terça-feira, 21 de abril de 2020

EXPIAÇÃO DE TODOS OS PECADOS

O QUE É EXPIAÇÃO??


DE FORMA PRÁTICA, O CRIADOR MOSTRA AO HUMANO O QUE É EXPIAÇÃO. DEVE O HUMANO IMITAR O CRIADOR??
EXPIARdefinição >> sentido de pagar uma pena; sentido de limpar ou purificar; sentido de remir
expiar
[Do lat. expiare.]
Verbo
transitivo direto.
1.
Remir (a culpa), cumprindo pena; pagar.
2.
Sofrer as conseqüências de:
"Cometi
um erro, e devo expiá-lo." (Machado de Assis, Helena, p. 279.)
3.
Sofrer, padecer:
"Condenados
à desordem ou à conservação, os revolucionários de hoje expiam as conseqüências da falta de um critério científico na organização das suas idéias." (Oliveira Martins, Portugal Contemporâneo, I, p. XXVII.)
4.
Purificar (um local sagrado) de profanação ou sacrilégio.
Verbo
pronominal.
5.
Purificar-se (de crimes ou pecados). [Pres. ind.: expio, expias, expia, etc. Cf. espia, do v. espiar e s. f., esse v., expiáveis, do v. expiar, e espiáveis, do v. espiar.]
EXPIAÇÃOdefinição
expiação
[Do lat. expiatione.]
Substantivo
feminino.
1.
Ato ou efeito de expiar (1); castigo, penitência, cumprimento de pena. ~ V. expiações.
Expiação suprema. 1. A pena capital.
REMIREsta é a definição dada pelo dicionário Houaiss:
remir
v. (sXIII) 1 t.d. tornar a obter, a conseguir 2 t.d.bit. e pron. livrar(-se), libertar(-se), resgatar(-se) <remiu (do cativeiro) o povo oprimido> <remiu-se do castigo graças aos seus próprios esforços> 3 t.d. libertar da danação, da condenação ao inferno <Cristo morreu para r. os pecadores> 4 t.d. conceder indenização a; compensar, ressarcir 5 t.d. reparar (falta, falha, crime etc.); expiar 6 pron. obter a reabilitação; recuperar-se <remiu-se de uma falta cometida no passado> ¤ gram v. defectivo, us. unicamente nas formas em que o i se segue ao radical ¤ etim lat. redìmo,is,émi,emptum ou emtum,imère 'id.' ¤ sin/var redimir



EXPIAÇÃO - O USO DADO PELO CRIADOR PARA ESTA EXPRESSÃO.


Precisamos compreender o uso dado pelo Criador para esta expressão. O Criador o fez de forma prática. O sacerdote fazia expiação pelo pecador. Assim, o Criador estava revelando a sua disposição constante de perdoar. A expiação estava diretamente associada ao perdão. Para haver expiação, tem de haver o pecado. Cometeu-se o pecado, e agora?? Bem, venha até Mim e vamos resolver esta pendência.. Bem, vamos fazer expiação pelo teu pecado. Qual o único resultado previsto pelo Criador?? O perdão. Tratava-se de uma CERIMÔNIA de perdão.
Tratava-se de uma reunião entre ofendido e ofensor e uma testemunha.
Tratava-se de uma conscientização do pecador quanto ao seu pecado, bem como o reconhecimento da existência do pecado. O pecador reconhece sua culpa, reconhece sua condição pecaminosa. Ele reconhece que ele é o culpado pelo seu próprio pecado. Daí ele percebe que o seu caso é um caso de clemência. Chegando a este ponto, ele dirá: “Pai, seja clemente comigo, pecador.
No uso feito por Jeová para a expressão expiação, o resultado para o pecador era o perdão do seu pecado. Quando o sacerdote fazia expiação como testemunha, diante do pecador, o resultado era o pecador ser perdoado do seu pecado. O sacerdote não acusava, não julgava o errante, tampouco defendia o errante. Ele apenas testemunhava que naquela reunião, sempre culminava com o perdão do errante. Neste caso, tratava-se de uma purificação, tratava-se de uma ação de limpeza do errante.
(Levítico 4:20) 20 E terá de fazer com o novilho assim como fez com o outro novilho da oferta pelo pecado. É assim que fará com ele; e o sacerdote tem de fazer expiação por eles, e assim lhes tem de SER PERDOADO.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico 4:20) 20 Assim fará com o novilho; como fez com o novilho da oferta do pecado, assim fará com este. O sacerdote fará expiação por eles, e eles SERÃO PERDOADOS.
(Levítico 4:26) 26 E fará fumegar toda a sua gordura sobre o altar, igual à gordura do sacrifício de participação em comum; e o sacerdote tem de FAZER EXPIAÇÃO POR ELE, PELO SEU PECADO, e assim lhe tem de ser perdoado.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico4:26) 26 Toda a gordura da oferta, queimá-la-á sobre o altar, como a gordura do sacrifício das ofertas pacíficas; o sacerdote FARÁ EXPIAÇÃO POR ELE NO TOCANTE AO SEU PECADO, E ELE SERÁ PERDOADO.

