MOISÉS FOI TÃO FIEL QUANTO JESUS?
As
palavras saídas da boca de nosso amado irmão Paulo
foram: (Hebreus
3:1-19) 3
Por
conseguinte, santos irmãos, participantes da chamada
celestial, considerai o apóstolo e sumo sacerdote que
confessamos — Jesus. 2 Ele
foi fiel Àquele
que o fez tal, assim
como TAMBÉM
MOISÉS O FOI em
TODA
a casa
Daquele. 3 Pois
este último é considerado digno de maior glória
do que Moisés, visto que aquele que a constrói tem
maior honra do que a casa. 4 Cada
casa, naturalmente, é construída por alguém, mas
quem construiu todas as coisas é Deus. 5 E
MOISÉS,
como assistente, FOI
FIEL em TODA
a
casa Daquele,
como testemunho das coisas de que se havia de falar depois, 6 mas
Cristo [foi fiel] como Filho sobre a casa Daquele. Nós somos a
casa Daquele, se fizermos firme o nosso apego à nossa
franqueza no falar e à nossa jactância a respeito da
esperança firme até o fim. 7 Por
esta razão, como diz o espírito santo: “Hoje, se
escutardes a sua própria voz, 8 não
endureçais os vossos corações como na ocasião
em que se causou ira amarga, como no dia em que se fez a prova no
ermo, 9 em
que os vossos antepassados me submeteram a uma prova, com uma
provação, e, no entanto, tinham visto as minhas obras
por quarenta anos. 10 Por
esta razão me aborreci desta geração e disse:
‘Eles sempre se perdem nos seus corações, e eles
mesmos não chegaram a conhecer os meus caminhos.’ 11 De
modo que jurei na minha ira: ‘Não
entrarão no meu descanso.’”
12 Acautelai-vos,
irmãos, para que nunca se desenvolva em nenhum de vós
um coração iníquo, falto de fé, por se
separar do Deus vivente; 13 mas,
persisti em exortar-vos uns aos outros cada dia, enquanto se possa
chamar de “hoje”, para que nenhum de vós fique
endurecido pelo poder enganoso do pecado. 14 Porque
nós nos tornamos realmente participantes do Cristo somente se
fizermos firme o nosso apego à confiança que tivemos no
princípio, firme até o fim, 15 enquanto
se diz: “Hoje, se escutardes a sua própria voz, não
endureçais os vossos corações como na ocasião
em que se causou ira amarga.” 16 Pois,
quem foram os que ouviram e ainda assim provocaram à ira
amarga? Não fizeram isso, de fato, todos os que tinham saído
do Egito, sob Moisés? 17 Ainda
mais, de quem ficou [Deus] aborrecido por quarenta anos? Não
foi daqueles que pecaram, cujos cadáveres caíram no
ermo? 18 Mas,
a quem jurou que não haviam de entrar no seu descanso, senão
aos que agiram de modo desobediente? 19 Vemos
assim que NÃO
PODIAM ENTRAR POR CAUSA DA FALTA DE FÉ.
Somente
os obedientes e fiéis haviam
de entrar no descanso de Deus, afirmou nosso amado irmão
Paulo. Trata-se de entrar em tal descanso por
mérito pessoal. O fiel entra,
o infiel não entra; o homem de fé entra e o falto de fé
não entra. Entrar no descanso é assim uma
RECOMPENSA MERITÓRIA
dada apenas para os fiéis. No
entendimento de nosso amado irmão Paulo, os desobedientes
jamais entrarão no descanso de Deus. A falta de fé
destes lhes impediu de entrar no descanso; foram destruídos
por falta de fé. Logo,
segundo nosso amado irmão Paulo,
Moisés por ser fiel e obediente,
DIFERENTE DOS DEMAIS,
entrou no descanso de Deus, herdou a terra prometida, enquanto todos
os que tinham saído do Egito sob Moisés, foram
desobedientes e provocaram a ira amarga de Deus. Demonstrar ter fé,
ser fiel, traria como recompensa MERITÓRIA, entrar na terra.
Não ter fé, ser infiel traria como recompensa a morte.
DO
PONTO DE VISTA DE JEOVÁ, MOISÉS FOI UM HOMEM FIEL???
SENDO
MOISÉS UM HOMEM DE FÉ, JEOVÁ SERIA INÍQUO.
As
palavras de Moisés sobre o acontecido.
(Deuteronômio
1:34-37) 34 “Enquanto isso, Jeová ouvia a voz das
vossas palavras. De modo que ficou indignado e jurou, dizendo:
35 ‘Nem um único dentre
estes homens desta geração
má verá a boa terra
que jurei dar aos vossos pais, 36 com exceção de
Calebe, filho de Jefuné. Ele a verá, e a ele e aos seus
filhos darei a terra em que pisou, pelo fato de que seguiu
integralmente a Jeová. 37 (Jeová irou-se até
mesmo contra mim por vossa causa, dizendo: ‘TAMBÉM
tu lá não entrarás.
