COISA TERRÍVEL É CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVENTE??
Que
Deus vivente era este mencionado por Paulo??
(Hebreus
10:26-31) 26
Pois, se
praticarmos o pecado deliberadamente, depois de termos recebido o
conhecimento exato da verdade, não há mais nenhum
sacrifício pelos pecados, 27
mas [há]
uma certa expectativa terrível de julgamento e [há] um
ciúme ardente que vai consumir os que estão em
oposição. 28
Qualquer
homem que tiver desconsiderado a lei
de Moisés morre
sem compaixão,
pelo testemunho de dois ou três. 29
De quanto
mais severa punição, achais, será contado digno
aquele que tiver pisado o Filho de Deus e que tiver considerado de
pouco valor o sangue do pacto com que foi santificado, e que tiver
ultrajado com desdém o espírito de benignidade
imerecida? 30
Pois,
conhecemos aquele que disse: “Minha é a vingança;
eu recompensarei”; e, novamente: “Jeová julgará
o seu povo.” 31
COISA
TERRÍVEL É CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVENTE.
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Hebreus
10:26-31) 26 Pois
se pecamos voluntariamente, depois de termos recebido o pleno
conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício
pelos pecados, 27
senão
uma certa expectação terrível do juízo e
um ardor de fogo que há de devorar aos adversários. 28
Aquele
que transgride a Lei de Moisés, sendo-lhe provado com duas ou
três testemunhas, morre sem misericórdia;
29
de
quanto mais severo castigo, pensais vós, será julgado
digno aquele que calca aos pés o Filho de Deus e tem em conta
de profano o sangue da aliança, com que foi santificado, e
ultraja ao Espírito da graça? 30
Pois
conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu
retribuirei; e outra vez: O Senhor julgará ao seu povo. 31
Horrenda
coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Afinal de contas, POR QUE era uma coisa terrível cair nas mãos deste Deus??
Este Jeová da lei de Moisés era alguém sem nenhuma misericórdia para com o errante, não era??
Este Jeová da lei de Moisés era alguém sem nenhuma misericórdia para com o errante, não era??
Havia
incompatibilidade entre este Jeová da lei de Moisés e a
misericórdia para com o errante. Segundo a lei de Moisés,
Jeová e Misericórdia eram coisas incompatíveis.
Segundo Moisés, Jeová ordenara que os humanos não
tivessem misericórdia dos errantes. Que matassem os errantes
sem a menor compaixão. Segundo Moisés não
deveria haver qualquer tolerância para com o transgressor da
lei. Segundo a lei de Moisés, Jeová era intolerante
para com o pecador, (transgressor da lei), não usando de
misericórdia para com tal transgressor da lei.
A posição oficial daquele reino era o “não perdão”. Paulo estava atribuindo ao Pai Jeová, uma pessoa Santa, a mesmíssima intolerância que era praticada naquele reino.
Tolerante
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: indivíduo que é dotado
de tolerância ou indulgência.
tolerante
adj.2g.
(1789)
1
que
tolera 2
que
desculpa certas falhas ou erros <a
chefia sempre se mostrou t. com os atrasos dele>
n
adj.2g.s.2g.
3
diz-se
de ou indivíduo que é dotado de tolerância ou
indulgência <devemos
ser t. com as crianças>
<os
t. ouvem e respeitam opiniões diferentes das suas>
¤
etim
lat.
tolerans,antis,
part.pres. do v.lat. toleráre
'suportar,
tolerar' ¤
ant
fanático,
ferrenho, implacável, inflexível, intolerante
Intolerante
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: que não admite opinião,
posição etc., que divirja da sua.
intolerante
adj.2g.
(1789)
1
falto
de tolerância, de condescendência, de compreensão;
inflexível, rígido <é
i. com os erros de outrem>
2
que
não admite opinião, posição etc. que
divirja da sua <seita
religiosa i.>
<teórico
i.>
3
med
diz-se
do organismo que manifesta alergia a certos medicamentos <organismo
i. ao leite>
n
adj.2g.s.2g.
4
m.q.
intolerantista
¤
etim
lat.
intolèrans,antis
'id.'
¤
ant
tolerante
Será
que o Pai Jeová é tolerante ou Ele é
intolerante??
O
que é incompatível??
Incompatível
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: que não pode coexistir com
outra coisa; inconciliável, incombinável.
incompatível
adj.2g.
(1535)
1
que
não é compatível 1.1
que
não pode coexistir com outra coisa; inconciliável,
incombinável <conceitos,
métodos i.>
1.2
que
não pode entender-se com outra pessoa <nunca
junte duas pessoas i. numa mesma sala>
1.3
que
não pode ser simultaneamente ministrado com outro medicamento,
produto ou tratamento <remédios
i.>
1.4
que
não pode ser exercido simultaneamente pela mesma pessoa
(diz-se de cargo, função, ofício, vantagem,
direito etc.) ¤
etim
in-
+
compatível
¤
sin/var
ver
sinonímia de adversário
¤
ant
compatível;
ver tb. antonímia de adversário
Neste
caso, Jeová ficava bem longe da compaixão pelo errante,
pois a compaixão pelo errante era incompatível com a
pessoa de Jeová.
A
lei dada por Moisés determinava a não existência
de misericórdia para com o transgressor da lei.
Se
a ofensa a um humano qualquer é tratada sem qualquer
misericórdia, então imagine aquele que calca aos pés
o filho Jesus. Segundo o nosso irmão Paulo de Tarso, uma
ofensa a Jesus era muito mais ofensa do que uma ofensa a qualquer
outra pessoa, tornando-se tal ofensor digno de uma punição
muito mais severa.
Se
o Pai mandou Moisés agir com intolerância contra aquele
que ofende um pecador, então o que Ele fará com aquele
que ofender o santo filho Jesus??
Será que Jeová toleraria tal coisa??
Segundo
as palavras de Paulo de Tarso, haveria uma vingança sem
compaixão.
Será
que realmente é terrível cair nas mãos de Jeová,
ou será que a melhor coisa do mundo é cair nas mãos
de Jeová?
Será
que eu deveria ficar com medo de cair nas mãos de Jeová?
Será que eu deveria ficar contente por cair nas mãos de
Jeová?? Será que Ele trata o homem com severa punição,
agindo com vingança e sem compaixão? Será que
Jeová guarda ressentimento daquele que o ofende?? Será
que Jeová guarda ressentimento daquele que despreza a palavra
que sai de Sua boca?? Que tratamento recebeu de Jeová aquele
“servo escolhido” que mesmo sabendo da Lei de Jeová,
ou seja, mesmo depois obter o conhecimento exato da verdade, decidiu
praticar o pecado?? Um tratamento sem compaixão, morte sem
compaixão?? Não há mais nenhum sacrifício
pelos seus pecados??
Poderia
o sacrifício ser o pagamento para se obter o perdão?? O
que prometeu Jesus àquele que mesmo ouvindo a palavra saída
de sua boca, decidisse não observá-la?? Que severa
punição pediu Jesus para aqueles humanos que o estavam
humilhando, fazendo sofrer e matando?? Morte sem compaixão??
Que severa punição deu Jesus para seus discípulos
que o abandonaram?? Que severa punição deu Jesus para
aquele que, perante os homens, negou que o conhecia, mesmo apesar de
ter sido advertido que o negaria naquela mesma noite?? Morte sem
compaixão?? Que severa punição deu Jesus para
Tiago e João, após estes decidirem queimar uma aldeia
de samaritanos, mesmo depois de receberem o mandamento de “sempre
oferecerem a outra face”??
O
que o nosso amado irmão Paulo afirmou a respeito do
comportamento humano da nação santa??
Ele
afirmou:
- Qualquer homem que tiver desconsiderado a lei de Moisés morre sem compaixão
- Aquele que transgride a Lei de Moisés, sendo-lhe provado com duas ou três testemunhas, morre sem misericórdia;
Bem,
isto era o que acontecia segundo a lei de Moisés. O nosso
irmão Paulo, sendo um profundo estudioso das “Escrituras”
e defensor da “lei de Moisés” revelava ser uma
testemunha deste comportamento adotado pela nação santa
em relação ao pecador. Segundo Moisés, Jeová
havia ordenado tal atitude contra o errante. O nosso irmão
Paulo era partidário e defensor de tal comportamento. Paulo de
Tarso revelou sua total intolerância contra aqueles que ele via
como pecadores, quando invadia lares e usava de plena violência
contra tais supostos pecadores. Neste caso ele era partidário
e praticante da plena intolerância contra a pessoa do pecador,
pecador aos seus olhos, obviamente.
Depois
destas palavras, e passando a usá-las como base, Paulo passa a
externar a forma como devem ser vistos aqueles que ofendem a Jesus
depois de serem informados das palavras de Jesus.
Paulo
afirmou: Os que fizerem isto são merecedores de uma punição
muito mais pesada.
- De quanto mais severa punição, achais, será contado digno aquele que tiver pisado o Filho de Deus e que tiver considerado de pouco valor o sangue do pacto com que foi santificado, e que tiver ultrajado com desdém o espírito de benignidade imerecida?
- de quanto mais severo castigo, pensais vós, será julgado digno aquele que calca aos pés o Filho de Deus e tem em conta de profano o sangue da aliança, com que foi santificado, e ultraja ao Espírito da graça?
