domingo, 22 de maio de 2022

OVELHA CASO MORALMENTE PERDIDO

 CASO MORALMENTE PERDIDO??



Quem mostrou ser um caso moralmente perdido??
Quem eram as ovelhas perdidas da casa de Israel??
Eram exatamente aquelas que se consideram muito melhores do que o resto dos homens do planeta Terra??

(Lucas 18:10-14) 10 Subiram dois homens ao templo para orar: um fariseu, e outro publicano. 11 O fariseu, posto em pé, orava dentro de si desta forma: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, que são ladrões, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, porém, estando a alguma distância, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim pecador. 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta, será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado.

Era um caso moral??
Alguma dúvida sobre se era ou não era um caso moral, um caso de comportamento humano, comportamento este que dava um nome moral para o humano??
O publicano era tido pelas ovelhas perdidas da casa de Israel, como pessoas que nada valiam diante do Eterno que eles diziam adorar no templo de Jerusalém.
Mas, aquele publicano também ia ao templo..
Como se sentia a ovelha perdida da casa de Israel?
Se sentia muito superior em moral diante do Eterno, se sentindo achegado ao Eterno, enquanto aquele outro, estava muito afastado do mesmo Eterno..


Uma pessoa que se sente tão superior aos demais, é um caso moralmente perdido?
O que a torna um caso moralmente perdido??
O fato de não reconhecer o quão soberba ela era??
Ela tinha justificativas em sua mente para se sentir superior àquele pecador próximo a ela e a todos os gentios do planeta....
Esta soberba a impedia de amar o próximo.
Esta soberba a impedia de sentir misericórdia de gentios (estrangeiros fora do grupo dos escolhidos) e de publicanos, e de mulheres adúlteras..
Na visão do soberbo, ele estava próximo do Eterno, enquanto os demais estavam muito longe, havendo um abismo entre o Eterno e os demais....
Mas, para sua surpresa, a distancia maior estava entre ele e o Eterno, sendo ele o criador desta distância tão grande...
Quem conseguiria CONVENCER aquela ovelha, que o caso dela era um caso moralmente perdido, quando aos olhos dela era era a melhor coisa diante do Eterno??
Seria muita humilhação para ela, não seria??
Será que ela admitiria isso??







VOCÊ É INTERESSEIRO ATÉ QUANDO FAZES O BEM AO NECESSITADO?

HUMANO INTERESSEIRO?




Praticar a filantropia, o trabalho voluntário, deve ser recompensada por alguém àquele que a praticou? 


Significado de Voluntariado

substantivo masculinoQualidade de voluntário, de quem se dedica a alguma coisa sem ter a obrigação de o fazer, motivado por vontade própria.Conjunto das pessoas que trabalham voluntariamente, por vontade própria, especialmente aquelas que não recebem pelo serviço que prestam.Característica do que é feito sem constrangimento nem obrigatoriedade; espontâneo.[Militar] Qualidade de quem se alista nas forças armadas para prestar serviços não remunerados.

A pessoa que busca remuneração por um trabalho que ela mesma afirmou ser voluntário, coloca esta pessoa em que condição perante os demais??
Daí, ela sai, infeliz, chorando com toda a humanidade por ter prestado um serviço voluntário, e que não foi remunerada por tal serviço voluntário??
Simplesmente não estava sendo sincera quando afirmou estar prestando um serviço voluntário..
Especialmente aquelas que não recebem pelo serviço que prestam...
Notou o coração nas mãos dos que praticam o voluntariado??
Olhe de novo..


Dar de si aos outros por amor... Livre de interesse em ser pago por aquilo que estava fazendo voluntariamente por outros..
Nunca perca a alegria de dar aos necessitados do seu tempo, do seu esforço, do seu dinheiro, de suas roupas, de seu prato de comida...



 

FILHINHO, NÃO QUERO TUAS LINDAS PALAVRAS..

