sábado, 11 de abril de 2020

DO PONTO DE VISTA DE DEUS, QUEM É O INÍQUO??

Para o Criador, aquele que é imparcial,
O iníquo, quem é ele realmente?
Para o humano imperfeito, durante toda a história, quem tem sido o iníquo?
Afinal, que relação Jeová mantém com iníquos?


O QUE É PECADO??
Esta é a definição de pecado, segundo certo dicionário. PECADO s.m. Religião Transgressão da lei de Deus ou dos mandamentos da Igreja.
Neste caso, fica bem claro que é Deus quem determina o que é pecado. Sendo o criador do humano, é Ele quem define o que é “errado” o humano fazer e o que o certo o humano fazer. É Deus quem estipula para o humano o que é pecado. Sem lei, não há pecado. Através da lei, o Pai informa aos humanos o que é certo e o que é errado para o humano fazer.
Ao humano que inventa, planeja e cria alguma coisa, cabe a responsabilidade de definir, ainda no projeto, o que certo e o que é errado em relação àquilo que ele projetou e criou, lógico, pois melhor do que ninguém, o projetista conhece o seu projeto.
Quando os humanos criam leis, eles também determinam que aquele que descumpre a um dos artigos da lei, se torna um infrator, um infrator daquela lei, obviamente. Para haver um infrator, tem de existir uma lei. Sem lei, não há infrator.
Primeiramente notemos a opinião de Jeová sobre a diferença entre justo e iníquo.

JEOVÁ CONTRASTA
JUSTO X INÍQUO
A alma que “pecar” se torna um pecador, é igual a um pecador, ele se torna um transgressor da lei.
A alma que “pecar” está sentenciada à MORTE, na verdade, está “sujeita” a morte. Ela é que morrerá. A alma que “transgredir a lei” está sentenciada à morte, ou seja, torna-se merecedora da morte, ou ainda, terá a morte como consequência. A alma que transgredir qualquer um dos artigos da lei condena-se a morte; traz sobre si a sentença de morte, ou se torna merecedor da morte, trazendo sobre si a consequência de tal pecado, a curto, a médio ou a longo prazo..

Só continua a viver a alma que não “pecar”. Só continua a viver a alma que “não transgredir a lei”. A alma que não pecar não se torna merecedora da morte.
Quem está “sentenciado” à morte é apenas o “pecador”. Quem se encontra na condição de merecedor da morte é somente o pecador.
Será que existe diferença entre injusto e iníquo??
O justo continua a viver. O justo é a “alma que não peca”. Justo é o oposto de transgressor.
O justo pratica exclusivamente o juízo e a justiça. O justo não é merecedor da morte.
Justo é aquele que ainda não cometeu pecado. Justo é aquele que não transgrediu à lei.
O justo é isento de pecado.
Quando o justo recuar da justiça que praticava, por cometer pecado (por pecar); por transgredir um dos artigos da lei, estará automaticamente sentenciado como merecedor da morte. Deixou de estar isento de pecado. Só temos duas condições distintas, ou seja, aquele que “merece” a morte e aquele que não “merece” a morte.

O iníquo é aquele que peca. É aquele que comete pecado, qualquer pecado. O iníquo é “a alma que pecou”.
O iníquo é aquele que comete transgressões.
O iníquo é aquele que comete iniquidade.
O iníquo é aquele que comete injustiça.
O justo quando peca se transforma em iníquo. O justo passa a ser iníquo.
O iníquo quando deixa de praticar iniquidade e passa a praticar exclusivamente juízo e justiça passa a ser justo.
◄► Uma via de mão dupla.
O justo pode passar a ser iníquo e o iníquo pode passar a ser justo.

(Ezequiel 33:12-16) 12 E quanto a ti, ó filho do homem, dize aos filhos do teu povo: ‘Nem a justiça do justo o livrará no dia da sua revolta. Mas, no que se refere à iniquidade do iníquo, não se fará que tropece por causa dela no dia em que recuar da sua iniquidade. Tampouco poderá ficar vivo aquele que tiver justiça, por causa dela, no dia em que pecar. 13 QUANDO EU DISSER AO JUSTO: “Positivamente continuarás vivendo”, e ele mesmo realmente confiar na sua própria justiça e fizer injustiça, todos os seus próprios atos justos não serão lembrados, mas, pela sua injustiça que fez — por esta é que morrerá. 14 “‘E QUANDO EU DISSER AO INÍQUO: “Positivamente morrerás”, e ele realmente recuar do seu pecado e praticar o juízo e a justiça, 15 [e] O INÍQUO restituir a própria coisa penhorada e devolver as próprias coisas roubadas, andando realmente nos próprios estatutos da vida por não fazer injustiça, positivamente continuará vivendo. Não morrerá . 16 Nenhum dos seus pecados com que pecou será lembrado contra ele. Juízo e justiça é o que praticou. Ele positivamente continuará vivendo.’

Jeová descreveu os atos do iníquo Ele os chamou de “NENHUM DOS SEUS PECADOS COM QUE PECOU”.

JEOVÁ FALOU: Tampouco poderá ficar vivo aquele QUE TIVER JUSTIÇA, por causa dela, no dia EM QUE PECAR, no dia em que TRANSGREDIR à lei.
Ficou claro que todo e qualquer ato de transgressão da lei é uma iniquidade. Desta forma, a lei informa ao humano o que é um pecado.

Segundo Jesus, o que é o homem iníquo?
Portanto, se VÓS, embora INÍQUOS , sabeis dar boas dádivas a vossos filhos,

Segundo a informação de Jesus, iníquo é aquele que pratica coisas boas e também pratica coisas más.

Justo > pratica juízo e justiça e não comete pecado. Justo é aquele que só pratica coisas boas. Justo é aquele que só pratica justiça.
Iníquo > pratica iniquidade, pratica injustiça, muito embora também pratique coisas boas. Iníquo é aquele que transgrediu à lei de Deus, transgrediu àquilo que Jeová definiu como pecado.
Assim como o justo pode deixar de ser justo e passar a ser iníquo, do mesmo modo o iníquo pode deixar de ser iníquo e passar a ser justo. Logo, justo e iníquo é uma condição individual alcançada por uma alma qualquer por praticar certas coisas, por produzir certos frutos.
O iníquo produz certos frutos.
O justo produz certos frutos.
Que frutos produzem o homem justo?? O homem justo produz o juízo e a justiça.
Quais são alguns dos frutos que o homem justo produz??

(Ezequiel 18:5-9) 5 “‘E no que se refere ao homem, se ele veio a ser JUSTO e TEM PRATICADO O JUÍZO E A JUSTIÇA; 6 se não comeu nos montes e não elevou seus olhos para os ídolos sórdidos da casa de Israel, e não aviltou a esposa de seu companheiro, e não se chegou a uma mulher na sua impureza; 7 e se não maltratou a nenhum homem; se restituiu o penhor tomado pela dívida; se não arrebatou nada em roubo; se deu o seu próprio pão ao faminto e cobriu com roupa ao que estava nu; 8 se não deu nada em troca de juros e não tomou usura; se retirou sua mão da injustiça; se praticou a verdadeira justiça entre homem e homem; 9 se tem andado nos meus estatutos e tem guardado as minhas decisões judiciais para praticar a verdade, ele é justo. Ele positivamente continuará a viver’ , É A PRONUNCIAÇÃO DO SOBERANO SENHOR JEOVÁ .

Podemos notar que Jeová fala no justo fazer e não fazer certas coisas ou produzir certos frutos e não produzir certos frutos. Para ser justo, o humano precisa cumprir todos estes requisitos acima, ou seja, ele precisa cumprir a lei, pois, se descumprir apenas um único destes artigos da lei passa a ser um iníquo.
Que frutos produzem o homem iníquo?? O homem iníquo produz o pecado. O homem iníquo transgride à lei.
Quais alguns dos frutos que o homem iníquo produz?

(Ezequiel 18:10-13) 10 “‘E [se] alguém se tornou pai de um filho que é salteador, derramador de sangue, QUE FEZ coisas semelhantes a uma destas; 11 (mas ele mesmo não fez nenhuma destas coisas;) se também comeu sobre os montes e aviltou a esposa de seu companheiro; 12 se maltratou o atribulado e pobre; se arrebatou coisas em roubo, não restituindo a coisa tomada em penhor; e se elevou seus olhos para os ídolos sórdidos, fez uma coisa detestável. 13 Deu em troca de usura e cobrou juros, e ele positivamente não continuará a viver. Fez todas estas COISAS DETESTÁVEIS. Positivamente será morto . Sobre ele é que virá a haver seu próprio sangue.

Podemos notar que Jeová fala do iníquo fazere não fazer certas coisas ou “produzircertos frutos e “não produzircertos frutos. O iníquo é aquele QUE FEZ "coisas detestáveis". INÍQUO é aquele que FEZ qualquer uma de todas as coisas que Jeová afirmou ser uma “coisa detestável”, mesmo que seja uma única. O iníquo produz "frutos detestáveis". Para ser um iníquo, basta ao humano descumprir um único dos requisitos exigidos para ele ser um justo.
Se aquele que era justo produziu uma mentira, o que ele passou a ser??
Passou a ser um iníquo......
Não foi este o caso daquele anjo??
Mas ele não tinha matado ninguém, não tinha roubado ninguém, não tinha estuprado ninguém....
"Justo" cumpre todos os requisitos. "Iníquo" descumpre apenas um único dos requisitos. Justo é aquele que acerta tudo. Iníquo é aquele que comete um único erro, qualquer erro. JUSTO é aquele que NÃO FEZ nenhuma única de todas as coisas que Jeová afirmou ser uma “coisa detestável”.
Notamos também que o justo não pode produzir nenhum dos frutos produzidos pelo iníquo. Os frutos do justo são opostos aos frutos do iníquo. Aquilo que o iníquo faz, que o identifica como iníquo, o justo tem de fazer exatamente o inverso. Assim nos explicou Jesus quanto a impossibilidade de um justo produzir frutos iníquos:

(Mateus 12:35) 35 O homem bom, do seu bom tesouro, envia coisas boas, ao passo que o homem iníquo, do seu tesouro iníquo, envia coisas iníquas.

Continuou Jesus a nos explicar a “impossibilidade” de um justo produzir frutos iníquos:

(Mateus 15:18-20) 18 No entanto, as coisas procedentes da boca saem do coração, e estas coisas aviltam o homem. 19 Por exemplo, do coração vêm raciocínios iníquos, assassínios, adultérios, fornicações, ladroagens, falsos testemunhos, blasfêmias. 20 Estas são as coisas que aviltam o homem; mas tomar uma refeição sem lavar as mãos não é o que avilta o homem.” (Marcos 7:20-23) 20 Outrossim, ele disse: “O que sai do homem é o que avilta o homem; 21 pois, de dentro, dos corações dos homens, saem raciocínios prejudiciais: fornicações, ladroagens, assassínios, 22 adultérios, cobiças, atos de iniquidade, fraude, conduta desenfreada e um olho invejoso, blasfêmia, soberba, irracionalidade. 23 Todas estas COISAS INÍQUAS saem de dentro e aviltam o homem.”

Esta impossibilidade não é na esfera de não conseguir fazer (estar impossibilitado de fazer), pois, o humano nunca perderá o seu livre-arbítrio, podendo tomar uma decisão entre fazer a justiça ou fazer a injustiça...

Continuou Jesus, destacando que o interior dos homens é comparado a uma árvore que produz frutos segundo a sua exclusiva espécie:

(Mateus 7:15-20) 15 "Vigiai-vos dos falsos profetas que se chegam a vós em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. 16 Pelos seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? 17 Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; 18 A ÁRVORE BOA NÃO PODE DAR FRUTO IMPRESTÁVEL, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. 19 Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo. 20 Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens].

O CORAÇÃO SE TORNA INÍQUO ANTES DO PECADO SER COMETIDO.

Jesus nos mostra que o fruto produzido, o pecado produzido, é a consequência de um coração iníquo, coração este que envia para fora o seu fruto.
Certamente, quando este coração estiver bom, um coração justo, enviará para fora apenas coisas boas. Ele, o coração justo, só tem coisas boas para lançar de si. No entanto, o coração iníquo também pode produzir coisas boas. Note as palavras de Jesus:

(Mateus 7:9-11) 9 Deveras, qual é o homem entre vós, cujo filho lhe peça pão — será que lhe entregará uma pedra? 10 Ou talvez lhe peça um peixe — será que lhe entregará uma serpente? 11 Portanto, se VÓS, embora INÍQUOS , sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem! (Mateus 5:46-47) 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também a mesma coisa os cobradores de impostos? 47 E, se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem também a mesma coisa as pessoas das nações? (Mateus 5:20) 20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não abundar MAIS DO QUE a dos escribas e fariseus , de modo algum entrareis no reino dos céus.

Jesus deixou bem claro que os iníquos produzem certa medida de justiça , no entanto, o justo é aquele que produz EXCLUSIVAMENTE o juízo e a justiça. Jesus nos mostrou o alvo a ser alcançado. Assim disse Jesus:
(Mateus 5:48) 48 Concordemente, tendes de ser perfeitos, ASSIM COMO o vosso Pai celestial é perfeito.

Se justo é aquele que produz EXCLUSIVAMENTE juízo e justiça, que humano revelou ser justo? Jesus foi o ÚNICO humano que se revelou "justo".
Os humanos antes de Jesus não tinham ideia de como seria uma pessoa justa e por isso tinham alguns ícones de homens justos, pessoas que eles julgavam como justos. Entretanto, depois de observarem Jesus puderam ver um homem justo em ação. As palavras e as ações de um homem justo estão isentas de pecado, assim como as ações de Jeová estão isentas de pecado.
Querer ser um matemático, um médico ou um cientista, é excelente, mas não é só uma questão de querer. Querer ser justo é excelente, entretanto é necessário muito mais do que isso.
 Ser justo significa não praticar nenhuma iniquidade, não se manchar com qualquer tipo de pecado.
Ser justo significa ser um somatório de coisas. Exemplificando, significa ser o somatório de todas as letras "A" a "Z" do nosso alfabeto. Ser justo é alcançar a condição única de A+B+C+D+E+F+G+H+I+J+K+L+M+N+O+P+Q+R+S+T+U+V+W+X+Y+Z = Justo. Ele continuará a ser justo enquanto permanecer nesta condição. Ele precisa manter esta condição todo o tempo. Enquanto a condição de ser justo é uma COMPOSIÇÃO ÚNICA , uma combinação única, ou seja, quando estiverem presentes "todas" as letras, a condição de ser iníquo corresponde a toda e qualquer outra combinação restante que não seja a de justo. Enquanto existem milhões de opções ou combinações para ser um iníquo, só existe uma ÚNICA condição, combinação ou opção para ser justo. Justo é aquele que pratica "todas" as ações de justiça ao mesmo tempo e mais do que isso, durante todo o tempo.
O próprio Jesus afirmou que NÃO VEIO CHAMAR os “justos”. Seria muito estranho Jesus não procurar os justos para serem seus discípulos, não seria? Entretanto, vejam as palavras de Jesus:

(Mateus 9:9-13) 9 A seguir, passando dali para diante, Jesus avistou um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Sê meu seguidor.” Em conseqüência disso, este se levantou e o seguiu. 10 Mais tarde, enquanto estava recostado à mesa, na casa, eis que vieram muitos cobradores de impostos e pecadores, e começaram a recostar-se com Jesus e seus discípulos. 11 Vendo isso, porém, os fariseus começaram a dizer aos discípulos dele: “Por que é que o vosso instrutor come com os cobradores de impostos e os pecadores?” 12 Ouvindo-os, ele disse: “As pessoas com saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: ‘Misericórdia quero, e não sacrifício.’ Pois eu não vim chamar os que são justos, mas pecadores.”