Segundo
Paulo, a pessoa que passar a ofender Jesus depois de ter recebido o
conhecimento sobre as palavras de Jesus, passa a ser merecedora de
receber um tratamento bem mais violento do que o previsto na lei de
Moisés.
Depois
disto Paulo busca palavras nas “Escrituras” para servir
de base para esta sua afirmação.
Daí,
Paulo apresenta a base bíblica:
- Pois, conhecemos aquele que disse: “Minha é a vingança; eu recompensarei”; e, novamente: “Jeová julgará o seu povo.”
- Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei; e outra vez: O Senhor julgará ao seu povo.
Paulo
afirma: Pois conhecemos muito bem a Jeová, aquele que afirmou
isto e aquilo.
Fechando
o seu raciocínio de acordo com as bases apresentadas, o nosso
amado irmão Paulo afirmou claramente:
- COISA TERRÍVEL É CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVENTE.
- Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Esta
é uma frase que é fruto de um raciocínio
plenamente lógico e com “base bíblica”.
Sendo
Paulo um respeitado estudioso das “Escrituras”, esta
afirmação dele deve estar de mãos dadas com a
mais pura realidade a respeito da personalidade Jeová.
Será
que o nosso irmão Paulo está coberto de razão
nesta sua análise e conclusão?? A afirmação
de Paulo nos leva a concluir que Jeová não perdoará
aquele que venha ofender Jesus depois de ter recebido o conhecimento
das palavras de Jesus.
O
que aconteceria com aquele que depois de estar em uma relação
pactuada com Jeová, decidisse sair desta relação
para praticar uma outra??
O
que faria Jeová com aquele humano que depois de concordar em
ser um súdito Dele, depois de algum tempo decidisse mudar de
opinião??
Vamos
deixar o próprio Jeová responder através de Sua
ação ao se encontrar em uma condição como
esta.
Vamos
ver o fato histórico e ver o que Jeová falou e fez.
(1
Samuel 8:4-9) 4 Reuniram-se
então todos os anciãos de Israel e vieram a Samuel, a
Ramá, 5 e
disseram-lhe: “Eis que tu mesmo ficaste velho, mas os teus
próprios filhos não têm andado nos teus caminhos.
Agora, designa-nos deveras um rei para nos julgar, igual a todas as
nações.” 6 Mas
a coisa era má aos olhos de Samuel, visto que haviam dito:
“Dá-nos deveras um rei para nos julgar”, e Samuel
começou a orar a Jeová. 7
Jeová
disse então a Samuel: “Escuta a voz do povo referente a
tudo o que te dizem; pois, não é a ti que rejeitaram,
mas é a mim que rejeitaram como rei sobre eles.
8 Conforme
todos os seus feitos que praticaram desde o dia em que os fiz sair do
Egito até o dia de hoje, continuamente me abandonando e
servindo a outros deuses, assim estão também fazendo a
ti. 9 E
agora escuta a sua voz. Somente o seguinte: deves adverti-los
solenemente e tens de informá-los da prerrogativa legítima
do rei que reinará sobre eles.”
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(1
Samuel 8:4-9) 4 Tendo-se congregado todos os anciãos de
Israel vieram ter com Samuel a Ramá, 5 e disseram-lhe:
Eis que tu estás velho, e teus filhos não andam nos
teus caminhos. Constitui-nos um rei, como o têm todas as
nações, para que ele nos julgue. 6 Porém
esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos
um rei, para que nos julgue. Então Samuel orou a Jeová.
7 Disse Jeová
a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo o que eles te dizem; pois não
é a ti que eles rejeitaram, mas a mim, para eu não
reinar sobre eles. 8 Segundo todas as obras que têm
feito desde o dia em que os fiz subir do Egito até o dia de
hoje, pois me abandonaram a mim e serviram a outros deuses, assim
também te fazem a ti. 9 Agora ouve a sua voz; contudo
lhes declararás solenemente e lhes farás ver como se
portará o rei que há de reinar sobre eles.
A
palavra de Jeová foi bem clara ao descrever o que estava
acontecendo: “Eles Me rejeitaram em continuar a ser rei sobre
eles”.
A
palavra é rejeitar.
Depois
de ser rejeitado como rei, o que devia fazer um rei??
Era
a vontade do rei contra a vontade do povo. O que fazer em uma
condição como esta??
O
que Jeová fez??
Jeová
afirmou: Deves ouvir a voz do povo, no entanto, deves lhes declarar
solenemente como se portará o rei humano que há de
reinar sobre eles.
Detalhe.
A TNM verte esta situação como Jeová
estabelecendo e “legitimando” ações iníquas
dos reis humanos. A TNM fala de prerrogativa legítima. As
ações iníquas de plena “desigualdade”
que seriam praticadas contra o povo foram rotuladas de prerrogativas
legítimas daqueles reis humanos. Sendo prerrogativas
legítimas, isto significava que Jeová não via
tais ações como pecados praticados por estes reis
humanos.
Quanto
a este detalhe, ou seja, em as ações dos reis ser ou
não ser uma prerrogativa legítima, estamos dedicando
uma página neste site somente para raciocinar sobre tal tema.
Está sendo analisada em: prerrogativa
legítima ou iniquidade do rei
Bem,
o que Jeová fez??
Jeová
respeitou a escolha do povo rebelde, sem antes lhes avisar sobre o
resultado da péssima escolha feita.
No
entanto, continuou a se relacionar com o povo rebelde.
(1
Samuel 8:10-22) 10 Portanto,
Samuel disse todas as palavras de Jeová ao povo que lhe pedia
um rei. 11 E
passou a dizer: “A seguinte será
a prerrogativa legítima do rei que
reinará sobre vós: Tomará os vossos filhos e os
porá como seus nos seus carros e entre os seus cavaleiros, e
alguns terão de correr na frente dos seus carros; 12
e a
fim de designar para si chefes sobre mil e chefes sobre cinqüenta,
e [alguns] para lavrarem por ele e para ceifarem a sua colheita, e
para fazerem seus instrumentos de guerra e os petrechos de seus
carros. 13 E
tomará as vossas filhas para misturadoras de ungüento, e
cozinheiras, e padeiras. 14 E
os vossos campos, e os vossos vinhedos, e os vossos olivais, os
melhores, ele tomará e realmente dará aos seus servos.
15 E
tomará o décimo de vossos campos de sementeira e de
vossos vinhedos, e ele certamente [os] dará aos seus oficiais
da corte e aos seus servos. 16 E
tomará os vossos servos e as vossas servas, e as vossas
melhores manadas e os vossos jumentos, e terá de usá-los
para a sua obra. 17 E
tomará o décimo de vossos rebanhos e vós mesmos
vos tornareis seus como servos. 18
E
naquele dia certamente clamareis por causa do vosso rei que
escolhestes para vós, mas Jeová não vos
responderá naquele dia.” 19
No
entanto, o povo negou-se a escutar a voz de Samuel e disse: “Não,
mas um rei virá a estar sobre nós. 20
E
também nós teremos de tornar-nos iguais a todas as
nações, e o nosso rei terá de julgar-nos, e terá
de sair na nossa frente e travar as nossas batalhas.”
21 E
Samuel deu ouvidos a todas as palavras do povo; falou-as então
aos ouvidos de Jeová. 22 E
Jeová passou a dizer a Samuel: “Escuta a sua voz, e tens
de fazer um rei reinar para eles.” Por
conseguinte, Samuel disse aos homens de Israel: “Ide cada um
para a sua cidade.”
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(1Samuel
8:10-22) 10 Referiu Samuel todas as palavras de Jeová ao
povo que lhe havia pedido um rei, 11 e disse: Assim se
portará o rei que há de reinar sobre vós:
tomará vossos filhos e os porá nos seus carros e entre
os seus cavaleiros, e eles correrão adiante dos seus carros;
12 e os constituirá capitães de mil e capitães
de cinqüenta, e lavradores dos seus campos, e segadores das suas
messes, e fabricantes das suas armas e dos seus carros. 13
Tomará vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
14 Tomará o melhor dos vossos campos, e das vossas
vinhas, e dos vossos olivais, e dá-los-á aos seus
servos. 15 Dizimará as vossas sementes e as vossas
vinhas, para dar aos seus eunucos e aos seus servos. 16 Também
tomará os vossos servos e as vossas servas, e os vossos
melhores mancebos, e os vossos jumentos, e os empregará no seu
trabalho. 17 Dizimará também os vossos rebanhos;
e vós sereis seus servos. 18 Naquele dia vós
lamentareis por causa do vosso rei, que vós mesmos
escolhestes; e Jeová não vos responderá naquele
dia. 19 Mas o
povo não quis escutar a voz de Samuel; e disseram: Não;
mas queremos ter um rei sobre nós, 20
para que sejamos
também como todas as nações. O nosso rei nos
julgará, marchará à nossa frente e pelejará
as nossas batalhas. 21 Samuel ouviu todas as palavras
do povo, e as referiu aos ouvidos de Jeová. 22 Jeová
disse a Samuel: Escuta a sua voz, e constitui-lhe um rei. Samuel
disse aos homens de Israel: Volte cada um para a sua cidade.
Neste
caso específico, foi terrível estar nas mãos de
Jeová??