(Deuteronômio 3:23-27) 23 “E naquele tempo específico passei a implorar o favor de Jeová, dizendo: 24 ‘Ó Soberano Senhor Jeová, tu mesmo principiaste a fazer teu servo ver a tua grandeza e o teu braço forte, pois, que deus há nos céus ou na terra que faça atos iguais aos teus e realizações potentes iguais às tuas? 25 Deixa-me atravessar, por favor, e ver a boa terra que está do outro lado do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano.’ 26 E Jeová continuou furioso comigo por vossa causa e não me escutou; mas Jeová me disse: ‘Já chega de ti! Nunca mais me fales neste assunto. 27 Sobe ao cume do Pisga e levanta os teus olhos para o oeste, e para o norte, e para o sul, e para o leste, e vê com os teus olhos, pois não passarás este Jordão.
SAIU DA BOCA DE JEOVÁ
Jeová
falou a Moisés: "não mostrastes fé em mim".
(Números
20:7-12) 7 Jeová
falou então
a Moisés, dizendo: 8 “Toma
o bastão e congrega a assembléia, tu e Arão, teu
irmão, e tendes de falar ao rochedo diante dos seus olhos para
que deveras dê a sua água; e tens de fazer-lhes sair
água do rochedo e dar de beber à assembléia e
aos seus animais de carga.” 9 Assim,
Moisés tomou o bastão de diante de Jeová,
conforme lhe tinha ordenado. 10 Depois,
Moisés e Arão convocaram a congregação
diante do rochedo, e ele passou a dizer-lhes: “Ouvi, agora,
rebeldes! É deste rochedo que faremos sair água para
vós?” 11 Nisso
Moisés ergueu sua mão e golpeou o rochedo duas vezes
com o seu bastão; e começou a sair muita água, e
a assembléia e seus animais de carga começaram a beber.
12 Mais
tarde, Jeová
disse a
Moisés e a Arão: “Visto que NÃO
MOSTRASTES FÉ EM MIM para
me santificar diante dos olhos dos filhos de Israel, por isso não
levareis esta congregação à terra que lhes hei
de dar.”
Jeová
falou a Moisés: "foste REBELDE contra a minha ordem".
(Números
27:12-14) 12 Subseqüentemente,
Jeová
disse a
Moisés: “Sobe a este monte de Abarim e vê a terra
que hei de dar aos filhos de Israel. 13 Tendo-a
visto, então tens de ser ajuntado ao teu povo, sim, tu, assim
como Arão, teu irmão, foi ajuntado, 14 VISTO
QUE VOS REBELASTES CONTRA A MINHA ORDEM
no ermo
de Zim, na altercação da assembléia, no que se
referia a santificar-me junto às águas, diante dos seus
olhos. Estas são as águas de Meribá, em Cades,
no ermo de Zim.”
As
palavras e a ação punitiva tomada por Jeová são
aceitas por mim como verdade
para este caso??
As
palavras "saídas da boca" do nosso amado irmão
Paulo afrontam as
palavras "saídas da boca" de Jeová em relação
a questão da fidelidade de Moisés. Fidelidade
é uma corda, uma linha que não admite emendas, não
se admite “nó”. Fidelidade
é contínua, sem interrupção. A fidelidade
de Jesus até hoje é sem interrupção, sem
emendas. Uma fidelidade em todos os sentidos, em todos os assuntos.
Nosso amado irmão Paulo declara Moisés como fiel em
“toda” a
casa Daquele, comparando-o com Jesus, enquanto Jeová declara
Moisés como homem rebelde que não demonstrou fé
Nele, tendo Jeová punido Moisés
exatamente por sua falta de fé e
rebeldia. Puniu Jeová um
homem fiel?? QUEM FALA A
VERDADE?? A palavra de quem eu aceito como verdade??
A
FIDELIDADE ESTÁ DO LADO OPOSTO DA REBELDIA, NÃO ESTÁ??
Jesus
afirmou: “Eu e o Pai somos um”.
Tendo
sido Moisés tão fiel quanto Jesus, Moisés
poderia fazer a mesma afirmação feita por Jesus.
Mesmo
que Moisés fizesse esta afirmação, não
estaria contrária aos fatos, isto é, contrária
às palavras e a ação de Jeová para com
ele??
Ainda
a respeito deste assunto, "fidelidade ser ato contínuo"
e que não pode ser interrompido, Jeová falou as
seguintes palavras que foram retransmitidas pelo porta-voz Ezequiel:
(Ezequiel
18:24-25) 24 “‘Ora, quando o justo recuar da sua
justiça e realmente fizer injustiça; se estiver fazendo
segundo todas as coisas detestáveis que o iníquo tem
feito e estiver vivendo, não
será lembrado nenhum dos seus atos justos que praticou.
