ATÉ
ONDE IR NA OBEDIÊNCIA AOS MANDAMENTOS DE JEOVÁ??
Regra de comportamento;
obediência e circunstância.
Deve uma circunstância
qualquer, anular a regra de comportamento??
Para que serve a regra de
comportamento??
Para que serve a obediência??
Para que serve a
circunstância??
O que é obediência??
Obediência
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: ato ou efeito de obedecer; submissão
completa; sujeição; conformidade às regras
monásticas....
obediência
s.f.
(sXIII)
1
ato
ou efeito de obedecer <o.
firme em todos os escalões>
2
condição
ou qualidade de obediente <prima
pela diligência mas não pela o.>
3
submissão
completa; sujeição, vassalagem 4
esfera
de autoridade ou de jurisdição <matéria
de o. eclesiástica>
5
rel
numa
ordem religiosa, licença ou mandato por escrito dado aos
subordinados para passar de um convento a outro 6
rel
conformidade
às regras monásticas, esp. subserviência ante um
superior, por parte de quem fez votos nesse sentido ¤
etim
lat
obedientìa,ae
'id.'
¤
sin/var
ver
antonímia de desobediência
¤
ant
desobediência,
docilidade, inobediência; ver tb. sinonímia de
desobediência
Ato ou efeito de obedecer.
O que é obedecer??
Obedecer
- Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: submeter-se à vontade de
(outrem); agir ou estar de acordo com
obedecer
v.
(sXIII)
1
t.i.
submeter-se
à vontade de (outrem) <o.
aos pais>
2
t.i.
estar
sob o comando de; prestar vassalagem a <durante
a colonização, várias províncias
ameaçaram não o. à metrópole>
3
t.i.
agir
ou estar de acordo com <o.
às regras de trânsito>
<a
escrita da História obedece às leis do discurso>
4
t.i.
ceder
a (uma incitação ou sentimento); atender a <o.
aos chamados da natureza>
5
t.i.
estar
submetido a uma força, a uma necessidade natural <os
animais obedecem aos instintos>
6
int.
reagir
a um movimento coordenado; funcionar corretamente <o
freio do automóvel não mais obedece>
¤
gram
a
respeito da conj. deste verbo, ver -ecer
¤
etim
lat.
*òbedìsco,is,ère
'id.',
incoativo de òbedíre
'id.'
¤
sin/var
ver
sinonímia de acatar
e
guardar
¤
ant
desobedecer;
ver tb. antonímia de acatar
Submeter-se à vontade de
alguém.
Satisfazer a vontade de uma
outra pessoa.
O que é vontade??
Vontade
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: faculdade que tem o ser humano de
escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos;
vontade interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a
atingir seus fins ou desejos...
vontade
s.f.
(sXIII)
1
faculdade
que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar
ou deixar de praticar certos atos 2
força
interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir
seus fins ou desejos; ânimo, determinação,
firmeza 2.1
disposição,
empenho, interesse, zelo <a
v. política de um governo>
3
capacidade
de escolher, de decidir entre alternativas possíveis; volição
4
sentimento
de desejo ou aspiração motivado por um apelo físico,
fisiológico, psicológico ou moral; querer <v.
de tomar sorvete>
<v.
de vomitar>
<v.
de ajudar>
5
prazer,
apetite, deleite, gosto <comia
e dançava com v.>
6
desejo
impulsivo; capricho <criança
cheia de vontades>
7
deliberação,
determinação, decisão que alguém expressa
para que seja cumprida ou respeitada <realizou
as v. do pai>
8
fil
nas
doutrinas filosóficas racionalistas, motivação
subjetiva capaz de conduzir de forma moral e refletida a ação
humana, em oposição aos desejos e inclinações
de caráter meramente afetivo 9
fil
na
tradição empirista ou hostil ao racionalismo, impulso
de natureza emotiva ou desejante por meio do qual o ser humano age na
realidade objetiva e conduz sua atividade mental ²
v.
de potência
fil
no
nietzschianismo,
impulso natural voltado para o poder e a dominação
sobre os seres e objetos circundantes, manifestado de maneira trágica
e amoral nos instintos e desejos que cercam a existência humana
• v.
de verdade
fil
no
nietzschianismo,
busca de um pretenso conhecimento objetivo e científico, que
se ilude ao ocultar a influência determinante dos interesses
vitais e da vontade
de potência
na
própria constituição do processo cognitivo •
v.
geral
fil
pol
1
no
Iluminismo,
a razão moral e política, desprovida de afetos ou
paixões, em que cada ser humano raciocina a respeito dos
comportamentos e das atitudes que deve exigir de si mesmo e de seus
semelhantes 2
p.ext.
no
pensamento de Rousseau, vontade soberana, homogênea e
legisladora, exercida por cada cidadão de uma coletividade,
despertada por meio de educação cívica, e
voltada para o bem comum • à
v.
1
sem
constrangimento; livremente, a bel-prazer <entre
e sinta-se à v.>
2
com
fartura; à larga <comia
à v.>
3
desinibição,
desenvoltura, naturalidade no comportamento • boa
v.
1
disposição
favorável (em relação a alguém ou algo) 2
ét
no
kantismo,
intenção de comportamento que obedece exclusivamente às
determinações universais da lei moral expressas no
imperativo
categórico
• má
v.
disposição
desfavorável em relação a algo ou sentimento
inamistoso em relação a alguém ¤
etim
lat.
volúntas,átis
'ato
de querer; desejo, projeto' ¤
sin/var
ver
sinonímia de impulso,
propósito
e
talante
e
antonímia de hesitação
¤
ant
ver
sinonímia de hesitação
Se o humano não tiver
vontade ele ficará parado, inerte, nada fazendo, mesmo que
receba uma ordem.
Percebemos assim que obedecer é
algo pessoal e intransferível e que está
permanentemente dependente da vontade do indivíduo.
A “vontade” do
indivíduo está diretamente relacionada com a
“informação” existente na mente deste
indivíduo e ao “entendimento” que ele dá a
esta informação.
Quando Davi levou a arca para
perto de si em Jerusalém, sua cidade, ele estava satisfazendo
a vontade de Jeová ou estava passando por cima da vontade de
Jeová??
O que havia falado
Moisés??
(Deuteronômio
12:3-5) 3 E
tendes de demolir seus altares e destroçar suas colunas
sagradas, e deveis queimar em fogo seus postes sagrados e cortar as
imagens entalhadas dos seus deuses, e tendes de destruir seus nomes
daquele lugar. 4 “Não
deveis fazer assim com Jeová, vosso Deus, 5 mas
buscareis O
LUGAR QUE JEOVÁ, VOSSO DEUS, ESCOLHER DENTRE TODAS AS VOSSAS
TRIBOS para
nele colocar seu nome, para fazê-lo residir [ali],
e para lá vos chegareis....
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Deuteronômio
12:3-5) 3 Deitareis abaixo os seus altares, e quebrareis as suas
colunas, e queimareis a fogo os seus aserins; cortareis as imagens
esculpidas de seus deuses; e fareis perecer o seu nome daquele lugar.
4 Não
procedereis de modo semelhante para com Jeová vosso Deus. 5
Porém
AO
LUGAR QUE JEOVÁ VOSSO DEUS ESCOLHER DE TODAS AS VOSSAS TRIBOS
para
ali pôr o seu nome, sim à sua habitação
recorrereis, e para lá vireis:
Não deveis
escolher um lugar para Jeová ficar.
Deveis respeitar o
direito de Jeová escolher onde Ele quiser habitar.
A informação
foi ratificada várias vezes:
(Deuteronômio
12:11) 11 E
terá de suceder que, ao lugar que Jeová,
vosso Deus, escolher para
ali fazer residir seu nome, trareis tudo o que vos ordeno:
vossas ofertas queimadas e vossos sacrifícios, vossas décimas
partes e a contribuição da vossa mão, e todo o
seleto das vossas ofertas votivas que votareis a Jeová.