“A
boca fala daquilo que o coração está cheio”
– esta afirmação de Jesus é
verdade, uma verdade absoluta. A palavra saída da boca de
Jesus é sempre verdade.
AO
OUVIR TAL AFIRMAÇÃO HUMANA – “coisa
terrível é cair nas mãos do Deus vivente”
- como Jeová a classificaria?? Agradeceria
pelo elogio ou ficaria triste por tal blasfêmia??
JEOVÁ
FALOU A RESPEITO DE SI MESMO: (Êxodo
34:4-7) . . .. 5
E
Jeová passou a descer na nuvem e a pôr-se ali junto
dele, e passou a declarar o nome de Jeová. 6
E
Jeová ia passando diante da sua face e declarando: “Jeová,
Jeová, DEUS MISERICORDIOSO
E
CLEMENTE,
vagaroso
em irar-se e abundante
em benevolência
e
em verdade, 7
preservando
a benevolência para com milhares, PERDOANDO
O ERRO,
E A TRANSGRESSÃO, E O PECADO,
mas de
modo algum isentará da punição,
trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos e
sobre os netos, sobre a terceira geração e sobre a
quarta geração.”
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Êxodo
34:5-7) 5 Tendo Jeová
descido na nuvem, esteve com ele ali e proclamou o nome de Jeová.
6 Passando Jeová por diante dele, proclamou: Jeová,
Jeová, DEUS
MISERICORDIOSO E CLEMENTE,
tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 que
guarda beneficência em milhares, QUE
PERDOA A INIQÜIDADE, A TRANSGRESSÃO E O PECADO;
e que de
maneira alguma terá por inocente o culpado,
visitando a iniqüidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos
filhos, na terceira e na quarta geração.
Não
devemos passar despercebida esta interessante informação
da Tradução do Novo mundo:
- mas de modo algum isentará da punição
Em
face desta afirmação, podemos perguntar:
- Será que o Pai não abre mesmo mão da punição??
- Se o Pai não abrir mão da punição, o que isto quer dizer em relação a Ele??
- Afinal, Ele é perdoador ou não??
- O Perdoador pode aplicar uma punição e mesmo assim continuar perdoador??
- Como isto pode acontecer??
Estas
e outras perguntas em relação a este interessante
assunto estão sendo analisadas em outra página deste
site.
Esta
é a página: A
punição e o depois da punição
ALÉM
DE DESCREVER SUA PERSONALIDADE, QUE HISTÓRICO FORNECEU O
PRÓPRIO JEOVÁ QUANTO AO USO DE SUAS QUALIDADES?? AO
FINAL, O QUE SE PODE AFIRMAR A RESPEITO DE JEOVÁ?? COISA
MARAVILHOSA É CAIR NAS MÃOS DE JEOVÁ OU COISA
TERRÍVEL É CAIR NAS MÃOS DE JEOVÁ?
QUANDO
O HUMANO JULGA, CERTAMENTE NÃO USA DE MISERICÓRDIA E
NEM DE CLEMÊNCIA REVELANDO ASSIM A SUA PERSONALIDADE.
Exatamente
por isso é que o humano está terminantemente proibido
de efetuar qualquer julgamento, pois o humano não possui as
qualificações
necessárias para executar esta tarefa, ele não possui a
capacidade
exigida para realizar tal tarefa. “Parai de julgar,
parai de condenar” - esta foi a ordem dada por Jesus.
A
PRIMEIRA PUNIÇÃO DADA POR JEOVÁ quando este se
colocou como “vingador”– QUE QUALIDADE SE VÊ??
O
caso é bem conhecido – é o caso de Caim.
Assim
está registrado: (Gênesis
4:2-15) . . .E Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim tornou-se
lavrador do solo. 3
E
sucedeu, ao fim de algum tempo, que Caim passou a trazer alguns
frutos do solo como oferenda a Jeová. 4
Mas,
quanto a Abel, ele também trouxe dos primogênitos do seu
rebanho, sim, dos seus pedaços gordos. Ora, ao passo que Jeová
olhava com favor para Abel e para sua oferenda, 5
não
olhava com favor para Caim e para sua oferenda. E acendeu-se muito a
ira de Caim, e seu semblante começou a descair. 6
Então
Jeová disse a Caim: “Por que se acendeu a tua ira e por
que descaiu o teu semblante? 7
Se
te voltares para fazer o bem, não haverá enaltecimento?
Mas, se não te voltares para fazer o bem, há o pecado
agachado à entrada e tem desejo ardente de ti; e conseguirás
tu dominá-lo?” 8
Depois,
Caim disse a Abel, seu irmão: [“Vamos ao campo.”]
Sucedeu, pois, enquanto estavam no campo, que Caim passou a atacar
Abel, seu irmão, e o matou. 9
Mais
tarde, Jeová disse a Caim: “Onde está Abel, teu
irmão?”, e ele disse: “Não sei. Sou eu
guardião de meu irmão?” 10
A
isto ele disse: “Que fizeste? Escuta! O
SANGUE DE TEU IRMÃO ESTÁ CLAMANDO A
MIM desde
o solo. 11
E
agora, maldito és, banido do solo, o qual abriu a sua boca
para receber da tua mão o sangue de teu irmão. 12
Quando
lavrares o solo, não te dará de volta seu poder.
Tornar-te-ás
errante e fugitivo na terra.”
13
A
isto Caim disse a Jeová: “Minha punição
pelo erro é grande demais para suportar. 14
Eis
que neste dia realmente me expulsas da superfície do solo e
ficarei escondido da tua face; e tenho de tornar-me errante e
fugitivo na terra, e é certo que quem me achar me matará.”
15
Então
Jeová lhe disse: “Por esta causa, quem matar a Caim terá
de sofrer vingança sete vezes.”. . .
Jeová
aconselha Caim, chamando-lhe a atenção para aquele
sentimento que o levaria a tornar o pecado visível. Caim torna
visível o pecado por matar o seu irmão. O sangue de
Abel clama desde o solo. Não clama a ninguém mais, a
não ser a Jeová. Jeová passa a agir qual
vingador de Abel, decidindo qual será a punição
que Caim receberá pelo seu pecado. Caim fica com medo de ser
morto por algum humano que assumisse para si a posição
de vingador de Abel. Jeová revela ser o protetor de
Caim, deixando claro que nenhum humano poderia interferir neste caso,
estipulando uma penalidade sete vezes maior para o intruso. Era uma
relação direta entre o ofensor (Caim) e o
ofendido (Jeová). Nesta relação,
realmente só cabem duas pessoas.
Assim,
Jeová foi CLEMENTE.
Só se viu a MISERICÓRDIA
em ação. Não deixou de haver punição.
Foi uma punição clemente. Você gostaria de dar
outra punição para este caso?? Quem o fizer receberá
vingança sete vezes maior. Quem aplicará esta punição
àquele que resolver ser um intrometido?? O mesmo Vingador,
certamente.
Será
que o Pai convidou algum humano ou anjo para ser fiscal do
cumprimento da lei?? Designou alguém como carrasco de
pecadores??
UM
HUMANO FOI CHAMADO A FAZER SEU PRÓPRIO JULGAMENTO
Já
sabemos de que humano estamos falando. Estamos falando de Davi. Foi
um caso de cobiça colocada em prática, associada à
premeditada morte de uma pessoa para ocultar o pecado praticado. Foi
o caso de desvalorização de um “próximo”
que não era israelita e que não era um “ungido”
de Jeová. Como o próprio Davi afirmou: “por não
ter tido compaixão”; o humano que Davi estava julgando
não havia usado de compaixão. Davi sabia que era pecado
e sabia da punição exigida para o caso. O sangue de
Urias também clamava a Jeová. Que valor foi atribuído
por Jeová para Urias, aquele que sequer era um israelita??
Jeová deixa Davi externar sua opinião sobre uma
situação semelhante, sobre que tipo de punição
deveria ser dada ao homem que agisse assim. Davi na sua ira, disse o
que tal homem merecia. Davi jurou por Jeová. Realmente,
qualquer humano que agisse assim “merecia” a morte,
afinal de contas, a penalidade para qualquer pecado é a mesma
“morte”.
Assim
está registrado na TMN: (2
Samuel 12:1-14) 12
E Jeová
passou a enviar Natã a Davi. Portanto, entrou até ele e
disse-lhe: “Sucedeu que havia dois homens numa cidade, um deles
rico e o outro de poucos meios. 2
Acontece
que o rico tinha muitíssimas ovelhas e gado vacum; 3
mas
o homem de poucos meios não tinha senão uma só
cordeira, uma pequena, que havia comprado. E conservava-a viva, e ela
crescia com ele e com seus filhos, todos juntos. Comia do seu bocado
e bebia do seu copo, e deitava-se no seu regaço, e veio a ser
para ele como uma filha. 4
Depois
de algum tempo chegou um visitante ao homem rico, mas este evitou
tomar de suas próprias ovelhas e do seu próprio gado
para aprontá-los para o viajante que chegara a ele. Tomou,
portanto, a cordeira do homem de poucos meios e a aprontou para o
homem que chegara a ele.” 5
Nisso
se acendeu grandemente a ira de Davi contra o homem, de modo que ele
disse a Natã: “Por
Jeová que vive,
o homem que fez isso merece
morrer!