Neste ritual descrito, o humano confessava o seu pecado e levava até a presença de Jeová uma oferta em face dos pecados confessados. Depois disto, o sacerdote fazia uma expiação deste humano em relação àquele pecado. No que consistia a expiação?? Tratava-se de uma declaração de limpeza.
(Levítico 5:5-6) 5 “‘E tem de acontecer que, caso ele se torne culpado no que se refere a uma destas coisas, então tem de confessar de que modo pecou. 6 E tem de trazer a Jeová sua oferta pela culpa, pelo pecado que cometeu, a saber, uma fêmea do rebanho, uma cordeira ou uma cabritinha, como oferta pelo pecado; e o sacerdote tem de FAZER EXPIAÇÃO POR ELE, PELO SEU PECADO.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico 5:5-6) 5 Quando for culpado numa destas coisas, confessará aquilo em que há pecado. 6 Como sua oferta pela culpa, ele trará a Jeová pelo pecado que cometeu, do gado miúdo, uma cordeira ou uma cabra, como uma oferta pelo pecado; E O SACERDOTE FARÁ EXPIAÇÃO POR ELE NO TOCANTE AO SEU PECADO.

(Levítico 5:10) 10 E o outro ele manejará como oferta queimada, segundo o procedimento regular; e o sacerdote tem de FAZER EXPIAÇÃO POR ELE, PELO PECADO QUE COMETEU, E ASSIM LHE TEM DE SER PERDOADO.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico 5:10) 10 Então oferecerá o segundo em holocausto, conforme a ordenança; o sacerdote FARÁ EXPIAÇÃO POR ELE NO TOCANTE AO PECADO QUE COMETEU, E ELE SERÁ PERDOADO.

(Levítico 5:13) 13 E o sacerdote tem de fazer expiação por ele, pelo pecado que cometeu, por qualquer um destes pecados, e assim lhe tem de ser perdoado; e ela tem de tornar-se do sacerdote, igual a uma oferta de cereais.’”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico 5:13) 13 O sacerdote FARÁ EXPIAÇÃO POR ELE NO TOCANTE AO PECADO que cometeu em alguma destas coisas, e ele será perdoado; o restante pertencerá ao sacerdote, como a oferta de cereais.

A expiação sempre culminava com o perdão. Será que a expiação representava um pagamento pelo perdão dado pelo Pai?? Ou será que representava uma purificação diante do Pai??
Um outro momento em que era feita uma expiação.
Tratava-se do momento em que fosse feita a contagem do povo. Esta era uma ocasião em que Jeová pedia uma contribuição que tinha como objetivo fazer expiação pelo pecado. Tratava-se de uma contribuição simbólica que seria dada por aqueles que tivessem de vinte anos para cima. Esta contribuição representaria a limpeza deste pecado perante Jeová. Será que estavam pagando para serem considerados limpos?? Ou será que Jeová estava deixando claro que se tratava de um pecado, e como pecado podia trazer efeitos colaterais sobre eles?? Será que eles podiam viver sem fazer contagem de quantos eram?? Tinham este costume?? Deveriam abrir mão deste costume ou pagar para manter o costume, sob pena de ter pragas como consequência??
Isto é um pecado diante de Mim, e, fazer isto trará uma praga sobre vós..