(Deuteronômio
12:26-27) 26 Deves
levar apenas as tuas coisas sagradas que se tornarão tuas e as
tuas ofertas votivas, e
tens de ir ao
lugar que Jeová escolher. 27
E tens de ofertar as tuas
ofertas queimadas, a carne e o sangue, no altar de Jeová, teu
Deus; e o sangue dos teus sacrifícios deve ser derramado
contra o altar de Jeová, teu Deus, mas podes comer a carne.
(Deuteronômio
14:24-25) 24 “Ora,
caso a viagem te for longa demais, sendo que não o poderás
carregar, por te estar longe demais o lugar que Jeová, teu
Deus, escolher para ali colocar seu nome, (porque Jeová, teu
Deus, te abençoará,) 25 então
tens de convertê-lo em dinheiro, e
tens de atar o dinheiro na tua mão e viajar para o
lugar que Jeová, teu Deus, escolher.
(Deuteronômio
16:2) 2 E tens de
sacrificar a páscoa a Jeová, teu Deus, do rebanho e da
manada, no
lugar que Jeová escolher para
ali fazer residir seu nome.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Deuteronômio
12:11) 11 ao
lugar que escolher Jeová vosso Deus
para
ali fazer habitar o seu nome, a esse lugar trareis tudo o que eu vos
ordeno: os vossos holocaustos, os vossos sacrifícios,
os vossos dízimos, as ofertas alçadas da vossa mão,
e tudo o que há de melhor que oferecerdes a Jeová,
cumprindo votos.
(Deuteronômio
12:26-27) 26 Somente tomarás as tuas coisas sagradas que
tiveres, as tuas ofertas votivas, e
irás ao
lugar que Jeová escolher.
27 Oferecerás os teus holocaustos, a carne e o sangue,
sobre o altar de Jeová teu Deus; e o sangue dos teus
sacrifícios derramar-se-á sobre o altar de Jeová
teu Deus, e comerás a carne.
(Deuteronômio
14:24-25) 24 Se o caminho te for comprido demais, de sorte que
não possas levar o dízimo, por ser demasiado longe de
ti o lugar que Jeová teu Deus escolher para ali pôr o
seu nome, quando Jeová teu Deus te abençoar; 25
convertê-lo-ás em dinheiro, atarás
o dinheiro na tua mão, e irás ao
lugar que Jeová teu Deus escolher.
(Deuteronômio
16:2) 2 Sacrificarás a Páscoa a Jeová teu
Deus, ovelhas e bois no
lugar que Jeová escolher para
ali fazer habitar o seu nome.
Jeová tinha
a liberdade de escolher onde residir. Era Jeová quem indicaria
onde o tabernáculo devia ser montado. Como Jeová morava
em tendas, Ele definiria em que local Ele residiria de forma
temporária ou permanente, conforme fosse a Sua vontade.
Será que era
o humano quem definia onde a arca devia ser levada??
Se houvesse uma
batalha, deveriam pegar a arca e levá-la para o fronte de
batalha ou para próximo do local da batalha visando ter a
proteção de Jeová, usando-o como uma arma contra
os supostos “inimigos”??
Será que
algum humano, qualquer humano, deveria pegar a arca e levá-la
para perto de si, visando ter a proteção de Jeová
contra seus prováveis inimigos.
Será que
algum humano, qualquer humano, deveria pegar a arca e levá-la
para perto de si, visando obter o respeito dos demais humanos em face
desta proximidade física com Jeová, Aquele que habita
por sobre a arca??
Aquele humano,
qualquer humano que se apossasse da arca para si mesmo, tirando
proveito desta posse, estaria violando o direito de ir e vir de
Jeová, não estaria??
Aquele humano,
qualquer humano que decidisse restringir o ir e vir de Jeová,
estaria cometendo um pecado contra Jeová, não estaria??
Não estaria
desrespeitando e violando o livre-arbítrio de Jeová??
Não estaria
tentando impor sua vontade sobre a vontade declarada de Jeová??
O que aconteceu no
caso de Davi e a arca??
Será que
Jeová pediu aos levitas, os responsáveis pelo
deslocamento da arca que a levassem para perto de Davi??
A arca estar perto
de Davi era a satisfação da vontade de Jeová ou
era a satisfação da vontade de Davi??
O que o histórico
produziu como fato??
(2
Samuel 6:4-13) 4 Levaram-na
assim da casa de Abinadabe, que estava no morro, — com a arca
do [verdadeiro] Deus; e Aiô andava na frente da Arca. 5
E Davi e toda a casa de
Israel festejavam perante Jeová com toda sorte de instrumentos
de pau de junípero, e com harpas, e com instrumentos de
cordas, e com pandeiros, e com sistros, e com címbalos. 6
E por fim chegaram até
a eira de Nacom, e Uzá estendeu então [a mão] à
arca do [verdadeiro] Deus e segurou-a, porque o gado quase causara um
transtorno. 7 Nisso
se acendeu a ira de Jeová contra Uzá, e o [verdadeiro]
Deus o golpeou ali pelo ato irreverente, de modo que morreu ali perto
da arca do [verdadeiro] Deus. 8 E
Davi ficou irado pelo fato de Jeová ter irrompido numa brecha
contra Uzá, e aquele lugar veio a ser chamado de Peres-Uzá
até o dia de hoje. 9 E
naquele dia Davi ficou com medo de Jeová e começou a
dizer: “Como virá a mim a arca de Jeová?”
10 E Davi
não estava disposto a remover a arca de Jeová para
junto de si à Cidade de Davi. Portanto, Davi fez que fosse
levada à casa de Obede-Edom, o geteu. 11 E
a arca de Jeová ficou morando na casa de Obede-Edom, o geteu,
por três meses; e Jeová abençoava a Obede-Edom e
a todos os da sua casa. 12 Por
fim se relatou ao Rei Davi, dizendo-se: “Jeová abençoou
a casa de Obede-Edom e tudo o que é seu por causa da arca do
[verdadeiro] Deus.” Então Davi passou a ir e a trazer a
arca do [verdadeiro] Deus da casa de Obede-Edom para cima à
Cidade de Davi, com alegria. 13 E
sucedeu que, quando os carregadores da arca de Jeová tinham
marchado seis passos, ele sacrificou imediatamente um touro e um
animal cevado.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(2
Samuel 6:4-13) 4 Levaram-no com a arca de Deus, da casa de
Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Aiô ia adiante da
arca. 5 Davi e toda a casa de Israel dançavam diante de
Jeová com todas as suas forças, com cânticos, e
ao som de harpas, e saltérios, e tambores, e pandeiros, e
címbalos. 6 Quando chegaram à eira de Nacom,
lançou Uzá a mão à arca de Deus, e pegou
nela, porque os bois tropeçaram. 7 A ira de Jeová
se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali pela sua temeridade.
Uzá ali morreu junto à arca de Deus. 8
Desgostou-se Davi, porque Jeová ferira a Uzá. Ficou-se
chamando aquele lugar Peres-Uzá até o dia de hoje. 9
Davi teve medo de Jeová naquele dia, e disse: Como virá
a mim a arca de Jeová? 10 Não quis Davi remover
a arca de Jeová para junto de si na cidade de Davi, mas fê-la
entrar na casa de Obede-Edom de Gete. 11 Ficou a arca de Jeová
três meses na casa de Obede-Edom de Gete, e Jeová o
abençoou juntamente com toda a sua casa. 12 Foi dito ao
rei Davi: Jeová tem abençoado a casa de Obede-Edom, e
tudo o que lhe pertence, por causa da arca de Deus. Foi Davi e trouxe
com alegria da casa de Obede-Edom a arca de Deus para a cidade de
Davi. 13 Quando os que levavam a arca de Jeová, tinham
dado seis passos, sacrificava ele um boi e um animal cevado.
O que o histórico
produziu como fato??