6
E
quanto à cordeira, deve compensá-la com quatro, em
conseqüência do fato de ter feito tal coisa e
por
não ter tido compaixão.”
7
Então
disse Natã a Davi: “Tu mesmo és o homem! Assim
disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Eu mesmo te ungi rei
sobre Israel e eu mesmo te livrei da mão de Saul. 8
E
eu estava disposto a dar-te a casa do teu senhor e as esposas do teu
senhor no teu regaço, e a dar-te a casa de Israel e de Judá.
E se não bastasse, eu estava disposto a acrescentar-te coisas
tais como estas, bem como outras coisas. 9
Por
que DESPREZASTE
A PALAVRA DE JEOVÁ,
fazendo o que é mau aos seus olhos? A Urias, o hitita,
golpeaste com a espada e tomaste-lhe a esposa para ser tua esposa, e
a ele mataste pela espada dos filhos de Amom. 10
E
agora, por tempo indefinido, não se afastará a espada
da tua própria casa, em conseqüência do fato de que
ME
DESPREZASTE,
tomando a esposa de Urias, o hitita, para se tornar tua esposa.’
11
Assim
disse Jeová: ‘Eis que suscito contra ti uma calamidade
provinda da tua própria casa; e hei de tomar as tuas esposas
debaixo dos teus próprios olhos e dá-las ao teu
próximo, e ele se há de deitar com as tuas esposas sob
os olhares deste sol. 12
Ao
passo que tu mesmo agiste
às escondidas,
eu, da minha parte, farei esta coisa perante todo o Israel e diante
do sol.’” 13
Davi
disse então a Natã: “Pequei contra Jeová.”
A isto Natã disse a Davi: “Jeová, por sua vez,
deixa passar o teu pecado. Não morrerás. 14
Não
obstante, visto que inquestionavelmente trataste a Jeová com
desrespeito por meio desta coisa, então o próprio
filho, que te acaba de nascer, positivamente morrerá.”
Foi
um caso de “desprezo à pessoa de Jeová”.
Jeová revelou como Ele se sentiu com a atitude de Davi:
“Me desprezaste”. “Desprezaste a palavra de Jeová”.
Jeová sentiu-se desprezado por Davi. Foi uma ofensa direta a
Jeová.
Como
foi que Jeová cuidou deste caso?? Novamente ficou destacada a
CLEMÊNCIA.
Só se viu a MISERICÓRDIA
em ação. Será que algum humano que amasse muito
a Urias poderia exigir vingança por Urias?? Se o fizesse,
certamente seria um intruso. Você questionaria a CLEMÊNCIA
de Jeová? Será que se tratava de uma misericórdia
condicionada ao mérito do ofensor?? Será que Davi era
um servo leal e justo?? Será que pessoas leias e justas têm
o mesmo comportamento de Davi no seu dia a dia com outros humanos??
Novamente, era um caso entre Jeová e um ofensor, isto é,
apenas entre duas pessoas. Só diz respeito aos dois
envolvidos.
O
MAIS INÍQUO DOS HUMANOS CAI NAS MÃOS DE JEOVÁ.
Quem
é este mais iníquo dos humanos?? É Manassés,
um dos reis da tribo de Judá, que reinou em Jerusalém.
Durante
anos a fio, Manassés cometeu uma grande quantidade de pecados,
dos quais Jeová havia definido a morte como punição.
Foram enviados profetas para fazê-lo recuar de suas práticas,
mas ele não dava atenção. Ele entregou seus
filhos para serem queimados em troca de desejos egoístas.
Novamente, Jeová afirma que foi uma ofensa à Sua
pessoa. Tanto Manassés como os liderados por Manassés
ofendiam a Jeová continuamente.
Assim
está registrado na TMN: (2
Reis 21:1-16) 21
Manassés
tinha doze anos de idade quando começou a reinar e reinou por
cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe
era Hefzibá. 2
E
ele passou a fazer o que era mau aos olhos de Jeová, segundo
as coisas detestáveis das nações que Jeová
tinha desalojado de diante dos filhos de Israel. 3
De
modo que construiu novamente os altos que Ezequias, seu pai, tinha
destruído, e erigiu altares a Baal e fez um poste sagrado,
assim como fizera Acabe, rei de Israel; e começou a curvar-se
diante de todo o exército dos céus e a servi-los. 4
E
construiu altares na casa de Jeová, referente à qual
Jeová dissera: “Em Jerusalém porei o meu nome.”
5
E
foi construir altares a todo o exército dos céus em
dois pátios da casa de Jeová. 6
E
ele fez o seu próprio filho passar pelo fogo, e praticou a
magia e procurou presságios, e constituiu médiuns
espíritas e prognosticadores profissionais de eventos. Fez
em grande escala o que era mau aos olhos de Jeová, PARA O
OFENDER. 7
Além
disso, a imagem esculpida do poste sagrado que fizera, ele colocou na
casa da qual Jeová dissera a Davi e a Salomão, filho
dele: “Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi dentre
todas as tribos de Israel, porei meu nome por tempo indefinido. 8
E
não mais farei o pé de Israel vagar [para longe] do
solo que dei aos seus antepassados, contanto que cuidem de fazer
segundo tudo o que lhes mandei, sim, conforme toda a lei que meu
servo Moisés lhes ordenou.” 9
E
eles não escutaram, porém, Manassés continuou a
seduzi-los para fazerem o que era mau, mais do que as nações
que Jeová aniquilara de diante dos filhos de Israel. 10
E
Jeová continuou a falar por meio dos seus servos, os profetas,
dizendo: 11 “Visto
que Manassés, rei de Judá, fez estas coisas
detestáveis, ele
agiu de modo mais iníquo do que todos os amorreus antes dele,
e passou a fazer até mesmo Judá pecar com os seus
ídolos sórdidos. 12
Por
isso, assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Eis que
trago sobre Jerusalém e sobre Judá uma calamidade tal
que, ouvindo alguém [falar dela], lhe tinirão ambos os
ouvidos. 13
E
certamente estenderei sobre Jerusalém o cordel de medir
aplicado a Samaria e também o nível aplicado à
casa de Acabe; e vou esfregar Jerusalém até ficar
limpa, assim como se esfrega um tacho sem asas, esfregando-o e
emborcando-o. 14
E
abandonarei deveras o restante da minha herança, e os
entregarei à mão dos seus inimigos, e vão
tornar-se saque e rapina para todos os seus inimigos, 15
visto
que fizeram o que era mau aos meus olhos e ME
OFENDERAM CONTINUAMENTE,
desde o dia em que seus antepassados saíram do Egito até
o dia de hoje.’” 16
E
também sangue inocente derramou Manassés em quantidade
muito grande, até encher Jerusalém de ponta a ponta,
além do pecado com que fez Judá pecar, fazendo o que
era mau aos olhos de Jeová.
A
PUNIÇÃO DADA POR JEOVÁ PARA MANASSÉS
(2
Crônicas 33:10-13) 10 E Jeová falava a
Manassés e a seu povo, mas eles não prestavam atenção.
11 Por fim, Jeová trouxe contra eles os
chefes do exército que pertencia ao rei da Assíria e
eles capturaram, pois, a Manassés nos recessos e prenderam-no
com dois grilhões de cobre, e levaram-no a Babilônia. 12
E assim que isto lhe causou aflição, abrandou
a face de Jeová, seu Deus, e continuou a humilhar-se
grandemente por causa do Deus de seus antepassados. 13 E
orava a Ele, de modo que se deixou suplicar por ele e ouviu seu
pedido de favor, e restaurou-o a Jerusalém ao seu reinado; e
Manassés veio a saber que Jeová é o [verdadeiro]
Deus.
Novamente,
Jeová revela seu sentimento. Me ofendem. Uma ofensa contínua
à pessoa de Jeová. Todo o sangue derramado por Manassés
clamava a Jeová desde o solo, inclusive o sangue de seu
próprio filho.
Novamente
ficou destacada a CLEMÊNCIA.
Só se viu a MISERICÓRDIA
em ação. Será que algum humano poderia exigir
vingança por alguma daquelas vidas?? Se o fizesse, certamente
seria um intruso. Jeová não lhe pediu para opinar. Se
Jeová pedisse sua opinião, questionaria a CLEMÊNCIA
de Jeová? Novamente caracterizou-se uma relação
entre Jeová e um ofensor. Uma relação que só
diz respeito às duas pessoas envolvidas. Será que
também neste caso a misericórdia estava condicionada a
um mérito do ofensor?? Bem, onde fica o direito da vítima
de ser vingada por tais atrocidades cometidas por Manassés??
O
POVO MAIS INÍQUO DA TERRA CAI NAS MÃOS DE JEOVÁ.
O que será que aconteceu com este povo??
Será
que havia espaço para piedade e compaixão ou será
que devia aplicar a lei de Moisés, assim como Paulo sugeriu em
caso como este??
De
que povo estamos falando?? Quem o classificou como o povo mais
iníquo?
Jeová
classifica o seu povo escolhido e amado como sendo o mais iníquo
dos povos: (Ezequiel
5:5-9) 5
“Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: ‘ESTA
É JERUSALÉM.
Coloquei-a no meio das nações, com terras ao seu redor.
