QUEM
ERAM OS “REMANESCENTES”??
POR
QUE SE TORNARAM “REMANESCENTES”??
O que
é um remanescente?? Vejamos a definição dada
pelo dicionário Houaiss: que ou o que
sobra.
Remanescente.
remanescente
adj.2g.s.2g.
(sXIV)
que
ou o que remanesce, que sobeja, que resta ¤
etim
remanescer
+
-nte
¤
sin/var
remanente
O
verbo remanescer define quem é remanescente. Vejamos a
definição dada pelo dicionário Houaiss:
subsistir como sobrevivente, sobrar, restar....
Remanescer.
remanescer
v.
(1214)
int.
subsistir
como sobrevivente, sobra, resto etc.; sobrar, restar <ainda
remanesciam, em meio ao abandono, uma flor ou outra>
¤
etim
lat.*remanescère,
incoativo de remanére
'parar,
ficar'
Se deixará
sobrar nela um grupo
(Ezequiel
14:22-23) 22 Mas,
eis
que certamente se deixará sobrar nela um grupo dos que
escapam,
os que serão levados para fora. Aqui estão os filhos e
as filhas! Estão saindo até a vós, e vós
tereis de ver seu caminho e suas ações. E certamente
sereis consolados pela calamidade que terei trazido sobre Jerusalém,
sim, por tudo o que eu tiver trazido sobre ela.’” 23
“‘E
eles certamente vos consolarão ao virdes seu caminho e suas
ações; e tereis de saber que não é sem
causa que terei feito tudo o que terei de fazer contra ela’, é
a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.”
Assim verte a
Tradução Almeida:
(Ezequiel
14:22-23) 22 Mas, se
ainda restarem nela alguns sobreviventes que levem para fora filhos e
filhas, quando eles saírem a ter convosco,
vereis o seu caminho e os seus feitos, e ficareis consolados do mal
que eu trouxe sobre Jerusalém, até de tudo o que trouxe
sobre ela. 23 E sereis consolados, quando virdes o seu caminho
e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo
quanto nela tenho feito, diz o Senhor.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Ezequiel
14:22-23) 22 Contudo eis
que nela ficará um resto que será tirado para fora,
tanto filhos como filhas; eis que sairão a ter convosco, e vós
vereis o seu caminho e os seus feitos. Ficareis consolados do mal que
fiz vir sobre Jerusalém, sim de tudo o que fiz sobre ela. 23
Eles vos consolarão, quando virdes o seu caminho e os seus
feitos; e conhecereis que não fiz sem motivo tudo o que nela
tenho feito, diz o Senhor Jeová.
Sabemos onde
estamos na linha do tempo?? Precisamos nos encontrar na linha do
tempo, ou seja, saber em que momento exato nós estamos em
relação a linha do tempo. O que estava acontecendo?? O
que já havia acontecido?? O que estava por acontecer??
Jeová estava
falando com o profeta que Ele escolheu, isto é, Ezequiel.
Onde estava
Ezequiel??
(Ezequiel
1:2-3) 2 No
quinto [dia] do mês, isto é, [no] quinto ano de exílio
do Rei Joaquim, 3 veio
a haver a palavra de Jeová especificamente para Ezequiel,
filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio
Quebar, e naquele lugar veio a estar sobre ele a mão de Jeová.
Assim verte a
Tradução Almeida:
(Ezequiel
1:1-3) 1 Ora aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês,
no dia quinto do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto
ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de
Deus. 2 No quinto dia do mês, já no quinto ano do
cativeiro do rei Joaquim, 3 veio expressamente a palavra do
Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus,
junto ao rio Quebar; e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Ezequiel
1:1-3) 1 Ora aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês,
aos cinco dias do mês, que, estando eu no meio dos cativos,
junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e tive visões
de Deus. 2 No quinto dia do mês, dia em que se completou
o quinto ano do cativeiro do rei Jeoaquim,3 veio, na verdade,
a palavra de Jeová ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, na
terra dos caldeus, junto ao rio Quebar; e aí esteve sobre ele
a mão de Jeová.