Por sua infidelidade que praticou e por seu pecado com que pecou, por
estes é que morrerá. 25 “‘E certamente
direis: “O caminho de Jeová não é
acertado.” Ouvi, por favor, ó casa de Israel. Não
é acertado o meu próprio caminho? Não são
os vossos caminhos que não são acertados?
Para
aqueles que esperam receber uma recompensa pela integridade de seus
caminhos, esta verdade exposta por Jeová não soa bem,
não parece ser acertada.
Um
corajoso ato de fidelidade, tendo sido colocada a vida em risco, não
será lembrado?? Não. Jeová foi bem claro ao
afirmar: NENHUM ato justo será lembrado.
Tanto
esforço por nada, poderá raciocinar aquele que espera
uma recompensa por seus atos justos.
Por
ter interrompido a fidelidade, praticando um pecado, exatamente por
este pecado é que morreria. Morreria por sua infidelidade. O
que conta é a infidelidade. Este interrompeu a fidelidade que
estava praticando até então. Certamente, fidelidade é
ato contínuo e que não pode ser interrompido. Esta é
a visão de Jeová. Se o humano não consegue
manter fidelidade contínua, ele é infiel. No entanto,
Jeová é MISERICORDIOSO com os infiéis.
E
certamente direis: "O caminho de Jeová não é
acertado". E tudo o que o homem fez de bom, não vale de
nada?? O humano imperfeito estava julgando os caminhos de Jeová,
declarando-o não acertado.
O
que faremos?? "REBAIXAREMOS" a palavra "saída
da boca" de Jeová, e de forma oposta, EXALTAREMOS a
palavra "saída da boca" de homens.
Nenhum
humano imperfeito receberá a ressurreição como
recompensa pela integridade de seus caminhos. A ressurreição
de todos os humanos será dada por Jeová em face de Sua
Misericórdia para com os que merecem a morte.
TODO
humano encontra-se na condição de morto, exatamente por
ter cometido pecado. Se ele continuar indefinidamente na condição
de morto, não ocorre nenhuma injustiça.
Será
que a condição de morto de Moisés era idêntica
à de Jesus? Se fosse, seria uma injustiça Moisés
permanecer morto. Ademais, a morte de Moisés foi antecipada
como uma punição direta de Jeová. Somente alguém
muito iníquo puniria com a morte a um humano fiel.
Sendo a punição de Moisés por Jeová um
fato, chamar a Moisés de fiel, é atribuir iniqüidade
a Jeová.
Os
pensamentos de Jeová refletem a sua SUPERLATIVA
SABEDORIA e as palavras que saem
de Sua boca
revelam a nós os Seus
pensamentos. Notemos a verdade exposta por Jeová
a nós humanos, a respeito de nossos pensamentos. Estas foram
as palavras saídas da boca de Jeová, que revelam o Seu
pensamento:
(Isaías
55:6-9) 6 Buscai
a Jeová enquanto pode ser achado. Chamai-o enquanto mostra
estar perto. 7 DEIXE
o iníquo
o seu caminho e O
HOMEM PREJUDICIAL OS SEUS PENSAMENTOS;
e retorne ele a Jeová, que terá misericórdia com
ele, e ao nosso Deus, porque perdoará amplamente. 8 "POIS
OS VOSSOS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS MEUS PENSAMENTOS,
nem os meus caminhos, os vossos caminhos", é a
pronunciação de Jeová. 9 "PORQUE
ASSIM COMO OS CÉUS SÃO MAIS ALTOS DO QUE A TERRA, ASSIM
OS MEUS CAMINHOS SÃO MAIS ALTOS DO QUE OS VOSSOS CAMINHOS, E
OS MEUS PENSAMENTOS, DO QUE OS VOSSOS PENSAMENTOS.
A
diferença de sabedoria é tamanha, que a distância
entre uma e outra pode ser comparada a distância entre a terra
e os céus. Jeová expressou a sua visão do
assunto. Um sábio Pai ensinando sábias lições
a seus ignorantes filhos.
Os que tomaram posse da terra
da promessa, o fizeram por MÉRITO?? Eram os fiéis e
obedientes que estavam tomando posse da terra?? O próprio
Moisés ao fazer um resumo das declarações de
Jeová, estando próximo de sua morte, afirmou:
(Deuteronômio
9:1-7) 9 “Ouve, ó Israel: hoje estás passando o
Jordão para entrar e desapossar nações maiores e
mais fortes do que tu, cidades grandes e fortificadas até os
céus, 2 um povo grande e alto, os filhos dos anaquins,
dos quais tu mesmo tiveste conhecimento e tu mesmo ouviste dizer:
‘Quem se pode manter firme diante dos filhos de Anaque?’