6
E
ela passou a comportar-se rebeldemente contra as minhas decisões
judiciais, EM
INIQÜIDADE MAIOR DO
QUE
AS NAÇÕES,
e contra os meus estatutos, mais do que as terras ao seu redor, pois
rejeitaram as minhas decisões judiciais, e quanto aos meus
estatutos, não andaram neles.’ 7
“Portanto,
assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto que fostes
MAIS
TUMULTUOSOS DO QUE AS NAÇÕES AO VOSSO REDOR,
não
andastes nos meus estatutos e não executastes as minhas
decisões judiciais — mas, porventura não agistes
segundo as decisões judiciais das nações ao
vosso redor? — 8
portanto,
assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Eis que sou contra
ti, [ó cidade,] sim, eu, e vou executar no teu meio decisões
judiciais aos olhos das nações. 9 E
vou fazer em ti o que não fiz e como não mais farei,
por causa de todas as tuas coisas detestáveis.
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Ezequiel
5:5-9) 5 Assim
diz o Senhor Jeová: Esta é Jerusalém. No meio
das nações a pus, e ao redor dela estão os
países. 6
Ela
se rebelou contra os meus juízos, praticando
iniqüidade mais do que as nações,
e transgredindo
os meus estatutos mais do que os países que estão ao
redor dela;
pois os seus habitantes rejeitaram os meus estatutos, e quanto aos
meus estatutos, neles não andaram. 7
Portanto
assim diz o Senhor Jeová: Porque sois mais turbulentos do que
as nações que estão ao redor de vós, e
não tendes andado nos meus estatutos, nem guardado os meus
juízos, nem
procedido segundo as ordenanças das nações que
estão ao redor de vós;
8
por
isso assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu, eu sou contra ti;
executarei juízos no meio de ti à vista das nações.
Ora,
ora, se tratava do povo que já havia recebido os mandamentos
de Jeová, e, segundo Moisés, aquele que já
recebeu o mandamento e deixa de cumpri-lo deveria morrer sem qualquer
compaixão.
Os
países ao redor de Jerusalém observavam os estatutos de
Jeová mais do que a própria Jerusalém. Isto é
incrível, não é??
Assim
revela Jeová que se sentiu
ofendido pelo seu povo amado: “Me
ofendem; fizeram para me ofender; persistiram em virar as costas para
mim”. (Jeremias
32:30-35) 30
“‘Pois
os filhos de Israel e os filhos de Judá mostraram ser meros
malfeitores aos meus olhos, desde a sua mocidade; porque os filhos de
Israel ME
OFENDEM até
mesmo com o trabalho das suas mãos’, é a
pronunciação de Jeová. 31
‘Pois
esta cidade, desde o dia em que a construíram até o dia
de hoje, mostrou ser nada mais do que causa para ira em mim e causa
para furor em mim, a fim de removê-la de diante da minha face,
32
em
razão de toda a maldade dos filhos de Israel e dos filhos de
Judá, QUE
FIZERAM PARA ME OFENDER,
eles, seus reis, seus príncipes, seus sacerdotes e seus
profetas, e os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém.
33
E
PERSISTIRAM EM VIRAR AS COSTAS PARA MIM
e
não a face; embora se lhes ensinasse, levantando-se cedo e
ensinando, mas não havia nenhum deles que escutasse para
receber disciplina. 34
E
foram pôr suas coisas repugnantes na casa sobre a qual se
invocou meu próprio nome, a fim de a aviltar. 35
Outrossim,
construíram os altos de Baal, que estão no vale do
filho de Hinom, para fazerem seus filhos e suas filhas passar [pelo
fogo] a Moloque, coisa que não lhes ordenei, nem me subiu ao
coração fazer tal coisa detestável com o fim de
fazer Judá pecar.’
Que
futuro foi reservado pelo “Vingador”, para este povo
iníquo, o mais iníquo??
Assim
falou o “Vingador”: Eu vou fazer isto. (Jeremias
33:4-9) 4
“Pois
assim disse Jeová, o Deus de Israel, a respeito das casas
desta cidade e a respeito das casas dos reis de Judá, que
estão demolidas por causa dos aterros de sítio e por
causa da espada; 5
[a
respeito] dos que estão chegando para lutar contra os caldeus
e para encher espaços com os cadáveres dos homens que
golpeei na minha ira e no meu furor, e por cuja maldade toda eu
escondi minha face desta cidade: 6
‘Eis
que suscito para ela restabelecimento e saúde; e eu vou
sará-los e revelar-lhes uma abundância de paz e de
verdade. 7
E
vou trazer de volta os cativos de Judá e os cativos de Israel,
e vou edificá-los assim como no princípio. 8
E
eu
vou purificá-los
de todo
o seu erro com que pecaram contra mim e
vou
PERDOAR-LHES
TODOS
OS
ERROS COM QUE PECARAM CONTRA MIM e com que transgrediram contra mim.
9
E
ela certamente se tornará para mim um nome de exultação,
louvor e beleza para com todas as nações da terra, que
ouvirão [falar] de toda a bondade que eu lhes faço. E
certamente ficarão apavorados e agitados por causa de toda a
bondade e por causa de toda a paz que faço [vir] a ela.’”
Assim
falou o “Vingador”: Eu vou fazer isto. (Ezequiel
16:62-63) 62
“‘E
eu, eu mesmo, vou estabelecer contigo o meu pacto; e terás de
saber que eu sou Jeová, 63
para
te lembrares e realmente te envergonhares, e para que não mais
venhas a ter razão para abrir a boca por causa da tua
humilhação, QUANDO
EU
FIZER EXPIAÇÃO
POR
TI, POR
TUDO O
QUE FIZESTE’,
é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.”
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Ezequiel
16:62-63) 62 Eu
estabelecerei a minha aliança contigo e saberás que eu
sou Jeová, 63
para
que te lembres, e fiques confundida, e não abras mais a tua
boca por causa da tua vergonha; quando eu
te houver perdoado tudo
o
que fizeste, diz o Senhor Jeová.
Assim
verte a Tradução Almeida: (Ezequiel
16:62-63) 62 E
estabelecerei o meu pacto contigo, e saberás que eu sou o
Senhor; 63
para
que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por
causa da tua vergonha, quando eu
te perdoar tudo
quanto
fizeste, diz o Senhor Deus.
Assim
falou o “Vingador”: Eu vou fazer isto. (Isaías
44:21-22) 21
“Lembra-te
destas coisas, ó Jacó, e tu, ó Israel, porque és
meu servo. Eu te formei. Tu és um servo que me pertence. Ó
Israel, da minha parte não serás esquecido. 22
VOU
OBLITERAR as
tuas transgressões como que com uma nuvem, e TEUS PECADOS como
que com uma massa de nuvens.
Volta
deveras a mim, porque vou resgatar-te.
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Isaías
44: 21-22) 21 Lembra-te
destas coisas, ó Jacó, e tu, ó Israel; porque tu
és o meu servo: eu te formei, tu és o meu servo; tu, ó
Israel, não serás esquecido por mim. 22
Apaguei
as tuas transgressões
como
a névoa, e os teus pecados como a nuvem; volta-te para mim,
porque te remi.
Para
todos os casos houve uma punição. A punição
dada por Jeová é uma punição clemente.
Diferente do ser humano, na punição dada por Jeová,
o que aparece é a Misericórdia. Novamente perguntamos:
A misericórdia estava condicionada a algum mérito do
ofensor?? Tratava-se do mérito daquele que se destacava
em ser ofensor.
O
que Jeová falou para seu filho já punido com a morte??
Assim falou Jeová para Efraim, o iníquo
filho punido: Terei
piedade do
filho iníquo que Eu puni, sem falta me lembrarei dele muito
mais. Embora
Eu tenha falado muito antes de puni-lo, lembrar-me-ei dele muito mais
depois da punição.
(Jeremias
31:18-20) 18
“Ouvi
positivamente Efraim lastimar-se: ‘Corrigiste-me, para que eu
ficasse corrigido, como o bezerro que não foi treinado.
Faze-me voltar e eu voltarei prontamente, porque tu és Jeová,
meu Deus. 19
Pois,
após a minha volta senti lástima; e depois que se me
fez saber bati na coxa. Fiquei envergonhado e senti-me também
humilhado, porque eu levara o vitupério da minha mocidade.’”
20
“É
Efraim para mim um filho precioso ou um menino tratado com mimo?
Pois,
ao ponto de eu falar contra ele, sem falta me lembrarei dele ainda
mais. Por
isso é que as minhas entranhas ficaram turbulentas por ele.
Decididamente terei
piedade dele”,
é a pronunciação de Jeová.
Eu
sei que Efraim falará estas palavras para Mim.
Assim
falou Paulo: Qualquer
homem que tiver desconsiderado a lei
de Moisés morre
sem compaixão,
pelo testemunho de dois ou três.
Isto
era uma verdade?? Sim, pois Moisés havia afirmado: Não
tenha dó, não tenha piedade, não tenha
misericórdia. Ficou assim provado que estes homens cumpriam a
lei de Moisés, logo, não tinham dó e não
tinham piedade, não tinham misericórdia dos iníquos.
Eram os verdadeiros discípulos de Moisés. No entanto, o
que ficou provado até agora em relação ao Pai??
Não ficou provado que o Pai agia sempre
com misericórdia, que o Pai sempre
tinha dó e que não punia o pecador segundo aquilo que o
pecador merecia?? Sim, até agora, isto ficou bem claro.