Eu vim chamar os “pecadores”, vim chamar aqueles “que pecam”, a alma “que pecar”, aquele que comete “iniquidade”, aquele que comete “transgressões”, aquele que comete “injustiça”, aquele que pratica uma "coisa detestável", vim chamar os “doentes”, vim chamar aqueles que “precisam de médico”, vim chamar aqueles que “precisam se arrepender”, vim chamar os iníquos.
Afinal, porque Jesus não veio chamar os justos? O justo não precisa de médico; o justo já "continua a viver". Justo é aquele que não transgride a lei.


Consegue o iníquo transformar-se em justo com suas próprias forças, através de seus esforços? Notemos as palavras de Jesus: (Mateus 19:25-26) 25 Quando os discípulos ouviram isso, expressaram grande surpresa, dizendo: “Quem, realmente, pode ser salvo?” 26 Encarando-os, Jesus disse-lhes: “Aos homens isto é impossível, mas a Deus todas as coisas são possíveis.”
Aos homens é impossível deixar de ser iníquo e continuar a viver. No entanto, se o humano receber duas coisas do Pai, ele conseguirá..
Agora que sabemos que somos iníquos, como continuaremos a viver? Esta pergunta foi feita pelos judeus “remanescentes” já exilados em Babilônia, por volta de 607 AEC e assim respondida por Jeová:
(Ezequiel 33:10-11) 10 “E no que se refere a ti, ó filho do homem, dize à casa de Israel: ‘Assim é que dissestes: “Visto que as nossas revoltas e os nossos pecados estão sobre nós e estamos apodrecendo neles, então, como é que continuaremos a viver?”’ 11 Dize-lhes: ‘“Assim como vivo”, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, não me agrado na morte do iníquo, mas em que o iníquo recue do seu caminho e realmente continue vivendo. Recuai, recuai dos vossos maus caminhos, pois, por que devíeis morrer, ó casa de Israel?”’


A resposta de Jeová é bem clara. Ele diz: “não me agrado na morte do iníquo”, antes meu agrado é em que o iníquo recue do seu caminho e passe a ser justo. Recuai dos vossos maus caminhos, ó iníqua casa de Israel. Toda a casa de Israel era iníqua?? Sim, foi exatamente isto o que Jeová afirmou. O Criador respeitando o livre arbítrio, fica feliz em criar condições para que o iníquo se transforme em justo e continue vivendo. Só Jeová pode tornar isto possível.
Caso Jeová escolhesse você, um judeu, para levar esta mensagem, este recado, diria para você mesmo: meus irmãos, a casa de Israel é iníqua, mas eu sou a exceção??? Afinal, não fui escolhido por Jeová, um Deus Santo??? Se fui escolhido é porque não sou igual aos demais a quem a mensagem é dirigida?? Jeová falou as seguintes palavras a seu porta-voz:
(Ezequiel 2:8) 8 "E tu, ó filho do homem, OUVE o que te falo. Não te tornes rebelde igual à casa rebelde. Abre a tua boca e come o que te dou."

Aceite estas palavras para você, deixe-as penetrar em você. Eles são rebeldes exatamente por não me ouvirem; não te tornes igual a eles. Primeiro, sinta no teu íntimo as minhas palavras.
Que duas coisas o humano recebe do Pai para conseguir ser um humano justo??
Ele recebe o perdão do Pai e recebe a informação do Pai......

Apesar desta atitude abnegada e amorosa da parte de Jeová, por amar o humano na sua condição iníqua, muitos humanos têm minimizado o ato do Criador. Fazem isso por se considerarem justos e admitem para si mesmos que recebem merecidamente bençãos da parte do Criador, exatamente por boas ações praticadas, exatamente por terem um coração justo, um coração bom. Muitos humanos não se consideram iníquos. Muitos humanos consideram-se melhores que os demais humanos ao dizerem: "Obrigado Jeová por eu não ser igual ao resto dos homens". Não sou adúltero, idólatra, apóstata, falso profeta, mentiroso, além de ser praticante de muitas boas obras. Não mereço a mesma sorte deles. Meu Pai, veja o meu bom currículo!!
Para Jeová, o Pai de todos, pensar assim, se sentir assim e falar assim é um pecado, um sério pecado. É o pecado da soberba. 

Analisemos agora a opinião humana quanto a quem é iníquo.
É a QUANTIDADE de pecados ou o TIPO de pecado que identifica um iníquo?
Uma análise do conceito humano quanto a quem é o iníquo revela estar discordando do conceito do Criador a respeito de quem é o iníquo. Este é um assunto muito importante. Senão vejamos:
Faria o Santo Criador qualquer tipo de bem para um iníquo, ou mesmo para o filho de um iníquo? Teria e faria questão de manter o Santo Criador qualquer tipo de relacionamento com um iníquo? O Santo Criador chegaria ao ponto de abençoar um iníquo? Ouviria e responderia o Santo Criador a oração de um iníquo? Chegaria o Santo Criador a amar um iníquo?
Analisemos os fatos do passado e deixemos que eles por si mesmos respondam.
De acordo com a narrativa, para Jó e seus três companheiros, cada ato acontecido ao homem seria uma ação direta de Deus.
“Toda a bênção e toda a maldição no caminho do homem é proveniente de Deus, como direta retribuição divina”; “a prosperidade material e o bem estar físico são sinônimos da bênção de Deus para aquele que age com justiça. Já o oposto disso, a maldição, é para o iníquo, pois Deus jamais faria qualquer coisa boa para iníquos e nem mesmo para os filhos de iníquos”; “só os humanos que caminham na justiça têm o direito receber bênçãos; além disso, Deus não ouve o clamor dos apóstatas, quando estes estão em apuros ou principalmente depois que Ele decide puni-los.
Bildade, companheiro de Jó, assim afirmou:
(Jó 8:1-6) 8 E Bildade, o suíta, passou a responder e a dizer: 2 “Até quando enunciarás estas coisas, Visto que as declarações da tua boca são apenas um forte vento? 3 Perverteria o próprio Deus o juízo, Ou perverteria o próprio Todo-poderoso a justiça? 4 Se os teus próprios filhos pecaram contra ele, De modo que ele os deixa cair na mão da sua revolta, 5 Se tu mesmo estivesses à procura de Deus E do Todo-poderoso implorasses favor, 6 Se fosses puro e reto, Ele já teria agora despertado para ti E certamente te restauraria teu justo lugar de permanência.
(Jó 8:20-22)
20 Eis que o próprio Deus não rejeitará o inculpe, Nem agarrará a mão de malfeitores , 21 Até encher tua boca de riso E teus lábios de gritos de alegria. 22 Os mesmos que te odeiam serão revestidos de vergonha, E a tenda dos iníquos não existirá.”
(Jó 18:6-21) 6 A própria luz se há de escurecer na sua tenda, E nela a sua própria lâmpada se apagará. 7 Seus passos de vigor ficarão tolhidos. Até mesmo seu conselho o lançará fora. 8 Pois, deveras se deixará que entre com os pés numa rede de caça, E ele pisará numa rede. 9 Uma armadilha [o] segurará pelo calcanhar; Uma esparrela o detém. 10 Uma corda para ele está encoberta na terra, E uma laçada para ele na [sua] senda. 11 Em todo o redor, terrores repentinos certamente o assustarão E deveras lhe acossarão os pés. 12 Seu vigor fica faminto, E o desastre está pronto para fazê-lo mancar. 13 Comerá os pedaços da sua pele; O primogênito da morte comerá os seus membros. 14 Sua confiança será arrancada da sua própria tenda E o fará marchar até o rei dos terrores. 15 Na sua tenda residirá algo que não é seu; Espalhar-se-á enxofre sobre o seu próprio lugar de permanência. 16 Embaixo se secarão as suas próprias raízes, E em cima, seu ramo murchará. 17 A própria menção dele há de perecer da terra, E ele não terá nome lá fora na rua. 18 Empurrá-lo-ão da luz para a escuridão, E afugentá-lo-ão do solo produtivo. 19 Não terá progênie nem posteridade entre o seu povo, E não haverá sobrevivente no seu lugar de residência como forasteiro. 20 O povo no Ocidente deveras olhará assombrado para o seu dia, E certamente se apoderará um arrepio até mesmo do povo no Oriente. 21 Somente estes são os tabernáculos dum contraventor, E este é o lugar de alguém que não conhece a Deus.”
Elifaz, companheiro de Jó, assim afirmou:
(Jó 15:20-22) 20 Todos os seus dias é atormentado o iníquo, Sim, o mesmo número de anos que foram reservados para o tirano. 21 O som de coisas pavorosas está nos seus ouvidos; Durante a paz virá sobre ele o próprio assolador. 22 Não acredita que retornará da escuridão, E está reservado à espada.
(Jó 15:28-32)
28 Apenas reside em cidades que vão ser eliminadas; Em casas em que as pessoas não ficarão morando, Que certamente mostrarão ser destinadas a ficar montões de pedras. 29 Não enriquecerá, nem se acumulará a sua riqueza, Nem estenderá sua adquisição sobre a terra. 30 Não se desviará da escuridão; Uma chama ressecará seu rebento , E ele será desviado por um sopro de Sua boca. 31 Não deposite ele fé na futilidade, sendo levado a andar perdido, Pois o que recebe em troca mostrará ser mera futilidade; 32 Cumprir-se-á antes do seu dia. E o próprio rebento dele não crescerá frondosamente.
(Jó 22:1) 22
E Elifaz, o temanita, passou a responder e a dizer:
(Jó 22:21-23)
21 Por favor, familiariza-te com ele e mantém a paz; Assim virão a ti coisas boas. 22 Por favor, toma a lei procedente da sua própria boca, E põe as suas declarações no teu coração. 23 Se retornares ao Todo-poderoso, serás edificado; [Se] mantiveres a injustiça longe da tua tenda,
Zofar, companheiro de Jó, assim afirmou:
(Jó 20:14-29) 14 Seu próprio alimento se transformará nos seus próprios intestinos; Será dentro dele o fel de najas. 15 Engoliu riqueza, mas ele a vomitará; Deus a desalojará do próprio ventre dele. 16 Sugará o veneno das najas; A língua duma víbora o matará. 17 Nunca verá os cursos de água, Os rios torrenciais de mel e manteiga. 18 Restituirá a [sua] propriedade adquirida e não [a] engolirá; Como a riqueza proveniente do seu intercâmbio, mas com a qual não se regalará. 19 Pois tem esmagado, tem abandonado os de condição humilde; Tem arrebatado a própria casa que não passara a construir. 20 Porque certamente não conhecerá tranqüilidade no seu ventre; Não escapará por meio das suas coisas desejáveis. 21 Não lhe sobra nada para devorar; Por isso é que não perdurará seu bem-estar. 22 Enquanto a sua fartura está no auge, sentir-se-á aflito; Todo o poder do próprio infortúnio virá contra ele. 23 Ocorra então que, para encher-lhe o ventre, Envie sua ira ardente sobre ele E [a] faça chover sobre ele, para dentro das suas vísceras. 24 Fugirá do armamento de ferro; Um arco de cobre o retalhará. 25 Uma arma de arremesso até mesmo lhe sairá pelas costas, E uma arma lampejante, pelo fel; Objetos aterradores irão contra ele. 26 Toda a escuridão será reservada para as suas coisas entesouradas; Será consumido por um fogo que ninguém abanou; Irá mal ao sobrevivente na sua tenda. 27 O céu revelará o seu erro E a terra estará em revolta contra ele. 28 Um forte aguaceiro levará a sua casa de roldão; Derramar-se-ão coisas no dia da sua ira. 29 Este é o quinhão do homem iníquo, DA PARTE DE DEUS, Sim, a sua herança declarada DA PARTE DE DEUS.
Jó replica que embora não seja iníquo, está sofrendo os males que são destinados por Deus aos iníquos e aos filhos destes. Afirma também que Deus não ouve a súplica do apóstata no momento de aflição deste.
( Jó 21:7-12) 7 Por que é que os próprios iníquos continuam vivendo, Têm envelhecido, também se tornaram superiores em riqueza? 8 Sua descendência está firmemente estabelecida com eles à sua vista, E seus descendentes, diante dos seus olhos. 9 Suas casas são a própria paz, livres de pavor, E a vara de Deus não está sobre eles. 10 Seu próprio touro realmente fecunda e não desperdiça sêmen; Sua vaca tem cria e não sofre aborto. 11 Continuam enviando seus garotos iguais a um rebanho, E seus próprios meninos estão saltitando. 12 Continuam a elevar [a sua voz] com o pandeiro e a harpa, E prosseguem alegrando-se ao som do pífaro.


(Jó 21:17-24) 17 Quantas vezes se apaga a lâmpada dos iníquos, E [quantas vezes] vem sobre eles o seu desastre? Na sua ira, [quantas vezes] reparte ele a destruição? 18 Ficam eles como palha diante do vento, E como a pragana furtada pelo tufão? 19 O PRÓPRIO DEUS guardará o prejudicial [do homem] para os próprios filhos dele; Recompensá-lo-á para que saiba [isso]. 20 Seus olhos verão a sua decadência, E beberá do furor do Todo-poderoso. 21 Pois, qual será seu agrado na sua casa depois dele, Quando o número dos seus meses será realmente cortado em dois? 22 Ensinará ele conhecimento até mesmo a Deus, Quando é Este quem julga os elevados? 23 Ele mesmo morrerá durante a sua plena auto-suficiência, Quando estiver inteiramente despreocupado e tranqüilo; 24 [Quando] as suas próprias coxas tiverem ficado cheias de gordura, E o próprio tutano dos seus ossos for mantido úmido.