Davi estava
desprezando a liberdade de ir e vir da pessoa de Jeová e
persistiu com sua vontade de humano em ter a arca perto de si.
Neste desejo
pessoal, que outro pecado cometeu Davi, desobedecendo a mais um
mandamento??
(Números
18:7) 7 E tu e
teus filhos contigo deveis resguardar vosso sacerdócio quanto
a toda incumbência do altar e quanto ao que há por
dentro da cortina; e tendes de prestar serviço. Darei vosso
sacerdócio como serviço de dádiva, e o estranho
que se chegar deve ser morto.”
(2
Samuel 6:13-14) 13 E
sucedeu que, quando os carregadores da arca de Jeová tinham
marchado seis passos, ele sacrificou imediatamente um touro e um
animal cevado. 14 E
Davi estava dançando diante de Jeová, com todo o seu
poder, estando Davi cingido dum éfode de linho.
Davi não era
da tribo de Levi, logo não era um sacerdote e não
poderia se trajar com éfode e tampouco sacrificar animais
diante da arca.
Do ponto de vista
de Jeová, quem e somente quem poderia matar os animais
para serem ofertados para Ele, Jeová??
O que Jeová
falou para Ezequiel, centenas de anos depois de Davi ter morrido??
(Ezequiel
44:8-11) 8 Tampouco
cuidastes da obrigação para com as minhas coisas
sagradas, nem fostes constituir para vós [outros] em guardiães
da obrigação para comigo no meu santuário.”’
9 “‘Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: “Nenhum estrangeiro, de
coração incircunciso e de carne incircuncisa, pode
entrar no meu santuário, quer dizer, nenhum estrangeiro que
estiver no meio dos filhos de Israel.”’ 10
“‘Mas, no que
se refere aos levitas que se afastaram para longe de mim quando
Israel, que se transviou de mim, andou perdido atrás dos seus
ídolos sórdidos, também terão de levar
seu erro. 11 E
terão de tornar-se ministros no meu santuário, em
postos de supervisão sobre os portões da Casa, e
ministros na Casa. Eles
mesmos abaterão o holocausto e o sacrifício para o
povo, e eles
mesmos estarão de pé perante eles para ministrar-lhes.
Assim verte a
Tradução Brasileira:
(Ezequiel
44:8-11) 8 Não cumpristes as funções
prescritas a respeito das minhas coisas sagradas; mas constituístes
ao
vosso prazer ministros que cumpram no meu
santuário as funções prescritas por mim. 9
Assim diz o Senhor Jeová: Dos estrangeiros que se acharem no
meio dos filhos de Israel, nenhum incircunciso de coração
e incircunciso de carne, entrará no meu santuário. 10
Mas os levitas que se apartaram longe de mim, quando Israel se
desviava, os quais se desviavam de mim para seguirem os seus ídolos;
estes sim levarão sobre si as suas iniqüidades. 11
Contudo serão ministros do meu santuário, tendo o seu
cargo junto às portas da casa, e ministrando na casa. Eles
matarão os holocaustos e os sacrifícios para o povo,
e estarão diante deles para os servir.
Do ponto de vista
de Jeová, somente os levitas estavam autorizados a matar os
animais a serem ofertados a Jeová.
Nenhum estrangeiro
à tribo de Levi deveria matar animais e ofertá-los
para Jeová. Todo e qualquer humano que não fosse da
tribo de Levi não tinha autorização de Jeová
para matar animais e fazer deles ofertas à Jeová.
Vimos uma clara
desobediência de muitos mandamentos sendo praticada por um
humano escolhido por Deus.
Deixar de cumprir
um mandamento é desobedecer ao mandamento, independente de
quem seja tal pessoa e independente da circunstância. Se ela
não recebeu um mandamento específico para ela, então
ela está desobedecendo ao mandamento em vigor.
Depois que alguém
“decide” obedecer, ele ainda pode “desistir”
de obedecer a qualquer momento.
Neste caso, as circunstâncias
é que seriam o determinante quanto a continuidade da
obediência.
O que é uma
circunstância??
Circunstância
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: condição de tempo, lugar
ou modo que cerca ou acompanha um fato ou uma situação
e que lhes é essencial à natureza; estado de coisas num
momento dado; conjuntura, momento, ocasião.
circunstância
s.f.
(1473)
1
condição
de tempo, lugar ou modo que cerca ou acompanha um fato ou uma
situação e que lhes é essencial à
natureza <a
presença da luz é c. indispensável para a
determinação das cores>
2
fato
acessório ou outro pormenor que se prende a um acontecimento
ou a uma situação; particularidade <a
idade é c. secundária, desde que haja competência>
3
indício
ou prova que conduz ao conhecimento da situação real de
um fato ou um estado <as
c. de um crime>
4
conjunto
de fatores materiais ou não que acompanham ou circundam alguém
ou alguma coisa; contexto <as
c. econômicas de uma região>
5
estado
de coisas num momento dado; eventualidade, contingência
<dobrar-se
às c. presentes>
6
conjuntura,
momento, ocasião <aguardava
c. favorável para fazer o pedido>
7
causa,
motivo <uma
c. inesperada impediu-o de viajar>
8
cerimônia,
formalidade <o
casamento realizou-se com pompa e c.>
¤
etim
lat.
circumstantìa,ae
'ação
de estar ao redor; particularidade' ¤
sin/var
ver
sinonímia de conjuntura
e
peripécia
¤
par
circunstancia(fl.circunstanciar);
circunstâncias(pl.) / circunstancias(fl.
circunstanciar)
Ele obedeceria, desde que....;
ele continuaria a obedecer, desde que....
Será que as regras de
comportamento do Pai IHVH são circunstanciais??
Devem ser obedecidas apenas em
determinadas circunstâncias??
Será que são as
circunstâncias que devem determinar se alguém obedece ou
não a um mandamento??
Jesus veio à terra
estabelecer a diferença entre certo e errado, bem e mal, luz e
escuridão, pecado e não pecado.
Além disso, Jesus também
veio fazer outra coisa extremamente importante para a continuidade da
vida do homem.
O que foi??
Ele mesmo respondeu:
(Mateus
5:17-18) 17
“Não
penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Não vim
destruir, mas cumprir;
18
pois,
deveras, eu vos digo que antes passariam o céu e a terra, do
que passaria uma só letra menor ou uma só partícula
duma letra da Lei sem que tudo se cumprisse....
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Mateus
5:17-18) 17 Não
penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar,
mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo:
Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum
passará da lei um só i ou um só til, sem que
tudo se cumpra.
Depois de criada a lei, ela
deve ser obedecida. Só restam duas alternativas em relação
a uma lei vigente. Ou ela é obedecida ou ela é
desobedecida.
Neste caso, Jesus afirmou sua
plena concordância com a lei vigente e sua firme decisão
de obedecer a lei vigente, independente das circunstâncias. Que
lei??
Quem eram os ouvintes de
Jesus?? Eram pessoas que tinham sobre si uma lei, que eles afirmavam
ser a lei de Deus.
Aqueles humanos glorificavam
sua lei diante dos homens, assim como Moisés lhes dissera:
(Deuteronômio
4:7-8) 7 Pois,
que grande nação há que tenha deuses perto de si
do modo como Jeová, nosso Deus, está em todas as nossas
invocações? 8 E
que grande nação há que tenha regulamentos
justos e decisões judiciais semelhantes a toda esta lei que
hoje ponho diante de vós?
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Deuteronômio
4:7-8) 7 Pois que grande nação há, que tenha
deuses tão perto de si, como o é Jeová nosso
Deus, todas as vezes que o invocamos? 8 Que
grande nação há, que tenha estatutos e juízos
tão justos, como toda esta lei, que hoje vos proponho?
Aquela geração,
assim como todas as demais gerações se orgulhavam da
lei que tinham.
Aqueles ouvintes entenderam
exatamente o que Jesus lhes estava falando, quando Jesus lhes falou a
palavra lei.