3 E hoje bem sabes que Jeová, teu Deus, está
atravessando na tua frente. Ele é um fogo consumidor. Ele os
aniquilará e ele próprio os subjugará diante de
ti; e tens de desapossá-los e destruí-los rapidamente,
assim como Jeová te falou. 4 “Não
digas no teu coração
o
seguinte, quando Jeová, teu Deus, os empurrar de diante de ti:
‘Foi
por minha própria justiça
que
Jeová me fez entrar para tomar posse desta terra’, ao
passo que foi pela iniqüidade destas nações que
Jeová as desaloja de diante de ti. 5 Não
é por causa da tua justiça ou pela retidão do
teu coração
que
estás entrando para tomar posse da sua terra;
de fato, é por causa da iniqüidade destas nações
que Jeová, teu Deus, as desaloja de diante de ti e para
cumprir a palavra que Jeová jurou aos teus antepassados,
Abraão, Isaque e Jacó. 6 E tens de saber que não
é por tua justiça que Jeová, teu Deus, te dá
esta boa terra para
tomares posse dela; pois és
um povo de dura cerviz.
7 “Lembra-te: Não te esqueças de como
indignaste Jeová, teu Deus, no ermo. Desde
o dia em que saíste da terra do Egito até que chegastes
a este lugar, mostrastes-vos rebeldes
no vosso
comportamento para com Jeová. . .
No entanto, apesar de seus erros, seus pecados, e sua punição com a morte, Moisés não foi rejeitado por Jeová. O que dizer então?? Um filho punido é apenas um filho punido. Um filho punido não é um filho rejeitado. Mostrando ser esta uma verdade em relação a sua personalidade, muitos anos depois de Moisés, assim falou Jeová sobre seu filho adorador de ídolos, Efraim, ou seja, parte da nação que tinha Samaria como sua capital, tempos depois de puni-los com a morte:
No entanto, apesar de seus erros, seus pecados, e sua punição com a morte, Moisés não foi rejeitado por Jeová. O que dizer então?? Um filho punido é apenas um filho punido. Um filho punido não é um filho rejeitado. Mostrando ser esta uma verdade em relação a sua personalidade, muitos anos depois de Moisés, assim falou Jeová sobre seu filho adorador de ídolos, Efraim, ou seja, parte da nação que tinha Samaria como sua capital, tempos depois de puni-los com a morte:
(Jeremias
31:20) 20 “É Efraim para mim um filho precioso ou
um menino tratado com mimo? Pois, ao ponto de eu falar contra ele,
sem falta me
lembrarei dele ainda mais.
Por isso é que as minhas entranhas ficaram turbulentas por
ele. Decididamente TEREI
piedade
dele”, é a pronunciação de Jeová.
Não havia um definitivo relacionamento MERITÓRIO - fez o certo recebe a vida eterna, fez o errado recebe a morte eterna. Tampouco existe um relacionamento protecionista e discriminatório - aceito o erro do meu servo e não aceito o erro daquele outro.
Não havia um definitivo relacionamento MERITÓRIO - fez o certo recebe a vida eterna, fez o errado recebe a morte eterna. Tampouco existe um relacionamento protecionista e discriminatório - aceito o erro do meu servo e não aceito o erro daquele outro.
Comprovadamente existe um
relacionamento paterno - o pai ensina lições práticas
a todos os seus filhos. O “escolhido” está dentro
da sala de aula, enquanto o “não escolhido”
permanece fora da sala, no entanto, ele está dentro do
colégio. O pai é perfeito em imparcialidade.
O "DEPOIS" DA PUNIÇÃO COM A MORTE
Em palavras próprias,
Jeová prevê o que seu filho punido Efraim, falará:
(Jeremias
31:18-19) 18 “Ouvi positivamente Efraim lastimar-se:
‘Corrigiste-me,
para que eu ficasse corrigido, como o bezerro que não foi
treinado. Faze-me
voltar e
eu voltarei prontamente, porque tu és Jeová, meu Deus.
19 Pois,
após a minha volta senti lástima; e depois que se me
fez saber bati na coxa. Fiquei envergonhado e senti-me também
humilhado, porque eu levara o vitupério da minha mocidade.’”
Reconhecimento de que precisava ser corrigido; lastimar, deplorar, lamentar ter cometido o erro; bater na coxa, uma atitude de lamento pela não percepção de algo; ficar envergonhado (ter aversão da própria face) por ter cometido o erro; sentir-se humilhado, abatido, cabisbaixo, vexado, curvado, diminuído ou prostrado por ter cometido o erro; compreender que levara o vitupério da juventude, agora mais maduro certamente não repetirá o erro. Jeová chama a atenção para o "depois da punição" com a morte.