(Jó 27:13-23) 13 Este é o quinhão do homem iníquo, DA PARTE DE DEUS; E a herança dos tiranos, eles RECEBERÃO DO PRÓPRIO Todo-poderoso. 14 Se os seus filhos se tornarem muitos, será para a espada; E seus próprios descendentes não terão bastante alimento. 15 Seus próprios sobreviventes serão enterrados durante uma praga mortífera, E as próprias viúvas deles não chorarão. 16 Se ele amontoasse prata como o próprio pó E preparasse vestuário como se fosse barro, 17 Ele prepararia, mas o justo seria quem se vestiria, E o inocente partilharia na prata. 18 Construiu a sua casa como alguma traça, E como a guarita construída pela sentinela. 19 Deitar-se-á rico, mas nada será ajuntado; Abre os olhos, mas não há nada. 20 Quais águas o alcançarão terrores repentinos; Durante a noite o furtará um tufão. 21 Um vento oriental carregará com ele e ele se irá, E de roldão o levará do seu lugar. 22 E lançar-se-á sobre ele e não terá compaixão; E ele, sem falta, tentará fugir do seu poder. 23 Bater-se-ão palmas contra ele E assobiar-se-á contra ele do seu lugar.
(Jó 27:8-10)
8 Pois qual é a esperança dum apóstata caso ele der cabo [dele], Caso Deus lhe tire a sua alma? 9 Ouvirá Deus seu clamor Caso venha sobre ele a aflição? 10 Ou deleitar-se-á no Todo-poderoso? Clamará a Deus todo o tempo?

Jeová falou: Dez homens justos salvariam o lugar inteiro
(Gênesis 18:22-26,32) 22 Neste ponto, os homens viraram-se ali e seguiram caminho para Sodoma; mas, quanto a Jeová, ainda estava parado diante de Abraão. 23 Abraão aproximou-se então e começou a dizer: “Arrasarás realmente o justo junto com o iníquo? 24 Suponhamos que haja cinqüenta homens justos no meio da cidade. Arrasá-los-ás então e não perdoarás ao lugar por causa dos cinqüenta justos que há nele? 25 É inconcebível a teu respeito que atues desta maneira para entregar à morte o justo junto com o iníquo, de modo que se dê com o justo o que se dá com o iníquo! É inconcebível a teu respeito. Não fará o Juiz de toda a terra o que é direito?” 26 Jeová disse então: Se eu achar em Sodoma cinqüenta homens justos no meio da cidade, hei de perdoar AO LUGAR INTEIRO por causa deles.. . . 32 Por fim disse: “Por favor, não se acenda a ira de Jeová, mas fale eu só mais esta vez: Suponhamos que se achem ali dez.” Ele, por sua vez, disse: Não a arruinarei por causa dos dez .”

Jeová falou: Apenas um homem JUSTO salvaria Jerusalém de ser arruinada em 607 AEC. Como Jeová não é mentiroso, não havia nem um único homem justo.
(Jeremias 4:31-5:2) 31 Pois ouvi uma voz como a duma mulher doente, aflição como a duma mulher dando à luz seu primeiro filho, a voz da filha de Sião, que faz esforços para respirar. Ela está estendendo as palmas das suas mãos: “Ai de mim, pois, porque a minha alma está cansada dos matadores!” 5 Percorrei as ruas de Jerusalém e vede, pois, e sabei e procurai vós mesmos nas suas praças públicas se podeis achar UM HOMEM, se existe alguém que pratique a justiça, alguém que procure a fidelidade, e eu perdoarei a ela . 2 Mesmo que dissessem: “Por Jeová que vive!” estariam com isso jurando pura falsidade.
(Ezequiel 22:30-31)
30 “‘E eu estava procurando UM HOMEM dentre eles que reparasse o muro de pedras e que se pusesse de pé na brecha perante mim, a favor da terra, para que [eu] não a arruinasse; e não achei NENHUM. 31 Por isso derramarei sobre eles a minha verberação. Vou exterminá-los com o fogo da minha fúria. Vou trazer seu procedimento sobre a própria cabeça deles’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.”
Quem poderia reparar a brecha? Jeová respondeu.
(Isaías 58:5-12) 5 Acaso deve o jejum que eu escolho tornar-se assim, como um dia em que o homem terreno atribula a sua alma? Para encurvar a sua cabeça como o junco e para que estenda apenas serapilheira e cinzas como o seu leito? É isto o que chamais de jejum e de dia aceitável para Jeová? 6 “Não é este o jejum que escolhi? Soltar os grilhões da iniquidade, desatar as brochas da canga e deixar ir livres os esmagados, e que rompais toda canga? 7 Não é partilhares o teu pão ao faminto e introduzires na [tua] casa pessoas atribuladas, sem lar? Que, caso vejas alguém nu, tu o tenhas de cobrir, e que não te ocultes da tua própria carne? 8 “Neste caso romperia a tua luz como a alva; e rapidamente surgiria para ti o restabelecimento. E certamente andaria diante de ti a tua justiça; a própria glória de Jeová seria a tua retaguarda. 9 Neste caso chamarias e o próprio Jeová te responderia; clamarias por ajuda e ele diria: ‘Eis-me aqui!’ “Se removeres do teu meio a canga, o apontar com o dedo e falar o que é prejudicial, 10 e concederes ao faminto o teu próprio [desejo da] alma e fartares a alma atribulada, então certamente raiará a tua luz mesmo na escuridão e as tuas trevas serão como o meio-dia. 11 E Jeová forçosamente te guiará constantemente e fartará a tua alma mesmo numa terra abrasada e revigorará os próprios ossos teus; e terás de tornar-te igual a um jardim bem regado e como nascente de água, cujas águas não mentem. 12 E às tuas instâncias, homens certamente edificarão os lugares há muito devastados; erigirás até mesmo os alicerces de gerações contínuas. E serás realmente chamado consertador da brecha, restaurador de sendas junto às quais [se pode] morar.
Jeová falou:
Nem mesmo as presenças de Noé, Jó ou Daniel impediria a destruição de Jerusalém; Até mesmo estes também iriam para o exílio como punição. Não eram 3 homens justos? Do ponto de vista de Jeová, estes três homens não eram "justos".
Entretanto, PRATICAVAM CERTA MEDIDA DE JUSTIÇA e sua justiça só era suficiente apenas para salvar suas vidas. Por suas iniquidades, também iriam para o exílio. O exílio era uma PUNIÇÃO para quem cometesse as iniquidades previstas.
No mesmo caso se encontravam Jeremias, seu ajudante Baruque, o próprio Ezequiel e seu companheiro de exílio Daniel.

(Ezequiel 14:12-23) 12 E a palavra de Jeová continuou a vir a mim, dizendo: 13 “Filho do homem, quanto a uma terra, caso cometa pecado contra mim, agindo de modo infiel, então vou estender a minha mão contra ela e vou quebrar-lhe os varais em que se penduram os pães de forma anular, e vou enviar sobre ela a fome e decepar dela o homem terreno e o animal doméstico.” 14 “‘E se tivessem vindo a estar no meio dela estes três homens: Noé, Daniel e Jó, eles mesmos, POR CAUSA DA SUA JUSTIÇA, é que LIVRARIAM A SUA ALMA’ , é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.” 15 “‘Ou, se eu fizesse passar pela terra feras nocivas e estas realmente a privassem de filhos, e ela realmente se tornasse um baldio desolado, sem que alguém passasse por ela, por causa das feras, 16 se estes três homens estivessem no meio dela, assim como vivo’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘ não livrariam nem a filhos nem a filhas; eles, somente eles é que seriam livrados E A PRÓPRIA TERRA SE TORNARIA UM BALDIO DESOLADO’ .” 17 “‘Ou, se eu trouxesse uma espada sobre aquela terra e eu realmente dissesse: “Passe uma espada pela terra”, e se eu realmente decepasse dela o homem terreno e o animal doméstico, 18 mesmo que estivessem no meio dela estes três homens , assim como vivo’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘não livrariam nem a filhos nem a filhas , mas eles, somente eles seriam livrados’.” 19 “‘Ou, se eu enviasse uma peste sobre aquela terra e realmente derramasse sobre ela meu furor com sangue, para decepar dela o homem terreno e o animal doméstico, 20 mesmo que estivessem no meio dela Noé, Daniel e Jó , assim como vivo’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘não livrariam nem a filhos nem a filhas ; eles mesmos é que livrariam a sua alma por causa da sua justiça’.” 21 “Pois assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Assim [será] também quando houver os meus quatro atos prejudiciais de julgamento — a espada, e a fome, e a fera nociva, e a peste — que eu realmente enviarei sobre Jerusalém, a fim de decepar dela o homem terreno e o animal doméstico. 22 Mas, eis que certamente se deixará sobrar nela um grupo dos que escapam, os que serão levados para fora. Aqui estão os filhos e as filhas ! Estão saindo até a vós, e vós tereis de ver seu caminho e suas ações. E certamente sereis consolados pela calamidade que terei trazido sobre Jerusalém, sim, por tudo o que eu tiver trazido sobre ela.’” 23 “‘E eles certamente vos consolarão ao virdes seu caminho e suas ações; e tereis de saber que não é sem causa que terei feito tudo o que terei de fazer contra ela’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.”

"Todos são iníquos", reconheceu um dos salmistas.
(Salmos 14:1-3) 14 O insensato disse no seu coração: “Não há Jeová.” Agiram ruinosamente, agiram de modo detestável na [sua] ação. Não há quem faça o bem. 2 Quanto a Jeová, olhou para baixo sobre os filhos dos homens, desde o próprio céu, Para ver se havia alguém com perspicácia, alguém que buscasse a Jeová. 3 Todos se desviaram, [todos] são igualmente corruptos; Não há quem faça o bem, Nem sequer um .
(Salmos 53:1-3)
53 O insensato disse no seu coração: “Não há Jeová.” Agiram ruinosamente e agiram de modo detestável em injustiça; Não há quem faça o bem. 2 Quanto a Deus, olhou para baixo sobre os filhos dos homens desde o próprio céu, Para ver se havia alguém com perspicácia, alguém que buscasse a Jeová. 3 Todos retrocederam, [todos] são igualmente corruptos; Não há quem faça o bem, Nem sequer um .
Jeová falou: “Meu povo escolhido” FOI MAIS INÍQUO DO QUE os demais povos ao redor -
(Ezequiel 5:5-6) 5 “Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Esta é Jerusalém. Coloquei-a no meio das nações, com terras ao seu redor. 6 E ela passou a comportar-se rebeldemente contra as minhas decisões judiciais, em iniquidade MAIOR DO QUE as nações , e contra os meus estatutos, MAIS DO QUE as terras ao seu redor, pois rejeitaram as minhas decisões judiciais, e quanto aos meus estatutos, não andaram neles.’
Jeová falou: “Meu povo escolhido e ensinado FOI O MAIS TUMULTUOSOS entre os povos” - no lugar de obedecerem a lei de Deus, obedeciam as leis das nações em volta, logo, embora fossem praticantes das leis das nações, tornaram-se TRANSGRESSORES da lei de Deus.
(Ezequiel 5:7-9)7 "Portanto, assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto que FOSTES MAIS TUMULTUOSOS DO QUE as nações ao vosso redor, NÃO ANDASTES NOS MEUS ESTATUTOS E NÃO EXECUTASTES AS MINHAS DECISÕES JUDICIAISmas, porventura não agistes segundo as decisões judiciais das nações ao vosso redor? —8 portanto, assim disse o Soberano Senhor Jeová: "Eis que sou contra ti, [ó cidade,] sim, eu, e vou executar no teu meio decisões judiciais aos olhos das nações.9 E vou fazer em ti o que não fiz e como não mais farei, por causa de todas as tuas coisas detestáveis.


Jeová falou: A tribo remanescente de Judá (Jerusalém) foi mais iníqua que Efraim (reino das 10 tribos - Samaria)
(Ezequiel 23:1-4) 23 E passou a vir a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo: 2 “Filho do homem, veio a haver duas mulheres, filhas de uma só mãe. 3 E elas começaram a prostituir-se no Egito. Cometeram prostituição na sua mocidade. Apertaram-lhes ali os peitos e ali lhes premeram os seios da sua virgindade. 4 E seus nomes eram Oolá, a mais velha, e Oolibá, sua irmã, e elas vieram a ser minhas e começaram a dar à luz filhos e filhas. E, no que se refere aos seus nomes, Oolá é Samaria e Oolibá é Jerusalém .
(Ezequiel 23:5-7)
5 “E Oolá começou a prostituir-se enquanto estava sujeita a mim, e ela continuou a apaixonar-se dos que a amavam apaixonadamente, dos assírios, que estavam perto, 6 governadores vestidos de pano azul e delegados governantes — todos eles jovens desejáveis, cavaleiros montados em cavalos. 7 E ela continuou a conceder-lhes as suas prostituições, todos eles sendo os filhos mais seletos da Assíria; e com todos os de quem se apaixonava — com os seus ídolos sórdidos — ela se aviltava.
(Ezequiel 23:11)
11 “Quando a sua irmã Oolibá chegou a ver [isso], então fez uso da sua paixão de modo ainda MAIS RUINOSO DO QUE ELA e fez maior a sua prostituição do que a fornicação de sua irmã.
Jeová falou: A tribo de Judá (Jerusalém), “a remanescente”, foi mais iníqua que Sodoma
(Ezequiel 16:46-48) 46 “‘E tua irmã mais velha é a própria Samaria com as suas aldeias dependentes, que mora à tua esquerda, e tua irmã mais moça do que tu, que mora à tua direita, é Sodoma com as suas aldeias dependentes. 47 E não andaste nos seus caminhos, nem fizeste segundo as suas coisas detestáveis. Em pouco tempo COMEÇASTE A AGIR AINDA MAIS RUINOSAMENTE DO QUE ELAS , EM TODOS OS TEUS CAMINHOS . 48 Assim como vivo’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘Sodoma, tua irmã, ela com as suas aldeias dependentes, não fez segundo o que tu fizeste, tu e as tuas aldeias dependentes.
(Ezequiel 16:51-52)
51 “‘E quanto a Samaria, ela não cometeu nem a metade dos teus pecados, mas TU CONTINUASTE A FAZER ABUNDAR AS TUAS COISAS DETESTÁVEIS MAIS DO QUE ELAS , de modo que fizeste as tuas irmãs parecer justas por causa de todas as tuas coisas detestáveis que praticaste. 52 Também tu, carrega a tua humilhação ao teres de argumentar a favor de tuas irmãs. Em vista dos teus pecados, nos quais agiste de modo mais detestável do que elas [agiram], ELAS SÃO MAIS JUSTAS DO QUE TU. E também tu, envergonha-te e carrega a tua humilhação por fazeres as tuas irmãs parecer justas.’
Sendo Jeová aquela pessoa definida por Jó e seus amigos, será que o Pai se relacionaria amistosamente com um povo iníquo??
Segundo aqueles homens, Jeová sentia inimizade pelos iníquos e amizade pelos justos, dando bênçãos aos justos e maldições aos iníquos e seus filhos...
Jeová falou para aqueles que mantinham um relacionamento “amistoso” com Ele: Meu povo, “meu servo que escolhi”, é cego e surdo; Isaías, meu mensageiro a quem envio, é surdo.
(Isaías 42:18-25) 18 Ouvi, ó surdos; e olhai para ver, ó cegos. 19 Quem é cego, se não o meu servo, e quem é surdo como o meu mensageiro A QUEM ENVIO? Quem é cego como o recompensado, ou cego como o servo de Jeová? 20 O caso era de se verem muitas coisas, mas não ficaste vigiando. O caso era de se abrirem os ouvidos, mas não ficaste escutando. 21 O próprio Jeová, por causa da sua justiça, agradou-se de magnificar a lei e de fazê-la majestosa. 22 Mas é um povo saqueado e rapinado, todos presos em buracos, e eles foram mantidos escondidos nas casas de detenção. Vieram a ficar para o saque, sem livrador, para a rapina, sem que alguém dissesse: “Devolve!” 23 Quem dentre vós dará ouvidos a isso? Quem prestará atenção e escutará para tempos posteriores? 24 Quem entregou Jacó como mera rapina e Israel aos saqueadores? Não foi Jeová, Aquele contra quem pecamos, e em cujos caminhos não quiseram andar e cuja lei não escutaram? 25 De modo que Ele continuou a derramar sobre aquele o furor, sua ira e a força da guerra. E isso o consumia em todo o redor, mas ele não fez caso; e chamejava contra ele, mas não fixava nada no coração.
Alguns iníquos