Jesus afirmou que ele
obedeceria à lei vigente.
Percebemos então que
Jesus estava estabelecendo a diferença entre o que era pecado
e o que não era pecado, como também estava
estabelecendo o modelo de COMO obedecer a lei de Deus.
Eu vou estabelecer o modelo
de como um humano qualquer deve obedecer a lei dada pelo Pai.
Bem, a partir daquele momento,
as testemunhas escolhidas e todos os ouvintes interessados estavam
convidados a comprovar se Jesus estava obedecendo à lei
vigente ou não.
No entender de alguns, Jesus
não estava cumprindo a lei e que somente os que não
conheciam a lei é que estavam dando ouvidos a Jesus.
(João
7:45-49) 45 Portanto,
os oficiais voltaram aos principais sacerdotes e fariseus, e estes
últimos lhes disseram: “Por que é que não
o trouxestes para cá?” 46 Os
oficiais responderam: “Nunca homem algum falou como este.”
47 Os
fariseus responderam, por sua vez: “Será que também
vós fostes desencaminhados? 48 Será
que um só dos governantes ou dos fariseus depositou fé
nele? 49
Mas
esta multidão, que não sabe a Lei, são pessoas
amaldiçoadas.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(João
7:45-49) 45 Voltaram, então, os oficiais de justiça
aos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por
que não o trouxestes? 46 Responderam os oficiais: Nunca
homem algum falou como este homem. 47 Replicaram-lhes os
fariseus: Estais vós também iludidos? 48
Porventura
creu nele alguma das autoridades, ou alguns dos fariseus? 49
Mas
este povo que não entende a Lei é amaldiçoado.
Os entendidos da lei, ou seja,
os sacerdotes e os fariseus não viam Jesus como cumpridor da
lei, muito pelo contrário, eles viam Jesus como um fora da
lei. Logo, afirmavam em relação àqueles que
davam ouvidos a Jesus: Mas este povo que não entende a lei,
que não sabe a lei, é amaldiçoado.
Amaldiçoados porquê??
Resposta: Por acompanharem
alguém que claramente falava contra a lei, contra aquilo que
eles tinham como a lei de Deus.
Ficou bem claro que havia uma
discordância entre Jesus e as autoridades (sacerdotes) quanto
ao cumprimento da lei, ou seja, daquilo que eles consideravam como a
lei de Deus.
Por exemplo, quanto a amar ao
próximo, que questionamento apresentaram a Jesus, aqueles
homens que afirmavam entender a lei??
(Lucas
10:25-29) 25 Então,
eis que se levantou certo homem versado na Lei, para prová-lo,
e disse: “Instrutor, por fazer o que hei de herdar a vida
eterna?” 26 Ele
lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como é que
lês?” 27 Em
resposta, disse: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus,
de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda
a tua força, e de toda a tua mente’, e, ‘o teu
próximo como a ti mesmo’.” 28 Ele
lhe disse: “Respondeste corretamente; ‘persiste em fazer
isso e obterás a vida’.” 29 Mas,
querendo mostrar-se justo, o homem disse a Jesus: “Quem
é realmente o meu próximo?”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Lucas
10:25-29) 25 Levantando-se um doutor da lei, experimentou-o,
dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26
Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na Lei?
como lês tu? 27 Respondeu ele: Amarás ao Senhor
teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de
toda a tua força e de todo o teu entendimento, e ao teu
próximo como a ti mesmo. 28 Replicou-lhe Jesus:
Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29 Ele, porém,
querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E
quem é o meu próximo?
Quem é o próximo
a quem eu devo amar como a mim mesmo??
Era uma pergunta inteligente,
não era?? Certamente.
Próximo era alguém
indefinido?? Sim. Próximo continua sendo alguém
indefinido.
O samaritano com quem não
temos trato é um próximo a ser amado como a si mesmo
por um judeu??
O romano e os demais impuros
incircuncisos são próximos a serem amados como a si
mesmo por um judeu??
Aquele que me odeia é um
próximo a ser amado por mim??
Aquele que odeia meu filho é
um próximo a ser amado por mim??
Aquela adúltera é
um próximo a ser amada pelos judeus??
Aquele que mata o meu filho é
um próximo a ser amado por mim??
Minha esposa adúltera
continua a ser um próximo a ser amada por mim da mesma forma
como se não fosse uma esposa adúltera??
Aquele judeu que me rouba
continua sendo um próximo a ser amado por mim da mesma forma
como se não tivesse me roubado??
O que percebemos??
Percebemos que havia um
mandamento comum entre Jesus e aos estudiosos da lei, mas, que mesmo
assim ainda havia dúvidas sobre até onde ia este
amor ao próximo. Havia dúvidas quanto a quem era
tal “próximo”. Havia dúvidas sobre até
onde ia a obediência a este mandamento.
No entender daqueles
conhecedores daquela regra de comportamento, ou seja, amar ao próximo
como a si mesmo, as circunstâncias anulavam o mandamento, ou
seja, anulavam esta norma de comportamento.
Percebemos que o ouvinte
precisa aceitar aquela regra como um mandamento e concordar com ela.
Somente assim é que aquele humano conseguiria praticá-la
de forma incondicional, ou seja, independente das circunstâncias.
Quase dois milênios
depois, como você responderia a estas perguntas para você
mesmo??
Será que a tua forma de
ver as coisas é a mesma forma praticada por Jesus??
Até onde deve ir o tal
do amor ao próximo como a si mesmo??
Além de definir quem é
o meu próximo, é necessário saber até
onde iria este amor a este “próximo”, não é
verdade??
Bem, e quanto ao mandamento
(regra de comportamento) “não matarás”, até
onde vai a obediência a este mandamento?? Que relação
podia existir entre o mandamento “não matarás”
e o mandamento de “amar ao próximo como a si mesmo”??
Fica bem claro que aqueles
homens tinham as suas próprias opiniões sobre a
obediência aos mandamentos. Fica bem claro que existia uma
polêmica sobre isso??
Jesus afirmou no sermão
do monte que ele iria mostrar àquela geração
como obedecer a lei vigente, como cumprir a lei vigente.
Aqueles homens tinham Moisés
como modelo de alguém que havia obedecido a lei. Aqueles
homens apontavam palavras de Moisés, de Davi e de outros
humanos que eles tinham como modelos de comportamento em
relação a lei vigente.
Jesus estava estabelecendo um
modelo diferente quanto a como obedecer a lei de Deus. Jesus estava
estabelecendo um novo modelo de comportamento em relação
às regras de comportamento do Pai, algo que aqueles humanos
concordavam com Jesus.
O que é um próximo??
Próximo
- esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: diz-se de parente em primeiro grau;
alguém muito chegado; íntimo; qualquer ser humano,
tomado como semelhante; semelhante.
próximo
\ss\
adj.
(sXIV)
1
a
pequena distância <mora
numa casa p.>
2
que
se segue imediatamente; seguinte <p.
semana>
<nas
p. horas>
3
prestes
a acontecer, a chegar <o
casamento está p.>
4
sucedido
há pouco tempo; recente <a
tragédia está muito p.>
5
diz-se
de parente em primeiro grau 6
muito
chegado; íntimo <círculo
p. de amigos>
7
parecido,
semelhante, análogo <o
desenho ficou bem p. do original>
n
s.m.
8
o
que vem em seguida; seguinte <pode
mandar entrar o p.>
9
qualquer
ser humano, tomado como um semelhante; semelhante <amar
o p.>
n
adv.
10
em
lugar não distante; na vizinhança; perto <mora
p.>
¤
etim
lat.
proxìmus,a,um
'id.'
¤
sin/var
e
afins: acercado, adjacente, adjunto, chegado, circunvizinho,
confinante, contíguo, fronteiro, imediato, iminente, junto,
perto, propínquo, rente, seguinte, vizinho ¤
ant
afastado,
desviado, distante, longínquo, precedente, remoto
Parente próximo em
primeiro grau..