NÃO ADIANTA TENTAR ME SUBORNAR COM PALAVRAS DE AGRADO

👁️😇👁️
Filhinho, quando você se apresentar diante de Mim, não me traga lindas palavras para Me agradar..
Palavras não me agradam. O que Me agrada mesmo são ações contínuas. É o comportamento que Me agrada. É o teu comportamento que Me glorifica..
(Jeremias 13:10-11) 10 Este povo mau que recusa ouvir as minhas palavras, que anda na obstinação do seu coração e já se foi após outros deuses para os servir, e para os adorar, será tal qual este cinto, que para nada presta. 11 Pois assim como se une o cinto aos lombos dum homem, assim fiz unir-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz Jeová; para que me fossem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória. Porém não quiseram ouvir.
Povo mau?
Você é uma pessoa má...
Foi exatamente isso o que disse YHWH para a casa de Judá, aquela que era dona de Jerusalém, onde fora construído um templo para YHWH..
Povo mau??
Isso mesmo..
O que fazia o povo mau??
Fazia lindas canções de amor para YHWH, honrando-o com os lábios, mas, o coração continuava mau e bem longe de YHWH...
ISAÍAS 29: 13 Disse o Senhor: Como este povo se chega para mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem apartado para longe de mim o seu coração, e como o temor que de mim tem, é mandamento de homens que lhes tem sido ensinado;

Usavam palavras para tentar induzir usar YHWH na satisfação de sua inúmeras vontades de fazerem o mal aos outros??
Eram palavras de agrado visando subornar YHWH??
Tentativa de suborno através de lindas palavras??
Papai, eu tenho fé no Senhor??
Para que serve este tipo de palavra??
Tentativa de suborno??
Por que você não apresenta o teu comportamento?? Aliás, o bom comportamento é apenas uma obrigação tua..
Ser honesto é uma obrigação...
Ser misericordioso é uma obrigação.
Se importar com o próximo é uma obrigação..
São obrigações morais,,...






 

VOCÊ É RESPONSÁVEL POR ZELAR E CUIDAR DA CHAMA DA VIDA

ZELAR E CUIDAR.

👁️😇👁️
De quem é a responsabilidade por zelar e cuidar da tua frágil e delicada chama da vida?? Teu pai? Tua mãe? Tua esposa? Teu marido? Teu médico? Teu rei?? Teu Deus??
Ora, não jogue nas mãos de outros a responsabilidade de cuidar daquilo que é teu e exclusivamente teu, isto é, a tua chama da vida.
É você quem deve se interessar em aprender a cuidar e zelar por ela. É você quem tem a responsabilidade de fornecer a ela os nutrientes naturais indispensáveis a manutenção dela acesa. Ela foi projetada para receber certos nutrientes nas quantidades exatas, todos os dias para haver o pleno equilíbrio nela.. Não adianta dar a ela nutrientes que ela não vai usar naquele dia, pois é impossível a ela gastar mais do que foi projetada gastar de nutrientes.. Enquanto isso, o acúmulo deste e daquele nutriente ainda pode ser prejudicial ao equilíbrio de todas as reações químicas projetadas para ela. 



 

MANDA ELA EMBORA?? SEM DAR A ELA O BEM?

PEDRO, POR QUE MANDAR ELA EMBORA?


👁️😇👁️
Pedro, ela saiu de longe, desesperada atrás de algo benéfico e necessário para a filha dela.
Veja o desespero no alhar dela. Está no teu alcance fazer algo de bom para ela. Está ao teu alcance um ato de bondade para com ela. Está no teu alcance um ato de misericórdia para com ela, fruto do sentimento de misericórdia.. O que você me diz, Pedro??
Manda ela embora??



 

O QUE É HONRA PARA ALTRUÍSTA É DESONRA PARA O EGOÍSTA.

VISÃO DO EGOÍSTA É OPOSTA À VISÃO DO ALTRUÍSTA.


👁️😇👁️
Poderia ser diferente??
O que causa alegria e contentamento ao egoísta, não causa nem alegria e nem contentamento ao altruísta.


 

POREI INIMIZADE ENTRE O EGOÍSMO E O ALTRUÍSMO - FORÇAS OPOSTAS..

OPOSIÇÃO PLENAMENTE NATURAL 


👁️😇👁️

Egoísmo e altruísmo são forças opostas.. Caminham em direções opostas. O caminhar do egoísmo é muito mais fácil e largo. Por ser de fácil acesso e tão fácil, são muitos os que se aventuram e amam estar neste caminhar. Enquanto isso, o caminhar do altruísmo é muito mais difícil, um caminho estreito e apertado..., obviamente, sendo poucos os que o acham e fazem questão consciente de permanecer nele...