(Números 16:25-27) 25 Após isso, Moisés levantou-se e foi ter com Datã e Abirão, e os anciãos de Israel foram com ele. 26 Falou então à assembléia, dizendo: “Retirai-vos, por favor, de diante das tendas destes homens iníquos e não toqueis em nada do que lhes pertence, para que não sejais arrasados em todo o seu pecado.” 27 Afastaram-se imediatamente de diante do tabernáculo de Corá, Datã e Abirão, por todos os lados, e saíram Datã e Abirão, postando-se à entrada das suas tendas, junto com suas esposas, e seus filhos, e seus pequeninos.
(Deuteronômio 25:1-3) 25 Caso surja uma disputa entre homens, e tenham comparecido ao julgamento, então eles têm de julgá-los, e ao justo têm de declarar justo e ao iníquo têm de pronunciar iníquo . 2 E tem de dar-se que, se o iníquo merece ser espancado, então o juiz tem de fazer que seja deitado de bruços e que diante dele se lhe dêem golpes correspondentes em número à sua ação iníqua. 3 Pode golpeá-lo com quarenta golpes. Não deve acrescentar mais, para que não continue a espancá-lo com muitos golpes, além destes, e teu irmão fique realmente degradado aos teus olhos.
(2 Reis 21:10-15)
10 E Jeová continuou a falar por meio dos seus servos, os profetas, dizendo: 11 “Visto que Manassés, rei de Judá, fez estas coisas detestáveis, ele agiu de modo mais iníquo do que todos os amorreus antes dele , e passou a fazer até mesmo Judá pecar com os seus ídolos sórdidos. 12 Por isso, assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Eis que trago sobre Jerusalém e sobre Judá uma calamidade tal que, ouvindo alguém [falar dela], lhe tinirão ambos os ouvidos. 13 E certamente estenderei sobre Jerusalém o cordel de medir aplicado a Samaria e também o nível aplicado à casa de Acabe; e vou esfregar Jerusalém até ficar limpa, assim como se esfrega um tacho sem asas, esfregando-o e emborcando-o. 14 E abandonarei deveras o restante da minha herança, e os entregarei à mão dos seus inimigos, e vão tornar-se saque e rapina para todos os seus inimigos, 15 visto que fizeram o que era mau aos meus olhos e me ofenderam continuamente, desde o dia em que seus antepassados saíram do Egito até o dia de hoje.’”
Jeová ouve a súplica do “pior iníquo”, perdoando-lhe sua crassa iniquidade, contrariando a opinião humana.
(2 Crônicas 33:9-17) 9 E Manassés continuou a seduzir Judá e os habitantes de Jerusalém para fazerem PIOR DO QUE as nações que Jeová aniquilara de diante dos filhos de Israel. 10 E Jeová falava a Manassés e a seu povo, mas eles não prestavam atenção. 11 Por fim, Jeová trouxe contra eles os chefes do exército que pertencia ao rei da Assíria e eles capturaram, pois, a Manassés nos recessos e prenderam-no com dois grilhões de cobre, e levaram-no a Babilônia. 12 E assim que isto lhe causou aflição, abrandou a face de Jeová, seu Deus, e continuou a humilhar-se grandemente por causa do Deus de seus antepassados. 13 E orava a Ele, de modo que SE DEIXOU SUPLICAR por ele e ouviu seu pedido de favor , e RESTAUROU-O a Jerusalém ao seu reinado; e Manassés veio a saber que Jeová é o [verdadeiro] Deus. 14 E depois construiu uma muralha externa para a Cidade de Davi, ao oeste de Giom, no vale da torrente e até o Portão do Peixe, e [a] fez dar volta até Ofel e passou a fazê-la muito alta. Além disso, pôs chefes da força militar em todas as cidades fortificadas de Judá. 15 E passou a remover da casa de Jeová os deuses estrangeiros e o ídolo, bem como todos os altares que tinha construído no monte da casa de Jeová e em Jerusalém, e então os fez lançar fora da cidade. 16 Outrossim, preparou o altar de Jeová e começou a sacrificar sobre ele sacrifícios de participação em comum e sacrifícios de agradecimento, e prosseguiu, dizendo a Judá que servisse a Jeová, o Deus de Israel. 17 Não obstante, o povo ainda oferecia sacrifícios sobre os altos; apenas o faziam a Jeová, seu Deus.

Anos depois da destruição de Jerusalém, Neemias reconhece (confessa) iniquidade
(Neemias 9:32-34) 32 “E agora, ó nosso Deus, o Deus grande, poderoso e atemorizante, guardando o pacto e a benevolência, não deixes parecer pouco diante de ti toda a dificuldade que achou a nós, a nossos reis, a nossos príncipes, e a nossos sacerdotes, e a nossos profetas, e a nossos antepassados, e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até o dia de hoje. 33 E tu és justo no que se refere a tudo o que veio sobre nós, pois agiste fielmente, mas nós fomos os que agimos de modo iníquo . 34 Quanto a nossos reis, nossos príncipes, nossos sacerdotes e nossos antepassados, não praticaram a tua lei, nem prestaram atenção aos teus mandamentos ou aos teus testemunhos com que testificaste contra eles.
Reconhecimento da iniqüidade foi previsto no Sinai, centenas de anos antes.
(Levítico 26:39-41) 39 Quanto aos remanescentes entre vós, apodrecerão por causa do seu erro nas terras dos vossos inimigos. Sim, apodrecerão até mesmo por causa dos erros de seus pais, com eles. 40 E certamente CONFESSARÃO seu próprio ERRO e o erro de seus pais na sua infidelidade, quando se comportaram de modo infiel para comigo, sim, mesmo quando andaram em oposição a mim. 41 Eu, da minha parte, porém, passei a andar em oposição a eles e tive de levá-los à terra dos seus inimigos. “‘Naquele tempo talvez se humilhe o seu coração incircunciso e naquele tempo talvez saldem o seu erro. . .
Declarações ignorantes sobre Jeová e sobre si mesmos
(Jó 9:16-24) 16 Se eu o chamasse, acaso me responderia? Não acredito que dê ouvidos à minha voz; 17 Aquele que me esmaga com uma tempestade E certamente multiplica os meus ferimentos por razão alguma. 18 Não me concederá estar tomando novo fôlego, Pois me farta de coisas amargas. 19 Se há alguém forte em poder, ei[-lo]! E se há [alguém forte] em justiça, tomara que eu seja convocado! 20 Se eu tivesse razão, minha própria boca me pronunciaria iníquo; Se eu fosse inculpe, então ele me declararia pervertido. 21 Se eu fosse inculpe, eu não reconheceria a minha alma; Eu recusaria a minha vida. 22 Uma coisa há. Por isso é que deveras digo: ‘Ao inculpe, também ao iníquo, ele leva ao seu fim.’ 23 Se uma enxurrada causasse repentinamente a morte, Ele caçoaria do próprio desespero do inocente. 24 A própria terra foi entregue na mão do iníquo; Ele encobre a face dos seus juízes. Se não [ele], então quem?
Eliú, companheiro de Jó, assim argumentou:
(Jó 33:1) 33 “Agora, porém, ó Jó, por favor, ouve as minhas palavras, E dá ouvidos a tudo o que eu falar.
(Jó 33:8-11)
8 Apenas tu disseste aos meus ouvidos, E eu ouvia o som das [tuas] palavras: 9 ‘Sou puro, sem transgressão; Estou limpo, não tenho erro. 10 Eis que ele acha ensejo para oposição contra mim, Toma-me por inimigo seu. 11 Põe os meus pés no tronco, Vigia todas as minhas veredas.’
(Jó 34:5-6)
5 Porque Jó disse: ‘Eu certamente tenho razão, Mas o próprio Deus é que desviou meu julgamento. 6 Acaso digo mentiras contra o meu próprio julgamento? Meu ferimento sério é incurável, embora não haja transgressão. . .
(Jó 34:9)
9 Pois ele disse: ‘De nada aproveita ao varão vigoroso Ter prazer em Deus.’
(Jó 35:1-3)
35 E Eliú continuou a responder e a dizer: 2 “É isto o que consideraste como juízo? Disseste: ‘Minha justiça é maior do que a de Deus .’ 3 Pois dizes: ‘Que te aproveita isso? Que proveito maior tenho do que por eu pecar?’
Palavra do próprio Jó:
(Jó 31:1-2) 31 “Concluí um pacto com os meus olhos. Portanto, como poderia mostrar-me atento a uma virgem? 2 E que porção há da parte do Deus de cima, Ou que herança da parte do Todo-poderoso desde o alto?
O próprio Jeová responde a Jó?
(Jó 40:6-8) 6 E Jeová prosseguiu, respondendo a Jó de dentro do vendaval e dizendo: 7 “Por favor, cinge os teus lombos como um varão vigoroso; Eu te perguntarei e tu mo farás saber. 8 Realmente, invalidarás tu a minha justiça? Pronunciar-me-ás iníquo, a fim de teres razão?
Jó responde ao Criador: falei sim, sou ignorante.
(Jó 42:1-6) 42 E Jó passou a responder a Jeová e a dizer: 2 “Fiquei sabendo que és capaz de fazer todas as coisas, E não há idéia que te seja inalcançável. 3 Quem é este que está obscurecendo o conselho sem conhecimento?Por isso falei, mas não estava entendendo Coisas maravilhosas demais para mim, as quais não conheço. 4 ‘Ouve, por favor, e eu mesmo falarei. Eu te perguntarei e tu mo farás saber.’ 5 Em rumores ouvi a teu respeito, Mas agora é o meu próprio olho que te vê. 6 Por isso faço uma retratação E deveras me arrependo em pó e cinzas.”
De que se retratava Jó? Do que Jó se arrependia em pó e cinzas? De ser íntegro? De ser um homem justo? Certamente, não. Certamente tinha a ver com aquilo que Jó havia falado. Na resposta dada a Jeová, Jó especifica o motivo da retratação - por isso faço uma retratação... Por isso falei...
De novo: Fortes palavras contra Jeová. Palavras ofensivas... Verdadeiras blasfêmias...
Jeová diz que ouviu as declarações ignorantes do “povo que eu escolhi” por volta de 443 AEC.

(Malaquias 2:17) 17 “Fatigastes a Jeová com as vossas palavras e dissestes: ‘De que modo [o] fatigamos?’ Por dizerdes: ‘Todo aquele que faz o mal é bom aos olhos de Jeová e de tais é que ele mesmo se agrada; ou: ‘Onde está o Deus da justiça?’”
(Malaquias 3:13-15)
13 “Fortes foram as vossas palavras contra mim”, disse Jeová. E dissestes: “Que falamos entre nós contra ti?” 14 “Dissestes: ‘ De nada vale servir a Deus . E que lucro há em termos cumprido a obrigação para com ele e em termos andado acabrunhados por causa de Jeová dos exércitos? 15 E atualmente declaramos felizes os presunçosos. Também os praticantes da iniqüidade foram edificados. Eles também têm experimentado a Deus e conseguem safar-se.’”
SEGUNDO ESTES HUMANOS, tanto o "justo" quanto o "iníquo" receberam o mesmo tratamento da parte de Jeová. Uma grande injustiça da parte de Jeová?? Segundo eles, sim. Segundo eles havia uma iniquidade no Pai.
Outras palavras sobre o iníquo provindas de quem se achava íntegro.
(Salmos 26:1-12) 26 Julga-me, ó Jeová, porque eu mesmo tenho andado na minha própria integridade E tenho confiado em Jeová, para não vacilar. 2 Examina-me, ó Jeová, e põe-me à prova; Refina-me os rins e o coração. 3 Porque a tua benevolência está diante dos meus olhos E tenho andado na tua verdade. 4 Não me sentei com homens de inveracidade; E não entro com os que ocultam o que são. 5 Tenho odiado a congregação dos malfeitores E NÃO ME SENTO COM OS INÍQUOS. 6 Lavarei as mãos na própria inocência E vou marchar ao redor do teu altar, ó Jeová, 7 Para fazer ouvir alto o agradecimento E para declarar todas as tuas obras maravilhosas. 8 Jeová, tenho amado a habitação da tua casa E o lugar do domicílio da tua glória. 9 Não tires a minha alma junto com os pecadores, Nem a minha vida junto com os homens culpados de sangue, 10 Em cujas mãos há conduta desenfreada E cuja direita está cheia de suborno. 11 Quanto a mim, andarei na minha integridade. Oh! redime-me e mostra-me favor. 12 Meu próprio pé certamente ficará posto em lugar plano; Bendirei a Jeová no meio das multidões congregadas.
No dia de inspeção, você pode ESTAR justo ou iníquo.... Neste dia você poderá se mostrar justo ou iníquo.....Vai depender do que você fizer naquelas circunstâncias...