Em palavras próprias,
Jeová continua prevendo as palavras de seu filho adorador de
ídolos, já punido com a morte:
(Oséias
14:8) 8 “Efraim [dirá]: ‘Que é que eu
tenho AINDA
com os
ídolos?’ “Eu mesmo certamente darei resposta e
CONTINUAREI
a
reparar nele. Sou semelhante a um frondoso junípero. Em mim se
tem de achar fruto para vós.”
Comprova-se a inexistência de punição definitiva, pois aquele que no passado havia se envolvido com ídolos agora pede para reparar que ele não mais se envolve com ídolos, ao que Jeová dará a devida resposta, mas, continuará a reparar os atos do filho.
Ao filho previamente ensinado,
no entanto, REBELDE, desobediente, Jeová revela como ele será
tratado depois da punição. Ora, se há
punição, significa que houve pecado. Neste caso houve
MÉRITO, pois a punição quando aplicada por Jeová
é sempre merecida. Neste caso, o punido recebeu o que merecia,
a morte.
No entanto, o próprio
Jeová afirma em relação ao já punido
filho Efraim, seu REBELDE filho Efraim: Vou amá-los de minha
própria vontade e vou curar a sua infidelidade.
(Oséias
14:4-7) 4 “Sararei a sua infidelidade. Amá-los-ei
de [minha] própria vontade,
porque a minha ira recuou dele. 5 Tornar-me-ei para Israel como
orvalho. Ele florescerá como lírio e lançará
as suas raízes como o Líbano. 6 Sairão os
seus rebentos, e a sua dignidade se tornará igual à da
oliveira, e sua fragrância será como a do Líbano.
7 Morarão novamente à sua sombra. Cultivarão
cereais e florescerão como a videira. A recordação
dele será como o vinho do Líbano.
Depois de punidos vou curá-los. Onde está o relacionamento meritório onde o bom recebe vida eterna e o mau recebe morte eterna?
Depois de punidos vou curá-los. Onde está o relacionamento meritório onde o bom recebe vida eterna e o mau recebe morte eterna?
Depois de punido, onde se
encontrava o rebelde adorador de ídolos, Efraim? Jeová
afirma que Efraim se encontrava morto, se
encontrava no Seol, e que Ele os retiraria dali. Assim afirmou Jeová:
(Oséias
13:12-14) 12 “O erro de Efraim está embrulhado, seu
pecado está entesourado. 13 O que virá a ele são
as dores agudas de parto da parturiente. Ele é filho que não
é sábio, pois na época não ficará
parado por ocasião do irrompimento dos filhos [da madre].
14 “Da
mão do Seol os remirei; da morte os recuperarei.
Onde
estão os teus aguilhões, ó Morte? Onde está
a tua qualidade destrutiva, ó Seol? A própria compaixão
ficará escondida dos meus olhos.
Jeová não deixa qualquer dúvida - após a punição haverá o retorno, haverá a comprovação do aprendizado daquela lição.
Onde está o
relacionamento meritório em que aquele que tem fé
recebe vida eterna e o que não tem fé recebe morte
eterna??
Se Jeová trata assim
aquele filho que foi ensinado
por Ele, e no entanto, se rebelou, desobedeceu,
com quanto mais Misericórdia usará Ele para com aquele
filho que não foi ensinado?? Jeová é imparcial
para com seus filhos. E todos são filhos. Não chamemos
a Jeová de iníquo, pois Ele realmente não é.
Isto seria blasfemar contra nosso amado Pai. Não aceitar a
definição que Jeová deu para Moisés e
seus atos (rebelde e falto de fé) é REBELAR-SE contra a
palavra falada por Jeová. Devemos nos preocupar com todos os
pequenos detalhes daquilo que Jeová fala.
No caso do "profeta sem
nome" que cumpriu toda a missão para a qual foi designado
referente a Jeroboão, e que descumpriu um detalhe
aparentemente pequeno de sua missão, sendo chamado por Jeová
de rebelde e punido com a morte através de um leão,
Jeová traz a atenção que para Ele, TODOS os
detalhes são igualmente importantes. Jeová o chamou de
rebelde e o puniu severamente.
Se Jeová, o dono da
casa, chamou a Moisés de REBELDE e FALTO DE FÉ, como
poderíamos afirmar que Moisés foi fiel em TODA a
casa de Jeová e ainda achar que não estamos nos
REBELANDO contra a palavra saída da boca de Jeová??
Aquele que assim o fizer,
certamente será chamado de REBELDE por Jeová.
Certamente Jeová dirá: Vos rebelastes contra a minha
palavra.
Será que Moisés
tinha uma desculpa?? Será que o "profeta sem nome"
tinha uma desculpa?? Será que temos uma desculpa??
Adão
falou: Eu
pequei por causa da mulher que me deste para estar comigo.