Assim se fez registrar:
(Êxodo 30:11-16) 11 E Jeová prosseguiu falando a Moisés, dizendo: 12 “Sempre que fizeres a soma dos filhos de Israel como recenseamento deles, então cada um terá de dar a Jeová um "resgate pela sua alma" quando se fizer o recenseamento deles, para que não venha sobre eles alguma praga ao se fazer o seu recenseamento. 13 Isto é o que darão todos os que passarem para os contados: meio siclo segundo o siclo do lugar santo. Vinte geras são iguais a um siclo. Meio siclo é a contribuição a Jeová. 14 Todo aquele que passar para os registrados, de vinte anos de idade e para cima, dará a contribuição [pertencente a] Jeová. 15 O rico não deve dar mais e o de condição humilde não deve dar menos de meio siclo, a fim de dar a contribuição [pertencente a] Jeová para se fazer expiação pelas vossas almas. 16 E terás de tomar dos filhos de Israel o dinheiro de prata da expiação e dá-lo em benefício do serviço da tenda de reunião, para que deveras sirva de recordação perante Jeová para os filhos de Israel, a fim de se fazer expiação pelas vossas almas.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Êxodo 30:11-16) 11 Disse mais Jeová a Moisés: 12 Quando fizeres o alistamento dos filhos de Israel, de acordo com o número deste alistamento, cada um deles dará a Jeová o resgate de sua alma, quando os alistares; para que não haja entre eles praga alguma por ocasião do alistamento. 13 Isto darão (cada um que passa para o número daqueles que são alistados), meio siclo segundo o siclo do santuário (o siclo tem vinte obolos); oferecer-se-á a Jeová meio siclo. 14 Todo aquele que passa para o número dos que são alistados de vinte anos para cima, pagará a oferta de Jeová. 15 O rico não dará mais, nem o pobre dará menos, do que o meio siclo, quando derem a oferta de Jeová, para fazerdes expiação pelas vossas almas. 16 Dos filhos de Israel tomarás o dinheiro da expiação, e designá-lo-ás para o serviço da tenda da revelação; para que sirva de memorial a favor dos filhos de Israel diante de Jeová, a fim de fazerdes expiação pelas vossas almas.

Jeová apresentou dois motivos:
  • para que sirva de memorial a favor dos filhos de Israel; para que sirva de recordação perante Jeová.
  • A fim de fazerdes expiação (apagar o erro) pelas vossas almas; a fim de se fazer expiação pelas vossas almas.
  • Apesar de ser um pecado, eles pagaram para poder fazer?? Era este o memorial e a lembrança diante de Deus??
A expiação culminava sempre com o perdão, logo a expiação tinha o sentido de limpeza, isto é, de tornar a pessoa limpa diante de Jeová, de apagar o erro do errante.
Será que se tratava de uma compra da própria vida?? Tratava-se de um valor simbólico. Objetivava mostrar que o humano estava sendo "perdoado", mesmo por fazer algo que sabia ser pecado diante de Deus. Objetivava lembrar ao humano que ele estava sendo perdoado de um pecado.

Um outro momento em que foi feita uma expiação. Uma coisa impura é declarada pura.

Tratava-se de Josué o sumo sacerdote. Ele estava trajado de vestes imundas. Simplesmente foi-lhe dito: “Vês, fostes vestido com roupas limpas, logo, o teu pecado foi perdoado”. Note que ninguém levou nada para esta reunião de expiação. Não havia sangue a ser derramado, não havia absolutamente nada.
(Zacarias 3:1-5) 3 E ele passou a mostrar-me Josué, o sumo sacerdote, de pé perante o anjo de Jeová, e Satanás de pé à sua direita para se lhe opor. 2 [O anjo de] Jeová disse então a Satanás: “Jeová te censure, ó Satanás, sim, censure-te Jeová, aquele que escolhe Jerusalém! Não é este um tição arrancado do fogo?” 3 Ora, quanto a Josué, aconteceu que estava vestido de vestes imundas e estava de pé perante o anjo. 4 Então ele respondeu e disse aos que estavam de pé perante ele: “Removei dele as vestes imundas.” E prosseguiu, dizendo-lhe: “Vê, fiz que passasse de ti o teu erro, e és vestido de trajes de gala.” 5 Então eu disse: “Ponha-se-lhe um turbante limpo na cabeça.” E eles passaram a pôr-lhe o turbante limpo na cabeça e a trajá-lo de vestes; e o anjo de Jeová estava de pé ali.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Zacarias 3:1-5) 1 Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué que estava diante do anjo de Jeová, e Satanás que estava à mão direita dele para ser o seu adversário. 2 Jeová disse a Satanás: Que Jeová te repreenda, ó Satanás; sim, repreenda-te Jeová que escolheu a Jerusalém: acaso não é este um tição tirado do fogo? 3 Ora Josué estava vestido de hábitos sujos, e posto em pé diante do anjo. 4 Este começou a falar e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe estes hábitos sujos. A Josué disse: Eis que hei feito passar de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de ricos trajos. 5 Eu disse: Ponham-lhe sobre a cabeça uma mitra limpa. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça uma mitra limpa, e vestiram-no de vestidos; e o anjo de Jeová estava perto, de pé.