(Ezequiel 18:27-31) 27 “‘E quando o iníquo recuar de sua iniqüidade que praticou e passar a praticar o juízo e a justiça, é ele quem preservará viva a sua própria alma. 28 Quando vir todas as suas transgressões que praticou e recuar delas, positivamente continuará a viver. Não morrerá. 29 “‘E a casa de Israel certamente dirá: “O caminho de Jeová não é acertado.” Quanto aos meus caminhos, acaso não são acertados, ó casa de Israel? Não são os vossos caminhos que não são acertados?’ 30 “‘Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová. ‘Retornai, sim, fazei um recuo de todas as vossas transgressões, e que nada se mostre para vós pedra de tropeço que induz ao erro. 31 Lançai de vós todas as vossas transgressões com as quais transgredistes e fazei para vós um novo coração e um novo espírito, pois, por que devíeis morrer, ó casa de Israel?’
Jeová diz a iníqua casa de Israel: não me agrado na morte do iníquo
(Ezequiel 33:11) 11 Dize-lhes: ‘“Assim como vivo”, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, “não me agrado na morte do iníquo, mas em que o iníquo recue do seu caminho e realmente continue vivendo. Recuai, recuai dos vossos maus caminhos, pois, por que devíeis morrer, ó casa de Israel?”’ Recuai dos vossos maus caminhos, ó iníquos .
Ó vós iníquos que se relacionam amistosamente Comigo, recuai dos vossos maus caminhos.....
Sodoma, a iníqua, qual foi o seu pecado? Jeová responde
(Ezequiel 16:49-50) 49 Eis que este é o que mostrou ser o erro de Sodoma, tua irmã: Orgulho, fartura de pão e a despreocupação do sossego foram [as coisas] que vieram a ser dela e das suas aldeias dependentes, e ela não fortaleceu a mão do atribulado e do pobre. 50 E elas continuaram a ser soberbas e a praticar uma coisa detestável diante de mim, e eu finalmente as removi, assim como vi [ser conveniente].
Todos os erros que caracterizaram Sodoma como iníqua, também foram praticados pelos judeus, logo, também eram iníquos.
O que transforma o homem em iníquo? Jeová responde
(Ezequiel 18:5-13) 5 “‘E no que se refere ao homem, se ele veio a ser justo e tem praticado o juízo e a justiça; 6 se não comeu nos montes e não elevou seus olhos para os ídolos sórdidos da casa de Israel, e não aviltou a esposa de seu companheiro, e não se chegou a uma mulher na sua impureza; 7 e se não maltratou a nenhum homem; se restituiu o penhor tomado pela dívida; se não arrebatou nada em roubo; se deu o seu próprio pão ao faminto e cobriu com roupa ao que estava nu; 8 se não deu nada em troca de juros e não tomou usura; se retirou sua mão da injustiça; se praticou a verdadeira justiça entre homem e homem; 9 se tem andado nos meus estatutos e tem guardado as minhas decisões judiciais para praticar a verdade, ele é justo . Ele positivamente continuará a viver’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová. 10 “‘E [se] alguém se tornou pai de um filho que é salteador, derramador de sangue, que FEZ COISAS semelhantes a uma destas; 11 (mas ele mesmo não fez nenhuma destas coisas;) se também comeu sobre os montes e aviltou a esposa de seu companheiro; 12 se maltratou o atribulado e pobre; se arrebatou coisas em roubo, não restituindo a coisa tomada em penhor; e se elevou seus olhos para os ídolos sórdidos, FEZ uma coisa detestável. 13 Deu em troca de usura e cobrou juros, e ele positivamente não continuará a viver. FEZ TODAS ESTAS COISAS detestáveis. Positivamente será morto. Sobre ele é que virá a haver seu próprio sangue.
Do ponto de vista de Jeová, cometer, praticar ou deixar de praticar certas coisas é ser iníquo. O ato iníquo, a iniquidade praticada só é feita por um iníquo.
As palavras de Jesus

(Mateus 12:34-37) 34 Descendência de víboras, como podeis falar coisas boas quando sois iníquos? Pois é da abundância do coração que a boca fala. 35 O homem bom, do seu bom tesouro, envia coisas boas, ao passo que o homem iníquo, do seu tesouro iníquo, envia coisas iníquas. 36 Eu vos digo que de toda declaração sem proveito que os homens fizerem prestarão contas no Dia do Juízo; 37 pois é pelas tuas palavras que serás declarado justo e é pelas tuas palavras que serás condenado.” > veja o caso de Jó e de seus amigos.
Quando Jesus proferia o Sermão do Monte, fez a seguinte afirmação:
(Mateus 7:11) 11 Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem!
Esta verdadeira afirmação de Jesus abrangia TODOS os seus ouvintes, o que INCLUÍA seus discípulos. Em outra ocasião assim falou Jesus a seus discípulos: Se vós, embora iníquos.
(Lucas 11:1) 11 Então, na ocasião em que estava em certo lugar orando, quando parou, disse-lhe certo dos seus discípulos: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como também João ensinou aos seus discípulos.” (Lucas 11:11-13) 11 Deveras, qual é o pai entre vós que, se o seu filho lhe pedir um peixe, lhe entregará uma serpente em vez de um peixe? 12 Ou, se lhe pedir um ovo, lhe entregará um escorpião? 13 Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!”
ESCOLHEU JESUS DOZE HOMENS JUSTOS?? Seriam os discípulos de Jesus, "homens justos"? Façamos uma análise desta outra verdadeira afirmação de Jesus e obtenhamos a resposta:
(Mateus 9:10-13) 10 Mais tarde, enquanto estava recostado à mesa, na casa, eis que vieram muitos cobradores de impostos e pecadores, e começaram a recostar-se com Jesus e seus discípulos. 11 Vendo isso, porém, os fariseus começaram a dizer aos discípulos dele: "Por que é que o vosso instrutor come com os cobradores de impostos e os pecadores?" 12 Ouvindo-os, ele disse: "As pessoas com saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: ‘Misericórdia quero, e não sacrifício.’ Pois EU NÃO VIM CHAMAR OS QUE SÃO JUSTOS, mas pecadores." (Marcos 2:16-17) . . ." 17 Ao ouvir isso, Jesus disse-lhes: "Os fortes não precisam de médico, mas sim os enfermos. NÃO VIM CHAMAR OS QUE SÃO JUSTOS, mas pecadores."
No caso dos discípulos serem justos, não seriam chamados por Jesus, logo, seus discípulos eram iníquos. Exatamente como Jesus já havia afirmado no Sermão do Monte: "SOIS INÍQUOS".
Do ponto de vista de Jesus, a "iniquidade" é o ATO FINAL praticado por uma pessoa que "é iníqua". A INIQÜIDADE VEM DE DENTRO PARA FORA. Primeiro o coração se torna iníquo.
(Marcos 7:20-23) 20 Outrossim, ele disse: “O que sai do homem é o que avilta o homem; 21 pois, de dentro, dos corações dos homens, saem raciocínios prejudiciais: fornicações, ladroagens, assassínios, 22 adultérios, cobiças, atos de iniqüidade, fraude, conduta desenfreada e um olho invejoso, blasfêmia, soberba, irracionalidade. 23 Todas estas coisas iníquas saem de dentro e aviltam o homem.”
(Mateus 15:18-20)
18 No entanto, as coisas procedentes da boca saem do coração , e estas coisas aviltam o homem. 19 Por exemplo, do coração vêm raciocínios iníquos, assassínios, adultérios, fornicações, ladroagens, falsos testemunhos, blasfêmias. 20 Estas são as coisas que aviltam o homem; mas tomar uma refeição sem lavar as mãos não é o que avilta o homem. . .
BLASFÊMIA – Definição dada por certo dicionário (Houaiss):
blasfêmia Datação: 1344
n substantivo feminino
1 enunciado ou palavra que insulta a divindade, a religião ou o que é considerado sagrado
2 Derivação: por extensão de sentido.
palavra, expressão ou afirmação que insulta ou ofende o que é considerado digno de respeito ou reverência
3 Derivação: por extensão de sentido.
afirmação absurda ou ilógica; contrassenso

SOBERBA – Definição dada por certo dicionário (Houaiss):
soberba Datação: sXIII Ortoépia: ê
n substantivo feminino
1 Uso: formal.
sobranceria de algo em relação a outra coisa em plano mais baixo; elevação, sobrançaria
Ex.: a s. da Acrópole sobre Atenas
2 sentimento de altivez, sobranceria; orgulho
Ex.: a s. de saber-se nobre de nascimento
2.1 Uso: pejorativo.
comportamento excessivamente orgulhoso; arrogância, presunção
Ex.: em que se apoiava toda aquela s.?

Semelhante, é sinônimo de análogo, idêntico, igual ou similar. Todos os humanos são iguais, todos são pecadores, "ESCRAVOS" DO PECADO.
Jeová previu no Sinai que seu povo seria muito arrogante

(Levítico 26:41) 41 Eu, da minha parte, porém, passei a andar em oposição a eles e tive de levá-los à terra dos seus inimigos. “‘Naquele tempo TALVEZ se humilhe o seu coração incircunciso e naquele tempo talvez saldem o seu erro.

eová falou com muita antecedência para quebrar o orgulho do "servo que eu escolhi".
(Isaías 48:3-7) 3 “Contei as primeiras coisas mesmo desde aquele tempo e saíram da minha própria boca, e eu fazia que fossem ouvidas. Repentinamente agi, e as coisas passaram a entrar. 4  POR EU SABER que és duro e que a tua cerviz é um tendão de ferro e que a tua testa é cobre, 5 também EU TE INFORMAVA desde aquele tempo. Antes que pudesse entrar, fiz que [o] ouvisses, PARA QUE NÃO DISSESSES: ‘Meu próprio ídolo as fez, e minha própria imagem esculpida e minha própria imagem fundida as ordenaram.’ 6 Tu ouviste. Observa tudo. Quanto a vós, não [o] contareis? EU TE FIZ OUVIR coisas novas do tempo atual, sim, coisas mantidas em reserva, que não conhecias. 7 Terão de ser criadas no tempo atual e não desde aquele tempo, sim, coisas de que antes de hoje não ouviste [falar], PARA QUE NÃO DIGAS: ‘Eis que eu já as conhecia.
Um "servo" que tinha seu próprio ídolo, além de ter uma cerviz (pescoço) cujo tendão era de ferro (não se deixava humilhar). Jeová falava a iníquos.
Filhos do Reino e filhos do iníquo.

(Mateus 13:36-39) . . .seus discípulos e disseram: “Explica-nos a ilustração do joio no campo.” 37 Em resposta, ele disse: “O semeador da semente excelente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; quanto à semente excelente, estes são os filhos do reino; mas o joio são os filhos do iníquo, 39 e o inimigo que o semeou é o Diabo. A colheita é a terminação dum sistema de coisas e os ceifeiros são os anjos.
Quem não perdoa seu semelhante, É INÍQUO. Vejamos um exemplo.
(2 Samuel 16:5-13) 5 E o Rei Davi chegou até Baurim, e eis que saía de lá um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera, saindo e invocando o mal ao sair. 6 E ele começou a atirar pedras a Davi e a todos os servos do Rei Davi; e todo o povo e todos os poderosos estavam à sua direita e à sua esquerda. 7 E isto foi o que Simei disse ao invocar o mal: “Sai, sai, homem culpado de sangue e homem imprestável! 8 Jeová trouxe de volta sobre ti toda a culpa de sangue pela casa de Saul em lugar de quem tens reinado; e Jeová entrega o reinado na mão de Absalão, teu filho. E eis que estás na tua calamidade, porque és um homem culpado de sangue!” 9 Finalmente, Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: “Por que deve este cão morto invocar o mal sobre meu senhor, o rei? Por favor, deixa-me ir para lá e tirar-lhe a cabeça.” 10 Mas o rei disse: “Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Que invoque o mal, porque o próprio Jeová lhe disse: ‘Invoca o mal sobre Davi!’ Portanto, quem dirá: ‘Por que fizeste assim?’” 11 E Davi prosseguiu, dizendo a Abisai e a todos os seus servos: “Eis que meu próprio filho que saiu das minhas próprias entranhas está procurando a minha alma; e quanto mais agora um benjaminita! Deixai-o, para que invoque o mal, pois Jeová lhe disse isso! 12 Talvez Jeová veja com o seu olho e Jeová realmente me restitua a bondade em vez de sua invocação do mal neste dia.” 13 Com isto Davi e seus homens foram indo pela estrada, ao passo que Simei andava do lado do monte, mantendo o passo com ele para invocar o mal; e atirava pedras ao manter o passo com ele e jogava muito pó.
Davi não quis impor uma penalidade a Simei. Abdicou disso.