(Gênesis
3:12-13) 12 E o homem prosseguiu, dizendo: “A mulher que
me deste para estar comigo, ela me deu [do fruto] da árvore e
por isso comi.” 13 Com isso, Jeová Deus disse à
mulher: “Que é que fizeste?” A que a mulher
respondeu: “A serpente — ela me enganou e por isso comi.”
Moisés
falou: Eu
pequei por causa deste povo rebelde que me deste para estar comigo.
37
(Jeová irou-se até mesmo contra mim por
vossa causa,
dizendo: ‘também
tu lá não entrarás. 26 E
Jeová continuou furioso comigo por
vossa causa e
não me escutou; mas Jeová
me disse: ‘Já
chega de ti! Nunca mais me fales neste assunto.
Foi por sua causa que eu pequei. Foi por causa da sua maldade que eu cometi uma maldade. O seu pecado é que me faz pecar. Foi o seu erro que me fez errar. Se não fosse a sua iniquidade eu não seria iníquo. Você é o culpado por eu ter cometido um pecado. Você é o culpado pelo meu erro. Se você não fosse mau comigo eu também não seria mau contigo. Se você não fosse iníquo eu também não seria iníquo. Você que é iníquo, fique bem longe de mim para que eu não me transforme em um iníquo. Não me sento para comer com os pecadores e os cobradores de impostos. Fique bem longe de mim com os seus péssimos hábitos.
Foi por sua causa que eu pequei. Foi por causa da sua maldade que eu cometi uma maldade. O seu pecado é que me faz pecar. Foi o seu erro que me fez errar. Se não fosse a sua iniquidade eu não seria iníquo. Você é o culpado por eu ter cometido um pecado. Você é o culpado pelo meu erro. Se você não fosse mau comigo eu também não seria mau contigo. Se você não fosse iníquo eu também não seria iníquo. Você que é iníquo, fique bem longe de mim para que eu não me transforme em um iníquo. Não me sento para comer com os pecadores e os cobradores de impostos. Fique bem longe de mim com os seus péssimos hábitos.
A expressão de um
humano:
(Salmos
26:4-5) 4 Não
me sentei com
homens de inveracidade; E não entro com os que ocultam o que
são. 5 Tenho
odiado a congregação dos malfeitores E
não me sento com
os iníquos.
A
expressão de Jeová:
(Isaías
65:2-5) 2 "O dia inteiro estendi as
minhas mãos para um povo obstinado, os que andam no caminho
que não é bom, atrás dos seus pensamentos; 3 o
povo [que se compõe] dos que de contínuo me ofendem
diretamente à minha face, sacrificando nos jardins e fazendo
fumaça sacrificial sobre os tijolos, 4 sentando-se
entre as sepulturas, que também passam a noite nas guaritas
das sentinelas, comendo carne de porco, havendo nos seus vasos até
mesmo caldo de coisas imundas; 5 OS
QUE DIZEM: ‘Fica onde estás.
Não te aproximes de mim, pois eu certamente te transmitirei
santidade.’ ESTES SÃO
FUMAÇA NAS MINHAS NARINAS, um fogo ardendo o dia inteiro.
O
comportamento de Jesus, nosso Modelo:
(Mateus 9:10-11) 10 Mais
tarde, enquanto estava recostado à mesa, na casa, eis que
vieram muitos cobradores de impostos e pecadores, e começaram
a recostar-se com Jesus e seus discípulos. 11 Vendo
isso, porém, os fariseus começaram a dizer aos
discípulos dele: "Por que é
que o vosso instrutor come com os cobradores de impostos e os
pecadores?" (Lucas 15:1-2) 15 Todos os cobradores
de impostos e pecadores chegavam-se então perto dele para o
ouvirem. 2 Conseqüentemente, tanto os
fariseus como os escribas murmuravam, dizendo: "Este
homem acolhe pecadores e come com eles."
A
expressão de um humano, tempos depois do modelo estabelecido
por Jesus:
(1
Coríntios 5:11) 11 Mas, eu vos escrevo
agora para que cesseis de ter convivência com qualquer que se
chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra,
ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem
sequer comendo com tal homem.
Expressão de um humano,
tempos depois do modelo estabelecido por Jesus:
(1
Coríntios 15:33) 33 Não
sejais desencaminhados. Más associações estragam
hábitos úteis.
Expressão de Jesus:
(Mateus
7:17-20) 17 Do
mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda
árvore podre produz fruto imprestável; 18
A
ÁRVORE BOA NÃO PODE DAR FRUTO IMPRESTÁVEL,
nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. 19 Toda
árvore que não produz fruto excelente é cortada
e lançada no fogo. 20 Realmente,
pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens].
Havia
diferenças significativas entre Moisés e Jesus. Jesus
afirmou: Moisés agiu como ACUSADOR
de pecadores, no entanto, eu não os
acusarei perante o Pai. Jesus mostrou ser um DEFENSOR
de pecadores.