Vejamos
agora o auge pleno da intolerância.
Se
alguém tramar um mal, mas for descoberto antes de executar
este mal, devereis fazer contra ele aquilo que ele tramou fazer.
Isto
é que é intolerância, não é mesmo??
Assim
determinou Moisés:
(Deuteronômio
19:15-21) 15 “Uma
só testemunha não se deve levantar contra um homem com
respeito a qualquer erro ou qualquer pecado, no caso de qualquer
pecado que ele cometa. O assunto deve ficar de pé pela boca de
duas testemunhas ou pela boca de três testemunhas. 16
Caso se levante contra um
homem uma testemunha que trame violência, para levantar contra
ele uma acusação de revolta, 17 então
os dois homens que tiverem a disputa têm de ficar de pé
perante Jeová, perante os sacerdotes e perante os juízes
que estiverem em exercício naqueles dias. 18 E
os juízes têm de pesquisar cabalmente, e se a testemunha
for uma testemunha falsa e tiver levantado uma acusação
falsa contra seu irmão, 19 então
tendes
de fazer-lhe assim como ele tramou fazer ao seu irmão, e tens
de eliminar o mal do teu meio. 20 Assim,
os remanescentes ouvirão e ficarão com medo, e nunca
mais farão no teu meio algo mau como isso. 21 E
teu olho não deve ter dó:
será alma por alma, olho por olho, dente por dente, mão
por mão, pé por pé.
Plena
intolerância.
Paulo
de Tarso foi criado desde a sua infância neste espírito
de plena intolerância. Esta intolerância era uma árvore
muito grande no coração de Paulo de Tarso, pois ele
concordava plenamente com tais ações como a solução
para o problema da criminalidade.
Será
que Jeová também tinha tal árvore em Seu
coração?? Será que Jeová também
usava tal solução para o problema de criminalidade
praticada pela nação escolhida??
O
que Jeová disse que faria??
O
relacionamento agora é entre Jeová e todo um povo
ofensor. Novamente, o ofendido afirma que perdoa todos os pecados,
dando uma punição clemente. Vou fazer expiação
por ti, por TUDO o que fizeste; vou obliterar (limpar, lavar) teus
pecados. Novamente, uma relação em que apenas as duas
partes estão envolvidas. É o depoimento do próprio
Criador, depoimento que está na 1ª pessoa do singular
(EU).
Bem,
e quanto as vítimas?? E quanto as vítimas deste povo
que não tinha dó, deste povo que obedecendo a lei de
Moisés, não tinha piedade de ninguém?? Quem é
que vingaria as vítimas??
OUTRO
HUMANO MUITO INÍQUO, AGORA CAI NAS MÃOS DE JESUS.
O
que ocorre quando o mais iníquo entre todos os fariseus cai
nas mãos de Jesus??
O
que fazia tal humano em questão?? Que iniquidade cometia tal
homem?? Será que ele foi tratado segundo a lei de Moisés,
isto é, sem dó e sem piedade?? Deixemos que ele mesmo
nos conte: (Atos
26:1-18) 26
Agripa
disse a Paulo: “Tens permissão de falar em teu favor.”
Paulo estendeu então a mão e passou a dizer em sua
defesa: 2
“Concernente
a todas as coisas de que sou acusado pelos judeus, Rei Agripa,
considero-me feliz de que é diante de ti que hoje devo fazer a
minha defesa, 3
especialmente
visto que tu és perito em todos os costumes bem como nas
controvérsias entre os judeus. Portanto, rogo-te que me ouças
pacientemente. 4
“Deveras,
quanto à minha maneira de viver desde a mocidade, desde [o]
princípio, entre a minha nação e em Jerusalém,
todos os judeus 5 que
já me conheciam desde o início, se quiserem dar
testemunho, sabem que vivi
como fariseu, segundo a seita mais estrita da nossa forma de
adoração.
6
Contudo,
agora estou sendo chamado a julgamento pela esperança da
promessa que Deus fizera aos nossos antepassados, 7
ao
passo que as nossas doze tribos estão esperando alcançar
o cumprimento desta promessa por lhe prestarem intensamente serviço
sagrado, noite e dia. Concernente a esta esperança estou sendo
acusado pelos judeus, ó rei. 8
“Por
que se julga incrível entre vós que Deus levante os
mortos? 9
Eu,
da minha parte, realmente pensei no meu íntimo que devia
cometer muitos atos de oposição contra o nome de Jesus,
o nazareno, 10
o
que, de fato, fiz em Jerusalém, e a muitos dos santos encerrei
em prisões, visto que eu tinha recebido autoridade dos
principais sacerdotes; e quando eles estavam para ser executados, eu
lançava o meu voto contra eles. 11E,
punindo-os muitas vezes, em todas as sinagogas, tentei obrigá-los
a fazer uma retratação; e, visto que eu estava
extremamente enfurecido contra eles, fui ao ponto de persegui-los até
mesmo nas cidades de fora.
12
“No
meio destes esforços viajava eu para Damasco, com autoridade e
comissão da parte dos principais sacerdotes, quando 13
vi
ao meio-dia, na estrada, ó rei, uma luz, além do brilho
do sol, reluzir do céu em volta de mim e em volta dos que
viajavam comigo. 14
E
caindo todos nós ao chão, ouvi uma voz dizer-me no
idioma hebraico:
‘Saulo,
Saulo, por que me persegues? Duro te é persistir em dar
pontapés contra as aguilhadas.’ 15
Mas
eu disse: ‘Quem és, Senhor?’ E o Senhor disse: ‘Eu
sou Jesus, a quem tu persegues.
16
Não
obstante, levanta-te e fica de pé. Pois, para este fim me
tornei visível a ti, a fim de te escolher como assistente e
testemunha, tanto das coisas que viste como das coisas que eu te
farei ver com respeito a mim; 17
ao
passo que eu te livro [deste] povo e das nações às
quais te envio, 18
para
abrires os seus olhos, para os desviares da escuridão para a
luz e da autoridade de Satanás para Deus, a fim de que recebam
perdão de pecados e uma herança entre os santificados
pela [sua] fé em mim.’
“O
que fizerdes a um dos mínimos destes meus irmãos a mim
o fizeste”.
Assim,
Saulo estava perseguindo a Jesus. O que merecia este judeu
insolente?? Um judeu, um estudioso das escrituras, um autêntico
fariseu pedindo autoridade
junto aos principais sacerdotes para perseguir Jesus em Jerusalém
e todas as cidades ao redor. Entre os demais agressores, realmente,
este homem se destacava em seus atos agressivos contra Jesus.
Rejeitar e matar os profetas enviados por Jeová fazia parte do
currículo do povo escolhido por Jeová, assim, em face
do profeta Jesus, não podia ser diferente. Geralmente, esta
atitude agressiva partia dos principais sacerdotes, os homens
designados por Jeová para ensinarem a lei de Jeová ao
povo de Jeová.
Saulo
jurava que estava agradando a Jeová, aquele Deus que ele nunca
deixou de adorar. Saulo queria que as pessoas se
retratassem das
afirmações que faziam em relação a Jeová,
declarações estas que foram feitas por Jesus, pois tais
pessoas somente repetiam as declarações de Jesus; este
era o crime cometido por estas pessoas.
Para
Saulo aquelas pessoas estavam ofendendo a Jeová, ofendendo a
Moisés e ofendendo as “Escrituras”, afinal, Saulo
era um dos mais esforçados estudiosos das “Escrituras”,
não era?? Não se esforçava mais que todos os
demais de sua geração?? Não se destacava mais
que todos os demais de sua geração??
Não
tinha Saulo certeza do que estava fazendo?? Devia-se ter dó de
uma pessoa assim??
Deveria
Saulo ser tratado sem clemência, sem misericórdia??
Deveria ser eliminado tal agressor que esbofeteava Jesus todos os
dias??
Obedeceu
Jesus a lei de Moisés?? Qual
foi a reação de Jesus?? Foi chamá-lo
para um aprendizado. Foi chamado para ser assistente e testemunha do
próprio Jesus.
O
que revelou ser esta reação de Jesus?? Que
personalidade revelou ter Jesus?? Clemência e
Misericórdia para com o mais estudioso entre os estudiosos, o
mais iníquo entre os iníquos, o mais agressor entre os
agressores, o mais violento entre os violentos?? Jesus revelou ter
mantido aquela personalidade que ele revelou ter antes de sua
morte às mãos dos mesmos humanos dos quais Saulo se
destacava em ser “melhor”, em ser mais zeloso. Tratava-se
de homens que se orgulhavam de serem discípulos de Moisés,
pois amavam a lei de Moisés, uma lei de intolerância e
violência contra o pecador.
Em
uma carta a seu discípulo Timóteo, nosso irmão
Paulo fala sobre sua iniquidade: (1
Timóteo 1:12-16) 12
Sou
grato a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me conferiu poder, porque ele
me considerou fiel por designar-me para um ministério, 13
embora
eu fosse anteriormente blasfemador, e perseguidor, e homem insolente.