Esta é a definição
humana.
Será que a definição
de próximo, existente na mente de Jesus, corresponderia com a
forma existente na mente daqueles humanos??
Que definição deu
Jesus para próximo??
Jesus contou um caso, caso este
que podia ser real ou não:
(Lucas
10:30-37) 30 Em
resposta, Jesus disse: “Certo homem descia de Jerusalém
para Jericó e caiu entre salteadores, que tanto o despojaram
como lhe infligiram golpes, e foram embora, deixando-o semimorto. 31
Ora, por coincidência,
certo sacerdote descia por aquela estrada, mas, quando o viu, passou
pelo lado oposto. 32 Do
mesmo modo também um levita, quando, descendo, chegou ao lugar
e o viu, passou pelo lado oposto. 33 Mas,
certo samaritano, viajando pela estrada, veio encontrá-lo, e,
vendo-o, teve pena. 34 De
modo que se aproximou dele e lhe atou as feridas, derramando nelas
azeite e vinho. Depois o pôs no seu próprio animal e o
trouxe a uma hospedaria, e tomou conta dele. 35 E
no dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e
disse: ‘Toma conta dele, e tudo o que gastares além
disso, eu te pagarei de volta ao retornar para cá.’ 36
Qual
destes três te parece ter-se feito próximo do homem que
caiu entre os salteadores?” 37 Ele
disse: “Aquele que agiu misericordiosamente para com ele.”
Jesus disse-lhe então: “Vai e faze tu o mesmo.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Lucas
10:30-37) 30 Prosseguindo Jesus, disse: Um homem descia de
Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de
salteadores que, depois de o despirem e espancarem, se retiraram,
deixando-o meio morto. 31 Por uma coincidência descia
por aquele caminho um sacerdote; quando o viu, passou de largo. 32
Do mesmo modo também um levita, chegando ao lugar e vendo-o,
passou de largo. 33 Um samaritano, porém, que ia de
viagem, aproximou-se do homem e, vendo-o, teve compaixão dele.
34 Chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e
vinho e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma hospedaria e
tratou-o. 35 No dia seguinte tirou dois denários,
deu-os ao hospedeiro e disse: Trata-o e quanto gastares de mais, na
volta eu to pagarei. 36 Qual
destes três te parece ter sido o próximo daquele que
caiu nas mãos dos salteadores? 37
Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia
para com ele. Disse-lhe Jesus: Vai-te, e faze tu o mesmo.
Que definição deu
Jesus??
Próximo é aquele
que você vê como sendo teu próximo, é
aquele que a tua sensibilidade lhe deixa ver como próximo e
pelo qual você pratica uma ação de misericórdia.
Segundo Jesus, era uma questão
de sensibilidade. Desta forma, quanto mais sensível você
for, mais pessoas você verá como sendo um próximo.
<♥>Era
uma questão de amor??
Jesus revelou que os sacerdotes
e os levitas mostravam ser pessoas sem coração, pessoas
com um coração de pedra, pessoas plenamente insensíveis
ao serem comparadas com um samaritano. As ações
da pessoa em relação a um desconhecido revelavam se ela
amava ou não este desconhecido. O desconhecido é um
próximo. O amar o desconhecido foi tornada realidade com uma
ação que comprovava o interesse na continuidade da vida
deste desconhecido, independente de quem fosse. O ato da omissão
pode ser definido como um ato de não amar o próximo. A
omissão é uma prova de desamor.
Omissão
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: ato ou efeito de não fazer o
que moral ou juridicamente se deveria fazer, e de que resulta, ou
pode resultar, prejuízo para terceiros ou para a sociedade...
omissão
s.f.
(sXV)
ato
ou efeito de omitir(-se) 1
ato
ou efeito de não mencionar (algo ou alguém), de deixar
de dizer, escrever ou fazer (algo) 2
ato
ou efeito de deixar de lado, desprezar ou esquecer; preterição,
esquecimento 3
jur
ato
ou efeito de não fazer o que moral ou juridicamente se deveria
fazer, e de que resulta, ou pode resultar, prejuízo para
terceiros ou para a sociedade 4
falta
de ação; inércia, passividade 5
falta
de cuidado, de atenção; descuido, negligência 6
o
que foi omitido; lacuna, falta, lapso ¤
etim
lat.
omissìo,ónis
'omissão',
de omissum,
supn. de omitère
¤
sin/var
ausência,
esquecimento, exclusão, falha; ver tb. sinonímia de
desleixo
¤
ant
ver
antonímia de desleixo
<♥>A
omissão é um pecado.
Jesus deixou bem claro que para
obedecer a este mandamento da forma como Deus deseja, é
necessário ter um coração de carne.
Jesus deixou bem claro que a
pessoa insensível veria o mandamento de uma forma, enquanto a
pessoa sensível veria o mandamento de outra forma.
A pessoa de coração
insensível encontraria razões plenamente lógicas
em sua mente para não ver um semelhante qualquer como um
“próximo” a ser amado, como por exemplo, fazer
parte de um outro grupo de humanos, ter praticado ou estar praticando
uma coisa abominável aos seus olhos, ensinar algo oposto ao
que ele aceita como verdade, alguém que praticou uma maldade
contra aquele que ele ama.
Ver qualquer semelhante como um
próximo já é um passo, no entanto, ver tal
qualquer semelhante como alguém a ser incondicionalmente amado
como a si mesmo já é outra coisa, bem diferente. Você
só revela que o ama através de uma ação
em favor dele, pois a omissão comprova o desamor.
Jesus estava revelando que a
obediência à regra de comportamento deve independer das
circunstâncias.
Você concorda com Jesus??
O que foi que o Pai viu no caso
Sodoma??
(Ezequiel
16:49-50) 49 Eis
que este é o que mostrou ser o erro de Sodoma, tua irmã:
Orgulho, fartura
de pão e a despreocupação do sossego
foram [as coisas] que vieram a ser
dela e das suas aldeias dependentes, e
ela não fortaleceu a mão do atribulado e do pobre.
50 E elas
continuaram a ser soberbas e a praticar uma coisa detestável
diante de mim, e eu finalmente as removi, assim como vi [ser
conveniente].
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Ezequiel
16:49-50) 49 Eis que esta era a iniqüidade de Sodoma, tua
irmã: a soberba, a
fartura de pão e a próspera tranqüilidade
achavam-se nela e em suas filhas, porém
não segurava ela a mão do pobre e do necessitado.
50 Eram arrogantes, e cometeram abominações
diante de mim; portanto, ao ver isto, as removi do seu lugar.
Havia fartura de pão, e
no entanto, se omitiam em relação ao
pobre e ao necessitado.
O que Jeová havia falado
para Isaías repetir ao povo??
(Isaías
58:6-7) 6 “Não
é este o jejum que escolhi? Soltar os grilhões da
iniqüidade, desatar as brochas da canga e deixar ir livres os
esmagados, e que rompais toda canga? 7 Não
é partilhares o teu pão ao faminto e introduzires na
[tua] casa pessoas atribuladas, sem lar? Que, caso vejas alguém
nu, tu o tenhas de cobrir, e que não te ocultes da tua própria
carne?
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Isaías
58:6-7) 6 Acaso não é este o jejum que
escolhi-romper as ligaduras da iniqüidade, desatar as ligaduras
do jugo, deixar ir livres os oprimidos e quebrar todo o jugo? 7
Acaso
não consiste ele em repartires o teu pão com o faminto,
e recolheres em casa os pobres desamparados? em cobrires o nu quando
o vires, e não te esconderes da tua carne?
O sacerdote e o levita tinham a
lei e os profetas, enquanto o samaritano tinha a sensibilidade de seu
coração. Qual dos dois agradava a Jeová??
O sacerdote e o levita não
conseguiam ver um samaritano como um próximo. O samaritano era
impuro aos seus olhos. Por desvalorizar o samaritano, os adoradores
de Jeová abandonariam o samaritano à sua própria
sorte.