(João
5:44-45) . . .Como podeis crer, quando aceitais glória
uns dos outros e não buscais a glória que é do
único Deus? 45 Não
penseis que vos hei de acusar perante o Pai; HÁ
UM QUE VOS ACUSA,
Moisés, em quem depositastes a vossa esperança.
No entanto, os humanos
adoradores de Jeová, glorificavam e exaltavam Moisés.
Jesus, a árvore boa, não
produziu fruto imprestável, mesmo acolhendo, sentando e
comendo com pecadores. Em relação a seus 12 (doze)
apóstolos, Jesus continuou sentando e comendo com estes,
apesar de seus contínuos pecados. Jesus, por ser uma árvore
boa, não se deixava influenciar pela iniquidade dos demais,
antes, influenciava os iníquos a produzirem bons frutos. O
homem justo não se sente induzido a copiar o que os iníquos
fazem. O homem justo continuará justo, mesmo acolhendo
pecadores, sentando e comendo com pecadores. No caso do homem justo,
sendo ele realmente justo, más associações não
estragam seus hábitos úteis. Ocorre exatamente o
inverso, sua boa associação concerta, repara hábitos
iníquos. Ele sim é que faz a diferença. Jesus
provou e comprovou que misturar-se com iníquos produz bons
frutos. Justo é aquele que tem o poder de continuar justo em
ambiente iníquo.
No entanto, se você não
é justo, do seu coração sairá coisas
iníquas:
(Lucas
6:43-46) 43 "POIS
NÃO HÁ ÁRVORE EXCELENTE QUE PRODUZA FRUTO PODRE;
novamente, não há árvore podre que produza fruto
excelente. 44 Pois
cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto.
Por exemplo, não se colhem figos de espinhos, nem se cortam
uvas dum espinheiro. 45 O
HOMEM BOM, DO BOM TESOURO DO SEU CORAÇÃO, TRAZ PARA
FORA O BOM, mas
o homem iníquo, do seu [tesouro] iníquo, traz para fora
o que é iníquo; pois é da abundância do
coração que a sua boca fala. 46 "Por
que, então, me chamais de ‘Senhor! Senhor!’, mas
não fazeis o que eu digo?
(Mateus
15:18-20) . . .No entanto, as coisas procedentes da boca
saem do coração, e estas coisas aviltam o homem. 19 Por
exemplo, DO
CORAÇÃO VÊM
raciocínios iníquos,
assassínios, adultérios, fornicações,
ladroagens, falsos testemunhos, blasfêmias. 20 Estas
são as coisas que aviltam o homem; mas tomar uma refeição
sem lavar as mãos não é o que avilta o homem."
Segundo as sábias
palavras saídas da mente e boca de Jesus, antes de você
cometer o ato de iniquidade, o seu coração já
era iníquo, pois a iniquidade provêm de
um coração iníquo. A iniquidade é
o evento consequente, é o fruto gerado pela
árvore (coração).
De forma muito natural, o
iníquo certamente instigará outros a fazerem
iniquidade, enquanto que o justo certamente instigará outros a
fazerem justiça. Se eu não consigo ser justo por estar
na companhia de um ou vários iníquos é porque eu
também sou iníquo. O erro maior e mais grave está
em mim. Meu coração ainda não é uma fonte
de justiça. Quando se requer dele mostrar do ele é
realmente feito, então sai a iniquidade. A tribulação
serve para comprovar do que é realmente feito o meu coração.
Não querer se misturar
com o iníquo é uma reação natural daquele
que se considera muito melhor do que o iníquo, quando na
verdade ele não é. A palavra saída da mente e
boca de Jesus para estes é:
(Lucas
18:9-14) 9 Mas,
ele contou a seguinte ilustração também a ALGUNS
QUE CONFIAVAM EM SI MESMOS COMO SENDO JUSTOS E QUE CONSIDERAVAM OS
DEMAIS COMO NADA:
10 "Dois
homens subiram ao templo para orar, um sendo fariseu e o outro
cobrador de impostos. 11 O
fariseu estava em pé e começou a orar as seguintes
coisas no seu íntimo: ‘Ó Deus, AGRADEÇO-TE
QUE NÃO SOU COMO O RESTO DOS HOMENS,
extorsores, injustos, adúlteros, ou mesmo como este cobrador
de impostos. 12 Jejuo
duas vezes por semana, dou o décimo de todas as coisas que
adquiro.’ 13 O
cobrador de impostos, porém, estando em pé à
distância, não estava nem disposto a levantar os olhos
para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus,
sê clemente para comigo pecador.’ 14 Digo-vos:
Este homem desceu para sua casa PROVADO
MAIS JUSTO do
que aquele homem; porque todo o que se enaltecer será
humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido."
Por que um homem com um
currículo excelente é considerado pior que o homem com
um péssimo currículo?? Porque ele considerava os demais
como nada. Porque ele se considerava muito melhor do que aquele outro
iníquo. A Soberba
revela ser um pecado muito grave para o Criador.