(2 Samuel 19:15-23) 15 E o rei começou a voltar e chegou até o Jordão. Quanto a Judá, chegaram até Gilgal para ir e se encontrar com o rei, a fim de conduzir o rei através do Jordão. 16 Então Simei, filho de Gera, o benjaminita, que era de Baurim, apressou-se e desceu com os homens de Judá ao encontro do Rei Davi. 17 E havia com ele mil homens de Benjamim. (E também Ziba, ajudante da casa de Saul, e seus quinze filhos, e vinte servos seus estavam com ele, e foram bem sucedidos em chegar ao Jordão perante o rei. 18 E ele atravessou o vau para fazer passar os da casa do rei e fazer o que era bom aos seus olhos.) Quanto a Simei, filho de Gera, lançou-se diante do rei quando estava para atravessar o Jordão. 19 Ele disse então ao rei: Não me impute meu senhor o erro e não te lembres da falta que teu servo cometeu no dia em que meu senhor, o rei, saiu de Jerusalém, de modo que o rei tome isso ao coração. 20 Pois o teu servo sabe muito bem que sou eu que pequei; e por isso vim hoje como primeiro de toda a casa de José para descer ao encontro de meu senhor, o rei.” 21 Abisai, filho de Zeruia, respondeu imediatamente e disse: “Em troca disso, não devia Simei ser morto, visto que invocou o mal sobre o ungido de Jeová?” 22 Mas Davi disse: “Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, que hoje vos devíeis tornar meu opositor? Será hoje alguém morto em Israel? Pois, não sei muito bem que hoje sou rei sobre Israel?” 23 O rei disse então a Simei: “Não morrerás.” E o rei passou a jurar-lhe.
- Davi abriu mão, abdicou da sentença. Nunca mais lhe cobrarei este pecado, eu juro por Jeová, afirmou Davi.
O perdão não era real, não tinha profundidade, na verdade, não houve perdão. Será que tal promessa juramentada só era válida enquanto Davi estivesse morto?? Deveria Davi eleger um vingador para que a punição fosse finalmente aplicada a Simei??
(1 Reis 2:1-11) 2 E pouco a pouco chegaram-se os dias de Davi morrer; e ele passou a ordenar a Salomão, seu filho, dizendo: 2 “Eu vou no caminho de toda a terra, e tu terás de ser forte e mostrar-te homem. 3 E terás de cumprir a obrigação para com Jeová, teu Deus, andando nos seus caminhos, guardando os seus estatutos, seus mandamentos e suas decisões judiciais, e seus testemunhos, segundo o que está escrito na lei de Moisés, para agir com circunspeção em tudo o que fizeres e aonde quer que te virares; 4 a fim de que Jeová cumpra a sua palavra que falou referente a mim, dizendo: ‘Se os teus filhos cuidarem do seu caminho, andando perante mim em verdade, de todo o seu coração e de toda a sua alma, não se decepará homem teu, [impedindo-o de sentar-se] no trono de Israel.’ 5 “E tu mesmo também sabes muito bem o que me fez Joabe, filho de Zeruia, naquilo que fez aos dois chefes dos exércitos de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, quando os matou e fez que houvesse sangue de guerra em tempo de paz, e pôs sangue de guerra no seu cinto que tinha em volta dos quadris e nas suas sandálias que tinha nos pés. 6 E terás de agir segundo a tua sabedoria e não deixar que seus cabelos grisalhos desçam em paz ao Seol. 7 “E deves usar de benevolência para com os filhos de Barzilai, o gileadita, e eles têm de mostrar estar entre os que comem à tua mesa; pois foi assim que se chegaram a mim quando fugi de diante de Absalão, teu irmão. 8 E eis que há contigo Simei, filho de Gera, benjaminita de Baurim, e foi ele quem invocou o mal sobre mim com uma penosa invocação do mal, no dia em que fui a Maanaim; e foi ele quem desceu ao meu encontro até o Jordão, de modo que lhe jurei por Jeová, dizendo: ‘Não te entregarei à morte pela espada.’ 9 E agora, não o deixes impune, porque és homem sábio e sabes muito bem o que lhe deves fazer, e terás de fazer os seus cabelos grisalhos descer com sangue ao Seol.10 Davi deitou-se então com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi. 11 E os dias que Davi reinou sobre Israel foram quarenta anos. Em Hébron ele reinou sete anos e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
As palavras saídas da boca de Jesus poderiam até mesmo retratar o caso do "escravo" Davi e do "escravo" Simei:
(Mateus 18:21-35) 21 Pedro aproximou-se então e disse-lhe: “Senhor, quantas vezes há de pecar contra mim o meu irmão e eu lhe hei de perdoar? Até sete vezes?” 22 Jesus disse-lhe: “Eu não te digo: Até sete vezes, mas: Até setenta e sete vezes. 23 “É por isso que o reino dos céus se tem tornado semelhante a um homem, um rei, que queria ajustar contas com os seus escravos. 24 Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um homem que lhe devia dez mil talentos [= 60.000.000 de denários]. 25 Mas, porque não tinha os meios de pagar [isso] de volta, seu amo mandou que ele, e a esposa dele, e os filhos dele, e todas as coisas que tivesse, fossem vendidos e fosse feito o pagamento. 26 Por isso, o escravo prostrou-se e começou a prestar-lhe homenagem, dizendo: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo de volta.’ 27 Penalizado, por causa disso, o amo daquele escravo deixou-o ir e cancelou a sua dívida. 28 Mas aquele escravo saiu e achou um dos seus co-escravos, que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, começou a estrangulá-lo, dizendo: ‘Paga de volta o que deves.’ 29 Por isso, seu co-escravo prostrou-se e começou a suplicar-lhe, dizendo: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei de volta.’ 30 No entanto, ele não estava disposto, mas foi e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse de volta o que devia. 31 Portanto, quando seus co-escravos viram o que tinha acontecido, ficaram muito contristados, e foram e esclareceram ao seu amo tudo o que tinha acontecido. 32 O amo dele convocou-o então e disse-lhe: ESCRAVO INÍQUO , eu te cancelei toda aquela dívida, quando me suplicaste. 33 Não devias tu, por tua vez, ter tido misericórdia do teu co-escravo, assim como eu também tive misericórdia de ti?’ 34 Com isso, seu amo, furioso, entregou-o aos carcereiros, até que pagasse de volta tudo o que devia. 35 Do mesmo modo lidará também convosco o meu Pai celestial, se não perdoardes de coração cada um ao seu irmão.” -
Depois destas palavras de Jesus, o mais sábio dos homens, o que revelou ser a atitude de Davi? Revelou ser uma iniquidade .
Jesus continua a ensinar: Diferença do homem bom para o homem iníquo - "o homem bom nunca fará o que é mal".
(Mateus 12:34-37) 34 Descendência de víboras, como podeis falar coisas boas quando sois iníquos ? Pois é da abundância do coração que a boca fala. 35 O homem bom, do seu bom tesouro, envia coisas boas , ao passo que o homem iníquo, do seu tesouro iníquo, envia coisas iníquas. 36 Eu vos digo que de toda declaração sem proveito que os homens fizerem prestarão contas no Dia do Juízo; 37 pois é pelas tuas palavras que serás declarado justo e é pelas tuas palavras que serás condenado.”
Jesus afirmou que uma iniqüidade, só pode ser praticada "exclusivamente" por um homem iníquo.
Criador é benigno para com os iníquos.
(Lucas 6:35-36) 35 Ao contrário, continuai a amar os vossos inimigos e a fazer o bem, e a emprestar [sem juros], não esperando nada de volta; e a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque ELE É BENIGNO PARA COM os ingratos e os INÍQUOS . 36 Continuai a tornar-vos misericordiosos, assim como vosso Pai é misericordioso.
(Mateus 9:12-13)
12 Ouvindo-os, ele disse: “As pessoas com saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: ‘Misericórdia quero, e não sacrifício.’ Pois eu não vim chamar os que são justos , mas pecadores.”

O pecado da soberba

Soberba > Orgulho desdenhoso; altivez; arrogância. A soberba é o oposto da humildade. O soberbo, NA SUA própria estima, é superior, enaltecido acima dos seus semelhantes.

(Lucas 18:9-14) 9 Mas, ele contou a seguinte ilustração também a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e que consideravam os demais como nada: 10 “Dois homens subiram ao templo para orar, um sendo fariseu e o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu estava em pé e começou a orar as seguintes coisas no seu íntimo : ‘Ó Deus, agradeço-te que NÃO SOU como o resto dos homens, extorsores, injustos, adúlteros, ou mesmo como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana, dou o décimo de todas as coisas que adquiro.’ 13 O cobrador de impostos, porém, estando em pé à distância, não estava nem disposto a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, sê clemente para comigo pecador.’ 14 Digo-vos: Este homem desceu para sua casa provado MAIS JUSTO do que aquele homem; porque todo o que se enaltecer será humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido.”
Neste mesmo caso (mais justos) encontram-se os ninivitas, tanto do ponto de vista de Jeová como no de Jesus. - (Mateus 12:41) 41  Homens de Nínive se levantarão no julgamento com esta geração e a condenarão; porque eles se arrependeram com o que Jonas pregou, mas, eis que algo maior do que Jonas está aqui. -
Já que procurar fazer a justiça e desviar-se do mal não havia livrado Jó daquilo, que SEGUNDO ELE, estava destinado ao iníquo, e, neste estado, SEGUNDO ELE, reprovado, e não recebendo apoio sequer daqueles para os quais ele havia sido bondoso, o próprio Jó ficou muito indignado e falou: De nada aproveita ao varão vigoroso ter prazer em Deus? Jó 26 a 31.

(Jó 31:2-4) 2 E que porção há da parte do Deus de cima, Ou que herança da parte do Todo-poderoso desde o alto? 3 Não há desastre para um contraventor E infortúnio para os que praticam o que é prejudicial? 4 Acaso não vê ele os meus caminhos E conta até mesmo todos os meus passos?
Eliú passa a repreender Jó por suas ignorantes afirmações
Jó 32 a 37
Eliú afirma que Deus não é parcial
(Jó 34:19) 19 [Há Um] que não tem mostrado parcialidade para com príncipes E não tem dado mais consideração ao nobre do que ao de condição humilde, Porque todos eles são trabalho das suas mãos.  Aquele que bate é filho assim como aquele que apanha também é filho.
Existe outra motivação para obedecer ao Criador; a qual, nada tem a ver com o egoísmo (busca por um prêmio).
Mesmo quando socorrido por Deus na sua tribulação, e ouvindo a sentença contra o iníquo, não devemos nos alegrar com sua morte ou com sua sentença. Quando atribulado, não passe a escolher o que é prejudicial para o iníquo no lugar da tua tribulação.

(Jó 36:15-23) 15 Ele socorrerá o atribulado na sua tribulação E destapará seu ouvido na opressão. 16 E certamente te engodará [para longe] da boca da aflição! Um lugar mais amplo, não o aperto, haverá em seu lugar, E o consolo da tua mesa será cheio de gordura. 17 Certamente serás enchido com a sentença judicial contra o iníquo; A sentença judicial e o juízo é que segurarão. 18 Pois [cuida de] que o furor não te engode a bater palmas [por despeito], E não te deixes desencaminhar por um grande resgate. 19 Terá efeito teu clamor por ajuda? Não, nem na aflição Todos os [teus] poderosos esforços. 20 Não fiques suspirando pela noite, Para que os povos retrocedam [de] onde estão. 21 Guarda-te de não te virares para o que é prejudicial, Pois escolheste isso em vez de tribulação. 22 Eis que o próprio Deus age de modo elevado com o seu poder; Que instrutor há semelhante a ele? 23 Quem demandou dele uma prestação de contas sobre o seu caminho, E quem disse: ‘Cometeste injustiça’?
Alegrar-se por sofrer uma iniquidade e não sentir no coração nenhum rancor contra o iníquo que está praticando esta iniquidade - foi o que o "justo" Jesus ensinou e sentiu.

Jeová passa a repreender a Jó por suas ignorantes afirmações
Jó 38 a 42

CONTRARIANDO CONCEITOS HUMANOS, o Criador ama iníquos e filhos de iníquos.
Entre 647 e 580 AEC.
(Jeremias 4:22) 22 Pois meu povo é tolo. Não fizeram caso de mim. São filhos estultos; e não são os que têm entendimento. São sábios para fazer o mal, mas para fazer o bem eles realmente não têm conhecimento.
(Jeremias 15:7)
7 E eu os joeirarei com um forcado nos portões do país. Certamente [os] privarei de filhos. Vou destruir meu povo, [visto que] não recuaram de seus próprios caminhos.
Entre 778 e 732 AEC.
(Isaías 43:1-4) 43 E agora, assim disse Jeová, teu Criador, ó Jacó, e teu Formador, ó Israel: “Não tenhas medo, porque eu te resgatei. Eu [te] chamei pelo teu nome. Tu és meu. 2 Se passares pelas águas, vou estar contigo; e pelos rios, eles não passarão por cima de ti. Se andares através do fogo, não ficarás chamuscado, nem te crestará a própria chama. 3 Porque eu sou Jeová, teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador. DEI o Egito como resgate por ti, a Etiópia e Sebá, EM LUGAR DE TI . 4 Devido ao fato de que tens sido precioso aos meus olhos , foste considerado honroso e EU MESMO TE AMEI. Darei homens em lugar de ti e grupos nacionais em lugar da tua alma.
Entre 647 e 580 AEC.
(Jeremias 30:23-31:6) 23 Eis que saiu de Jeová um vendaval, o próprio furor, uma tormenta impetuosa. RODOPIARÁ SOBRE A CABEÇA DOS INÍQUOS. 24 A ira ardente de Jeová não recuará até que ele tenha executado e até que tenha realizado as idéias de seu coração. Na parte final dos dias vós lhe dareis a vossa consideração. 31 “Naquele tempo”, é a pronunciação de Jeová, “tornar-me-ei Deus para todas as famílias de Israel; e quanto a eles, tornar-se-ão meu povo”. 2 Assim disse Jeová : “O povo composto dos SOBREVIVENTES DA ESPADA achou favor no ermo, quando Israel andava para obter seu repouso.” 3 De longe apareceu-me o próprio Jeová, [dizendo:] “ E eu te amei com um amor por tempo indefinido. Por isso é que te atraí com benevolência. 4 Ainda te reedificarei e serás realmente reedificada, ó virgem de Israel. Ainda te ataviarás com os teus pandeiros e realmente sairás na dança dos que estão rindo. 5 Ainda plantarás vinhedos nos montes de Samaria. Os plantadores certamente plantarão e principiarão a usá-los. 6 Pois há um dia em que as sentinelas na região montanhosa de Efraim realmente clamarão: ‘Levantai-vos, homens, e subamos a Sião, a Jeová, nosso Deus.’”
Jeová atrai os iníquos usando de benevolência.
Entre 800 e 745 AEC.
(Oséias 14:1-5) 14 “Volta deveras a Jeová, teu Deus, ó Israel, pois tropeçaste no teu erro. 2 Tomai convosco palavras e voltai a Jeová. Dizei-lhe, todos vós: ‘Que tu perdoes o erro; e aceita o que é bom, e nós ofereceremos em troca os novilhos de nossos lábios. 3 A própria Assíria não nos salvará. Não cavalgaremos em cavalos. E não mais diremos: “Ó nosso Deus!” ao trabalho das nossas mãos, porque és tu que tens misericórdia para com o menino órfão de pai.’ 4 “Sararei a sua infidelidade. AMÁ-LOS-EI DE [MINHA] PRÓPRIA VONTADE, porque a minha ira recuou dele. 5 Tornar-me-ei para Israel como orvalho. Ele florescerá como lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
O amor de Jeová NÃO SE DAVA EM CONSEQÜÊNCIA DE seu povo ser justo e fiel. NÃO ESTÁ CONDICIONADO a que estes sejam justos.

PECADO – Esta é a definição dada por certo dicionário (Houaiss):
pecado Datação: sXIII
n substantivo masculino
1 violação de um preceito religioso
2 Derivação: por extensão de sentido.
desobediência a qualquer norma ou preceito; falta, erro
Exs.: p. juvenis
trabalhar muito não é p.
3 ação má; crueldade, perversidade
Ex.: é um p. acordá-lo tão cedo
4 o que merece ser lastimado; pena, tristeza
Ex.: é um p. que você não possa ficar para o jantar
5 estado em que se encontra alguém que cometeu um pecado (acp.1)
Ex.: aquela mulher vive em p.


Logo, pecar significaria errar o objetivo do Criador, o que Ele espera de mim em relação a TUDO o que eu vou fazer. Significaria DESVIAR-SE DO PROJETO ORIGINAL do Criador para mim.
Um bom projetista sabe o que está projetando em todos os seus mínimos detalhes. O bom projetista sabe tudo o que a coisa projetada deve e não deve fazer para manter-se no projeto original.