Verdadeiramente, Josué era um tição arrancado do fogo. Para que serve um tição arrancado do fogo?? Mas, ele foi simplesmente declarado limpo de seus pecados e comissionado a atuar como sacerdote. Seus erros até ali foram apagados naquele momento (o momento da expiação), e assim concretizada a expiação. Foi apresentado um recomeço para Josué.

Significado de Apagar

verbo transitivoFazer desaparecer friccionando, raspando etc.: apagar riscos de lápis; apagar uma palavra.Fazer cessar, extinguir, interromper: apagar o fogo; apagar a luz.

O que ele ofereceu?? Nada. Confessou ele quais eram os seus pecados?? Não. No entanto, ele foi declarado limpo.

Que recomeço foi oferecido a Josué?? Quem ofereceu um recomeço para Josué??

(Zacarias 3:6-7) 6 E o anjo de Jeová começou a dar testemunho a Josué, dizendo: 7 “Assim disse Jeová dos exércitos: ‘Se andares nos meus caminhos e se cumprires a obrigação para comigo, então serás também tu quem julgarás a minha casa e também guardarás os meus pátios; e hei de dar-te livre acesso entre estes que ali estão de pé.’

Notou como o recomeço sempre esteve ligado ao perdão confirmado na expiação?? Notou a inexistência de qualquer ressentimento em relação ao errante na condição de imundo??
Notou que as testemunhas podem se opor ao apagar dos erros do errante??
Notou que as testemunhas também podem desejar que sejam apagados os erros do errante??

DIA DA EXPIAÇÃO PARA DECLARAR-VOS LIMPOS, DECLARAR-VOS PURIFICADOS.
O DIA DA EXPIAÇÃOO dia anual nacional da expiação era o dia em que JEOVÁ PURIFICAVA todos os habitantes do país. Como?? Perdoando-os de todos os seus pecados. Neste dia, Jeová perdoava todos os pecados de todos os habitantes do país.
O que eles faziam para merecer isto?? Nada. O que Jeová exigia como pré-requisito antes de conceder o Seu perdão?? Depois de dado o perdão, o que exigia Jeová daquele que foi perdoado?? Absolutamente nada. A maioria sequer sabia de quais pecados estavam sendo perdoados por Jeová. Neste caso, o perdão mostrou ser um ato unilateral da parte do ofendido, Jeová, sem levar em conta qualquer merecimento por parte dos recebedores do perdão, os humanos.
O não saber de qual pecado se esta sendo perdoado pode deixar um vazio no perdoado, pois ele não terá especificamente algo reconhecido por ele com pecado da parte dele, logo, ele não tomará conta de si mesmo em relação àquele erro específico.

COMO JEOVÁ PURIFICAVA UM PECADOR??

Neste dia, Jeová os declarava limpos por perdoar toda e qualquer dívida e não guardar qualquer ressentimento dos humanos perdoados.
(Levítico 16:29-31) 29 E isso vos tem de servir de estatuto por tempo indefinido: No sétimo mês, no décimo [dia] do mês, deveis atribular as vossas almas, e não deveis fazer obra alguma, quer o natural quer o residente forasteiro que reside no vosso meio. 30 Pois neste dia se fará expiação por vós, PARA DECLARAR-VOS LIMPOS. SEREIS LIMPOS DE TODOS OS VOSSOS PECADOS PERANTE JEOVÁ. 31 É um sábado de completo repouso para vós, e tendes de atribular as vossas almas. É um estatuto por tempo indefinido.