Como Jeová vê este
homem ALTIVO entre os homens?? As palavras saídas da mente e
boca de Jesus foram estas:
(Lucas
16:14-15) 14 Ora,
os fariseus, que eram amantes do dinheiro, estavam escutando todas
estas coisas, e começaram a escarnecer dele.
15 Conseqüentemente,
ele lhes disse: "Vós sois os que vos declarais justos
perante os homens, mas Deus conhece os vossos corações;
PORQUE
AQUILO QUE É ALTIVO
ENTRE
OS HOMENS É UMA COISA REPUGNANTE À VISTA DE DEUS.
Certamente, esta informação
sobre Jeová, eles não sabiam. Aquele que se considerar
melhor que os outros homens é
uma coisa repugnante. Jeová
considera este homem altivo como uma
coisa repugnante. O soberbo é
uma coisa repugnante.
Soberbo é aquele
que não se senta com os iníquos,
não come com os iníquos e não cumprimenta o
iníquo. Soberbo é
aquele homem com um excelente
currículo e que se considera melhor do que o homem com um
péssimo currículo, isto é, uma alta quantidade
de atos iníquos praticados.
Quanto
a iniquidade
do iníquo, assim nos ordenou o nosso Mestre e Modelo, Jesus
Cristo:
(Mateus
7:1-5) 7
“PARAI
DE JULGAR,
para que não sejais julgados; 2 pois,
COM
O JULGAMENTO COM QUE JULGAIS, VÓS SEREIS JULGADOS;
e com a medida com que medis, medirão a vós. 3 Então,
por que olhas para o argueiro no olho do teu irmão, mas não
tomas em consideração a trave no teu próprio
olho? 4 Ou,
como podes dizer a teu irmão: ‘Permite-me tirar o
argueiro do teu olho’, quando, eis que há uma trave no
teu próprio olho? 5 Hipócrita!
TIRA
PRIMEIRO A TRAVE DO TEU PRÓPRIO OLHO,
e depois verás claramente como tirar o argueiro do olho do teu
irmão. . .
Use
o seu poder de perdoar outros:
(Mateus
6:14-15) 14 “Pois,
SE
PERDOARDES aos
homens as suas falhas, também o VOSSO
PAI CELESTIAL VOS PERDOARÁ;
15 ao
passo que, se não perdoardes aos homens as suas falhas,
tampouco o vosso Pai vos perdoará as vossas falhas.
Você não tem o
poder de julgar, no entanto, você tem o poder de perdoar. Use o
seu poder de perdoar.
De
forma coerente com o Sermão do Monte e deixando claro que os
humanos não têm o poder de julgar, NÃO ESTÃO
AUTORIZADOS A JULGAR, assim falou e agiu Jesus mais uma vez, agora em
uma situação real, estabelecendo o modelo de
comportamento para nós, os discípulos:
(João
8:1-11) 8
Mas
Jesus foi para o Monte das Oliveiras. 2 De
madrugada, porém, ele se apresentou novamente no templo e todo
o povo começou a vir a ele, e ele se assentou e começou
a ensiná-los. 3 Os
escribas e os fariseus trouxeram então uma mulher apanhada em
adultério, e, depois de a postarem no meio deles,
4 disseram-lhe:
“Instrutor, esta mulher foi apanhada no ato de cometer
adultério. 5 Na
Lei, Moisés prescreve que apedrejemos tal sorte de mulher.
Realmente, o que dizes tu?” 6 Naturalmente,
diziam isso para o porem à prova, a fim de terem algo com que
o acusar. Mas, Jesus abaixou-se e começou a escrever no chão
com o seu dedo. 7 Quando
persistiram em perguntar-lhe, endireitou-se e disse-lhes: “Que
aquele de vós que estiver sem pecado seja o primeiro a
atirar-lhe uma pedra.” 8 E,
abaixando-se novamente, escrevia no chão. 9 Mas,
os que ouviram isso começaram a sair, um por um, principiando
com os anciãos, e ele foi deixado só, bem como a mulher
que estivera no meio deles. 10 Endireitando-se,
Jesus disse-lhe: “Mulher, onde estão eles? Não te
condenou ninguém?” 11 Ela
disse: “Ninguém, senhor.” Jesus disse: “Tampouco
eu te condeno. Vai embora; doravante não pratiques mais
pecado.”
Depois de analisada a visão
de Jeová sobre seus filhos rebeldes, punidos com a morte, não
podemos condenar nosso próximo pelo pecado que ele cometeu,
seja ele quem for e esteja ele vivo ou morto. Como podemos
condenar àquele que Jeová já perdoou??
Quem assim o fizer, não estará se colocando acima de Jeová??
Nenhum comentário:
Postar um comentário