Ezequiel nos
informa onde ele se encontrava. Ele se encontrava na terra dos
caldeus, junto ao rio Quebar. Ele também nos informa qual era
a sua condição na terra dos caldeus. Não estava
ali como um turista ou visitante, tampouco como um comerciante
viajante cuidando de seus negócios. Ele não estava ali
de livre e espontânea vontade. Sua condição na
terra dos caldeus era uma condição de exilado, na
verdade, estavam ali à disposição do reinado de
Babilônia para serem usados em trabalhos forçados de
escravo.
Moisés ainda
estava vivo quando Jeová informou ao povo que eles chegariam a
esta condição.
Assim lhes falou
Jeová:
(Levítico
26:30-33) 30 E
eu certamente aniquilarei os vossos altos sagrados e deceparei os
vossos pedestais-incensários, e deitarei os vossos próprios
cadáveres sobre os cadáveres dos vossos ídolos
sórdidos; e minha alma deveras vos abominará. 31
E
deveras entregarei vossas cidades à espada e farei desolados
os vossos santuários, e não sentirei os vossos cheiros
repousantes. 32 E
eu, da minha parte, vou desolar o país, e vossos inimigos que
moram nele olharão simplesmente espantados. 33
E
a vós é que espalharei entre as nações e
vou desembainhar a espada atrás de vós;
e vossa terra terá de tornar-se uma desolação e
vossas cidades se tornarão ruínas desoladas.
Neste momento em
que Jeová falava com Ezequiel, a terra já se encontrava
desolada?? Ainda não.
No entanto, já
havia um grupo que havia sido levado cativo para o reino babilônico.
Entretanto, a
cidade de Jerusalém e o seu templo ainda não haviam
sido destruídos. Ainda havia um grupo de judeus residindo em
Jerusalém sob o comando de um rei. Sim, ainda havia um rei da
linhagem de Davi sentado no trono e toda uma família real
usufruindo de suas regalias. Ainda havia um reino plenamente
organizado em sua definida hierarquia.
Não nos
esquecemos que Joaquim, um rei da linhagem de Davi também se
encontrava no exílio junto com Ezequiel e muitos outros
judeus.
Pelo que
percebemos, nós estamos na corrente do tempo, naquela condição
em que havia dois grupos de judeus. Um grupo se encontrava cativo em
Babilônia e outro grupo se encontrava na cidade de Jerusalém,
ou seja, dois grupos distintos de um mesmo povo.
Que sentimentos
deviam ter entre si estes dois grupos?? Que sentimentos tinha Jeová
pelos dois grupos?? Será que o grupo que havia ficado em
Jerusalém era constituído de pessoas leais a Jeová,
enquanto o grupo já exilado em Babilônia era constituído
de pessoas desleais??
O que o humano
pensava em relação a esta condição??
Exatamente por
ainda estarem residindo em Jerusalém e ainda estarem prestando
serviço sagrado no templo, este grupo podia se achar mais
justo do que o grupo já exilado.
O que poderia
induzi-los a pensar assim??
Segundo estes
humanos, Jeová era um Deus que estava sempre dando a cada um,
segundo aquilo que tal pessoa merecia. Ora, se Jeová permitiu
que um grupo ficasse em Jerusalém, automaticamente, tratava-se
de um grupo merecedor desta condição muito melhor do
que a condição do outro grupo que já servia como
escravo em Babilônia. Tratava-se de um raciocínio
plenamente lógico em face daquela informação
existente em suas mentes, quanto a Jeová ser um Deus que dava
a cada um segundo o que cada um merecia.
Como sabemos que
estes homens tinham tais pensamentos em relação às
ações de Jeová??
Vamos analisar as
palavras de um homem considerado como sábio entre os humanos.
Certamente que o ponto de vista externado por este humano exercia
influência na forma como pensavam os demais humanos.
No dia da
inauguração do templo, Salomão externou em
oração a Jeová a sua expectativa em relação
a como Jeová devia cuidar dos casos de rebeldia do Seu amado
povo e a relação disto com a o templo em plena
inauguração.