(Levítico 16:29-31) 29 Isso vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês aos dez dias do mês afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; 30 pois nesse dia se fará expiação por vós, PARA VOS PURIFICAR; DE TODOS OS VOSSOS PECADOS SEREIS LIMPOS DIANTE DE JEOVÁ. 31 É sábado de descanso solene para vós, e afligireis as vossas almas; é estatuto perpétuo.



(Levítico 16:34) 34 E isto vos tem de servir de estatuto por tempo indefinido, a fim de se fazer expiação pelos filhos de Israel, uma vez por ano, com respeito a todos os seus pecados.”...

O que acontecia neste dia anual da expiação?? Será que aqueles humanos confessavam os seus pecados e deixavam de praticá-los?? Será que pagavam algo para obterem este perdão de todos os pecados?? Tratava-se de um povo escravocrata. Embora declarados limpos de todos os pecados, eles não confessavam que serem escravocratas era um pecado, e tampouco libertavam os seus escravos. Mesmo assim eles eram declarados limpos de todos os seus pecados neste dia, muito embora mantivessem seus escravos.
O sacerdote colocava a mão na cabeça de um bode devidamente escolhido e confessava os pecados do povo. Depois disto, este bode não era morto. Ele era enviado ao deserto. No entanto, o perdão era dado. Toda a nação era declarada limpa de todos os seus pecados.
Neste dia, todos os impuros eram declarados puros.
Eram simplesmente declarados puros, embora continuassem com os seus mesmos pecados.

MESMO QUE não fossem vistos como purificados ou limpos de pecados, DIANTE DE YHWH eles estavam limpos e purificados em face do PERDÃO que YHWH havia dado a eles.

Expiação, purificação através do perdão, um imundo que passou a ser visto como limpo POR AQUELE QUE o perdoou, ou seja, uma visão pessoal daquele que perdoou o imundo.


Fazer EXPIAÇÃO está diretamente relacionado com a prática do PERDÃO. Trata-se da visão daquele "A" que pratica a ação de expiar o culpado "B", pois aos olhos dele "A", aquela pessoa "B" está limpa daqueles pecados que ele, "B", realmente praticou.  Este foi o uso dado pelo Criador para esta expressão.
Aquela pessoa foi até ali, ciente da sua condição deplorável e diante possibilidade da execução da sentença referente ao erro cometido. Haveria a perda de algo que ele muito preza. Mas, mo lugar de ter a retribuição normal de natural em face do erro, ele recebe um recomeço. Diante dele é aberta a porta do recomeço.
Desta forma, fica bem claro que o perdão está intimamente ligado ao recomeço.
Para que o Perdão seja completo, ele precisa estar ligado ao recomeço.

Estando plenamente ciente disso, o que ocorre com o perdoado??


O que o humano devia fazer neste dia?? Jeová afirma: “Neste dia deveis atribular as vossas almas”.
Como deviam atribular as suas almas?? Seria por causar sofrimentos físicos em si mesmos?? Não.
O que fazer?? Não está sendo você perdoado de sua grande dívida?? Você está pagando por isto?? Não, não está. Você reconhece sua grande dívida?? Você sabe o que merece qualquer pessoa que esteja nesta condição?? No entanto, o que Jeová está fazendo por você neste dia?? Você não se sente envergonhado não?? Você deseja que este dia acabe logo, pensando em prosseguir cometendo os mesmos pecados?? Bem, este era um dia destinado a uma análise pessoal sobre como estou vivendo a minha vida. Que valor eu dou a minha vida?? Certamente um valor bem inferior ao valor que Jeová dá a ela. Parece que para mim, cometer certos pecados é mais importante do que a minha própria vida.
Neste dia deveis atribular as vossas almas, deveis envergonhar-vos de vossas ações.
Onde será que eu vou chegar por atribular a minha alma??
Decerto, chegarei na cura para aquele meu pecado.
Lembra-se da mulher que deixou de ser apedrejada por ter cometido adultério?? Ela já estava a caminho de ser executada, não havendo nenhuma esperança para ela.
Naquele dia, Jesus fez uma expiação pelo pecado dela e forneceu a ela o recomeço. Para que isto acontecesse, ela não deveria ser morta, ou seja, não deveria pagar pelo erro cometido. O nome disso é perdão.
Fornecido o novo recomeço, o que acontece?? O perdoado é agora um justo??
Ele foi declarado sem dívida.. Isto significa que ninguém verá mais erro nele?? Está imune ao erro??
Não. Nada mudou.. Ele continuará a ter as mesmas leis diante de si e inúmeras outras oportunidades para não repetir aquele erro. Ele recebeu um recomeço. Aos olhos daquele que perdoou, o que recomeça está em igualdade de condições em relação àquele que ainda não cometeu aquele erro.