Não
obstante, foi-me concedida misericórdia, porque eu era
ignorante e agi com falta de fé. 14
Mas
a benignidade imerecida de nosso Senhor abundou sobremaneira junto
com a fé e o amor que há em conexão com Cristo
Jesus. 15
Fiel
e merecedora de plena aceitação é a palavra de
que Cristo Jesus
veio ao mundo para salvar pecadores. Destes
eu sou o principal. 16
Não
obstante, a razão pela qual me foi concedida misericórdia
era que, por meio de mim, como o principal caso, Cristo Jesus
demonstrasse toda a sua longanimidade, como amostra dos que irão
depositar a sua fé nele para a vida eterna.
Paulo
reconhece sua grande iniquidade. Ele admitiu: “destes, eu sou o
principal”. Decerto, uma confissão. Se
ele estivesse no lugar de Jesus, certamente ele não agiria
como Jesus agiu. Reconhece também que
foi tratado com muita misericórdia, isto era uma coisa óbvia,
não obstante, afirma que agia movido pela ignorância e
que embora tenha ouvido, não acreditou na palavra ouvida, o
que revela ser a “falta de fé”, ou seja, não
ter acreditado que Jesus era o “enviado” de Jeová.
Ora, todos os demais fariseus também não acreditavam em
Jesus, afinal de contas, eles defendiam Moisés e a lei de
Moisés.
Ele
ouviu?? Sim ele ouviu. Ele ouviu e não acreditou?? Sim, foi
exatamente isto. Aquele que repetia as palavras saídas da boca
Jesus tinha de se retratar
perante Paulo?? Sim, era exatamente isto o que Paulo fazia. Ele
admite: E,
punindo-os muitas vezes, em todas as sinagogas, tentei obrigá-los
a fazer uma “retratação”;
RETRATAÇÃO
– Esta é a definição dada por certo
dicionário (Houaiss):
1retratação
s.f.
(1683)
1
ato
ou efeito de retratar(-se) 2
confissão
de engano,
de equívoco cometido, mediante declaração
contrária a outra anteriormente feita; desmentido 3
pedido
de desculpa por alguma ofensa, injúria etc. que se tenha
cometido 4
aquilo
que se diz a fim de retratar-se; desculpa 5
jur
no
direito penal, ato pelo qual um sujeito, acusado de um crime de
calúnia, injúria ou difamação, confessa o
seu erro, a fim de eximir-se da penalidade
etim
lat.
retractatìo,ónis
'id.'
sin/var
ver
antonímia de afronta
ant
ver
sinonímia de afronta
Saulo
estava convencido de estar certo do que fazia, não estava??
Estes
homens eram acusados por Paulo do crime de calúnia e difamação
contra Moisés?? Sim, era exatamente isto. Eram acusados pelo
crime de falarem palavras contra a lei dada por Moisés, contra
os costumes deixados por Moisés e, obviamente, contra Deus,
aquele que havia dado estes costumes e estas leis para Moisés.
Vejamos
o caso Estêvão, no qual Paulo também estava
presente. Assim está
registrado: (Atos
6:8-14) 8 Ora,
Estêvão, cheio de graça e de poder, realizava
grandes portentos e sinais entre o povo. 9 Mas,
levantaram-se certos homens da chamada Sinagoga dos Libertos, e dos
cireneus e alexandrinos, e dos de Cilícia e Ásia, para
discutirem com Estêvão; 10 contudo,
não podiam fazer face à sabedoria e ao espírito
com que ele falava. 11 Induziram
então secretamente uns homens a dizer: “Nós
o ouvimos falar declarações blasfemas contra Moisés
e Deus.” 12 E
atiçaram o povo, e os anciãos, e os escribas, e, vindo
contra ele repentinamente, tomaram-no à força e o
conduziram ao Sinédrio. 13 E
apresentaram testemunhas falsas, que diziam: “Este
homem não pára de falar coisas contra este santo lugar
e contra a Lei. 14 Por
exemplo, nós o ouvimos dizer que esse Jesus, o nazareno,
derrubará este lugar e mudará os costumes que Moisés
nos transmitiu.”
Paulo
estava presente: (Atos
7:58) 58 E
depois de o lançarem fora da cidade, começaram a atirar
pedras nele. E as testemunhas deitaram as suas roupas exteriores aos
pés dum jovem chamado Saulo.
Bem,
estes homens a quem Paulo, o mais zeloso, e os demais acusavam do
crime de calúnia e difamação, estavam apenas
repetindo as palavras faladas por Jesus.
Bem,
uma das declarações repetidas por estes homens acusados
do crime de calúnia e difamação contra Moisés
era esta: (Mateus
5:38-39) 38
“Ouvistes
que se disse: ‘Olho por olho e dente por dente.’ 39
No
entanto, eu vos digo: Não resistais àquele que é
iníquo; mas, a quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe
também a outra.
Tratava-se
de uma declaração contra Moisés?? Obviamente.
Tratava-se
de um ensino 100% oposto, tratava-se de um costume 100% oposto ao
costume ensinado por Moisés e repassado por Moisés.
Bem,
Estêvão não só repetia tais palavras, como
também praticava tais palavras. Assim afirmou Estêvão
em relação àqueles que o condenavam e matavam,
inclusive a Paulo: (Atos
7:59-60) 59
E
atiravam pedras em Estêvão, enquanto ele fazia apelo e
dizia: “Senhor Jesus, recebe meu espírito.” 60
Então,
dobrando os joelhos, clamou com forte voz: “Jeová,
não lhes imputes este pecado.”
E,
dizendo isso, adormeceu [na morte].
No
lugar do pedido de vingança, esta vítima perdoa o
ofensor e pede que Jeová não leve em conta esta
agressão?? Não se trata de um novo e diferente
“costume”, diferente do costume ensinado por Moisés
e devidamente registrado nas “Escrituras”?? Não
foi este o “costume” ensinado por Jesus, tanto na teoria
quanto na prática??
Que
veredicto dava Paulo para este caso??
(Atos
8:1) 8 Saulo,
da sua parte, aprovava o assassínio dele.
Naquele dia
levantou-se grande perseguição contra a congregação
que estava em Jerusalém; todos, exceto os apóstolos,
foram espalhados através das regiões da Judéia e
de Samaria.
NO lugar de ter misericórdia para com aquele que ensinava algo diferente, eles sentiam inimizade e ódio por tal pessoa e sempre buscavam tal pessoa para matá-la.
Quanta
insolência diante de Jesus, aquele a quem ele perseguia!!!
Não
resta qualquer dúvida, Jesus agiu com Clemência, com
Misericórdia, assim como o Pai já vinha agindo para com
os servos escolhidos, revelando estar copiando o exemplo do Pai.
Jeová já
deu o exemplo, Jesus já deu o exemplo.
Parece
que os humanos é que precisam copiar o exemplo de Jeová
e de Jesus no uso da Clemência e da Misericórdia.
Segundo
Paulo, as pessoas que viessem a desobedecer às diretrizes
retransmitidas por Jesus, depois de ter-se tornado um discípulo,
devia ser tratado com nenhuma misericórdia, pois assim afirmou
Paulo: De
quanto mais
severa punição,
achais, será contado digno aquele que tiver pisado o Filho de
Deus e que tiver considerado de pouco valor o sangue do pacto com que
foi santificado, e que tiver ultrajado com desdém o espírito
de benignidade imerecida?
Devia
ser muito mais severo do que o especificado na lei de Moisés??
Será que Jesus tinha agido assim com os seus apóstolos
depois de terem ouvido o sermão do monte?? Em que momento agiu
Jesus aplicando severa punição maior do que a prevista
na lei de Moisés?? Obedecia Jesus a Lei de Moisés
registrada nas “Escrituras”?? A
lei de Moisés determinava não se ter dó e nem
piedade daquele que ofendesse a lei, não é isto o que
está nas “Escrituras”??
Porque
Jeová não vivia o dia a dia de acordo com esta lei??
Porque Jesus não obedecia a esta lei registrada nas
Escrituras??
UM
CASO PERDIDO, DE IMPOSSÍVEL RECUPERAÇÃO?? PARA
QUEM??
Será
que para Jeová e para Jesus existe o caso perdido?? O caso
além de recuperação, ele existe?? (Hebreus
6:4-8) 4
Porque
É IMPOSSÍVEL,
quanto aos que de uma vez para sempre foram esclarecidos, e que
provaram a dádiva celestial gratuita, e que se tornaram
participantes de espírito santo, 5
e
que provaram a palavra excelente de Deus e os poderes do vindouro
sistema de coisas, 6
mas
que se afastaram, reanimá-los
novamente ao arrependimento,
porque
eles de novo pregam para si mesmos o Filho de Deus numa estaca e o
expõem ao opróbrio público. 7
Por
exemplo, o solo que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre
ele, e que então produz vegetação apropriada
para aqueles para quem é também lavrado, recebe por sua
vez uma bênção de Deus. 8
Mas,
se produzir espinhos e abrolhos, é rejeitado e está
prestes a ser amaldiçoado e acaba sendo queimado.
Assim
verte a Tradução Brasileira: (Hebreus
6:4-6) 4 Pois
é impossível
que
os que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial, e se
tornaram participantes do Espírito Santo, 5
e
provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, 6
e
depois caíram; impossível
é renová-los outra vez para o arrependimento,
visto que eles crucificam de novo para si o Filho de Deus e o expõem
à ignomínia.