O sacerdote e o levita não
conseguiam ver um gentio incircunciso como um próximo. O
gentio incircunciso era impuro. Por desvalorizar o gentio através
de motivos plenamente válidos em sua mente, os adoradores de
Jeová abandonariam o gentio a sua própria sorte.
Pior ainda é ver aquele
semelhante que faz algo mal contra mim como um próximo a ser
amado por mim.
Pior ainda é ver aquele
semelhante que está me matando como um próximo a ser
amado por mim.
Bem, a pessoa precisa aceitar
esta informação, concordar com a informação,
e neste caso, isto continua sendo uma questão de
sensibilidade, continua sendo uma questão de coração.
Continua sendo uma questão de amar, e não uma questão
de ser amado. Continua sendo uma questão de amar, independente
de estar sendo amado ou não. Continua sendo uma questão
de dar, e não uma questão de receber, tampouco uma
questão de trocar. Continua sendo uma questão de
persistir em dar tal amor de forma incondicional, independente
de quem seja a pessoa recebedora.
E eu?? E eu??
Isto perguntaria qualquer
pessoa egoísta.
<♥>No
entanto, para praticar este tipo de amor, é necessário
que a pessoa seja altruísta.
Entendeu para que serve a
circunstância??
<♦>A
circunstância é uma prova, é um questionamento
pessoal quanto a se a pessoa concorda ou não com aquela regra
de comportamento.
Depois de receber tal
informação, a pessoa precisa aceitar esta informação.
Bem, isto é uma questão de sensibilidade do coração.
O que Jeová falou sobre
isto??
(Jeremias
31:31-34) 31 “Eis
que vêm dias”, é a pronunciação de
Jeová, “e eu vou concluir um novo pacto com a casa de
Israel e com a casa de Judá; 32 não
um igual ao pacto que concluí com os seus antepassados no dia
em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito,
‘pacto meu que eles próprios violaram, embora eu mesmo
tivesse a posse marital deles’, é a pronunciação
de Jeová”. 33 “Pois
este é o pacto que concluirei com a casa de Israel depois
daqueles dias”, é a pronunciação de Jeová.
“Vou
pôr a minha lei no seu íntimo e a escreverei no seu
coração. E vou tornar-me seu Deus e eles mesmos se
tornarão meu povo.” 34 “E
não mais ensinarão, cada um ao seu companheiro e cada
um ao seu irmão, dizendo: ‘Conhecei a Jeová!’
porque todos eles me conhecerão, desde o menor deles até
o maior deles”, é a pronunciação de Jeová.
“Porque perdoarei seu erro e não me lembrarei mais do
seu pecado.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Jeremias
31:31-34) 31 Eis que vêm os dias, diz Jeová, em que
farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de
Judá, 32 não segundo a aliança que fiz
com seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da
terra do Egito (essa minha aliança, eles a invalidaram, ainda
que me desposei com eles, diz Jeová). 33 Mas esta é
a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias,
diz Jeová: Imprimirei
a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração;
eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; 34
não ensinará mais cada um ao seu próximo,
dizendo: Conhece a Jeová; porque todos me conhecerão
desde o menor até o maior deles, diz Jeová. Pois
perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos
seus pecados.
A lei seria escrita no coração.
Qual seria o resultado??
E eles serão o meu povo
e Eu serei o seu Deus.
Toda a lei de Jeová tem
o que por base?? Será que é a plena punição??
Será que é a plena retribuição?? Será
que é a compensação?? Será que é o
medo da punição?? Será que é a
intolerância ao pecador??
O que disse Jesus??
(Mateus
22:35-40) 35 E um
deles, versado na Lei, perguntou para prová-lo: 36
“Instrutor, qual é
o maior mandamento na Lei?” 37 Disse-lhe:
“‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu
coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.’
38 Este é
o maior e primeiro mandamento. 39 O
segundo, semelhante a este, é: ‘Tens de amar o teu
próximo como a ti mesmo.’ 40
Destes
dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Mateus
22:35-40) 35 e um deles, doutor da lei, para o experimentar,
fez-lhe esta pergunta: 36 Mestre, qual é o grande
mandamento da Lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao
Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua
alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e
primeiro mandamento. 39 O segundo semelhante a este é:
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes
dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas.
Destes dois mandamentos
dependem toda a lei e os profetas.
A base de toda a lei são
estes dois mandamentos. A base de toda a lei é o amor.
Nenhum dos mandamentos da lei pode ter o ódio como
base. Nenhum dos mandamentos da lei pode ter a inimizade como
base. Nenhum dos mandamentos pode ter o ressentimento como
base. Nenhum dos mandamentos pode ter a vingança como
base. Nenhum dos mandamentos da lei pode ter a violência
como base. Nenhum dos mandamentos pode ter a desigualdade como
base.
Neste caso, todos os
mandamentos da lei indicam as ações amorosas a serem
praticadas e as ações desamorosas que não devem
ser praticadas.
Cobiçar o que é
dos outros é uma falta de amor;
Roubar é uma falta de
amor;
Praticar juros é uma
falta de amor;
Matar é uma falta de
amor;
Vingança é falta
de amor;
Percebemos que a lei obedecida
por Jesus era aquela lei que tinha por base os dois mandamentos de
amor indicados por ele, mandamentos que ele chamou de “primeiro
e maior mandamento” e de o “segundo e semelhante a este”.
A lei dada por Jeová
pede que o humano seja uma fonte de amor. O humano precisa dar
continuamente seu amor a todos os seus semelhantes. Os dois
“mandamentos base” não te pedem para ser um
recebedor de amor. Os dois “mandamentos base” pedem para
você amar e amar e amar.
A lei objetiva que o humano
esteja continuamente ocupado em dar o seu amor para outros.
Fica plenamente comprovado que
o amor é a base de toda lei dada por Jeová para a
humanidade.
Fica mais evidente ainda, que
Jesus veio mostrar ao humano como obedecer a lei dada por Jeová
para a humanidade, isto é, a lei do amor.
Jesus deixou bem claro que o
ódio não tinha nada a ver com a lei de Deus, mas que o
ódio era plenamente praticado tanto por aquela geração
contemporânea de Jesus, como pelos seus antepassados.
Os sacerdotes e os fariseus não
tinham como negar a existência daqueles dois mandamentos. Jesus
lhes revelou a importância daqueles dois mandamentos.
O que aconteceu depois de Jesus
lhes revelar a importância destes dois mandamentos??
(Marcos
12:32-34) 32 O
escriba disse-lhe: “Instrutor, bem disseste em harmonia com a
verdade: ‘Ele é Um só, e não há
outro senão Ele’; 33
e
este amá-lo de todo o coração e de todo o
entendimento, e de toda a força, e este amar o próximo
como a si mesmo, vale muito mais do que todos os holocaustos e
sacrifícios.” 34 Jesus,
em vista disso, discernindo que tinha respondido inteligentemente,
disse-lhe: “Não estás longe do reino de Deus.”
Mas, ninguém tinha mais coragem de interrogá-lo.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Marcos
12:32-34) 32 Disse-lhe
o escriba: Na verdade, Mestre, disseste bem que Ele é um; e
não há outro senão Ele; 33
e que o
amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento
e de toda a força, e o amar ao próximo como a si mesmo,
excede a todos os holocaustos e sacrifícios. 34
Vendo Jesus que ele havia falado sabiamente, disse-lhe: Não
estás longe do reino de Deus. Ninguém ousava mais
interrogá-lo.
Bastava a pessoa parar para
ouvir Jesus falar e acompanhar o raciocínio de Jesus, que a
pessoa conseguia compreender a importante mensagem de Jesus.
Isto era uma bomba lançada
contra todos os conceitos praticados e ensinados por eles.
Bem, a partir do ponto onde
este escriba havia chegado, ele poderia começar a visualizar o
reino de Deus. As palavras de Jesus foram estas, não foram??