(Oséias 14:8) 8 “Efraim [dirá]: ‘Que é que eu tenho ainda com os ídolos?’ “Eu mesmo certamente darei resposta e continuarei a reparar nele. Sou semelhante a um frondoso junípero. Em mim se tem de achar fruto para vós.”




OUTRO USO DA EXPRESSÃOPURIFICAR DE PECADO


(Êxodo 29:36-37) 36 E oferecerás diariamente o novilho da oferta pelo pecado como expiação, e terás de PURIFICAR de pecado O ALTAR por fazer expiação sobre ele, e terás de ungi-lo para o santificar. 37 Levarás sete dias para fazer expiação sobre o altar e terás de santificá-lo para que deveras se torne um altar santíssimo. Todo aquele que tocar no altar deve ser santo.
(Êxodo 29:36-37) 36 Cada dia oferecerás para expiação o novilho que se oferece como oferta pelo pecado. Purificarás o altar, quando a favor dele fizeres expiação; e ungirás o altar, para o santificar. 37 Por sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás. O altar será santíssimo; todo o que o tocar, será santificado.


COMO FAZER A EXPIAÇÃO
(Êxodo 30:10) 10 E uma vez por ano Arão terá de fazer expiação sobre os seus chifres. Com um pouco de sangue da oferta pelo pecado, da expiação, fará expiação por ele uma vez por ano, nas vossas gerações. É santíssimo para Jeová.”
(Êxodo 30:10) 10 Uma vez no ano Arão fará expiação sobre os chifres do altar; com o sangue da oferta pelo pecado, que é oferecido pela expiação, uma vez no ano pelas vossas gerações fará pelo altar expiação; santíssimo é a Jeová.
(Levítico 8:14-15) 14 Então trouxe perto o novilho da oferta pelo pecado, e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do novilho da oferta pelo pecado. 15 E Moisés passou a abatê-lo e a tomar do sangue, e foi pô-lo com o dedo sobre os chifres do altar ao redor e PURIFICAR de pecado o altar, mas o resto do sangue ele despejou junto à base do altar, a fim de santificá-lo para fazer expiação sobre ele.
(Levítico 8:14-15) 14 Então fez chegar o novilho da oferta pelo pecado; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do novilho da oferta pelo pecado. 15 Depois de morto o novilho, Moisés tomou o sangue, e com o dedo pô-lo sobre os chifres do altar ao redor, e PURIFICOU o altar. Derramou o sangue ao pé do altar e o santificou, para fazer expiação por ele.
(Levítico 17:11) 11 Pois a alma da carne está no sangue, e eu mesmo o pus para vós sobre o altar para fazer expiação pelas vossas almas, porque É O SANGUE QUE FAZ EXPIAÇÃO pela alma [nele].
(Levítico 17:11) 11 Porque a vida da carne está no sangue. Eu vô-lo dei sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto É O SANGUE QUE FAZ EXPIAÇÃO em virtude da vida.




QUEM FAZIA A EXPIAÇÃO
(Levítico 4:19-20) . . .. 20 E terá de fazer com o novilho assim como fez com o outro novilho da oferta pelo pecado. É assim que fará com ele; e o sacerdote tem de fazer expiação por eles, e assim lhes tem de ser perdoado.
(Levítico 4:19-20) 19 Do novilho tirará toda a gordura, e queimá-la-á sobre o altar. 20 Assim fará com o novilho; como fez com o novilho da oferta do pecado, assim fará com este. O SACERDOTE FARÁ EXPIAÇÃO por eles, e eles serão perdoados.