(2
Crônicas 6:22-23) 22 “Se
um homem pecar contra o seu próximo e realmente puser sobre
ele uma maldição, para sujeitá-lo à
maldição, e ele realmente vier [dentro da] maldição
perante o teu altar nesta casa, 23
então
que tu mesmo ouças desde os céus, e terás
de agir e julgar os teus servos, a fim de pagar de volta ao iníquo,
lançando o seu proceder sobre a sua própria cabeça
e declarando justo ao justo, dando-lhe segundo a sua própria
justiça.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(2
Crônicas 6:22-23) 22 Se alguém pecar contra o seu
próximo, e lhe for imposto um juramento para o fazer jurar, e
ele vier e jurar diante do teu altar neste lugar; 23 ouve do
céu, move-te
e julga os teus servos, pagando ao ímpio, para lhe fazeres
recair sobre a cabeça o seu proceder; e justificando ao reto,
para lhe dares segundo a sua retidão.
Dar a cada um
segundo a sua própria justiça. Esta parecia ser a
“regra”. Isto parecia ser algo bom, pois o justo
receberia as bênçãos enquanto os iníquos
receberiam as maldições. Estes homens apreciavam este
tipo de “justiça”.
Mas, no caso do
povo passar a agir iniquamente, que tratamento desejava Salomão??
Ele desejava que
houvesse a “exceção da regra”. O que seria
a exceção da regra??
(2
Crônicas 6:24-25) 24 “E
se o teu povo Israel for derrotado diante dum inimigo, porque
estiveram pecando contra ti, e
eles deveras voltarem e elogiarem o teu nome, e orarem e fizerem um
pedido de favor diante de ti nesta casa, 25
então
que tu mesmo ouças desde os céus, e terás de
perdoar o pecado do
teu povo Israel e trazê-los de volta ao solo que deste a eles e
aos seus antepassados.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(2
Crônicas 6:24-25) 24 Se o teu povo de Israel for derrotado
pelo inimigo, por terem pecado contra ti; e
se converterem e confessarem o teu nome e orarem e fizerem súplicas
diante de ti nesta casa; 25
ouve
do céu, perdoa o pecado do teu povo de Israel, e
torna a levá-los para a terra que lhes deste a eles e a seus
pais.
No caso do povo
amado praticar iniquidades, Salomão abriu a possibilidade para
o perdão. Este perdão deveria acontecer no caso do
iníquo voltar, elogiar o nome de Jeová e pedir tal
favor (em oração) nesta casa ou em direção
a esta casa.
Neste caso, o
perdão seria um “favor concedido” àqueles
que voltassem, elogiassem o nome de Jeová e fizessem este
pedido de “favor” na casa de Jeová ou com as mãos
estendidas na direção da casa.
Bem, o que é
mesmo um favor??
Favor
– esta é a definição
dada pelo dicionário Houaiss: o que se
faz para alguém de graça, sem obrigação,
um obséquio.
favor
\ô\
s.m.
(sXIV)
1
o
que se faz para alguém de graça, sem obrigação;
obséquio 2
remissão
de culpa concedida por indulgência; mercê, graça
<pretendia
conquistar o f. divino>
3
vantagem,
benefício que se concede a alguém; proveito <trabalhava
a (ou
em)
f.
do amigo>
4
simpatia;
consideração <com
sua eficiência, logo conquistou o f. do chefe>
5
vantagem
devida à preferência que se recebe de alguém ou
ao poder que se tem sobre alguém <não
se esforçava, tudo o que conseguia era de f.>
6
carta,
missiva <por
meio desta, quero agradecer o f. de V.Sª.>
¤
etim
lat.
fàvor,óris
'id.'
¤
sin/var
benefício,
benevolência, cortesia, fineza, graça, mercê,
obséquio, préstimo, serviço; ver tb. sinonímia
de carta
e
presente
¤
ant
desfavor,
oposição
Um obséquio??
Sim um obséquio.
Mas o que é
mesmo obséquio??
Obséquio
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: algo que se faz para alguém
desinteressadamente, apenas por gentileza...
obséquio
\zé\
s.m.
(sXV)
1
ato
de obsequiar 2
algo
que se faz para alguém desinteressadamente, apenas por
gentileza; favor, serviço 3
bondade
de ânimo para com algo ou alguém; graça,
benefício, benevolência ¤
etim
lat.
obsequium,ii
'id.'
¤
sin/var
ver
sinonímia de delicadeza
e
favor
¤
ant
ver
antonímia de delicadeza
¤
par
obsequio(fl.obsequiar)
Percebemos o lugar
que ocupava o perdão na mente destes homens.
Segundo as palavras
de Jesus, o perdão sempre foi uma obrigação do
homem em relação a seu próximo e não um
obséquio, uma gentileza, uma exceção que se
abria para com alguém que fizesse isto ou aquilo.
No entanto, segundo
as palavras proferidas nesta oração, Salomão
deixa claro que o perdão dado por Jeová seria uma
exceção aberta por Jeová à regra
de dar a plena retribuição ao iníquo segundo os
seus caminhos.
Sendo uma exceção,
é óbvio que a pessoa precisava ser merecedora de
tal perdão. Tal pessoa alcançava uma condição
privilegiada.
Neste caso, quem
eram os privilegiados?? Ora, a casa de Israel, obviamente. A casa de
Israel ocupava uma posição privilegiada, pois, depois
de praticar a iniquidade, ainda podiam ser perdoados, não
recebendo o que realmente mereciam.
O que é uma
exceção??
Exceção
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: desvio de uma regra ou de um padrão convencionalmente
aceito.
exceção
s.f.
(sXVI)
ato
ou efeito de excetuar 1
desvio
de uma regra ou de um padrão convencionalmente aceito 2
aquele
que se desvia ou exclui de regras e padrões 3
não
inclusão <com
e. da loura, todos saíram>
4
condição
ou situação privilegiada <tirava
proveito das e.>
5
jur
meio
de defesa, regular e indireto, us. pelo réu com a finalidade
de excluir os direitos do autor da ação ou retardar a
decisão definitiva da causa ²
leis
de e.
jur
as
que existem fora do direito comum ¤
etim
lat.
exceptìo,ónis
'exceção,
restrição, reserva' ¤
ant
princípio,
regra
Retribuir
a cada um segundo o seu proceder era a regra de justiça e o
perdão era a exceção da regra de justiça
concedida a alguns privilegiados que apresentassem certos méritos.
Embora a regra
deixasse bem claro que o humano estaria recebendo o que ele fez por
merecer, mesmo assim o perdão poderia dado a algumas pessoas.
Tratava-se de algo estranho, pois a pessoa depois que cometeu a
iniquidade fez por merecer a morte. Ora, se a pessoa já fez
por merecer a morte, como poderia esta pessoa apresentar algum mérito
para receber o perdão?? Tratava-se de um conceito
contraditório.
Fica assim uma
pergunta no ar:
Embora fosse este o
pensamento do humano em relação a Jeová, seria
esta a base do relacionamento entre Jeová e o seu amado povo??
Se naquele exato
momento estava havendo um tratamento diferenciado em relação
aos dois grupos, o que isto representava em relação a
cada grupo??
Vamos observar
agora o que Jeová falou a respeito dos dois grupos.
Desta vez, Jeová
fala com Seu outro profeta. Trata-se do profeta Jeremias.
Onde se encontrava
Jeremias?? Bem, enquanto Ezequiel se encontrava em Babilônia,
Jeremias se encontrava em Jerusalém. Jeremias pertencia ao
grupo dos remanescentes de Jerusalém.
Temos assim um
profeta junto do grupo que estava em Babilônia e outro profeta
junto com o grupo que havia sobrado em Jerusalém.
O que falou Jeová
para Jeremias??
Usando de
ilustrações, uma das características marcantes
da personalidade de Jeová, assim Ele falou com Jeremias: Há
figos bons e há figos ruins.
(Jeremias
24:1-10) 24
E
Jeová me mostrou, e eis duas cestas de figos postas diante do
templo de Jeová, depois
de
Nabucodorosor, rei de Babilônia, ter levado ao exílio
Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e os príncipes
de Judá, e os artífices, e os construtores de
baluartes, de Jerusalém, para levá-los a Babilônia.
2
Quanto
a uma cesta, os figos eram muito bons, iguais a figos temporãos;
e quanto à outra cesta, os figos eram muito ruins, de modo que
não podiam ser comidos de ruins [que eram]. 3
E
Jeová passou a dizer-me: “Que estás vendo,
Jeremias?” De
modo que eu disse: “Figos, os bons figos sendo muito bons e os
ruins sendo muito ruins, de modo que não podem ser comidos de
ruins [que são].” 4
Então
veio a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo: 5
“Assim
disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Como estes figos bons,
assim considerarei
os
exilados de Judá, que vou mandar embora deste lugar para a
terra dos caldeus, dum modo bom.
6 E
vou fixar meu olho neles de modo bom e certamente os farei voltar a
esta terra. E vou edificá-los e não os derrubarei; e
vou plantá-los e não os desarraigarei. 7
E
vou dar-lhes um coração para me conhecerem, que eu sou
Jeová; e terão de tornar-se meu povo e eu mesmo me
tornarei seu Deus, pois retornarão a mim de todo o seu
coração. 8
“‘E
como os figos ruins que não podem ser comidos de ruins [que
são], assim é que Jeová disse, de fato: “Assim
entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus príncipes, e
o restante de Jerusalém, que restam nesta terra e os que moram
na terra do Egito —
9 também
vou dá-los para tremor, para calamidade, em todos os reinos da
terra, para vitupério e para expressão proverbial, para
escárnio e para invocação do mal, em todos os
lugares aos quais os dispersarei. 10
E
vou enviar contra eles a espada, a fome e a pestilência, até
que cheguem ao seu fim sobre o solo que dei a eles e aos seus
antepassados.”’”
Ora, o grupo que
havia ficado em Jerusalém era o pior grupo?? Bem, eles
provariam isto através de suas próprias ações,
obviamente.
O que Jeová
havia falado para o grupo já cativo em Babilônia em
relação ao grupo que havia ficado em Jerusalém??
Ele falou: “Você vão ser testemunhas das ações
de seus irmãos que sobraram em Jerusalém. Vocês
testemunharão o que eles são capazes de fazer. Vocês
serão consolados em face das ações deles”.
- “‘E eles certamente vos consolarão ao virdes seu caminho e suas ações; e tereis de saber que não é sem causa que terei feito tudo o que terei de fazer contra ela’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.”
Percebemos que a
expressão “remanescentes”, neste caso específico,
refere-se aos judeus que haviam sobrado em Jerusalém. Estes
faziam parte de um grupo de remanescentes, ou seja, aqueles que se
deixou sobrar em Jerusalém.
Jeová
habitava no templo de Jerusalém, ou seja, Ele marcava a Sua
presença em um templo construído por mãos
humanas.
Desta forma, os
remanescentes habitantes de Jerusalém se sentiam próximos
de Deus e viam os já cativos em Babilônia como estando
longe de Deus.
No entanto, o que
havia afirmado Jeová que iria acontecer com estes
“remanescentes”??
- E a vós é que espalharei entre as nações e vou desembainhar a espada atrás de vós; e vossa terra terá de tornar-se uma desolação e vossas cidades se tornarão ruínas desoladas.
Que outras
previsões havia feito Jeová quando Moisés ainda
estava vivo, sobre a forma como Ele agiria com o seu amado povo??
(Levítico
26:36-41) 36 “‘Quanto
aos remanescentes entre vós, hei de pôr timidez nos seus
corações, nas terras dos seus inimigos; e o ruído
duma folha [sendo] impelida deveras os afugentará, e fugirão
realmente como na fuga diante duma espada e cairão sem que
alguém os persiga. 37 E
hão de tropeçar uns nos outros como que diante duma
espada, sem que alguém os persiga, e não haverá
para vós a capacidade de resistir aos vossos inimigos. 38
E
tereis de perecer entre as nações e a terra dos vossos
inimigos terá de consumir-vos. 39
Quanto
aos remanescentes entre vós, apodrecerão por causa do
seu erro nas terras dos vossos inimigos. Sim, apodrecerão até
mesmo por causa dos erros de seus pais, com eles. 40
E
certamente confessarão seu próprio erro e o erro de
seus pais na sua infidelidade, quando se comportaram de modo infiel
para comigo, sim, mesmo quando andaram em oposição a
mim. 41 Eu,
da minha parte, porém, passei a andar em oposição
a eles e tive de levá-los à terra dos seus inimigos....
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Levítico
26:36-41) 36 Quanto aos que de vós ficarem, eu lhe meterei
no coração timidez nas terras dos seus inimigos: o
ruído de uma folha agitada os porá em fuga; fugirão
como quem foge da espada; e cairão sem que ninguém os
persiga. 37 Sem que ninguém os persiga, tropeçarão
uns sobre os outros, como se fugissem de diante da espada; não
podereis resistir aos vossos inimigos. 38 Perecereis entre as
nações, e a terra dos vossos inimigos vos devorará.
39 Os que de vós ficarem definharão pela sua
iniqüidade nas terras dos vossos inimigos; também pelas
iniqüidades de seus pais definharão com eles. 40
Confessarão a sua iniqüidade, e a de seus pais, nas suas
transgressões que cometeram contra mim; confessarão
que, por terem andado em oposição a mim, 41 eu
também andei em oposição a eles, e os trouxe
para a terra dos seus inimigos. Se então o seu coração
incircuncidado se humilhar, e se aceitarem o castigo da sua
iniqüidade;
Entre as muitas
ações de iniquidade praticadas pelos remanescentes, o
próprio Jeová chamou a atenção desta para
Seu mensageiro Ezequiel.
O que os
remanescentes que estavam em Jerusalém disseram em relação
aos que estavam em Babilônia como escravos??
Jeová ouviu
o que eles disseram e contou para Ezequiel:
(Ezequiel
11:14-16) 14 E
continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo:
15 “Filho
do homem, no que se refere aos teus irmãos, teus irmãos,
os homens relacionados com o teu direito de resgate, bem como toda a
casa de Israel, toda ela, são os a quem os habitantes de
Jerusalém disseram: ‘Afastai-vos
para longe de Jeová. Ela nos pertence; a terra que [nos] foi
dada como possessão’; 16
portanto,
dize: ‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Embora
eu os tenha afastado para longe entre as nações e
embora eu os tenha espalhado entre as terras, contudo me tornarei
para eles um santuário, por um pouco de tempo, entre as terras
às quais foram.”’
Assim reza a
Tradução Brasileira:
(Ezequiel
11:11-16) 14 Veio a mim a palavra de Jeová, dizendo: 15
Filho do homem, teus irmãos, sim teus irmãos, os homens
do teu parentesco, e toda a casa de Israel, todos eles, são
aqueles a quem os habitantes de Jerusalém disseram:
Apartai-vos
para longe de Jeová; a nós nos é dada esta terra
para a possuirmos. 16 Portanto dize: Assim diz o
Senhor Jeová: Ainda que os removi para longe entre as nações,
e os espalhei entre os países, todavia lhes servirei de
santuário por um pouco de tempo nos países para onde
foram.
Que estavam
fazendo?? Estavam se descartando dos seus irmãos que se
encontravam escravizados no império Babilônia?? Achavam
que Jeová abençoava os remanescentes em Jerusalém
e que havia se descartado dos demais??
Bem, as palavras
deixam bem claro o sentimento que tinham em seus corações.
No entanto, o que
falou Jeová, respondendo-lhes sobre esta questão??
- Embora eu os tenha afastado para longe entre as nações e embora eu os tenha espalhado entre as terras, contudo me tornarei para eles um santuário, por um pouco de tempo, entre as terras às quais foram.”’
- Ainda que os removi para longe entre as nações, e os espalhei entre os países, todavia lhes servirei de santuário por um pouco de tempo nos países para onde foram.