Segundo o acima afirmado, os "iníquos" estão em contrate com as pessoas de "disposição" justa. Segundo o citado acima, Jeová não ama os iníquos.
INIQUIDADE – Esta é a definição dada por certo dicionário (Houaiss):
iniquidade Datação: 1555 Ortoépia:
n substantivo feminino
1 caráter daquilo ou daquele que é iníquo, que é contrário à equidade
Exs.: a i. de uma lei
a i. de um juiz
2 ação ou coisa contrária à moral e à religião
3 aquilo que é iníquo, ato contrário à justiça, à equidade
Ex.: cometer i.
4 ato perverso; maldade

A condenação pelo pecado, qualquer pecado, (erro) é a morte - A PENALIDADE POR QUALQUER PECADO É A MESMA.
Iniquidade é todo ato contrário à justiça e a equidade.
Bem, o que é equidade??
Equidadeesta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: respeito à igualdade de direito de cada um....; virtude de quem manifesta senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos.
equidade
\qü ou qu\ s.f. (sXV) 1 apreciação, julgamento justo 1.1 respeito à igualdade de direito de cada um, que independe da lei positiva, mas de um sentimento do que se considera justo, tendo em vista as causas e as intenções 2 virtude de quem ou do que (atitude, comportamento, fato etc.) manifesta senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos <a e. de um juiz> <a e. de um julgamento> 3 correção, lisura na maneira de proceder, julgar, opinar etc.; retidão, equanimidade, igualdade, imparcialidade ¤ etim lat. aequìtas,átis 'igualdade, equidade' ¤ sin/var equidade, integridade, razão; ver tb. antonímia de contraposição ¤ ant iniquidade, injustiça; ver sinonímia de contraposição

Toda e qualquer pessoa que fugir da igualdade é um iníquo. Toda pessoa que não se sente igual é um iníquo.
Incrível, não??
Percebemos que todas as ações de iniquidade, são ações que revelam que o praticante passou a ver a vítima com um valor abaixo do valor que ela dá a si mesma. Revela que o praticante passou a ter pela vítima uma estima muito menor do que a estima que ele tem por si mesmo.
Quais são os mandamentos que servem de base para todo e qualquer mandamento criado pelo Pai Jeová para o humano??
Deveis amar ao próximo COMO amas a ti mesmo.
Bem, este mandamento pede ao humano que ele NUNCA deixe de usar a equidade entre ele mesmo e os demais humanos.
Isto é bem claro.

(Ezequiel 18:4) 4 Eis que todas as almas — a mim me pertencem. Como a alma do pai, assim também a alma do filho — a mim me pertencem. A alma QUE PECARela é que morrerá.
Jeová não diferencia e classifica o pecado como leve, grave e gravíssimo. Para todos os tipos de pecados, a penalidade é única. Sendo única a penalidade, significa que "TODOS" os pecados encontram-se no mesmo nível de gravidade.
O produto final de todo e qualquer pecado é a morte.
Todo e qualquer pecado produz a morte.
Todo e qualquer pecado leva para a morte.
Este é o pensamento do Pai Jeová.
INDEPENDENTE DA MOTIVAÇÃO, no instante que o pecado é cometido a sentença pode ser executada, a punição pode ser imediatamente aplicada, como no caso de Uzai em relação à arca do pacto. Isto é o cumprimento da lei. Todo e qualquer ATO SEGUINTE depende agora unicamente do Criador. Eu já entrei com o erro e o PRÓXIMO PASSO é do Criador. Caso Ele me conceda o perdão, não me imputando a sentença de morte imediatamente, não me punindo imediatamente, somente neste caso haverá a oportunidade para o PASSO SEGUINTE – o arrependimento.

Quem é justo?
(Ezequiel 18:5-9) 5 "'E no que se refere ao homem, se ele veio a ser justo e TEM PRATICADO o juízo e a justiça; 6 se não comeu nos montes e não elevou seus olhos para os ídolos sórdidos da casa de Israel, e não aviltou a esposa de seu companheiro, e não se chegou a uma mulher na sua impureza; 7 e se não maltratou a nenhum homem; se restituiu o penhor tomado pela dívida; se não arrebatou nada em roubo; se deu o seu próprio pão ao faminto e cobriu com roupa ao que estava nu; 8 se não deu nada em troca de juros e não tomou usura; se retirou sua mão da injustiça; se praticou a verdadeira justiça entre homem e homem; 9 se tem andado nos meus estatutos e tem guardado as minhas decisões judiciais para praticar a verdade, ele é justo. Ele positivamente continuará a viver', é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.
Ser justo é fazer e deixar de fazer certas coisas, assim como ser iníquo também é fazer e deixar de fazer as mesmas coisas, só que no sentido oposto. Enquanto o iníquo pode praticar certa medida de justiça, o justo só é justo, enquanto não cometer nenhuma única iniquidade.
Ser justo não é igual a ser um mocinho de um filme, que pode fazer as mesmas coisas que faz um bandido, e que continua mocinho. Isto seria fazer acepção de pessoas, e fazer acepção de pessoas também é um pecado.
Vejam a informação dada pelo Pai, que revela o que é ser um “justo”.
(Ezequiel 18:20) 20 A alma que pecar — ela é que morrerá. O próprio filho não levará nenhuma [culpa] pelo erro do pai e o próprio pai não levará nenhuma [culpa] pelo erro do filho. A própria justiça do justo virá a estar sobre ele mesmo, e a própria iniqüidade do iníquo virá a estar sobre ele mesmo. (Ezequiel 18:24) 24 "‘Ora, QUANDO o justo recuar da sua justiça e realmente FIZER INJUSTIÇA ; se estiver fazendo segundo todas as coisas detestáveis que o iníquo tem feito e estiver vivendo, não será lembrado nenhum dos seus atos justos que praticou. Por sua INFIDELIDADE que praticou e por seu PECADO com que pecou, por estes é que morrerá.
Ao cometer um pecado, qualquer pecado, o justo passa a ser um iníquo.
Percebemos??
Se um justo fizer uma de todas as coisas que o iníquo faz, ele também passa a ser um iníquo.
Percebemos??
É aquilo que a pessoa faz ou deixa de fazer que a coloca na condição de justo ou de iníquo.
Independente de quem seja, quem praticar qualquer uma das coisas chamadas por Deus de “detestáveis”, passa a ser um iníquo.
Notamos que isto é imparcialidade, não notamos??
Notamos a individualidade, não notamos??
Notamos que todos são vistos e tratados rigorosamente iguais, não notamos??
O que mais notamos??
Também notamos que justo é aquele que não pratica pecado..
Justo é a condição alcançada por aquele que não comete “pecado”.
Por sua INFIDELIDADE que praticou e por seu PECADO com que pecou, por estes é que morrerá.
E quanto ao iníquo??
Iníquo é aquele que comete um “pecado”...

O justo continuará a viver.
Justo é aquele que não pecou, logo, não se arrepende. Jesus é o justo - todo homem deve ser comparado com Jesus para saber se é justo.
Por que Jesus mostrou ser um homem justo???
Não foi exatamente por não ter cometido nenhum pecado, apesar de todas as circunstâncias adversas???
Se Jesus cometesse um pecado, qualquer pecado, continuaria ele a ser justo??
Óbvio que não....

(Mateus 9:10-13) 10 Mais tarde, enquanto estava recostado à mesa, na casa, eis que vieram muitos cobradores de impostos e pecadores, e começaram a recostar-se com Jesus e seus discípulos. 11 Vendo isso, porém, os fariseus começaram a dizer aos discípulos dele: "Por que é que o vosso instrutor come com os cobradores de impostos e os pecadores?" 12 Ouvindo-os, ele disse: "As pessoas com saúde não precisam de médico , mas sim os enfermos. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: 'Misericórdia quero, e não sacrifício.' Pois eu não vim chamar os que são justos, mas pecadores."
(Lucas 5:31-32)
31 Em resposta, Jesus disse-lhes: "Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os que estão adoentados. 32 Eu não vim chamar os que são justos , mas sim pecadores ao arrependimento."
(Mateus 5:44-45) 44 No entanto, eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; 45 PARA QUE mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos.
(Lucas 16:14-15)
14 Ora, os fariseus, que eram amantes do dinheiro, estavam escutando todas estas coisas, e começaram a escarnecer dele. 15 Conseqüentemente, ele lhes disse: "Vós sois os que vos declarais justos perante os homens , mas Deus conhece os vossos corações; porque aquilo que é altivo entre os homens é uma COISA REPUGNANTE à vista de Deus.
PODE ALGUM JUSTO AGIR COMO INIMIGO DE JEOVÁ?? Tenho de amar meu inimigo PARA SER filho do Criador, pois ELE JÁ AMA E FAZ O BEM PARA SEUS INIMIGOS e é exatamente isso o que Ele projetou e espera de mim.
POVO ESCOLHIDO, NAÇÃO SANTA OU INIMIGO DIRETO?? SÓ UM POVO INÍQUO SE LEVANTA COMO INIMIGO DIRETO DE JEOVÁ.
(Miquéias 2:8) 8 "‘E ontem o MEU PRÓPRIO POVO passou a levantar-se como INIMIGO DIRETO. Arrancais da frente do manto o adorno majestoso, daqueles que passam confiantemente [como] os que retornam da guerra.
Assim verte a Tradução Almeida: (Miquéias 2:8) 8 Mas há pouco se levantou o meu povo como um inimigo; de sobre a vestidura arrancais o manto aos que passam seguros, como homens contrários à guerra.