Não
poderia mais uma vez o nosso amado irmão Paulo estar enganado
em suas afirmações e ações??
Não
condene teu irmão. És tu um juiz?? (Tiago
4:11-12) 11
CESSAI
de falar uns contra os outros, irmãos.
Quem
falar contra um irmão ou julgar seu irmão fala contra a
lei e julga a lei. Ora, se tu julgas a lei, não és
cumpridor da lei, mas juiz. 12
Há
um que é legislador e juiz, aquele que é capaz de
salvar e de destruir. Mas
tu, QUEM ÉS TU para julgares o [teu] próximo?
O
DEPOIMENTO DE JESUS SOBRE OS PECADOS DOS HOMENS.
Saiu
da boca de Jesus a seguinte afirmação em relação
aos pecados cometidos pelos humanos. É uma questão de
acreditar nesta afirmação ou não acreditar nela,
de ter fé em Jesus ou não, acreditar em Jesus ou não,
de concordar
com Jesus ou não.
(Mateus
12:31-32) 31
“Por
esta razão, eu vos digo: TODA
SORTE DE PECADO e
blasfêmia SERÁ
PERDOADA aos
homens, mas a blasfêmia
contra o espírito não será perdoada. 32
Por exemplo,
quem falar uma
palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado;
mas quem falar contra o espírito santo, não lhe será
perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que há
de vir.
Jesus
confirma as palavras de seu Pai: Toda sorte de pecados será
perdoada aos homens. Você fica feliz ou triste??
O
Pai perdoa todos os tipos de pecados - (Marcos
3:28) 28
Deveras,
eu vos digo que TODAS
AS COISAS SERÃO PERDOADAS AOS FILHOS DOS HOMENS,
não
importa que pecados e blasfêmias cometam blasfemamente.
Independente
do tipo de pecado e independente de quantas vezes ele pecar contra
você, perdoe-o - (Mateus
5:38-39) 38
“Ouvistes
que se disse: ‘Olho por olho e dente por dente.’ 39
No
entanto, eu vos digo: Não resistais àquele que é
iníquo; mas, a quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe
também a outra.
Quem
desconsidera as declarações saídas da boca de
Jesus, o que receberá do próprio Jesus?? Jesus
responde: (João
12:46-48) 46
Eu
vim como luz ao mundo, a fim de que todo aquele que depositar fé
em mim não permaneça na escuridão. 47
Mas,
se alguém ouvir as minhas declarações e não
as guardar, EU
NÃO O JULGO;
pois NÃO VIM JULGAR o mundo, mas salvar o mundo.
48
Quem
me desconsiderar e não receber as minhas declarações,
tem quem o julgue. A palavra que eu tenho falado é que o
julgará no último dia;
“Quem
falar uma palavra contra o Filho, ser-lhe-á perdoado”
– foi o que afirmou aquele que será
o ofendido e que também será aquele que dará o
seu perdão.
“Quem
ouvir e não guardar as minhas palavras, eu não o julgo”
– foi o que afirmou aquele que será
ofendido e que também será aquele que dará o seu
perdão.
Neste
caso, eu não posso me intrometer, pois não é
assunto meu, além do que, o ofendido já deu a sua
posição, ele já deu a sua decisão do
que fará. Trata-se de uma relação direta
entre ofensor e ofendido.
Se
eu afirmar que o ofendido não fará o que ele (Jesus) já
afirmou que fará, revela que não concordo com o que ele
afirmou que fará. Também o chamo de mentiroso.
Mesmo
aquele que Eu puni com a morte, Eu me lembrarei dele muito mais –
esta foi a afirmação do Pai, não foi??
Cada
um dos humanos acima citados, ao darem seus depoimentos sobre esta
questão, certamente dirá: Fui punido, foi necessário,
mas, Coisa maravilhosa é cair nas mãos de Jeová!!!
Mesmo
quando decide punir um humano iníquo, que tipo de punição
dá Jeová?? Uma punição de inimizade?? Uma
punição com ódio?? Será que Jeová
cumpria aquela determinação da lei dada por Moisés,
ou seja, não tenha dó?? Tratava-se daquela que o iníquo
merece?? O que afirmou o próprio Jeová?? Ele afirmou:
“Não vou lhes punir segundo o caminho mau de vocês”.
(Ezequiel
20:44) 44
E
tereis de saber que eu sou Jeová, quando eu tomar ação
contra vós por causa do meu nome, não
segundo os vossos caminhos maus ou as vossas ações
corruptas, ó
casa de Israel’, é a pronunciação do
Soberano Senhor Jeová.”
Jeová
prometeu para o iníquo que estava sendo punido: “Nos
últimos dias vós compreendereis”. (Jeremias
23:19-20) 19
Eis
que certamente sairá o vendaval de Jeová, o próprio
furor, sim, uma tormenta rodopiante. Rodopiará sobre a cabeça
dos iníquos. 20
A
ira de Jeová não recuará até que ele
tenha executado e até que tenha realizado as idéias de
seu coração. Na
parte final dos dias dareis a isso vossa consideração
com compreensão.
Diferente
de nosso irmão Paulo, certo profeta reconhecia que o uso da
misericórdia era uma marcante e contínua característica
de Jeová, mas que, pessoalmente ele
não gostava muito. Em certa ocasião, este profeta, um
dos mensageiros escolhido por Jeová para levar uma mensagem
para um povo incircunciso, um povo muito iníquo, ao ver Jeová
usar de misericórdia para com este povo muito iníquo,
ficou tão irado que desejou a morte: (Jonas
3:7-4:3) 7
Além
disso, fez proclamar e dizer em Nínive, pelo decreto do rei e
dos seus grandes, dizendo: “Nenhum homem e nenhum animal
doméstico, nem manada nem rebanho, deve saborear coisa alguma.
Nenhum [deles] deve tomar alimento. Nem mesmo água devem
beber. 8
E
cubram-se de serapilheira, homem e animal doméstico; e clamem
a Deus com força e recuem, cada um do seu mau caminho e da
violência que havia nas suas mãos. 9
Quem
sabe se o [verdadeiro] Deus [não] voltará e realmente
[o] deplorará, e recuará da sua ira ardente, para que
não pereçamos?” 10
E
o [verdadeiro] Deus chegou a ver os seus trabalhos, que tinham
recuado de seu mau caminho; e por isso o [verdadeiro] Deus
deplorou a calamidade de que falara que lhes ia causar; e ele não
[a] causou. 4
Isso,
porém, desagradava muito a Jonas e acendeu-se a sua ira.
2
Por
isso orou a Jeová e disse: “Ai! ó Jeová,
não foi esta a minha questão quando vim a estar no meu
próprio solo? Por isso é que fui e fugi para Társis;
POIS
EU SABIA QUE ÉS um Deus clemente e misericordioso, vagaroso em
irar-se e abundante em benevolência, e que deploras a
calamidade. 3
E
agora, ó Jeová, por favor, tira-me a minha alma, pois é
melhor eu morrer do que ficar vivo.”
Enquanto
o Pai alegrava-se por ser benevolente, Jonas ficou irado por Jeová
usar de benevolência para com o iníquo. Amava Jonas a
benevolência?? A sua reação já forneceu a
devida resposta. Com o que Jonas se alegraria?? Com a calamidade do
iníquo, certamente. A nação tinha uma canção
que retratava muito bem o seu desejo em relação ao
iníquo: (Salmos
92:7) 7
Quando
os iníquos florescem como a vegetação E estão
florindo todos os que praticam o que é prejudicial, É
para que sejam aniquilados para todo o sempre.
O
que ficou provado?? Ficou provado que Jeová se agrada na
benevolência, se agrada na misericórdia, enquanto que o
povo escolhido e amado se alegrava na calamidade.
Jeová
usa e SEMPRE se agrada da benevolência.
Qualquer
outra afirmação contrária, seria uma ofensa
a quem destaca sempre a Sua Bondade. Qualquer outra afirmação
contrária seria uma blasfêmia contra aquele que
provou ser BOM. Seria uma blasfêmia contra Jeová. No
entanto, alegre-se, pois Jeová também perdoará
esta blasfêmia.
Ainda
há o agravante de que a declaração “coisa
terrível é cair nas mãos do Deus vivente”,
foi feita tempos depois de Jesus afirmar que” o Pai perdoa
todos os pecados e todas as blasfêmias contra
Ele, o Pai”. Como podemos contrariar a afirmação
de nosso Mestre??
Tal
afirmação de nosso irmão Paulo, não
revela ser oposição às afirmações
de Jesus em relação ao Pai?? Paulo revelou discordar de
Jesus.
Aquele
Jeová adorado por Paulo de Tarso era bem diferente daquele
Jeová adorado por Jesus. Um Jeová era incompatível
com o outro Jeová. Eles não podem ser a mesma pessoa.
Isto é uma coisa impossível.
Bem,
e agora??
Se
for uma blasfêmia contra o Filho, alegre-se, pois o Filho
também perdoará esta blasfêmia.
Jeová
afirma; Vocês ficarão apavorados com a minha BONDADE; as
nações ficarão agitadas por causa da minha
BONDADE.
Esta
é a BONDADE DE JEOVÁ.
Muita
atenção e não se esqueça. O ofendido foi
Jeová. Não condene àquele que Jeová já
afirmou que Ele vai perdoar.
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