Os remanescentes de
Jerusalém passaram a ver e sentir os seus próprios
irmãos que estavam em Babilônia como rejeitados por
Jeová. Na verdade, quem os estava rejeitando eram eles, os
remanescentes de Jerusalém.
Aparecera, alguns
humanos profetizando paz para Jerusalém e seus remanescentes.
Estes profetas faziam uma separação entre os judeus que
se encontravam em Babilônia e os judeus ainda residentes em
Jerusalém. Tais profetas lhes falavam palavras de paz,
formando uma parede de divisão entre a situação
dos prisioneiros em Babilônia e os remanescentes de Jerusalém.
Para os judeus em Jerusalém haverá paz, enquanto que
para os judeus em Babilônia havia plena punição.
Somos diferentes dos que estão sendo punidos com o exílio
em Babilônia.
Vendo tal situação
aparentemente verdadeira, o que Jeová passou a falar para tais
humanos??
(Ezequiel
13:9-16) 9 E
a minha mão veio a estar contra os profetas que visionam o que
não é verdade e que adivinham uma mentira. Não
continuarão no grupo íntimo do meu povo e não
serão inscritos no registro da casa de Israel, e não
chegarão ao solo de Israel; e tereis de saber que eu sou o
Soberano Senhor Jeová, 10
pela
razão, sim, pela razão de que desencaminhastes meu
povo, dizendo: “Há paz!” quando não há
paz, e
há quem constrói uma parede de separação,
mas é em vão que há os que a rebocam a cal.’
11 “Dize
aos que rebocam a cal que ela cairá. Certamente ocorrerá
um aguaceiro inundante, e vós, ó pedras de saraiva,
caireis, e o próprio sopro de vendavais causará fendas.
12 E
eis que a parede terá de cair. Não se dirá a
vós: ‘Onde está o revestimento com que
rebocastes?’ 13 “Portanto,
assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Vou fazer irromper
também um sopro de vendavais no meu furor, e na minha ira
ocorrerá um aguaceiro inundante, e no meu furor haverá
pedras de saraiva para uma exterminação. 14
E vou
derrubar a parede que rebocastes a cal e pô-la em contato com a
terra, e seu alicerce terá de ser exposto. E ela certamente
cairá e vós tereis de chegar ao fim no meio dela; e
tereis de saber que eu sou Jeová.’ 15
“‘E
eu vou levar a cabo meu furor contra a parede e contra os que a
rebocam a cal, e eu vos direi: “A parede não existe mais
e os que a rebocaram não existem mais, 16
os
profetas de Israel que estão profetizando a Jerusalém e
que estão tendo para ela uma visão de paz, quando não
há paz”’,
é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.
Assim verte a
Tradução Almeida:
(Ezequiel
13:9-16) 9 E a minha mão será contra os profetas
que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão
no concílio do meu povo, nem nos registros da casa de Israel
se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e
sabereis que eu sou o Senhor Deus. 10 Portanto, sim, porquanto
desviaram o meu povo, dizendo: Paz; e não há paz; e
quando se edifica uma parede, eis que a rebocam de argamassa fraca;
11 dize aos que a rebocam de argamassa fraca que ela cairá.
Sobrevirá forte chuva, grandes pedras de saraiva cairão,
e um vento tempestuoso a fenderá. 12 Ora, eis que,
caindo a parede, não vos dirão: Onde está o
reboco de que a rebocastes? 13 Portanto assim diz o Senhor
Deus: fendê-la-ei no meu furor com vento tempestuoso e, na
minha ira, farei cair forte chuva, e grandes pedras de saraiva, na
minha indignação, para a consumir. 14 E
derribarei a parede que rebocastes com argamassa fraca, e darei com
ela por terra, de modo que seja descoberto o seu fundamento; quando
ela cair, vós perecereis no meio dela; e sabereis que eu sou o
Senhor. 15 Assim
cumprirei o meu furor contra a parede, e contra os que a rebocam de
argamassa fraca; e vos direi: A parede já não existe,
nem aqueles que a rebocaram, a saber, 16
os
profetas de Israel, que profetizam acerca de Jerusalém, e vêem
para ela visão de paz, não havendo paz,
diz o Senhor Deus.
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