“Não estás
longe do reino de Deus”.
Ainda havia um caminho a ser
percorrido por este escriba.
Jesus transmitiu uma informação
de importância singular em relação ao reino de
Deus.
Até então o
escriba e seus acompanhantes concordaram com a informação
dada por Jesus, renderam-se a esta informação.
O que ficou bem claro??
A importância dos dois
“mandamentos base” em relação a toda lei e
os profetas.
Não havia mais
argumentos contra os dois mandamentos serem a base para toda a lei.
- Jesus, você nos
forneceu uma interessante chave. Esta chave abre muitas portas.
O que fazer a partir de agora??
Analisar toda a lei existente
comparando-a com estes dois “mandamentos base”.
O que está análise
revelaria??
Revelaria uma enorme quantidade
de mandamentos incompatíveis com os dois “mandamentos
base”.
O que ocorreria com este
humano??
Ele ficaria diante de uma
encruzilhada, pois ele idolatrava seus antepassados, principalmente
Moisés, aquele de quem haviam recebido os mandamentos
incompatíveis com os dois “mandamentos base”, cuja
importância singular havia sido revelada por Jesus.
De posse desta informação
de importância singular, o que fará você?? O que
farás diante das portas?? Continuará a creditar a Jeová
mandamentos tais como o “olho por olho e dente por dente”
e “vingador de sangue”??
Que compatibilidade pode
existir entre os dois “mandamentos base” e o mandamento
dente por dente, olho por olho??
Que compatibilidade pode
existir entre os dois “mandamentos base” e o mandamento
do vingador de sangue??
São mandamentos
incompatíveis.
Incompatível
- Esta é a definição dada pelo
dicionário Houaiss: que não pode
coexistir com outra coisa, inconciliável, incombinável;
que não pode ser exercido simultaneamente pela mesma pessoa...
incompatível
adj.2g.
(1535)
1
que
não é compatível 1.1
que
não pode coexistir com outra coisa; inconciliável,
incombinável <conceitos,
métodos i.>
1.2
que
não pode entender-se com outra pessoa <nunca
junte duas pessoas i. numa mesma sala>
1.3
que
não pode ser simultaneamente ministrado com outro medicamento,
produto ou tratamento <remédios
i.>
1.4
que
não pode ser exercido simultaneamente pela mesma pessoa
(diz-se de cargo, função, ofício, vantagem,
direito etc.) ¤
etim
in-
+
compatível
¤
sin/var
ver
sinonímia de adversário
¤
ant
compatível;
ver tb. antonímia de adversário
Sendo incompatíveis,
como poderiam ter sido produzidos pela mesma fonte?? Como poderiam
ter sido produzidos pelo mesmo Legislador??
Como poderiam ser praticados
simultaneamente?? Quem conseguiria obedecê-los
simultaneamente??
Jesus fala para seus apóstolos:
É para amar ASSIM COMO eu vos amei.
(João
13:34-35) 34 Eu
vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim
como eu vos amei, que
também vos ameis uns aos outros. 35 Por
meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se
tiverdes amor entre vós.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(João
13:34-35) 34 Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos
outros; assim
como eu vos amei, que também vos ameis uns aos
outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus
discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
A forma como Jesus amou os seus
apóstolos passa a ser o modelo de amor a ser demonstrado pelos
que se dizem discípulos de Jesus.
Ele repetiu:
(João
15:12-14) 12 Este
é o meu mandamento, que
vos ameis uns aos outros, assim
como eu vos amei.
13 Ninguém
tem maior amor do que este, que alguém entregue a sua alma a
favor de seus amigos. 14 Vós
sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando.
Assim reza a Tradução
Brasileira:
(João
15:12-14) 12 Este é o meu mandamento, que
vos ameis uns aos outros como
eu vos amei.
13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém
a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos,
se fizerdes o que vos mando.
A marca registrada dos
discípulos de Jesus deve ser o amor que discípulos
praticam uns pelos outros e o amor que dão aos demais
semelhantes.
Jesus não falou para
seus discípulos se preocuparem em receber amor das pessoas.
Jesus lhes pediu: “Se preocupem em dar amor”.
Obediência
diretamente relacionada com o amor.
Jesus nos informou que a
obediência está diretamente relacionada com o amor que
se sente pela pessoa que deu o mandamento.
Se você obedecer aos meus
mandamentos você prova que me ama.
(João
14:21) 21 Quem
tem os meus mandamentos e os observa, este é o que me ama.
Por sua vez, quem me ama, será
amado por meu Pai, e eu o amarei e me mostrarei claramente a ele.”
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(João
14:21) 21 Aquele
que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama;
e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e
me manifestarei a ele.
Continuou Jesus:
Se você não
obedecer aos meus mandamentos, você prova que não me
ama.
(João
14:24) 24
Quem
não me ama, não observa as minhas palavras;
e
a palavra que estais ouvindo não é minha, mas pertence
ao Pai que me enviou.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(João
14:24) 24 Quem
me não ama, não guarda as minhas palavras;
a palavra que estais ouvindo, não é minha, mas do Pai
que me enviou.
De forma paralela, ficou bem
claro que prova que ama a Jeová aquele que obedece aos
mandamentos de Jeová. Jesus nos informou que os mandamentos
dele eram os mesmos mandamentos dados pelo Pai.
Jesus continua com a
informação: Não deveis amar a nenhum humano mais
do que a mim; não deveis amar a nenhum dos teus familiares
mais do que a mim.
Não é digno de
mim.
(Mateus
10:36-38) 36 Deveras,
os inimigos do homem serão pessoas de sua própria
família. 37 Quem
tiver maior afeição pelo pai ou pela mãe do que
por mim, não é digno de e mim; quem tiver maior afeição
pelo filho ou pela filha do que por mim, não é digno de
mim. 38
E
aquele que não aceita a sua estaca de tortura e não me
segue não é digno de mim.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Mateus
10:36-38) 36 assim os inimigos do homem serão os da sua
própria casa. 37 Quem
ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é
digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não
é digno de mim; 38
e
aquele que não toma a sua cruz e não me segue, não
é digno de mim.
O que Jesus estava nos
informando??
Nenhum humano deve interferir
na tua obediência aos mandamentos que te dou, mandamentos estes
que recebi do Pai.
Jesus havia dito antes: Os
inimigos do homem serão pessoas de sua própria família.
Não permita que as
pessoas de da tua própria família te induzam a
desobedecer aos meus mandamentos, pois eles se oporão a que
você obedeça aos meus mandamentos.
Em determinadas ocasiões
eles desejarão e te pedirão para que você viole
os mandamentos para, de alguma maneira, favorecê-los.
Estando eles em oposição
aos mandamentos, eles buscarão te induzir a acompanharem-nos
nesta posição contrária aos mandamentos.
Vamos citar um exemplo simples.
Aconteceu com Jesus e os
apóstolos.
Jesus estava sendo injustamente
preso, e todos sabiam o que aconteceria, pois o próprio Jesus
já os havia avisado. Naquele momento, o que fez Pedro??
Puxou uma espada e feriu um
homem.
Pedro devia continuar amando o
próximo, no entanto, Pedro chegou ao ponto de ferir um próximo
no objetivo de impedir que Jesus viesse a sofrer.
Neste caso, o que faria um
discípulo ao ver seu familiar sendo preso, espancado ou
sofrendo qualquer tipo de violência?? Será que deveria
agir como Pedro??
Se reagisse como Pedro, o que
este discípulo estaria fazendo?? Não estaria
desobedecendo ao mandamento dado por Jesus??
Jesus estava informando aos
discípulos que não deveriam permitir que nenhuma
circunstância os fizesse desobedecer aos mandamentos.
Não deixeis que nenhuma
circunstância os induza a desobedecer aos mandamentos, ou seja,
a deixar de me amar, nem mesmo as circunstâncias que envolvam
os vossos familiares diretos.