O sacerdote declarava àquele pecador que ele estava limpo do real pecado cometido. Estar ali revelava a consciência do erro e a consciência da penalidade pelo erro.
Derramar o sangue ao pé do altar – este era o ato aqui chamado de expiação.
Fazer expiação é também chamado o ato de purificar, tornar puro.
Ao final da expiação, se declara limpo o humano para o qual se fez a expiação.
Ao final, diz-se ao ofensor e devedor: “Você esta PERDOADO da sua dívida”.


Como fazer uma coisa considerada impura passar a ser uma coisa considerada pura??


O que fazia Jeová quando vitimado de qualquer ofensa??
Jeová simplesmente perdoava e esquecia, além de não cobrar nada.
O PERDÃO DADO PELO CRIADOR NÃO ESTAVA CONDICIONADO A NADA. Tratava-se de um ato de amor à vida do ofensor devedor. Tratava-se de uma enorme valorização que Ele CONTINUA dando à vida do ofensor. Na verdade, trata-se da enorme valorização que Ele PERMANECE dando à vida de cada filho.
Será que o novilho, o cordeiro, a pomba ou os cereais levados pelo ofensor e devedor eram os pagamentos que Jeová exigia e recebia pelo perdão que Ele dava??


O que fazia o humano quando vitimado??
Bem, o humano agia de outra forma.
Que alternativas oferece o humano aos que são vistos por ele como ofensores??


Como fazer de alguém que me deve cem dólares, alguém que não me deve coisa alguma??
Como fazer de alguém que me deve mil dólares, alguém que não me deve coisa alguma??
Como fazer de alguém que me causou um dano físico, alguém que não me causou nenhum dano físico??
Como fazer de alguém que me causou um dano moral, alguém que não me causou nenhum dano moral??
Como fazer alguém que invadiu a minha casa e roubou as minhas coisas, alguém que não invadiu minha casa e não me roubou nada??
Será que é por fazê-la pagar a dívida??


Assim, aquele que me deve cem dólares, só passará a ser alguém que não me deve, quando ele me pagar, me devolver os cem dólares.
Assim, aquele que me deve mil dólares, só passará a ser alguém que não me deve, quando ele me pagar, me devolver os mil dólares.
Assim, aquele que me causou um dano físico, só passará a ser alguém que não me causou dano, quando eu tiver a minha vingança (retribuir-lhe um mal, que pode ser “olho por olho” ou acima disso).
Assim, aquele que me causou um dano moral, só passará a ser alguém que não me causou dano, quando eu o ver morto (hoje existe a reparação material por danos morais).
Assim, aquele que invadiu minha casa e roubou minhas coisas, só passará a ser alguém que não me fez tais coisas, quando ele pagar pelo que me fez, restituindo o que roubou, além de mais uma compensação de um quinto.
Bem, estas eram algumas das alternativas que o povo com o qual o Criador estava residindo, ofereciam àqueles que aos seus olhos se tornavam ofensores.
Bem, O Criador, aquele que sempre dava o seu perdão para todos os ofensores de forma imparcial, estava observando que Seus filhos não queriam seguir o Seu exemplo. Os humanos com os quais o Criador estava residindo, afirmavam que somente Deus é que perdoa pecados. No entanto, retransmitindo as palavras do Pai, assim falou Jesus: (Mateus 6:14-15) 14 “Pois, se perdoardes aos homens as suas falhas, também o vosso Pai celestial vos perdoará; 15 ao passo que, se não perdoardes aos homens as suas falhas, tampouco o vosso Pai vos perdoará as vossas falhas.


Com estas palavras, o Pai deixa bem claro que o PERDÃO é a regra para todos os filhos. Com estas palavras, o Pai também deixa bem claro que aquele filho que não perdoa o seu irmão está cometendo um pecado.
O filho ofensor comete um pecado, no entanto, o filho ofendido tem de perdoar o seu irmão ofensor. O Pai AMA os dois filhos e não quer perder nenhum dos filhos. Para que isto aconteça é necessário que os filhos tenham entre si o mesmo tipo de amor que o Pai sente pelos dois filhos.
Neste caso, o filho olhará para seu irmão e o que ele verá?? Ele verá o amado filho de seu Pai. ELE É MAIS DO QUE MEU IRMÃO. Ele é o amado filho do meu Pai. Assim, ama-se ao Pai acima de todas as coisas e ama-se ao próximo como a si mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário