus
replicou-lhes: “Eu vos apresentei muitas obras excelentes da
parte do Pai. Por qual destas obras me apedrejais?” 33
Os
judeus responderam-lhe: “Nós
te apedrejamos, não por uma obra excelente, mas por blasfêmia,
sim, porque tu, embora sejas um homem, te fazes um deus.” 34
Jesus
respondeu-lhes: “Não está escrito na vossa Lei:
‘Eu disse: “Vós sois deuses”’? 35
Se
ele chamou ‘deuses’ aos contra quem se dirigia a palavra
de Deus, e, contudo, a Escritura não pode ser anulada, 36
dizeis
a mim, a quem o Pai santificou e mandou ao mundo: ‘Blasfemas’,
porque eu disse: Sou Filho de Deus?
Assim
verte a Tradução Almeida: (João
10:31-36) 31 Os
judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. 32
Disse-lhes
Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por
qual destas obras ides apedrejar-me? 33
Responderam-lhe
os judeus: Não
é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por
blasfêmia; e
porque, sendo tu homem, te fazes Deus. 34
Tornou-lhes
Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós
sois deuses? 35
Se a
lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi
dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), 36
àquele
a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós:
Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?
Estes
humanos rotulavam as palavras faladas por Jesus como blasfêmias.
No entanto, Jesus apenas afirmava insistentemente que era filho de
Deus. Será que era blasfêmia alguém afirmar ser
filho de Deus?? Na mente daqueles homens isto era uma blasfêmia.
Finalmente
estes homens o apanharam e o julgaram. Qual foi mesmo a acusação??
Blasfêmia. Assim se fez registrar: (Mateus
26:64-67) 64
Jesus
disse-lhe: “Tu mesmo [o] disseste. Contudo, eu vos digo:
Doravante vereis o Filho do homem sentado à destra de poder e
vindo nas nuvens do céu.” 65
O
sumo sacerdote rasgou então a sua roupagem exterior, dizendo:
“Ele
blasfemou! Que
necessidade temos ainda de testemunhas? Vede! Agora ouvistes a
blasfêmia. 66
Qual
é a vossa opinião?” Eles deram a resposta: “Está
sujeito à morte.” 67
Cuspiram-lhe
então no rosto e o esmurraram. Outros o esbofetearam,
Assim
verte a Tradução Almeida: (Mateus
26:64-67) 64
Repondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que
vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder,
e vindo sobre as nuvens do céu. 65
Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo:
Blasfemou;
para que precisamos ainda de testemunhas? Eis
que agora acabais de ouvir a sua blasfêmia.66
Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte. 67
Então uns lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos;
Desta
vez, a palavra de Jesus foi em relação ao futuro
daqueles homens, no entanto, foi encarada por eles como sendo
blasfêmia. Do ponto de vista destes homens, as palavras faladas
por Jesus eram palavras blasfemas. O que fazer com aquele que fala
blasfêmia??
Na
verdade, em que condição se encontravam estes homens??
(Mateus
13:13-15) 13
É
por isso que lhes falo usando ilustrações, porque
olhando, olham em vão, e
ouvindo, ouvem em vão,
nem entendem; 14
e
é neles que tem cumprimento a profecia de Isaías, que
diz: ‘Ouvindo
ouvireis, mas de modo algum entendereis;
e
olhando olhareis, mas de modo algum vereis. 15
Pois
o coração deste povo tem ficado embotado e seus ouvidos
têm ouvido sem reação, e eles têm fechado
os olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os
ouvidos, nem entendessem com os corações e se
voltassem, e eu os
sarasse.’
Assim
verte a Tradução Almeida: (Mateus
13:13-15) 13 Por
isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não
vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. 14
E
neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo,
ouvireis, e de maneira alguma entendereis;
e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. 15
Porque
o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos
ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam
com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o
coração, nem se convertam, e eu os cure.
Estes
homens ouviram as palavras, não ouviram?? Sim, eles ouviram.
Tanto ouviram que suas ações eram fruto do julgamento
que davam àquilo que Jesus havia falado.
Estes
homens se negavam a ouvir, pois, para os ouvidos deles, as palavras
faladas por Jesus não soavam como palavras vindas de Deus.
Certamente, eles não queriam ser desviados do caminho de Deus,
caminho que eles acreditavam ser o caminho de Deus.
Como
não queriam se deixar desviar, tais homens queriam fazer calar
a voz que pronunciavam tais blasfêmias, pois, segundo eles, as
palavras de Jesus eram blasfêmias contra as “escrituras”
e contra Deus, pois as palavras que eles acreditavam e tinham como
verdade estavam devidamente registradas nas “escrituras”.
Estes
humanos chegaram a uma incógnita.
Jeová
previu esta situação quando Moisés ainda estava
vivo?? (Deuteronômio
18:18-19) 18
Suscitar-lhes-ei
do meio dos seus irmãos um profeta semelhante a ti; e deveras
porei as minhas palavras na sua boca e ele certamente lhes falará
tudo o que eu lhe mandar. 19
E
tem de dar-se que o homem que não escutar as minhas palavras
que ele falar em meu nome, deste eu mesmo exigirei uma prestação
de contas.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Deuteronômio
18:18-19) 18
Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a
ti; e porei
as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que
eu lhe ordenar. 19
E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar
em meu nome, eu exigirei contas.
Ele
repetirá todas as palavras que Eu o mandar falar. Ele falará
todas as palavras que Eu o mandar falar. Eles precisavam ouvir, não
precisavam?? Eles não reconheceram as palavras faladas por
Jesus como sendo palavras faladas por Deus. Porque eles não
reconheciam estas palavras como palavras de Deus??
Jesus
respondeu: “Porque mão sois de Deus”. (João
8:47) 47
Quem
é de Deus escuta as declarações de Deus. É
por isso que não escutais, porque não sois de Deus.”
Assim
verte a Tradução Almeida: (João
8:47) 47
Quem
é de Deus ouve as palavras de Deus;
por isso vós não as ouvis, porque não sois de
Deus.
Estes
humanos se negaram a escutar as palavras que estavam ouvindo.
Rejeitar
ouvir representava a morte. O humano estava rejeitando ouvir as
palavras de Jeová, o Deus que eles afirmavam estar adorando.
Bem,
agora observemos o que previu Jesus que aconteceria após a sua
morte, depois que ele repetiu e obedeceu as palavras faladas pelo Pai
para e diante daquela geração: (Mateus
24:10-11) 10
Então,
também, muitos tropeçarão e trairão uns
aos outros, e se odiarão uns aos outros. 11
E
surgirão muitos falsos profetas, e
desencaminharão a muitos;
Assim
verte a Tradução Almeida: (Mateus
24:10-11) 10
Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos
outros, e mutuamente se odiarão. 11
Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e
enganarão a muitos;
Bem,
geralmente o profeta fala em nome de Jeová. Ele afirma que a
palavra que ele está falando provem de Jeová. Ele
afirma que está apenas repetindo aquilo que Jeová falou
para ele, embora não seja verdade.
Ainda
outros presumem (chegam a uma lógica conclusão) que
Jeová falaria assim e assado ou que Jeová agiria assim
e assado, passando a transmitir tais informações como
se fossem a mais pura verdade.
Que
mais falou Jesus?? Jesus previu que haveria uma intensa disputa de
opiniões, que haveria uma divisão, que haveria uma
acalorada discussão em relação às
informações que ele retransmitiu. (Mateus
10:34-36) 34
Não
penseis que vim estabelecer paz na terra; vim estabelecer, não
a paz, mas a espada. 35
Pois
vim causar divisão;
o
homem contra seu pai,
e a filha contra sua mãe, e a jovem esposa contra sua sogra.
36
Deveras,
os inimigos do homem serão pessoas de sua própria
família.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Mateus
10:34-36) 34
Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim
trazer paz, mas espada. 35
Porque
eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai,
a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 36
e assim os inimigos do homem serão os da sua própria
casa.
O
que pudemos observar??
Pudemos
observar que Jeová afirmou que deixar de repetir o que Ele
mandou falar é um pecado (o que Ele mandou falar).
Pudemos
observar que pessoas afirmam que Jeová falou palavras que Ele
mesmo não falou.
Pudemos
observar que Jeová puniu aqueles que foram enganados pelas
falsas palavras proferidas por profetas.
Pudemos
observar que continuariam a existir pessoas que agiriam como falsos
profetas.
Certamente,
estes falsos profetas iriam desmentir palavras faladas por Jesus, e
obviamente, suas ações não seriam as mesmas
ações de Jesus em relação a uma situação
qualquer do dia a dia.
Em
lugar de matar o falso profeta, o que Jesus pediu que fosse feito??
O que Jesus falou neste sentido??
Estas foram as palavras de Jesus: (Mateus
7:15-20) 15
“Vigiai-vos
dos
falsos profetas que se chegam a vós em pele de ovelha, mas que
por dentro são lobos vorazes. 16
Pelos
seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos
espinhos ou figos dos abrolhos? 17
Do
mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda
árvore podre produz fruto imprestável; 18
a
árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem
pode a árvore podre produzir fruto excelente. 19
Toda
árvore que não produz fruto excelente é cortada
e lançada no fogo. 20
Realmente,
pois, pelos
seus frutos reconhecereis estes [homens].
Assim
verte a Tradução Almeida: (Mateus
7:15- 19) 15 Guardai-vos
dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em
ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos
espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a
árvore má produz frutos maus. 18
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore
má dar frutos bons. 19
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e
lançada no fogo. 20
Portanto, pelos
seus frutos os conhecereis.
Como
reconhecer um falso profeta?? Pelos seus frutos.
Como assim?? As ações dos profetas no dia a dia seriam
ações diferentes das ações praticadas por
Jesus.
Jesus
afirmou que estes falsos profetas apareceriam disfarçados de
ovelhas. Neste caso, as ações destes homens disfarçados
de ovelhas, seriam ações de um lobo. Não é
natural de uma ovelha praticar ações de um lobo, não
é verdade??
A
ovelha não pratica nenhuma maldade.
Todas
as ações de Jesus foram ações de uma
ovelha e todas as palavras de Jesus foram palavras que saíram
do íntimo de uma ovelha. Jesus não era um lobo
disfarçado em ovelha. Jesus mostrou ser uma ovelha autêntica,
cem por cento ovelha.
Matar
um falso profeta seria a ação de uma ovelha?? Uma
ovelha NUNCA mataria um falso profeta. Uma ovelha NUNCA praticaria
qualquer maldade contra um falso profeta.
A
ordem dada por Moisés e registrada nas “Escrituras”
era para matar o falso profeta. Será que as ovelhas deviam
matar o falso profeta?? Será que matar passou a ser uma ação
normal de uma ovelha?? A ovelha podia matar o falso profeta com a
aprovação de Jeová??
A
existência do falso profeta seria uma realidade.
O mal causado pelo falso profeta seria grande, afinal, ele enganaria
a muitos. E agora, o que fazer contra o falso profeta?? Jesus nos deu
o seguinte mandamento: “Vigiai-vos
dos falsos profetas”.
Bem,
a ovelha agiria exatamente assim como Jesus agiu, pois Jesus nos
ensinou a como obedecer este mandamento.
Qualquer
um que use o nome do Pai ou o nome de Jesus para passar informação
diferente das informações fornecidas por Jesus, passa a
ser um falso profeta.
Certamente
este profeta discorda da forma como Jesus viveu o dia a dia,
discordando das regras que Jesus obedecia, regras estas que formavam
a base para as ações de Jesus no dia a dia.
Obviamente,
se um profeta ordenasse em nome de Jesus para maltratar de alguma
forma os falsos profetas, em face do mal que ele causaria ao rebanho,
ele estava incitando as ovelhas a agirem como lobos, não é
verdade??
Daí,
este profeta passaria a molestar os falsos profetas em nome da
proteção do rebanho. Molestar é diferente de
vigiar e se trata de uma ação não própria
de uma ovelha. Você já viu uma ovelha molestando
alguém?? Neste caso, este profeta mostraria ser um lobo
disfarçado de ovelha, pois ele não aceita que o rebanho
seja molestado por falsos profetas. A ovelha foge, mas a ovelha não
adota atitudes agressivas.
Neste
caso, a ovelha devia continuar a conviver com o falso profeta e não
tomar nenhuma ação contra o falso profeta?? Bem, a
ovelha teria de mostrar que era uma ovelha autêntica. A ovelha
devia permanecer ovelha, afinal de contas, ela é uma ovelha.
Ela não é um lobo disfarçado de ovelha.
- Que ação tomou Jesus contra aqueles que falavam palavras blasfemas contra ele??
- Que promessa fez Jesus para aqueles que blasfemavam contra ele, afirmando que ele expulsava demônios por meio de Belzebu??
- Haveria retaliação ou haveria perdão??
(Mateus
12:32) 32 Por
exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á
perdoado;
mas quem falar contra o espírito santo, não lhe será
perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que há
de vir.
Assim
verte a Tradução Almeida:
(Mateus
12:32) 32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho
do homem, isso
lhe será perdoado; mas se alguém falar
contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado,
nem neste mundo, nem no vindouro.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Mateus
12:32) 32 Ao que disser alguma palavra contra o Filho do homem,
isso
lhe será perdoado; porém ao que falar
contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado,
nem neste mundo, nem no vindouro.
Jesus
repete para seus discípulos a mesma informação,
ou seja, vou perdoar toda blasfêmia contra mim.
(Lucas
12:10) 10
E
a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem,
ser-lhe-á
isso perdoado;
mas a quem blasfemar contra o espírito santo, não lhe
será isso perdoado.
Assim
verte a Tradução Almeida:
(Lucas
12:10) 10 E a todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho
do homem, isso
lhe será perdoado; mas ao que blasfemar contra o
Espírito Santo, não lhe será perdoado.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Lucas
12:10) 10 Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do
homem, isso
lhe será perdoado; mas o que blasfemar contra o
Espírito Santo, não lhe será perdoado.
Jesus
informa ao humano sobre o que acontecerá:
“Prestareis contas de todas as vossas palavras no último
dia, isto é, o dia do juízo”.
(Mateus
12:36-37) 36 Eu
vos digo que de toda
declaração sem proveito que os homens fizerem prestarão
contas no Dia do Juízo;
37 pois
é pelas tuas palavras que serás declarado justo e é
pelas tuas palavras que serás condenado.”
Assim
verte a Tradução Almeida:
(Mateus
12:36-37) 36 Digo-vos, pois, que de toda
palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta
no dia do juízo. 37 Porque pelas tuas
palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás
condenado.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Mateus
12:36-37) 36 Digo-vos que de toda
a palavra ociosa que falarem os homens, dela darão conta no
dia de juízo; 37 porque pelas tuas
palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás
condenado.
O
que percebi??
- Bem, percebo que Jesus nos deu um mandamento que para ser obedecido.
- Percebo que “vigiai-vos dos falsos profetas” é um mandamento que produz ovelhas autênticas.
- Percebo que ser uma ovelha autêntica também é um mandamento.
- Percebo que eu não devo tomar inimizade com alguém que fala algo que eu discordo.
- Percebo que não devo tomar inimizade com alguém que fala algo que Jeová não falou.
- Percebo que a violência não transforma a palavra falada em verdade ou em mentira.
- Percebo que a palavra falada precisa de tempo para provar ser verdadeira ou falsa.
- Também percebo que para Jeová, a coisa importante é que eu reconheça e compreenda a palavra falada por ele.
- Percebo que se eu reconhecer e compreender a palavra falada por Jeová, eu não vou me deixar levar pela palavra falada por outro humano, seja lá quem ele for.
- Percebo também que o Pai deseja que eu ajude o falso profeta a retratar-se diante Dele.
- Percebo que devo ter um interesse amoroso no “falso profeta”.
Por
ouvir a palavra falada, a ovelha percebe que se trata de um falso
profeta, no entanto, a ovelha não toma nenhuma atitude contra
o falso profeta, pois agressão não faz parte da
personalidade de uma ovelha.
Se
alguém fantasiado de ovelha mandar em nome de Jesus ou Jeová
que as ovelhas tomem qualquer ação de retaliação
contra um falso profeta qualquer, a ovelha não reconhece esta
ordem como partindo de uma ovelha autêntica, pois Jesus não
deu esta ordem, ordem que vai de encontro ao espírito de uma
ovelha. Neste caso, a ovelha também deverá observar a
ação desta suposta ovelha. O que a ovelha observará??
Ela observará uma suposta ovelha praticando uma ação
que não condiz com o espírito de uma ovelha.
Consequentemente, ela não copiará esta suposta ovelha,
pois ela reconhece a voz da “Ovelha” Jesus. Ela não
foge da falsa ovelha, mas, procura convencê-la a mudar de
opinião.
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