Não ameis a vos mesmos
mais do que a mim.
(Mateus
16:24-25) 24 Jesus
disse então aos seus discípulos: “Se alguém
quer vir após mim negue-se a si mesmo e apanhe a sua estaca de
tortura, e siga-me continuamente. 25
Pois,
todo aquele que quiser salvar a sua alma, perdê-la-á;
mas todo aquele que perder a sua alma por minha causa, achá-la-á.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Mateus
16:24-25) 24 Então disse Jesus a seus discípulos:
Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome
a sua cruz e siga-me. 25 Pois
o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á;
e o que perder a sua vida por minha causa, achá-la-á.
Se você negar
a qualquer um dos meus mandamentos objetivando salvar a tua vida,
você a perderá, pois você estará optando
por cometer um pecado.
(Revelação
13:9-10) 9 Se
alguém tiver ouvido, ouça. 10 Se
alguém [é destinado] ao cativeiro, ele vai ao
cativeiro. Se alguém matar com a espada, terá de ser
morto com a espada. Aqui é que significa a perseverança
e a fé dos santos.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Apocalipse
13:9-10) 9 Se alguém tem ouvidos, ouça. 10
Se
alguém é para o cativeiro, para o cativeiro vai: se
alguém matar à espada, é necessário que
seja morto à espada. Aqui está a perseverança e
a fé dos santos.
O que percebemos??
Que é necessário
amar incondicionalmente a Jesus para poder obedecer
incondicionalmente aos mandamentos dados por Jesus, mandamentos estes
criados pelo Legislador Jeová para que o humano viva no seu
dia a dia entre os seus semelhantes.
O amor a Jesus deve estar acima
do amor à própria vida e do amor à vida de
qualquer familiar.
Em relação a amar
o próximo, até onde deveria ir este amor??
Amar uma pessoa agradável,
plenamente gentil e amável é fácil e qualquer um
consegue.
No entanto, Jesus informou até
onde deveria ir o amar o próximo.
(Mateus
5:43-48) 43 “Ouvistes
que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu
inimigo.’ 44 No
entanto, eu
vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos
perseguem; 45
para
que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus,
visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre
bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. 46
Pois,
se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes?
Não fazem também a
mesma coisa os cobradores de impostos? 47 E,
se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de
extraordinário? Não fazem também a mesma coisa
as pessoas das nações? 48 Concordemente,
tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é
perfeito.
Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Mateus
5:43-48) 43 Tendes
ouvido que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás
o teu inimigo. 44 Eu,
porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos
perseguem, 45
para
que vos torneis filhos de vosso Pai que está nos céus,
porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre
justos e injustos. 46
Pois
se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes?
não fazem os
publicanos também o mesmo? 47
Se saudardes somente
aos vossos irmãos, que fazeis de especial? não fazem os
gentios também o mesmo? 48
Sede vós, pois,
perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.
Aquilo
que era fácil foi estabelecido como sendo o certo, isto é,
amar somente aquele que não sentisse inimizade por mim. Neste
caso, eu estaria certo em retribuir o ódio àquele que
me odiasse.
Retribuir
o ódio àquele que me odiasse não era visto como
pecado diante de Deus.
Jesus
indicou um caminho muito mais abrangente do amor. Independente de
quem seja e do que seja aquela pessoa, eu devo amá-la.
Jesus
revelou que o humano devia espelhar-se no Pai Celestial. Jesus
revelou a forma perfeita de amar.
Depois
de informado acerca de como o Pai desejava que eu me relacionasse com
as pessoas ao meu redor, quais são as minhas alternativas??
Obedecer
ou desobedecer ao mandamento. Obedecer ou desobedecer a forma como eu
devo obedecer a este mandamento.
<☺>Pedra
de tropeço.
O
Pai afirmou que colocaria uma pedra de tropeço diante daqueles
que Ele estava ensinando..
(Ezequiel
3:20) 20 E
quando o justo recuar de sua justiça e realmente fizer
injustiça, e
eu tiver de pôr diante dele uma pedra de tropeço,
ele é que morrerá por não o teres avisado.
Morrerá por seu pecado, e seus atos justos que praticou não
serão lembrados, mas demandarei o sangue dele da tua própria
mão.
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Ezequiel
3:20) 20 Demais, quando o justo se desviar da sua justiça,
e cometer a iniqüidade, e
eu puser diante dele uma pedra de tropeço, ele
morrerá; porque não o avisaste, morrerá no seu
pecado, e não serão lembradas as suas ações
de justiça que tem praticado; mas o seu sangue, da tua mão
o requererei.
O Pai criaria uma circunstância
que Ele mesma de “pedra de tropeço”.
Ora, por que o Pai faria isso
com Seu próprio filho??
Isto é uma ação
de amor ou uma ação de desamor??
Fiel ao Seu objetivo, o Pai
continua desejando que o filho decida diante várias
circunstâncias.
<☺>Pegar
o ensinado pelo coração.
O Pai desejando pegar o filho
pelo coração??
Como??
O Pai explica como:
(Ezequiel
14:4-5) 4 Portanto,
fala com eles e tens de dizer-lhes: ‘Assim disse o Soberano
Senhor Jeová: “Todo homem de Israel que fizer os seus
ídolos sórdidos subir ao seu coração e
que colocar diante da sua face a própria pedra de tropeço
que causa o seu erro, e que realmente chegar ao profeta, eu, Jeová,
vou deixar-me induzir a lhe responder na questão segundo a
multidão de seus ídolos sórdidos, 5
com
o objetivo de pegar a casa de Israel pelo coração,
porque se apartaram de
mim devido aos seus ídolos sórdidos — todos
eles.”’
Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Ezequiel
14:4-5) 4 Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor
Jeová: Todo o homem da casa de Israel que der lugar no seu
coração aos seus ídolos, e puser diante da sua
face o tropeço da sua iniqüidade, e vier ter com o
profeta: eu Jeová lhe responderei nisso segundo a multidão
dos seus ídolos; 5 para
que eu apanhe a casa de Israel no seu coração,
porque são todos alienados de mim pelos seus ídolos.
O que o Pai estava fazendo??
Criando uma circunstância
na qual a casa de Israel revelaria o que tinha no coração
em relação à obediência aos mandamentos
Dele, Pai IHVH.
Sob certas circunstâncias,
o que deseja ouvir a Casa de Israel??
Desejava ouvir aquilo que
tinham no coração, ou seja, o desejo de riqueza, poder,
superioridade, vingança e desprezo em relação às
nações da terra de Canaã.
Centenas de anos, e a casa de
Israel continuava no seu desejo de dominar sobre todos os povos da
terra de Canaã, praticando violência em cima de
violência na terra de Canaã, enquanto o Pai lhes havia
dado o perdão e a simplicidade como regras de comportamento.
Qual daqueles humanos não
estava alienado do Pai IHVH??
O Pai foi bem claro ao dizer
que todos, todos estavam alienados, apartados Dele, e que iria
pegá-los pelo coração.
Percebemos o valor das
circunstâncias??
Percebemos que a obediência
às normas de comportamento do Pai independem das
circunstâncias??
Percebemos o quanto as
circunstâncias poderão ser enganosas??
Percebemos que há a
necessidade de se amar às normas de comportamento dadas pelo
Pai??
Percebemos que as regras de
comportamento do Pai devem ser regras invioláveis??
Percebemos que a decisão
de violar cada norma de comportamento está nas mãos de
cada humano individual??
Percebemos que independente da
circunstância, o humano individual não deve violar
nenhuma das regras de comportamento do Pai IHVH??
Vamos frisar mais uma vez.
Independente das circunstâncias, o humano individual não
deve violar a nenhuma regra de comportamento do Pai.
Vamos ver se entendemos mesmo??
Em nenhuma circunstância
eu devo deixar de amar o meu próximo como a mim mesmo,
independente de quem seja este próximo e independente do
motivo que ele venha a me dar para eu deixar de amá-lo.
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