 Todos os filhos humanos são iníquos. Como poderia o Pai de todos os humanos, amar um grupo e odiar outro de forma definitiva? Como poderia beneficiar especial e unicamente um grupo que Ele "escolheu", quando este mesmo grupo escolhido e ensinado SE MOSTRA PIOR que os não escolhidos e não ensinados? Como poderia fazer filhos pagarem por erros dos pais de forma definitiva e ainda assim ser justo?
Por pelo menos três vezes, Davi pecou e MUITOS MORRERAM NO SEU LUGAR. Numa ocasião específica foram 70.000 homens. Filhos pagando pelo erro do pai, como previsto pelo próprio Criador. Poderia o Criador esquecer o erro de seu iníquo filho querido, enquanto não esquece o erro de outros filhos iníquos? Poderia perdoar os erros de Davi em face exclusiva de sua promessa feita a Davi e não perdoar o mesmo erro cometido por outros filhos? "Eu fiz a promessa, logo ele pode errar, pois a minha palavra está envolvida". Muito embora o Criador tenha se mostrado leal com filhos desleais, poderia Ele simplesmente ser parcial? A palavra saída da boca de Jeová esclarece tal posição no caso de bênçãos e punições. Assim falou Jeová:
(Jeremias 18:1-10) 18 A palavra que veio a haver para Jeremias, da parte de Jeová, dizendo:2 "Levanta-te, e tens de descer à casa do oleiro e ali te farei ouvir as minhas palavras."3 E passei a descer à casa do oleiro, e eis que ele fazia uma obra na roda de oleiro.4 E o vaso que fazia do barro foi estragado pela mão do oleiro, e ele tornou e foi fazer dele outro vaso, conforme parecia direito fazer aos olhos do oleiro.5 E continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo:6 "'Não posso eu fazer a vós como este oleiro [fez], ó casa de Israel?' é a pronunciação de Jeová. 'Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.7 Em qualquer momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para [a] desarraigar, e para [a] demolir, e para [a] destruir,8 e esta nação realmente RECUAR  da sua maldade contra a qual falei, também eu vou deplorar a calamidade que pensei em executar sobre ela.9 Mas, em qualquer momento em que eu falar a respeito de uma nação e a respeito de um reino, para [a] edificar e para [a] plantar,10 e ela realmente FIZER O QUE É MAU aos meus olhos por não obedecer à minha voz, também eu vou deplorar o bem que eu disse [para mim] fazer-lhe para seu bem.'
A IMPARCIALIDADE de Jeová está acima dos pensamentos e sentimentos dos humanos imperfeitos. É um relacionamento no qual o Criador comprovadamente, abre mão da justiça, isto é, aquilo que o humano rotula como justiça (definitiva retribuição). No relacionamento pai e filho, existe imparcialidade, existe punição, existe premiação, existe misericórdia, existe lições individuais e lições em grupo, existe perdão, entretanto, O PAI ABRE MÃO DA JUSTIÇA. Onde há justiça não há perdão.
O ser humano vê a justiça como o “pagar” pelo erro cometido. O humano abomina a impunidade. O humano pede e espera que haja a merecida punição para o iníquo.
Embora tenha havido punições, Jeová perdoou Davi PORQUE AMAVA a Davi, tal qual o pai humano perdoa seu iníquo filho. Quanto mais iníquo for o filho, maior terá de ser o amor do pai para com ele. COMO VOCÊ SE SENTIRIA SE JEOVÁ PUNISSE COM A MORTE 70.000 PESSOAS POR CAUSA DE UM ERRO SEU?? Não estava Jeová ensinando lições para Davi?? Jeová estava usando de Misericórdia e estava ao mesmo tempo ensinando os seus filhos a também serem Misericordiosos. Sejam Misericordiosos assim como Eu sou Misericordioso. Jesus chamou a atenção para o fato de que O PECADOR É UM DOENTE. Quanto MAIS PECADOS ele comete, MAIS DOENTE ele está, necessitando de MAIS MISERICÓRDIA.
Mateus 9:12,13 Ouvindo-os, ele disse: "As pessoas com saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: 'Misericórdia quero, e não sacrifício .' Pois eu não vim chamar os que são justos, mas pecadores
Vou ter misericórdia de quem eu tiver misericórdia:
(Êxodo 33:19) 19 Mas ele disse: “Eu mesmo farei toda a minha bondade passar diante da tua face e vou declarar diante de ti o nome de Jeová; e vou favorecer ao que eu favorecer e vou ter misericórdia de quem eu tiver misericórdia.”
Assim verte a Tradução Brasileira:
(Êxodo 33:19) 19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o nome de Jeová; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
Outros iníquos estavam sendo testemunhas de que Jeová estava usando de misericórdia para com o mais iníquo.
A nação escolhida "o servo que escolhi" agiu com a iniquidade prevista. Se tornou a mais iníqua das nações, para a vergonha deles próprios e Jeová afirmou a respeito desta mais iníqua nação:
(Isaías 43:3-4) 3 Porque eu sou Jeová, teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador. Dei o Egito como resgate por ti, a Etiópia e Sebá, em lugar de ti.4 Devido ao fato de que tens sido precioso aos meus olhos, foste considerado honroso e eu mesmo te amei. Darei homens em lugar de ti e grupos nacionais em lugar da tua alma.
Ficarão espantados com o tamanho da bondade com a qual vou tratar o iníquo. (Jeremias 33:8-9) 8 E eu vou purificá-los de todo o seu erro com que pecaram contra mim e vou perdoar-lhes todos os erros com que pecaram contra mim e com que transgrediram contra mim. 9 E ela certamente se tornará para mim um nome de exultação, louvor e beleza para com todas as nações da terra, que ouvirão [falar] de toda a bondade que eu lhes faço. E certamente ficarão apavorados e agitados por causa de toda a bondade e por causa de toda a paz que faço [vir] a ela.’”
Assim verte a Tradição Brasileira: (Jeremias 33:8-9) 8 Purificá-los-ei de toda a sua iniqüidade, em que pecaram contra mim; e lhes perdoarei todas as suas iniqüidades, com que pecaram contra mim, e com que transgrediram contra mim. 9 Esta cidade me servirá de nome, de gozo, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra, que ouvirem todo o bem que eu lhes estou fazendo, e que temerem e tremerem por causa de todo o bem e por causa de toda a paz que eu lhes estou proporcionando.
Outros iníquos ficarão espantados com o tamanho da Minha bondade para com eles”. Ora, qual o motivo do espanto?? Não são merecedores de benevolência?? O que merece o mais iníquo, quando outros menos iníquos que ele sofreram punição?? Todos esperariam ver uma punição pior, não é verdade?? Exatamente por isso é que ficam perplexos, pois o mais iníquo foi tratado com tamanha bondade.
Embora os observadores possam ficar perplexos, aquele que foi tratado com tamanha bondade pode não ficar nem um pouco perplexo. Ora, como isto pode acontecer?? Basta que este mais iníquo não se considere nem mesmo um iníquo. Não se considerando iníquo, segundo ele, toda e qualquer bondade que vir da parte de Jeová para ele, será uma recompensa dada por Jeová por sua lealdade.
Ele não se considera iníquo apesar de o Pai afirmar que está perdoando todos os seus pecados?? Como isto pode acontecer?? Basta olharmos o exemplo de Saulo de Tarso, o mais zeloso de todos os fariseus. Ele praticava todas aquelas maldades, estando plenamente convencido de que estava agradando a Jeová. Tão convencido estava, que queria fazer as pessoas se retratarem. Onde Saulo havia aprendido tudo o sabia e que ele defendia tão zelosamente?? Assim como todos os demais, pesquisando as “Escrituras”.
No entanto, segundo Jesus, qual o motivo de Saulo e dos demais homens agirem com todo este zelo?? (João 16:1-3) 16Tenho falado estas coisas para que não tropeceis. 2 [Os] homens vos expulsarão da sinagoga. De fato, vem a hora em que todo aquele que vos matar imaginará que tem prestado um serviço sagrado a Deus. 3 Mas, farão estas coisas PORQUE não vieram a conhecer nem o Pai nem a mim.
Assim verte a Tradução Brasileira: (João 16:1-3) 1 Eu tenho dito estas coisas, para que não vos escandalizeis. 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais vem a hora em que todo o que vos mata, julgará oferecer um culto a Deus. 3 Isto farão, PORQUE não conheceram ao Pai, nem a mim.
Objetivavam agradar a uma pessoa que eles não conheciam, apesar de estudarem as “Escrituras”.
- Exatamente como no caso de Davi. Jeová amava-os na condição de mais iníquo dos povos. Quanto mais iníquo o "servo", maior quantidade de amor será sentido e usado.
Não amaria Jeová os outros povos da mesma forma? Diria não a esta pergunta um povo cego e surdo. A nação escolhida não admitia sua iniquidade e não admitia que Jeová amasse outros povos reconhecidamente iníquos. Estavam convencidos de que Jeová não ama os iníquos, e que, se eles eram amados por Jeová, isto significava que eles não eram iníquos. Lógico, eles não se viam como iníquos.
Jeová não amava e não ama a "iniquidade", seja ela praticada por quem quer que seja.
Não ouviu Jeová a oração do MAIS INÍQUO dos homens (Manassés)? Não só ouviu como respondeu favoravelmente. A humilhação era de Manassés. Não amou Jesus a Saulo de Tarso, o MAIS INÍQUO dos homens naquela ocasião? A humilhação era de Saulo.
Todos nós humanos, sem exceção, somos iníquos. Ao reconhecermos isso, veremos que Jeová ama os iníquos. A humilhação é de cada um de nós.
Os arrogantes não se consideram iníquos, e, ainda humilham outros iníquos. Certamente serão humilhados no futuro.
Veja a continuação deste assunto em parai de julgar
Quando Jesus nos deu a ORDEM de abrir mão da "justa" compensação pela iniqüidade cometida (olho por olho), só nos deixou a opção de perdoar, perdoar e perdoar. Assim nos ORDENOU Jesus:
(Mateus 5:38-42) 38 "Ouvistes que se disse: ‘Olho por olho e dente por dente.’ 39 No entanto, eu vos digo: Não resistais àquele que é iníquo; mas, a quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe também a outra. 40 E, se alguém quiser levar-te perante o tribunal para obter posse de tua roupa interior, deixa-o ter também a tua roupa exterior; 41 e, se alguém sob autoridade te obrigar a prestar serviço por mil passos, vai com ele dois mil. 42 Dá ao que te pede e não te desvies daquele que deseja tomar emprestado de ti [sem juros].
"Olho por olho" era uma regra que regia toda a vida dos Israelitas até então, destacando a exigência da plena justiça. Abrir mão desta regra equivale a abrir mão da justiça. No entanto, o exemplo estava sendo dado pelo próprio Jeová.
Assim como o Pai ABRE MÃO da justiça no seu relacionamento com seu filho iníquo, os filhos iníquos têm de ABRIR MÃO da justiça no relacionamento com os seus irmãos iníquos. Têm de usar amplamente a misericórdia e o perdão para com seus irmãos iníquos.
Jesus não foi perdoado. Ele é "justo". O justo não comete pecado, logo não precisa ser perdoado.
Notamos assim que o Criador está nos fazendo passar por uma lição teórica e prática para exercitarmos os nossos sentimentos. Notamos também que o sentimento predominante na personalidade do Criador é a Misericórdia. No entanto, para ser misericordiosa a pessoa precisa, antes, já amar àquele que vai demonstrar misericórdia.
Qual é o valor do justo??
Qual é o valor do iníquo??
Será que justo e iníquo têm valores diferentes??
É óbvio que estas perguntas acima devem ser feitas para o Pai Jeová. É o Pai Jeová quem nos fornece os reais valores que devemos atribuir a justos e iníquos.
Os humanos pactuados com o Pai Jeová tinham certos pecadores como não valendo mais nada, ou seja, como um caso perdido.
Aqueles humanos ficaram chocados com a atitude de Jesus em relação a estas pessoas iníquas.
Jesus tratava aqueles iníquos como se eles fossem pessoas valiosas.
Será que havia algum erro em Jesus??
Toda aquela geração atribuía baixos valores para aqueles iníquos, logo, se afastavam de tais iníquos.
No entanto, Jesus fazia o oposto.
Óbvio que passaram a questionar Jesus por suas ações. Como um homem de Deus podia não se afastar de pessoas iníquas??
(Lucas 15:2-10) 2 Conseqüentemente, tanto os fariseus como os escribas murmuravam, dizendo: “Este homem acolhe pecadores e come com eles.” 3 Então lhes contou a seguinte ilustração, dizendo: 4 Que homem dentre vós, com cem ovelhas, perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove atrás no ermo e vai em busca da perdida, até a achar? 5 E quando a tiver achado, ele a põe sobre os seus ombros e se alegra. 6 E, ao chegar à casa, convoca seus amigos e seus vizinhos, dizendo-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que estava perdida.’ 7 Eu vos digo que assim haverá mais alegria no céu por causa de um pecador que se arrepende, do que por causa de noventa e nove justos que não precisam de arrependimento. 8 Ou que mulher, com dez moedas de dracma, se perder uma moeda de dracma, não acende uma lâmpada e varre a sua casa, e procura cuidadosamente até achá-la? 9 E quando a tiver achado, convoca as mulheres que são suas amigas e vizinhas, dizendo: ‘Alegrai-vos comigo, porque achei a moeda de dracma que perdi.’ 10 Assim, eu vos digo, surge alegria entre os anjos de Deus por causa de um pecador que se arrepende.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Lucas 15:2-10) 2 Os fariseus e os escribas murmuravam: Este recebe pecadores e come com eles. 3 Jesus propôs-lhes esta parábola: 4 Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai em busca da que se havia perdido até achá-la? 5 Quando a tiver achado, põe-na cheio de júbilo sobre os seus ombros; 6 e chegando à casa, reúne os seus amigos e vizinhos e diz-lhes: Regozijai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. 7 Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos, que não necessitam de arrependimento. 8 Ou qual é a mulher que, tenho dez dracmas e perdendo uma, não acende a candeia, não varre a casa e não a procura diligentemente até achá-la? 9 Quando a tiver achado, reúne as suas amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10 Assim, digo-vos, há júbilo na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Qual é o valor do iníquo??
O Pai deixa os noventa e nove justos e vai atrás do iníquo??
Ele vai atrás do iníquo e se alegra ao encontrar o iníquo??
Insistindo em esclarecer para aqueles humanos que desvalorizavam o iníquo, qual era o real valor do iníquo para o Pai Jeová, Jesus passou a lhes contar uma outra ilustração, na qual Jesus mostrava claramente a alegria do Pai Jeová ao encontrar o filho iníquo, contratando com o valor atribuído pelo filho justo, isto é, aquele que permanecia na casa do Pai e prestando serviços para o Pai.


Enquanto o Pai Jeová se alegrava com o filho iníquo, agora na condição de filho achado, convidando outros para uma festa, no entanto, sentindo-se injustiçado, o filho justo passou a reclamar que não havia sido dada uma festa por ele permanecer na casa do Pai.

(Lucas 15:11-32) 11 Ele disse então: “Certo homem tinha dois filhos. 12 E o mais jovem deles disse a seu pai: ‘Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe.’ Dividiu então os seus meios de vida entre eles. 13 Mais tarde, não muitos dias depois, o filho mais jovem ajuntou todas as coisas e viajou para fora, a um país distante, e ali esbanjou os seus bens por levar uma vida devassa. 14 Quando já tinha gasto tudo, ocorreu uma fome severa em todo aquele país, e ele principiou a passar necessidade. 15 Ele até mesmo foi e se agregou a um dos cidadãos daquele país, e este o enviou aos seus campos para pastar porcos. 16 E costumava desejar saciar-se das alfarrobas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava [nada]. 17 Quando caiu em si, disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, enquanto eu pereço aqui de fome! 18 Levantar-me-ei e viajarei para meu pai e lhe direi: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Faze de mim um dos teus empregados.”’ 20 Levantou-se assim e foi ter com seu pai. Enquanto ainda estava longe, seu pai o avistou e teve pena, e correu e lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou ternamente. 21 O filho disse-lhe então: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Faze de mim um dos teus empregados.’ 22 Mas o pai disse aos seus escravos: ‘Ligeiro! Trazei uma veste comprida, a melhor, vesti-o com ela, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés. 23 E trazei o novilho cevado e abatei-o, e comamos e alegremo-nos, 24 porque este meu filho estava morto, e voltou a viver; estava perdido, mas foi achado.’ E principiaram a regalar-se. 25 Ora, o filho mais velho dele estava no campo; e quando chegou e se aproximou da casa, ouviu um concerto de música e dança. 26 De modo que chamou a si um dos servos e indagou o significado destas coisas. 27 Este lhe disse: ‘Chegou teu irmão, e teu pai abateu o novilho cevado, porque o recebeu de volta em boa saúde.’ 28 Mas ele ficou furioso e não quis entrar. Saiu então seu pai e começou a suplicar-lhe. 29 Em resposta, ele disse ao seu pai: Eis que trabalhei tantos anos como escravo para ti, e nunca, nem uma única vez, transgredi o teu mandamento, contudo, nunca, nem uma única vez, me deste um cabritinho para alegrar-me com os meus amigos. 30 Mas, assim que chegou este teu filho, que consumiu com as meretrizes o teu meio de vida, abates para ele o novilho cevado.31 Disse-lhe então: ‘Filho, tu sempre estiveste comigo e todas as minhas coisas são tuas; 32 mas nós simplesmente tivemos de nos regalar e alegrar, porque este teu irmão estava morto, e voltou a viver, e estava perdido, mas foi achado.’”


Assim verte a Tradução Brasileira:
(Lucas 15:11-32) 11 Continuou: Um homem tinha dois filhos. 12 Disse o mais moço a seu pai: Meu pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Ele repartiu os seus haveres entre ambos. 13 Poucos dias depois o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para um país longínquo, e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. 14 Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidades. 15 Foi encostar-se a um dos cidadãos daquele país, e este o mandou para os seus campos guardar porcos. 16 Ali desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 17 Caindo, porém, em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome! 18 Levantar-me-ei, irei a meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti: 19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus jornaleiros. 20 Levantando-se, foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai viu-o e teve compaixão dele e, correndo, o abraçou e beijou. 21 Disse-lhe o filho: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei-me depressa a melhor roupa e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; 23 trazei também o novilho cevado, matai-o, comamos e regozijemo-nos, 24 porque este meu filho era morto e reviveu, estava perdido e se achou. E começaram a regozijar-se. 25 Seu filho mais velho estava no campo; quando voltou e foi chegando à casa, ouviu a música e a dança: 26 e chamando um dos criados, perguntou-lhe que era aquilo. 27 Este lhe respondeu: Chegou teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. 28 Ele se indignou, e não queria entrar; e saindo seu pai, procurava conciliá-lo. 29 Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com os meus amigos; 30 mas quando veio este teu filho, que gastou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. 31 Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; 32 entretanto cumpria regozijarmo-nos e alegrarmo-nos, porque este teu irmão era morto e reviveu, estava perdido e se achou.
As palavras e as ações do irmão justo, aquele que afirmou que não havia transgredido nenhuma ordem, sendo neste caso justo, revelavam o real valor que ele atribuía a seu iníquo irmão mais jovem.
O Pai comprovou de forma prática que continuava tendo o seu iníquo filho mais jovem em alta estima, mantendo o alto valor de filho que este gozava quando vivia obedientemente na casa do seu Pai.
De forma oposta, o filho justo, aquele que continuava servindo na casa do Pai, revelou o novo valor que ele atribuía a um filho iníquo, revelando assim a sua baixa estima por seu iníquo irmão.
Será que somos tão justos quanto o irmão mais velho, tendo os irmãos iníquos em baixa estima e atribuindo a eles um baixo valor??



Nenhum comentário:

Postar um comentário